SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema: Juntos pelo Planeta:
Sustentabilidade é o Normal! Subtema: Sustentabilidade no espaço geográfico. |
Unidade Temática:
Conexões e
Escalas Objetos
do Conhecimento: Fenômenos
naturais e sociais representados de diferentes maneiras. |
Objetivo
geral: Conhecer o espaço geográfico como uma construção
histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a
natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do
espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 6° Período: 22/04 a 10/05/2024 Nº
de Aulas: 9 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE03BA) Descrever os movimentos do
planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo
atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica
social e econômica no campo e na cidade. (EF05GE11): Identificar
e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da
residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico
etc), propondo soluções (inclusive tecnologias) para esses problemas. (EF06E08) Medir
distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. (EF06GE08IT) Medir
distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, usando os recursos tecnológicos
disponíveis a partir da realidade de Itamaraju. (EF06GE11) Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza , com base na distribuição dos
componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade
local e do mundo. (EF06GE11IT) Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos
componentes fisícos-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade
do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história 7.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões
socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos estudantes, assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1ºAULA ETAPA 1 e 2: Esta aula
aborda conceitos relacionados às etapas que compõem a habilidade ( EF06GE03BA). Para o desenvolvimento desta proposta, são
apresentados aos estudantes sobre a
localização da Terra no Sistema Solar e os movimentos realizados pelos
planetas. Explicação das consequências desses movimentos e exibição do mapa
de fusos horários, com a demonstração
com a lanterna e o globo, com momentos de questionamentos e tirá dúvidas. Texto para leitura: OS MOVIMENTOS
DA TERRA A rotação e a translação são os movimentos
mais importantes do planeta. Eles influenciam diretamente o dia e a noite, o
clima e as paisagens de cada local. A rotação A rotação
é o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo, ou seja, em torno de
si mesma. Esse movimento ocorre de oeste para leste e dura cerca de 24 horas
(ou, mais precisamente, 23 horas, 56 minutos e 4 segundos). Graças à rotação,
o Sol aparece de um lado (aproximadamente no leste) e desaparece do outro
(aproximadamente no oeste). Para um observador fixo, parece que ele está se
movimentando, quando na verdade é a Terra que se move. Esse fenômeno é
chamado de movimento aparente do Sol. Ao longo do dia, o Sol é percebido em
posições diferentes com o passar das horas. Observe os horários das
fotografias desta página, obtidas de um mesmo local, para perceber esse
movimento. A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos
dias e das noites. Em determinado momento, enquanto em uma face do planeta é
dia, pois está sendo iluminada pelo Sol, na face oposta é noite. A translação A translação
é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo
dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, o que, como unidade de
medida de tempo, é chamado de ano solar. Para facilitar, o nosso calendário
arredonda o ano para 365 dias, e a cada quatro anos é acrescentado um dia ao
mês de fevereiro (chamado de ano bissexto). A distribuição desigual de luz e
calor do Sol nos dois hemisférios (Norte e Sul) ao longo de um ano resulta
nas quatro estações (primavera, verão, outono e inverno), que têm início nos
equinócios e solstícios. Essa variação se deve principalmente à inclinação do
eixo terrestre associada ao movimento de translação. Observe na ilustração
abaixo que, quando é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério Sul.
O Hemisfério Norte é o mais iluminado e aquecido entre junho e setembro. A
partir de então, começam o outono no Hemisfério Norte e a primavera no
Hemisfério Sul. Em 21, 22 ou 23 de dezembro começam o verão no Hemisfério Sul
e o inverno no Hemisfério Norte. Como a maior parte do Brasil está no
Hemisfério Sul, o verão no país começa em dezembro, e o inverno, em junho. Sugestão de
vídeo aula (Movimento de rotação e translação) https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI
2ºAULA ETAPA
1 e 2: Após a explicação, questionametos
e momento de tira dúvidas, propor aos estudantes uma atividade de Fixação que esta
disponível na apostila, ou uma outra elaborada pelo professor(a). Em seguida
correção da atividade. 2.
Você
sabia? EXISTE UMA EXPLICAÇÃO
CIENTÍFICA SOBRE O SURGIMENTO DO DIA E DA NOITE. ISSO ACONTECE DEVIDO AO
MOVIMENTO QUE A TERRA FAZ AO REDOR DE SEU PRÓPRIO EIXO. Use as palavras
abaixo para completar as frases:
SISTEMA – TERRA – TRANSLAÇÃO- ROTAÇÃO – OITO- SOL 1.
O movimento que a Terra
realiza em torno do seu próprio eixo se chama rotação. Nosso planeta leva 24
horas para dar a volta torno de si mesmo. Esse movimento marca dois períodos distintos: O dia e a Noite. Marque x no
período que você estuda: ( ) Matutino (
) Vespertino ( ) Noturno. 3ºAULA ETAPA 1: Dando
continuidade a aula anterior sobre os conceitos relacionados às
etapas que compõem a habilidade ( EF06GE03BA).
O professor(a) pode fazer um breve resumo sobre “As Zonas Climáticas da Terra” orientando
os estudantes a fazer uma leitura comentada. Leitura e interpretação de
texto: As Zonas Climáticas da Terra São cinco as zonas
climáticas da terra
Sabemos que na Terra existem áreas onde faz muito calor e áreas muito frias por
exemplo, nos polos faz muito frio praticamente o ano todo, já nas regiões
próximas a linha do equador, a temperatura em geral é elevada todos os meses
do ano. Como se explica essa diferença de
temperatura entre essas duas regiões? Você
sabe que o calor que sentimos vem dos raios solares. Nas áreas equatoriais,
esses raios alcançam a terra mais diretamente, isto é, a inclinação dos raios
solares. Já nas zonas polares, eles são bastantes inclinados. É por isso que
próximo do equador a temperatura é elevada e próximo dos polos é baixa. Como
resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor
aquecimento na região dos polos, a superfície terrestre foi dividida em zonas
climáticas ou zonas térmicas. ·
Zona tropical ou inter tropical: esta localizada
entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. É a região mais quente
da terra. ·
Zona temperada do norte: entre o trópico de
câncer e o circulo polar ártico. Como recebem raio do sol mais
inclinados,são menos aquecidas e iluminadas . nessas zonas, é fácil receber a
passagem das quatro estações do ano, pois ai cada estação apresenta as
características que a diferenciam nitidamente das outras. ·
Zona temperada do sul: entre o trópico de
capricórnio e o circulo polar antártico. ·
Zona polar do sul: abrange as
áreas localizadas dentro do circulo polar antártico. ·
Zona polar do norte: abrange as áreas
situadas dentro do circulo polar ártico. As zonas polares são as regiões mais frias do
planeta, essas zonas recebem os raios do sol muito inclinados e, por tanto,
muito fracos por causa disso são muito frias. Por esse motivo, ocorrendo
nelas e formação de grandes geleiras. A maior parte do território brasileiro situa-se na
zona tropical, daí por porque o Brasil, em geral, predominam temperaturas
elevadas. É bom saber. A importância dos trópicos e dos
círculos polares, deve se ao fato de eles servir de limites para as chamadas
zona da terra. ETAPA
2: Iniciar
as etapas com uma revisão dos conteúdos abordados na aula anterior, uma
atividade de fixação, em seguida a correção da mesma, com momentos de tira
dúvidas. Revisão e atividade de
fixação 01. Quais
os movimentos que a Terra realiza? Explique cada um deles. 02. O movimento de translação é
responsável pelas estações do ano. Faça um desenho representando cada estação
do ano. 03. Por que a superfície da Terra é
iluminada e aquecida de forma desigual pela energia solar? 04. O globo terrestre está
classificado em cinco zonas térmicas, quais são elas?
4º AULA ETAPA 1 e 2: Nestas
etapas o professor(a) orienta os estudantes através do livro didático Geografia
espaço e interação na página Uso do livro didático páginas 30.
5º AULA ETAPA 1 e 2: Dando
continuação ao objeto de conhecimento sobre Fusos horários, o professor(a) promove a continuação da leitura
do texto, em seguida a atividade de fixação na página 31 do livro didático e
se for possível for a correção da
atividade.
6º AULA ETAPA
1 e 2: Nestas etapas o professor(a)
promove a leitura coletiva do texto e do mapa “ Brasil: Fusos horários”, que
se encontra na página 31 do livro didático Geografia espaço e Interação.
Sugestão: ATIVIDADE EXTRA
7º AULA ETAPA 1: Nesta aula, sugerimos iniciar a
abordagem, com a turma questionando os estudantes com perguntas do tipo: O
que é Meio Ambiente? Alguém
já ouviu falar em sustentabilidade? Qual
a importância de sermos sustentáveis? Em seguida
pode ser feita uma breve
introdução a respeito da “Importância da Sustentabilidade para o planeta”. Outra sugestão se possível utilizar o data
show, sugerimos que apresentem aos alunos a animação que segue no link: https://www.youtube.com/watch?v=Qky8NVaAfK8
. Outra possibilidade é a leitura direcionada do texto que
segue abaixo: SUSTENTABILIDADE Sempre que ouvimos por aí a expressão sustentabilidade, vemos o seu nome
associado a uma maior conscientização sobre as diferentes formas de preservar
o meio ambiente, não é mesmo? Mas o que será que significa, exatamente, essa
expressão? Para que ela serve? Sustentabilidade
é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade
sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar
os meios naturais. Assim sendo, temos que preservar o meio ambiente para
garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o
mesmo. Por isso, as pessoas e a
sociedade em geral precisam elaborar e colocar em prática ideias para
realizar o desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza.
É por esse motivo que a expressão “sustentabilidade” é também chamada de
desenvolvimento sustentável, ou seja, manter a preservação da economia sem
afetar os recursos naturais. Portanto, seriam exemplos de ações sustentáveis:
deter o desmatamento, plantar novas árvores ou reflorestar áreas desmatadas,
conservar os rios e demais cursos d'água, adotar medidas para diminuir a
necessidade de novos recursos naturais (tais como a diminuição do consumo e a
reciclagem), não poluir o ar, entre outras incontáveis medidas. Assim, para
que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de
todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e
com uma fiscalização correta quanto das instituições para conservarem os
recursos naturais. Além disso, todos nós, cidadãos, também temos essa missão.
Dessa forma, devemos plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo
exagerado, produzir menos lixo, reciclar e assim por diante. Reciclar e
preservar os recursos naturais é muito importante para a sustentabilidade A
promoção da sustentabilidade no mundo tem sido um desafio, pois nem todos os
países estão, em termos práticos, dispostos a promover a conservação do meio
ambiente, pois isso implicaria reduzir determinadas ações, como a produção
industrial poluidora, entre outras. Por outro lado, é importante que todos
compreendam a ideia de que desenvolvimento sustentável não significa crescer
menos economicamente, mas fazer a economia crescer com responsabilidade
ambiental. Por
Me. Rodolfo Alves Pena OBS: Importante explicar aos alunos
que é apenas uma introdução sobre o assunto, que posteriormente será melhor explorado. ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do
texto, momento de questionamentos e socialização.
8º aula ETAPA 1: Depois da socialização oral das
informações contidas no vídeo ou no texto, direcionar os estudantes para a
seguinte atividade: A sustentabilidade “refere-se ao
princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos
naturais e a exploração deles por parte da sociedade” (https://brasilescola.uol.com.br/educacao/sustentabilidade.htm ). 1- De acordo com esse conceito leia
as afirmativas abaixo e marque a alternativa que não corresponde a medidas
sustentáveis: a) Substituição de agrotóxicos e
produtos químicos por elementos da agricultura orgânica, como adubação com
uso de compostagem da matéria orgânica. b) Redução ou fim do uso de
combustíveis fósseis e sua substituição por combustíveis limpos. c) Preferir os recursos não
renováveis em detrimento dos bens renováveis. d) Intensificar as políticas de
reciclagem. Analise a charge abaixo: 2-Aponte
uma causa e uma consequência da ação humana: 3-
Quais medidas
podem ser adotadas no nosso dia a dia para evitar a poluição do meio ambiente? Etapa 2: Correção da atividade e momento de
tirá dúvida, em seguida sugerir a proposta a seguir: Subtema: Sustentabilidade no espaço geográfico. Filmar como o lixo é descartado em suas casas Socializar o vídeo com a turma. Quem não tem como filmar, relatar através da escrita e com ilustração
como é feita a coleta do lixo. Trabalhar a música: “cuida da Terra”. A habilidade EF06GE11 consiste
em: Analisar
distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição
dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da
biodiversidade local e do mundo. Produção
de texto sobre a temática em questão.
9º aula O
entendimento de que a Cartografia se transforma com os conhecimentos
adquiridos sobre o espaço geográfico e as técnicas de cada período histórico
é fundamental para que os estudantes compreendam a função social dos mapas ao
longo do tempo.
ETAPA 1e 2: Nestas etapas sugiro um
trabalho mais direcionado e integrado com História, a fim de que eles
entendam melhor os contextos e as situações sociais e políticas que
promoveram transformações no espaço geográfico ao longo do tempo, bem como os
conhecimentos sobre a superfície terrestre. O professor(a) pode orientar aos
estudantes a leitura coletiva do
objeto de conhecimento sobre MAPAS E O
ESPAÇO GEOGRÁFICO das páginas 40 e 41 do livro didático Geografia espaço
e Interação. RECURSOS: Livro
didático; (30,31,32,40 e 41 ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (x ) Computador;
( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x)
Trabalho; ( x)
Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 31 a 32 ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros: Elaborada
por: Núbia, Marilaque, Adeires e Ibys. Coordenação
e colaboração: Uelcineia Jeamonod da Cruz Referencias: Livro
didático de Geografia espaço e Interação. (Movimento de rotação e
translação) https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI A sustentabilidade “refere-se ao
princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos
naturais e a exploração deles por parte da sociedade” (https://brasilescola.uol.com.br/educacao/sustentabilidade.htm ). Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
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