SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 04-2023 |
TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a
vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Antropometria |
UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e
estilo de vida |
TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente,
Saúde, Ciência e Tecnologia. |
Ano:
8º e 9º ano Período: 24.04 a 05.05.2023 Nº de Aulas: 04 I TRIMESTRE |
HABILIDADES |
·
(EF08EF17IT) Entender a importância do IMC através da mensuração das medidas antropométricas. ·
(EF08EF19IT) Desenvolver ações que tratem a melhoria da qualidade de vida por meio de atividades esportivas,
culturais e de lazer. ·
(EF08EF20IT) Vivenciar, com ênfase no caráter inclusivo e
social diferentes jogos tabuleiros e mesa presentes no contexto comunitário e
regional, reconhecendo, respeitando e valorizando as diferenças individuais. ·
(EF09EF20IT) Entender a importância do IMC através da
mensuração das medidas antropométricas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Vivenciar práticas dos jogos de tabuleiro
promovendo a interação, cooperação, competitividade. ·
Desenvolver a leitura, escrita e interpretação
por meio de atividades sobre o objeto de conhecimento em estudo. ·
Produzir textos a partir de situações sobre o
estudo da antropometria. ·
Utilizar alguns exercícios de funcional para
estimular os movimentos corporais e funções do dia a dia, como agachar,
correr, sentar, pular, empurrar etc. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica Antes de iniciar o objeto de conhecimento
abordar sobre o tema intercurricular que será trabalhado durante a I trimestre:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas
as formas de vida e para a vida!” O objeto de conhecimento que será
trabalhado nesta aula é antropometria Abrir uma roda de conversa para levantar
informações sobre o objeto a ser estudado. O que é avaliação física? Você sabe qual é o seu peso e sua altura? Já ouviu falar sobre IMC? Qual a importância da antropometria? Resumo do objeto de conhecimento (explanação
do conteúdo) anexo. Através de slides explicar a importância
do conhecimento antropométrico. (anexo) AULA 02 1º momento: Aula prática ·
Aferir peso e altura ·
Utilizar os dados e realizar o cálculo
do imc. ·
Preencher planilha (anexo) AULA 03 1º momento: Aula teórica 1) Qual o objeto de conhecimento que estamos estudando? 2) Qual o primeiro conceito de Biometria? 3) Quais são os objetivos principais do trabalho biométrico nas aulas de Ed.
Física? 4) Na avaliação antropométrica quais são as medidas utilizadas para realização
do cálculo? 5) Como a altura é aferida, qual o material é utilizado? 6) Quais fatores podem influenciar na variação do peso? 7) O que é IMC? ·
DESAFIO:
Agora que você já sabe o que é antropometria chegou a hora de colocar em
prática o seu conhecimento. Escolha um membro da sua família e realize a
avaliação antropométrica. Após colher os dados (peso e altura), realize o
calculo do IMC e veja a classificação do seu familiar. AULA 04 1º momento: Aula prática ·
Jogos de
tabuleiro ·
Pré desportivo
(Futebol) ·
Circuitos |
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x
) Vídeo; ( x ) Computador; ( x )
Jornal; ( ) Revista; ( )
Informativos; (x ) Jogos diversos; (
) Jogos de tabuleiro ( )
bolas, apito, rede; ( ) celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( x )
Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; (
x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo
os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Escola:_______________________________________________________ Disciplina: Educação Física
Aluno(a):_______________________________Ano/Turma: 8º e 9º ___Professor(a):_________________
CONTEÚDO: AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA EM
EDUCAÇÃO FÍSICA
- CONCEITO DE BIOMETRIA
A Biometria vem da junção das
palavras Bio (que significa “vida”) e metria (que significa “medida”). Temos assim um primeiro conceito de Biometria
que é "a medida da vida". Assim, quando medimos a altura de um grupo
de alunos estamos fazendo a Biometria. O mesmo se pode dizer quando
determinamos a frequência cardíaca ou a respiratória dos alunos em relação com
a intensidade de certo exercício. A Biometria começou em 1901, na Inglaterra.
Pode-se dizer em um sentido geral que a Biometria é a ciência que estuda
quantitativamente os fenómenos vitais.
- IMPORTÂNCIA DA BIOMETRIA EM EDUCAÇÃO
FÍSICA
A ciência evolui quando os
fenómenos estudados podem ser medidos. Ao realizar um trabalho físico, aspectos
importantes como a altura, peso, batimentos cardíacos só terão valor se puderem
ser medidos, para que possamos analisar comparar, construir tabelas, etc. Em
Educação Física, os exercícios aplicados só produzem efeitos benéficos quando
bem dosados em qualidade e em quantidade.
- OBJETIVOS DO TRABALHO BIOMÉTRICO EM
EDUCAÇÃO FÍSICA
Os objetivos principais do
trabalho biométrico em Educação Física são os seguintes:
Determinar a condição física do aluno;
determinar o valor físico do aluno; Detectar deficiências físicas; Dosagem dos
exercícios e avaliação dos resultados. Além disso, pode-se ter ideia do
rendimento e dos resultados que se está obtendo com a aplicação daqueles
determinados exercícios em função da finalidade que se tem em vista.
- MEDIDAS:
- ALTURA
Altura ou estatura é a distância
em linha reta entre dois planos, à planta dos pés e ao ponto mais alto da
cabeça, estando o indivíduo em pé, na "posição fundamental”.
FATORES QUE DETERMINAM A ALTURA
Entre os fatores internos,
destacam-se o genéticone as doenças; os fatores externos mais importantes são:
nutrição, clima, condições socioeconômicas e temperatura.
IMPORTÂNCIA DA MEDIDA DA ALTURA
O estudo da altura é muito
importante porque esta medida se relaciona com quase todas as medidas
somáticas. Atletas de grande altura são mais indicados para esportes como natação,
salto em altura e a distância e ciclismo; esportes como corrida de velocidade e
boxe são apropriados para indivíduos de altura média, enquanto luta livre e
arremesso de peso, por exemplo, são indicados para indivíduos de pequena
altura.
- PESO
O peso é resultante das forças
exercidas pela gravidade sobre o corpo. Geralmente é interpretado, para efeitos
práticos, como sendo igual à massa.
FATORES DE VARIAÇÃO DO PESO
Diversos fatores influenciam no
valor do peso, os mais importantes são: hora do dia, o crescimento e a prática
desportiva. a) Variação do peso com a hora do dia - Pela manhã, o peso é menor
devido ao fato do estômago, intestinos e bexiga estarem vazios, ao passo que à
noite, o peso é maior. Esta diferença entre o peso pela manhã e à noite pode
atingir até 2 quilogramas. b) Variação do peso com o crescimento — Durante a
fase de crescimento, o peso aumenta cerca de 2 quilogramas por ano de idade,
depois dos 2 anos. c) Variação do peso com a prática de esportes — Esta é fator
de redução de peso, devido à perda de líquidos, através da respiração e
sudorese.
FATORES QUE DETERMINAM O PESO
Podemos considerar fatores
internos e externos. Entre os primeiros, destacam-se: a hereditariedade e patologias.
Entre os fatores externos, os mais importantes são a alimentação e a atividade
física.
IMPORTÂNCIA DO PESO
O peso tem grande importância
como medida biométrica por sua fácil obtenção e por indicar o estado de
nutrição e de saúde do indivíduo. Em seleção desportiva, o peso é uma medida
utilizada para orientar o indivíduo para um determinado tipo de esporte.
Pessoas de peso elevado são indicadas para esportes que requerem resistência e
força, enquanto os de peso baixo podem praticar esportes como corridas de
fundo.
- IMC
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada
para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido
pelo Lambert Quételet, no fim do século
XIX. Trata-se de um método internacional de obesidade adotado pela
Organização Mundial da Saúde.
O IMC é um método fácil pelo qual qualquer
pessoa pode obter uma indicação com
bom grau de aproximação se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do
peso ou obeso.
Com as
medidas de altura e peso, é possível calcular o IMC (Índice de Massa Corporal)
e ter um indicativo sobre a condição nutricional da pessoa. A condição
nutricional inadequada – subnutrição, sobrepeso ou obesidade – são problemas que
afetam o desenvolvimento das crianças e adolescentes, comprometendo a saúde.
Por outro lado, o modo de vida moderno tem levado crianças e adolescentes a ter
uma vida sedentária contribuindo para o sobrepeso e a obesidade, assim como ao
comprometimento do desenvolvimento motor por falta de atividade física.
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