5ª Sequência didática 8º ano

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 05-2023

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Alimentação e nutrição

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano: 8º         Período: 08.05 a 19.05.2023              Nº de Aulas: 04                      I TRIMESTRE

 

·         (EF89EF33BA) Experimentar e compreender a organização alimentar nos processos de gasto calórico e suas relações antes, durante e depois das atividades físicas.

·          (EF08EF18IT) Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de uma alimentação saudável reconhecendo a sua influência na prática de exercício físico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Entender as funções dos alimentos no organismo.
  • Diferenciar alimentação de nutrição.
  • Perceber quais são os micronutrientes e macronutrientes.
  • Reconhecer a importância da alimentação para o funcionamento do nosso organismo.
  • Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos associados ao futsal, promovendo a interação e a cooperação do grupo.
  • Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

 

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula é alimentação e nutrição.

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos sobre os alimentos que gostam e os que não gostam. Poderá utilizar o quadro para listar o nome dos alimentos expostos pelos alunos.

 

Na sequência, o professor pode levantar alguns questionamentos:

•Por que precisamos nos alimentar? 

•O que acontece se nos alimentarmos mal? 

•O que significa se alimentar bem? 

•O que significa alimentação? 

•O que significa nutrição? 

 

No decorrer das discussões explicar a importância dos alimentos, os nutrientes, como também a questão da qualidade e a necessidade de se ter hábitos alimentares saudáveis.

 

  • Em seguida faz-se a abordagem e explanação do objeto de conhecimento alimentação e nutrição:
  • O que é alimentação?
  • O que é nutrição?
  • Diferença entre alimentação e nutrição.
  • Divisão dos nutrientes (macronutrientes e micronutrientes).

 

 

A abordagem e explanação do objeto a ser estudado pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

 

Desenvolver nesta aula Jogos pré-desportivos futsal

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

 

Atividade: Questões abertas

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; (x ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro ( x  ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (  x   ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 8º ANO

Componente Curricular: Educação Física  

CONTEÚDO: Alimentação/Nutrição

 

Alimentação e Nutrição: qual a diferença?

Observe o título acima e reflita sobre a seguinte pergunta: você sabe qual é a diferença entre a alimentação e a nutrição?

Para entendermos melhor essa diferença, vamos começar com o significado da palavra alimentação.

A alimentação é um ato voluntário e consciente.

Ela depende totalmente da vontade do indivíduo e é o homem quem escolhe o alimento para o seu consumo. A alimentação está relacionada com as práticas alimentares, que envolvem opções e decisões quanto à quantidade; o tipo de alimento que comemos; quais os que consideramos comestíveis ou aceitáveis para nosso padrão de consumo; a forma como adquirimos, conservamos e preparamos os alimentos; além dos horários, do local e com quem realizamos nossas refeições.

Agora que já entendemos o que é alimentação, vamos explicar o que é nutrição.

A nutrição é um ato involuntário, uma etapa sobre a qual o indivíduo não tem controle.

Começa quando o alimento é levado à boca. A partir desse momento, o sistema digestório entra em ação, ou seja, a boca, o estômago, o intestino e outros órgãos desse sistema começam a trabalhar em processos que vão desde a trituração dos alimentos até a absorção dos nutrientes, que são os componentes dos alimentos que consumimos e são muito importantes para a nossa saúde.

Os nutrientes são componentes dos alimentos que consumimos e estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Apenas os macronutrientes são responsáveis pelo fornecimento de energia, que às vezes é indicada como “caloria” do alimento. Os carboidratos estão presentes nos pães, cereais, biscoitos, frutas, massas, tubérculos e raízes. Além desses alimentos, os carboidratos também estão presentes em produtos como: açúcar refinado, chocolates, doces em geral, mas não são considerados tão saudáveis quanto aqueles que estão presentes em cereais, frutas, massas, etc. A principal função do carboidrato é fornecer energia para o corpo humano, sendo, na sua maioria, transformado em glicose.

As proteínas são nutrientes que podem ser de origem animal e de origem vegetal. As proteínas de origem animal são encontradas principalmente nas carnes (aves, bovino, suíno, pescado e outros animais); ovos; leite e seus derivados, como queijo, requeijão, iogurte e outros produtos. As proteínas de origem vegetal são encontradas nos diversos tipos de feijões, soja, lentilha e grão-de-bico. Todas as proteínas são chamadas de nutrientes construtores, pois são responsáveis pela formação dos músculos e tecidos (como pele, olhos, nervos, glândulas e outras estruturas); além de regularem outras funções importantes no nosso corpo.

As gorduras animais (presentes em todo tipo de carne) e os óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola e outros) são os nutrientes mais calóricos. Por isso, devemos consumir com moderação os alimentos que nos fornecem as gorduras. Entretanto, elas são importantes, pois mesmo em pequena quantidade, fornecem ácidos graxos indispensáveis à manutenção da saúde, além de facilitarem a utilização de vitaminas importantes pelo corpo.

Os micronutrientes exercem outras funções no organismo, tão importantes quanto as que são realizadas pelos macronutrientes, conforme já visto. As vitaminas (A, D, E, K, C e todas as vitaminas chamadas do complexo B) e minerais (cálcio, ferro, potássio, fósforo e outros) estão presentes nas frutas, verduras e legumes. Tanto as vitaminas quanto os minerais, são essenciais na digestão, na circulação sanguínea e no funcionamento intestinal, além de fortalecerem o sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso corpo contra invasores como vírus, bactérias e parasitas.

Como você pode ver, os alimentos fornecem nutrientes muito importantes para nossa saúde. Somente uma alimentação adequada em termos quantitativos e qualitativos pode fornecer esses nutrientes. Por outro lado, o consumo inadequado de alimentos pode trazer danos para a saúde das pessoas. Por exemplo, o excesso de alimentos pode causar a obesidade e a deficiência pode causar a desnutrição.

O consumo de alimentos com alta quantidade de gordura, açúcar e sal (seja por quantidades erradas adicionadas no preparo dos alimentos ou pela frequência de consumo de produtos industrializados que tenham alto teor de sal), pode causar muitos problemas à saúde, como obesidade, diabetes, cárie dental, hipertensão (pressão alta), alterações ortopédicas (relativa aos ossos), aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e doenças cardíacas.

 

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/aliment.pdf





 

 

 8º ANO

Componente Curricular: Educação Física  

ATIVIDADE: Alimentação/Nutrição

 

1. Além de nos proporcionar momentos de prazer, os alimentos desempenham importantes funções no organismo. Quais são essas funções?

R. Os alimentos contribuem para o crescimento e a renovação do organismo, fornecem energia e ajudam no controle de diversas transformações internas, regulando diversas funções.

 

2. O que são nutrientes?

R. São substancias necessárias para o corpo que se encontram nos alimentos.

 

3. Explique por que uma alimentação rica em fibras é importante para a saúde do organismo.

R. Porque as fibras absorvem água, tornando as fezes mais macias e mais fáceis de serem eliminadas, além de estimular as contrações do intestino, que passa a funcionar melhor. Com isso, previne-se a prisão de ventre. Ajuda também a diminuir a absorção do colesterol pelo organismo, gordura que, em excesso, prejudica o coração e a circulação sanguínea.

 

4. Por que podemos engordar quando comemos muito açúcar?

R. Porque o excesso de açúcar é transformado em gordura no organismo.

 

5. Após tomar conhecimento dos nutrientes que se encontram nos alimentos: proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas. Então, assinale a alternativa que não com as características abaixo dos nutrientes mencionados:

a) Constituem a principal fonte de energia do corpo - carboidratos

b) Responsáveis pela formação dos músculos e tecidos - proteínas;

c) Servem de reserva de energia e nos protegem contra o frio - vitaminas;

d) São essenciais na digestão, na circulação sanguínea e no funcionamento intestinal - minerais.

R-c

 

6. Indique a afirmativa verdadeira:

a) Uma dieta baseada apenas em arroz integral fornece todos os nutrientes necessários à vida.

b) Está provado que todos devem tomar suplementos de vitaminas.

c) O mel é um alimento com poucas calorias.

d) A necessidade de calorias de uma pessoa depende de seu nível de atividade física.

R. d

 

 8º ANO

Componente Curricular: Educação Física  

ATIVIDADE: Alimentação/Nutrição

 

 

 

1-      As gorduras animais são encontradas em quais alimentos?

 

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2-      Os óleos vegetais são extraídos de quais grãos?

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3-      Qual o nutriente é responsável pelo fornecimento de energia?

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4-      Qual a diferença entre nutriente e nutrição?

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