5ª Sequência didática 6º ano

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 05-2023

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Higiene Alimentar

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano: 6º         Período: 08.05 a 19.05.2023                Nº de Aulas: 04                      I TRIMESTRE

HABILIDADES

·         (EF67EF33BA) Compreender os diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física, oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis.

·         (EF06EF19IT) Identificar as doenças causadas pela má higienização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar a importância e conhecer algumas formas de higienização dos alimentos;
  • Construir tabelas comparativas sobre as práticas corretas e erradas em comprar, armazenar e higienizar os alimentos;
  • Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos associados ao futsal, promovendo a interação e a cooperação do grupo.
  • Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

 

Iniciando a abordagem sobre higiene alimentar, é importante levantar alguns questionamentos básicos com os alunos para garantir a maior precisão na explanação desse objeto a ser estudado.

 

Despertar o interesse dos alunos com o assunto proposto para essa aula, utilizando o texto: Higiene dos Alimentos.  Este texto traz uma discussão a respeito da higienização dos alimentos e a importância de se manter uma boa assepsia para a qualidade do preparo dos alimentos.

 

Ao final de uma vida inteira, um homem normal terá consumido cerca de cinquenta toneladas de alimento, o que garantiu a esse indivíduo sua longevidade. No entanto, essa longevidade só acontece de fato se os cuidados básicos foram tomados para que os alimentos atuem de fato como combustível para o organismo, e não como portadores de doenças. As possibilidades de se contrair uma doença, muitas vezes fatal, são mais concretas do que supomos e, para que isso não ocorra, os alimentos devem ser preparados com higiene.

 

A exposição do objeto de conhecimento pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

  • Cuidados na compra dos alimentos
  • Cuidados na armazenagem
  • Cuidados na manipulação
  • Cuidados na cozinha
  • Prevenindo doenças

 

 

 

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Desenvolver nesta aula Jogos pré-desportivos futsal

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Sugestões:

Atividade 1: Questões abertas e fechadas

 

Atividade 2: Construção de tabela individual, duplas ou grupos. Os alunos poderão produzir no caderno ou em cartazes.

Relacionar as práticas corretas e erradas em relação a:

  • Higiene os alimentos
  • Compra dos alimentos
  • Armazenamento dos alimentos

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; (x ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  ( x  ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

( x ) Outros: cones, bambolês, giz.

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (  x   ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 6ºANO

COMPONENTE CURRICULAR:EDUCAÇÃO FÍSICA

Higienização dos alimentos: uma prática importante em nosso dia-dia

Despertar o interesse dos alunos com o assunto proposto para essa aula, utilizando o texto: Higiene dos Alimentos.  Este texto traz uma discussão a respeito da higienização dos alimentos e a importância de se manter uma boa acepsia para a qualidade do preparo dos alimentos.

 

Texto: Higiene dos Alimentos

Ao final de uma vida inteira, um homem normal terá consumido cerca de cinqüenta toneladas de alimento, o que garantiu a esse indivíduo sua longevidade. No entanto, essa longevidade só acontece de fato se os cuidados básicos foram tomados para que os alimentos atuem de fato como combustível para o organismo, e não como portadores de doenças. As possibilidades de se contrair uma doença, muitas vezes fatal, são mais concretas do que supomos e, para que isso não ocorra, os alimentos devem ser preparados com higiene. Veja algumas dicas de como alimentar-se bem.

 

Os Cuidados na Compra

Alimentos são fontes de proteína, vitamina e sais minerais, e são profundamente necessários à vida.

As Frutas, legumes e verduras adquiridos nas feiras e varejões ficam expostos ao ar livre durante várias horas. Isto quer dizer que eles sofrem a ação do tempo, do clima, mas sobretudo da manipulação do feirante e dos fregueses, além de exposição à saliva, insetos, ao toque das mãos que, ao mesmo tempo, contam dinheiro. Esses alimentos, ao chegarem em casa, devem ser muito bem lavados, principalmente as folhas.  Os primeiros cuidados na hora da compra, antes mesmo da higiene dos alimentos, devem se concentrar no estado geral do alimento a ser adquirido. Se houver sinais de deterioração, por mínimos que sejam, não devem ser consumidos.

 

Os Cuidados na Armazenagem

As dependências onde se guardam alimentos, quer sejam refrigeradas ou não, devem ser limpas no mínimo duas vezes por semana. Na geladeira, todos os alimentos devem ser conservados tampados, e periodicamente deve-se retirar dali alimentos velhos, se houver. Os prazos de validade dos alimentos, especialmente grãos e farinhas, devem ser cuidadosamente observados. Caso seja constatada a presença de carunchos, todo o conteúdo deve ser eliminado para que estes não se proliferem, passando para os demais alimentos. E ainda, os alimentos cujos lacres já foram abertos devem ser mantidos fechados, pois o contato com ar acelera o envelhecimento.

 

Os Cuidados na Manipulação

Água corrente ainda é a melhor arma da higienização nos alimentos, lembra a nutricionista. No entanto, se a própria água não tiver condições salubres suficientes, ela deve ser fervida ou tratada. As mãos e braços devem ser limpos e deve-se evitar conversar sobre os alimentos que estão sendo preparados, para que o perdigoto (saliva) não caia sobre eles.

 

Os Cuidados na Cozinha

Alguns alimentos atraem moscas, formigas e outros insetos. Evitar o uso de aerosóis e inseticidas na cozinha, usando, ao invés disto, mata-moscas manuais, cobrindo os alimentos e tampando bem as panelas. Também os animais domésticos, especialmente cães e gatos, devem ser mantidos longe da cozinha, não só pelo contato direto com os alimentos mas também devido ao risco maior de parasitoses. Pessoas que acabaram de cuidar de um animal devem lavar muito bem as mãos, e não tocar em seguida os alimentos. Ao manipular qualquer alimento da despensa, para evitar distrações e também por precaução com as crianças, qualquer produto de despensa que não seja alimentício deve ser mantido em outro local. Atenção principalmente a desinfetantes, remédios e outros químicos, que devem ser conservados em áreas longe dos alimentos.

 

Texto disponível http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3952&ReturnCatID=763

 

 

 6ºANO

 


ESCOLA MUNICIPAL:___________________________________________________________

ALUNO (A):________________________________________________TURMA/ANO:_______

 

ATIVIDADE 1

 

1) Associe os quadrinhos de acordo com a sequência:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Cuidados com o corpo

 

2. Cuidados com o ambiente

 

3. Cuidados alimentares

 

 

2) Faça um (X) nas frases que indicam bons hábitos alimentares:

a. (    ) Comer nas horas certas.

b. (    ) Comer uma vez por dia.

c. (    ) Comer alimentos variados e nutritivos.

d. (    ) Comer a qualquer hora.

e. (    ) Comer alimentos frescos.

f. (    ) Comer carne crua e mal cozida.

g. (    ) Evitar doces em excesso.

h. (    ) Comer devagar, mastigando bem os alimentos.

 

3) Quais cuidados devemos ter com os alimentos para não contaminá-los?

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 6ºANO

COMPONENTE CURRICULAR:EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Atividade 2 (Montando tabelas em grupos)

Esta atividade poderá ser desenvolvida individualmente ou em grupos. Os alunos deverão se sentar próximos e discutir conjuntamente entre si as práticas de manipular os alimentos em suas residências. Os alunos deverão discutir e anotar nos espaços abaixo na tabela de acordo com o que se pede. As informações adquiridas deverão ser lançadas em uma tabela, e logo depois ser apresentada para toda a classe.

 

 

Práticas corretas em higienizar os alimentos

Práticas erradas em higienizar os alimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Práticas corretas na compra dos alimentos

Práticas erradas na compra dos alimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Práticas corretas no armazenamento dos alimentos

Práticas erradas no armazenamento dos alimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

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