SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! Subtema: Escola lugar de Sustentabilidade e conhecimento geográfico. |
Unidade Temática:
Conexões e
Escalas Objetos do
Conhecimento:Formação
territorial do Brasil: Integração do
território brasileiro. |
Objetivo geral: ·
Conhecer as principais atividades econômicas realizadas durante
o processo de expansão e inegração do território basileiro, para compreender
aspectos de sua formação, identificando mudanças ocorridas entre os séculos
XVI e XXI na economia e na sociedade abrangendo a dinâmica do espaço geográfico brasileiro
atualmente. |
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Ano: 7° Período: 22-04 a 10-05-2024.
Nº de Aulas: 9 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE01BA) Avaliar por
meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos
acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil e da Bahia. (EF07GE01IT) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de
comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação
territorial do Brasil, da Bahia da microrregião geográfica do Extremo Sul da
Bahia a partir do município de Itamaraju. (EF07GE02BA) Analisar a influência dos fluxos econômicos e
populacionais na formação socioeconômica e territorial da Bahia e do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e
populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da
Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e
as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária
entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do
Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de
Itamaraju. (EF07GE03),(EF07GE03BA), (EF07GE03),(EF07GE03BA),(EF07GE04). |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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3.
Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na
sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam
para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar
efetivamente das dinâmicas da vida social. 5.
Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços
variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em
espaços variados. 7.
Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes
gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no
desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização,
distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1: Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural
e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação,
a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo
o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso
só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração três semanas para melhor agilizar a vida de vocês
e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando
mais fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas.
1ª Aula ETAPA 1 e 2: Iniciar a
etapa com um bom dia ou boa tarde e
chamada, em seguida explanação do objeto de conhecimento sobre “ Integração do
território brasileiro”, capítulo 2 da unidade 2 do livro didático de Geografia
espaço e interação, relacionando as atividades econômicas: exploração do pau-brasil, o cultivo da
cana-de-açucar , a criação da pecuária e a extração das drogas do sertão ao
objeto do conhecimento, supracitado. Destaque o papel dos bandeirantes nesse
período. ·
Faça a revisão do capitulo 2. América
Portuguesa , a partir da página 42, de acordo com a necessidade da sua turma. ·
Em seguida aplique a atividade das páginas
66 e 67 de 1 a 7. Não esqueça de corrigir junto com a turma.
2ª Aula ETAPA 1 e 2: Nestas etapas, promova a leitura interpretação de mapas na seção “Interagir com mapas”, páginas
52 e 53 que apresentam dois mapas bastante representativos dos fluxos de
escravizados africanos. Chamar a
atenção dos estudantes para as diferenças entre esses mapas de fluxos. O
mapa 1 apresenta setas nas cores laranja e verde. Isso indica fluxos
diferentes de origem e destino. No
mapa 2, as setas são de cor única, porém apresentam espessuras
diferentes. Isso indica a intensidade dos fluxos. Após ajudar os estudantes a
fazerem a leitura histórico
cartográfica ( tema, legenda, orientação etc.) pedir para fazer a
atividade da página 53, de 1 a 6 no
caderno. Se for possível faça a correção com a turma.
3ª Aula ETAPA1e 2:Inicie o nosso o objeto de
conhecimento sobre “O Império do Café” com uma sondagem para verificar os
conhecimentos prévios. Promover a leitura
compartilhada dos textos das páginas 54 e 55. Ao analisar a pintura
Independência ou morte, de Pedro Américo, comentar que essa obra foi
encomendada ao artista pela família real cerca de 60 anos após a
Proclamação de Independência e, portanto, não retrata com exatidão o
ocorrido no dia 7 de setembro de 1822.Ressaltar que o cultivo do café era
praticado no atual território brasileiro desde 1760, aproximadamente. Com
a desvalorização do açúcar e a decadência da mineração no início do século
XIX, o produto tornou-se o centro das atividades econômicas no Sudeste. Na
segunda metade do século XIX, o Brasil já era o maior produtor mundial de
café. Utilizar o mapa da página 55
para mostrar a expansão das áreas de cultivo de café no Brasil. Destacar que
a produção cafeeira foi a atividade econômica que mais se desenvolveu depois
de o Brasil tornar-se uma nação independente. Depois, comentar que a produção
de café trouxe muitas mudanças para o país, do ponto de vista da economia e
da organização espacial e social. Contextualize com a produção de café em Itamaraju. Destaque que
depois da extração da madeira, a principal atividade agrícola econômica de
Itamaraju foi o café. Comentar a manchete “Dia
mundial do café, conheça a maior fazenda de café no planeta fundada em 1983” disponível em: Se
achar necessário, dialogue e questione com os estudantes sobre a safra do
café e como o emprego temporário mobiliza as pessoas mais carentes de
Itamaraju.
ATIVIDADE 1. A
história do desmatamento da Mata Atlântica está ligada aos ciclos econômicos
brasileiros. A partir dos seus conhecimentos, assinale dois cultivos
agrícolas que foram responsáveis pelo desmatamento da Mata Atlântica ao longo
do tempo. A) Laranja e manga. B) Pinhão e hortaliças. C) Milho e sorgo. D) Cana-de-açúcar e café. E) Soja e algodão. 2. A lixiviação dos solos é um problema
ambiental presente nas áreas rurais de países onde as chuvas ocorrem com
frequência, como o Brasil. A lixiviação é definida pela retirada das camadas
superficiais dos solos pela água das chuvas. O processo é potencializado pela
ação antrópica nas práticas da agropecuária. Assinale a alternativa que
indica uma ação que acelera o processo de lixiviação: A) Uso de sistemas de irrigação. B) Compactação dos solos. C) Laterização. D) Uso de máquinas agrícolas. E) Retirada da vegetação que protege o
solo. 4ª Aula ETAPA 1 e 2: Promover a leitura coletiva
do texto sobre a elite cafeeira. Em seguida comentar que, em 1860, o café
brasileiro já representava cerca de 50% da produção mundial e respondia por
45% do valor total das exportações brasileiras. Muitos cafeicultores
enriqueceram e se mudaram para as cidades, principalmente São Paulo, vivendo
em luxuosos casarões, como o da fotografia da página 56. Encaminhar as
atividades 1 e 2. A seguir, promover a leitura
compartilhada do texto da página 57. Comentar que, além dos fatores citados,
que contribuíram para a industrialização do Brasil, outros também foram
importantes, como a ocorrência da Primeira Guerra Mundial e da Crise de
1929 que afetaram o comércio
internacional do café e motivaram os cafeicultores, que haviam acumulado capital,
a investir em outras atividades, entre elas a indústria. Além disso, a
proibição do tráfico de escravizados, em 1850 (Lei Eusébio de Queiroz) também
já tinha interferido no início do processo de industrialização: a mão de obra
escrava tornara-se escassa, os custos da produção do café aumentaram. Reforçar que, desde o
início, o processo de industrialização do Brasil concentrou-se na Região
Sudeste, principalmente nas cidades de São
Paulo e Rio de Janeiro e nas cidades próximas a essas capitais, em virtude
dos investimentos originários da cafeicultura, da existência do mercado
consumidor e da maior oferta de mão de obra e de infraestrutura (energia
elétrica, ferrovias, rodovias, portos, rede bancária e comercial). Utilizar o mapa da
regionalização do Brasil e solicitar
que os estudantes observem a região Sudeste. Se achar necessário, peça aos
alunos para colar no caderno e criar um tema referente ao conteúdo estudado. Desta maneira o aluno vai compreendendo a
importância da representação cartográfica, identificando a localização da
região e entendendo os fatos. Contextualize:
5ª Aula ETAPA 1: O infográfico das páginas 58 e 59
tem como objetivo sintetizar e sistematizar o processo de industrialização do
Brasil, destacando as principais características de cada período. Comentar
que uma característica do processo de industrialização brasileiro, cuja base
está na importação de máquinas e tecnologias, é que a indústria de bens de
consumo se desenvolveu antes da indústria de base. Caracterizar as indústrias
de base e de bens de consumo. Preparar atividade sobre os tipos de indústria,
solicitando as características com exemplo ou outra que julgar necessária. Destacar que as indústrias
de base, que dariam impulso a outros ramos industriais, começaram a ser
implantadas a partir da década de 1930. Ressaltar que os projetos
industriais e as obras realizadas entre os anos 1950 e 1970 tinham o objetivo
de integrar o território de forma mais efetiva. Nesse sentido, destacam-se a
construção de Brasília, as obras da Transamazônica, a construção da rodovia
Belém-Brasília, da hidrelétrica de Itaipu e da ponte Rio-Niterói, entre
outras. Entre os estímulos para a integração nacional, está a criação da Zona
Franca de Manaus, na Amazônia, onde há redução ou isenção de impostos para
indústrias variadas, comércio e produção agrícola.
ATIVIDADE Usar o mesmo mapa que o
aluno anteriormente colou no caderno. Agora para destacar Brasília na região
Centro Oeste e Manaus na Amazônia, região norte. OBS: Professor(a),ensine o aluno a criar a legenda para destacar
Brasília e Manaus. Assim ele vai
localizando os lugares e compreendendo os fatos. ETAPA 2: Solicite aos estudantes as
atividades das páginas 67, 68 e 69 as questões 8,9, 10, 11, 12 e 15.
6ª Aula ETAPA
1 e 2: Nestas etapas, ao iniciar corrija as atividades anteriores, assim,
você estará promovendo a revisão enquanto corrije e tira dúvidas. Destacar o desemprego, a
inflação elevada e a queda na produção industrial nos anos 1980, que
estagnaram a economia brasileira, caracterizando o período como a “década
perdida”. Nos anos 1990, destacar a forte concorrência dos produtos
importados e os investimentos realizados para reestruturação do parque
industrial brasileiro, que culminou na automação e robotização de vários
setores industriais nas décadas de 2000 e 2010. Na década de 2020, destacar a
influência adversa da pandemia de covid-19 em diversos setores da economia
brasileira e da economia mundial. OBS: Professor(a) explique o que
significa inflação e porque ela promove o desemprego. Aproveite para
diferenciar desemprego conjuntural do emprego estrutural. Use a sua
metodologia para que os estudantes possam diferenciar. Nos
anos 1990, destacar a forte concorrência dos produtos importados e os
investimentos realizados para reestruturação do parque industrial brasileiro,
que culminou na automação e robotização de vários setores industriais nas
décadas de 2000 e 2010. Contextualizando: Na década de 2020,
destacar a influência adversa da pandemia de covid-19 em diversos setores da
economia brasileira e da economia mundial.
7ª Aula ETAPA 1 E 2: Esta dupla de páginas tem o
objetivo de destacar a importância das
redes de comunicação e de
transporte para as atividades econômicas e a circulação de pessoas e
informações. Na página 60, sobre os meios de comunicação, destacar o
crescimento da internet e da telefonia móvel no Brasil. Até o final da década
de 1960, a ideia de telecomunicações restringia-se a falar ao telefone,
assistir a um programa de TV ou ouvir notícias e músicas no rádio. A
comunicação por esses meios estava bem restrita a lugares e regiões de
vivência e o principal meio de comunicação com o mundo era o telégrafo. A
partir de 1970, o avanço do setor de telecomunicações foi muito rápido. Nas
últimas décadas do século XX, surgiram novos meios de comunicação, que
encurtaram as distâncias entre lugares e povos e aceleraram a circulação de
ideias, cultura e informações. Atualmente, é possível acessar vários tipos de
informações por meio da internet, utilizando um tablet, um computador pessoal
ou mesmo um telefone celular ou smartphone (aparelhos que podem ter acesso à
TV, ao rádio, à internet e muitas outras mídias). Ao
trabalhar os principais sistemas de transporte no Brasil, destacar a opção
pelo transporte rodoviário a partir dos anos 1950. Atualmente, 62% dos
deslocamentos de mercadorias e 96% do transporte de pessoas são feitos por
rodovias. Comentar que a predominância e a dependência de um modo de
transporte podem interferir no fluxo de mercadorias e pessoas, o que se pôde
perceber, por exemplo, na greve dos caminhoneiros em 2018, que gerou uma
crise de abastecimento, principalmente de combustíveis. Se julgar
conveniente, comentar que as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil
na década de 1980 repercutiram na conservação do sistema rodoviário,
provocando uma degradação das rodovias. Destacar que a rodovia, assim como qualquer sistema de
transporte, apresenta vantagens e desvantagens, promovendo assim um momento
de escuta e questionamento.
8ª Aula ETAPA
1 e 2: Professor(a),
solicite uma pesquisa sobre o transportes
rodoviário no Brasil: Quem criou?, Por quê? Quais são as vantagens e
desvantagens?, Por que as rodovias como principal via de acesso de integração
do país precisam de boa manutenção? E outras perguntas que julgar necessárias. Na
página 61, encaminhar a leitura e a análise do mapa e as atividades 1, 2 e 3. E também as questões 13 e 14 da página 68.
OBS: Professor, se achar
necessário, Prepare atividades sobre a dimensão territorial do Brasil e as
diferentes formas de
regionalização como: os quatro
brasis de Milton Santos,as regiões geoeconômicas de Pedro Pinchas e as
macrorregiões divididas pelo IBGE, etc.
9ª Aula ETAPA
1 e 2: Esta etapa tem como objetivo desenvolver ou
amadurecer nos alunos o conceito de sustentabilidade
e a sua aplicabilidade na atividade
industrial do país. Para isso, durante a etapa de contextualização, é
apresentado os conceitos de indústria e de desenvolvimento sustentável. Na
etapa de problematização é estimulada a reflexão sobre os benefícios de sua
aplicação no setor industrial. Após, como ação propositiva, os estudantes
debaterão questões pertinentes ao conteúdo e, por fim, como sistematização os
estudantes terão que apresentar por escrito as suas considerações sobre o
conteúdo abordado. Sugestão: Se for possível promover uma aula de
campo, propondo aos estudantes a uma visita a uma fazenda de café para
observarem as etapas do processo de produção do café em nosso município. RECURSOS: ( 54 e 69) Livro
didático; ( x) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (x ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos;
( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 54 a 69 ) ( ) Seminários; ( x) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;(x ) Relatórios; ( ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros: Elaborada por: Maria
José, Elenice, Lívia e Joelita. Coordenação e colaboração: Uelcineia
Jeamonod da Cruz Referências Livro
didático de Geografia espaço e interação. https://www.fazendapassaredo.com/rio-sao-francisco.html#:~:text=Na%20%C3%A9poca%20colonial%2C%20serviu%20de,um%20apelido%3A%20Rio%20dos%20Currais OBS: Outras referencias estão junto à pesquisa.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
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