PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
ARTICULADOR:
UELCINEIA JEAMONOD DA CRUZ
DATA:
20/06/2023
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura e reflexão do texto “Desafios na Vida”
A
vida é possível apenas por meio de desafios.
A
vida é possível apenas quando você tem ambos, bom tempo e mau tempo, quando
você tem ambos, prazer e dor, quando você tem ambos, inverno e verão, dia e
noite.
Quando você tem ambos, tristeza e alegria, desconforto e conforto. A vida se
move entre essas duas polaridades.
Movendo-se
entre essas duas polaridades, você aprende como ter equilíbrio. Entre essas
duas coisas, você pode aprender como voar até a estrela mais distante.
As dificuldades sempre existem, são parte da vida. E é bom que existam, ou não
haveria crescimento. Dificuldades são desafios. Elas o incitam a trabalhar, a
pensar, a descobrir meios de sobrepujá-las.
O
próprio esforço é essencial. Assim, sempre tome as dificuldades como bênçãos.
Sem dificuldades, estaríamos perdidos. Dificuldades maiores virão, e isso
significa que a existência está cuidando de você, está lhe dando mais desafios.
E, quanto mais você os soluciona, maiores desafios estarão esperando por você.
As dificuldades desaparecem somente no último momento, mas esse último momento
chega somente devido às dificuldades. Assim, nunca tome negativamente qualquer
dificuldade.
Descubra o algo positivo nela para o seu aprendizado. A mesma rocha que
bloqueia o caminho poderá funcionar como um degrau. E se não houvesse essa
rocha no caminho, como você se elevaria? E o próprio processo de ir acima dela,
tornando-a um degrau, dá-lhe uma nova atitude de ser.
Quando
você pensa criativamente sobre a vida, tudo é útil e tudo tem algo a lhe dar.
Nada é sem sentido.
(Osho)
3º Momento: Metáfora das Colheres
com Cabos Compridos
Passar
a metáfora em vídeo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wqVxn8jfvJw
, em seguida falar a moral da história,
abrindo espaço para a participação dos professores. Dizer que ali naquele vídeo
observamos sentimentos como egoísmo, altruísmo e criatividade, perguntar em
quais ações percebemos isso. Acolha as contribuições e complemente com as
considerações abaixo, caso necessário.
Moral da história:
O Egoísmo: As pessoas no inferno eram egoístas
e cada um estava preocupado com a própria fome, em resolver o seu problema o
que impossibilitava de ver a solução óbvia.
Altruísmo e trabalho em equipe: As pessoas no céu olharam para
aqueles que estavam ao seu redor e conseguiram ver uma solução simples e lógica
pois entenderam que o problema era o mesmo para todos e que trabalhando juntos
poderiam se ajudar.
A Criatividade: A criatividade é um processo que
pode ser individual ou coletivo, para atingi-la é necessário analisar as várias
possibilidades que existem ao seu redor e tomar uma iniciativa comum que
resolva o problema e beneficie a todos.
os mais diversos fins, além disso você também pode fazer download da
dinâmica do pirulito em PDF para imprimir e utilizar a vontade.
4º
Momento: Dinâmica Espalhando ar com sentimentos bons
E
agora vamos contagiar esse ambiente com sentimentos bons? De que forma? Qual a
mágica? Vamos descobrir?
Os professores
recebem bolas de assoprar. O Articulador avisa para encherem suas bolas de ar
com um sentimento bom, como paz, alegria, felicidade. Depois, distribui canetas
e solicita que escrevam uma frase na bola dizendo qual sentimento bom foi
escolhido. Devem escrever: “ar de paz”, “ar de amor”, entre tantas opções. Após
as bolas ficarem prontas, o educador coloca uma música e pede para os professores
jogarem com cuidado as bolas no ar e continuarem a brincar. Quando a música
parar, eles devem segurar uma bola qualquer e ler o que tem escrito. Segue o
exercício, parando a música algumas vezes. Em seguida, os professores ficam
segurando a última bola que ficou nas mãos. O Articulador pergunta por que se
deve agradecer ao ar que se respira. Cada um fala um pouco. Ele solicita que
todos joguem esse ar com sentimentos bons para o mundo. Pede que fiquem todos
juntos no centro e coloquem as bolas para cima. O articulador os estimula para
pensarem o quanto é necessário jogar sentimentos bons no mundo e agradecer o ar
que se tem no planeta. Explica que, na contagem de um a três, eles estourarão
as bolas juntos. Com os estouros das bolas, o Articulador pede que aplaudam a
si mesmos pelo ato de espalhar sentimentos bons.
5º
Momento: Lanche
E nesse clima de solidariedade, empatia, amor ao
próximo, vamos continuar a confraternizar, mas, antes cantaremos parabéns aos
aniversariantes do primeiro semestre em seguida partimos para os comes e
bebes!!
6º
Momento: Avaliação do Projeto
Após a 5ª etapa, convide os professores a apreciarem
outro vídeo, esse com mais realeza e verdade, onde ali fica evidente muitos
pontos positivos e bons sentimentos, que sobressaem durante todo o tempo.
Reproduza os melhores momentos da culminância do projeto em vídeo, em seguida,
peça para que cada um relacione os pontos positivos, negativos e os sentimentos
que foram despertados neles durante essa ação.
7º
Momento: Etapa final
Muitos
obstáculos foram enfrentados e são, durante todo nosso dia, em nossas atividades,
nossa família, nosso trabalho, enfim, obstáculos existem para desenvolver nossa
força, para nos desafiar a vencer, por isso vamos fazer um agradecimento
diferente, vamos agradecer a nós mesmos. Vamos lá?
Fazer
a dinâmica “Agradecendo a si mesmo”.
O grupo
fica em círculo. O articulador pergunta à turma o que é força interior.
Conversam alguns minutos, e, depois, o educador explica que cada um irá
agradecer à sua força interior. Para que isso seja realizado, o educador
esclarece que eles deverão falar olhando para um espelho que simboliza a força
que existe dentro de cada um. O educador já terá preparado um espelho pequeno
com a frase “Minha força interior” escrito embaixo. O importante é falar o que
essa força traz de positivo, de bom para sua vida. O educador orienta os
educandos a ficarem com o foco no espelho na hora de falar. Para estimular, diz
que podem começar a falar usando a frase: “Eu agradeço à minha força
interior…”. Vai passando de um a um até finalizar todo o grupo. Em seguida, avaliam
juntos o que a atividade trouxe de aprendizagem.
Observação:
Entregar crachás em branco para que eles escrevam, porém deixem virados para
ninguém ver, ao sinal do mediador, todos mostram sua força interior e explica
porque se sentem fortalecidos. Finaliza com entrega das lembrancinhas. Deixar
um fundo musical.
Que Deus continue protegendo abençoando a
todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário