SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 05-2022 |
TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à
vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Doenças crônicas |
UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e
estilo de vida |
TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente,
Saúde, Ciência e Tecnologia. |
Ano:
9º Período: 06/06 a 08/07/2022 Nº de Aulas: 05 II UNIDADE |
HABILIDADES |
·
(EF09EF21IT) Reconhecer a
importância da alimentação e
exercício físico para o funcionamento do organismo fazendo associação às
doenças crônicas e transtornos alimentares. ·
(EF09EF22IT) Vivenciar,
com ênfase no caráter inclusivo e social diferentes jogos tabuleiros e mesa
presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo, respeitando e
valorizando as diferenças individuais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será
trabalhado nesta aula será as doenças crônicas. Abrir uma roda de conversa
para levantar informações sobre o objeto a ser estudado. ·
O que são
doenças crônicas? ·
Existe
alguém em sua família que possui algum tipo de doença crônica? ·
O que
precisamos ou queremos aprender sobre essas doenças? ·
Por que
precisamos aprender e conhecer sobre as doenças crônicas? Introdução
do objeto de conhecimento/ Tipos de doenças crônicas: diabetes, doenças
cardiovasculares (hipertensão), doenças respiratórias (asma) e obesidade. A abordagem
e explanação do objeto a ser estudado pode ser feita através de slides,
vídeos, pesquisa, debate, etc. Sugestões de vídeos e links para abordar
o objeto de conhecimento: https://www.youtube.com/watch?v=BufG_H9uKZY https://www.youtube.com/watch?v=eUwSZZF5-eI https://www.youtube.com/watch?v=R8--QCr4CBw https://www.youtube.com/watch?v=qcNunoyyDqk Após a
explanação, dividir a turma em grupos e sortear os tipos de doenças entre
eles para que na próxima aula construam em sala um cartaz. Grupo 1:
Hipertensão Grupo 2:
Diabetes Grupo 3:
Obesidade Grupo 4:
Asma AULA 02 1º momento: Aula prática Para
esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas. AULA 03 1º momento: Aula teórica Ø Trabalho
em grupo (Hipertensão, diabetes, obesidade e asma). Ø Construção dos cartazes em grupos sobre os tipos de doenças crônicas. Ø Apresentação e discussão dos grupos sobre cada tema. AULA 04 1º momento: Aula prática Atividade 1: MONTANDO O PRATO a)
Entregar para cada grupo um prato de papel e vários nomes ou várias figuras
dos grupos de alimentos da pirâmide; b) Cada
grupo deve montar no menor tempo possível o prato com alimentos saudáveis e
balanceados segundo os princípios da pirâmide alimentar. Exemplos
de alimentos que podem ser utilizados: arroz, feijão, ovo, batata frita,
frango, tomate, cenoura e alface. (material
em anexo) Atividade 2: DOMINÓ DAS FRUTAS E NÚMEROS (material em
anexo para impressão) Pode fazer
a impressão em um papel mais duro (vegê) e utilizar em todas as salas o mesmo
material. Ao acertar a fruta ou número o aluno deverá colocar grãos ao invés
de marcar a lápis ou caneta. AULA 05 1º momento: Aula teórica Assistir
ao Filme: Amigos da nutrição 1 (12 min.) Amigos da Nutrição 2 (12 min.) Disponíveis links para baixar pelo youtube: https://www.youtube.com/watch?v=3qQyb1qxSZw&t=510s https://www.youtube.com/watch?v=j09DbMXkDhY&t=167s (Após
o filme apresentar discussão e associação da história do filme as ações do
dia a dia), pode-se utilizar como atividade uma produção de um resumo do
filme ou questões de interpretação sobre a história do filme relacionando a
alimentação saudável. 2º momento Atividade sobre diabetes e conceito das
doenças crônicas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário