4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO - 2023

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”  

Subtema: Atitudes sustentáveis: iniciativas a favor do meio ambiente.

Unidade Temática: Conexão e Escola

Objetos do Conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local. Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

Objetivo geral:   Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

 

Ano: 8°                      Período: 08/05/2023 a 03/06/2023                            Nº de Aulas: 08

                              HABILIDADES

EF08GE02: Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. 

EF08GE03: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

                  COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

 1.Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

 2.Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

 3.Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 6:Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceito de qualquer natureza.

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, e determinação, propondo ações sobreas questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de quatro semana para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos, assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.

 

                                                             1ª Aula

 

Etapa 1 e 2: Nesta etapa fazer um levantamento do conhecimento prévio dos estudantes sobre “Migrações, refugiados e diversidade” estimulando-o dá a sua opinião sobre o assunto abordado na aula passada e questionar revisando todo conteúdo. Em seguida uma atividade que está presente na página 57 do livro Araribá Mais Geografia.

 

                                                                       Atividade

Baseado no texto abaixo responda as questões:

 

 Conflitos e refugiados no mundo

 

 A história da humanidade registra diversos conflitos devido a motivações econômicas, desigualdades sociais e intolerância étnica e religiosa. Como consequência, podemos observar um enorme contingente de pessoas obrigadas a abandonar seus lares em busca de sobrevivência. A multiplicação do número de refugiados é uma das faces dolorosas dos conflitos que explodem em todo o mundo, em especial nos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos. A solução para os conflitos — e para o drama dos refugiados — passa pela consolidação do diálogo nas relações internacionais. Apenas pela via da negociação, com respeito à vida humana e às leis do direito internacional, será possível criar condições justas para todos os envolvidos.

Veja quais são os principais fluxos de refugiados no mundo e como esses grupos estão ligados ao Brasil.

 

 .1. De acordo com o gráfico, qual país registra o maior número de solicitações de refúgio no Brasil? Pesquise as principais razões que determinam esse elevado número nesses países.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após se espalharem pelo planeta, os agrupamentos humanos começaram a surgir, com o fim do nomadismo, o desenvolvimento da agricultura e domesticação de animais. Os primeiros povoados se estabeleceram e uma série de atividades, funções, hierarquias e relações. De lá para cá as civilizações foram se consolidando e juntamente com elas o fluxos e deslocamentos foram se intensificando.

 

Sobre as migrações populacionais, responda:

 

1-Ao longo dos anos quais têm sido os principais fatores de repulsão populacional de uma região, gerando o deslocamento de grande número de pessoas.

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Durante os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo oceano Atlântico e também pelo Pacífico e Índico, dando início à chamada Era das Navegações e Descobrimentos Marítimos.

Fonte: https://www.sohistoria.com.br/ef2/navegacoes/

 

a) Como o período das Grandes Navegações contribui para as migrações pelo mundo?

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b) Quais os problemas decorrentes da intensificação dos fluxos migratórios nesse período?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                                               2ª Aula

 

Etapa 1: Iniciar com um bom dia ou boa tarde e chamada, em seguida orientar aos estudantes a copiar e responder em seu caderno a atividade complementar para melhor memorização.

                                                             Atividade Complementar

 

1-Escreva o nome dos seis países com as maiores populações do mundo:

1-__________________________2-_______________________________3-___________________________________

4-__________________________5-_______________________________6-___________________________________

 

2- É o número de nascidos vivos em um grupo de mil pessoas

a-( ) taxa de fecundidade.

b-( ) taxa de natalidade.

c-( ) taxa de mortalidade.

 

Obs.3ª e 4ª aulas para aplicação das atividades avaliativas finais do trimestre. Elaboração será feita pelo professor.

                                                                           

                                                                   3ª Aula

 

 

ETAPA 1: Retomando o tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”  

 Esta aula está estruturada em duas etapas, um texto para uma boa leitura e uma atividade de reflexão destacando a importância de abordar sobre o “Consumo de água no mundo” estimulando os estudantes a uma observação e reflexão.

Leitura do texto:

                                                       Consumo de água no mundo

 O aumento do consumo de água no mundo ao longo dos últimos tempos representa uma contradição em razão do igual aumento do número de pessoas sem fácil acesso a esse recurso.

água, além de ser um importante e vital elemento da natureza, é um recurso natural de caráter eminentemente estratégico, sendo apontado por muitos como o grande pivô das principais disputas geopolíticas do século XXI em detrimento do petróleo. Para entender melhor a questão da importância desse elemento, vamos acompanhar como ocorre o consumo de água no mundo com vistas a comparar esse consumo com as reservas disponíveis.

Em linhas gerais, o consumo de água aumentou de forma considerável em todo o planeta ao longo do tempo. Em 1900, o mundo consumia cerca de 580 km³ de água; já em 1950, esse consumo elevou-se para 1400 km³, passando para 4000 km³ em 2000. Segundo previsões da ONU, é provável que em 2025 o nível de consumo eleve-se para 5200 km³. A despeito dessa elevação da utilização da água, registra-se também o aumento do número de pessoas sem fácil acesso à água potável, totalizando 1,1 bilhão em todo o planeta a sofrer com esse problema.

                                Gráfico com o consumo mundial de água

 

    Além da utilização exagerada na área doméstica e no plano individual, soma-se o intensivo consumo de água nas atividades econômicas, notadamente a agricultura e a indústria, isso sem contar o grande volume desperdiçado. Não por acaso, a maior parte do consumo mundial de água acontece nos países desenvolvidos. Os emergentes ou subdesenvolvidos consomem em menor quantidade em razão do menor acesso à água e da menor intensidade das práticas econômicas. Segundo a ONU, o consumo dos países centrais é seis vezes maior do que o consumo dos países periféricos.

    A questão da falta d'água é um problema dramático para muitas localidades do globo. Em algumas regiões da Índia, vive-se o problema da escassez hídrica física, ou seja, quando o consumo da população é maior do que o ritmo de renovação das reservas de água pelo ciclo hidrológico.

    Em alguns países da África, há o problema da escassez hídrica econômica, que é quando o acesso à água é restrito não pela falta de reservas, mas pela ausência da infraestrutura necessária para transportar e distribuir o recurso para a população em geral.

   O Qatar vive um problema ainda pior, uma vez que o país, em função de sua localização e restrita extensão territorial, não apresenta reservas de água em praticamente todo o seu espaço. Por isso, o governo local recorre ao processo de dessalinização da água do Golfo Pérsico.

  A seguir, você poderá conferir a lista* dos países que mais consomem água no mundo em valores per capita (litros por pessoa) em comparação com alguns dos que menos consomem ou que apresentam utilização moderada.

 

Lista de utilização diária média por pessoa dos países:

 

Estados Unidos – 575 litros por pessoa

Austrália – 495 litros por pessoa

Itália – 385 litros por pessoa

Japão – 375 litros por pessoa

México – 365 litros por pessoa

França – 285 litros por pessoa

Brasil – 185 litros por pessoa

Peru – 175 litros por pessoa

Reino Unido – 150 litros por pessoa

Índia – 135 litros por pessoa

China – 85 litros por pessoa

Nigéria – 35 litros por pessoa

Etiópia – 15 litros por pessoa

Recomendado pela ONU – 110 litros por pessoa

____________________________

Fonte dos dados: Guia do Estudante (Editora Abril, 2009).

 

ETAPA 2: Após os alunos fazer a leitura do texto proposto, sugerir que faça a atividade.

 

                                                             ATIVIDADE

 

VAMOS REFLETIR SOBRE O USO DA ÁGUA.

 

1.    Qual é o destino da água disponível?

 

2.    Quais são os setores que mais consomem água no mundo?

 

3.    E no Brasil, como é essa proporção?

 

4.    Existem usos que não comprometem as reservas? Quais são eles?

 

5.           Como é feito o uso da água em sua casa?

 

6.    Você acha que pode ser diferente o uso da água em seu dia-a-dia?

 

7.    Você conhece algum lugar em que as pessoas tem dificuldades com agua potavel?

 

8.    Em sua casa, o uso da água por pessoa está na média estabelecida pela ONU?

 

9.    Você sabia que economizar água é também uma economia de dinheiro?

 

  Para concluir essa  reflexão sobre o uso da água, cada aluno deve elaborar um panfleto, um texto, um relatório, uma parodia, uma poesia, um acróstico... indicando como devemos usar corretamente a água.

Escolha uma dessas sugestões para elaborar sua produção sobre o uso responsável da água.

 

  Modelo de acróstico

 

Dia Mundial da Água norteia atividades no colégio - Colégio Pio XII

Outra sugestão que o professor(a) também pode utilizar é esse vídeo (Águas) disponibilizado neste link: https://youtu.be/H-a6b-zs9QM .                                                                    

 

                                                                     4ªAula

ETAPA 1: Iniciar a aula com um levantamento do conhecimento prévio do aluno sobre o assunto abordado na aula passada.

Solicite aos alunos a leitura do slide “GEOAÇÃO” Junto às margens do Rio Jucuruçu, zona. Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do slide.

ETAPA 2:

                                                                 ATIVIDADE

Baseado na leitura do slide “GEOAÇÃO” responda a atividade:

1.    Sob o ponto de vista geográfico, o Rio Jucuruçu nasce nas serras das Sete Voltas, em FELISBURGO, Minas Gerais. É dividido em braço Norte e braço Sul e cruza o extremo sul da Bahia, no Oceano Atlântico em Prado, BA percorrendo a extensão de 241 km. Considerando o atual contexto qual o braço que banha Itamaraju?

 

   

 1.   2.  3.

 

2. Observando as imagens acima responda. Qual a imagem se identifica com a frase abaixo:

a) ( ) O povoado “Arraial dois Irmãos “era uma pequena rua tortuosa (atual 5 de outubro).

b) ( ) Impactos socioambiental identificado na área urbana e suburbana da cidade de Itamaraju.

c) ( ) Margens do rio Jucuruçu, com vista ao principal ponto turístico de Itamaraju.

3. Por que o Rio Jucuruçu recebeu o nome de espelho D’água?

4. O que assegura a Constituição Federal, artigo 255?

 

ETAPA 2: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Instigando-os a refletirem e argumentar sobre o vídeo. Em seguida propor uma atividade.

                                               

                                                                           5ªAula

 

ETAPA 1:Nesta etapa sondar e fazer um levantamento do conhecimento prévio dos estudantes, estimulando-o dá a sua opinião sobre o objeto de conhecimento abordado na aula passada.  

Se for possível disponibilizar para os estudantes assistir o vídeo presente no link:  https://youtu.be/YbfiifsGNys do vídeo “Regionalização do Espaço Mundial”. Em seguida iniciar uma discussão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo.

             ETAPA 2: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os estudantes sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Instigando-os a refletirem e argumentar sobre o vídeo. Dando continuidade propor a atividade com o livro didático Araribá Mais Geografia na página 82 questão 01 (analise do mapa).

 

                                                                            6ª Aula

 

ETAPA 1: Nesta etapa fazer a introdução do objeto de conhecimento sobreDiferentes formas de regionalização” orientando os estudantes a fazer a leitura e interpretação das páginas do livro didático Araribá Mais Geografia.

 

 

                                                                            7ªAula 

 

ETAPA 1: Levantamento prévio da aula anterior em seguida solicitar aos estudantes a fazer a leitura compartilhada da do texto “As regionalizações do mundo” disponível na apostila e posteriormente debater e responder os questionamentos propostos.

 

                                                      AS REGIONALIZAÇÕES DO MUNDO

 

Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais. Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns [...].

 As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. [...] são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Existem várias formas de regionalizarmos o espaço geográfico mundial.

 Entender a criação de regiões é exatamente isso, eleger uma particularidade daquele território, e assim uni-lo a outros que apresentem a mesma característica.

 

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-regionalizacao-mundo.htm

 

Atividade:

1) Grife no texto a definição de regionalização.

2) Sobre as regionalizações, responda:

a) O que é uma região?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Existe uma única forma de regionalizar um espaço geográfico?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Quais as razões para regionalizar um espaço geográfico?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

 

ETAPA 1: Para melhor compreensão dessa atividade fazer leitura da página 69 do livro araribá mais:

 

 

 

 

 

 

 

 

"NO FINAL DO SÉCULO 20 (XX), APÓS A GUERRA FRIA, O MUNDO FOI REGIONALIZADO, OU SEJA, DIVIDIDO E AGRUPADO EM PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL. ESSA REGIONALIZAÇÃO NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO A LINHA DO EQUADOR. ELA LEVA EM CONSIDERAÇÃO UMA LINHA ONDE OS PAÍSES DO NORTE SÃO DESENVOLVIDOS (RICOS) E OS PAÍSES DO SUL ERAM CLASSIFICADOS EM SUBDESENVOLVIDOS (POBRES)".

 

8ª aula

 

Etapa 01:Nesta etapa orientara aos estudantes a fazer a leitura e interpretação das páginas 84 e 85 aproveitando o momento para estimular a participação dos estudantes.

Etapa 02: Após a leitura e interpretação do objeto de conhecimento sobre        solicitar aos estudantes a copiar e responder no caderno as questões da página 85 n. 01 a 04.

 

RECURSOS: (                              ) Livro didático; ( x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; (x ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 73  )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; (  x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Referencia:

 

Livro didático Araribá Mais Geografia

https://youtu.be/YbfiifsGNys Regionalização do Espaço Mundial.

https://youtu.be/H-a6b-zs9QM .         

 

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