4ª Sequência de Educação Física 8º e 9º ano

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 04-2023

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Antropometria

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano: 8º e 9º ano          Período: 24.04 a 05.05.2023       Nº de Aulas: 04                      I TRIMESTRE

HABILIDADES

·         (EF08EF17IT) Entender a importância do IMC através da mensuração das medidas antropométricas.

·         (EF08EF19IT) Desenvolver ações que tratem a melhoria da qualidade de vida por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer.

·         (EF08EF20IT) Vivenciar, com ênfase no caráter inclusivo e social diferentes jogos tabuleiros e mesa presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo, respeitando e valorizando as diferenças individuais.

·         (EF09EF20IT) Entender a importância do IMC através da mensuração das medidas antropométricas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Perceber a importância do exame Biométrico na verificação das medidas corporais.
  • Entender os conceitos importantes para a avaliação da altura e peso, aplicando os seus procedimentos no dia-a-dia.

·         Vivenciar práticas dos jogos de tabuleiro promovendo a interação, cooperação, competitividade.

·         Desenvolver a leitura, escrita e interpretação por meio de atividades sobre o objeto de conhecimento em estudo.

·         Produzir textos a partir de situações sobre o estudo da antropometria.

·         Utilizar alguns exercícios de funcional para estimular os movimentos corporais e funções do dia a dia, como agachar, correr, sentar, pular, empurrar etc.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

 

Antes de iniciar o objeto de conhecimento abordar sobre o tema intercurricular que será trabalhado durante a I trimestre: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula é antropometria

Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

O que é avaliação física?

Você sabe qual é o seu peso e sua altura?

Já ouviu falar sobre IMC?

Qual a importância da antropometria?

 

Resumo do objeto de conhecimento (explanação do conteúdo) anexo.

Através de slides explicar a importância do conhecimento antropométrico. (anexo)

 

 

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

 

·         Aferir peso e altura

·         Utilizar os dados e realizar o cálculo do imc.

·         Preencher planilha (anexo)

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

 

1)      Qual o objeto de conhecimento que estamos estudando?

2)      Qual o primeiro conceito de Biometria?

3)      Quais são os objetivos principais do trabalho biométrico nas aulas de Ed. Física?

4)      Na avaliação antropométrica quais são as medidas utilizadas para realização do cálculo?

5)      Como a altura é aferida, qual o material é utilizado?

6)      Quais fatores podem influenciar na variação do peso?

7)      O que é IMC?

 

·         DESAFIO: Agora que você já sabe o que é antropometria chegou a hora de colocar em prática o seu conhecimento. Escolha um membro da sua família e realize a avaliação antropométrica. Após colher os dados (peso e altura), realize o calculo do IMC e veja a classificação do seu familiar.

 

 

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

 

·         Jogos de tabuleiro

·         Pré desportivo (Futebol)

·         Circuitos

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; ( x  ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; (x ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (  x   ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

Escola:_______________________________________________________   Disciplina: Educação Física

Aluno(a):_______________________________Ano/Turma:e 9º ___Professor(a):_________________

 

CONTEÚDO: AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

  • CONCEITO DE BIOMETRIA

A Biometria vem da junção das palavras Bio (que significa “vida”) e metria (que significa “medida”).  Temos assim um primeiro conceito de Biometria que é "a medida da vida". Assim, quando medimos a altura de um grupo de alunos estamos fazendo a Biometria. O mesmo se pode dizer quando determinamos a frequência cardíaca ou a respiratória dos alunos em relação com a intensidade de certo exercício. A Biometria começou em 1901, na Inglaterra. Pode-se dizer em um sentido geral que a Biometria é a ciência que estuda quantitativamente os fenómenos vitais.

 

  • IMPORTÂNCIA DA BIOMETRIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A ciência evolui quando os fenómenos estudados podem ser medidos. Ao realizar um trabalho físico, aspectos importantes como a altura, peso, batimentos cardíacos só terão valor se puderem ser medidos, para que possamos analisar comparar, construir tabelas, etc. Em Educação Física, os exercícios aplicados só produzem efeitos benéficos quando bem dosados em qualidade e em quantidade.

 

  • OBJETIVOS DO TRABALHO BIOMÉTRICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Os objetivos principais do trabalho biométrico em Educação Física são os seguintes:

Determinar a condição física do aluno; determinar o valor físico do aluno; Detectar deficiências físicas; Dosagem dos exercícios e avaliação dos resultados. Além disso, pode-se ter ideia do rendimento e dos resultados que se está obtendo com a aplicação daqueles determinados exercícios em função da finalidade que se tem em vista.

 

  • MEDIDAS:

 

  1. ALTURA

Altura ou estatura é a distância em linha reta entre dois planos, à planta dos pés e ao ponto mais alto da cabeça, estando o indivíduo em pé, na "posição fundamental”.

 

FATORES QUE DETERMINAM A ALTURA

Entre os fatores internos, destacam-se o genéticone as doenças; os fatores externos mais importantes são: nutrição, clima, condições socioeconômicas e temperatura.

 

IMPORTÂNCIA DA MEDIDA DA ALTURA

O estudo da altura é muito importante porque esta medida se relaciona com quase todas as medidas somáticas. Atletas de grande altura são mais indicados para esportes como natação, salto em altura e a distância e ciclismo; esportes como corrida de velocidade e boxe são apropriados para indivíduos de altura média, enquanto luta livre e arremesso de peso, por exemplo, são indicados para indivíduos de pequena altura.

 

  1. PESO

O peso é resultante das forças exercidas pela gravidade sobre o corpo. Geralmente é interpretado, para efeitos práticos, como sendo igual à massa.

 

FATORES DE VARIAÇÃO DO PESO

Diversos fatores influenciam no valor do peso, os mais importantes são: hora do dia, o crescimento e a prática desportiva. a) Variação do peso com a hora do dia - Pela manhã, o peso é menor devido ao fato do estômago, intestinos e bexiga estarem vazios, ao passo que à noite, o peso é maior. Esta diferença entre o peso pela manhã e à noite pode atingir até 2 quilogramas. b) Variação do peso com o crescimento — Durante a fase de crescimento, o peso aumenta cerca de 2 quilogramas por ano de idade, depois dos 2 anos. c) Variação do peso com a prática de esportes — Esta é fator de redução de peso, devido à perda de líquidos, através da respiração e sudorese.

 

FATORES QUE DETERMINAM O PESO

Podemos considerar fatores internos e externos. Entre os primeiros, destacam-se: a hereditariedade e patologias. Entre os fatores externos, os mais importantes são a alimentação e a atividade física.

 

IMPORTÂNCIA DO PESO

O peso tem grande importância como medida biométrica por sua fácil obtenção e por indicar o estado de nutrição e de saúde do indivíduo. Em seleção desportiva, o peso é uma medida utilizada para orientar o indivíduo para um determinado tipo de esporte. Pessoas de peso elevado são indicadas para esportes que requerem resistência e força, enquanto os de peso baixo podem praticar esportes como corridas de fundo.

 

  1. IMC

índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo Lambert Quételet, no fim do século XIX. Trata-se de um método internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde.

O IMC é um método fácil pelo qual qualquer pessoa pode obter uma indicação com bom grau de aproximação se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso.

Com as medidas de altura e peso, é possível calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) e ter um indicativo sobre a condição nutricional da pessoa. A condição nutricional inadequada – subnutrição, sobrepeso ou obesidade – são problemas que afetam o desenvolvimento das crianças e adolescentes, comprometendo a saúde. Por outro lado, o modo de vida moderno tem levado crianças e adolescentes a ter uma vida sedentária contribuindo para o sobrepeso e a obesidade, assim como ao comprometimento do desenvolvimento motor por falta de atividade física.

 

 

 

 

 

 

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