SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema: Atitudes Sustentáveis: iniciativas a favor
do meio ambiente |
Unidade
Temática:
O sujeito e o seu lugar no mundo/
Conexões e Escalas. Objetos
do conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial
e local. |
Objetivo
geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da
distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca
entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode
ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e
planejar onde se viver. |
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Ano: 8º Período:
09/05 a 20/05/22 Nº
de Aulas: 4 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE04) Compreender os fluxos de
migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim como
fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias
da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana. (EF08GE04IT)
Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e
forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais
políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional,
baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de
Itamaraju. (EF08GE06) Analisar a atuação das
organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos
contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência,
marcas desses processos. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a
interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de
investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para
a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação
do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS
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1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro
,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA
/ METODOLOGIA |
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OBS:
Professores,
essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas. |
Sugestão
:
O professor usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção de atividade.
1º AULA
ETAPA
1:
Inicie a aula com um bom dia e chamada , em seguida expor aos alunos o tema “Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”, que será trabalhado
durante a unidade dando início na próxima sequência. Em seguimento explanação
do resumo “Da ordem bipolar a geopolítica atual”. O professor fará a leitura do
texto, em seguida escrever no quadro e pedir aos alunos para reescreverem no
caderno com organização.
TEXTO:
Da ordem
bipolar a geopolítica atual
Após a Segunda Guerra Mundial
(1939-1945), os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do
mundo, tanto economicamente quanto militarmente. Essas potências eram
governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos, o capitalista e o socialista,
e estenderam sua liderança a outros países, formando os blocos capitalista e
socialista. Essa disputa pela influência sobre outras nações (hegemonia) ficou
conhecida como Guerra Fria, já que as duas potências nunca se enfrentaram
diretamente no campo de batalha.
Nesse
cenário, a corrida espacial foi um marco na disputa entre os blocos capitalista
e socialista. Os soviéticos foram os primeiros a lançar um satélite e a enviar
uma pessoa ao espaço, enquanto os estadunidenses organizaram a primeira
expedição tripulada a aterrissar na Lua. A corrida espacial tinha finalidade
científica e fazia parte da competição pelo desenvolvimento de tecnologia
militar, mas, sobre tudo, era uma maneira de cada bloco fazer propaganda de
suas conquistas tecnológicas e de seu modo de vida. Além da corrida espacial,
durante a Guerra Fria ocorreu a chamada corrida armamentista. Estados Unidos e
União Soviética esforçavam-se em produzir bombas nucleares com poder de
destruição cada vez maior, gerando preocupação em todo o mundo.
CONFLITOS
E TENSÕES
Devido a uma combinação de fatores sociais,
econômicos, militares, territoriais, religiosos etc., os países interferem no
cenário mundial. Os países de economia mais forte, cuja população representa um
grande mercado consumidor, com exército mais bem equipado e treinado, e com
abundância de recursos energéticos, tendem a ter maior influência em decisões
que afetam outros países, sobretudo os que têm menos poder político e
econômico.
Livro
didático de Araribá Mais Geografia pág. 21 a 23.
ETAPA
2: Após a reescrita solicite novamente a leitura,
dessa vez pelos alunos. Professor aproveite para retomar conceitos trabalhados
na sequência anterior, como nação, Estado, território e país, a fim de destacar
aos alunos como questões como hegemonia e autonomia, que surgem em conflitos,
estão diretamente relacionadas a esses termos. Momento de discussão e
socialização.
2º aula
ETAPA
1: Nesta
aula levantamento prévio da aula anterior, o professor pode orientar aos alunos
a copiar e responder no caderno a atividade proposta na apostila.
Atividade
Responda
no caderno as questões a seguir:
1.
Como se caracterizou a Guerra Fria?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
O que pretendiam Estados Unidos e União
Soviética com a corrida espacial? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Explique a importância da geopolítica
para o entendimento dos conflitos mundiais.
Entre as causas
de conflitos mundiais, podemos destacar o interesse em recursos naturais e
energéticos. Diante dessa afirmação, responda:
a)
Que recurso energético natural é uma das
principais causas de conflitos no mundo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Por que esse recurso se tornou alvo de
disputas?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Indique três causas de conflitos e tensões
entre países.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Os quadrinhos fazem uma crítica com relação ao
período da Guerra Fria, quando a bipolaridade Estados Unidos X União Soviética; e capitalismo X socialismo foi predominante no
cenário geopolítico internacional. Acerca desse momento histórico, julgue os
itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.
a) ( ) A Segunda Guerra Mundial trouxe a hegemonia
do império americano no campo econômico, no militar e no político, uma vez que
o dólar passou a ser a moeda universal e os Estados Unidos o grande credor do
mundo ocidental.
b)
( )
Ao impedir o avanço do comunismo no mundo durante a Guerra Fria, os Estados
Unidos atuaram sempre no sentido da frase expressa nos quadrinhos: “Eu serei o
destemido americano defensor da liberdade e da democracia”.
c) ( ) O expansionismo dos Estados Unidos é
anterior à Guerra Fria. A conquista de territórios na porção ocidental das
iniciais treze colônias, após a independência da coroa britânica, é um exemplo
desse fato.
d) ( ) A criação do estado de Israel amenizou os
conflitos durante o período da Guerra Fria, uma vez que, finalmente, o povo
judeu passou a ter o seu território, vendo o seu país constituído
internacionalmente.
e) ( ) Após a queda do muro de Berlim, o mundo
assiste ao final da Guerra Fria e, com ele, à paz entre os diferentes povos, o
que, na atualidade, é um fato marcante.
Resposta da questão 5 (V F V F F)
3º aula
ETAPA
1: Correção
da atividade, momento de tira dúvidas, questionamentos e socialização.
ETAPA
2:
Nesta etapa sugiro ao professor uma das forma interessante de sistematizar as
questões discutidas anteriormente é pedir aos alunos que elabore um mapa
conceitual para organizar os conceitos estudados até então, tomando como base
um termo central ( sugiro a expressão “ Guerra Fria”).O mapa conceitual
possibilita detectar o grau de entendimento da relação existente entre um
conceito mais geral( mais abrangente) e outros mais específicos. Pedir que
elabore em casa e trazer na próxima aula para apresentar e socializar.
4º aula
ETAPA
1: Dando
continuação ao objeto de conhecimento, sugiro
que o professor oriente aos alunos a fazer a leitura do texto disponível na
apostila ou acompanhar a leitura pelo livro didático Araribá Mais Geografia.
TEXTO
PARA LEITURA:
Questões territoriais
Os confrontos armados entre
países, além de motivados pelo controle de recursos estratégicos — como
petróleo, água ou minérios —, que pode levar a uma invasão militar para
posterior intervenção econômica, podem ter como causa a expansão de fronteiras.
Um exemplo desse tipo de contenda territorial é a disputa entre Argentina e
Reino Unido pela posse das ilhas Malvinas (nome utilizado pelos argentinos) ou
Falklands (nome utilizado pelos ingleses), situadas no extremo sul da América do
Sul, a cerca de 464 quilômetros do litoral argentino.
Interesses
econômicos e recursos naturais
O interesse pelas regiões que apresentam
recursos naturais e energéticos de grande valor econômico está entre as
principais causas de conflitos armados entre países na atualidade. O petróleo é
a principal fonte de energia utilizada no mundo atual. Os conflitos ocorridos
em regiões com grandes reservas desse recurso têm se agravado nas últimas
décadas, e o aumento do consumo mundial, em especial dos países em
desenvolvimento, como a China, eleva os preços do produto.
Rivalidades
étnico-religiosas
Diferentes etnias desenvolveram
sua cultura, suas tradições, sua língua e seu modo de vida de maneiras
diversas. No decorrer da História, a intolerância às diferenças tem provocado
conflitos. Dessa forma, surgem confrontos entre grupos quando, por exemplo, uma
das partes busca independência política e econômica ou pretende instaurar um
regime político afeito à sua condição étnica. Um exemplo ocorreu na África, em
1994, quando a rivalidade entre povos das etnias tutsi e hutu deu origem a um
genocídio em Ruanda que causou a morte de aproximadamente 1 milhão de tutsis em
apenas três meses.
Livro didático de
Araribá Mais Geografia pág. 23 a 31.
ETAPA
2:
Nesta etapa fica a critério do professor utilizar a Atividades do livro
didático Araribá Mais Geografia -Elaboração de pesquisa / debates.
Atividade
fica a critério da metodologia de cada professor ou se preferir utilize as
atividades a seguir
Link de atividade , clique por
favor, interessante
https://www.ribeiraocorrente.sp.gov.br/DownloadServlet?id=we3v01zrvj8i8ul2conbd4tqmdmrci1w
file:///E:/Usuario/Downloads/geografia-80sanos-umepedroii-19maioa02junho-2021.pdf
Sugestão de atividades :
Obs. Para
base de estudos utiliza-se o livro Araribá Mais Geografia.
Sugestão de trabalho em grupo,
que proporcionam para os alunos :
·
Desenvolver a tolerância ...
·
Melhorar a socialização...
·
Ajuda a superar a timidez...
·
Incentiva a liderança.
PASSO A PASSO:
RECURSOS: ( pág. 21 a
31 ) Livro
didático; (x ) Data show; ( x) Jornal; (x ) Revista; (x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; (
x) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( 32 a 33 )
( ) Seminários; (
)
Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do
grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios
Referencias:
Livro
didático de Araribá Mais Geografia .
Imagem: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/figuras.tecconcursos.com.br/b6b4a269-9177-4fe4-85d2-4ca7529d376f
Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós...
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