4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO -2023

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

TEMA: Sustentabilidade no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: A importância da sustentabilidade para o  planeta.

Unidade Temática: Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento: Relações entre os componentes físicos-naturais.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                         Período: 08/05/2023 a 03/06/2023                         de Aulas: 12

                                                         HABILIDADES

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade.

(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade da Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju.

(EF06GE08IT) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, usando os recursos tecnológicos disponíveis a partir da realidade de Itamaraju.

 (EF06GE09IT) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de Itamaraju

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. Construir argumentos com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso

tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho, da participação nas aulas e nas atividades realizadas.

Socialização entre professores e estudantes (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

 

 

 

                                                                     1º AULA

 

ETAPA 1:  Nesta aula o professor pode fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios sobre “ Características do planeta terra”, abordando aos alunos alguns questionamentos:

·         Porque o nosso planeta recebeu o nome de Terra?

·         Quais as características do planeta Terra?

  Em seguida o professor se for possível pode usar as ferramentas tecnológicas, sugerimos  o vídeo  que faz um resumo dessa  temática de forma leve e objetiva em 4:53 minutos. https://www.youtube.com/watch?v=IyXASC6ncE8

 

 

CARACTERÍSTICAS DO PLANETA TERRA

 

 

 

 ETAPA 2: Solicitar a leitura coletiva do texto abaixo por parte dos estudantes; ou mesmo do próprio livro didático Araribá Mais Geografia que inicia na página 48 a seguir,  na medida que vai seguindo com a explicação:

 

                                                                   O PLANETA TERRA

 

 O Planeta Terra é um dos quatro planetas rochosos que compõem o Sistema Solar, localizado na Via Láctea. Ao dizer que ele é um planeta rochoso, estamos falando basicamente da sua composição, sua superfície sólida é formada por rochas e metais pesados, como o ferro. A composição rochosa e a presença de metais pesados fazem com que o planeta desse tipo apresente maior densidade. Por isso, a Terra está mais próxima do Sol quando comparada aos planetas gasosos.

Nós não a habitamos por acaso. A localização da Terra no Universo possibilita que nela haja água em seus três estados físicos: líquido, sólido e gasoso, assim como também influencia na presença de gases que colaboram para que sua temperatura média seja mantida por volta dos 14 ºC.

 Vamos entender um pouco sobre a atmosfera terrestre? Basicamente, ela é composta por oxigênio, https://static.escolakids.uol.com.br/2019/08/estrutura-interna-terra.jpgnitrogênio, vapor d'água e dióxido de carbono. Este é um dos principais responsáveis por um fenômeno natural conhecido como efeito estufa, que permite a existência de vida no planeta.

  Os gases presentes na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono, possuem a capacidade de absorver os raios solares emitidos à superfície terrestre. Uma vez que esses são absorvidos, evita-se que o calor seja totalmente irradiado de volta ao espaço. A parcela de energia solar absorvida fica então retida na atmosfera, permitindo que haja um equilíbrio energético e evitando uma grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima).     Assim, o planeta consegue manter temperaturas que possibilitam a existência de vida, diferentemente dos demais planetas que se encontram no Sistema Solar.

  Os seres vivos que habitam a Terra retiram dela tudo aquilo que precisam para sobreviver. Os recursos naturais, renováveis ou não renováveis, permitem que os seres humanos, animais e vegetais mantenham-se vivos. Ao longo da história, mecanismos de adaptação foram desenvolvidos para que esses recursos pudessem ser aproveitados. Contudo, o uso excessivo e irracional desses tem provocado grandes danos ao planeta.

  O meio ambiente tem sido constantemente degradado, comprometendo a vida das gerações futuras. A busca por um modelo de desenvolvimento sustentável é um dos principais temas de discussões em todas as regiões da Terra.

                                                                      2º aula:

 ETAPA 1: Continuação do objeto de conhecimento abordando “Estrutura interna da Terra”.

    

                                                Estrutura interna da Terra

 

   A Terra é divida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.

 

  O planeta Terra possui formato de uma esfera, apresentando as regiões dos polos um pouco achatadas. Esse formato arredondado é possível porque o planeta possui massa suficiente para que a sua gravidade exerça a forma do equilíbrio estático. Em seu interior, o planeta apresenta algumas divisões, mais conhecidas como camadas da Terra. Veja quais são:

 

 

Sugestão : O professor  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade .

 ETAPA 2: Como sugestão de atividade, trazemos algumas possibilidades visando estimular o avanço na leitura e na escrita, mais claro que cada professor é livre  para direcionar mediante a realidade de suas turmas:

 Opção 1- Elaborem um texto resumo de no mínimo 25 linhas das páginas 48 a 57 do livro didático Araribá Mais Geografia, incluindo as partes que julgarem mais importantes.

Opção 2- Direcione os estudantes a produzirem 10 Você sabia? Também das páginas 48 a 57. Ambas possibilidades estimulará os estudantes.

                                                               3º AULA

ETAPA 1: Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi abordado nas aulas anteriores sobre “O planeta terra”. Em seguida o professor deverá estimular os estudantes  sobre os seus conhecimentos sobre “Rotação e Translação”.  Resumo sobre Rotação e translação, para ser impresso ou copiar no quadro ou pode ser utilizado o livro didático Araribá Mais Geografia, páginas 49 e 50.

Sugestão: O professor pode fazer o ditado do texto, desenvolvendo no estudante  a atenção e a concentração por meio da capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita.

LEITURA DO TEXTO:

     OS MOVIMENTOS DA TERRA

A rotação e a translação são os movimentos mais importantes do planeta. Eles influenciam diretamente o dia e a noite, o clima e as paisagens de cada local.

         A rotação

 

 A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo, ou seja, em torno de si mesma. Esse movimento ocorre de oeste para leste e dura cerca de 24 horas (ou, mais precisamente, 23 horas, 56 minutos e 4 segundos). Graças à rotação, o Sol aparece de um lado (aproximadamente no leste) e desaparece do outro (aproximadamente no oeste). Para um observador fixo, parece que ele está se movimentando, quando na verdade é a Terra que se move. Esse fenômeno é chamado de movimento aparente do Sol. Ao longo do dia, o Sol é percebido em posições diferentes com o passar das horas. Observe os horários das fotografias desta página, obtidas de um mesmo local, para perceber esse movimento. A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Em determinado momento, enquanto em uma face do planeta é dia, pois está sendo iluminada pelo Sol, na face oposta é noite.

    A translação

 A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, o que, como unidade de medida de tempo, é chamado de ano solar. Para facilitar, o nosso calendário arredonda o ano para 365 dias, e a cada quatro anos é acrescentado um dia ao mês de fevereiro (chamado de ano bissexto). A distribuição desigual de luz e calor do Sol nos dois hemisférios (Norte e Sul) ao longo de um ano resulta nas quatro estações (primavera, verão, outono e inverno), que têm início nos equinócios e solstícios. Essa variação se deve principalmente à inclinação do eixo terrestre associada ao movimento de translação. Observe na ilustração abaixo que, quando é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério Sul. O Hemisfério Norte é o mais iluminado e aquecido entre junho e setembro. A partir de então, começam o outono no Hemisfério Norte e a primavera no Hemisfério Sul. Em 21, 22 ou 23 de dezembro começam o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte. Como a maior parte do Brasil está no Hemisfério Sul, o verão no país começa em dezembro, e o inverno, em junho.

Sugestão de vídeo aula (Movimento de rotação e translação)

https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI

                                                              4º AULA

Etapa 1: Nesta etapa o professor(a)  pode fazer a  leitura compartilhada do texto disponível na apostila e propocionar o  momento de prover comentários e reflexões sobre o assunto abordado.

Sugestão de atividades complementares.

                                                           

 

1.    Você sabia? EXISTE UMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O SURGIMENTO DO DIA E DA NOITE. ISSO ACONTECE DEVIDO AO MOVIMENTO QUE A TERRA FAZ AO REDOR DE SEU PRÓPRIO EIXO. Use as palavras abaixo para completar ar frases:

                                                  SISTEMA – TERRA – TRANSLAÇÃO- ROTAÇÃO – OITO- SOL

2.    O movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo se chama rotação. Nosso planeta leva 24 horas para dar a volta torno de si mesmo. Esse movimento marca dois periodos distintos:O dia e a Noite.

Marque x no período que você estuda:

(  ) Matutino       (  ) Vespertino       (  ) Noturno.

 

                                            Atividade complementar

1. O Sistema Solar é composto por um total de oito planetas. O conceito de planeta está atrelado a determinadas características, entre elas:

A) contar com iluminação direta do Sol e ter água.

B) possuir mais de uma lua e receber luz do Sol.

C) apresentar estrelas e possuir oxigenação do ar.

D) ter equilíbrio estático e orbitar ao redor do Sol.

e) dispor de uma lua e ter uma estrutura redonda.

2. Define o movimento de:

a)Rotação _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)Translação _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Como é formado o sistema solar?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

                                                               5º AULA

 ETAPA  1 e 2:  Nesta aula o professor fará uma revisão geral e correção das atividades para a verificação do aprendizado na próxima aula.

 

                                                             6º AULA

ETAPA  1 e 2: Verificação do aprendizado com momento de questionamento e tira possíveis dúvidas. O professor(a) pode também sugerir uma roda de conversa com perguntas e respostas sobre os conteùdos abordados.

 

 

                                                            7º aula

 

ETAPA  1 e 2: Nesta aula fazer um levantamento prévio e sondagem sobre e “A deriva continental e as placas tectônicas” contido na apostila, da sequêcia anterior. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4 em seguida pedi que responda a atividade complementar.

 

Agora vamos responder as questões baseado  na leitura e interpretação do texto.

 

 

 

 


 

 

                      O BLOCO-DIAGRAMA

O bloco-diagrama é um recorte esquemático que reproduz parte da superfície terrestre em três dimensões. Esse tipo de representação mostra a paisagem em uma visão oblíqua segundo a posição do observador, dando a ideia de volume. De maneira geral, a interpretação de um bloco-diagrama é simples, pois não exige o conhecimento de convenções cartográficas ou a consulta a uma legenda. Por meio de blocos-diagramas, é possível criar esquemas explicativos da dinâmica interna do planeta ou de processos como a formação das montanhas. Sua elaboração pode ser feita respeitando as proporções reais ou com exageros verticais para destacar as formas representadas. No exemplo desta página, as proporções reais não são respeitadas. Desenhar manualmente uma paisagem exige muita habilidade. Hoje, contudo, há programas de computador especializados que produzem blocos-diagramas digitais com base em informações obtidas de satélites.

 

 

Fonte: PRESS, F. et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 57. Representação artística para fins didáticos, sem escala.

1 . Quais informações sobre a estrutura representada podemos extrair desse bloco- -diagrama? Essas informações estariam visíveis em um mapa?

2.   Que fenômeno esse bloco-diagrama representa? Explique-o e indique suas possíveis consequências.

3.  Quais são as vantagens do uso dos blocos-diagramas para representar determinada porção do espaço?

4.  Se você elaborasse um bloco-diagrama da região do seu município, quais elementos você representaria?

8ªAula

 

ETAPA 1:Inicia a aula com um bom dia e chamada, em seguida fazer um levantamento prévio e sondagem sobre o assunto abordado na aula anterior. Sugerir a leitura compartilhada do texto proposto.

 

Leitura do texto abaixo com bastante atenção:

 

Vulcões

  Vulcões são estruturas geológicas constituídas de massa de rocha fundida, devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente representam uma abertura na superfície terrestre capaz de expelir material magmático e gases vindos do interior do planeta.

  As erupções vulcânicas podem causar bastante destruição, especialmente quando sua área é habitada. Nem toda região do planeta há vulcões, e sua formação e distribuição estão relacionadas à existência das placas tectônicas. Visualmente os vulcões assemelham-se a montanhas, podendo até ser confundidos, especialmente quando se encontram inativos.

  Contudo, são estruturas diferentes desde a sua formação até a sua composição. Os vulcões podem ser localizados tanto nos continentes quanto nos oceanos, e o estudo dessas estruturas é bastante relevante para compreender os eventos ocorridos no interior da  terra.


 

 

 

 Os vulcões, apesar de suas várias formas, possuem uma estrutura comum.

Os vulcões, formados principalmente por silicatos que se misturam com vapor d'água e gás, possuem uma estrutura que se liga a uma câmara subterrânea profunda. Basicamente, os vulcões são constituídos de:

Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera. Classificação quanto a sua atividade:

 

Ativo: apresenta atividade, ou seja, demonstra sinais de instabilidade.

 

Dormente: não está em atividade, contudo, pode ser que, em um dado momento, volte a apresentar sinais de instabilidade.

 

Extinto: possivelmente não apresentará sinais de atividade.

 

Terremotos

 

Os terremotos são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre, provocando, em alguns casos, destruições e mortes. Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.

Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosferas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando uma zona de convergência). Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de

energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto. O local onde há o encontro entre as placas tectônicas é chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície acima do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão (hipocentro) e da magnitude do terremoto.

Demonstração do hipocentro (foco) e do epicentro de um terremoto.

A magnitude é a quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade é a consequência causada pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli.


 

Entre os efeitos de um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão a destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), além de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formação de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande destruição.

 

Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão, localizado em uma zona muito sísmica, é atingido por centenas de terremotos por dia.

 

Os lugares mais atingidos por terremotos são os territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras.

 

*Créditos da imagem: Prometheus72 / shutterstock

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

 

ETAPA 2: Após a leitura compartilhada do texto pedir aos estudantes para fazer a atividade proposta na apostila.

 

                                                                    ATIVIDADE

 

1.      Basicamente, os vulcões são constituídos de: Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera. Quanto a sua atividade, os vulcões podem ser classificados em três tipos, quais são eles?

2.      O que são terremotos?

3.      Os eventos naturais podem se tornar problemas sociais. Sobre os terremotos, responda às questões abaixo.

a)  Como seus efeitos podem ser minimizados?

b)  Todas as sociedades têm condições de tomar medidas para reduzir os danos causados por abalos sísmicos? Justifique sua resposta.

4.  Observe a fotografia a seguir. Depois, responda às questões.

 

a)      Qual é o fenômeno retratado?

 

 

 

b)  Como se forma esse fenômeno?

 

 

 

 

c)  Esse tipo de fenômeno pode ser evitado? Por quê?

 

 

 

 

 

 

                  



                                                                                        9º AULA

ETAPA 1: Esta aula esta estruturada em 2 etapa,para cada aula uma etapa, sabendo que cada turma tem uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender , estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas,lembre-se! Seu papel é fundamental para que os estudantes possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

 

Texto para leitura:

 

A litosfera

A litosfera é a parte rígida da esfera terrestre, compreendendo a crosta e a parte mais externa do manto. Sua origem está associada ao processo de formação da Terra. Inicialmente, o planeta era muito quente e gasoso, mas, com seu resfriamento ao longo de milhões de anos, a camada mais superficial se solidificou. A crosta é constituída de duas partes com diferentes espessuras, constituições rochosas e formas: a crosta continental, que é a estrutura terrestre mais superficial, composta de camadas de rochas que configuram os continentes e as zonas de baixa profundidade nas costas, e a crosta oceânica, que é a do fundo dos oceanos, mais fina se comparada à crosta continental. Esse conjunto das partes sólidas da Terra é formado por diversos tipos de rocha. Em sua superfície e em seu interior existem vários tipos de minerais, que são explorados pelos seres humanos no desenvolvimento das atividades econômicas e, por isso, são chamados de recursos minerais (como a areia, utilizada na construção civil, e o petróleo, óleo natural do qual é possível produzir gasolina, nafta, asfalto, querosene, solventes etc.).

 

A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra. O ar, por sua vez, é uma mistura de gases, constituída de 78% de gás nitrogênio, 21% de gás oxigênio, 0,03% de gás carbônico e o restante de outros gases. Outros planetas do Sistema Solar também possuem atmosfera, mas com características diferentes das da atmosfera terrestre. Ao longo da evolução da Terra, a atmosfera passou por modificações que possibilitaram o desenvolvimento e a proliferação da vida. Entre elas, estão a redução de gases venenosos aos seres vivos, como o cloro, e a formação de uma camada de gás ozônio, que protege a superfície terrestre da radiação ultravioleta emitida pelo Sol. A atmosfera também regula a temperatura da superfície terrestre: ela retém parte do calor proveniente do Sol, mantendo a temperatura ideal para o desenvolvimento dos seres vivos.

 

ETAPA 2: Continuação da leitura com questionamentos e discussão sobre o texto disponível na apostila.

 

A hidrosfera é o conjunto das águas do planeta damos o nome de hidrosfera. Ela é formada pelas águas subterrâneas, pela água existente na atmosfera, pelas geleiras e pelas águas de oceanos, mares, rios e lagos. Devido às condições de temperatura na superfície terrestre, a água em estado líquido é encontrada em abundância. Sem água, não haveria vida: além de fazer parte da composição dos corpos dos seres vivos, ela é o ambiente de desenvolvimento e reprodução de muitos deles. Os seres humanos utilizam a água para satisfazer diversas necessidades. A água que bebemos é proveniente de rios e reservatórios subterrâneos. Oceanos, mares e rios muitas vezes servem como via de transporte de pessoas e de mercadorias.

 

A biosfera é o resultado da interconexão entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera. Observe a ilustração. A biosfera é a menor das esferas, formada pelos seres vivos e pelos elementos que propiciam as condições necessárias para o desenvolvimento da vida (solo, ar, água etc.)

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                           

                                                                                             10º AULA

 

 

ETAPA 1: Após fazer a leitura do texto ou asistir o video e  anotar as informações, fazer um bate papo com os estudantes sobre as informações a respeito do assunto abordado. Em seguida pedi para fazer a atividade proposta na apostila.

 

ATIVIDADE

 

1.      Em seu caderno, relacione os ambientes terrestres identificados no quadro a suas definições.

 

a)  ( ) Trata-se da porção mais rígida do planeta, constituída por crosta e parte superior do manto.

b)  ( ) É resultado da interligação de todos os outros ambientes e é nela que os seres vivos se desenvolvem.

c)  ( ) Contém os gases necessários para o desenvolvimento da vida.

d)  ( ) É formada por geleiras, oceanos, mares, rios, lagos, águas subterrâneas, vapor d’água, água retida nos seres vivos.

 

I.Biosfera             II. Atmosfera

III. Hidrosfera        IV. Litosfera


2.      Escolha dois ambientes da Terra presentes na fotografia abaixo e cite exemplos de atividades humanas relacionadas a eles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.        A     crosta terrestre é constituída de duas partes com diferentes espessuras, contituições rochosase formas; a crosta continental, que é a estrutura terrestre mais superficial,e a crota oceânica, que à do fundo dos oceanos, mais fina se comparada á crosta continental. A crosta terrestre também é chamada de :

 

A) Biosfera           b) Litosfera                 c) Mesosfera     d) Troposfera  e) endosfera

 

                                                                             11º AULA

   

 

 

ETAPA1 e 2: Esta aula esta estruturada em etapas, na primeira etapa o professor(a) faz uma sondagem da aula anterior e em seguida retoma  sobre o tema: Sustentabilidade no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Levando em consideração a sobrevivência das gerações futuras ao utilizarmos os recursos naturais hoje, pensando na exploração responsável da natureza, como são feitos os descartes de materiais e como podemos conscientizar nossos estudantes sobre a importância de cuidar de nosso lixo para o meio ambiente,sugiro que o professor(a) questionar os estudantes sobre a importância de cuidar do nosso lixo para o meio ambiente. Abordando perguntas que estimulem aos estudantes expressar seu posicionamento.

·         Qual a importâcia de cuidar do nosso lixo para o meio ambiente?

O descarte incorreto, sem um local ideal para reciclagem, faz com que esse material polua o meio ambiente, principalmente os oceanos, além de ser necessária a utilização de outros recursos, em maioria não renováveis, para a produção de novos plásticos.

·         O que podemos sobre o lixo?

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. É qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado.

 

·         Como podemos promover a conscientização da população para a preservação do meio ambiente?

 

Conscientizando – os de hábitos importântes como:

Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele.

Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades. Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível.

Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos.

 

Sugestão: Nesta etapa o professor(a) pode orientar paso a passo aos estudantes a fazer compostagem, isto é o reaproveitamento do lixo orgânico em casa e utilizar esse nutriente adquirido desse composto em uma plantinha. E depois relatar no caderno para apresentar para a turma todo processo do reaproveitamento do lixo orgânico.

 

Fazer compostagem:

A compostagem consiste em reaproveitar seu lixo orgânico em casa: cascas de frutas e legumes, casca de ovo, etc. A compostagem pode reaproveitar até 50% do lixo doméstico e você ainda vai ter um composto de terra cheinho de nutrientes para suas plantinhas. Dá para fazer até dentro de um apartamento e é incrível ver de perto como a natureza é perfeita, pois os microorganismos atuam para transformar o que seria “lixo”em vida!

 

 

                                                                                  12º AULA

 

   

ETAPA 1 e 2: Iniciar com um bom dia ou boa tarde e chamada, em seguida propocionar um momento de escuta e tirá possiveis dúvidas sobre o relato dos estudantes, sobre o início do processo de compostagem, demonstrando uma das diferentes forma de utilizar o lixo como algo útil no nosso dia a dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              SUGESTÕES DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES SOBRE O MEIO AMBIENTE



RECURSOS: (59 a 71e 74a 79 ) Livro didático; ( x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; (x ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 73  )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; (  x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Referencia:

 

Livro didático Arariá Mais Geografia

https://renapsi.org.br/18-acoes-praticas-para-voce-agir-na-preservacao-do-meio-ambiente/

 

link: https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4

 

https://veganbusiness.com.br/meio-ambiente-e-sustentabilidade/#:~:text=Sustentabilidade%20Ambiental%20e%20Ecol%C3%B3gica%3A%20%C3%A9,podem%20ser%20colocadas%20em%20pr%C3%A1tica.

 

https://www.fesaude.niteroi.rj.gov.br/noticias/no-dia-mundial-do-meio-ambiente-saiba-a-importancia-de-cuidar-do-nosso-planeta#:~:text=O%20descarte%20incorreto%2C%20sem%20um,a%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20novos%20pl%C3%A1sticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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