SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema:
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor
à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental. |
UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala Objetos do
conhecimento: Corporações e Organismos Internacionais. Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa,
na Ásia e na Oceania. |
Objetivo geral:
Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos darelação recíproca entre
homem e meio ambiente que podemos chamar
de ecologia, mas também pode
ser uma prática humana
de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde
se viver. |
|
Ano: 9º Período: 08/05 a 03/06 de 2023 Nº de Aulas:
08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. (EF09GE03) Identificar diferentes
manifestações culturais de minorias etnicas como forma de compreender a
multiplicidade cultural na escola
mundial, defendendo o principio do respeito às diferencas. (EF09GE14) Elabora interpretar graficos de barras e de setores
mapas tecnicos e esquematicos (croquis) e anamoforses geograficos para
analisar, sintetizar e aprensentar dados e informações sobre diversidades,
diferencas e desigualdades sociopoliticos e geopoliticas mundiais. (EF09GE09) Analisar caracteristicas de
paises e grupos de paises europeus, asiaticos e da oceania em seus aspectos
populacionais, urbano, politicos e economicos, e discutir as suas
desigualdades sociais e economicos e pressões sobre seus ambientes
fisicos-naturais (EF09GE13) Analisar a importancia da
produção agropecuario na sociedade urbano industrial da desiguldade social de
acessos aos recusos alimentares e a materia prima (EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias
industriais de inovação e as consequencias dos usos de recursos natuarais e
da diferentes fontes de energia( tais como termoeletrica, hidroeletria,
eolica, e nuclear) em diferentes paises. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como
os seres humanos
fazem uso dos
recursos da natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para
entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Argumentar com
base em fatos,
dados e informações confiáveis, para
formular, negociar e defender ideias, pontos de vista
e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global, com posicionamento ético
em relação ao cuidado de si mesmo,
dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso
só tem a ganhar
o reconhecimento em si
e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar
quanto no futuro,
para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores,
essa sequencia terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos alunos , assim
teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil a avaliação
de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades realizadas. Informações para
os alunos . |
1º aula
Etapa
1: O
professor(a) nesta etapa inicia com a introdução do capítulo 3 ( A globalização e seus efeitos), orientando os estudantes a leitura compartilhada ,seguida da explicação, das páginas 46 ao 52 do livro didático Araribá Mais
Geografia.
Etapa
2 : Após leitura compartilhada e explicação, sugerir
aos estudantes que façam a atividade da página 52 do livro didático Araribá Mais
Geografia..
Atividade
Faça
a leitura e interpretação do texto e responda as questões:
Heróis ou vilões? Qual o
impacto que aplicativos de transporte têm no trânsito de grandes cidades
Os aplicativos de transporte são tratados como uma
alternativa para a mobilidade urbana. O usuário deixa de lado o automóvel
próprio para virar passageiro. Esse é um ponto positivo. Mas há realmente menos
carros nas ruas das grandes cidades? Na avaliação de especialistas, os veículos
que atuam nesses serviços tendem a representar aumento de congestionamento e o
enfraquecimento do sistema público de transporte. E então, os aplicativos são
heróis ou vilões? [...] O engenheiro civil Diego Mateus da Silva, com mestrado
em engenharia de transportes, cita duas cidades norte-americanas como
referência. Em Nova York e San Francisco, estudos apontam que houve migração de
passageiros do transporte coletivo para os carros de aplicativo. [...] “Ou
seja, mais carros estão rodando nessas cidades, gerando mais congestionamento e
mais emissões de poluentes. Também houve uma redução nos usuários de transporte
coletivo, mais fortemente nos ônibus, nas linhas men
ores”. [...]
Observe, no gráfico abaixo, o crescimento da frota de carros
na cidade de São Paulo.
1.De acordo com o texto, quais as consequências trazidas
pelo aumento do uso de aplicativos de transporte?
2 Quais informações podem ser observadas na leitura do
gráfico?
2º aula
Etapa 1: Nesta etapa continuação
da explicação do conteúdo do capítulo 3 , páginas
53 ao 60. Logo após finalizar a explicação exibir o vídeo aula, “ A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS”
disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY. Para
melhor entedimento dos estudantes sobre o conteúdo.
3º aula
Etapa
1: Para conclusão do conteúdo sobre “
A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS”
que esta presente no capítulo 3,
sugiro que o professor (a) oriente os estudantes a copiar e responder no
caderno a atividade da pagina 61
do livro didático Araribá Mais Geografia.
Etapa 2: Após os
estudantes copiar e responder no caderno a atividade, fazer a correção e
promover um momento de tira possíveis dúvidas.
4º aula
Etapa
1 e 2:
Esta aula esta estruturara em duas etapa, a primeira em uma leitura e
interpretação do texto e logo depois orientar a responder as questões
proposta na apostila.
Leitura do Texto: "Eu moro em Portland, Oregon, onde a
Nike tem sua sede empresarial e onde foi construída a primeira loja
Niketown, mas há vários anos venho usando tênis Reebok. No último inverno
meus Reeboks começaram a ficar
gastos e precisei comprar tênis novos. Comecei a procurar tênis. Eu pegava um
tênis aerodinâmico atrás do outro
e lia as pequenas etiquetas dentro: Made in China, Made in Korea, Made in Indonésia, Made in Thailand. Alguns anos
atrás as práticas trabalhistas da Nike no exterior vieram a público e o pequeno escândalo que se
seguiu tornou claro que as operações estrangeiras de vários fabricantes americanos de tênis deixam
muito a desejar. Meus Reeboks
foram fabricados na Coréia e eu
prometi a mim mesma que meu próximo par de tênis seria produzido nos Estados
Unidos. Comecei a pedir tênis
fabricados nos Estados Unidos aos balconistas. Os poucos que não ficaram
confusos com meu pedido
disseram que não existe tênis
fabricado nos Estados
Unidos. Telefonei para a Nike e falei com o
responsável pelo atendimento aos clientes. Quando expliquei meu problema, ele me respondeu que a empresa
“ainda está manufaturando na Indonésia e em vários outros países da região”. “Você sabe se os
trabalhadores de algumas dessas fábricas são sindicalizados? ”, perguntei. Houve um pequeno silêncio.
Finalmente ouvi a resposta: “Nem sei se existem sindicatos na Indonésia”. Liguei para a sede da L.A.
Gear, em Santa Mônica. “Quero informações sobre os tênis que vocês
produzem”, eu disse
à moça do setor de atendimento aos
clientes. “São fabricados nos E.U.A.?” .
“Fabricados aqui?” Espantada, ela me explicou que seus tênis são produzidos
no Brasil e na Ásia. Bill Krenn, Gerente de relações públicas
dos sapatos K-Swiss, retornou minha ligação, mas me interrompeu antes que eu pudesse concluir minhas perguntas.
“Não fornecemos informações sobre a produção”, disse.
“Só posso dizer que é realizada no exterior”. A maioria
dos operários que produzem sapatos no sudeste asiático é de adolescentes e
mulheres jovens. Eles trabalham de
15 a 16 horas diárias. Muitas mulheres vivem em alojamentos, separadas de suas famílias; em alguns casos são
virtuais prisioneiras, proibidas de deixar as instalações da fábrica sem um passe
especial. O salário mínimo na Indonésia é de 1,80 dólar por dia. Telefonei
para a Nike mais uma vez, na condição de jornalista. Falei com Keith Peters,
diretor de relações públicas. Entre
longos silêncios, ele disse que não é “economicamente viável”, para a Nike fabricar seus sapatos nos Estados Unidos. (...)”
ATIVIDADE 1-
Quais
são os lugares citados no texto? 2-
Qual o assunto retratado pelo texto? 3-
Quando
e onde aconteceram os fatos? 4-
Porque os EUA produzem e compram tênis
na Ásia e não fabricam em seu próprio
país? Explique 5-
Anote sua
conclusão |
5º aula
Etapa 1e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida continuação da atividade
para melhor memorizar o conteúdo.
ATIVIDADE CONTINUAÇÃO
1- Assinale a alternativa correta. Assinale a alternativa que
melhor exprime a ideia central do texto:
“Vivemos
num período de globalização. Assim há certa transferência, ou transplante de
estilos de comportamento social, ou
cultural e uma grande familiaridade, com o diferente quando milhões de pessoas
em todo o globo compartilham os mesmos hábitos
e costumes mesmo
sem se dar conta disso.” a-Mundialização da produção. b-
Aldeia Global c-Produção em série. d-Sociedade Global. 2- O que é globalização?
a-
Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de países isolados. b-
Chama-se globalização, ou mundialização, a diminuição da interdependência de todos os povos e países da superfície
terrestre. c-
Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície
terrestre. d-
Chama-se globalização, ou mundialização, a falta de dependência de todos os povos e países da superfície terrestre, uns em relação aos outros. 3- Referente a globalização das comunicações é correto afirmar
que:
a-
Só foi possível graças a TV e acordos
entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. b-
Tem sua face mais
visível nas emissoras de rádio do mundo. c-
Não se deve levar
em conta a internet. d-
Tem sua face mais visível na internet, a rede
mundial de computadores, possível graças a
acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. 4-
Das mudanças ocorridas na economia mundial em que pode ser observada a globalização marque
a única INCORRETA:
a) O crescimento do comércio internacional; b) O aumento do fluxo
financeiro internacional; c) Com o uso de tecnologias e máquinas o trabalhador ganhou
espaço no mercado
de trabalho; d) A produção mundializada. 5-
Leia, com atenção, o texto do geógrafo J. W. Vesentini.
"A
descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações
técnicas. O carvão vai sendo
substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais
importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas, a petroquímica e a
indústria automobilística." O texto
trata da:
a)
Primeira Revolução Industrial que ocorreu
de meados do século XVIII
até por volta
de 1870. b)
Segunda Revolução Industrial surgida desde
o final do século XIX
até os anos
70 do século
XX. c) Terceira Revolução Industrial, típica das inovações tecnológicas da época atual. d)
O carvão
mineral é a principal fonte
de energia da atualidade, em função da importância das
máquinas a vapor. |
6º aula
Etapa 1:
Como na aula anterior,foi sugerido
aos alunos que fizessem
a leitura do capitulo 4,inicie
a aula com o vídeo, “GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE”
·
https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4
·
Logo após assistir o vídeo , abra espaço
para que os alunos coloquem
seu ponto de vista sobre o tema a ser estudado.
·
Sugestão,pode se fazer a explicação do conteúdo ,Globalização e meio ambiente,pelo livro capitulo 4 ou utilizando o texto e os slides.
Etapa 2: Leiturado texto:
Globalização e meio ambiente
A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos
gerados pelas transformações técnicas, sobretudo
aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes
do planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na cidade.
Por
definição, a globalização é entendida como o processo de integração global das
sociedades, correspondendo ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual
e, por vezes, contraditória, todas as partes do
mundo encontram-se conectadas, com um grande fluxo de informações, capitais,
bens e valores culturais. Tal panorama influencia,
sem dúvidas, a forma como o ser humano interage
e gera impactos sobre o meio natural.
No âmbito da questão ambiental
na Globalização, podemos
considerar como o principal marco histórico para a intensificação da alteração do meio
natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas
posteriores transformações. Com a
industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais
renováveis e não renováveis, como o
solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a
transformação desses elementos primários
passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto
atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros
tipos.
No
campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das
técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes
introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia.
Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural,
gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração
dos recursos naturais.
As
consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 250 anos são
bastante discutidas, e os seus limites exatos
ainda não são muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio
científico. De todo modo, as alterações na composição
da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais são, sem dúvidas, os
impactos mais duramente sentidos no contexto socioespacial. Além disso, somam-se
os eventos climáticos, que, na opinião
da maioria dos cientistas, podem ganhar contornos
dramáticos em um futuro
próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global.
No mesmo contexto, insere-se
o fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns
emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos,
como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica
e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos
e da ausência de saneamento ambiental.
Contudo, no cerne
do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que
atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a
preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com
a conservação ambiental.
De todo modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa
por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via
consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição
das desigualdades sociais. Para isso, além da conscientização individual, é
preciso um sistema mútuo de cooperação entre
as nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam às necessidades básicas
para a conservação da natureza.
Etapa 2- Nesta aula pedi aos alunos
que façam as atividades das páginas 72 e 73.
Se houver tempo, faça a correção da atividade.
7º aula
Etapa 1 -
Nesta aula trabalhar o tema:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida
e para a vida!”, tema a ser trabalhado com as turmas
do 9º ano.
“Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental”.
Início da aula,
apresentar o tema a ser trabalhado “Globalização e sustentabilidade ambiental”. Logo após indagar
os estudantes.
-
O que é sustentabilidade?
-
Você conhece
algum projeto de sustentabilidade ambiental?
-
Na sua cidade a projetos voltados
para a sustentabilidade ambiental?
Etapa 2- Logo após o bate – papo, se
possível apresenta o vídeo, “Globalização
e a Sustentabilidade”, para melhor compreensão do tema abordado. Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I
8º aula
Etapa 1: Nesta
etapa, levantamento prévio da aula anterior, em seguida leitura e interpretação
do texto.
Leitura do texto:
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO.
Como
é importante e por que separar o lixo?
A
reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui
as retiradas de matéria-prima da natureza,
gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além
disso, é fonte de renda para os catadores.
A
preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem
toda a diferença. Uma das mais importantes
é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada
vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos
de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos
gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda
para os catadores de lixo, parte da população
que depende dos resíduos sólidos
descartados para
sobreviver.
Segundo a última pesquisa
Nacional de Saneamento Básico do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos
sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou
diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos
ou fonte de energia.
Mais
da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu
aberto. Com isso, o prejuízo econômico
passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras
contam com o serviço de coleta seletiva.
Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua
destinação adequada. Com a separação é possível:
a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser
reciclado; as melhores condições de trabalho
dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor
demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto
ambiental quando da disposição final dos rejeitos.
(Adaptado de http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo).
Etapa
2: Após a leitura e interpretação orientar os
estudantes a fazer a atividade complementar.
Atividade complementar
1.
Todas as alternativas trazem,
a partir da leitura do primeiro parágrafo do texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados?
a)
A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.
b) A reciclagem reduz gasto de energia.
c)
A reciclagem gera economia de água.
d) A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo.
e)
A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.
2. Em relação à preservação do meio
ambiente, o segundo parágrafo
nos dá a seguinte mensagem:
a) Pequenas atitudes
podem contribuir de forma significativa para sua preservação.
b) Somente grandes atitudes diárias
ajudam a preservar a natureza.
c) A reciclagem do lixo é o único caminho
para preservação da natureza.
d) Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.
e)
As escolas
devem fazer a reciclagem do lixo.
3. Leia as três afirmações abaixo:
I
– economiza recursos
naturais.
II –
gera renda para catadores de lixo.
III
– Mais
da metade desses
resíduos é jogado em lixões a céu aberto.
Qual afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio ambiente?
a) I, II, III.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
e) III.
4.
O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar
que:
a) essas palavras possuem o mesmo sentido
no texto.
b) essas palavras possuem sentidos
opostos no texto.
c) resíduos são restos de lixo não aproveitáveis.
d) rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis.
e) rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.
f)
RECURSOS: ( 44 a 60 e 62 a 71) Livro
didático; (x ) Data show; ( x ) Jornal; ( ) Revista; ( x )
Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; (x )
Textos Informativos; ( ) Outros
g) AVALIAÇÃO: (
) Prova; (x ) Trabalho; (
x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 61,72,73 )
h) (
) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
i) ( x )
Atividade escrita; (x ) Avaliação da
participação; Outros:
Referencias:
Livro Arariá Mais Geografia nas páginas 44 a 61 e 62 a 73.
Globalização e seus efeitos https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY.
Globalização e Meio Ambiente:https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4
Globalização e a sustetabilidade https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I
Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário