4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2023

 

                                                     SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala

Objetos do conhecimento: Corporações e Organismos Internacionais. Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Objetivo geral: Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos darelação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma

prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 08/05 a 03/06 de 2023                                  de Aulas: 08

HABILIDADES

 

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias etnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escola  mundial, defendendo o principio do respeito às diferencas.

(EF09GE14) Elabora  interpretar graficos de barras e de setores mapas tecnicos e esquematicos (croquis) e anamoforses geograficos para analisar, sintetizar e aprensentar dados e informações sobre diversidades, diferencas e desigualdades sociopoliticos e geopoliticas mundiais.

(EF09GE09) Analisar caracteristicas de paises e grupos de paises europeus, asiaticos e da oceania em seus aspectos populacionais, urbano, politicos e economicos, e discutir as suas desigualdades sociais e economicos e pressões sobre seus ambientes fisicos-naturais

(EF09GE13) Analisar a importancia da produção agropecuario na sociedade urbano industrial da desiguldade social de acessos aos recusos alimentares e a materia prima

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais de inovação e as consequencias dos usos de recursos natuarais e da diferentes fontes de energia( tais como termoeletrica, hidroeletria, eolica, e nuclear) em diferentes paises.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades  realizadas.

Informações para os alunos .

 


 

                            aula

Etapa 1: O professor(a) nesta  etapa  inicia com a introdução do capítulo 3 ( A globalização e seus efeitos), orientando os estudantes a leitura compartilhada ,seguida da explicação, das páginas 46 ao 52 do livro didático Araribá Mais Geografia.

 

Etapa 2 : Após leitura compartilhada e explicação, sugerir aos estudantes que façam a atividade da página 52 do livro didático Araribá Mais Geografia..

                                                                        Atividade

Faça a leitura e interpretação do texto e responda as questões:

 

 

Heróis ou vilões? Qual o impacto que aplicativos de transporte têm no trânsito de grandes cidades

 

     Os aplicativos de transporte são tratados como uma alternativa para a mobilidade urbana. O usuário deixa de lado o automóvel próprio para virar passageiro. Esse é um ponto positivo. Mas há realmente menos carros nas ruas das grandes cidades? Na avaliação de especialistas, os veículos que atuam nesses serviços tendem a representar aumento de congestionamento e o enfraquecimento do sistema público de transporte. E então, os aplicativos são heróis ou vilões? [...] O engenheiro civil Diego Mateus da Silva, com mestrado em engenharia de transportes, cita duas cidades norte-americanas como referência. Em Nova York e San Francisco, estudos apontam que houve migração de passageiros do transporte coletivo para os carros de aplicativo. [...] “Ou seja, mais carros estão rodando nessas cidades, gerando mais congestionamento e mais emissões de poluentes. Também houve uma redução nos usuários de transporte coletivo, mais fortemente nos ônibus, nas linhas men

ores”. [...]

 

Observe, no gráfico abaixo, o crescimento da frota de carros na cidade de São Paulo.

 

 

 

1.De acordo com o texto, quais as consequências trazidas pelo aumento do uso de aplicativos de transporte?

 

2 Quais informações podem ser observadas na leitura do gráfico?

 

                                                                        aula

Etapa 1: Nesta etapa  continuação da explicação do conteúdo do capítulo 3 , páginas 53 ao 60. Logo após finalizar a explicação exibir o vídeo aula, “ A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY. Para melhor entedimento dos estudantes sobre o conteúdo.

 

                           aula

Etapa 1: Para conclusão do conteúdo sobre “ A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS” que esta presente no capítulo 3, sugiro que o professor (a) oriente os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da pagina 61 do livro didático Araribá Mais Geografia.

Etapa 2: Após os estudantes copiar e responder no caderno a atividade, fazer a correção e promover um momento de tira possíveis dúvidas.

                               aula

 

Etapa 1 e 2: Esta aula esta estruturara em duas etapa, a primeira em uma leitura e interpretação do texto e logo depois orientar a responder as questões proposta  na apostila.

 

Leitura do Texto:

 

"Eu moro em Portland, Oregon, onde a Nike tem sua sede empresarial e onde foi construída a primeira   loja Niketown, mas há vários anos venho usando tênis Reebok. No último inverno meus Reeboks começaram a ficar gastos e precisei comprar tênis novos. Comecei a procurar tênis. Eu pegava um tênis aerodinâmico atrás do outro e lia as pequenas etiquetas dentro: Made in China, Made in Korea, Made in Indonésia, Made in Thailand. Alguns anos atrás as práticas trabalhistas da Nike no exterior vieram a público e o pequeno escândalo que se seguiu tornou claro que as operações estrangeiras de vários fabricantes americanos de tênis deixam muito a desejar. Meus Reeboks foram fabricados na Coréia e eu prometi a mim mesma que meu próximo par de tênis seria produzido nos Estados Unidos. Comecei a pedir tênis fabricados nos Estados Unidos aos balconistas. Os poucos que não ficaram confusos com meu pedido disseram que não existe tênis fabricado nos Estados Unidos.

Telefonei para a Nike e falei com o responsável pelo atendimento aos clientes. Quando expliquei meu problema, ele me respondeu que a empresa “ainda está manufaturando na Indonésia e em vários outros países da região”. “Você sabe se os trabalhadores de algumas dessas fábricas são sindicalizados? ”, perguntei. Houve um pequeno silêncio. Finalmente ouvi a resposta: “Nem sei se existem sindicatos na Indonésia”. Liguei para a sede da L.A. Gear, em Santa Mônica. “Quero informações sobre os tênis que vocês produzem”, eu disse à moça do setor de atendimento aos clientes. “São fabricados nos E.U.A.?” . “Fabricados aqui?” Espantada, ela me explicou que seus tênis são produzidos no Brasil e na Ásia.

Bill Krenn, Gerente de relações públicas dos sapatos K-Swiss, retornou minha ligação, mas me interrompeu antes que eu pudesse concluir minhas perguntas. “Não fornecemos informações sobre a produção”, disse. “Só posso dizer que é realizada no exterior”.

A maioria dos operários que produzem sapatos no sudeste asiático é de adolescentes e mulheres jovens. Eles trabalham de 15 a 16 horas diárias. Muitas mulheres vivem em alojamentos, separadas de suas famílias; em alguns casos são virtuais prisioneiras, proibidas de deixar as instalações da fábrica sem um passe especial. O salário mínimo na Indonésia é de 1,80 dólar por dia.

Telefonei para a Nike mais uma vez, na condição de jornalista. Falei com Keith Peters, diretor de relações públicas. Entre longos silêncios, ele disse que não é “economicamente viável”, para a Nike fabricar seus sapatos nos Estados Unidos.

(...)”

                                                                         ATIVIDADE

1-    Quais são os lugares citados no texto?

2-    Qual o assunto retratado pelo texto?

3-    Quando e onde aconteceram os fatos?

4-    Porque os EUA produzem e compram tênis na Ásia e não fabricam em seu próprio país?     Explique

5-    Anote sua conclusão

 

 


 

                                   aula

Etapa 1e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida continuação da atividade para melhor memorizar o conteúdo.

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

                

                        ATIVIDADE CONTINUAÇÃO

1- Assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que melhor exprime a ideia central do texto:

 

“Vivemos num período de globalização. Assim há certa transferência, ou transplante de estilos de comportamento social, ou cultural e uma grande familiaridade, com o diferente quando milhões de pessoas em todo o globo compartilham os mesmos hábitos e costumes mesmo sem se dar conta disso.”

 

a-Mundialização da produção.     b- Aldeia Global   c-Produção em série.   d-Sociedade Global.

 

2-    O que é globalização?

 

a-    Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de países isolados.

 

b-    Chama-se globalização, ou mundialização, a diminuição da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.

 

c-    Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.

 

d-    Chama-se globalização, ou mundialização, a falta de dependência de todos os povos e países da superfície terrestre, uns em relação aos outros.

3-    Referente a globalização das comunicações é correto afirmar que:

 

a-    foi possível graças a TV e acordos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo.

 

b-     Tem sua face mais visível nas emissoras de rádio do mundo.

 

c-     Não se deve levar em conta a internet.

 

d-    Tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo.

4-     Das mudanças ocorridas na economia mundial em que pode ser observada a globalização marque a única INCORRETA:

 

a)    O crescimento do comércio internacional;

 

b)    O aumento do fluxo financeiro internacional;

 

c)    Com o uso de tecnologias e máquinas o trabalhador ganhou espaço no mercado de trabalho;

 

d)    A produção mundializada.

 

5-    Leia, com atenção, o texto do geógrafo J. W. Vesentini.

 

"A descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações técnicas. O carvão vai sendo substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas, a petroquímica e a indústria automobilística."

O texto trata da:

 

a)    Primeira Revolução Industrial que ocorreu de meados do século XVIII até por volta de 1870.

 

b)    Segunda Revolução Industrial surgida desde o final do século XIX até os anos 70 do século XX.

 

c)    Terceira Revolução Industrial, típica das inovações tecnológicas da época atual.

 

d)    O carvão mineral é a principal fonte de energia da atualidade, em função da importância das máquinas a vapor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                      6º aula

Etapa 1:

Como na aula anterior,foi sugerido aos alunos que fizessem a leitura do capitulo 4,inicie a aula com o vídeo, “GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE”

·                                    https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4

·         Logo após assistir o vídeo , abra espaço para que os alunos coloquem seu ponto de vista sobre o tema a ser estudado.

·         Sugestão,pode se fazer a explicação do conteúdo ,Globalização e meio ambiente,pelo livro capitulo 4 ou utilizando o texto e os slides.


 

Etapa 2: Leiturado texto:

Globalização e meio ambiente

A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na cidade.

Por definição, a globalização é entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual e, por vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se conectadas, com um grande fluxo de informações, capitais, bens e valores culturais. Tal panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano interage e gera impactos sobre o meio natural.

No âmbito da questão ambiental na Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas posteriores transformações. Com a industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a transformação desses elementos primários passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.

No campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia. Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural, gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos recursos naturais.

As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 250 anos são bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo modo, as alterações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais são, sem dúvidas, os impactos mais duramente sentidos no contexto socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global.

No mesmo contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela destinação dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental.

Contudo, no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com a conservação ambiental.

De todo modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, além da conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação entre as nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam às necessidades básicas para a conservação da natureza.

 

 

Etapa 2- Nesta aula pedi aos alunos que façam as atividades das páginas 72 e 73.

Se houver tempo, faça a correção da atividade.

                  aula

Etapa 1 - Nesta aula trabalhar o tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”, tema a ser trabalhado com as turmas do 9º ano.

“Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental”.

Início da aula, apresentar o tema a ser trabalhado “Globalização e sustentabilidade ambiental”. Logo após indagar os  estudantes.

-   O que é sustentabilidade?

-   Você conhece algum projeto de sustentabilidade ambiental?

-   Na sua cidade a projetos voltados para a sustentabilidade ambiental?

Etapa 2- Logo após o bate – papo, se possível apresenta o vídeo, “Globalização e a Sustentabilidade”, para melhor compreensão do tema  abordado. Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I

                      aula

Etapa 1: Nesta etapa, levantamento prévio da aula anterior, em seguida leitura e interpretação do texto.

 

Leitura do texto:

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO.

Como é importante e por que separar o lixo?

 

A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para

sobreviver.

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

(Adaptado de http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo).

 

Etapa 2: Após a leitura e interpretação orientar os estudantes a fazer a atividade complementar.

                                                         Atividade complementar

 

1.  Todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro parágrafo do texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados?

a)  A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.

b)  A reciclagem reduz gasto de energia.

c)  A reciclagem gera economia de água.

d)  A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo.

e)  A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.

2.  Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos a seguinte mensagem:

a)  Pequenas atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação.

b)  Somente grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza.

c)  A reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza.

d)  Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.

e)  As escolas devem fazer a reciclagem do lixo.

3.  Leia as três afirmações abaixo:

 

I  economiza recursos naturais.

II   gera renda para catadores de lixo.

III   Mais da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto.

Qual afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio ambiente?

a)  I, II, III.

b)  I e II.

c)  I e III.

d)  II e III.

e)  III.

4.  O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que:

 

a)  essas palavras possuem o mesmo sentido no texto.

b)  essas palavras possuem sentidos opostos no texto.

c)  resíduos são restos de lixo não aproveitáveis.

d)  rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis.

e)  rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.

f)  RECURSOS: (  44 a 60 e 62 a 71) Livro didático; (x ) Data show; ( x ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (x ) Textos Informativos; ( ) Outros

g)  AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 61,72,73  )

h) ( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

i)   ( x ) Atividade escrita; (x  ) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 

Livro Arariá Mais  Geografia nas páginas 44 a 61 e 62 a 73.

 Globalização e seus efeitos https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY.

         Globalização e Meio Ambiente:https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4

Globalização e a sustetabilidade https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I

 

 

 

 

 

 

 

                                                         

                                                        Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário