4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 9º ANO - 2022

 

                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 Subtema: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo/Conexão e Escala.

Objetos do Conhecimento:  A Hegemonia Europeia na Economia, Política e na Cultura .

Objetivo geral:  

·         Compreender os conceitos dos sistemas econômicos e políticos e comparar características do socialismo e capitalismo;

·         Compreender o processo de globalização e a influência que exerce na integração mundial;

·         Analisar as crises econômicas atreladas ao sistema capitalista.

 

Ano:                           Período: 09/05/2022  a  21/05/2022                               Nº de Aulas: 4

                                                                      HABILIDADES

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

 (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE03IT) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

                        COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                       ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                         1ª AULA

 

 ETAPA 1 e 2: Nesta etapa o professor abordará o tema : Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida”, que vai ser trabalhado nas próximas sequências. Em seguida levantamento prévio da aula anterior, em seguida o professor pode fazer a leitura do texto resumido sobre “O capitalismo, o socialismo e suas características” logo após o resumo pode ser escrito no quadro ou quem puder imprimir e fazer a leitura compartilhada. E na segunda etapa responder questões para compreender.

TEXTO PARA LEITURA:

 O capitalismo, o socialismo e suas características

  Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos e a União Soviética despontaram como as duas superpotências mundiais. Os dois Estados tinham regimes diferentes em termos políticos, sociais e econômicos, pois os Estados Unidos eram capitalistas e a União Soviética, socialista. Apesar da aliança na luta contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, com o fim do conflito as diferenças ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética tornaram-se evidentes, levando as duas potências à disputa pela hegemonia mundial.

 

 

O SISTEMA CAPITALISTA

O sistema econômico e social capitalista, ou capitalismo, desenvolveu-se na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs ao feudalismo e tornou-se predominante a partir do século XVIII. No capitalismo, em seus primórdios, a sociedade era marcada pelas relações entre duas classes sociais: a burguesia e o proletariado. A burguesia detém os meios de produção (máquinas, equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias.

Fases do capitalismo

 Considerando seu processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro.

Capitalismo comercial

 Essa fase foi marcada pela produção artesanal, pelo desenvolvimento da manufatura e pela expansão marítima — com as Grandes Navegações iniciadas no final do século XV —, que permitiu aos europeus o contato com territórios que até então desconheciam. As Grandes Navegações propiciaram às principais potências europeias da época implantar o sistema colonial em diversas regiões do mundo.

O comércio de mercadorias e a exploração das colônias, ao longo dos séculos XVI a XVIII, possibilitaram a ampliação da acumulação de capital pela burguesia.

A partir do fim do século XIX, as potências europeias decidiram controlar definitivamente territórios asiáticos e africanos, de menor desenvolvimento econômico, em um processo denominado neocolonialismo.

 Capitalismo industrial

 Durante a fase do capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes demandas do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento do que hoje conhecemos como indústria

Capitalismo financeiro

É a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário: indústrias incorporam ou criam bancos; bancos incorporam indústrias. O capitalismo financeiro se consolidou após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram sua influência.

PARA COMPREENDER:

 

Observe a fotografia acima e responda:

1.      Como a Bolsa de valores influência na vida das pessoas?

2.      Qual o objetivo principal da bolsa de valores?

                                                                                         2ª AULA      

ETAPA 1 e 2: Nesta aula o professor faz uma sondagem do conteúdo abordado na aula anterior. Em seguida continuação do objeto de conhecimento sobre “As características do sistema capitalista”. Leitura compartilhada do texto resumido do livro didático Araribá Mais Geografia pág.12 a 17, o professor ao fazer essa abordagem é possível aproximá-las da realidade dos alunos. A cada aspecto identificado, peça a eles que citem exemplos da organização do Brasil, apontando se percebem a atuação da lei da oferta e da procura, dos trabalhos assalariados e da detenção dos meios de produção por empresas privadas, além das estatais.

TEXTO PARA LEITURA:

                                         As características do capitalismo

 Principais aspectos que definem o sistema capitalista:

Propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas. Em muitos países capitalistas, no entanto, o Estado detém vários meios de produção por meio das empresas estatais, que atuam em áreas como a da telefonia e a da mineração.

Economia de mercado. Caracteriza-se pela atuação das empresas, que decidem como, quando, e onde produzir, estabelecendo o preço e as condições de circulação das mercadorias, de acordo com a lei da oferta e da procura. Lei da oferta e da procura. Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura do consumidor e com a quantidade do produto em oferta, isto é, à venda. Se há grande produção, o preço das mercadorias tende a cair; se a produção é pequena, tende a aumentar.

Concorrência. Para obter a maior rentabilidade possível e conquistar mais consumidores, as empresas procuram oferecer produtos a preços acessíveis. A concorrência amplia as opções de compra do consumidor e pode reduzir os preços.

Trabalho assalariado. Por sua atividade, o trabalhador recebe um salário, que, por sua vez, também é influenciado pela lei da oferta e da procura: se o número de empregos disponíveis é maior que o de trabalhadores, o valor do salário aumenta; ao contrário, em situação de desemprego alto, o valor diminui.

 

O capitalismo e sua expansão no mundo

 Até o fim da Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945, os países com maior desenvolvimento vendiam produtos industrializados para os países em desenvolvimento e compravam deles matérias-primas. Essa relação era conhecida como Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

Após o término do conflito, as grandes empresas dos países com maior desenvolvimento precisavam expandir o mercado consumidor, por isso começaram a instalar filiais fabris transnacionais em alguns países em desenvolvimento. Brasil, México, Argentina, África do Sul e Índia, que dispunham de matérias-primas e mão de obra baratas, além de grande mercado consumidor e de fontes de energia, foram alguns dos países escolhidos para abrigar essas empresas. Observe o mapa abaixo:

Observando o mapa acima responda:

1.      O mapa destaca os países considerados ocidentais. Podemos afirmar que essa divisão obedece apenas ao critério geográfico, no qual a divisão do mundo em Ocidente e Oriente é marcada pelo meridiano de Greenwich?

 Ler a fotografia

2. Na fotografia, é possível identificar variedades de um mesmo produto? Que outros produtos você conhece e possuem grande variedade de tipos e de marcas? Qual aspecto do capitalismo está relacionado à grande quantidade de oferta?

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

____________________________________________________________________________________                                                                           

                                           

                                                                              3° AULA

ETAPA 1 e 2: Inicie a aula fazendo um breve relato sobre aula anterior que estudou. Para iniciar orientar aos alunos a fazerem a leitura do texto sobre “O sistema socialista” disponível na apostila em seguida explicação e questionamento. É possível fazer os questionamentos de forma direta, para que eles tracem uma linha de raciocínio, como:

·         Quem detém os meios de produção no sistema socialista? E no capitalista?

·         Quem é responsável por regular o que será produzido em cada um dos sistemas?

·         Como funciona o acesso ao trabalho no capitalismo e no socialismo?

É importante que os alunos percebam que a organização dos sistemas apresentados impacta diretamente o modo de vida da população.

Texto para leitura:

O SISTEMA SOCIALISTA

Podemos definir o socialismo como um sistema de organização política, social e econômica cujo objetivo é construir uma sociedade sem classes e sem desigualdade. Para atingir esse fim, o sistema socialista defende a extinção da propriedade privada: o Estado passa a ter o controle da produção, com o compromisso de garantir a todas as pessoas a distribuição justa de bens e serviços, como saúde, educação e habitação.

As características do socialismo

O socialismo prevê a adoção das seguintes políticas:

·         Estatização.

·         Economia planificada.

·         Pleno emprego.

O socialismo foi idealizado com o objetivo de eliminar as diferenças entre as classes sociais.

O socialismo na União Soviética e no Leste Europeu

O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, após a Revolução Russa, em 1917. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por 15 repúblicas, cujo poder central se concentrava em Moscou, na Rússia.

 Após a Segunda Guerra Mundial, países do Leste Europeu, como Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia, se aliaram ao regime soviético. A Iugoslávia e parte da Alemanha também se tornaram membros do chamado bloco socialista. O modelo de governo instaurado na União Soviética e no Leste Europeu não seguiu as propostas originais do socialismo.

O socialismo na China

 Em 1948 a China viveu uma Revolução Comunista que instaurou as bases do regime político vigente até hoje, no qual não há eleições (como nos países democráticos) e as decisões são centralizadas nas mãos dos dirigentes do Partido Comunista Chinês. Após a revolução, o país passou a adotar políticas de desenvolvimento apoiadas na industrialização de base, na coletivização de terras e na planificação da economia. No entanto, a partir de 1978 o Estado chinês passou a incorporar iniciativas típicas do capitalismo, visando ao desenvolvimento econômico do país. Uma dessas medidas foi a criação de Zonas Econômicas Especiais (ZEE) em pontos estratégicos do país, onde são permitidas relações capitalistas de produção.

A ORDEM BIPOLAR

 Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países dividiram-se em virtude das diferenças entre seus sistemas políticos, sociais e econômicos. Surgiram, assim, dois polos de influência: um capitalista e outro socialista. De um lado estavam os Estados Unidos e os países que compartilhavam o sistema capitalista; do outro, a União Soviética e os países que adotaram o sistema socialista.

Corridas armamentista e espacial

As superpotências investiam progressivamente em arsenais militares — incluindo nucleares — como forma de intimidação aos oponentes. Essa crescente militarização das duas superpotências foi chamada de corrida armamentista.

Guerra Fria

O período de tensão e conflito entre Estados Unidos e União Soviética ficou conhecido como Guerra Fria. As relações internacionais eram tensas em consequência da disputa entre as duas superpotências por áreas de influência.

As áreas de influência

 As fronteiras entre os blocos capitalista e socialista na Europa correspondiam, em linhas gerais, às posições atingidas pelos exércitos anglo-americano e soviético em suas ofensivas finais na Segunda Guerra Mundial, em 1945. A União Soviética exercia influência sobre o Leste Europeu (Europa oriental), região cujos países se tornaram socialistas.

                                                                                                                                             Livro didático Araribá Mais Geografia 18 a 21

ETAPA 2: Após a leitura, discussão e questionamento sobre o objeto de conhecimento abordado, solicitar os alunos a fazerem a atividade disponível na apostila.

                                                                          ATIVIDADE

1.      Observe a charge a seguir que retrata uma das consequências do atual arranjo do sistema capitalista e indique a crítica retratada por ela.

2.       A charge a seguir ilustra a divisão da China pelas principais potências europeias durante o século XIX, de acordo com seus interesses. Com base na charge e no que foi estudado neste Capítulo, responda às questões a seguir.

a)      Como podemos denominar esse período?

 Quais os interesses europeus em dividir a China naquela época?      

 

                                                                                                                  

ETAPA 2:Correção da atividade e socialização.

                                                                                                       

                                                                                4°AULA

ETAPA 1 E 2: Iniciar a aula fazendo a leitura da música “GERRA FRIA”. Em seguida trabalhar a escuta estigmando aos alunos a uma reflexão da música propondo um momento de escuta e socialização. Segunda etapa atividade de interpretação da letra da música.

 

O professor deve abrir espaço para que cada aluno apresente as suas impressões sobre a canção ouvida. O professor deve instigar os alunos a responder questões como:

- qual foi o seu sentimento ao ouvir a canção?

- qual é a visão sobre a guerra retratada nela?

- quais são os artifícios usados pelos artistas para expressar suas opiniões?

- você concorda com a opinião dos artistas?

Em seguida o professor deve passar para a apresentação do conteúdo "Conflitos da Guerra Fria" prometendo retornar à música mais tarde.

Letras

 

Guerra fria

 

Eu odeio quando você sai batendo
A porta sem me escutar
Mas adoro quando sempre se arrepende
E volta e pede pra ficar

Sempre age por impulso
Tem o dom de me ferir
Mas ao mesmo tempo
Só você me faz, sorrir

Eu odeio quando meche em minhas coisas
Vasculhando sem pedir
Mas adoro quando me dá seu carinho
E assim me faz dormir

Muitas vezes durmo com vontade de me afastar
Mas acordo doido pra te encontrar

Uma guerra fria dentro do meu peito
Não encontro jeito da gente viver em paz
Já pensei em te deixar pra sempre
Só que eu te amo demais

E por mais que você me deixe no futuro
Vale o risco eu juro
Nunca amei ninguém assim (até você)
Até você que mal faz bem pra mim

Eu odeio quando meche em minhas coisas
Vasculhando sem pedir
Mas adoro quando me dá seu carinho
E assim me faz dormir

Muitas vezes durmo com vontade de me afastar
Mas acordo doido pra te encontrar

Uma guerra fria dentro do meu peito
Não encontro jeito da gente viver em paz
Já pensei em te deixar pra sempre
Só que eu te amo demais

E por mais que você me deixe no futuro
Vale o risco eu juro
Nunca amei ninguém assim
Até você de mal faz bem pra mim

Vamos todos colocar as mãos pros céus
Vamos' balançando pra lá e pra cá
Vamos colocar nosso coração
E cantar pra quem a gente ama
Todos juntos numa só voz

Até você de mal faz bem pra mim

Uma guerra fria dentro do meu peito
Não encontro jeito da gente viver em paz
Já pensei em te deixar pra sempre
Só que eu te amo demais

E por mais que você me deixe no futuro
Vale o risco eu juro
Nunca amei ninguém assim
Até você de mal faz bem pra mim

Até você... pra mim

 

Fonte: Musixmatch

Compositores: Valter Adão / Douglas Lacerda Antônio

 

Sugestão: O professor é livre para fazer modificações na sequência ou utilizar outra atividade de acordo a realidade de suas turmas desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

 

 

 

RECURSOS: (pág.12 a 22 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  x) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( x) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (         23    )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios;

(x  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

____________________________________________________________________________________

 Referencias:

 Livro Didático- Encontros Geografia/ 9º ano- Araribá Mais Geografia

 

 

https://www.olimpiadadehistoria.com.br/especiais/planos-de-aula/plano/6.46396?page=1&editions=6&classes=1,2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário