4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIAPARA O 7º ANO - 2024

 

                                              SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Escola lugar de Sustentabilidade e conhecimento geográfico.

Unidade Temática: Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento:Formação territorial do Brasil: Integração do território brasileiro.

 

Objetivo geral:

·         Conhecer as principais atividades econômicas realizadas durante o processo de expansão e inegração do território basileiro, para compreender aspectos de sua formação, identificando mudanças ocorridas entre os séculos XVI e XXI na economia e na sociedade abrangendo  a dinâmica do espaço geográfico brasileiro atualmente.

 

Ano: 7°           Período: 22-04 a 10-05-2024.                                      Nº de Aulas: 9

                             HABILIDADES

(EF07GE01BA) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil e da Bahia.

 (EF07GE01IT) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da Bahia da microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do município de Itamaraju.

  (EF07GE02BA) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF07GE03),(EF07GE03BA), (EF07GE03),(EF07GE03BA),(EF07GE04).

                COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.

5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

7. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

                     COMPETÊNCIAS GERAIS

1: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

       COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais  fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                                     Aula

 

ETAPA 1 e 2: Iniciar a etapa com um bom dia ou boa  tarde e chamada, em seguida explanação do objeto de conhecimento sobre  Integração do território brasileiro, capítulo 2 da unidade 2 do livro didático de Geografia espaço e interação, relacionando as atividades econômicas:  exploração do pau-brasil, o cultivo da cana-de-açucar , a criação da pecuária e a extração das drogas do sertão ao objeto do conhecimento, supracitado. Destaque o papel dos bandeirantes nesse período.

·          Faça a revisão do capitulo 2. América Portuguesa , a partir da página 42, de acordo com a necessidade da sua turma.

·          Em seguida aplique a atividade das páginas 66 e 67 de 1 a 7. Não esqueça de corrigir junto com a turma.

                                                                      Aula

 

ETAPA 1 e 2: Nestas etapas, promova  a leitura interpretação de mapas na  seção “Interagir com mapas”, páginas 52 e 53 que apresentam dois mapas bastante representativos dos fluxos de escravizados africanos.  Chamar a atenção dos estudantes para as diferenças entre esses mapas de fluxos. O mapa 1 apresenta setas nas cores laranja e verde. Isso indica fluxos diferentes de origem e destino.  No mapa 2, as setas são de cor única, porém apresentam espessuras diferentes. Isso indica a intensidade dos fluxos. Após ajudar os estudantes a fazerem a leitura histórico  cartográfica ( tema, legenda, orientação etc.) pedir para fazer a atividade da página 53,  de 1 a 6 no caderno. Se for possível faça a correção com a turma.

 

                                                                     3ª Aula

 

ETAPA1e 2:Inicie o nosso o objeto de conhecimento sobre “O Império do Café” com uma sondagem para verificar os conhecimentos prévios.

Promover a leitura compartilhada dos textos das páginas 54 e 55. Ao analisar a pintura Independência ou morte, de Pedro Américo, comentar que essa obra foi encomendada ao artista pela família real cerca de 60 anos após a Proclamação de Independência e, portanto, não retrata com exatidão o ocorrido no dia 7 de setembro de 1822.Ressaltar que o cultivo do café era praticado no atual território brasileiro desde 1760, aproximadamente. Com a desvalorização do açúcar e a decadência da mineração no início do século XIX, o produto tornou-se o centro das atividades econômicas no Sudeste. Na segunda metade do século XIX, o Brasil já era o maior produtor mundial de café.

Utilizar o mapa da página 55 para mostrar a expansão das áreas de cultivo de café no Brasil. Destacar que a produção cafeeira foi a atividade econômica que mais se desenvolveu depois de o Brasil tornar-se uma nação independente. Depois, comentar que a produção de café trouxe muitas mudanças para o país, do ponto de vista da economia e da organização espacial e social.

 

Contextualize com a produção de café em Itamaraju. Destaque que depois da extração da madeira, a principal atividade agrícola econômica de Itamaraju foi o café. Comentar a manchete  “Dia mundial do café, conheça a maior fazenda de café no planeta fundada em 1983” disponível em:

https://www.sulbahianews.com.br/dia-mundial-do-cafe-localizada-em-itamaraju-conheca-a-maior-fazenda-de-cafe-do-planeta-fundada-em-1983/

Se achar necessário, dialogue e questione com os estudantes sobre a safra do café e como o emprego temporário mobiliza as pessoas mais carentes de Itamaraju.

 

                                                        ATIVIDADE

1. A história do desmatamento da Mata Atlântica está ligada aos ciclos econômicos brasileiros. A partir dos seus conhecimentos, assinale dois cultivos agrícolas que foram responsáveis pelo desmatamento da Mata Atlântica ao longo do tempo.

A) Laranja e manga.

B) Pinhão e hortaliças.

C) Milho e sorgo.

D) Cana-de-açúcar e café.

E) Soja e algodão.

2. A lixiviação dos solos é um problema ambiental presente nas áreas rurais de países onde as chuvas ocorrem com frequência, como o Brasil. A lixiviação é definida pela retirada das camadas superficiais dos solos pela água das chuvas. O processo é potencializado pela ação antrópica nas práticas da agropecuária. Assinale a alternativa que indica uma ação que acelera o processo de lixiviação:

A) Uso de sistemas de irrigação.

B) Compactação dos solos.

C) Laterização.

D) Uso de máquinas agrícolas.

E) Retirada da vegetação que protege o solo.

                                                                  4ª Aula

 

ETAPA 1 e 2: Promover a leitura coletiva do texto sobre a elite cafeeira. Em seguida comentar que, em 1860, o café brasileiro já representava cerca de 50% da produção mundial e respondia por 45% do valor total das exportações brasileiras. Muitos cafeicultores enriqueceram e se mudaram para as cidades, principalmente São Paulo, vivendo em luxuosos casarões, como o da fotografia da página 56. Encaminhar as atividades 1 e 2.

A seguir, promover a leitura compartilhada do texto da página 57. Comentar que, além dos fatores citados, que contribuíram para a industrialização do Brasil, outros também foram importantes, como a ocorrência da Primeira Guerra Mundial e da Crise de 1929  que afetaram o comércio internacional do café e motivaram os cafeicultores, que haviam acumulado capital, a investir em outras atividades, entre elas a indústria. Além disso, a proibição do tráfico de escravizados, em 1850 (Lei Eusébio de Queiroz) também já tinha interferido no início do processo de industrialização: a mão de obra escrava tornara-se escassa, os custos da produção do café aumentaram.

Reforçar que, desde o início, o processo de industrialização do Brasil concentrou-se na Região Sudeste, principalmente nas cidades de São  Paulo e Rio de Janeiro e nas cidades próximas a essas capitais, em virtude dos investimentos originários da cafeicultura, da existência do mercado consumidor e da maior oferta de mão de obra e de infraestrutura (energia elétrica, ferrovias, rodovias, portos, rede bancária e comercial).

Utilizar o mapa da regionalização do  Brasil e solicitar que os estudantes observem a região Sudeste. Se achar necessário, peça aos alunos para colar no caderno e criar um tema referente ao conteúdo  estudado.  Desta maneira o aluno vai compreendendo a importância da representação cartográfica, identificando a localização da região e  entendendo os fatos.

 

 

Mapa do Brasil: mapa político, mapa para colorir e muito mais

Contextualize:

 

                                                                        Aula

 

ETAPA 1: O infográfico das páginas 58 e 59 tem como objetivo sintetizar e sistematizar o processo de industrialização do Brasil, destacando as principais características de cada período. Comentar que uma característica do processo de industrialização brasileiro, cuja base está na importação de máquinas e tecnologias, é que a indústria de bens de consumo se desenvolveu antes da indústria de base. Caracterizar as indústrias de base e de bens de consumo. Preparar atividade sobre os tipos de indústria, solicitando as características com exemplo ou outra que julgar necessária.

Destacar que as indústrias de base, que dariam impulso a outros ramos industriais, começaram a ser implantadas a partir da década de 1930.

Ressaltar que os projetos industriais e as obras realizadas entre os anos 1950 e 1970 tinham o objetivo de integrar o território de forma mais efetiva. Nesse sentido, destacam-se a construção de Brasília, as obras da Transamazônica, a construção da rodovia Belém-Brasília, da hidrelétrica de Itaipu e da ponte Rio-Niterói, entre outras. Entre os estímulos para a integração nacional, está a criação da Zona Franca de Manaus, na Amazônia, onde há redução ou isenção de impostos para indústrias variadas, comércio e produção agrícola.

 

                                                                    ATIVIDADE

 

Usar o mesmo mapa que o aluno anteriormente colou no caderno. Agora para destacar Brasília na região Centro Oeste e Manaus na Amazônia, região norte.

 

OBS: Professor(a),ensine o aluno a criar a legenda para destacar Brasília e Manaus. Assim ele vai  localizando os lugares e compreendendo os fatos.

 

ETAPA 2: Solicite aos estudantes as atividades das páginas 67, 68 e 69 as questões 8,9, 10, 11, 12 e 15.

 

                                                                       Aula

 

ETAPA 1 e 2: Nestas etapas, ao iniciar  corrija as atividades anteriores, assim, você estará promovendo a revisão enquanto corrije e tira dúvidas. Destacar o desemprego, a inflação elevada e a queda na produção industrial nos anos 1980, que estagnaram a economia brasileira, caracterizando o período como a “década perdida”. Nos anos 1990, destacar a forte concorrência dos produtos importados e os investimentos realizados para reestruturação do parque industrial brasileiro, que culminou na automação e robotização de vários setores industriais nas décadas de 2000 e 2010. Na década de 2020, destacar a influência adversa da pandemia de covid-19 em diversos setores da economia brasileira e da economia mundial.

OBS: Professor(a) explique o que significa inflação e porque ela promove o desemprego. Aproveite para diferenciar desemprego conjuntural do emprego estrutural. Use a sua metodologia para que os estudantes possam diferenciar.

 

Nos anos 1990, destacar a forte concorrência dos produtos importados e os investimentos realizados para reestruturação do parque industrial brasileiro, que culminou na automação e robotização de vários setores industriais nas décadas de 2000 e 2010.

Contextualizando: Na década de 2020, destacar a influência adversa da pandemia de covid-19 em diversos setores da economia brasileira e da economia mundial.

 

                                                                        7ª Aula

 

 ETAPA 1 E 2: Esta dupla de páginas tem o objetivo de destacar a importância das redes de comunicação e de transporte para as atividades econômicas e a circulação de pessoas e informações. Na página 60, sobre os meios de comunicação, destacar o crescimento da internet e da telefonia móvel no Brasil. Até o final da década de 1960, a ideia de telecomunicações restringia-se a falar ao telefone, assistir a um programa de TV ou ouvir notícias e músicas no rádio. A comunicação por esses meios estava bem restrita a lugares e regiões de vivência e o principal meio de comunicação com o mundo era o telégrafo.

A partir de 1970, o avanço do setor de telecomunicações foi muito rápido. Nas últimas décadas do século XX, surgiram novos meios de comunicação, que encurtaram as distâncias entre lugares e povos e aceleraram a circulação de ideias, cultura e informações. Atualmente, é possível acessar vários tipos de informações por meio da internet, utilizando um tablet, um computador pessoal ou mesmo um telefone celular ou smartphone (aparelhos que podem ter acesso à TV, ao rádio, à internet e muitas outras mídias).

Ao trabalhar os principais sistemas de transporte no Brasil, destacar a opção pelo transporte rodoviário a partir dos anos 1950. Atualmente, 62% dos deslocamentos de mercadorias e 96% do transporte de pessoas são feitos por rodovias. Comentar que a predominância e a dependência de um modo de transporte podem interferir no fluxo de mercadorias e pessoas, o que se pôde perceber, por exemplo, na greve dos caminhoneiros em 2018, que gerou uma crise de abastecimento, principalmente de combustíveis. Se julgar conveniente, comentar que as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil na década de 1980 repercutiram na conservação do sistema rodoviário, provocando uma degradação das rodovias.

 Destacar que a rodovia, assim como qualquer sistema de transporte, apresenta vantagens e desvantagens, promovendo assim um momento de escuta e questionamento.

 

                                                                        8ª Aula

 

ETAPA 1 e 2: Professor(a), solicite uma pesquisa sobre o transportes  rodoviário no Brasil: Quem criou?, Por quê? Quais são as vantagens e desvantagens?, Por que as rodovias como principal via de acesso de integração do país precisam de boa manutenção? E outras perguntas que julgar necessárias.

 

Na página 61, encaminhar a leitura e a análise do mapa e as atividades 1, 2 e 3. E também  as questões 13 e 14 da página 68.

 

                                                                          

OBS: Professor, se achar necessário, Prepare atividades sobre a dimensão territorial do Brasil e as diferentes formas de  regionalização  como: os quatro brasis de Milton Santos,as regiões geoeconômicas de Pedro Pinchas e as macrorregiões divididas pelo IBGE, etc.

 

                                                                     9ª Aula

 

ETAPA 1 e 2: Esta etapa tem como objetivo desenvolver ou amadurecer nos alunos o conceito de sustentabilidade e a sua aplicabilidade na atividade industrial do país. Para isso, durante a etapa de contextualização, é apresentado os conceitos de indústria e de desenvolvimento sustentável. Na etapa de problematização é estimulada a reflexão sobre os benefícios de sua aplicação no setor industrial. Após, como ação propositiva, os estudantes debaterão questões pertinentes ao conteúdo e, por fim, como sistematização os estudantes terão que apresentar por escrito as suas considerações sobre o conteúdo abordado.

 

Sugestão: Se for possível promover uma aula de campo, propondo aos estudantes a uma visita a uma fazenda de café para observarem as etapas do processo de produção do café em nosso município.

 

 

 

RECURSOS: (  54 e 69) Livro didático; ( x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; () Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros                                                                                                                                                                             

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  54 a 69 )

( ) Seminários; ( x) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(x ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Elaborada por: Maria José, Elenice, Lívia e Joelita.

Coordenação e colaboração: Uelcineia Jeamonod da Cruz

 

Referências

Livro didático de Geografia espaço e interação.

https://plurall-content.s3.amazonaws.com/oeds/NV_ORG/PNLD/PNLD20/Historiar/7ano/04_BIMESTRE/08_VERSAO_FINAL/03_PDFS/27_HISTORIAR_7ANO_4BIM_Sequencia_didatica_3_TRTAT.pdf

 

https://www.fazendapassaredo.com/rio-sao-francisco.html#:~:text=Na%20%C3%A9poca%20colonial%2C%20serviu%20de,um%20apelido%3A%20Rio%20dos%20Currais

https://cppaulofreire.com.br/conteudo-escola/2020/2020_3ANO_3001M_1B_EXERCICIO_HISTORIA_SEMANA2_01.pdf

 

OBS: Outras  referencias  estão junto à pesquisa.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

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