4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 8º ANO - 2022

 

                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema:   Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema:  Atitudes Sustentáveis: iniciativas a favor do meio ambiente

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo/ Conexões e Escalas.

Objetos do conhecimento:   Diversidade e dinâmica da população mundial e local. 

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período: 09/05 a 20/05/22                                              Nº de Aulas: 4

HABILIDADES

 

(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana.

(EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.

(EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.

   

 

Sugestão : O professor  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção  de atividade.                                                                       

1º AULA

 

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia e chamada , em seguida expor aos alunos o tema “Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”, que será trabalhado durante a unidade dando início na próxima sequência. Em seguimento explanação do resumo “Da ordem bipolar a geopolítica atual”. O professor fará a leitura do texto, em seguida escrever no quadro e pedir aos alunos para reescreverem no caderno com organização.

 

 TEXTO:

 

 Da ordem bipolar a geopolítica atual

 

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do mundo, tanto economicamente quanto militarmente. Essas potências eram governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos, o capitalista e o socialista, e estenderam sua liderança a outros países, formando os blocos capitalista e socialista. Essa disputa pela influência sobre outras nações (hegemonia) ficou conhecida como Guerra Fria, já que as duas potências nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha.

 

                   A GUERRA FRIA

 

Nesse cenário, a corrida espacial foi um marco na disputa entre os blocos capitalista e socialista. Os soviéticos foram os primeiros a lançar um satélite e a enviar uma pessoa ao espaço, enquanto os estadunidenses organizaram a primeira expedição tripulada a aterrissar na Lua. A corrida espacial tinha finalidade científica e fazia parte da competição pelo desenvolvimento de tecnologia militar, mas, sobre tudo, era uma maneira de cada bloco fazer propaganda de suas conquistas tecnológicas e de seu modo de vida. Além da corrida espacial, durante a Guerra Fria ocorreu a chamada corrida armamentista. Estados Unidos e União Soviética esforçavam-se em produzir bombas nucleares com poder de destruição cada vez maior, gerando preocupação em todo o mundo.

CONFLITOS E TENSÕES

 Devido a uma combinação de fatores sociais, econômicos, militares, territoriais, religiosos etc., os países interferem no cenário mundial. Os países de economia mais forte, cuja população representa um grande mercado consumidor, com exército mais bem equipado e treinado, e com abundância de recursos energéticos, tendem a ter maior influência em decisões que afetam outros países, sobretudo os que têm menos poder político e econômico.

                                                                                                                        Livro didático de Araribá Mais Geografia pág. 21 a 23.

 

ETAPA 2:  Após a reescrita solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos. Professor aproveite para retomar conceitos trabalhados na sequência anterior, como nação, Estado, território e país, a fim de destacar aos alunos como questões como hegemonia e autonomia, que surgem em conflitos, estão diretamente relacionadas a esses termos. Momento de discussão e socialização.

                                                                           2º aula

 

ETAPA 1: Nesta aula levantamento prévio da aula anterior, o professor pode orientar aos alunos a copiar e responder no caderno a atividade proposta na apostila.

                                                                           Atividade

Responda no caderno as questões a seguir:

1.      Como se caracterizou a Guerra Fria?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      O que pretendiam Estados Unidos e União Soviética com a corrida espacial? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.      Explique a importância da geopolítica para o entendimento dos conflitos mundiais.

Entre as causas de conflitos mundiais, podemos destacar o interesse em recursos naturais e energéticos. Diante dessa afirmação, responda:

a)      Que recurso energético natural é uma das principais causas de conflitos no mundo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)Por que esse recurso se tornou alvo de disputas?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.  Indique três causas de conflitos e tensões entre países.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.      Os quadrinhos fazem uma crítica com relação ao período da Guerra Fria, quando a bipolaridade Estados Unidos X União Soviética; e capitalismo X socialismo foi predominante no cenário geopolítico internacional. Acerca desse momento histórico, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.


a) (  ) A Segunda Guerra Mundial trouxe a hegemonia do império americano no campo econômico, no militar e no político, uma vez que o dólar passou a ser a moeda universal e os Estados Unidos o grande credor do mundo ocidental.

b)     (  ) Ao impedir o avanço do comunismo no mundo durante a Guerra Fria, os Estados Unidos atuaram sempre no sentido da frase expressa nos quadrinhos: “Eu serei o destemido americano defensor da liberdade e da democracia”.
c) (  ) O expansionismo dos Estados Unidos é anterior à Guerra Fria. A conquista de territórios na porção ocidental das iniciais treze colônias, após a independência da coroa britânica, é um exemplo desse fato.
d) (  ) A criação do estado de Israel amenizou os conflitos durante o período da Guerra Fria, uma vez que, finalmente, o povo judeu passou a ter o seu território, vendo o seu país constituído internacionalmente.
e) (  ) Após a queda do muro de Berlim, o mundo assiste ao final da Guerra Fria e, com ele, à paz entre os diferentes povos, o que, na atualidade, é um fato marcante.

Resposta da questão 5 (V F V F F)

 

                                                                             3º aula

 

ETAPA 1: Correção da atividade, momento de tira dúvidas, questionamentos e socialização.

ETAPA 2: Nesta etapa sugiro ao professor uma das forma interessante de sistematizar as questões discutidas anteriormente é pedir aos alunos que elabore um mapa conceitual para organizar os conceitos estudados até então, tomando como base um termo central ( sugiro a expressão “ Guerra Fria”).O mapa conceitual possibilita detectar o grau de entendimento da relação existente entre um conceito mais geral( mais abrangente) e outros mais específicos. Pedir que elabore em casa e trazer na próxima aula para apresentar e socializar.

 

                                                                              4º aula

 

ETAPA 1: Dando continuação ao objeto de conhecimento, sugiro que o professor oriente aos alunos a fazer a leitura do texto disponível na apostila ou acompanhar a leitura pelo livro didático Araribá Mais Geografia.

 

TEXTO PARA LEITURA:

 

                                                    Questões territoriais

 

Os confrontos armados entre países, além de motivados pelo controle de recursos estratégicos — como petróleo, água ou minérios —, que pode levar a uma invasão militar para posterior intervenção econômica, podem ter como causa a expansão de fronteiras. Um exemplo desse tipo de contenda territorial é a disputa entre Argentina e Reino Unido pela posse das ilhas Malvinas (nome utilizado pelos argentinos) ou Falklands (nome utilizado pelos ingleses), situadas no extremo sul da América do Sul, a cerca de 464 quilômetros do litoral argentino.

 

Interesses econômicos e recursos naturais

 

 O interesse pelas regiões que apresentam recursos naturais e energéticos de grande valor econômico está entre as principais causas de conflitos armados entre países na atualidade. O petróleo é a principal fonte de energia utilizada no mundo atual. Os conflitos ocorridos em regiões com grandes reservas desse recurso têm se agravado nas últimas décadas, e o aumento do consumo mundial, em especial dos países em desenvolvimento, como a China, eleva os preços do produto.

 

Rivalidades étnico-religiosas

 

Diferentes etnias desenvolveram sua cultura, suas tradições, sua língua e seu modo de vida de maneiras diversas. No decorrer da História, a intolerância às diferenças tem provocado conflitos. Dessa forma, surgem confrontos entre grupos quando, por exemplo, uma das partes busca independência política e econômica ou pretende instaurar um regime político afeito à sua condição étnica. Um exemplo ocorreu na África, em 1994, quando a rivalidade entre povos das etnias tutsi e hutu deu origem a um genocídio em Ruanda que causou a morte de aproximadamente 1 milhão de tutsis em apenas três meses.

                                                                                                                        Livro didático de Araribá Mais Geografia pág. 23 a 31.

 

 

ETAPA 2: Nesta etapa fica a critério do professor utilizar a Atividades do livro didático Araribá Mais Geografia -Elaboração de pesquisa / debates.

 

Atividade fica a critério da metodologia de cada professor ou se preferir utilize as atividades a seguir

 

Link de atividade , clique por favor, interessante

 

https://www.ribeiraocorrente.sp.gov.br/DownloadServlet?id=we3v01zrvj8i8ul2conbd4tqmdmrci1w

 

 

file:///E:/Usuario/Downloads/geografia-80sanos-umepedroii-19maioa02junho-2021.pdf

 

 

https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2022/02/russia-invade-ucrania-10-questoes-para-entender-crise.html

 

Sugestão de atividades :

 

 

 

 

Obs. Para base de estudos utiliza-se o livro Araribá Mais Geografia.

 

Sugestão de trabalho em grupo, que proporcionam para os alunos :

·        Desenvolver a tolerância ...

·        Melhorar a socialização...

·        Ajuda a superar a timidez...

·        Incentiva a liderança.

 

PASSO A PASSO:

 

 

RECURSOS: ( pág. 21 a 31 ) Livro didático; (x ) Data show; (  x) Jornal; (x  ) Revista; (x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  32 a 33            )

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios

 

Referencias:

Livro didático de Araribá Mais Geografia .

Imagem: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/figuras.tecconcursos.com.br/b6b4a269-9177-4fe4-85d2-4ca7529d376f

Dinâmica: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/8ano/geografia/sequencia/ordem-mundial-na-guerra-fria/983

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário