4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO - 2024

 

                                                SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

   Tema: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Normal!

Subtema: Sustentabilidade no espaço geográfico.

Unidade Temática: Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.

Objetivo geral:  Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 6°                          Período: 22/04 a 10/05/2024                                         Nº de Aulas: 9

                                 HABILIDADES

(EF06GE03BA) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade.

(EF05GE11): Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc), propondo soluções (inclusive tecnologias) para esses problemas.

(EF06E08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

(EF06GE08IT) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas  dos mapas, usando os recursos tecnológicos disponíveis a partir da realidade de Itamaraju.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza , com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes fisícos-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

                     COMPETÊNCIA  ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

                        COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

              COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes, assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                                 1ºAULA

ETAPA 1 e 2: Esta aula aborda conceitos relacionados às etapas que compõem a habilidade ( EF06GE03BA). Para o desenvolvimento desta proposta, são apresentados aos estudantes  sobre a localização da Terra no Sistema Solar e os movimentos realizados pelos planetas. Explicação das consequências desses movimentos e exibição do mapa de fusos horários, com a  demonstração com a lanterna e o globo, com momentos de questionamentos e tirá dúvidas.

Texto para leitura:

                                                                                                                                                           

OS MOVIMENTOS DA TERRA

 A rotação e a translação são os movimentos mais importantes do planeta. Eles influenciam diretamente o dia e a noite, o clima e as paisagens de cada local.

 A rotação

 A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo, ou seja, em torno de si mesma. Esse movimento ocorre de oeste para leste e dura cerca de 24 horas (ou, mais precisamente, 23 horas, 56 minutos e 4 segundos). Graças à rotação, o Sol aparece de um lado (aproximadamente no leste) e desaparece do outro (aproximadamente no oeste). Para um observador fixo, parece que ele está se movimentando, quando na verdade é a Terra que se move. Esse fenômeno é chamado de movimento aparente do Sol. Ao longo do dia, o Sol é percebido em posições diferentes com o passar das horas. Observe os horários das fotografias desta página, obtidas de um mesmo local, para perceber esse movimento. A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Em determinado momento, enquanto em uma face do planeta é dia, pois está sendo iluminada pelo Sol, na face oposta é noite.

 A translação

 A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, o que, como unidade de medida de tempo, é chamado de ano solar. Para facilitar, o nosso calendário arredonda o ano para 365 dias, e a cada quatro anos é acrescentado um dia ao mês de fevereiro (chamado de ano bissexto). A distribuição desigual de luz e calor do Sol nos dois hemisférios (Norte e Sul) ao longo de um ano resulta nas quatro estações (primavera, verão, outono e inverno), que têm início nos equinócios e solstícios. Essa variação se deve principalmente à inclinação do eixo terrestre associada ao movimento de translação. Observe na ilustração abaixo que, quando é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério Sul. O Hemisfério Norte é o mais iluminado e aquecido entre junho e setembro. A partir de então, começam o outono no Hemisfério Norte e a primavera no Hemisfério Sul. Em 21, 22 ou 23 de dezembro começam o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte. Como a maior parte do Brasil está no Hemisfério Sul, o verão no país começa em dezembro, e o inverno, em junho.

Sugestão de vídeo aula (Movimento de rotação e translação)

https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI

 

                                                                                 2ºAULA

ETAPA 1 e 2: Após a explicação, questionametos e momento de tira dúvidas, propor aos estudantes  uma atividade de Fixação que esta disponível na apostila, ou uma outra elaborada pelo professor(a). Em seguida correção da atividade.

2.    Você sabia? EXISTE UMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O SURGIMENTO DO DIA E DA NOITE. ISSO ACONTECE DEVIDO AO MOVIMENTO QUE A TERRA FAZ AO REDOR DE SEU PRÓPRIO EIXO. Use as palavras abaixo para completar as frases:

                                                  SISTEMA – TERRA – TRANSLAÇÃO- ROTAÇÃO – OITO- SOL

1.    O movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo se chama rotação. Nosso planeta leva 24 horas para dar a volta torno de si mesmo. Esse movimento marca dois períodos distintos: O dia e a Noite.

Marque x no período que você estuda:

(  ) Matutino       (  ) Vespertino       (  ) Noturno.

3ºAULA

ETAPA 1: Dando continuidade  a aula  anterior sobre os conceitos relacionados às etapas que compõem a habilidade ( EF06GE03BA). O professor(a) pode fazer um breve resumo sobre  As Zonas Climáticas da Terra” orientando os estudantes a fazer uma leitura comentada.

 Leitura e interpretação de texto:

As Zonas Climáticas da Terra

 São cinco as zonas climáticas da terra

 

 Sabemos que na Terra existem áreas onde faz muito calor e áreas muito frias por exemplo, nos polos faz muito frio praticamente o ano todo, já nas regiões próximas a linha do equador, a temperatura em geral é elevada todos os meses do ano.

Como se explica essa diferença de temperatura entre essas duas regiões?

 Você sabe que o calor que sentimos vem dos raios solares. Nas áreas equatoriais, esses raios alcançam a terra mais diretamente, isto é, a inclinação dos raios solares. Já nas zonas polares, eles são bastantes inclinados. É por isso que próximo do equador a temperatura é elevada e próximo dos polos é baixa.

 Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos polos, a superfície terrestre foi dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas.

 

Mapa com as zonas climáticas da Terra

·         Zona tropical ou inter tropical: esta localizada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. É a região mais quente da terra.

·         Zona temperada do norte: entre o trópico de câncer e o circulo polar ártico. Como recebem  raio do sol mais inclinados,são menos aquecidas e iluminadas . nessas zonas, é fácil receber a passagem das quatro estações do ano, pois ai cada estação apresenta as características que a diferenciam nitidamente das outras.

·         Zona temperada do sul: entre o trópico de capricórnio e o circulo polar antártico.

·         Zona polar do sul: abrange  as áreas localizadas dentro do circulo polar antártico.

·         Zona polar do norte: abrange as áreas situadas dentro do circulo polar ártico.

As zonas polares são as regiões mais frias do planeta, essas zonas recebem os raios do sol muito inclinados e, por tanto, muito fracos por causa disso são muito frias. Por esse motivo, ocorrendo nelas e formação de grandes geleiras.

A maior parte do território brasileiro situa-se na zona tropical, daí por porque o Brasil, em geral, predominam temperaturas elevadas.

É bom saber. A importância dos trópicos e dos círculos polares, deve se ao fato de eles servir de limites para as chamadas zona da terra.

ETAPA  2: Iniciar as etapas com uma revisão dos conteúdos abordados na aula anterior, uma atividade de fixação, em seguida a correção da mesma, com momentos de tira dúvidas.

Revisão e atividade de fixação

01. Quais os movimentos que a Terra realiza? Explique cada um deles.

02. O movimento de translação é responsável pelas estações do ano. Faça um desenho representando cada estação do ano.

03. Por que a superfície da Terra é iluminada e aquecida de forma desigual pela energia solar?

04. O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, quais são elas?

                                                                                  4º AULA

ETAPA 1 e 2: Nestas etapas o professor(a) orienta os estudantes através do livro didático Geografia espaço e interação na página  Uso do livro didático páginas 30.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                           5º AULA

ETAPA 1 e 2: Dando continuação ao objeto de conhecimento sobre Fusos horários, o professor(a) promove a continuação da leitura do texto, em seguida a atividade de fixação na página 31 do livro didático e se for  possível for a correção da atividade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                   6º AULA

ETAPA 1 e 2: Nestas etapas o professor(a) promove a leitura coletiva do texto e do mapa “ Brasil: Fusos horários”, que se encontra na página 31 do livro didático Geografia espaço e Interação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

 

 

 

 

 

Sugestão: ATIVIDADE EXTRA   

 

the spanish worksheet for telling time with pictures and instructions to teach children how to tell

                                                                         7º AULA

ETAPA 1: Nesta aula, sugerimos iniciar a abordagem, com a turma questionando os estudantes com perguntas do tipo:

O que é Meio Ambiente?

Alguém já ouviu falar em sustentabilidade?

Qual a importância de sermos sustentáveis?

 Em seguida  pode ser feita  uma breve introdução a respeito da “Importância da Sustentabilidade para o planeta”.

 Outra sugestão se possível utilizar o data show, sugerimos que apresentem aos alunos a animação que segue no link:  https://www.youtube.com/watch?v=Qky8NVaAfK8 .

 

Outra possibilidade é a leitura direcionada do texto que segue abaixo:

 

 

 

 

 

                               SUSTENTABILIDADE

 

 Sempre que ouvimos por aí a expressão sustentabilidade, vemos o seu nome associado a uma maior conscientização sobre as diferentes formas de preservar o meio ambiente, não é mesmo? Mas o que será que significa, exatamente, essa expressão? Para que ela serve? Sustentabilidade é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais. Assim sendo, temos que preservar o meio ambiente para garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o mesmo.    Por isso, as pessoas e a sociedade em geral precisam elaborar e colocar em prática ideias para realizar o desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza. É por esse motivo que a expressão “sustentabilidade” é também chamada de desenvolvimento sustentável, ou seja, manter a preservação da economia sem afetar os recursos naturais. Portanto, seriam exemplos de ações sustentáveis: deter o desmatamento, plantar novas árvores ou reflorestar áreas desmatadas, conservar os rios e demais cursos d'água, adotar medidas para diminuir a necessidade de novos recursos naturais (tais como a diminuição do consumo e a reciclagem), não poluir o ar, entre outras incontáveis medidas. Assim, para que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta quanto das instituições para conservarem os recursos naturais. Além disso, todos nós, cidadãos, também temos essa missão. Dessa forma, devemos plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir menos lixo, reciclar e assim por diante. Reciclar e preservar os recursos naturais é muito importante para a sustentabilidade A promoção da sustentabilidade no mundo tem sido um desafio, pois nem todos os países estão, em termos práticos, dispostos a promover a conservação do meio ambiente, pois isso implicaria reduzir determinadas ações, como a produção industrial poluidora, entre outras. Por outro lado, é importante que todos compreendam a ideia de que desenvolvimento sustentável não significa crescer menos economicamente, mas fazer a economia crescer com responsabilidade ambiental.

                                                                                                                                 Por Me. Rodolfo Alves Pena

 

OBS: Importante explicar aos alunos que é apenas uma introdução sobre o assunto, que posteriormente será  melhor explorado.

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto, momento de questionamentos e socialização.

                                                                           

                                                                             8º aula

 

ETAPA 1: Depois da socialização oral das informações contidas no vídeo ou no texto, direcionar os estudantes para a seguinte atividade: 

 

 A sustentabilidade “refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade” (https://brasilescola.uol.com.br/educacao/sustentabilidade.htm ).

 

1- De acordo com esse conceito leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa que não corresponde a medidas sustentáveis:

a) Substituição de agrotóxicos e produtos químicos por elementos da agricultura orgânica, como adubação com uso de compostagem da matéria orgânica.

b) Redução ou fim do uso de combustíveis fósseis e sua substituição por combustíveis limpos.

c) Preferir os recursos não renováveis em detrimento dos bens renováveis.

d) Intensificar as políticas de reciclagem.

 

 Analise a charge abaixo:

 

 

2-Aponte uma causa e uma consequência da ação humana:

 

3-  Quais medidas podem ser adotadas no nosso dia a dia para evitar a poluição do meio

ambiente?

 

Etapa 2: Correção da atividade e momento de tirá dúvida, em seguida sugerir a proposta a seguir:

 

  Subtema: Sustentabilidade no espaço geográfico.

Filmar como o lixo é descartado em suas casas

Socializar o vídeo com a turma.

Quem não tem como filmar, relatar através da escrita e com ilustração como é feita a coleta do lixo.

Trabalhar a música: “cuida da Terra”.

A habilidade EF06GE11 consiste em: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Produção de texto sobre a temática em questão.                                                                          

                                                                                  9º aula

 

O entendimento de que a Cartografia se transforma com os conhecimentos adquiridos sobre o espaço geográfico e as técnicas de cada período histórico é fundamental para que os estudantes compreendam a função social dos mapas ao longo do tempo.

ETAPA 1e 2: Nestas etapas sugiro um trabalho mais direcionado e integrado com História, a fim de que eles entendam melhor os contextos e as situações sociais e políticas que promoveram transformações no espaço geográfico ao longo do tempo, bem como os conhecimentos sobre a superfície terrestre. O professor(a) pode orientar aos estudantes a leitura coletiva do objeto de conhecimento sobre MAPAS E O ESPAÇO GEOGRÁFICO das páginas 40 e 41 do livro didático Geografia espaço e Interação.

 

RECURSOS: Livro didático; (30,31,32,40 e 41 ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (x ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  31 a 32 )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Elaborada por:  Núbia, Marilaque, Adeires e Ibys.

Coordenação e colaboração: Uelcineia Jeamonod da Cruz

 

 

Referencias:

 

 Livro didático de Geografia espaço e Interação.

 (Movimento de rotação e translação) https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI

A sustentabilidade “refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade” (https://brasilescola.uol.com.br/educacao/sustentabilidade.htm ).

 

                                                                     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

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