SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2022
COMPONENTE
CURRICULAR: Educação Física
ARTICULADOR:
Rita Costa de Oliveira
DATA:
01/06/2022
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração/mensagem
A loja da Educação
Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava a loja da educação.
Entrei na loja e vi um professor no balcão.
Maravilhado lhe perguntei.
- Mestre professor o que vendes?
Ele me respondeu
Tudo que necessita para ter uma educação
Custa muito caro?
Não tudo é de graça?
Contemplei a loja e vi jarros de respeito,
pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria, flexibilidade
de compromisso.
Tomei coragem e pedi:
Por favor, pedir muito amor, respeito,
bastante, sabedoria, esperança em fim.
Educação para mim, para minha família e toda a comunidade.
Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.
Sem entender perguntei-lhe
Como é possível colocar tantas coisas nesse
pequeno embrulho?
O professor respondeu-me sorrindo meu querido, aqui na loja da educação não oferecemos
frutos apenas sementes.
Reflexão:
O
que estou semeando?
O
que desejo colher?
2º Momento: Relatos
sobre a aplicação da Sequência Didática trabalhada.
Considerações sobre aplicabilidade das
sequências didáticas, cumprimento da metodologia, principais dificuldades
encontradas.
Direcionamento da 5ª sequência.
Apresentação das duplas:
MANHÃ
8º Eloiza, Lucas
9º Manoel e Paulinha
TARDE
6º Rafaella
7º Kelly
3º Momento: Intervalo
4º Momento:
Projeto Inter curricular:
Sustentabilidade
Registrar
quais serão as ações a serem realizadas através do tema sustentabilidade e
saúde nas escolas.
5º Momento:
Material para aulas práticas
Lista
de material para as aulas práticas na escola
6º
Momento: Planilha de Instrumentos de Avaliação
Solicitar aos professores o preenchimento da
planilha de instrumentos de avaliação utilizados na I Unidade.
7º
Momento: Levantar Sugestões sobre critérios para os conceitos referentes aos
resultados da Avaliação
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), o objetivo das avaliações é “realizar
uma análise global e integral dos estudantes”.
Sendo assim, a avaliação mostra as
dificuldades de cada aluno. Porém, esses pontos não devem ser encarados como
fraquezas, mas sim como objetivos que o professor deve ajudar a
alcançar e a solucionar nos próximos passos.
Dessa maneira, a avaliação deve ser entendida
como um processo contínuo e sistemático dentro da escola.
Engana-se também quem pensa que as avaliações
se aplicam apenas aos alunos. O resultado delas é essencial para
averiguar se o método de ensino que está sendo usado em sala pelo corpo docente
está sendo eficaz. A partir disso, o professor pode refletir e aprimorar
sua metodologia.
Hoje estamos em mudança no que diz respeito a
como descrever o resultado do aluno ao final do bimestre. Mudando de notas para
os conceitos NS, PS e S.
Gostaria de ouvi-los o que pensam sobre os
novos conceitos utilizados para qualificar os alunos.
Como acham de que forma aplicariam na prática?
O que precisa considerar?
Quais dúvidas tem a respeito?
8º Momento: Informação sobre o
Intercolegial
9º
Momento: Informes
·
Deixar
os resultados da I Unidade anotados no caderno;
·
Falar
sobre o trimestre, ao invés de bimestre;
·
2º Ciclo
das Avaliações Diagnósticas e Formativas acontecerá no final de julho. Irão
aplicar Português, Matemática e Fluência;
·
Confraternização
casa de Eloiza (14/06);
Vê pessoas para ajudar
Eloiza
Valores a receber
Nenhum comentário:
Postar um comentário