SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
GEOGRAFIA |
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TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema: Meio ambiente e sustentabilidade por amor a vida. |
Unidade Temática: Conexões
e Escalas Objetos do Conhecimento: Formação territorial do Brasil com a abordagem territorial como uma política de Estado. |
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Objetivo geral: ·
A intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam
instigados a apreenderem sobre à preservação do meio ambiente no Brasil. ·
Entender a importância da biodiversidade do território nacional
os tipos de unidade de unidades de
Conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, com foco na geração de
energia elétrica. ·
Entender a regionalização
dos elementos naturais do território brasileiro. |
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Ano: 7° Período: 08/05/2023
a 03/06/2023 Nº
de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE03BN) Selecionar argumentos
que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das
comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado,
de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades (EF07GE03IT)
Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários (povos Pataxó, dentre
outras tribos), das comunidades remanescentes de quilombos , de povos das
florestas dentre elas a Mata Atlântica das áreas litorâneas, de ribeirinhos
entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas
comunidades. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver
autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio
geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os
princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão,
localização e ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6:Construir argumentos
com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de
vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade ,
resiliência e vdeterminação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos,sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequência
terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais
fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1ªAula ETAPA1: Iniciar a etapa com um bom dia ou
boa tarde e chamada, em seguida para garantir a memorização do conteúdoo
professor(a) pode fazer uma revisão, se possível disponibilizar para os
estudantes assistir o vídeo ( Meio ambiente,
sustentabilidade e fontes de energia)
que estão disponível no link: https://youtu.be/Lse3NXWBK00 . Em seguida iniciar uma
discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais
relenvates a respeito do vídeo. ETAPA 2: Após assistir o vídeo, promover os estudantes uma dinâmica ( adaptada) que
objetivam promover a conscientização ambiental. Passo a passo: Identificando-se
com um elemento da natureza. Obetivo: promover uma reflexão através da associação do perfil
pessoal com algum elemento escolhido entre elementos naturais diversos.
Desenvolvimento: fazer um
grande círculo e passar uma caixa contendo diversos elementos naturais, entre
eles sugerimos: folhas secas, pedras, galhos, flores, areia, raízes, entre
outros. Solicitar que cada participante escolha um dos elementos que tenha
alguma relação com suas características pessoais. Após a escolha, solicitar
que cada um fale sobre o porque da escolha.. Fechamento:
o professor(a) pede que devolvam os elementos para a caixa e que cada um escreva uma mensagem sobre o que a atividade despertou
em cada um. Pode ser uma frase, um conselho, etc. Em seguida, recolhe a
frase, mistura-as e lê ao grande grupo. O grande grupo tentará identificar
quem escreveu a frase. 2ªAula ETAPA1:
Nesta
etapa o professor(a) pode utilizar o texto abaixo para promover um momento de
leitura comentada., aproveitando para revisar e tirá possiveis dúvidas. Leitura
do texto e em seguida responder as questões:
Meio ambiente, sustentabilidade
e fontes de energia Um dos principais desafios da atualidade
é garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, um modelo de
desenvolvimento global capaz de satisfazer as necessidades da população sem
comprometer as necessidades das gerações futuras. Para assegurar a
sustentabilidade, é preciso combater a pobreza e reduzir drasticamente as
desigualdades sociais, garantindo oportunidades iguais a todos. Boa parte da
população mundial atual consome muito mais do que necessita para sua
sobrevivência, causando a redução dos recursos naturais do planeta. Ao mesmo
tempo, a pobreza impede que parte significativa da população tenha acesso a
bens e serviços básicos, como água tratada e alimentos de boa qualidade. MEGADIVERSIDADE
Os
países que abrigam grande diversidade de espécies em seu território são
denominados megadiversos. O Brasil é o primeiro colocado entre os 17 países
mais ricos em biodiversidade do planeta. Veja quais são esses países no mapa
a seguir. A
biodiversidade envolve toda a
variedade de espécies de flora, fauna e microrganismos e a relação entre os
organismos vivos. Países localizados em áreas de climas quentes e úmidos, com
vastas florestas e variedade de
espécies, concentram a maior parcela dessa megadiversidade, embora enfrentem
dificuldades para explorá-la de forma sustentável. A POLÍTICA E A
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL Em
1985 foi criado o Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente,
que, na década seguinte, deu origem ao atual Ministério do Meio Ambiente
(MMA). Em 1989, foi criado o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos
Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que tem a responsabilidade de executar
ações das políticas nacionais de meio ambiente, conceder licenças ambientais
e promover a fiscalização ambiental, entre outras competências. Em 2012, foi
aprovado o Novo Código Florestal brasileiro, com o objetivo de aperfeiçoar os
métodos de fiscalização das áreas de preservação permanente e de recursos
legais. No Brasil, o governo
criou as Unidades de Conservação Unidades Proteção
Integral
Nas
Unidades de Proteção Integral, o principal objetivo é manter a área
praticamente intacta. Apresentam normas mais restritivas, não permitindo o
consumo, a coleta ou qualquer tipo de dano aos recursos naturais. Dividem-se
em: Estação Ecológica – área de preservação, com realização de pesquisas
científicas e visitação com objetivo educacional. Reserva Biológica – área de
preservação e recuperação dos ecossistemas alterados, permitindo apenas
visitas com objetivo educacional. Parque Nacional – área de preservação e de
beleza cênica, com realização de pesquisas científicas, atividades
recreativas e educativas. Monumento Natural – área de preservação de lugares
raros e de grande beleza cênica, com atividades de visitação (pode ser
propriedade particular). Refúgio da Vida Silvestre – área de
preservação para a existência e a reprodução de espécies, com atividades de
visitação (pode ser propriedade particular). Unidades de Uso
Sustentável Nas
Unidades de Uso Sustentável, a
conservação da natureza é conciliada com
o uso sustentável dos recursos naturais, sendo permitida a coleta. As
categorias são: Área de Proteção Ambiental – área pública ou particular com
proteção da biodiversidade e organização da ocupação humana. Área de
Relevante Interesse Ecológico – área pública ou particular com preservação de
ecossistemas e baixa ocupação humana. Floresta
Nacional – abriga vegetação e população tradicional nativas. Reserva
Extrativista – área com população extrativista tradicional que permite
visitação pública e realização de pesquisa científica. Reserva de Fauna –
área natural que abriga animais nativos. Reserva de Desenvolvimento Sustentável –
área natural com população tradicional que permite visitação pública e
realização de pesquisa científica. Reserva
Particular do Patrimônio Natural – área particular de conservação da
biodiversidade na qual são permitidas atividades diversas. ETAPA 2: Após a leitura do texto pedi para
copiar e responder no caderno as questões. 1. Como denominados os
países que abrigam diversidade espécies? 2. Oque envolve a biodiversidade? 3. E que ano foi criado o
Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente? 4. O que foi criado
em1989, que tem a responsabilidade de executar ações das políticas nacionais
de meio ambiente, conceder licenças ambientais e promover a fiscalização
ambiental, entre outras competências? 5. No Brasil, o governo
criou as Unidades de Conservação, quais são elas?
3º- Aula ETAPA 1 e 2: Nessa
aula inicia com o levantamento prévio da aula anterior, em seguida apresentar
um texto para leitura em seguida sugeri que responda as questões. LEITURA
DO TEXTO: Na década de 1970, Brasil e Paraguai
assinaram o Tratado de Itaipu para o aproveitamento do potencial hidráulico
do rio Paraná. No ano seguinte, os dois países iniciaram a construção da
usina Itaipu Binacional, que foi inaugurada em 1982. A energia produzida em
Itaipu representa cerca de 17% do consumo brasileiro e 75% do consumo
paraguaio. No entanto, o Paraguai utiliza menos de 10% da energia de Itaipu,
vendendo o restante para o Brasil. Esse fato é explicado pelas dimensões
reduzidas do país, cuja população total é de aproximadamente 6 milhões de
pessoas (cerca de metade da população da cidade de São Paulo). Impactos socioambientais das hidrelétricas A
produção de energia em usinas hidrelétricas não polui a atmosfera e traz
benefícios à sociedade ao garantir o abastecimento para extensas áreas.
Porém, a construção de hidrelétricas pode exigir a inundação de grandes áreas
para a criação dos reservatórios de água, provocando diversos impactos
socioambientais. Além de afetar a flora e a fauna locais, o alagamento das
áreas represadas pode implicar o deslocamento da população que vive nas
proximidades. Dessa forma, cidades, vilarejos e áreas destinadas à produção
agropecuária podem desaparecer. 1.Os povos indígenas têm
forte ligação com o meio em que vivem. De que maneira a construção de uma
usina hidrelétrica pode afetar a vida desses povos? 2.
Em que ano o Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu para o
aproveitamento do potencial hidráulico do rio Paraná?
Se
possível acessar o link: https://youtu.be/US2kDBH64gU
e
assistir o vídeo Fontes de energia no Brasil, para obter mais informações
sobre o assunto.
4º Aula ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio das aulas anteriores e pedir aos
estudantes a usar a sua criatividade e montem um mapa do Brasil. Texto:
Você sabia.
Você
sabia que o Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo? que, no
ano 2020, a população brasileira deve ultrapassar os 209 milhões de
habitantes e, quando se trata de produzir lixo, nós, brasileiros, estamos a
todo vapor? que cada pessoa produz, em
média, de 800 gramas a 1 kg de lixo por dia, ou de 4 a 6 litros? que, no brasil, são produzidas,
diariamente, cerca de 255 mil toneladas de lixo (dado referente ao ano de
2018), sendo que a cidade de são paulo é a que mais produz lixo no país, com
cerca de 19,3 mil toneladas por dia? … que isto significa que, em são paulo,
são geradas aproximadamente 15.000 toneladas de lixo por dia ou 75.000.000 de
litros por dia? o TEXTO QUE você acabou de ler trata-se de um “Você sabia?”
sobre a produção do lixo no Brasil. Gostou? O que mais te impressionou? Esse
texto também recebe o nome de “verbete de curiosidade”, pois, como o nome
diz, serve para trazer curiosidades sobre algum assunto. Atividade
sobre o texto: As frases são iniciadas por
“VOCÊ SABIA?” e são completadas com a curiosidade em forma de pergunta. Que
tal ler para sua família e deixá-los bem informados? Pense e registre suas reflexões no caderno: 1. Se cada
pessoa no planeta, em um dia, jogar uma embalagem plástica e uma casca de
fruta no lixo, o que acontece? 2. Você sabe para onde vai esse lixo? 3. Em sua casa, quantas sacolas ou sacos de
lixo são produzidos diariamente? 4. Agora
pensando em seu bairro, você percebe que há uma quantidade excessiva de
produção de lixo? Como esse lixo é descartado?Você sabia. que o Brasil é o 4º país que mais produz
lixo no mundo? … que, no ano 2020, a população brasileira deve ultrapassar os
209 milhões de habitantes e, quando se trata de produzir lixo, nós,
brasileiros, estamos a todo vapor? … que cada pessoa produz, em média, de 800
gramas a 1 kg de lixo por dia, ou de 4 a 6 litros? … que, no Brasil, são
produzidas, diariamente, cerca de 255 mil toneladas de lixo (dado referente ao ano de
2018), sendo que a cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com
cerca de 19,3 mil toneladas por dia? que isto significa que, em São Paulo, são
geradas aproximadamente 15.000 toneladas de lixo por dia ou 75.000.000 de Litros
por dia? Sugestão de atividade prática sobre
reciclagem: https://casaeconstrucao.org/artesanato/vaso-de-garrafa-pet/ As garrafas plásticas a muito tempo deixaram
de ser lixo e se transformaram em um excelente material para criar
artesanatos e diferentes itens úteis, como vasos de garrafa Peti. Este link
oferece várias sugestões para o professor(a) trabalhar a reciclagem em sala
de aula com uma dinâmica.
5º Aula ETAPA
1e 2:Nesta etapa o professor(a) promove uma roda de conversa
abordando sobre a importância do trabalho dos profissionais da limpeza
urbana.. E se for possível o
professor (a) pode convida um profissional da limpeza urbana para um bate
papo com os estudantes a respeito de
sua rotina de trabalho. Momento de reflexão com os profissionais da
área da limpeza urbana ( garis) do próprio bairro onde os mesmos irão falar
sobre o dia a dia da sua profissão e promovendo um espaço de perguntas
estimulando os estudantes a participação.
6º AULA ETAPA 1 e 2: Nesta etapa o estudante vai, conhecer a transformação e a utilização
do lixo orgânico como elemento beneficiador ao meio
ambiente; Elaborar e construir uma horta adubada com
o lixo orgânico; Conhecer a importância da reciclagem para o
meio ambiente.
Meio ambiente e sustentabilidade por amor à vida. “Ser sustentável é essencial para a
preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não
se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando
você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente”. Solicitar aos alunos a assistir o vídeo
sobre “Lixo Orgânico e Inorgânico que está disponível no acessar o link: https://youtu.be/PgmdzoME4xw para melhor
compreender a importância da coleta seletiva. Em seguida sugerir a elaboração
e construção de uma hortinha em casa, o professor é livre para melhor
instruir os alunos. Após todo trabalho pedi que relata em forma de vídeo ou
escrito todo processo do plantio.
7º Aula ETAPA
1: Nesta etapa será a introdução do objeto de conhecimento
sobre o capítulo 4 nas páginas 52 a 54 no livro Araribá Mais Geografia, solicitando
a leitura compartilhada com questionamentos e explicações.
Formação do Território Brasileiro Em
fins do século XV, portugueses e espanhóis, entre outros povos europeus,
lançavam-se em busca de novas terras para colonização. Chegaram às terras
atualmente chamadas de América, onde estabeleceram tratados para dividir o
território. Mais tarde, as terras ocupadas pelos portugueses formariam o
Brasil. Como os portugueses não conheciam muito bem o território que
colonizariam, as fronteiras ainda não estavam muito bem definidas. Para
garantir o poder sobre as terras ocupadas, explorá-las e protegê-las da
invasão de outros povos, como franceses, holandeses e espanhóis, em 1534 a
Coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias, lotes de
terras entregues pelo rei de Portugal à administração de nobres ou
funcionários de sua confiança.
Expansão territorial O território inicialmente dominado pelos
portugueses expandiu-se significativamente, ultrapassando a linha
estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, que tinha delimitado as terras que
cabiam aos espanhóis (a oeste) e aos portugueses (a leste). Muitos fatores
contribuíram para a ocupação e a expansão do território desde então, entre os
quais as bandeiras, incursões dos bandeirantes ao interior da colônia para
aprisionar indígenas (que seriam escravizados) e buscar metais preciosos
(ouro e prata), nos séculos XVI e XVII. Observe, no mapa a seguir, o processo
de formação do território brasileiro. Exploração
econômica do território A exploração econômica do
território teve grande importância para a ocupação realizada pelos
colonizadores. Nas primeiras décadas de colonização das terras
sul-americanas, os colonos portugueses não encontraram metais preciosos;
assim, começaram a explorar o pau-brasil ao longo do litoral para
comercializá-lo na Europa. No século XVI, além da exploração do pau-brasil, a
produção de cana-de-açúcar, principalmente no nordeste do território, começou
a ganhar importância. Nesse período, a ocupação colonial se concentrava no
litoral. ETAPA 2: Após a leitura compartilhada orientar os estudantes a
copiar e responder a atividade proposta na apostila. Os textos acima tratam da história do
descobrimento do Brasil. Leia-os e responda às questões abaixo de acordo com
eles. Em
22 de abril de comemora-se o
descobrimento do Brasil. No entanto, o
descobrimento das terras brasileiras pelos europeus, pode ser contestado. 1) Copie do texto a passagem que demonstra que o descobrimento pelos povos
europeus pode ser contestado. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2) Qual país foi responsável pelo “descobrimento” do Brasil? 3) Qual foi o primeiro local de desembarque dos portugueses no
Brasil? 4) Quais foram as denominações recebidas pelo Brasil na época do
“descobrimento”? 5) Há quantos anos os portugueses desembarcaram oficialmente no
Brasil? Revisitando ideias Observe a charge
abaixo. Fonte:
https://imagohistoria.blogspot.com/2017/11/charges-historicas-brasil-colonia_25.html O
texto acima afirma que quando os portugueses desembarcaram no território
brasileiro, suas terras já eram habitadas por milhões de índios que já
desenvolviam aqui suas atividades. Baseado na charge acima e nos seus
conhecimentos, aponte as ações que
você acha que os portugueses tiveram com os povos indígenas para
dominarem suas terras e tomarem seus recursos. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 8º- AULA ETAPA 1: Iniciar a etapa com um
levantamento prévio da aula anterior em seguida fazer a correção da
atividade. ETAPA 2: Na correção aproveitar o
momento para tirar possíveis dúvidas. Momento de escuta. 9º- AULA ETAPA 1 e 2: Para memorizar mais
sobre a formação e regionalização do território brasileiros. Solicitar aos
estudantes a fazer a atividade complementar que esta disponível na apostila.
Atividade Complementar 1) Marque a alternativa correta com relação ao texto. O
Objetivo da divisão da território
brasileiro em capitanias hereditárias foi: A)
Afirmar o Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, tratado
que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha. B)
Afirmar a posse do governo espanhol sobre as para as terras
brasileiras. C)
Implantar um modelo de administração que fosse capaz de assegurar a
posse portuguesa sobre o território e, ao mesmo tempo, tornar o Brasil uma
colônia lucrativa. D)
Estabelecer o domínio português na porção oeste do território brasileiro. Divisão do Brasil –
Tratado de Tordesilhas
Divisão Política Atual do Brasil Fonte: https://comodesenharbemfeito.com.br/mapa-do-brasil-para-colorir/ 2) De acordo com o texto e com a análise dos mapas
acima, faça o que se pede. A) Cite 5 estados brasileiros atuais que pertenciam à Espanha de acordo com a divisão do Tratado de
Tordesilhas. ___________________________________________________________________________________ B) Cite 5 estados brasileiros atuais que pertenciam a Portugal de acordo com a divisão do Tratado de
Tordesilhas. ___________________________________________________________________________________ C) Qual país ficou com a maior parte das terras brasileiras, de acordo
com a divisão do Tratado de Tordesilhas? ___________________________________________________________________________________ D) O estado em que você mora pertencia à Espanha ou a Portugal, de acordo com
a divisão do Tratado de Tordesilhas? ___________________________________________________________________________________
10º AULA ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula
passada, em continuidade o professor nesta etapa o propõe a correção da
atividade complementar promovendo um momento de escuta e tirando possíveis
dúvidas.
11º AULA ETAPA 1 e 2: Dando
continuidade ao objeto de conhecimento sobre “Regionalização” orientar os estudantes a
fazer a leitura comentada do texto disponível na apostila ou utilizar o livro
didático nas páginas 55 a 60. Proposta de regionalização brasileira Historicamente, os
governos recorrem a divisões territoriais para governar de modo mais
eficiente. No caso brasileiro, há pesquisadores que desenvolvem regionalizações,
contribuindo para aprofundar os conhecimentos sobre o território e sua
administração. Os geógrafos Milton Santos e María Laura Silveira, por
exemplo, com base em vários anos de pesquisa, sugeriram uma divisão do país
em “quatro Brasis”. A divisão proposta por esses geógrafos considerou o
desenvolvimento técnico de uma região em relação às outras, levando em conta
a urbanização, o emprego da ciência na agricultura e na indústria, a presença de centros de pesquisa, a
quantidade de ferrovias e rodovias para escoar a produção de bens, a
intensidade da ação humana sobre a natureza etc. Por exemplo, na Região
Concentrada, o investimento em desenvolvimento científico e tecnológico,
aplicado em agricultura, indústria e serviços, é maior que nas demais regiões.
Observe essa regionalização no mapa ao lado. ETAPA
1 e 2: Logo após a leitura comentada solicitar os estudantes a
fazer a atividade do livro Araribá Mais nas página 61.
Atividade 1. Leia o trecho a seguir e,
depois, responda à questôes proposta. A história do povoamento indígena no Brasil
é, antes de tudo, uma
história de despovoamento [...] despovoamento, eis o primeiro grande traço da história indígena no Brasil, como de resto ocorreu nas Américas em proporções
gigantescas. [...] VAINFAS, Ronaldo. História
indígena: 500 anos de despovoamento.
In: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio
de Janeiro, 2007. p. 37. • Por que o trecho afirma que a história do povoamento indígena no Brasil é
uma história de despovoamento? Você concorda com
essa afirmação? 4 Responda: a) O que significa regionalizar? b)O que é região? c) Qual é a
finalidade de regionalizar o território?
12º AULA ETAPA 1 e 2: Correção da atividade e
socialização. Obs. Lembrando que o professor é livre para fazer as
adaptações precisas desde que não fuga do objeto de conhecimento.
RECURSOS: ( 37 a 50
e 52 a 60 ) Livro didático; ( x) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( )
Computador; ( ) Jogos; (x )
Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (
)
Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 48 , 61 ) ( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros: Referencia: Livro Araribá Mais Geografia (Meio
ambiente, sustentabilidade e fontes de energia ) https://youtu.be/Lse3NXWBK00
.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
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