SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 04-2023 |
TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a
vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Antropometria |
UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e
estilo de vida |
TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente,
Saúde, Ciência e Tecnologia. |
Ano:
6º e 7º ano Período: 24.04 a 05.05.2023 Nº de Aulas: 04 I TRIMESTRE |
HABILIDADES |
·
(EF67EF33BA)
Compreender os diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade,
a partir das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e
atividade física, oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida
saudáveis. ·
(EF06EF17IT)
Entender o conceito, objetivo e importância da avaliação da altura e peso,
aplicando os seus procedimentos no dia-a-dia ·
(EF07EF17IT)
Entender o conceito, objetivo das medidas corporais altura e peso, aplicando os
resultados ao IMC. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Vivenciar práticas dos jogos de tabuleiro
promovendo a interação, cooperação, competitividade. ·
Desenvolver a leitura, escrita e interpretação
por meio de atividades sobre o objeto de conhecimento em estudo. ·
Produzir textos a partir de situações sobre o
estudo da antropometria. ·
Utilizar alguns exercícios de funcional para
estimular os movimentos corporais e funções do dia a dia, como agachar,
correr, sentar, pular, empurrar etc. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica Antes de iniciar o objeto de conhecimento
abordar sobre o tema intercurricular que será trabalhado durante a I trimestre:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas
as formas de vida e para a vida!” O objeto de conhecimento que será
trabalhado nesta aula é antropometria . Abrir uma roda de conversa para levantar
informações sobre o objeto a ser estudado. O que significa antropometria? Você sabe qual é o seu peso e sua altura? Já ouviu falar sobre IMC? Qual a importância da antropometria? Através de slides explicar a importância
do conhecimento antropométrico. (anexo) AULA 02 1º momento: Aula prática ·
Aferir peso e altura ·
Mostra a fórmula do IMC ·
Preencher planilha (anexo) ·
Solicitar que os alunos façam um
comparativo com o seu peso e altura do ano anterior. AULA 03 1º momento: Aula teórica Elaborar um
texto com no mínimo 15 linhas sobre o seu entendimento relacionado a antropometria. Pesquisa sobre
outros métodos de avaliação antropométricos: ·
Bioimpedância
·
RCQ – Relação
cintura quadril ·
Dobras cutâneas
(adipômetro) Após a realização
da pesquisa e o conhecimento adquirido sobre os métodos de avaliações antropométricas,
discorra um texto sobre o que compreendeu sobre os métodos avaliativos. AULA 04 1º momento: Aula prática ·
Circuitos ·
Jogos de
tabuleiro ·
Agachamento
·
Joelho alto ·
Chute
alternando os pés ·
Abd remador |
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x
) Vídeo; ( x ) Computador; ( x )
Jornal; ( ) Revista; ( )
Informativos; (x ) Jogos diversos; (
) Jogos de tabuleiro ( )
bolas, apito, rede; ( ) celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( x )
Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; (
x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo
os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Escola:_______________________________________________________ Disciplina: Educação Física
Aluno(a):_______________________________Ano/Turma: 6º e 7º _______Professor(a):_____________
CONTEÚDO: AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA EM
EDUCAÇÃO FÍSICA
- CONCEITO DE BIOMETRIA
A Biometria vem da junção das
palavras Bio (que significa “vida”) e metria (que significa “medida”). Temos assim um primeiro conceito de Biometria
que é "a medida da vida". Assim, quando medimos a altura de um grupo
de alunos estamos fazendo a Biometria. Biometria começou em 1901, na
Inglaterra.
- MEDIDAS:
- ALTURA
Altura ou estatura é a distância
em linha reta entre dois planos, à planta dos pés e ao ponto mais alto da cabeça, estando o indivíduo
em pé, na "posição fundamental”.
IMPORTÂNCIA DA MEDIDA DA ALTURA
O estudo da altura é muito
importante porque esta medida se relaciona com quase todas as medidas somáticas.
Atletas de grande altura são mais indicados para esportes como natação, salto
em altura e a distância e ciclismo; esportes como corrida de velocidade e boxe
são apropriados para indivíduos de altura média, enquanto luta livre e
arremesso de peso, por exemplo, são indicados para indivíduos de pequena
altura.
- PESO
O peso é resultante das forças
exercidas pela gravidade sobre o corpo. Geralmente é interpretado, para efeitos
práticos, como sendo igual à massa.
IMPORTÂNCIA DO PESO
O peso tem grande importância
como medida biométrica por sua fácil obtenção e por indicar o estado de
nutrição e de saúde do indivíduo. Em seleção desportiva, o peso é uma medida
utilizada para orientar o indivíduo para um determinado tipo de esporte.
Pessoas de peso elevado são indicadas para esportes que requerem resistência e
força, enquanto os de peso baixo podem praticar esportes como corridas de
fundo.
- IMC
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada
para calcular se uma pessoa está no peso ideal.
O IMC é um método fácil pelo qual qualquer
pessoa pode obter uma indicação com
bom grau de aproximação se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do
peso ou obeso.
Com as
medidas de altura e peso, é possível calcular o IMC (Índice de Massa Corporal)
e ter um indicativo sobre a condição nutricional da pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário