4º Sequência didática 6º e 7º ano

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 04-2023

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Antropometria

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano: 6º e 7º ano          Período: 24.04 a 05.05.2023       Nº de Aulas: 04                      I TRIMESTRE

HABILIDADES

·        (EF67EF33BA) Compreender os diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física, oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis.

·        (EF06EF17IT) Entender o conceito, objetivo e importância da avaliação da altura e peso, aplicando os seus procedimentos no dia-a-dia

·        (EF07EF17IT) Entender o conceito, objetivo das medidas corporais altura e peso, aplicando os resultados ao IMC.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Perceber a importância do exame Biométrico na verificação das medidas corporais.
  • Entender os conceitos importantes para a avaliação da altura e peso, aplicando os seus procedimentos no dia-a-dia.

·         Vivenciar práticas dos jogos de tabuleiro promovendo a interação, cooperação, competitividade.

·         Desenvolver a leitura, escrita e interpretação por meio de atividades sobre o objeto de conhecimento em estudo.

·         Produzir textos a partir de situações sobre o estudo da antropometria.

·         Utilizar alguns exercícios de funcional para estimular os movimentos corporais e funções do dia a dia, como agachar, correr, sentar, pular, empurrar etc.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

 

Antes de iniciar o objeto de conhecimento abordar sobre o tema intercurricular que será trabalhado durante a I trimestre: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula é antropometria

.

Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

O que significa antropometria?

Você sabe qual é o seu peso e sua altura?

Já ouviu falar sobre IMC?

Qual a importância da antropometria?

 

Através de slides explicar a importância do conhecimento antropométrico. (anexo)

 

 

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

 

·         Aferir peso e altura

·         Mostra a fórmula do IMC

·         Preencher planilha (anexo)

·         Solicitar que os alunos façam um comparativo com o seu peso e altura do ano anterior.

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

 

Elaborar um texto com no mínimo 15 linhas sobre o seu entendimento relacionado a antropometria.

 

Pesquisa sobre outros métodos de avaliação antropométricos:

·         Bioimpedância

·         RCQ – Relação cintura quadril

·         Dobras cutâneas (adipômetro)

 

Após a realização da pesquisa e o conhecimento adquirido sobre os métodos de avaliações antropométricas, discorra um texto sobre o que compreendeu sobre os métodos avaliativos.

 

 

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

 

 

·         Circuitos

·         Jogos de tabuleiro

·         Agachamento

·         Joelho alto

·         Chute alternando os pés

·         Abd remador

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; ( x  ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; (x ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (  x   ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

Escola:_______________________________________________________   Disciplina: Educação Física

Aluno(a):_______________________________Ano/Turma: e 7º _______Professor(a):_____________

 

CONTEÚDO: AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

  • CONCEITO DE BIOMETRIA

A Biometria vem da junção das palavras Bio (que significa “vida”) e metria (que significa “medida”).  Temos assim um primeiro conceito de Biometria que é "a medida da vida". Assim, quando medimos a altura de um grupo de alunos estamos fazendo a Biometria. Biometria começou em 1901, na Inglaterra.

 

  • MEDIDAS:

 

  1. ALTURA

Altura ou estatura é a distância em linha reta entre dois planos, à planta dos pés e  ao ponto mais alto da cabeça, estando o indivíduo em pé, na "posição fundamental”.

 

IMPORTÂNCIA DA MEDIDA DA ALTURA

O estudo da altura é muito importante porque esta medida se relaciona com quase todas as medidas somáticas. Atletas de grande altura são mais indicados para esportes como natação, salto em altura e a distância e ciclismo; esportes como corrida de velocidade e boxe são apropriados para indivíduos de altura média, enquanto luta livre e arremesso de peso, por exemplo, são indicados para indivíduos de pequena altura.

 

  1. PESO

O peso é resultante das forças exercidas pela gravidade sobre o corpo. Geralmente é interpretado, para efeitos práticos, como sendo igual à massa.

 

IMPORTÂNCIA DO PESO

O peso tem grande importância como medida biométrica por sua fácil obtenção e por indicar o estado de nutrição e de saúde do indivíduo. Em seleção desportiva, o peso é uma medida utilizada para orientar o indivíduo para um determinado tipo de esporte. Pessoas de peso elevado são indicadas para esportes que requerem resistência e força, enquanto os de peso baixo podem praticar esportes como corridas de fundo.

 

  1. IMC

índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. 

O IMC é um método fácil pelo qual qualquer pessoa pode obter uma indicação com bom grau de aproximação se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso.

Com as medidas de altura e peso, é possível calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) e ter um indicativo sobre a condição nutricional da pessoa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário