4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2024

 

                                                     SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala

Objetos do conhecimento: Integração Mundial e suas interpretações: Globalização e Mundialização/ Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma ática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:       Período: 22-04- 2024 a 10-05-2024.           de Aulas: 06

       HABILIDADES

(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

(EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

(EF06GE08IT) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, usando os recursos tecnológicos disponíveis a partir da realidade de Itamaraju.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as trans transformações da biodiversidade local e do mundo.

                                                 COMPETÊNCIA   ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

   COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                            COMPETÊNCIAS   SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades  realizadas.

 

 

 

                                                                          aula

 

Etapa 1 e 2: O professor(a) nesta  etapa  inicia abordando sobre o tema “Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!” orientando os estudantes a leitura comentada do texto ou um vídeo disponível na apostila, seguida da explicação e questionamentos. Dando a oportunidade dos estudantes a se expressar sobre Globalização e Meio ambiente.

Sustentabilidade: o que é, como funciona, benefícios e exemplos - FIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                Globalização e a Indispensável sustentabilidade ambiental

A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na cidade.

Por definição, a globalização é entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual e, por vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se conectadas, com um grande fluxo de informações, capitais, bens e valores culturais. Tal panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano interage e gera impactos sobre o meio natural.

No âmbito da questão ambiental na Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas posteriores transformações. Com a industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a transformação desses elementos primários passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.

No campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia. Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural, gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos recursos naturais.

As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 250 anos são bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo modo, as alterações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais são, sem dúvidas, os impactos mais duramente sentidos no contexto socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global.

Contudo, no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com a conservação ambiental.

De todo modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, além da conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação entre as nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam as necessidades básicas para a conservação da natureza.

Referência : https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/globalizacao-meio-ambiente.htm

Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WJjYTEh3nI4 (Globalização e Sustentabilidade)

                                                                     2º aula

Etapa 1: Nesta etapa após assistir o vídeo ou a leitura comentada e questionada solicitar aos estudantes que através do texto construam um mapa mental sobre: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

Exemplos de mapa mental:

Mapas Mentais sobre SUSTENTABILIDADE - Study Maps      Mapa mental / Globalização🌐 | Globalização, Mapa mental, Mapa conceitual

Etapa 2: Após a confecção dos mapas mentais, fazer a socialização dos mapas construídos.

Sugestão: Montar murais com os mapas mentais para expor na escola.

                                                                 3° aula

Etapa 1: Iniciar a etapa com a acolhida dos estudantes, uma breve sondagem sobre o que foi trabalhado na aula anterior. Em seguida começar a introdução sobre” Mudanças no mundo do trabalho” que se encontra na página 42 do livro didático de Geografia espaço e interação. Podendo ser utilizado o livro com leitura compartilhada e explicação ou resumo do texto no quadro e logo após a explicação.

Texto para leitura:

Mudanças no mundo do trabalho

Ontem e hoje: como o trabalho mudou ao longo do tempo? O uso de máquinas, robôs e outros recursos tecnológicos nos diferentes setores da economia foi responsável por importantes transformações no mundo do trabalho e no espaço geográfico, tanto no campo como nas cidades. O desenvolvimento industrial e a mecanização do campo impulsionam o processo de urbanização no mundo todo, ainda que em ritmos diferentes. Os trabalhadores que deixam o campo são atraídos para as cidades, onde há ofertas de emprego nos setores industrial e de serviços. As cidades crescem e criam demandas, que são atendidas pela incorporação de novas tecnologias que permitem a progressiva ampliação da produção de mercadorias e, ao mesmo tempo, reduzem o número de trabalhadores envolvidos nas tarefas produtivas.

 

Desemprego no campo e na cidade

O fechamento definitivo de vagas de emprego por causa da incorporação de inovações tecnológicas nas atividades produtivas é umas das causas do chamado desemprego estrutural. A mecanização do campo, por exemplo, elimina muitos postos de trabalho, levando os camponeses a migrarem para as cidades. Esse processo tem sido constante nos países desenvolvidos, porém, tende a ser mais intenso nos países subdesenvolvidos e emergentes, que ainda estão em vias de modernização das atividades agrárias. Tecnologias de informação, microeletrônica e robótica estão cada vez mais incorporadas nas empresas. Indústrias substituem operários por robôs; bancos substituem funcionários por caixas eletrônicos e pela disponibilização de serviços na internet, entre outras mudanças. Com isso, o desemprego também aumenta no setor de serviços.

Horta Urbana - Desemprego estrutural no campo é um projeto =( | Facebook

A precarização do trabalho no século XXI

Apesar da história de luta dos trabalhadores pela conquista de seus direitos, o trabalho informal sempre foi uma realidade, em maior ou menor escala, dependendo da região e do período histórico. O desenvolvimento das tecnologias de comunicação e a ampliação do acesso à internet, aliados às mudanças na economia mundial e ao desemprego, contribuíram para o surgimento de uma nova face da precarização do trabalho, a uberização. O termo faz referência ao nome de uma das maiores empresas do mundo de aplicativos de transporte privado de passageiros e entrega de refeições e mercadorias.

OS EMPREENDEDORES | A Caricatura

Por não possuírem vínculos empregatícios, os trabalhadores autônomos não têm acesso a direitos trabalhistas básicos, como salário-mínimo, férias e repouso semanal remunerados, seguro-desemprego, jornada de trabalho de oito horas por dia, aposentadoria, entre outros. Em algumas situações, o trabalhador deve usar recursos próprios para arcar com custos relacionados ao serviço prestado: manutenção dos veículos e combustível, compra ou aluguel do carro, moto ou bicicleta, mensalidade do plano de celular para receber as chamadas nos aplicativos etc.

Vídeo aula:  https://www.youtube.com/watch?v=jG1T3_I0hIM (UBERIZAÇÃO: crise, globalização, leis e direitos trabalhistas

                                                                            4°aula 

Etapa 1: Após o acolhimento da turma, levantamento prévio do conteúdo da aula anterior. Logo após atividade do livro didático páginas 42,43 e 44. Ou se preferir outra atividade a escolha do professor(a). Se houver tempo, fazer a correção da atividade. Juntos com os estudantes.

Etapa 2: Dando continuidade à aula anterior o que recepcionar os estudantes. Se não houve tempo na última aula, fazer correção da atividade da aula passada.

                                                                            5° Etapa

Etapa 1: Logo após a correção da atividade, introdução do conteúdo “Comunicações, transportes e fluxos” que se encontra na página 52 do livro didático Geografia Espaço e Interação. O professor(a) promove um momento de escuta, questionamentos e socialização.

Segue abaixo texto com o resumo do conteúdo do capítulo.

                                                  Comunicações transporte e fluxos

Transportes: o que são, tipos, evolução, problemas - Brasil Escola

A evolução dos transportes na era da Globalização permitiu uma maior integração internacional e o crescimento da dinâmica econômica mundial.

Considerando a evolução do sistema capitalista ao longo dos séculos e as transformações que permitiram a integração mundial, podemos dizer que, sob muitos aspectos, a evolução da Globalização é, pois, uma série contínua de evolução nos meios de transporte. Portanto, a questão dos transportes na era da Globalização envolve uma dinâmica de transformações cada vez mais aceleradas e produtoras de uma interdependência.

Aliados à evolução nos sistemas de comunicação, os meios de transporte permitiram a ocorrência daquilo que se assinalou como a compressão do tempo e do espaço, em que as distâncias do mundo “encurtaram”, ou seja, podem ser mais facilmente percorridas, reduzindo gastos e também tempo em deslocamentos e emissão de mensagens. Com isso, a globalização gerou o desencadeamento de uma rede de fluxos de informações e serviços que interliga vários pontos do globo entre si.

O século XX, por sua vez, foi o século do desenvolvimento rodoviário e também do transporte aéreo, sobretudo com a III Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica Informacional. Com isso, cargas, produtos e pessoas puderam ser mais facilmente deslocados, permitindo a integração com os pontos mais remotos, fator necessário e vital para a atual complexidade da globalização. Se antes uma mercadoria ou mensagem levava dias ou, a depender da distância, até meses para chegar, hoje em dia é possível comunicar-se ou se deslocar rapidamente mesmo entre os locais de distância mais extrema.

Portanto, podemos perceber que os transportes são de fundamental importância para o fluxo de informações da economia moderna, que se estende em uma lógica macroespacial. Se hoje temos os acordos internacionais, os blocos econômicos e o deslocamento de produtos e matérias-primas na Divisão Internacional do Trabalho, é porque foi possível conceber uma rede de transportes que se torna, a cada dia, mais dinâmica e mais vital para o funcionamento da economia.

Vídeo Aula: https://www.youtube.com/watch?v=Yw8zWem3-Sg  ( Globalização e os fluxos econômicos mundiais – Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental ).

 

                                                                      6° Etapa

Etapa 1: Após a leitura, o vídeo orientar a opção de atividade, do livro didático Geografia Espaço e Interação nas página 52,53,54 e 55. Ou alguma outra atividade da opção do professor(a) de acordo com a realidade da sua turma. Solicitar a correção da atividade e sanar as dúvidas.

Etapa 2: Trabalhar o capitulo 2(Globalização e cultura), a partir da página 56, com uma atividade lúdica ou avaliação. Fica a critério de cada professor(a).

Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=c27ZJNdCDTo

Opção de atividade:

Sugerir aos estudantes que façam uma pesquisa em grupo sobre Globalização e os desafios no século XXI sugerido e confeccione cartazes ou slides e depois socializem com o restante da turma.

Caça-palavras: a globalização da cultura | Caça-palavras, Cruzadinha de  geografia, Globalização

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

                

                      

 

 

 

 

 

 

                     

                                                                              

 

 

 

 

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1- Assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que melhor exprime a ideia central do texto:

 

“Vivemos num período de globalização. Assim há certa transferência, ou transplante de estilos de comportamento social, ou cultural e uma grande familiaridade, com o diferente quando milhões de pessoas em todo o globo compartilham os mesmos hábitos e costumes mesmo sem se dar conta disso.”

 

a-Mundialização da produção.     b- Aldeia Global   c-Produção em série.   d-Sociedade Global.

 

2-    O que é globalização?

 

a-    Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de países isolados.

 

b-    Chama-se globalização, ou mundialização, a diminuição da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.

 

c-    Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.

 

d-    Chama-se globalização, ou mundialização, a falta de dependência de todos os povos e países da superfície terrestre, uns em relação aos outros.

3-    Referente a globalização das comunicações é correto afirmar que:

 

a-    foi possível graças a TV e acordos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo.

 

b-     Tem sua face mais visível nas emissoras de rádio do mundo.

 

c-     Não se deve levar em conta a internet.

 

d-    Tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo.

4-     Das mudanças ocorridas na economia mundial em que pode ser observada a globalização marque a única INCORRETA:

 

a)    O crescimento do comércio internacional;

 

b)    O aumento do fluxo financeiro internacional;

 

c)    Com o uso de tecnologias e máquinas o trabalhador ganhou espaço no mercado de trabalho;

 

d)    A produção mundialização.

 

5-    Leia, com atenção, o texto do geógrafo J. W. Vesentini.

 

"A descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações técnicas. O carvão vai sendo substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas, a petroquímica e a indústria automobilística."

O texto trata da:

 

a)    Primeira Revolução Industrial que ocorreu de meados do século XVIII até por volta de 1870.

 

b)    Segunda Revolução Industrial surgida desde o final do século XIX até os anos 70 do século XX.

 

c)    Terceira Revolução Industrial, típica das inovações tecnológicas da época atual.

 

d)    O carvão mineral é a principal fonte de energia da atualidade, em função da importância das máquinas a vapor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaborada por: Natália Polon e Izaiane. .

Coordenação e colaboração: Uelcineia Jeamonod da Cruz.


 

 

a)  RECURSOS: (  44 a 60 e 59) Livro didático; (x ) Data show; ( x ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (x ) Textos Informativos; ( ) Outros

b) AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 59  )

c)  ( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

d) ( x ) Atividade escrita; (x  ) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE”

https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4

 https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY.

         Globalização e Meio Ambiente:https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4

Globalização e a sustentabilidade https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I

 

 

 

 

 

 

 

                                                         

                                             Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário