SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido
mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”
|
|
Subtema: Diversidade de Ecossistemas
|
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Classificação
dos seres vivos (Sistema de Lineu, reinos); Equilíbrio e desequilíbrio ecológico. |
|
Ano: 7º Período: 24/05 a 05/06 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI05IT) Identificar, listar, agrupar e
estudar as principais características de cada grupo de espécies locais e
regionais com risco de extinção e as causas dessa condição relacionadas
a ação humana, bem como, as consequências desse ato ao meio ambiente. (EF07CI08) Avaliar
como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos
componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas
populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de
hábitos, migração etc. (EF07CI02IT) Compreender
o conceito de superpopulação de uma espécie, em especial a infestação de
mariposas em Itamaraju, relacionando ações antrópicas realizadas pelo
homem no planeta Terra causando danos à fauna e flora em geral, elevando à
população de espécies prejudiciais a saúde humana e também levar à extinção
de plantas e animais. (EF07CI05BA) Identificar as características dos
seres vivos e associá-las aos respectivos reinos. (EF07CI06BA)
Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos,
percebendo o elo entre eles. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Avaliar
como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos
componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas
populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de
hábitos, migração etc. Reconhecer
a riqueza e biodiversidade da natureza. Aprender
sobre classificação os seres vivos (Sistema de Lineu, reinos).
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema:
Classificação dos Seres Vivos Etapa
01: Levantamento
de Conhecimentos Prévios O professor providenciará 3
caixas ou recipientes diferentes. Na do meio, colocará imagens (e/ou coisas,
objetos) variadas com seres vivos e não vivos. À direita, uma caixa ou
recipiente com o seguinte letreiro: SERES VIVOS e à esquerda, outra caixa ou
recipiente com o letreiro: NÃO VIVOS. Daí inicia tirando da caixa do
meio as figuras ou objetos e perguntando se é ser vivo ou não e, conforme a
resposta da maioria, ir fazendo a separação. Em seguida, perguntar que
critério usaram para separar as imagens ou objetos dessa maneira. A seguir, relembrar com eles algumas características que diferenciam
o que é ser vivo do que é ser bruto (sem vida), como a organização celular, a
reprodução, a hereditariedade e o crescimento (já estudado no sexto ano). O
próximo passo é fazer a conferência dos erros e acertos. Se após relembrarem
das características eles mantêm ou não as imagens/objetos nas mesmas caixas. Outra sugestão é projetar as imagens ou
disponibilizá-las no WhatsApp e pedir que o aluno faça uma tabela no caderno
classificando SERES VIVOS e NÃO VIVOS. Etapa
02: Introdução do Tema Inicie perguntando aos alunos como são organizados os seus
guarda-roupas (provavelmente não haverá “ordem” em muitos deles). E os
produtos no supermercado? E os livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas
organizações? Qual a finalidade de classificar as coisas? É possível
classificar os seres vivos também? Falar que apesar das
semelhanças que os classifica em seres vivos, há diferenças que os separam em
grupos diferentes. A seguir, exibir o vídeo 1
e o vídeo 2 para introdução do tema e fazer a discussão em seguida. VÍDEO
1- https://www.youtube.com/watch?v=PUobALG49rc CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS VÍDEO
2- https://www.youtube.com/watch?v=1dMUZED70Qc AULA
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS Solicitar
aos alunos que após a apreciação dos vídeos reproduzam no caderno a tabela
sobre classificação dos seres vivos, disponibilizada por WhatsApp (será um pequeno resumo
do assunto). AULA 02 Tema:
Classificação dos Seres Vivos Etapa
03: Sistematização do Conteúdo Leitura compartilhada e realização de atividades
(atividade 1 da apostila) formuladas pelo professor (conteúdo será
disponibilizado via WhatsApp e e-mail) AULA 03 Tema:
Níveis Taxonômicos Etapa
04: Correção
da atividade da etapa 3
Etapa
05: Interpretando Infográfico Utilizar o infográfico Mundo Árvore em PDF (disponível
WhatsApp ou no seguinte link: http://www.centralflorestal.com.br/2017/11/infografico-veja-riqueza-que-sao-as.html).
Ele apresenta os animais e plantas que dependem de uma única árvore para
sobreviver. Neste infográfico consta o nome popular e algumas informações
sobre os seres vivos. Peça para que os alunos analisem este infográfico e
converse com eles sobre que eles conseguiram absorver das imagens e textos
existentes, direcione o raciocínio do aluno para que entendam as relações
ecológicas e a importante função de cada ser vivo, e que até mesmo em uma árvore
pode existir um ecossistema inteiro. Etapa
06: Atividade As
atividades propostas serão classificar os seres vivos presentes no
infográfico, nos níveis taxonômicos até a categoria de espécie, e, reproduzir
no caderno o mapa conceitual que será disponibilizado via WhatsApp ou a
partir do seguinte link: https://br.pinterest.com/pin/836965911976129865/visual-search/
, porém, precisam acrescentar nos mapas reproduzidos, ilustrações
representando os termos que mais se destacam. AULA 04 Tema:
Equilíbrio Ecológico Etapa
07: Correção
da atividade da etapa 5
Etapa 08: Levantamento
de Conhecimentos Prévios As relações que as plantas, os animais e os microrganismos
estabelecem entre si e com o ambiente garantem não apenas a sobrevivência
desses seres, mas também a preservação dos recursos naturais encontrados nos
meios em que eles habitam, sendo vitais para a manutenção dessas espécies. À
situação de estabilidade entre os componentes de um ecossistema dá-se o nome
de equilíbrio ecológico. Questão disparadora: O que você entende por
equilíbrio ecológico? Leia a pergunta para os alunos e deixe que eles
apresentem suas ideias. Não se preocupe em respondê-las neste momento. O
objetivo agora é instigar a curiosidade dos alunos e estimulá-los a pensar.
Depois de ouvi-los complementem dizendo que o equilíbrio
ecológico é um requisito para a manutenção da qualidade e das características
essenciais do ecossistema ou de determinado meio. Etapa
9: Para entender melhor sobre equilíbrio ecológico
assista o vídeo no link abaixo. https://youtu.be/V4Gu2A0m_fA Etapa
10: Para avaliar o entendimento do aluno a respeito do objeto
de conhecimento que foi entregue até aqui, peça para que ele produza um
pequeno texto sobre a pergunta a seguir utilizando o entendimento adquirido. No seu entender qual a importância do equilíbrio
ecológico para a sobrevivência do planeta? AULA 05 Tema:
Desequilíbrio Ecológico Etapa
11: Levantamento
de Conhecimentos Prévios Pergunte aos alunos se
eles sabem o que é "desequilíbrio ambiental", dando prosseguimento
Pergunte a eles se lembram da "Superpopulação de Mariposas que aconteceu
em Itamaraju e região em 2015”e se essa infestação aconteceu por causa do
desequilíbrio, ou por outros motivos, indague-os também se lembram de outra
infestação aqui no município. Leia as perguntas para os alunos e deixe que
eles apresentem suas ideias. Não se preocupe em respondê-las neste momento. O
objetivo agora é instigar a curiosidade dos alunos e estimulá-los a pensar. Etapa
12:
Sistematização do Conteúdo Para conhecer melhor o
objeto de conhecimento promova uma leitura compartilhada do texto nos links https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/biologia/desequilibrios-ecologicos.htm
(desequilíbrio ecológico) http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/09/infestacao-de-mariposas-intriga-autoridades-de-cidade-do-sul-da-ba.html
(superpopulação de mariposas) Etapa
13:
Atividade Nessa atividade peça
pra o aluno escrever uma pequena história sobre o desequilíbrio ambiental
incluindo o caso das Mariposas e que ao final da mesma relatam uma solução ao
problema encontrado. Depois transcreva essa história escrita para uma
história ilustrada em quadrinhos e peça que envie ao professor. AULA 06 Tema:
Desequilíbrio Ambiental Etapa
14: Peça para que os alunos assistam aos vídeos sobre o
desequilíbrio ambiental no links abaixo. https://youtu.be/LRMFA3eSlxM https://youtu.be/V4Gu2A0m_fA Etapa
15:
Atividade A partir da visualização do vídeo solicite aos
alunos que realizem a atividade abaixo sobre o objeto de conhecimento em
questão. Questões: 01. O que provoca desequilíbrio ambiental? 02. O que contribui para o desequilíbrio
ambiental? 03.O que é necessário fazer pata que o desequilíbrio
não aconteça de forma que está acontecendo? (Outra opção de atividade será fornecida
via WhatsApp/ Apostila – Atividade 2 e 3) Etapa
14:
Correção da atividade |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; (X) Apresentação
oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário