SEQUÊNCIA DIDÁTICA
– GEOGRAFIA |
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TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema: Meio ambiente e
sustentabilidade por amor à vida. |
Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo/Conexões
e Escalas Objetos do Conhecimento:
Formação territorial do Brasil com a abordagem territorial como uma política
de Estado. |
Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 7º Período: 09/05/2022 a 21/05/2022 Nº
de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE04)
Analisar a distribuição territorial da população
brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade
nas regiões brasileiras. (EF07GE04BA) Analisar a
distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a
diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim
como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos
territórios de identidade do estado. (EF07GE04IT) Analisar a
distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade
étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como
aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de
identidade do estado, como Itamaraju. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil a avaliação de desempenho da
participação nas aulas e nas atividades
realizadas.
1ªAula ETAPA 1: Levantamento prévio sobre o objeto de
conhecimento abordado na aula anterior ,estimular os alunos a expressar suas
dúvidas e opiniões em relação ao que foi trabalhado. Em seguida explanação sobre
“A Formação e regionalização do
território brasileiro”. Leitura livro didático Araribá Mais Geografia, em
seguida escrever no quadro, pedir aos alunos para reescreverem no caderno e orientá-los
sobre a organização da escrita. Em seguida solicite novamente a leitura,
dessa vez pelos alunos. TEXTO: Formação e regionalização do território brasileiro
A formação do extenso território brasileiro é consequência de um longo
processo de expansão, resultante do contato entre povos locais e
colonizadores europeus. Observe, no mapa a seguir, a
distribuição dos povos indígenas no período de chegada dos europeus. Formação do território. Em fins do
século XV, portugueses e espanhóis, entre outros povos europeus, lançavam-se
em busca de novas terras para colonização. Chegaram às terras atualmente
chamadas de América, onde estabeleceram tratados para dividir o território. Mais tarde,
as terras ocupadas pelos portugueses formariam o Brasil. Como os
portugueses não conheciam muito bem o território que colonizariam, as
fronteiras ainda não estavam muito bem definidas. Para garantir o poder sobre
as terras ocupadas, explorá-las e protegê-las da invasão de outros povos,
como franceses, holandeses e espanhóis, em 1534 a Coroa portuguesa dividiu o
território em capitanias hereditárias, lotes de terras entregues pelo rei de
Portugal à administração de nobres ou funcionários de sua confiança. Expansão
territorial O território inicialmente dominado pelos
portugueses expandiu-se significativamente, ultrapassando a linha
estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, que tinha delimitado as terras que
cabiam aos espanhóis (a oeste) e aos portugueses (a leste). Muitos fatores
contribuíram para a ocupação e a expansão do território desde então, entre os
quais as bandeiras, incursões dos bandeirantes ao interior da colônia para
aprisionar indígenas (que seriam escravizados) e buscar metais preciosos
(ouro e prata), nos séculos XVI e XVII. Exploração econômica do território.
No século XVI, além da exploração do
pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no nordeste do
território, começou a ganhar importância. Nesse período, a ocupação colonial
se concentrava no litoral. A partir do século XVII, a expansão da colônia acompanhou o crescimento das
principais atividades econômicas: a produção de cana-de-açúcar em algumas
áreas do sudeste; a pecuária, em direção ao interior; e a busca pelas drogas
do sertão — guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, entre outras — para a
Amazônia… A expansão da pecuária pelo território
e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que
favoreceram o domínio das terras a oeste, já no século XVIII. No ano de 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de
Madri, delimitando fronteiras bastante semelhantes às atuais. No século XIX, desenvolvia-se no território um
conjunto de atividades econômicas importantes, como a produção de café no
sudeste, de cacau e de algodão no nordeste e de borracha na Amazônia.
Juntamente com a formação da nação após a independência, essas atividades
ampliaram o território do Brasil. Observe o mapa ao lado. Ao longo do século XIX e início do XX, os limites do território brasileiro consolidaram-se.
Livro didático Araribá Mais Geografia pág. 52
a 54.
2° aula Etapa 1: Dando
continuidade ao objeto de conhecimento abordado na aula anterior, sugerir aos
alunos a fazer leitura do texto disponível na apostila ou acompanhar o estudo
na páginas 55 a 56 do livro didático Araribá Mais Geografia. O professor pode
também orientar a fazer a leitura do mapa BRASIL: MACRORREGIÕES(2016) na
página 56, a localizar em qual das macrorregiões pertence o Estado onde
determinado aluno mora? TEXTO PARA
LEITURA: Regionalização. Cada uma das partes de um território tem
necessidades distintas quanto a sua gestão, pois as atividades exercidas em
cada uma delas dependem de infraestruturas e investimentos diferentes. O
mesmo ocorre com a população que habita esses lugares – ela também depende de
uma atuação atenta dos gestores para ter suas distintas necessidades
atendidas. Para aperfeiçoar a gestão do território, é possível regionalizá-lo
de acordo com determinado(s) critério(s), isto é, delimitar áreas que reúnem
características semelhantes em relação ao critério adotado. Cada uma dessas
áreas é denominada região. Os critérios que definem a regionalização podem
ser escolhidos de acordo com os objetivos ou os interesses de quem a propõe.
Podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou,
ainda, uma composição de vários de vários desses aspectos. Regionalização
brasileira oficial. A regionalização é usada para
descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais,
e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território. O Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) já realizou algumas regionalizações do
território brasileiro (a mais recente é de 1990). A regionalização oficial do
Brasil divide o território em cinco grandes regiões, também chamadas
macrorregiões. Observe o mapa desta página. É importante lembrar que as regiões
se relacionam entre si e não devem ser consideradas unidades isoladas. Livro
didático Araribá Mais Geografia pág. 55 a 60. ETAPA 2: Após a leitura e explicação do
texto resumido sobre “Regionalização” solicitar a atividade promovendo assim
o desenvolvimento do conhecimento adquirido. Atividade 1. Observe o mapa da divisão regional
do Brasil, e em seguida assinale a alternativa correta: a) O estado e o município onde você mora pertence a região
nordeste. b) O distrito federal fica na região sul. c) São Paulo, Espírito santo, Minas gerais e Rio de
janeiro estão localizados na região sul. d) Os estados do Ceará e Rio grande do Norte se limitam
com o Maranhão. 2.
Na atualidade, de acordo com regionalização do IBGE, observada no mapa na
questão anterior. O Brasil está dividido em quantas macrorregiões? Quais são
elas? a) 3. Agreste, Zona da mata, Sertão. b) 4. Região Amazônica, Região Nordeste, Região
Centro-oeste, Região Concentrada. c) 5. Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste, Sul. d) 3. Amazônica, Nordeste, Centro-sul.
3ªAula ETAPA: Nesta etapa faça uma sondagem sobre o que foi registrado na aula
anterior sobre “Regionalização". Em seguida continuação com atividade
complementar. Atividade
Complementar Observe o mapa a seguir e responda: 1.A região de maior extensão territorial é: ( ) Norte. ( ) Sudeste. ( ) Sul. ( ) Nordeste. 2.O estado que você mora fica na região? ( ) Sul. ( ) Norte. ( ) Nordeste. ( ) Centro- oeste. ( ) Sudeste. 3.O Brasil está dividido em: a. ( ) 3
regiões. b.( ) 1 região metrópole b. ( ) 2 mesorregiões d. ( ) 5 regiões. 4° aula ETAPA:1 Dando continuidade ao estudo do conteúdo sobre “Formação e
regionalização do território brasileiro”, sugerir aos alunos que façam a
atividade a seguir:
Atividade 1.
Sobre a formação do território brasileiro, responda: a) Quais povos já habitavam as terras que hoje são o
Brasil antes da chegada dos colonizadores portugueses? b) Como o governo português dividiu o território para
organizar sua exploração? 2. Responda: a)O que significa regionalizar? b)O que é região? b) Qual é a finalidade de regionalizar o território? 3. Para aprofundar os conhecimentos
sobre o território brasileiro, sugira a atividade a seguir. Observe
o mapa e responda: a)
Qual
é o estado brasileiro com a maior extensão territorial? E com a menor? b) Qual é a maior região brasileira
em extensão territorial? E a menor região? c) Qual estado está situado a sede, a
capital do governo brasileiro? 5° aula ETAPA1: Antes de iniciar o conteúdo faça
uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior. Em seguida iniciar
dialogando o objeto de conhecimento com os alunos, registrando o que eles já
sabem sobre “Formação do Povo Brasileiro: História e Miscigenação” e a
relação que estabelecem com sua vida. Propor a leitura que os copie no caderno
o texto a seguir e em seguida a leitura do texto por parte dos alunos. TEXTO: Formação do Povo Brasileiro: História e Miscigenação. O povo brasileiro é resultado da
miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os
africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes
europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século
XIX, que também formaram o povo brasileiro. Os Indígenas e a formação do Brasil. O território que se tornaria o Brasil
registra a presença de humanos há 12 mil anos. Os indígenas ocupavam toda
superfície, especialmente o litoral. Não devemos pensar que se tratavam de um
único povo, mas sim de várias tribos indígenas, cada uma com sua língua e
costumes. A etnia mais numerosa eram a dos
tupis-guaranis, e foram com eles que os portugueses travaram contato. Os tupis conheciam a natureza, tinham
nomeado os montes, praias e rios, sabiam quais as ervas eram nocivas ou não.
Tudo isso foi ensinado aos portugueses. Um dos exemplos mais claros da
permanência da cultura indígena no Brasil pode-se comprovar através dos nomes
próprios, como Itapoá, Piratininga, Pará, etc. Na culinária, destaca-se o uso
intensivo da mandioca, planta que havia sido domesticada pelos indígenas e
que é item obrigatório em vários pratos brasileiros. O professor pode complementar
dizendo que: O município de Itamaraju também é bastante miscigenado. Com
índios pataxó, mineiros, capixabas e a população local originária da África.
Não existindo assim, raça pura. Até os indígenas sofreram a aculturação,
tanto na mistura étnica quanto na língua, religião e hábitos de portugueses. Etapa 2: O professor se possível pode utilizar os vídeos para
melhor compreensão do conteúdo trabalhado. Promovendo melhor compreensão e
conhecimento do conteúdo abordado. Vídeo
1: A diversidade étnica cultural
brasileira (animação). Vídeo
2: Brasil, Meu Brasil Brasileiro!
6° aula ETAPA 1:Iniciar a aula fazendo um breve relato sobre a aula anterior. Em
seguida , o professor propõe, a atividade complementar.
Atividade De acordo com o texto responda: 1. O processo de miscigenação dos
povos deu origem a que característica da população brasileira? ( ) Pouca variação da população. ( )Pouca diversidade de
imigrantes. ( ) Diversidade da população brasileira. ( ) Diversidade de povos indígenas. 2. Muitas culturas influenciaram a
construção da cultura brasileira de diferentes formas. Correlacione de acordo
com a marcante influência deixada na nossa cultura: A. Influência portuguesa. B. Influência africana. C. Influência indígena ( ) Cerâmica. ( ) Língua. ( ) Pesca. ( ) Capoeira. ( ) Religião católica. ETAPA 2: Correção da atividade complementar. (Sugestão de
atividade:) RECURSOS: Livro didático; ( x
) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos;
( x) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: . (
) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (x) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: Referencias: Livro Didático -Araribá Mais
Geografia Vídeo: A diversidade étnica cultural brasileira (animação). Vídeos: Brasil, Meu Brasil Brasileiro!
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
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