SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA:
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema:
Atitudes
sustentáveis: iniciativas a favor do meio ambiente. |
Unidade
Temática: Conexão e Escola Objetos do Conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial
e local. Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem
econômica mundial. |
Objetivo
geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e
da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da
relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia,
mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 8° Período: 08/05/2023 a 03/06/2023 Nº
de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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EF08GE02:
Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do
Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos
migratórios da população mundial. EF08GE03:
Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando
características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e
mobilidade espacial). |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1.Utilizar os
conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de
problemas. 2.Estabelecer conexões entre diferentes
temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos
técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos
recursos da natureza ao longo da história. 3.Desenvolver
autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio
geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os
princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão,
localização e ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 6:Construir argumentos com base em informações geográficas,
debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceito
de qualquer natureza. 7.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência, e determinação, propondo ações sobreas questões socioambientais,
com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
OBS: Professores, essa
sequencia terá uma duração de quatro semana para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos, assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando
mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas. 1ª Aula Etapa 1 e 2: Nesta
etapa fazer um levantamento do conhecimento prévio dos estudantes sobre “Migrações,
refugiados e diversidade” estimulando-o dá a sua opinião sobre o assunto
abordado na aula passada e questionar revisando todo conteúdo. Em seguida uma
atividade que está presente na página 57 do livro Araribá Mais Geografia.
Atividade Baseado
no texto abaixo responda as questões: Conflitos e refugiados no mundo A história da humanidade registra diversos
conflitos devido a motivações econômicas, desigualdades sociais e
intolerância étnica e religiosa. Como consequência, podemos observar um
enorme contingente de pessoas obrigadas a abandonar seus lares em busca de
sobrevivência. A multiplicação do número de refugiados é uma das faces
dolorosas dos conflitos que explodem em todo o mundo, em especial nos países
em desenvolvimento e menos desenvolvidos. A solução para os conflitos — e
para o drama dos refugiados — passa pela consolidação do diálogo nas relações
internacionais. Apenas pela via da negociação, com respeito à vida humana e
às leis do direito internacional, será possível criar condições justas para
todos os envolvidos. Veja
quais são os principais fluxos de refugiados no mundo e como esses grupos
estão ligados ao Brasil. .1. De acordo com o gráfico, qual país
registra o maior número de solicitações de refúgio no Brasil? Pesquise as
principais razões que determinam esse elevado número nesses países. Após se espalharem pelo planeta, os
agrupamentos humanos começaram a surgir, com o fim do nomadismo, o
desenvolvimento da agricultura e domesticação de animais. Os primeiros
povoados se estabeleceram e uma série de atividades, funções, hierarquias e
relações. De lá para cá as civilizações foram se consolidando e juntamente com elas o fluxos e
deslocamentos foram se intensificando. Sobre as migrações populacionais, responda: 1-Ao longo dos anos quais têm sido os principais
fatores de repulsão populacional de uma região, gerando o deslocamento de
grande número de pessoas. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Durante os séculos XV e XVI,
exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram
a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo oceano Atlântico e
também pelo Pacífico e Índico, dando início à chamada Era das Navegações e
Descobrimentos Marítimos. Fonte:
https://www.sohistoria.com.br/ef2/navegacoes/ a) Como o período das Grandes
Navegações contribui para as migrações pelo mundo? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Quais os problemas decorrentes da intensificação
dos fluxos migratórios nesse período? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2ª Aula Etapa
1: Iniciar com um bom dia ou boa
tarde e chamada, em seguida orientar aos estudantes a copiar e responder em
seu caderno a atividade complementar para melhor memorização.
Atividade Complementar 1-Escreva o nome dos seis países com as maiores
populações do mundo: 1-__________________________2-_______________________________3-___________________________________ 4-__________________________5-_______________________________6-___________________________________ 2- É o número de nascidos vivos em um grupo de mil
pessoas a-( ) taxa de fecundidade. b-( ) taxa de natalidade. c-( ) taxa de mortalidade. Obs.3ª e 4ª aulas para aplicação
das atividades avaliativas finais do trimestre. Elaboração será feita pelo
professor. |
3ª Aula
ETAPA
1: Retomando o tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por
todas as formas de vida e para a vida!”
Esta aula está estruturada em
duas etapas, um texto para uma boa leitura e uma atividade de reflexão
destacando a importância de abordar sobre o “Consumo de água no mundo” estimulando os estudantes a uma observação e
reflexão.
Leitura
do texto:
Consumo de água no mundo
O aumento do consumo
de água no mundo ao longo dos últimos tempos representa uma contradição em
razão do igual aumento do número de pessoas sem fácil acesso a esse recurso.
A água, além de ser um importante e vital
elemento da natureza, é um recurso natural de caráter eminentemente
estratégico, sendo apontado por muitos como o grande pivô das principais
disputas geopolíticas do século XXI em detrimento do petróleo. Para entender
melhor a questão da importância desse elemento, vamos acompanhar como ocorre o
consumo de água no mundo com vistas a comparar esse consumo com as reservas
disponíveis.
Em linhas gerais, o consumo de água aumentou
de forma considerável em todo o planeta ao longo do tempo. Em 1900, o mundo
consumia cerca de 580 km³ de água; já em 1950, esse consumo elevou-se para 1400
km³, passando para 4000 km³ em 2000. Segundo previsões da ONU, é provável que
em 2025 o nível de consumo eleve-se para 5200 km³. A despeito dessa elevação da
utilização da água, registra-se também o aumento do número de pessoas sem fácil
acesso à água potável, totalizando 1,1 bilhão em todo o planeta a sofrer com
esse problema.
Além da utilização exagerada na área doméstica e no plano individual,
soma-se o intensivo consumo de água nas atividades econômicas, notadamente a
agricultura e a indústria, isso sem contar o grande volume desperdiçado. Não
por acaso, a maior parte do consumo mundial de água acontece nos países
desenvolvidos. Os emergentes ou subdesenvolvidos consomem em menor quantidade
em razão do menor acesso à água e da menor intensidade das práticas econômicas.
Segundo a ONU, o consumo dos países centrais é seis vezes maior do que o
consumo dos países periféricos.
A questão da falta d'água é um problema
dramático para muitas localidades do globo. Em algumas regiões da Índia,
vive-se o problema da escassez hídrica física, ou seja, quando o consumo da
população é maior do que o ritmo de renovação das reservas de água pelo ciclo
hidrológico.
Em alguns países da África, há o problema da escassez hídrica econômica,
que é quando o acesso à água é restrito não pela falta de reservas, mas pela
ausência da infraestrutura necessária para transportar e distribuir o recurso
para a população em geral.
O Qatar vive um problema ainda pior, uma vez
que o país, em função de sua localização e restrita extensão territorial, não
apresenta reservas de água em praticamente todo o seu espaço. Por isso, o
governo local recorre ao processo de dessalinização da água do Golfo Pérsico.
A seguir, você
poderá conferir a lista* dos países que mais consomem água no mundo em
valores per capita (litros por pessoa) em comparação com
alguns dos que menos consomem ou que apresentam utilização moderada.
Lista de utilização diária média por pessoa dos países:
Estados
Unidos – 575 litros por pessoa
Austrália
– 495 litros por pessoa
Itália
– 385 litros por pessoa
Japão
– 375 litros por pessoa
México
– 365 litros por pessoa
França
– 285 litros por pessoa
Brasil
– 185 litros por pessoa
Peru
– 175 litros por pessoa
Reino
Unido – 150 litros por pessoa
Índia
– 135 litros por pessoa
China
– 85 litros por pessoa
Nigéria
– 35 litros por pessoa
Etiópia
– 15 litros por pessoa
Recomendado pela ONU – 110
litros por pessoa
____________________________
* Fonte
dos dados: Guia do Estudante (Editora Abril, 2009).
ETAPA
2: Após
os alunos fazer a leitura do texto proposto, sugerir que faça a atividade.
ATIVIDADE
VAMOS
REFLETIR SOBRE O USO DA ÁGUA.
1.
Qual é o destino da água disponível?
2.
Quais são os setores que mais consomem água no mundo?
3.
E no Brasil, como é essa proporção?
4.
Existem usos que não comprometem as reservas? Quais são eles?
5.
Como é feito o uso da água
em sua casa?
6.
Você acha que pode ser diferente o uso da água em seu
dia-a-dia?
7.
Você conhece algum lugar em que as pessoas tem dificuldades
com agua potavel?
8.
Em sua casa, o uso da água por pessoa está na média
estabelecida pela ONU?
9.
Você sabia que economizar água é também uma economia de
dinheiro?
Para concluir essa reflexão sobre
o uso da água, cada aluno deve elaborar um panfleto, um texto, um relatório,
uma parodia, uma poesia, um acróstico... indicando como devemos usar
corretamente a água.
Escolha uma dessas sugestões para
elaborar sua produção sobre o uso responsável da água.
Modelo de acróstico
Outra
sugestão que o professor(a) também pode utilizar é esse vídeo (Águas)
disponibilizado neste link: https://youtu.be/H-a6b-zs9QM .
4ªAula
ETAPA 1: Iniciar
a aula com um levantamento do conhecimento prévio do aluno sobre o assunto
abordado na aula passada.
Solicite
aos alunos a leitura do slide “GEOAÇÃO” Junto às margens do Rio Jucuruçu, zona.
Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações
que considerem mais relevantes a respeito do slide.
ETAPA 2:
ATIVIDADE
Baseado
na leitura do slide “GEOAÇÃO” responda
a atividade:
1.
Sob
o ponto de vista geográfico, o Rio Jucuruçu nasce nas serras das Sete Voltas,
em FELISBURGO, Minas Gerais. É dividido em braço Norte e braço Sul e cruza o
extremo sul da Bahia, no Oceano Atlântico em Prado, BA percorrendo a extensão
de 241 km. Considerando o atual contexto qual o braço que banha Itamaraju?
1. 2. 3.
2. Observando as imagens
acima responda. Qual a imagem se identifica com a frase abaixo:
a) ( ) O povoado “Arraial
dois Irmãos “era uma pequena rua tortuosa (atual 5 de outubro).
b) ( ) Impactos
socioambiental identificado na área urbana e suburbana da cidade de Itamaraju.
c) ( ) Margens do rio
Jucuruçu, com vista ao principal ponto turístico de Itamaraju.
3. Por que o Rio Jucuruçu
recebeu o nome de espelho D’água?
4. O que assegura a
Constituição Federal, artigo 255?
ETAPA
2:
Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos
sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para
esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Instigando-os a refletirem e
argumentar sobre o vídeo. Em seguida propor uma atividade.
5ªAula
ETAPA
1:Nesta
etapa sondar e fazer um levantamento do conhecimento prévio dos estudantes,
estimulando-o dá a sua opinião sobre o objeto de conhecimento abordado na aula
passada.
Se for possível
disponibilizar para os estudantes assistir o vídeo presente no link: https://youtu.be/YbfiifsGNys do vídeo “Regionalização do Espaço Mundial”. Em seguida
iniciar uma discussão e pedir que anotem no caderno as informações que
considerem mais relevantes a respeito do vídeo.
ETAPA 2: Após
assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os estudantes sobre
as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer
possíveis dúvidas levantadas. Instigando-os a refletirem e argumentar sobre o
vídeo. Dando continuidade propor a atividade com o livro didático Araribá Mais
Geografia na página 82 questão 01 (analise do mapa).
6ª Aula
ETAPA
1:
Nesta etapa fazer a introdução do objeto de conhecimento sobre “Diferentes formas de regionalização”
orientando os estudantes a fazer a leitura e interpretação das páginas do livro
didático Araribá Mais Geografia.
7ªAula
ETAPA
1: Levantamento
prévio da aula anterior em seguida solicitar aos estudantes a fazer a leitura
compartilhada da do texto “As regionalizações do mundo” disponível na apostila
e posteriormente debater e responder os questionamentos propostos.
AS REGIONALIZAÇÕES DO MUNDO
Regionalizar
significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos
fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais. Compreende-se a ideia de
diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio
de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área
delimitada, definida por suas características comuns [...].
As regionalizações mundiais existem para uma
melhor análise das particularidades de cada lugar. [...] são vários os
critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se
o espaço geográfico e dividi-lo. Existem várias formas de regionalizarmos o
espaço geográfico mundial.
Entender a criação de regiões é exatamente
isso, eleger uma particularidade daquele território, e assim uni-lo a outros
que apresentem a mesma característica.
Fonte:
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-regionalizacao-mundo.htm
Atividade:
1) Grife no texto a
definição de regionalização.
2) Sobre as regionalizações, responda:
a) O que é uma região?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Existe uma única forma de regionalizar um espaço
geográfico?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Quais as razões para regionalizar um espaço
geográfico?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
ETAPA
1: Para melhor compreensão dessa atividade fazer leitura da página 69 do livro
araribá mais:
"NO FINAL DO SÉCULO 20 (XX), APÓS A GUERRA FRIA, O
MUNDO FOI REGIONALIZADO, OU SEJA, DIVIDIDO E AGRUPADO EM PAÍSES DO NORTE E
PAÍSES DO SUL. ESSA REGIONALIZAÇÃO NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO A LINHA DO EQUADOR.
ELA LEVA EM CONSIDERAÇÃO UMA LINHA ONDE OS PAÍSES DO NORTE SÃO DESENVOLVIDOS
(RICOS) E OS PAÍSES DO SUL ERAM CLASSIFICADOS EM SUBDESENVOLVIDOS
(POBRES)".
8ª aula
Etapa
01:Nesta
etapa orientara aos estudantes a fazer a leitura e interpretação das páginas 84
e 85 aproveitando o momento para estimular a participação dos estudantes.
Etapa
02:
Após a leitura e interpretação do objeto de conhecimento sobre solicitar aos estudantes a copiar e responder
no caderno as questões da página 85 n. 01 a 04.
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( x) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( x )
Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; (x ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; ( x ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( 73 )
( ) Seminários; (x ) Apresentação
oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:
Referencia:
Livro
didático Araribá Mais Geografia https://youtu.be/YbfiifsGNys Regionalização do Espaço Mundial. |
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