5ª Sequência didática 7º ano

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 05-2023

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Leis da alimentação

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano: 7º         Período: 08.05 a 19.05.2023                Nº de Aulas: 04                      I TRIMESTRE

HABILIDADES

·         (EF67EF33BA) Compreender os diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física, oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis.

·         (EF07EF18IT) Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de uma alimentação saudável adquirindo hábitos da prática de atividades físicas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar a qualidade da alimentação através do teste como está a sua alimentação.
  • Conhecer as leis da alimentação que são consideradas a base de uma alimentação saudável.
  • Conscientizar o que é uma alimentação saudável e quais os benefícios que ela nos traz fazendo uma associação às leis da alimentação existentes para garantir crescimento, manutenção e desenvolvimento saudáveis.
  • Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos associados ao futsal, promovendo a interação e a cooperação do grupo.
  • Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

 

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula é as leis da alimentação. É importante levantar alguns questionamentos básicos com os alunos para garantir a maior precisão na explanação desse objeto a ser estudado através do teste: Como está a sua alimentação?

Os alunos irão responder 10 questões de múltipla escolha.

Depois que todos os alunos responderem o teste eles irão analisar a quantidade de pontos que fizeram através de um gabarito e o professor apresentar o resultado geral da pontuação de cada um.

As questões sugeridas funcionam como um teste, para conscientizar o que é uma alimentação saudável e quais os benefícios que ela nos traz fazendo uma associação às leis da alimentação existentes para garantir crescimento, manutenção e desenvolvimento saudáveis.

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Desenvolver nesta aula Jogos pré-desportivos futsal

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Dando continuidade a aula anterior faz-se a abordagem e explanação do objeto as leis da alimentação que pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

Será que precisamos de leis para regular até a nossa alimentação? E não é que tem mesmo leis para alimentação!!

 

Pedro Escudeiro, um médico argentino, há mais de 70 anos criou as Leis da Alimentação. Estabelecidas há tantos anos e ainda permanecem tão atuais, pois expressam, de uma maneira simples, como deve ser a base de uma alimentação saudável. Então vamos conhecê-las!

 

•Lei da quantidade

•Lei da qualidade

•Lei da harmonia

•Lei da adequação

 

Atividade: Produção de texto

Analisar a frase da imagem abaixo, faça uma relação com o estudo sobre as leis da alimentação e elabore um texto, com no mínimo 15 linhas.

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; (x ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro ( x  ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (  x   ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7º ANO

 


TESTE: COMO ESTÁ A SUA ALIMENTAÇÃO?

Se você achar que mais de uma resposta está certa, escolha a que você mais costuma fazer.

Lembre-se: responda o que você realmente come ou bebe, e não o que gostaria ou acha que seria melhor.


Escolha só UMA resposta. Vamos começar!

 


1) Quantos copos de água você bebe por dia?

a) Não bebo muita água;

b) Menos de quatro copos;

c) Mais de cinco copos.

 

2) Quantas vezes por dia você come? (conte também os lanches da manhã e da tarde).

a) Uma ou duas vezes por dia;

b) De três a quatro vezes por dia;

c) Mais de cinco vezes por dia.

 

3) Como costuma ser seu café da manhã?

a) Café preto e no máximo um biscoitinho;

b) Café com leite, pão branco, margarina, queijo e presunto;

c) Frutas e sucos naturais, cereais integrais, tapioca, pão integral.

 

4) Qual é, em média, a quantidade de frutas que você consome por dia?

a) Não como frutas nem bebo suco natural de frutas todos os dias;

b) Três unidades;

c) Duas ou menos unidades.

 

5) O que você leva de lanche para a escola?

a) Não levo nenhum tipo de lanche;

b) Chocolates, pães, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerante;

c) Frutas, iogurte, barrinha de cereal, sanduíche de pão integral.

 

6) Você consome algum tipo de verdura ou legume todos os dias:

a) Não consumo verdura nem legumes;

b) Duas ou menos vezes por semana;

c)  Todos os dias.

 

7) Quantas vezes por semana você come carne vermelha?

a)  Todos os dias;

b)  Não consumo carne vermelha;

c)  Duas vezes ou mais.

 

8)  Quantas vezes por semana você pratica atividades físicas?

a) Todos os dias;

b) Duas vezes ou mais;

c) Não pratico nenhuma atividade física.

 

9) Qual tipo de gordura é mais utilizado na sua casa para cozinhar os alimentos?

a) Gordura animal ou manteiga;

b) Óleos vegetais (óleo de soja, girassol, algodão, canola);

c) Margarina ou gordura vegetal.

 

10) Você costuma tomar refrigerantes com qual frequência?

a) Não tomo refrigerantes;

b) Três ou menos vezes por semana;

c) Todos os dias.






 

 

 

 

7º ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA

Objeto de conhecimento: As Leis da Alimentação

 

Em 1937, Pedro Escudero, médico argentino, criou as Leis da Alimentação. Setenta e cinco anos depois esses quatro enunciados ainda são consideradas a base de uma alimentação saudável. As Leis de Escudero expressam, de forma simples, as orientações para uma dieta que garante crescimento, manutenção e desenvolvimento saudáveis.

 

Lei da Quantidade – Corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo.

 

Lei da Qualidade – Refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.

 

Lei da Harmonia – É a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto.

 

Lei da Adequação A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida (infância, adolescência, adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições socioeconômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais.

A alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa e adequada a quem está consumindo. Cada pessoa tem necessidades específicas e precisam de quantidades e proporção de nutrientes diferentes para manter suas funções vitais e desenvolver suas atividades diárias.

 

O nutricionista é o profissional apto a aplicar estas leis para cada indivíduo, respeitando a sua realidade.

 

A alimentação repercute diretamente na sua saúde e qualidade de vida, por isso ela deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa em sua composição e adequada à sua finalidade e a quem se destina.

 

Tatiana Medeiros Mota – Nutricionista (CRN5 3566

 

 

 


ESCOLA MUNICIPAL:_________________________________________________________________

ALUNO (A):___________________________________________________________________________

PROFESSOR (A) ___________________________________________________TURMA/ANO:

 

7ºANO

 


PRODUÇÃO DE TEXTO

 

  1. Analise a frase da imagem abaixo, faça uma relação com o estudo sobre as leis da alimentação e elabore um texto, com no mínimo 15 linhas.

 

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ESCOLA MUNICIPAL:_________________________________________________________________

ALUNO (A):___________________________________________________________________________

PROFESSOR (A) ___________________________________________________TURMA/ANO:

 

ATIVIDADE

 

1-O médico argentino criou as leis da alimentação que é considerada a base de uma alimentação saudável. Quais são as quatros leis da alimentação?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2- Corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumidos. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Esse conceito se refere a qual lei da alimentação?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- A alimentação deve se adequar as necessidades do organismo de cada indivíduo, as especificidades de quem está consumido. Esse conceito se refere a qual lei da alimentação?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Qual é o profissional apto a aplicar as leis da alimentação de acordo com cada necessidade do indivíduo?

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