4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 7º ANO - 2022

 

                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Meio ambiente e sustentabilidade por amor à vida.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo/Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento: Formação territorial do Brasil com a abordagem territorial como uma política de Estado.

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 09/05/2022  a  21/05/2022                               Nº de Aulas: 6

                                                                      HABILIDADES

 

 (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

(EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

             COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                         1ªAula

 

 ETAPA 1: Levantamento prévio sobre o objeto de conhecimento abordado na aula anterior ,estimular os alunos a expressar suas dúvidas e opiniões em relação ao que foi trabalhado. Em seguida explanação sobre A Formação e regionalização do território brasileiro”. Leitura livro didático Araribá Mais Geografia, em seguida escrever no quadro, pedir aos alunos para reescreverem no caderno e orientá-los sobre a organização da escrita. Em seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos.

TEXTO:

                                        Formação e regionalização do território brasileiro

 

  A formação do extenso território brasileiro é consequência de um longo processo de expansão, resultante do contato entre povos locais e colonizadores europeus.

Observe, no mapa a seguir, a distribuição dos povos indígenas no período de chegada dos europeus.

        

 Formação do território.

 

Em fins do século XV, portugueses e espanhóis, entre outros povos europeus, lançavam-se em busca de novas terras para colonização. Chegaram às terras atualmente chamadas de América, onde estabeleceram tratados para dividir o território.

Mais tarde, as terras ocupadas pelos portugueses formariam o Brasil.

Como os portugueses não conheciam muito bem o território que colonizariam, as fronteiras ainda não estavam muito bem definidas. Para garantir o poder sobre as terras ocupadas, explorá-las e protegê-las da invasão de outros povos, como franceses, holandeses e espanhóis, em 1534 a Coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias, lotes de terras entregues pelo rei de Portugal à administração de nobres ou funcionários de sua confiança.

 

Expansão territorial

  O território inicialmente dominado pelos portugueses expandiu-se significativamente, ultrapassando a linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, que tinha delimitado as terras que cabiam aos espanhóis (a oeste) e aos portugueses (a leste). Muitos fatores contribuíram para a ocupação e a expansão do território desde então, entre os quais as bandeiras, incursões dos bandeirantes ao interior da colônia para aprisionar indígenas (que seriam escravizados) e buscar metais preciosos (ouro e prata), nos séculos XVI e XVII.

 

Exploração  econômica do território.

 

  No século XVI, além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no nordeste do território, começou a ganhar importância. Nesse período, a ocupação colonial se concentrava no litoral. A partir do século XVII, a expansão da colônia acompanhou o crescimento das principais atividades econômicas: a produção de cana-de-açúcar em algumas áreas do sudeste; a pecuária, em direção ao interior; e a busca pelas drogas do sertão — guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, entre outras — para a Amazônia…

A expansão da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que favoreceram o domínio das terras a oeste, já no século XVIII. No ano de 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri, delimitando fronteiras bastante semelhantes às atuais. No século XIX, desenvolvia-se no território um conjunto de atividades econômicas importantes, como a produção de café no sudeste, de cacau e de algodão no nordeste e de borracha na Amazônia. Juntamente com a formação da nação após a independência, essas atividades ampliaram o território do Brasil. Observe o mapa ao lado. Ao longo do século XIX e início do XX, os limites do território brasileiro consolidaram-se.

                                                                                                                         Livro didático Araribá Mais Geografia pág. 52 a 54.

                                                                              2° aula

 

Etapa 1: Dando continuidade ao objeto de conhecimento abordado na aula anterior, sugerir aos alunos a fazer leitura do texto disponível na apostila ou acompanhar o estudo na páginas 55 a 56 do livro didático Araribá Mais Geografia. O professor pode também orientar a fazer a leitura do mapa BRASIL: MACRORREGIÕES(2016) na página 56, a localizar em qual das macrorregiões pertence o Estado onde determinado aluno mora?

 

TEXTO PARA LEITURA:

 

Regionalização.

 

 Cada uma das partes de um território tem necessidades distintas quanto a sua gestão, pois as atividades exercidas em cada uma delas dependem de infraestruturas e investimentos diferentes. O mesmo ocorre com a população que habita esses lugares – ela também depende de uma atuação atenta dos gestores para ter suas distintas necessidades atendidas. Para aperfeiçoar a gestão do território, é possível regionalizá-lo de acordo com determinado(s) critério(s), isto é, delimitar áreas que reúnem características semelhantes em relação ao critério adotado. Cada uma dessas áreas é denominada região. Os critérios que definem a regionalização podem ser escolhidos de acordo com os objetivos ou os interesses de quem a propõe. Podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou, ainda, uma composição de vários de vários desses aspectos.

Regionalização brasileira oficial.

 

A regionalização é usada para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já realizou algumas regionalizações do território brasileiro (a mais recente é de 1990). A regionalização oficial do Brasil divide o território em cinco grandes regiões, também chamadas macrorregiões. Observe o mapa desta página. É importante lembrar que as regiões se relacionam entre si e não devem ser consideradas unidades isoladas.

 

                                                                                  Livro didático Araribá Mais Geografia pág. 55 a 60.

 

ETAPA 2: Após a leitura e explicação do texto resumido sobre “Regionalização” solicitar a atividade promovendo assim o desenvolvimento do conhecimento adquirido.

                                                         Atividade

 

1.      Observe o mapa da divisão regional do Brasil, e em seguida assinale a alternativa correta:

a) O estado e o município onde você mora pertence a região nordeste.

b) O distrito federal fica na região sul.

c) São Paulo, Espírito santo, Minas gerais e Rio de janeiro estão localizados na região sul.

d) Os estados do Ceará e Rio grande do Norte se limitam com o Maranhão.

 

2. Na atualidade, de acordo com regionalização do IBGE, observada no mapa na questão anterior. O Brasil está dividido em quantas macrorregiões? Quais são elas?

a) 3. Agreste, Zona da mata, Sertão.

b) 4. Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-oeste, Região Concentrada.

c) 5. Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste, Sul.

d) 3. Amazônica, Nordeste, Centro-sul.

                                                         3ªAula

ETAPA: Nesta etapa faça uma sondagem sobre o que foi registrado na aula anterior sobre “Regionalização". Em seguida continuação com atividade complementar.

 

                                Atividade Complementar

 

 Observe o mapa a seguir e responda:

1.A região de maior extensão territorial é:

( ) Norte.                         ( ) Sudeste.

( ) Sul.                             ( ) Nordeste.

 

2.O estado que você mora fica na região?

( ) Sul.     ( ) Norte.    ( ) Nordeste. ( ) Centro- oeste.

( ) Sudeste.

 

3.O Brasil está dividido em:

a. ( ) 3 regiões.               b.( ) 1 região metrópole

b. ( ) 2 mesorregiões      d. ( ) 5 regiões.

                                                                             4° aula

 

ETAPA:1 Dando continuidade ao estudo do conteúdo sobre “Formação e regionalização do território brasileiro”, sugerir aos alunos que façam a atividade  a seguir:

 

                                                  Atividade

1.      Sobre a formação do território brasileiro, responda:

 

a) Quais povos já habitavam as terras que hoje são o Brasil antes da chegada dos colonizadores portugueses?

 

b) Como o governo português dividiu o território para organizar sua exploração?

 

2.      Responda:

a)O que significa regionalizar?

 

b)O que é região?

b) Qual é a finalidade de regionalizar o território?

3.      Para aprofundar os conhecimentos sobre o território brasileiro, sugira a atividade a seguir.

Observe o mapa e responda:

 

a)      Qual é o estado brasileiro com a maior extensão territorial? E com a menor?

 

b)      Qual é a maior região brasileira em extensão territorial? E a menor região?

 

c)      Qual estado está situado a sede, a capital do governo brasileiro?

 

 

                                 5° aula

 

ETAPA1: Antes de iniciar o conteúdo faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior. Em seguida iniciar dialogando o objeto de conhecimento com os alunos, registrando o que eles já sabem sobre “Formação do Povo Brasileiro: História e Miscigenação” e a relação que estabelecem com sua vida. Propor a leitura que os copie no caderno o texto a seguir e em seguida a leitura do texto por parte dos alunos.

TEXTO:

 

 Formação do Povo Brasileiro: História e Miscigenação.

 

 O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos.

Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos.

No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.

 

Os Indígenas e a formação do Brasil.

 

 O território que se tornaria o Brasil registra a presença de humanos há 12 mil anos.           Os indígenas ocupavam toda superfície, especialmente o litoral. Não devemos pensar que se tratavam de um único povo, mas sim de várias tribos indígenas, cada uma com sua língua e costumes.

A etnia mais numerosa eram a dos tupis-guaranis, e foram com eles que os portugueses travaram contato.

Os tupis conheciam a natureza, tinham nomeado os montes, praias e rios, sabiam quais as ervas eram nocivas ou não. Tudo isso foi ensinado aos portugueses.

Um dos exemplos mais claros da permanência da cultura indígena no Brasil pode-se comprovar através dos nomes próprios, como Itapoá, Piratininga, Pará, etc.

Na culinária, destaca-se o uso intensivo da mandioca, planta que havia sido domesticada pelos indígenas e que é item obrigatório em vários pratos brasileiros.            

O professor pode complementar dizendo que: O município de Itamaraju também é bastante miscigenado. Com índios pataxó, mineiros, capixabas e a população local originária da África. Não existindo assim, raça pura. Até os indígenas sofreram a aculturação, tanto na mistura étnica quanto na língua, religião e hábitos de portugueses.

 

Etapa 2: O professor se possível pode utilizar os vídeos para melhor compreensão do conteúdo trabalhado. Promovendo melhor compreensão e conhecimento do conteúdo abordado.

Vídeo 1: A diversidade étnica cultural brasileira (animação).

https://youtu.be/tOwq1WYYkQg.

Vídeo 2: Brasil, Meu Brasil Brasileiro!

https://youtu.be/kYHro8bkg3Q.

                                                                              6° aula

 

ETAPA 1:Iniciar a aula fazendo um breve relato sobre a aula anterior. Em seguida , o professor propõe, a atividade complementar.

                                                               Atividade

De acordo com o texto responda:

 

1.      O processo de miscigenação dos povos deu origem a que característica da população brasileira?

( ) Pouca variação da população.                ( )Pouca diversidade de imigrantes.

( ) Diversidade da população brasileira.     ( ) Diversidade de povos indígenas.

 

2.      Muitas culturas influenciaram a construção da cultura brasileira de diferentes formas. Correlacione de acordo com a marcante influência deixada na nossa cultura:

A.    Influência portuguesa.    B. Influência africana.     C. Influência indígena

( ) Cerâmica.      ( ) Língua.    ( ) Pesca.  ( ) Capoeira.  ( ) Religião católica.

ETAPA 2: Correção da atividade complementar.                                                 

(Sugestão de atividade:)

 

RECURSOS: Livro didático; ( x ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos;     ( x) Textos Informativos;  ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas:                 .

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(x)  Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 Livro Didático -Araribá Mais Geografia

 

Vídeo: A diversidade étnica cultural brasileira (animação).

https://youtu.be/tOwq1WYYkQg

Vídeos: Brasil, Meu Brasil Brasileiro!

https://youtu.be/kYHro8bkg3Q

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

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