SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema: Juntos pelo
Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! Subtema: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental. |
UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala Objetos do conhecimento: Integração
Mundial e suas interpretações: Globalização e Mundialização/ Cadeias
industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas. |
Objetivo geral:
Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre
homem e meio ambiente que podemos chamar
de ecologia, mas também pode
ser uma ática humana
de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde
se viver. |
|
Ano: 9º Período: 22-04- 2024 a 10-05-2024. Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07GE04) Analisar a distribuição
territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade
étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como
aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. (EF07GE04BA) Analisar a distribuição
territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade
étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como
aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de
identidade do estado. EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas
escalas gráficas e numéricas dos mapas. (EF06GE08IT)
Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas,
usando os recursos tecnológicos disponíveis a partir da realidade de
Itamaraju. (EF06GE11)
Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na
distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as trans
transformações da biodiversidade local e do mundo. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como
os seres humanos
fazem uso dos
recursos da natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para
entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Argumentar com base em fatos, dados
e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista
e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global, com posicionamento ético
em relação ao cuidado de si mesmo,
dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso
só tem a ganhar
o reconhecimento em si
e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar
quanto no futuro,
para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores,
essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos estudantes , assim
teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação
de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades realizadas. |
1º aula
Etapa 1 e 2: O professor(a) nesta etapa
inicia abordando sobre o tema “Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!” orientando os estudantes a
leitura comentada do texto ou um vídeo disponível na apostila, seguida da explicação
e questionamentos. Dando a oportunidade dos estudantes a se expressar sobre Globalização e Meio ambiente.
Globalização
e a Indispensável sustentabilidade ambiental
A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se
na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo
aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes para
integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção no
campo e na cidade.
Por definição, a globalização é entendida como o
processo de integração global das sociedades, correspondendo ao período de
maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual
e, por vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se conectadas,
com um grande fluxo de informações, capitais, bens e valores culturais. Tal
panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano interage e gera
impactos sobre o meio natural.
No âmbito da questão ambiental na Globalização,
podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da
alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial
e suas posteriores transformações. Com a industrialização, ampliou-se o consumo
e a pressão sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis, como o
solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a
transformação desses elementos primários passou a ser acompanhada da produção
de um grande volume de poluição, tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica e
de outros tipos.
No campo, os efeitos
dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas
agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as
transformações recentes introduzidas por conhecimentos científicos, como a
biotecnologia. Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade
no meio rural, gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e
extração dos recursos naturais.
As consequências geradas pelo desenvolvimento
industrial dos últimos 250 anos são bastante discutidas, e os seus limites
exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio
científico. De todo modo, as alterações na composição da atmosfera e o
esgotamento dos recursos naturais são, sem dúvidas, os impactos mais duramente
sentidos no contexto socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos,
que, na opinião da maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em
um futuro próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global.
Contudo, no cerne do
processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que
atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca
por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a
preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos
como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com a
conservação ambiental.
De todo modo, a
atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma
série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo,
os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial
plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, além da
conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação entre as
nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam as necessidades
básicas para a conservação da natureza.
Referência : https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/globalizacao-meio-ambiente.htm
Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WJjYTEh3nI4 (Globalização e Sustentabilidade)
2º
aula
Etapa 1: Nesta etapa
após assistir o vídeo ou a leitura comentada e questionada solicitar aos
estudantes que
através do texto construam um mapa mental sobre: Globalização e a
indispensável sustentabilidade ambiental.
Exemplos de mapa mental:
Etapa 2: Após a confecção dos
mapas mentais, fazer a socialização dos mapas construídos.
Sugestão: Montar murais com os
mapas mentais para expor na escola.
3° aula
Etapa 1: Iniciar a
etapa com a acolhida dos estudantes, uma breve sondagem sobre o que foi
trabalhado na aula anterior. Em seguida começar a introdução
sobre” Mudanças no mundo do trabalho” que se encontra na página 42 do livro didático de Geografia espaço
e interação. Podendo ser utilizado o livro com leitura compartilhada e
explicação ou resumo do texto no quadro e logo após a explicação.
Texto para
leitura:
Mudanças no mundo do
trabalho
O uso de máquinas, robôs e outros recursos
tecnológicos nos diferentes setores da economia foi responsável por importantes
transformações no mundo do trabalho e no espaço geográfico, tanto no campo como
nas cidades. O desenvolvimento industrial e a mecanização do campo impulsionam
o processo de urbanização no mundo todo, ainda que em ritmos diferentes. Os
trabalhadores que deixam o campo são atraídos para as cidades, onde há ofertas
de emprego nos setores industrial e de serviços. As cidades crescem e criam
demandas, que são atendidas pela incorporação de novas tecnologias que permitem
a progressiva ampliação da produção de mercadorias e, ao mesmo tempo, reduzem o
número de trabalhadores envolvidos nas tarefas produtivas.
Desemprego no campo e na cidade
O fechamento definitivo de vagas de
emprego por causa da incorporação de inovações tecnológicas nas atividades
produtivas é umas das causas do chamado desemprego estrutural. A mecanização do
campo, por exemplo, elimina muitos postos de trabalho, levando os camponeses a
migrarem para as cidades. Esse processo tem sido constante nos países
desenvolvidos, porém, tende a ser mais intenso nos países subdesenvolvidos e
emergentes, que ainda estão em vias de modernização das atividades agrárias.
Tecnologias de informação, microeletrônica e robótica estão cada vez mais
incorporadas nas empresas. Indústrias substituem operários por robôs; bancos
substituem funcionários por caixas eletrônicos e pela disponibilização de
serviços na internet, entre outras mudanças. Com isso, o desemprego também
aumenta no setor de serviços.
A precarização do trabalho no século
XXI
Apesar da história de luta dos
trabalhadores pela conquista de seus direitos, o trabalho informal sempre foi
uma realidade, em maior ou menor escala, dependendo da região e do período
histórico. O desenvolvimento das tecnologias de comunicação e a ampliação do
acesso à internet, aliados às mudanças na economia mundial e ao desemprego,
contribuíram para o surgimento de uma nova face da precarização do trabalho, a
uberização. O termo faz referência ao nome de uma das maiores empresas do mundo
de aplicativos de transporte privado de passageiros e entrega de refeições e
mercadorias.
Por não possuírem vínculos
empregatícios, os trabalhadores autônomos não têm acesso a direitos
trabalhistas básicos, como salário-mínimo, férias e repouso semanal
remunerados, seguro-desemprego, jornada de trabalho de oito horas por dia,
aposentadoria, entre outros. Em algumas situações, o trabalhador deve usar
recursos próprios para arcar com custos relacionados ao serviço prestado:
manutenção dos veículos e combustível, compra ou aluguel do carro, moto ou
bicicleta, mensalidade do plano de celular para receber as chamadas nos
aplicativos etc.
Vídeo
aula: https://www.youtube.com/watch?v=jG1T3_I0hIM (UBERIZAÇÃO:
crise, globalização, leis e direitos trabalhistas
4°aula
Etapa 1: Após o acolhimento da
turma, levantamento prévio do conteúdo da aula anterior. Logo após atividade do
livro didático páginas 42,43 e 44. Ou se preferir outra atividade a escolha do
professor(a). Se houver tempo, fazer a correção da atividade. Juntos com os
estudantes.
Etapa 2: Dando continuidade à aula anterior o que recepcionar os
estudantes. Se não houve tempo na última aula, fazer correção da atividade da
aula passada.
5° Etapa
Etapa 1: Logo após a correção da
atividade, introdução do conteúdo “Comunicações, transportes e fluxos” que se encontra na página 52
do livro didático Geografia Espaço e Interação. O professor(a) promove um
momento de escuta, questionamentos e socialização.
Segue abaixo texto com o
resumo do conteúdo do capítulo.
Comunicações transporte e fluxos
A
evolução dos transportes na era da Globalização permitiu uma maior integração
internacional e o crescimento da dinâmica econômica mundial.
Considerando a evolução
do sistema capitalista ao longo dos séculos e as transformações que permitiram
a integração mundial, podemos dizer que, sob muitos aspectos, a evolução
da Globalização é, pois, uma série
contínua de evolução nos meios de transporte. Portanto, a questão dos transportes na era da Globalização envolve
uma dinâmica de transformações cada vez mais aceleradas e produtoras de uma
interdependência.
Aliados à evolução nos
sistemas de comunicação, os meios de transporte permitiram a ocorrência daquilo
que se assinalou como a compressão
do tempo e do espaço, em que as distâncias do mundo “encurtaram”,
ou seja, podem ser mais facilmente percorridas, reduzindo gastos e também tempo
em deslocamentos e emissão de mensagens. Com isso, a globalização gerou o
desencadeamento de uma rede de fluxos de informações e serviços que interliga
vários pontos do globo entre si.
O século XX, por sua
vez, foi o século do desenvolvimento rodoviário e também do transporte aéreo,
sobretudo com a III Revolução Industrial, também conhecida como Revolução
Técnico-Científica Informacional. Com isso, cargas, produtos e pessoas puderam ser mais
facilmente deslocados, permitindo a integração com os pontos mais remotos,
fator necessário e vital para a atual complexidade da globalização. Se antes
uma mercadoria ou mensagem levava dias ou, a depender da distância, até meses
para chegar, hoje em dia é possível comunicar-se ou se deslocar rapidamente
mesmo entre os locais de distância mais extrema.
Portanto, podemos
perceber que os transportes são de fundamental importância para o fluxo de informações da economia
moderna, que se estende em uma lógica macroespacial. Se hoje temos os acordos
internacionais, os blocos econômicos e o deslocamento de produtos e
matérias-primas na Divisão Internacional do Trabalho, é porque foi possível
conceber uma rede de transportes que se torna, a cada dia, mais dinâmica e mais
vital para o funcionamento da economia.
Vídeo Aula: https://www.youtube.com/watch?v=Yw8zWem3-Sg ( Globalização e os fluxos
econômicos mundiais – Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental ).
6° Etapa
Etapa 1: Após a leitura, o vídeo orientar a opção de atividade, do livro didático Geografia Espaço e
Interação nas página 52,53,54 e 55. Ou alguma outra atividade da opção do
professor(a) de acordo com a realidade da sua turma. Solicitar a correção da
atividade e sanar as dúvidas.
Etapa 2: Trabalhar
o capitulo 2(Globalização e cultura), a partir da página 56, com uma
atividade lúdica ou avaliação. Fica a critério de cada professor(a).
Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=c27ZJNdCDTo
Opção de atividade:
Sugerir aos estudantes
que façam uma pesquisa em grupo sobre Globalização
e os desafios no século XXI sugerido e confeccione cartazes ou slides e
depois socializem com o restante da turma.
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR
1- Assinale a alternativa correta. Assinale a alternativa que
melhor exprime a ideia central do texto:
“Vivemos
num período de globalização. Assim há certa transferência, ou transplante de
estilos de comportamento social, ou
cultural e uma grande familiaridade, com o diferente quando milhões de pessoas
em todo o globo compartilham os mesmos hábitos
e costumes mesmo
sem se dar conta disso.” a-Mundialização da produção. b-
Aldeia Global c-Produção em série. d-Sociedade Global. 2- O que é globalização?
a-
Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de países isolados. b-
Chama-se globalização, ou mundialização, a diminuição da interdependência de todos os povos e países da superfície
terrestre. c-
Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície
terrestre. d-
Chama-se globalização, ou mundialização, a falta de dependência de todos os povos e países da superfície terrestre, uns em relação aos outros. 3- Referente a globalização das comunicações é correto afirmar
que:
a-
Só foi possível graças a TV e acordos
entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. b-
Tem sua face mais
visível nas emissoras de rádio do mundo. c-
Não se deve levar
em conta a internet. d-
Tem sua face mais visível na internet, a rede
mundial de computadores, possível graças a
acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. 4-
Das mudanças ocorridas na economia mundial em que pode ser observada a globalização marque
a única INCORRETA:
a) O crescimento do comércio internacional; b) O aumento do fluxo
financeiro internacional; c) Com o uso de tecnologias e máquinas o trabalhador ganhou
espaço no mercado
de trabalho; d) A produção mundialização. 5-
Leia, com atenção, o texto do geógrafo J. W. Vesentini.
"A
descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações
técnicas. O carvão vai sendo
substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais
importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas, a petroquímica e a
indústria automobilística." O texto
trata da:
a)
Primeira Revolução Industrial que ocorreu
de meados do século XVIII
até por volta
de 1870. b)
Segunda Revolução Industrial surgida desde
o final do século XIX
até os anos
70 do século
XX. c) Terceira Revolução Industrial, típica das inovações tecnológicas da época atual. d)
O carvão
mineral é a principal fonte
de energia da atualidade, em função da importância das
máquinas a vapor. |
Elaborada
por: Natália
Polon e Izaiane. .
Coordenação
e colaboração:
Uelcineia Jeamonod da Cruz.
a)
RECURSOS: ( 44 a 60 e 59) Livro
didático; (x ) Data show; ( x ) Jornal; ( ) Revista; ( x )
Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; (x )
Textos Informativos; ( ) Outros
b) AVALIAÇÃO: (
) Prova; (x ) Trabalho; (
x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 59 )
c) (
) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação
do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
d) ( x )
Atividade escrita; (x ) Avaliação da
participação; Outros:
Referencias:
“GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE”
https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4
https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY.
Globalização e Meio Ambiente:https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4
Globalização e a sustentabilidade https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I
Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário