|                            SEQUÊNCIA DIDÁTICA
  – GEOGRAFIA | |
| TEMA:  Sustentabilidade no seu sentido mais
  significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”  Subtema: Meio ambiente e
  sustentabilidade por amor à vida.  | Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo/Conexões
  e Escalas Objetos do Conhecimento:
  Formação territorial do Brasil com a abordagem territorial como uma política
  de Estado.  | 
| Objetivo geral:        Conhecer o espaço geográfico como uma
  construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
  compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
  construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. | |
| Ano: 7º                          Período: 09/05/2022  a  21/05/2022                               Nº
  de Aulas: 6 | |
|                                                                      
  HABILIDADES | |
|  (EF07GE04)
  Analisar a distribuição territorial da população
  brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
  africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade
  nas regiões brasileiras.  (EF07GE04BA) Analisar a
  distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a
  diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim
  como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos
  territórios de identidade do estado.  (EF07GE04IT) Analisar a
  distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade
  étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como
  aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de
  identidade do estado, como Itamaraju. | |
| COMPETÊNCIA ESPECÍFICA | |
| 1. 
  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
  sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
  resolução de problemas.  2. 
  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
  geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
  compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história. | |
| COMPETÊNCIAS GERAIS | |
| 1. Valorizar e
  utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
  físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
  continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
  democrática e inclusiva. | |
|              COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS | |
| Autonomia; autoestima; autoconfiança;
  compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
  respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
  autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
  reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
  estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
  sucesso profissional. | |
|  | |
| ETAPAS DA AULA /
  METODOLOGIA | |
| OBS: Professores, essa sequencia
  terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
  alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da
  participação nas aulas e nas atividades 
  realizadas.                                                        
                   1ªAula    ETAPA 1: Levantamento prévio sobre o objeto de
  conhecimento abordado na aula anterior ,estimular os alunos a expressar suas
  dúvidas e opiniões em relação ao que foi trabalhado. Em seguida explanação sobre
  “A Formação e regionalização do
  território brasileiro”. Leitura livro didático Araribá Mais Geografia, em
  seguida escrever no quadro, pedir aos alunos para reescreverem no caderno e orientá-los
  sobre a organização da escrita. Em seguida solicite novamente a leitura,
  dessa vez pelos alunos. TEXTO:                                         Formação e regionalização do território brasileiro  
  A formação do extenso território brasileiro é consequência de um longo
  processo de expansão, resultante do contato entre povos locais e
  colonizadores europeus.  Observe, no mapa a seguir, a
  distribuição dos povos indígenas no período de chegada dos europeus.  
  Formação do território. Em fins do
  século XV, portugueses e espanhóis, entre outros povos europeus, lançavam-se
  em busca de novas terras para colonização. Chegaram às terras atualmente
  chamadas de América, onde estabeleceram tratados para dividir o território.  Mais tarde,
  as terras ocupadas pelos portugueses formariam o Brasil. Como os
  portugueses não conheciam muito bem o território que colonizariam, as
  fronteiras ainda não estavam muito bem definidas. Para garantir o poder sobre
  as terras ocupadas, explorá-las e protegê-las da invasão de outros povos,
  como franceses, holandeses e espanhóis, em 1534 a Coroa portuguesa dividiu o
  território em capitanias hereditárias, lotes de terras entregues pelo rei de
  Portugal à administração de nobres ou funcionários de sua confiança. Expansão
  territorial   O território inicialmente dominado pelos
  portugueses expandiu-se significativamente, ultrapassando a linha
  estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, que tinha delimitado as terras que
  cabiam aos espanhóis (a oeste) e aos portugueses (a leste). Muitos fatores
  contribuíram para a ocupação e a expansão do território desde então, entre os
  quais as bandeiras, incursões dos bandeirantes ao interior da colônia para
  aprisionar indígenas (que seriam escravizados) e buscar metais preciosos
  (ouro e prata), nos séculos XVI e XVII. Exploração  econômica do território.  
    
   A expansão da pecuária pelo território
  e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que
  favoreceram o domínio das terras a oeste, já no século XVIII. No ano de 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de
  Madri, delimitando fronteiras bastante semelhantes às atuais. No século XIX, desenvolvia-se no território um
  conjunto de atividades econômicas importantes, como a produção de café no
  sudeste, de cacau e de algodão no nordeste e de borracha na Amazônia.
  Juntamente com a formação da nação após a independência, essas atividades
  ampliaram o território do Brasil. Observe o mapa ao lado. Ao longo do século XIX e início do XX, os limites do território brasileiro consolidaram-se.                                                                        
                                                   Livro didático Araribá Mais Geografia pág. 52
  a 54.                                                            
                    2° aula Etapa 1: Dando
  continuidade ao objeto de conhecimento abordado na aula anterior, sugerir aos
  alunos a fazer leitura do texto disponível na apostila ou acompanhar o estudo
  na páginas 55 a 56 do livro didático Araribá Mais Geografia. O professor pode
  também orientar a fazer a leitura do mapa BRASIL: MACRORREGIÕES(2016) na
  página 56, a localizar em qual das macrorregiões pertence o Estado onde
  determinado aluno mora? TEXTO PARA
  LEITURA: Regionalização.  Cada uma das partes de um território tem
  necessidades distintas quanto a sua gestão, pois as atividades exercidas em
  cada uma delas dependem de infraestruturas e investimentos diferentes. O
  mesmo ocorre com a população que habita esses lugares – ela também depende de
  uma atuação atenta dos gestores para ter suas distintas necessidades
  atendidas. Para aperfeiçoar a gestão do território, é possível regionalizá-lo
  de acordo com determinado(s) critério(s), isto é, delimitar áreas que reúnem
  características semelhantes em relação ao critério adotado. Cada uma dessas
  áreas é denominada região. Os critérios que definem a regionalização podem
  ser escolhidos de acordo com os objetivos ou os interesses de quem a propõe.
  Podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou,
  ainda, uma composição de vários de vários desses aspectos. 
 A regionalização é usada para
  descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais,
  e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território. O Instituto Brasileiro de
  Geografia e Estatística (IBGE) já realizou algumas regionalizações do
  território brasileiro (a mais recente é de 1990). A regionalização oficial do
  Brasil divide o território em cinco grandes regiões, também chamadas
  macrorregiões. Observe o mapa desta página. É importante lembrar que as regiões
  se relacionam entre si e não devem ser consideradas unidades isoladas.                                                                                   Livro
  didático Araribá Mais Geografia pág. 55 a 60. ETAPA 2: Após a leitura e explicação do
  texto resumido sobre “Regionalização” solicitar a atividade promovendo assim
  o desenvolvimento do conhecimento adquirido.                                                          Atividade 1.      Observe o mapa da divisão regional
  do Brasil, e em seguida assinale a alternativa correta: a) O estado e o município onde você mora pertence a região
  nordeste. b) O distrito federal fica na região sul. c) São Paulo, Espírito santo, Minas gerais e Rio de
  janeiro estão localizados na região sul. d) Os estados do Ceará e Rio grande do Norte se limitam
  com o Maranhão. 2.
  Na atualidade, de acordo com regionalização do IBGE, observada no mapa na
  questão anterior. O Brasil está dividido em quantas macrorregiões? Quais são
  elas? a) 3. Agreste, Zona da mata, Sertão. b) 4. Região Amazônica, Região Nordeste, Região
  Centro-oeste, Região Concentrada. c) 5. Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste, Sul. d) 3. Amazônica, Nordeste, Centro-sul.                                                        
   3ªAula ETAPA: Nesta etapa faça uma sondagem sobre o que foi registrado na aula
  anterior sobre “Regionalização". Em seguida continuação com atividade
  complementar.                                 Atividade
  Complementar  Observe o mapa a seguir e responda: 1.A região de maior extensão territorial é: ( ) Norte.                         ( ) Sudeste. ( ) Sul.                             ( ) Nordeste. 2.O estado que você mora fica na região? ( ) Sul.     ( ) Norte.    ( ) Nordeste. ( ) Centro- oeste. ( ) Sudeste. 3.O Brasil está dividido em: a. ( ) 3
  regiões.               b.( ) 1 região metrópole b. ( ) 2 mesorregiões      d. ( ) 5 regiões. 
                                                                              4° aula ETAPA:1 Dando continuidade ao estudo do conteúdo sobre “Formação e
  regionalização do território brasileiro”, sugerir aos alunos que façam a
  atividade  a seguir:                                                   
  Atividade 1.     
  Sobre a formação do território brasileiro, responda: a) Quais povos já habitavam as terras que hoje são o
  Brasil antes da chegada dos colonizadores portugueses? b) Como o governo português dividiu o território para
  organizar sua exploração? 2.      Responda: a)O que significa regionalizar? b)O que é região? b) Qual é a finalidade de regionalizar o território? 3.      Para aprofundar os conhecimentos
  sobre o território brasileiro, sugira a atividade a seguir. Observe
  o mapa e responda: a)     
  Qual
  é o estado brasileiro com a maior extensão territorial? E com a menor? b)      Qual é a maior região brasileira
  em extensão territorial? E a menor região? c)      Qual estado está situado a sede, a
  capital do governo brasileiro?                                  5° aula  ETAPA1: Antes de iniciar o conteúdo faça
  uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior. Em seguida iniciar
  dialogando o objeto de conhecimento com os alunos, registrando o que eles já
  sabem sobre “Formação do Povo Brasileiro: História e Miscigenação” e a
  relação que estabelecem com sua vida. Propor a leitura que os copie no caderno
  o texto a seguir e em seguida a leitura do texto por parte dos alunos. TEXTO:  Formação do Povo Brasileiro: História e Miscigenação.  O povo brasileiro é resultado da
  miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os
  africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes
  europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século
  XIX, que também formaram o povo brasileiro. Os Indígenas e a formação do Brasil.  O território que se tornaria o Brasil
  registra a presença de humanos há 12 mil anos.           Os indígenas ocupavam toda
  superfície, especialmente o litoral. Não devemos pensar que se tratavam de um
  único povo, mas sim de várias tribos indígenas, cada uma com sua língua e
  costumes. A etnia mais numerosa eram a dos
  tupis-guaranis, e foram com eles que os portugueses travaram contato. Os tupis conheciam a natureza, tinham
  nomeado os montes, praias e rios, sabiam quais as ervas eram nocivas ou não.
  Tudo isso foi ensinado aos portugueses. Um dos exemplos mais claros da
  permanência da cultura indígena no Brasil pode-se comprovar através dos nomes
  próprios, como Itapoá, Piratininga, Pará, etc. Na culinária, destaca-se o uso
  intensivo da mandioca, planta que havia sido domesticada pelos indígenas e
  que é item obrigatório em vários pratos brasileiros.              O professor pode complementar
  dizendo que: O município de Itamaraju também é bastante miscigenado. Com
  índios pataxó, mineiros, capixabas e a população local originária da África.
  Não existindo assim, raça pura. Até os indígenas sofreram a aculturação,
  tanto na mistura étnica quanto na língua, religião e hábitos de portugueses. Etapa 2: O professor se possível pode utilizar os vídeos para
  melhor compreensão do conteúdo trabalhado. Promovendo melhor compreensão e
  conhecimento do conteúdo abordado. Vídeo
  1: A diversidade étnica cultural
  brasileira (animação). Vídeo
  2: Brasil, Meu Brasil Brasileiro!                                                            
                    6° aula ETAPA 1:Iniciar a aula fazendo um breve relato sobre a aula anterior. Em
  seguida , o professor propõe, a atividade complementar.                                                               
  Atividade De acordo com o texto responda: 1.      O processo de miscigenação dos
  povos deu origem a que característica da população brasileira? ( ) Pouca variação da população.                ( )Pouca diversidade de
  imigrantes. ( ) Diversidade da população brasileira.     ( ) Diversidade de povos indígenas. 2.      Muitas culturas influenciaram a
  construção da cultura brasileira de diferentes formas. Correlacione de acordo
  com a marcante influência deixada na nossa cultura: A.    Influência portuguesa.    B. Influência africana.     C. Influência indígena ( ) Cerâmica.      ( ) Língua.    ( ) Pesca.  ( ) Capoeira.  ( ) Religião católica. ETAPA 2: Correção da atividade complementar.                                                  (Sugestão de
  atividade:) 
 RECURSOS: Livro didático; ( x
  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos;   
   ( x) Textos Informativos;  ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
  Trabalho; (x) Resolução
  de Exercícios/Livro páginas:                 . (
  ) Seminários; (  )
  Apresentação oral; (  )
  Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (x)  Atividade escrita; (x) Avaliação da
  participação; Outros: Referencias:  Livro Didático -Araribá Mais
  Geografia    Vídeo: A diversidade étnica cultural brasileira (animação). Vídeos: Brasil, Meu Brasil Brasileiro!                                                         
  Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...    | |






 
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