SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas
as formas de vida e para a vida!” Subtema:
Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental. |
Unidade
Temática:
O sujeito e o seu lugar no mundo/Conexão e Escala. Objetos do Conhecimento:
A Hegemonia Europeia na Economia,
Política e na Cultura . |
Objetivo geral: ·
Compreender
os conceitos dos sistemas econômicos e políticos e comparar características do
socialismo e capitalismo; ·
Compreender
o processo de globalização e a influência que exerce na integração mundial; ·
Analisar
as crises econômicas atreladas ao sistema capitalista. |
|
Ano: 9º Período: 09/05/2022 a 21/05/2022 Nº
de Aulas: 4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09GE01) Analisar criticamente de
que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta,
notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência
cultural em diferentes tempos e lugares. (EF09GE02) Analisar a atuação das corporações
internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em
relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. (EF09GE03)
Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo
de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na
escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. (EF09GE03IT) Identificar diferentes manifestações culturais de
minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a
multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito
às diferenças. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa
sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos,
ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1ª AULA ETAPA 1 e 2: Nesta
etapa o professor abordará o tema : Sustentabilidade no seu sentido
mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida”, que vai ser trabalhado nas próximas sequências. Em
seguida levantamento prévio da aula anterior, em seguida o professor pode
fazer a leitura do texto resumido sobre
“O capitalismo, o socialismo e suas características” logo após o resumo pode
ser escrito no quadro ou quem puder imprimir e fazer a leitura compartilhada.
E na segunda etapa responder questões para compreender. TEXTO
PARA LEITURA: Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos e a União Soviética despontaram como as duas superpotências mundiais. Os dois Estados tinham regimes diferentes em termos políticos, sociais e econômicos, pois os Estados Unidos eram capitalistas e a União Soviética, socialista. Apesar da aliança na luta contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, com o fim do conflito as diferenças ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética tornaram-se evidentes, levando as duas potências à disputa pela hegemonia mundial. O
SISTEMA CAPITALISTA O sistema econômico e social capitalista, ou capitalismo, desenvolveu-se na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs ao feudalismo e tornou-se predominante a partir do século XVIII. No capitalismo, em seus primórdios, a sociedade era marcada pelas relações entre duas classes sociais: a burguesia e o proletariado. A burguesia detém os meios de produção (máquinas, equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Fases
do capitalismo Considerando seu processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro. Capitalismo
comercial Essa fase foi marcada pela produção artesanal, pelo desenvolvimento da manufatura e pela expansão marítima — com as Grandes Navegações iniciadas no final do século XV —, que permitiu aos europeus o contato com territórios que até então desconheciam. As Grandes Navegações propiciaram às principais potências europeias da época implantar o sistema colonial em diversas regiões do mundo. O comércio de mercadorias e a exploração das colônias, ao longo dos séculos XVI a XVIII, possibilitaram a ampliação da acumulação de capital pela burguesia. A partir do fim do século XIX, as potências europeias decidiram controlar definitivamente territórios asiáticos e africanos, de menor desenvolvimento econômico, em um processo denominado neocolonialismo. Capitalismo industrial Capitalismo
financeiro É a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário: indústrias incorporam ou criam bancos; bancos incorporam indústrias. O capitalismo financeiro se consolidou após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram sua influência. PARA
COMPREENDER: Observe
a fotografia acima e responda: 1. Como a Bolsa de valores influência na vida das pessoas? 2. Qual o objetivo principal da bolsa de valores?
2ª AULA ETAPA 1 e 2: Nesta
aula o professor faz uma sondagem do conteúdo abordado na aula anterior. Em
seguida continuação do objeto de
conhecimento sobre “As características do sistema capitalista”. Leitura
compartilhada do texto resumido do livro didático Araribá Mais Geografia
pág.12 a 17, o professor ao fazer essa abordagem é possível aproximá-las da
realidade dos alunos. A cada aspecto identificado, peça a eles que citem
exemplos da organização do Brasil, apontando se percebem a atuação da lei da
oferta e da procura, dos trabalhos assalariados e da detenção dos meios de
produção por empresas privadas, além das estatais. TEXTO PARA LEITURA: As
características do capitalismo Principais aspectos que definem o sistema capitalista: Propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas. Em muitos países capitalistas, no entanto, o Estado detém vários meios de produção por meio das empresas estatais, que atuam em áreas como a da telefonia e a da mineração. Economia de mercado. Caracteriza-se pela atuação das empresas, que decidem como, quando, e onde produzir, estabelecendo o preço e as condições de circulação das mercadorias, de acordo com a lei da oferta e da procura. Lei da oferta e da procura. Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura do consumidor e com a quantidade do produto em oferta, isto é, à venda. Se há grande produção, o preço das mercadorias tende a cair; se a produção é pequena, tende a aumentar. Concorrência. Para obter a maior rentabilidade possível e conquistar mais consumidores, as empresas procuram oferecer produtos a preços acessíveis. A concorrência amplia as opções de compra do consumidor e pode reduzir os preços. Trabalho assalariado. Por sua atividade, o trabalhador recebe um salário, que, por sua vez, também é influenciado pela lei da oferta e da procura: se o número de empregos disponíveis é maior que o de trabalhadores, o valor do salário aumenta; ao contrário, em situação de desemprego alto, o valor diminui. O capitalismo e sua expansão no mundo Até o fim da Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945, os países com maior desenvolvimento vendiam produtos industrializados para os países em desenvolvimento e compravam deles matérias-primas. Essa relação era conhecida como Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Após o término do conflito, as grandes
empresas dos países com maior desenvolvimento precisavam expandir o mercado
consumidor, por isso começaram a instalar filiais fabris transnacionais em
alguns países em desenvolvimento. Brasil, México, Argentina, África do Sul e
Índia, que dispunham de matérias-primas e mão de obra baratas, além de grande
mercado consumidor e de fontes de energia, foram alguns dos países escolhidos
para abrigar essas empresas. Observe o mapa abaixo: Observando o mapa acima responda: 1.
O mapa destaca os países considerados ocidentais.
Podemos afirmar que essa divisão obedece apenas ao critério geográfico, no
qual a divisão do mundo em Ocidente e Oriente é marcada pelo meridiano de
Greenwich? Ler a fotografia 2.
Na fotografia, é possível identificar variedades de um mesmo produto? Que
outros produtos você conhece e possuem grande variedade de tipos e de marcas?
Qual aspecto do capitalismo está relacionado à grande quantidade de oferta? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. ____________________________________________________________________________________
3° AULA ETAPA 1 e 2: Inicie a aula fazendo um breve relato sobre aula anterior que estudou. Para iniciar orientar aos alunos a fazerem a leitura do texto sobre “O sistema socialista” disponível na apostila em seguida explicação e questionamento. É possível fazer os questionamentos de forma direta, para que eles tracem uma linha de raciocínio, como: · Quem detém os meios de produção no sistema socialista? E no capitalista? · Quem é responsável por regular o que será produzido em cada um dos sistemas? · Como funciona o acesso ao trabalho no capitalismo e no socialismo? É importante que os alunos percebam que a
organização dos sistemas apresentados impacta diretamente o modo de vida da população. Texto para
leitura: O
SISTEMA SOCIALISTA Podemos definir o socialismo como um sistema de organização política, social e econômica cujo objetivo é construir uma sociedade sem classes e sem desigualdade. Para atingir esse fim, o sistema socialista defende a extinção da propriedade privada: o Estado passa a ter o controle da produção, com o compromisso de garantir a todas as pessoas a distribuição justa de bens e serviços, como saúde, educação e habitação. As características do socialismo O socialismo prevê a adoção das seguintes políticas: · Estatização. · Economia planificada. · Pleno emprego. O socialismo foi idealizado com o objetivo de eliminar as diferenças entre as classes sociais. O socialismo na União Soviética e no Leste Europeu O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, após a Revolução Russa, em 1917. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por 15 repúblicas, cujo poder central se concentrava em Moscou, na Rússia. Após a Segunda Guerra Mundial, países do Leste Europeu, como Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia, se aliaram ao regime soviético. A Iugoslávia e parte da Alemanha também se tornaram membros do chamado bloco socialista. O modelo de governo instaurado na União Soviética e no Leste Europeu não seguiu as propostas originais do socialismo. O
socialismo na China Em 1948 a China viveu uma Revolução Comunista que instaurou as bases do regime político vigente até hoje, no qual não há eleições (como nos países democráticos) e as decisões são centralizadas nas mãos dos dirigentes do Partido Comunista Chinês. Após a revolução, o país passou a adotar políticas de desenvolvimento apoiadas na industrialização de base, na coletivização de terras e na planificação da economia. No entanto, a partir de 1978 o Estado chinês passou a incorporar iniciativas típicas do capitalismo, visando ao desenvolvimento econômico do país. Uma dessas medidas foi a criação de Zonas Econômicas Especiais (ZEE) em pontos estratégicos do país, onde são permitidas relações capitalistas de produção. A
ORDEM BIPOLAR Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países dividiram-se em virtude das diferenças entre seus sistemas políticos, sociais e econômicos. Surgiram, assim, dois polos de influência: um capitalista e outro socialista. De um lado estavam os Estados Unidos e os países que compartilhavam o sistema capitalista; do outro, a União Soviética e os países que adotaram o sistema socialista. Corridas
armamentista e espacial As superpotências investiam progressivamente em arsenais militares — incluindo nucleares — como forma de intimidação aos oponentes. Essa crescente militarização das duas superpotências foi chamada de corrida armamentista. Guerra
Fria O período de tensão e conflito entre Estados Unidos e União Soviética ficou conhecido como Guerra Fria. As relações internacionais eram tensas em consequência da disputa entre as duas superpotências por áreas de influência. As
áreas de influência As fronteiras entre os blocos capitalista e socialista na Europa correspondiam, em linhas gerais, às posições atingidas pelos exércitos anglo-americano e soviético em suas ofensivas finais na Segunda Guerra Mundial, em 1945. A União Soviética exercia influência sobre o Leste Europeu (Europa oriental), região cujos países se tornaram socialistas.
Livro didático Araribá Mais Geografia 18
a 21 ETAPA 2: Após a
leitura, discussão e questionamento sobre o objeto de conhecimento abordado,
solicitar os alunos a fazerem a atividade disponível na apostila.
ATIVIDADE 1. 2. A charge a seguir ilustra a divisão da China
pelas principais potências europeias durante o século XIX, de acordo com seus
interesses. Com base na charge e no que foi estudado neste Capítulo, responda
às questões a seguir. a) Como
podemos denominar esse período? Quais os interesses europeus em dividir a
China naquela época?
ETAPA 2:Correção
da atividade e socialização.
4°AULA ETAPA 1 E 2: Iniciar a aula fazendo a leitura
da música “GERRA FRIA”. Em seguida trabalhar a escuta estigmando aos alunos a
uma reflexão da música propondo um momento de escuta e socialização. Segunda
etapa atividade de interpretação da letra da música. O professor deve
abrir espaço para que cada aluno apresente as suas impressões sobre a canção
ouvida. O professor deve instigar os alunos a responder questões como: - qual foi o seu
sentimento ao ouvir a canção? - qual é a visão
sobre a guerra retratada nela? - quais são os
artifícios usados pelos artistas para expressar suas opiniões? - você concorda com a
opinião dos artistas? Em seguida o
professor deve passar para a apresentação do conteúdo "Conflitos da
Guerra Fria" prometendo retornar à música mais tarde. Letras Guerra fria Eu odeio
quando você sai batendo Sempre age
por impulso Eu odeio
quando meche em minhas coisas Muitas
vezes durmo com vontade de me afastar Uma guerra
fria dentro do meu peito E por mais
que você me deixe no futuro Eu odeio
quando meche em minhas coisas Muitas
vezes durmo com vontade de me afastar Uma guerra
fria dentro do meu peito E por mais
que você me deixe no futuro Vamos
todos colocar as mãos pros céus Até você
de mal faz bem pra mim Uma guerra
fria dentro do meu peito E por mais
que você me deixe no futuro Até
você... pra mim Fonte: Musixmatch Compositores:
Valter Adão / Douglas Lacerda Sugestão: O professor é livre para fazer
modificações na sequência ou utilizar outra atividade de acordo a realidade
de suas turmas desde que não fuja do objeto de conhecimento. RECURSOS: (pág.12 a 22 ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( )
Revista; ( ) Vídeo; ( x) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( x) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: ( 23 ) ( ) Seminários;
(x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios; (x
)
Atividade escrita; (x ) Avaliação da participação;
Outros: ____________________________________________________________________________________ Referencias: Livro Didático- Encontros Geografia/ 9º ano-
Araribá Mais Geografia
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário