4ª Sequência 7º Ano

 

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Diversidade de Ecossistemas

                                                      

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Classificação dos seres vivos (Sistema de Lineu, reinos); Equilíbrio e desequilíbrio ecológico.

Ano: 7º                          Período: 24/05 a 05/06                                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI05IT) Identificar, listar, agrupar e estudar as principais características de cada grupo de espécies locais e regionais com risco de extinção e as causas dessa condição relacionadas a ação humana, bem como, as consequências desse ato ao meio ambiente.  (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. (EF07CI02IT) Compreender o conceito de superpopulação de uma espécie, em especial a infestação de mariposas em Itamaraju, relacionando ações antrópicas realizadas pelo homem no planeta Terra causando danos à fauna e flora em geral, elevando à população de espécies prejudiciais a saúde humana e também levar à extinção de plantas e animais. (EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e associá-las aos respectivos reinos. (EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos, percebendo o elo entre eles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza.

Aprender sobre classificação os seres vivos (Sistema de Lineu, reinos). 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Classificação dos Seres Vivos

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

O professor providenciará 3 caixas ou recipientes diferentes. Na do meio, colocará imagens (e/ou coisas, objetos) variadas com seres vivos e não vivos. À direita, uma caixa ou recipiente com o seguinte letreiro: SERES VIVOS e à esquerda, outra caixa ou recipiente com o letreiro: NÃO VIVOS.

Daí inicia tirando da caixa do meio as figuras ou objetos e perguntando se é ser vivo ou não e, conforme a resposta da maioria, ir fazendo a separação. Em seguida, perguntar que critério usaram para separar as imagens ou objetos dessa maneira.

A seguir, relembrar com eles algumas características que diferenciam o que é ser vivo do que é ser bruto (sem vida), como a organização celular, a reprodução, a hereditariedade e o crescimento (já estudado no sexto ano).

O próximo passo é fazer a conferência dos erros e acertos. Se após relembrarem das características eles mantêm ou não as imagens/objetos nas mesmas caixas.

Outra sugestão é projetar as imagens ou disponibilizá-las no WhatsApp e pedir que o aluno faça uma tabela no caderno classificando SERES VIVOS e NÃO VIVOS.

Etapa 02: Introdução do Tema

Inicie perguntando aos alunos como são organizados os seus guarda-roupas (provavelmente não haverá “ordem” em muitos deles). E os produtos no supermercado? E os livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas organizações? Qual a finalidade de classificar as coisas? É possível classificar os seres vivos também?

Falar que apesar das semelhanças que os classifica em seres vivos, há diferenças que os separam em grupos diferentes.

A seguir, exibir o vídeo 1 e o vídeo 2 para introdução do tema e fazer a discussão em seguida.

VÍDEO 1- https://www.youtube.com/watch?v=PUobALG49rc  CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

VÍDEO 2- https://www.youtube.com/watch?v=1dMUZED70Qc    AULA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Solicitar aos alunos que após a apreciação dos vídeos reproduzam no caderno a tabela sobre classificação dos seres vivos, disponibilizada por WhatsApp (será um pequeno resumo do assunto).

AULA 02

Tema: Classificação dos Seres Vivos

Etapa 03: Sistematização do Conteúdo

Leitura compartilhada e realização de atividades (atividade 1 da apostila) formuladas pelo professor (conteúdo será disponibilizado  via WhatsApp e e-mail)

AULA 03

Tema: Níveis Taxonômicos

Etapa 04: Correção da atividade da etapa 3

Etapa 05: Interpretando Infográfico

Utilizar o infográfico Mundo Árvore em PDF (disponível WhatsApp ou no seguinte link: http://www.centralflorestal.com.br/2017/11/infografico-veja-riqueza-que-sao-as.html). Ele apresenta os animais e plantas que dependem de uma única árvore para sobreviver. Neste infográfico consta o nome popular e algumas informações sobre os seres vivos. Peça para que os alunos analisem este infográfico e converse com eles sobre que eles conseguiram absorver das imagens e textos existentes, direcione o raciocínio do aluno para que entendam as relações ecológicas e a importante função de cada ser vivo, e que até mesmo em uma árvore pode existir um ecossistema inteiro.

Etapa 06: Atividade

As atividades propostas serão classificar os seres vivos presentes no infográfico, nos níveis taxonômicos até a categoria de espécie, e, reproduzir no caderno o mapa conceitual que será disponibilizado via WhatsApp ou a partir do seguinte link: https://br.pinterest.com/pin/836965911976129865/visual-search/ , porém, precisam acrescentar nos mapas reproduzidos, ilustrações representando os termos que mais se destacam.

 AULA 04

Tema: Equilíbrio Ecológico

Etapa 07: Correção da atividade da etapa 5

Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios

As relações que as plantas, os animais e os microrganismos estabelecem entre si e com o ambiente garantem não apenas a sobrevivência desses seres, mas também a preservação dos recursos naturais encontrados nos meios em que eles habitam, sendo vitais para a manutenção dessas espécies. À situação de estabilidade entre os componentes de um ecossistema dá-se o nome de equilíbrio ecológico. Questão disparadora: O que você entende por equilíbrio ecológico? Leia a pergunta para os alunos e deixe que eles apresentem suas ideias. Não se preocupe em respondê-las neste momento. O objetivo agora é instigar a curiosidade dos alunos e estimulá-los a pensar. Depois de ouvi-los complementem dizendo que o equilíbrio ecológico é um requisito para a manutenção da qualidade e das características essenciais do ecossistema ou de determinado meio.

Etapa 9: Para entender melhor sobre equilíbrio ecológico assista o vídeo no link abaixo. https://youtu.be/V4Gu2A0m_fA

Etapa 10: Para avaliar o entendimento do aluno a respeito do objeto de conhecimento que foi entregue até aqui, peça para que ele produza um pequeno texto sobre a pergunta a seguir utilizando o entendimento adquirido.

No seu entender qual a importância do equilíbrio ecológico para a sobrevivência do planeta?

AULA 05

Tema: Desequilíbrio Ecológico

Etapa 11:  Levantamento de Conhecimentos Prévios

Pergunte aos alunos se eles sabem o que é "desequilíbrio ambiental", dando prosseguimento Pergunte a eles se lembram da "Superpopulação de Mariposas que aconteceu em Itamaraju e região em 2015”e se essa infestação aconteceu por causa do desequilíbrio, ou por outros motivos, indague-os também se lembram de outra infestação aqui no município. Leia as perguntas para os alunos e deixe que eles apresentem suas ideias. Não se preocupe em respondê-las neste momento. O objetivo agora é instigar a curiosidade dos alunos e estimulá-los a pensar.

Etapa 12: Sistematização do Conteúdo

Para conhecer melhor o objeto de conhecimento promova uma leitura compartilhada do texto nos links https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/biologia/desequilibrios-ecologicos.htm (desequilíbrio ecológico)

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/09/infestacao-de-mariposas-intriga-autoridades-de-cidade-do-sul-da-ba.html (superpopulação de mariposas)

Etapa 13: Atividade

Nessa atividade peça pra o aluno escrever uma pequena história sobre o desequilíbrio ambiental incluindo o caso das Mariposas e que ao final da mesma relatam uma solução ao problema encontrado. Depois transcreva essa história escrita para uma história ilustrada em quadrinhos e peça que envie ao professor.

AULA 06

Tema: Desequilíbrio Ambiental

Etapa 14: Peça para que os alunos assistam aos vídeos sobre o desequilíbrio ambiental no links abaixo. https://youtu.be/LRMFA3eSlxM  https://youtu.be/V4Gu2A0m_fA 

Etapa 15: Atividade

A partir da visualização do vídeo solicite aos alunos que realizem a atividade abaixo sobre o objeto de conhecimento em questão.

 Questões:

01. O que provoca desequilíbrio ambiental?  

02. O que contribui para o desequilíbrio ambiental? 

03.O que é necessário fazer pata que o desequilíbrio não aconteça de forma que está acontecendo?

(Outra opção de atividade será fornecida via WhatsApp/ Apostila – Atividade 2 e 3)

Etapa 14: Correção da atividade

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) (  ) Seminários;  (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário