4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 6º ANO

 

                                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta.

Unidade Temática:  O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS.

Objetos do conhecimento:   Relações entre os componentes físico-naturais. 

Objetivo geral:

·         Conhecer os principais movimentos da Terra;

·         Considerar efeitos da irradiação solar sobre a superfície terrestre;

·         Conhecer algumas características da estrutura terrestre.

Ano: 6º                          Período: 09/05/2022 a 21/05/2022                                 Nº de Aulas:6

                               HABILIDADES

 (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade.

(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade da Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

6.Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciências socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

 

6.Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7.Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.

                                                                          1º AULA

 

ETAPA 1: Nesta aula, sugerimos iniciar a abordagem, com a turma questionando os alunos com perguntas do tipo:

O que é Meio Ambiente?

Alguém já ouviu falar em sustentabilidade?

Qual a importância de sermos sustentáveis?

 Em seguida  pode ser feita  uma breve introdução a respeito da “Importância da Sustentabilidade para o planeta”.

 Outra sugestão se possível utilizar o data show, sugerimos que apresentem aos alunos a animação que segue no link:  https://www.youtube.com/watch?v=Qky8NVaAfK8 .

 

Outra possibilidade é a leitura direcionada do texto que segue abaixo:

 

 

                               SUSTENTABILIDADE

 

 Sempre que ouvimos por aí a expressão sustentabilidade, vemos o seu nome associado a uma maior conscientização sobre as diferentes formas de preservar o meio ambiente, não é mesmo? Mas o que será que significa, exatamente, essa expressão? Para que ela serve? Sustentabilidade é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais. Assim sendo, temos que preservar o meio ambiente para garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o mesmo.    Por isso, as pessoas e a sociedade em geral precisam elaborar e colocar em prática ideias para realizar o desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza. É por esse motivo que a expressão “sustentabilidade” é também chamada de desenvolvimento sustentável, ou seja, manter a preservação da economia sem afetar os recursos naturais. Portanto, seriam exemplos de ações sustentáveis: deter o desmatamento, plantar novas árvores ou reflorestar áreas desmatadas, conservar os rios e demais cursos d'água, adotar medidas para diminuir a necessidade de novos recursos naturais (tais como a diminuição do consumo e a reciclagem), não poluir o ar, entre outras incontáveis medidas. Assim, para que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta quanto das instituições para conservarem os recursos naturais. Além disso, todos nós, cidadãos, também temos essa missão. Dessa forma, devemos plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir menos lixo, reciclar e assim por diante. Reciclar e preservar os recursos naturais é muito importante para a sustentabilidade A promoção da sustentabilidade no mundo tem sido um desafio, pois nem todos os países estão, em termos práticos, dispostos a promover a conservação do meio ambiente, pois isso implicaria reduzir determinadas ações, como a produção industrial poluidora, entre outras. Por outro lado, é importante que todos compreendam a ideia de que desenvolvimento sustentável não significa crescer menos economicamente, mas fazer a economia crescer com responsabilidade ambiental.

                                                                                                                                 Por Me. Rodolfo Alves Pena

 

OBS: Importante explicar aos alunos que é apenas uma introdução sobre o assunto, que posteriormente será  melhor explorado.

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto, momento de questionamentos e socialização.

                                                                             2º aula

 

ETAPA 1: Depois da socialização oral das informações contidas no vídeo ou no texto, direcionar os alunos para a seguinte atividade: 

 

 A sustentabilidade “refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade” (https://brasilescola.uol.com.br/educacao/sustentabilidade.htm).

 

1- De acordo com esse conceito leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa que não corresponde a medidas sustentáveis:

a) Substituição de agrotóxicos e produtos químicos por elementos da agricultura orgânica, como adubação com uso de compostagem da matéria orgânica.

b) Redução ou fim do uso de combustíveis fósseis e sua substituição por combustíveis limpos.

c) Preferir os recursos não renováveis em detrimento dos bens renováveis.

d) Intensificar as políticas de reciclagem.

 

 Analise a charge abaixo:

 

 

2-Aponte uma causa e uma consequência da ação humana:

 

3-  Quais medidas podem ser adotadas no nosso dia a dia para evitar a poluição do meio

ambiente?

 

Etapa 2: Correção da atividade e momento de tirá dúvida.

 

                                                                     3º AULA

 

ETAPA 1:  Nesta aula o professor pode fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios sobre “ Características do planeta terra”, abordando aos alunos alguns questionamentos:

·         Porque o nosso planeta recebeu o nome de Terra?

·         Quais as características do planeta Terra?

  Em seguida o professor se for possível pode usar as ferramentas tecnológicas, sugerimos  o vídeo  que faz um resumo dessa  temática de forma leve e objetiva em 4:53 minutos. https://www.youtube.com/watch?v=IyXASC6ncE8

 

 

 

CARACTERÍSTICAS DO PLANETA TERRA

 

 

 

 ETAPA 2: Solicitar a leitura coletiva do texto abaixo por parte dos alunos; ou mesmo do próprio livro didático que inicia na página 48 a seguir,  na medida que vai seguindo com a explicação:

 

                                                                     O PLANETA TERRA

 

 https://static.escolakids.uol.com.br/2019/08/estrutura-interna-terra.jpgO planeta Terra é um dos quatro planetas rochosos que compõem o Sistema Solar, localizado na Via Láctea. Ao dizer que ele é um planeta rochoso, estamos falando basicamente da sua composição, sua superfície sólida é formada por rochas e metais pesados, como o ferro. A composição rochosa e a presença de metais pesados fazem com que o planeta desse tipo apresente maior densidade. Por isso, a Terra está mais próxima do Sol quando comparada aos planetas gasosos.

Nós não a habitamos por acaso. A localização da Terra no Universo possibilita que nela haja água em seus três estados físicos: líquido, sólido e gasoso, assim como também influencia na presença de gases que colaboram para que sua temperatura média seja mantida por volta dos 14 ºC.

 Vamos entender um pouco sobre a atmosfera terrestre? Basicamente, ela é composta por oxigênio, nitrogênio, vapor d'água e dióxido de carbono. Este é um dos principais responsáveis por um fenômeno natural conhecido como efeito estufa, que permite a existência de vida no planeta.

  Os gases presentes na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono, possuem a capacidade de absorver os raios solares emitidos à superfície terrestre. Uma vez que esses são absorvidos, evita-se que o calor seja totalmente irradiado de volta ao espaço. A parcela de energia solar absorvida fica então retida na atmosfera, permitindo que haja um equilíbrio energético e evitando uma grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima).     Assim, o planeta consegue manter temperaturas que possibilitam a existência de vida, diferentemente dos demais planetas que se encontram no Sistema Solar.

  Os seres vivos que habitam a Terra retiram dela tudo aquilo que precisam para sobreviver. Os recursos naturais, renováveis ou não renováveis, permitem que os seres humanos, animais e vegetais mantenham-se vivos. Ao longo da história, mecanismos de adaptação foram desenvolvidos para que esses recursos pudessem ser aproveitados. Contudo, o uso excessivo e irracional desses tem provocado grandes danos ao planeta.

  O meio ambiente tem sido constantemente degradado, comprometendo a vida das gerações futuras. A busca por um modelo de desenvolvimento sustentável é um dos principais temas de discussões em todas as regiões da Terra.

ETAPA 2: Continuação do objeto de conhecimento abordando “Estrutura interna da Terra”.

 

                                                Estrutura interna da Terra

 

   A Terra é divida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.

 

  O planeta Terra possui formato de uma esfera, apresentando as regiões dos polos um pouco achatadas. Esse formato arredondado é possível porque o planeta possui massa suficiente para que a sua gravidade exerça a forma do equilíbrio estático. Em seu interior, o planeta apresenta algumas divisões, mais conhecidas como camadas da Terra. Veja quais são:

 

 

 

Sugestão : O professor  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade .

                                                                      

4º aula

 

ETAPA 1: Como sugestão de atividade, trazemos algumas possibilidades visando estimular o avanço na leitura e na escrita, mais claro que cada professor é livre  para direcionar mediante a realidade de suas turmas:

 Opção 1- Elaborem um texto resumo de no mínimo 25 linhas das páginas 48 a 57, incluindo as partes que julgarem mais importantes.

Opção 2- Direcione os alunos a produzirem 10 Você sabia? Também das páginas 48 a 57.

 

Ambas possibilidades estimulará os alunos a fazerem leitura do conteúdo, além de permitir que a sequência possa ser seguida de forma mais fluída.

 

                                                                        5º aula

ETAPA 1: Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi abordado nas aulas anteriores sobre “O planeta terra”. Em seguida o professor deverá estimular os alunos sobre os seus conhecimentos sobre “Rotação e Translação”.  Resumo sobre Rotação e translação, para ser impresso ou copiar no quadro ou pode ser utilizado o livro didático, páginas 49 e 50.

Sugestão:O professor pode fazer o ditado do texto, desenvolvendo no aluno a atenção e a concentração por meio da capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita.

LEITURA DO TEXTO:

     OS MOVIMENTOS DA TERRA

A rotação e a translação são os movimentos mais importantes do planeta. Eles influenciam diretamente o dia e a noite, o clima e as paisagens de cada local.

                                                                A rotação

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo, ou seja, em torno de si mesma. Esse movimento ocorre de oeste para leste e dura cerca de 24 horas (ou, mais precisamente, 23 horas, 56 minutos e 4 segundos). Graças à rotação, o Sol aparece de um lado (aproximadamente no leste) e desaparece do outro (aproximadamente no oeste). Para um observador fixo, parece que ele está se movimentando, quando na verdade é a Terra que se move. Esse fenômeno é chamado de movimento aparente do Sol. Ao longo do dia, o Sol é percebido em posições diferentes com o passar das horas. Observe os horários das fotografias desta página, obtidas de um mesmo local, para perceber esse movimento. A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Em determinado momento, enquanto em uma face do planeta é dia, pois está sendo iluminada pelo Sol, na face oposta é noite.

A translação

 A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, o que, como unidade de medida de tempo, é chamado de ano solar. Para facilitar, o nosso calendário arredonda o ano para 365 dias, e a cada quatro anos é acrescentado um dia ao mês de fevereiro (chamado de ano bissexto). A distribuição desigual de luz e calor do Sol nos dois hemisférios (Norte e Sul) ao longo de um ano resulta nas quatro estações (primavera, verão, outono e inverno), que têm início nos equinócios e solstícios. Essa variação se deve principalmente à inclinação do eixo terrestre associada ao movimento de translação. Observe na ilustração abaixo que, quando é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério Sul. O Hemisfério Norte é o mais iluminado e aquecido entre junho e setembro. A partir de então, começam o outono no Hemisfério Norte e a primavera no Hemisfério Sul. Em 21, 22 ou 23 de dezembro começam o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte. Como a maior parte do Brasil está no Hemisfério Sul, o verão no país começa em dezembro, e o inverno, em junho.

Sugestão de vídeo aula (Movimento de rotação e translação)

https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI

Etapa 2: Nesta etapa o professor pode fazer a  leitura compartilhada do texto disponível na apostila e proporcionar o  momento de prover comentários e reflexões sobre o assunto abordado.

6° aula

 ETAPA 1-   Faça uma breve revisão sobre "Os movimentos da terra", logo após a revisão, temos três propostas de atividade, que podem ser adequadas de acordo a realidade de cada turma.

A primeira opção de atividade, imprimir o caça-palavras. Segunda opção de atividade ,o professor poderá elaborar, uma atividade com afirmativas sobre o conteúdo, para que os alunos identifiquem quais são as afirmativas verdadeiras e justificar as afirmativas falsas.

1.      Você sabia? EXISTE UMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O SURGIMENTO DO DIA E DA NOITE. ISSO ACONTECE DEVIDO AO MOVIMENTO QUE A TERRA FAZ AO REDOR DE SEU PRÓPRIO EIXO. Use as palavras abaixo para completar ar frases:

                                                  SISTEMA – TERRA – TRANSLAÇÃO- ROTAÇÃO – OITO- SOL

2.      O movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo se chama rotação. Nosso planeta leva 24 horas para dar a volta torno de si mesmo. Esse movimento marca dois períodos distintos: O dia e a Noite.

Marque x no período que você estuda:

(  ) Matutino       (  ) Vespertino       (  ) Noturno.

 

                                            Atividade complementar

1. O Sistema Solar é composto por um total de oito planetas. O conceito de planeta está atrelado a determinadas características, entre elas:

A) contar com iluminação direta do Sol e ter água.

B) possuir mais de uma lua e receber luz do Sol.

C) apresentar estrelas e possuir oxigenação do ar.

D) ter equilíbrio estático e orbitar ao redor do Sol.

e) dispor de uma lua e ter uma estrutura redonda.

2. Define o movimento de:

a)Rotação _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)Translação _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Como é formado o sistema solar?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

RECURSOS: ( 46 a 57 ) Livro didático; (x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (         ).

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; (  x) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 

 Livro Didático -Araribá Mais Geografia  48 a 57.

Vídeo aula (Movimento de rotação e translação)

https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI

 

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