SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Sustentabilidade no
sentido mais significativo: “Amor
à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta. |
Unidade Temática: Conexões e Escalas Objetos do Conhecimento: Relações entre os componentes físicos-naturais. |
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Objetivo geral:
Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive
para compreender e planejar onde
se viver. |
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Ano: 6° Período: 08/05/2023 a 03/06/2023 Nº de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação
com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões
climáticos, sua relação e impactos sobre
a dinâmica social
e econômica no campo e na cidade. (EF06GE03IT)
Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da
atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre
a dinâmica social e econômica no campo e na cidade
da Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Porto Seguro
das áreas litorâneas e de Itamaraju. (EF06GE08IT)
Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas,
usando os recursos tecnológicos disponíveis a partir da realidade de
Itamaraju. (EF06GE09IT)
Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de
vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície
terrestre. Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo
hidrológico usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o
município de Itamaraju |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes
temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas
como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da
história. Construir argumentos com
base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista
que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro,
sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam
a consciência socioambiental e o
respeito à biodiversidade e ao
outro ,sem preconceito de qualquer natureza.
7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações
sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos
,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso:
estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho,
da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Socialização entre
professores e estudantes (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
Sugestão : O professor usando o mesmo objeto de conhecimento, pode
trabalhar uma outra opção atividade . ETAPA 2: Como sugestão de atividade,
trazemos algumas possibilidades visando estimular o avanço na leitura e na
escrita, mais claro que cada professor é livre para direcionar mediante a realidade de
suas turmas: Opção 1- Elaborem um texto resumo de
no mínimo 25 linhas das páginas 48 a 57 do livro didático Araribá Mais Geografia,
incluindo as partes que julgarem mais importantes. Opção 2- Direcione os estudantes
a produzirem 10 Você sabia? Também das páginas 48 a 57. Ambas possibilidades
estimulará os estudantes.
3º AULA ETAPA
1:
Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi abordado nas aulas
anteriores sobre “O planeta terra”. Em seguida o professor deverá estimular
os estudantes sobre os seus
conhecimentos sobre “Rotação e Translação”.
Resumo sobre Rotação e translação, para ser impresso ou copiar no
quadro ou pode ser utilizado o livro didático Araribá Mais Geografia, páginas
49 e 50. Sugestão: O professor pode fazer o ditado do texto, desenvolvendo no estudante a atenção e a concentração por meio da
capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita. LEITURA
DO TEXTO: OS MOVIMENTOS DA TERRA A rotação e a translação são os movimentos mais
importantes do planeta. Eles influenciam diretamente o dia e a noite, o clima
e as paisagens de cada local. A rotação A rotação é o movimento que a
Terra realiza em torno do seu eixo, ou seja, em torno de si mesma. Esse
movimento ocorre de oeste para leste e dura cerca de 24 horas (ou, mais
precisamente, 23 horas, 56 minutos e 4 segundos). Graças à rotação, o Sol
aparece de um lado (aproximadamente no leste) e desaparece do outro
(aproximadamente no oeste). Para um observador fixo, parece que ele está se
movimentando, quando na verdade é a Terra que se move. Esse fenômeno é
chamado de movimento aparente do Sol. Ao longo do dia, o Sol é percebido em
posições diferentes com o passar das horas. Observe os horários das
fotografias desta página, obtidas de um mesmo local, para perceber esse
movimento. A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos
dias e das noites. Em determinado momento, enquanto em uma face do planeta é
dia, pois está sendo iluminada pelo Sol, na face oposta é noite. A translação A translação é o
movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura
365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, o que, como unidade de medida de
tempo, é chamado de ano solar. Para facilitar, o nosso calendário arredonda o
ano para 365 dias, e a cada quatro anos é acrescentado um dia ao mês de
fevereiro (chamado de ano bissexto). A distribuição desigual de luz e calor
do Sol nos dois hemisférios (Norte e Sul) ao longo de um ano resulta nas
quatro estações (primavera, verão, outono e inverno), que têm início nos
equinócios e solstícios. Essa variação se deve principalmente à inclinação do
eixo terrestre associada ao movimento de translação. Observe na ilustração
abaixo que, quando é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério Sul.
O Hemisfério Norte é o mais iluminado e aquecido entre junho e setembro. A
partir de então, começam o outono no Hemisfério Norte e a primavera no
Hemisfério Sul. Em 21, 22 ou 23 de dezembro começam o verão no Hemisfério Sul
e o inverno no Hemisfério Norte. Como a maior parte do Brasil está no Hemisfério
Sul, o verão no país começa em dezembro, e o inverno, em junho. Sugestão de vídeo aula (Movimento de rotação e
translação) https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI
4º AULA Etapa 1:
Nesta etapa o professor(a) pode fazer
a leitura compartilhada do texto
disponível na apostila e propocionar o
momento de prover comentários e reflexões sobre o assunto abordado. Sugestão de
atividades complementares.
1.
Você
sabia? EXISTE UMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O SURGIMENTO DO DIA E DA NOITE.
ISSO ACONTECE DEVIDO AO MOVIMENTO QUE A TERRA FAZ AO REDOR DE SEU PRÓPRIO
EIXO. Use as palavras abaixo para completar ar frases:
SISTEMA – TERRA – TRANSLAÇÃO- ROTAÇÃO – OITO- SOL 2.
O
movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo se chama rotação.
Nosso planeta leva 24 horas para dar a volta torno de si mesmo. Esse
movimento marca dois periodos distintos:O dia e a Noite. Marque x no período que você estuda: ( )
Matutino ( ) Vespertino (
) Noturno. Atividade complementar 1. O Sistema Solar é composto por um total de oito planetas. O
conceito de planeta está atrelado a determinadas características, entre elas: A) contar com iluminação direta do Sol e ter água. B) possuir mais de uma lua e receber luz do Sol. C) apresentar estrelas e possuir oxigenação do ar. D) ter equilíbrio estático e orbitar ao redor do Sol. e) dispor de uma lua e ter uma estrutura redonda. 2. Define o movimento de: a)Rotação
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b)Translação _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. Como é formado o sistema
solar? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º AULA ETAPA
1 e 2: Nesta aula o professor fará uma revisão
geral e correção das atividades para a verificação do aprendizado na próxima
aula.
6º AULA ETAPA 1 e 2: Verificação do
aprendizado com momento de questionamento e tira possíveis dúvidas. O
professor(a) pode também sugerir uma roda de conversa com perguntas e
respostas sobre os conteùdos abordados.
7º aula ETAPA 1 e 2: Nesta
aula fazer um levantamento prévio e sondagem sobre e “A deriva continental e as placas tectônicas” contido
na apostila, da sequêcia anterior. Se preferir inicie a aula com o vídeo
proposto no link: https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4 em seguida pedi que responda a atividade complementar. Agora vamos responder as questões baseado na leitura e interpretação do texto. |
O BLOCO-DIAGRAMA
O bloco-diagrama é um
recorte esquemático que reproduz parte da superfície terrestre em três
dimensões. Esse tipo de representação
mostra a paisagem em uma visão oblíqua segundo a posição do observador, dando a
ideia de volume. De maneira geral, a
interpretação de um bloco-diagrama é simples, pois não exige o conhecimento de
convenções cartográficas ou a
consulta a uma legenda. Por meio de blocos-diagramas, é possível criar esquemas
explicativos da dinâmica interna
do planeta ou de processos
como a formação das montanhas. Sua elaboração pode ser feita respeitando as proporções reais ou com exageros verticais para destacar as
formas representadas. No exemplo desta página, as proporções reais não são respeitadas. Desenhar manualmente uma
paisagem exige muita habilidade. Hoje, contudo, há programas de computador especializados que produzem
blocos-diagramas digitais com base em informações obtidas de satélites.
Fonte: PRESS, F. et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto
Alegre: Bookman, 2006. p. 57. Representação artística para fins didáticos, sem escala.
1 . Quais
informações sobre a estrutura representada podemos extrair desse bloco-
-diagrama? Essas informações estariam
visíveis em um mapa?
2.
Que fenômeno
esse bloco-diagrama representa? Explique-o e indique
suas possíveis consequências.
3. Quais são as vantagens
do uso dos blocos-diagramas para representar determinada porção do espaço?
4.
Se você elaborasse um bloco-diagrama da região do seu município, quais elementos você representaria?
8ªAula
ETAPA 1:Inicia
a aula com um bom dia e chamada, em
seguida fazer um levantamento prévio e sondagem sobre o assunto abordado na aula anterior.
Sugerir a leitura
compartilhada do texto proposto.
Leitura do texto abaixo
com bastante atenção:
Vulcões
Vulcões são estruturas geológicas constituídas de massa de rocha fundida,
devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente representam uma abertura na superfície terrestre
capaz de expelir
material magmático e gases vindos do interior do planeta.
As erupções vulcânicas podem causar bastante
destruição, especialmente quando sua área é habitada. Nem toda região do planeta há vulcões, e sua formação e
distribuição estão relacionadas à existência das placas tectônicas. Visualmente os vulcões assemelham-se a montanhas, podendo até ser confundidos, especialmente quando se encontram inativos.
Contudo, são estruturas diferentes desde a sua formação
até a sua composição. Os vulcões podem ser localizados tanto nos continentes quanto nos oceanos, e o estudo dessas estruturas é bastante
relevante para compreender os eventos ocorridos no interior da terra.
Os vulcões, apesar de suas várias formas,
possuem uma estrutura
comum.
Os vulcões,
formados principalmente por silicatos que se misturam
com vapor d'água e gás, possuem uma estrutura que se liga a uma câmara subterrânea profunda. Basicamente, os vulcões são constituídos de:
Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera. Classificação quanto a sua atividade:
→ Ativo: apresenta atividade, ou seja, demonstra sinais
de instabilidade.
→ Dormente:
não está em atividade, contudo,
pode ser que, em um dado momento,
volte a apresentar sinais de instabilidade.
→ Extinto: possivelmente não apresentará sinais de atividade.
Terremotos
Os
terremotos são tremores passageiros
que ocorrem na superfície terrestre, provocando, em alguns casos, destruições e mortes. Terremotos, também chamados de
abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser
desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro
de diferentes placas
tectônicas.
Conforme a
teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa
fragmentada, ou seja, ela é formada
por vários blocos, denominados placas litosferas ou placas tectônicas. Esses
gigantescos blocos estão em constante
movimento, podendo se afastar (zona de
divergência) ou se aproximar (originando uma zona de convergência). Nas zonas de
convergência pode ocorrer o encontro (colisão)
entre diferentes placas tectônicas ou a subducção
(uma placa mais densa “mergulha” sob uma
menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga
de
energia, que se
propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto. O local onde há
o encontro entre as placas tectônicas
é chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da
superfície acima do hipocentro. As consequências podem
ser sentidas a quilômetros de distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão (hipocentro) e da magnitude
do terremoto.
Demonstração do hipocentro (foco)
e do epicentro de um terremoto.
A
magnitude é a quantidade de energia
liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade é a consequência causada pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno.
A escala mais utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli.
Entre os efeitos de
um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão a destruição da
infraestrutura (ruas, estradas,
pontes, casas, etc.), além de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formação
de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem
atingir as áreas continentais,
gerando grande destruição.
Milhares de terremotos ocorrem
diariamente no mundo.
No entanto, a maioria apresenta
baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim,
os terremotos são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão, localizado em uma zona muito sísmica,
é atingido por centenas de terremotos por dia.
Os lugares mais
atingidos por terremotos são os territórios localizados em zonas de
convergência de placas, em especial
os países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão
nessa situação podemos
destacar o Japão, Indonésia,
Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti,
Chile, entre outras.
*Créditos da imagem:
Prometheus72 / shutterstock
Por Wagner de Cerqueira
e Francisco Graduado
em Geografia
ETAPA 2:
Após a leitura compartilhada do texto pedir aos estudantes para fazer a atividade proposta na apostila.
ATIVIDADE
1.
Basicamente,
os vulcões são constituídos de: Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera. Quanto a sua atividade, os vulcões podem ser
classificados em três tipos, quais são eles?
2.
O que são terremotos?
3.
Os eventos naturais
podem se tornar
problemas sociais. Sobre os terremotos, responda às questões abaixo.
a)
Como seus efeitos
podem ser minimizados?
b) Todas as sociedades têm condições de tomar medidas
para reduzir os danos causados
por abalos sísmicos?
Justifique sua resposta.
4. Observe a fotografia a seguir. Depois, responda às questões.
a) Qual é o fenômeno
retratado?
b) Como se forma esse fenômeno?
c) Esse tipo de
fenômeno pode ser evitado? Por quê?
9º AULA
ETAPA 1: Esta aula esta estruturada em 2 etapa,para cada aula uma etapa, sabendo
que cada turma tem uma realidade, uma dinâmica
e um tempo para aprender , estes fatores são determinantes para a realização
das atividades. Mas,lembre-se! Seu papel é fundamental para que os estudantes possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.
Texto para leitura:
A litosfera
A
litosfera é a parte rígida da esfera
terrestre, compreendendo a crosta e a parte mais externa do manto. Sua origem
está associada ao processo de
formação da Terra. Inicialmente, o planeta era muito quente e gasoso, mas, com
seu resfriamento ao longo de milhões
de anos, a camada mais superficial se solidificou. A crosta é constituída de
duas partes com diferentes espessuras,
constituições rochosas e formas: a crosta continental, que é a estrutura
terrestre mais superficial, composta de camadas
de rochas que configuram os continentes e as zonas de baixa profundidade nas
costas, e a crosta oceânica, que é a do
fundo dos oceanos, mais fina se comparada à crosta continental. Esse conjunto
das partes sólidas da Terra é formado por diversos
tipos de rocha. Em sua superfície e em seu interior existem vários tipos de
minerais, que são explorados pelos seres humanos
no desenvolvimento das atividades econômicas e, por isso, são chamados de
recursos minerais (como a areia, utilizada
na construção civil, e o petróleo, óleo natural do qual é possível produzir
gasolina, nafta, asfalto, querosene, solventes etc.).
A atmosfera é a camada de ar que envolve
a Terra. O ar, por sua vez, é uma mistura de gases, constituída de 78% de gás nitrogênio, 21% de gás oxigênio, 0,03% de
gás carbônico e o restante de outros gases. Outros planetas do Sistema Solar também possuem atmosfera, mas com
características diferentes das da atmosfera terrestre. Ao longo da evolução da
Terra, a atmosfera passou por
modificações que possibilitaram o desenvolvimento e a proliferação da vida.
Entre elas, estão a redução de gases
venenosos aos seres vivos, como o cloro, e a formação de uma camada de gás
ozônio, que protege a superfície
terrestre da radiação ultravioleta emitida pelo Sol. A atmosfera também regula
a temperatura da superfície terrestre: ela retém parte do calor
proveniente do Sol, mantendo a temperatura ideal para o desenvolvimento dos seres vivos.
ETAPA 2: Continuação da
leitura com questionamentos e discussão sobre o texto disponível na apostila.
A
hidrosfera é o conjunto das águas do
planeta damos o nome de hidrosfera. Ela é formada pelas águas subterrâneas,
pela água existente na atmosfera,
pelas geleiras e pelas águas de oceanos, mares, rios e lagos. Devido às
condições de temperatura na
superfície terrestre, a água em estado líquido é encontrada em abundância. Sem
água, não haveria vida: além de fazer parte da composição dos corpos dos seres
vivos, ela é o ambiente
de desenvolvimento e reprodução de muitos deles.
Os seres humanos utilizam a água para satisfazer
diversas necessidades. A água que bebemos é proveniente de rios e reservatórios subterrâneos. Oceanos, mares e rios muitas vezes servem como via de transporte de pessoas e de mercadorias.
A biosfera
é o resultado da interconexão entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera. Observe a ilustração. A biosfera é a
menor das esferas, formada pelos seres vivos e pelos elementos que propiciam as condições necessárias para o desenvolvimento da vida (solo, ar, água etc.)
10º AULA
ETAPA 1: Após fazer a leitura
do texto ou asistir o video e anotar as informações, fazer um bate
papo com os estudantes sobre as
informações a respeito do assunto abordado. Em
seguida pedi para fazer a atividade proposta na apostila.
ATIVIDADE
1.
Em seu caderno,
relacione os ambientes
terrestres identificados no quadro a suas definições.
a) ( ) Trata-se da porção mais rígida do planeta, constituída por crosta e parte superior do manto.
b) ( ) É
resultado da interligação de todos os outros ambientes e é nela que os seres vivos se desenvolvem.
c)
( ) Contém
os gases necessários para o
desenvolvimento da vida.
d) ( ) É formada
por geleiras, oceanos,
mares, rios, lagos, águas subterrâneas, vapor d’água, água retida nos seres vivos.
I.Biosfera II. Atmosfera
III. Hidrosfera IV. Litosfera
2.
Escolha dois ambientes
da Terra presentes
na fotografia abaixo e cite exemplos
de atividades humanas
relacionadas a eles.
3.
A crosta terrestre
é constituída de duas partes
com diferentes espessuras, contituições rochosase formas;
a crosta continental, que é a estrutura terrestre
mais superficial,e a crota oceânica, que à do fundo dos oceanos, mais fina
se comparada á crosta continental. A crosta terrestre
também é chamada
de :
A) Biosfera b) Litosfera c) Mesosfera d) Troposfera e) endosfera
11º AULA
ETAPA1 e 2: Esta aula esta
estruturada em etapas, na primeira etapa o professor(a) faz uma sondagem da
aula anterior e em seguida retoma sobre
o tema: Sustentabilidade no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas
de vida e para a vida!”
Levando em consideração a sobrevivência das gerações futuras ao utilizarmos os
recursos naturais hoje, pensando na exploração responsável da natureza, como
são feitos os descartes de materiais e como podemos conscientizar nossos
estudantes sobre a importância de cuidar de nosso lixo para o meio
ambiente,sugiro que o professor(a) questionar os estudantes sobre a importância
de cuidar do nosso lixo para o meio ambiente. Abordando perguntas que estimulem
aos estudantes expressar seu posicionamento.
·
Qual a importâcia de cuidar do nosso lixo
para o meio ambiente?
O descarte incorreto, sem um local ideal para
reciclagem, faz com que esse material polua o meio ambiente, principalmente os oceanos, além de ser
necessária a utilização de outros recursos, em maioria não renováveis, para a
produção de novos plásticos.
·
O que podemos sobre o lixo?
Lixo é tudo aquilo
que já não tem utilidade e é jogado fora. É
qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que
é eliminado.
·
Como podemos promover a conscientização da população para a
preservação do meio ambiente?
Conscientizando – os de hábitos importântes como:
Nunca jogue lixo no
chão, importando-se sempre com o destino adequado dele.
Separar o lixo reciclável é
importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades. Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for
possível.
Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar
alguns objetos.
Sugestão: Nesta etapa
o professor(a) pode orientar paso a passo aos estudantes a fazer compostagem,
isto é o reaproveitamento do lixo orgânico em casa e utilizar esse nutriente
adquirido desse composto em uma plantinha. E depois relatar no caderno para
apresentar para a turma todo processo do reaproveitamento do lixo orgânico.
Fazer compostagem:
A compostagem consiste em
reaproveitar seu lixo orgânico em casa: cascas de frutas e legumes, casca de
ovo, etc. A compostagem pode reaproveitar até 50% do lixo doméstico e você
ainda vai ter um composto de terra cheinho de nutrientes para suas plantinhas.
Dá para fazer até dentro de um apartamento e é incrível ver de perto como a
natureza é perfeita, pois os microorganismos atuam para transformar o que seria
“lixo”em vida!
12º
AULA
ETAPA 1 e 2: Iniciar com
um bom dia ou boa tarde e chamada, em seguida propocionar um momento de escuta
e tirá possiveis dúvidas sobre o relato dos estudantes, sobre o início do
processo de compostagem, demonstrando uma das diferentes forma de utilizar o
lixo como algo útil no nosso dia a dia.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES SOBRE O MEIO AMBIENTE
RECURSOS: (59 a 71e
74a 79 ) Livro
didático; ( x) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; (x ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( 73 )
(
) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:
Referencia:
Livro didático Arariá Mais Geografia
https://renapsi.org.br/18-acoes-praticas-para-voce-agir-na-preservacao-do-meio-ambiente/
link: https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4
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