SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas
as formas de vida e para a vida!” Subtema: A
importância da sustentabilidade para o planeta. |
Unidade
Temática: O
SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS. Objetos do conhecimento: Relações
entre os componentes físico-naturais. |
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Objetivo geral: ·
Conhecer os principais movimentos da Terra; ·
Considerar efeitos da irradiação solar sobre a
superfície terrestre; ·
Conhecer algumas características da estrutura
terrestre. |
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Ano: 6º Período:
09/05/2022 a 21/05/2022 Nº de Aulas:6 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE03)
Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da
atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e
impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade. (EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a
circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos,
sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na
cidade da Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Porto Seguro das áreas
litorâneas e de Itamaraju. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 6.Construir
argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciências socioambiental e o
respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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OBS: Professores,
essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas.
1º AULA ETAPA 1: Nesta aula, sugerimos iniciar a abordagem, com a turma
questionando os alunos com perguntas do tipo: O
que é Meio Ambiente? Alguém
já ouviu falar em sustentabilidade? Qual
a importância de sermos sustentáveis? Em seguida pode ser feita uma breve introdução a respeito da “Importância
da Sustentabilidade para o planeta”. Outra sugestão se possível utilizar o data
show, sugerimos que apresentem aos alunos a animação que segue no link: https://www.youtube.com/watch?v=Qky8NVaAfK8 . Outra
possibilidade é a leitura direcionada do texto que segue abaixo: SUSTENTABILIDADE Sempre que ouvimos por aí a expressão sustentabilidade, vemos o seu nome
associado a uma maior conscientização sobre as diferentes formas de preservar
o meio ambiente, não é mesmo? Mas o que será que significa, exatamente, essa
expressão? Para que ela serve? Sustentabilidade
é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade
sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar
os meios naturais. Assim sendo, temos que preservar o meio ambiente para
garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o
mesmo. Por isso, as pessoas e a sociedade em geral
precisam elaborar e colocar em prática ideias para realizar o desenvolvimento
da sociedade de forma que não prejudique a natureza. É por esse motivo que a
expressão “sustentabilidade” é também chamada de desenvolvimento sustentável,
ou seja, manter a preservação da economia sem afetar os recursos naturais.
Portanto, seriam exemplos de ações sustentáveis: deter o desmatamento,
plantar novas árvores ou reflorestar áreas desmatadas, conservar os rios e
demais cursos d'água, adotar medidas para diminuir a necessidade de novos
recursos naturais (tais como a diminuição do consumo e a reciclagem), não
poluir o ar, entre outras incontáveis medidas. Assim, para que uma sociedade
sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo
na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização
correta quanto das instituições para conservarem os recursos naturais. Além
disso, todos nós, cidadãos, também temos essa missão. Dessa forma, devemos
plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir
menos lixo, reciclar e assim por diante. Reciclar e preservar os recursos
naturais é muito importante para a sustentabilidade A promoção da
sustentabilidade no mundo tem sido um desafio, pois nem todos os países
estão, em termos práticos, dispostos a promover a conservação do meio
ambiente, pois isso implicaria reduzir determinadas ações, como a produção
industrial poluidora, entre outras. Por outro lado, é importante que todos
compreendam a ideia de que desenvolvimento sustentável não significa crescer
menos economicamente, mas fazer a economia crescer com responsabilidade
ambiental. Por Me. Rodolfo Alves Pena OBS: Importante explicar aos alunos
que é apenas uma introdução sobre o assunto, que posteriormente será melhor explorado. ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto, momento de
questionamentos e socialização.
2º aula ETAPA 1: Depois da socialização oral das informações contidas no
vídeo ou no texto, direcionar os alunos para a seguinte atividade: A sustentabilidade “refere-se ao
princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos
naturais e a exploração deles por parte da sociedade” (https://brasilescola.uol.com.br/educacao/sustentabilidade.htm).
1- De
acordo com esse conceito leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa
que não corresponde a medidas sustentáveis: a)
Substituição de agrotóxicos e produtos químicos por elementos da agricultura
orgânica, como adubação com uso de compostagem da matéria orgânica. b)
Redução ou fim do uso de combustíveis fósseis e sua substituição por
combustíveis limpos. c)
Preferir os recursos não renováveis em detrimento dos bens renováveis. d)
Intensificar as políticas de reciclagem. Analise a charge abaixo: 2-Aponte
uma causa e uma consequência da ação humana: 3-
Quais
medidas podem ser adotadas no nosso dia a dia para evitar a poluição do meio ambiente? Etapa 2: Correção da atividade e momento de tirá dúvida. 3º AULA ETAPA 1: Nesta aula o professor pode fazer uma
sondagem dos conhecimentos prévios sobre “ Características do planeta terra”,
abordando aos alunos alguns questionamentos: ·
Porque o nosso planeta recebeu o nome de Terra? ·
Quais as características do planeta Terra? Em
seguida o professor se for possível pode usar as ferramentas tecnológicas,
sugerimos o vídeo que faz um resumo dessa temática de forma leve e objetiva em 4:53
minutos. https://www.youtube.com/watch?v=IyXASC6ncE8 CARACTERÍSTICAS DO PLANETA TERRA ETAPA 2: Solicitar a leitura coletiva
do texto abaixo por parte dos alunos; ou mesmo do próprio livro didático que
inicia na página 48 a seguir, na
medida que vai seguindo com a explicação:
O PLANETA TERRA O
planeta Terra é um dos quatro planetas rochosos que compõem o Sistema Solar,
localizado na Via Láctea. Ao dizer
que ele é um planeta rochoso, estamos falando basicamente da sua composição,
sua superfície sólida é formada por rochas e metais pesados, como o ferro. A
composição rochosa e a presença de metais pesados fazem com que o planeta
desse tipo apresente maior densidade. Por isso, a Terra está mais próxima do
Sol quando comparada aos planetas gasosos. Nós não a habitamos por acaso. A
localização da Terra no Universo
possibilita que nela haja água em seus três estados físicos: líquido, sólido
e gasoso, assim como também influencia na presença de gases que colaboram
para que sua temperatura média seja mantida por volta dos 14 ºC. Vamos entender um pouco sobre a atmosfera
terrestre? Basicamente, ela é composta por oxigênio, nitrogênio, vapor d'água
e dióxido de carbono. Este é um dos principais responsáveis por um fenômeno
natural conhecido como efeito estufa, que permite a existência de vida no
planeta.
Os gases presentes na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono,
possuem a capacidade de absorver os raios solares emitidos à superfície
terrestre. Uma vez que esses são absorvidos, evita-se que o calor seja
totalmente irradiado de volta ao espaço. A parcela de energia solar absorvida
fica então retida na atmosfera, permitindo que haja um equilíbrio energético
e evitando uma grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima
e a temperatura mínima). Assim, o
planeta consegue manter temperaturas que possibilitam a existência de vida,
diferentemente dos demais planetas que se encontram no Sistema Solar.
Os seres vivos que habitam a Terra retiram dela tudo aquilo que
precisam para sobreviver. Os recursos naturais, renováveis ou não renováveis,
permitem que os seres humanos, animais e vegetais mantenham-se vivos. Ao
longo da história, mecanismos de adaptação foram desenvolvidos para que esses
recursos pudessem ser aproveitados. Contudo, o uso excessivo e irracional
desses tem provocado grandes danos ao planeta.
O meio ambiente tem sido constantemente degradado, comprometendo a
vida das gerações futuras. A busca por um modelo de desenvolvimento sustentável
é um dos principais temas de discussões em todas as regiões da Terra. ETAPA 2: Continuação
do objeto de conhecimento abordando “Estrutura
interna da Terra”.
→ Estrutura interna da Terra A Terra é divida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo. O planeta Terra possui formato de uma
esfera, apresentando as regiões dos polos um pouco achatadas. Esse formato
arredondado é possível porque o planeta possui massa suficiente para que a
sua gravidade exerça a forma do equilíbrio estático. Em seu interior, o
planeta apresenta algumas divisões, mais conhecidas como camadas da Terra.
Veja quais são: |
Sugestão
:
O professor usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade .
4º
aula
ETAPA 1: Como sugestão de atividade, trazemos algumas possibilidades
visando estimular o avanço na leitura e na escrita, mais claro que cada
professor é livre para direcionar
mediante a realidade de suas turmas:
Opção 1- Elaborem um texto resumo de no mínimo 25 linhas das
páginas 48 a 57, incluindo as partes que julgarem mais importantes.
Opção 2- Direcione os alunos a produzirem 10 Você sabia? Também das
páginas 48 a 57.
Ambas possibilidades estimulará os alunos a fazerem leitura
do conteúdo, além de permitir que a sequência possa ser seguida de forma mais
fluída.
5º aula
ETAPA 1: Antes de iniciar a aula faça uma reflexão
sobre o que foi abordado nas aulas anteriores sobre “O planeta terra”. Em
seguida o professor deverá estimular os alunos sobre os seus conhecimentos
sobre “Rotação e Translação”. Resumo
sobre Rotação e translação, para ser impresso ou copiar no quadro ou pode ser
utilizado o livro didático, páginas 49 e 50.
Sugestão:O professor pode fazer o ditado do
texto, desenvolvendo no aluno a atenção e a concentração por meio da capacidade
auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita.
LEITURA DO TEXTO:
OS MOVIMENTOS DA TERRA
A
rotação e a translação são os movimentos mais importantes do planeta. Eles
influenciam diretamente o dia e a noite, o clima e as paisagens de cada local.
A rotação
A
rotação é o movimento que a Terra
realiza em torno do seu eixo, ou seja, em torno de si mesma. Esse movimento
ocorre de oeste para leste e dura cerca de 24 horas (ou, mais precisamente, 23
horas, 56 minutos e 4 segundos). Graças à rotação, o Sol aparece de um lado
(aproximadamente no leste) e desaparece do outro (aproximadamente no oeste).
Para um observador fixo, parece que ele está se movimentando, quando na verdade
é a Terra que se move. Esse fenômeno é chamado de movimento aparente do Sol. Ao
longo do dia, o Sol é percebido em posições diferentes com o passar das horas.
Observe os horários das fotografias desta página, obtidas de um mesmo local,
para perceber esse movimento. A principal consequência do movimento de rotação
é a sucessão dos dias e das noites. Em determinado momento, enquanto em uma
face do planeta é dia, pois está sendo iluminada pelo Sol, na face oposta é
noite.
A translação
A translação
é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura
365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, o que, como unidade de medida de
tempo, é chamado de ano solar. Para facilitar, o nosso calendário arredonda o
ano para 365 dias, e a cada quatro anos é acrescentado um dia ao mês de
fevereiro (chamado de ano bissexto). A distribuição desigual de luz e calor do
Sol nos dois hemisférios (Norte e Sul) ao longo de um ano resulta nas quatro
estações (primavera, verão, outono e inverno), que têm início nos equinócios e
solstícios. Essa variação se deve principalmente à inclinação do eixo terrestre
associada ao movimento de translação. Observe na ilustração abaixo que, quando
é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério Sul. O Hemisfério Norte é
o mais iluminado e aquecido entre junho e setembro. A partir de então, começam
o outono no Hemisfério Norte e a primavera no Hemisfério Sul. Em 21, 22 ou 23
de dezembro começam o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte.
Como a maior parte do Brasil está no Hemisfério Sul, o verão no país começa em
dezembro, e o inverno, em junho.
Sugestão de vídeo aula (Movimento de rotação e
translação)
https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI
Etapa 2: Nesta etapa o
professor pode fazer a leitura
compartilhada do texto disponível na apostila e proporcionar o momento de prover comentários e reflexões
sobre o assunto abordado.
6° aula
ETAPA 1- Faça uma breve
revisão sobre "Os movimentos da terra", logo após a revisão, temos três
propostas de atividade, que podem ser adequadas de acordo a realidade de cada
turma.
A
primeira opção de atividade, imprimir o caça-palavras. Segunda opção de atividade
,o professor poderá elaborar, uma atividade com afirmativas sobre o
conteúdo, para que os alunos identifiquem quais são as afirmativas verdadeiras e
justificar as afirmativas falsas.
1.
Você
sabia? EXISTE UMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA
SOBRE O SURGIMENTO DO DIA E DA NOITE. ISSO ACONTECE DEVIDO AO MOVIMENTO QUE A
TERRA FAZ AO REDOR DE SEU PRÓPRIO EIXO. Use as palavras abaixo para
completar ar frases:
SISTEMA – TERRA – TRANSLAÇÃO- ROTAÇÃO – OITO- SOL
2.
O
movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo se chama rotação.
Nosso planeta leva 24 horas para dar a volta torno de si mesmo. Esse movimento
marca dois períodos distintos: O dia e a Noite.
Marque x no período que você estuda:
( )
Matutino ( ) Vespertino (
) Noturno.
Atividade complementar
1. O Sistema Solar é composto
por um total de oito planetas. O conceito de planeta está atrelado a
determinadas características, entre elas:
A) contar com iluminação
direta do Sol e ter água.
B) possuir mais de uma lua e
receber luz do Sol.
C) apresentar estrelas e
possuir oxigenação do ar.
D) ter equilíbrio estático e
orbitar ao redor do Sol.
e) dispor de uma lua e ter
uma estrutura redonda.
2. Define o movimento de:
a)Rotação _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Translação
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Como é formado o sistema
solar?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RECURSOS: ( 46 a 57 ) Livro didático; (x) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( ).
(
) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:
Referencias:
Livro Didático -Araribá Mais Geografia 48 a 57.
Vídeo
aula (Movimento de rotação e translação)
https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
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