4ª SD Produção Textual 2022

 

4ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 2022

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

 

Ano/Série: 6º, 7º, 8º e 9º     Período: 16/05/2022 a 03/06/2022       Nº de Aulas: 6

 

TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ”

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:  

 

LEITURA: Romance; Paradidáticos;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO: Parágrafos; Pequenos textos orais e escritos;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;

 

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

 

5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

HABILIDADES DA BNCC:

 

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

 

(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.

 

(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

 

 (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

 

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

 

 

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs.

 

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

 

(EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

 

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário. Oralidade

 

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:

Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª SEMANA - PERÍODO: 16/05 a 21/05

 

Caro professor,

       O desinteresse pela leitura tem prejudicado o aprendizado em todas as áreas do conhecimento, pois muitos alunos apresentam dificuldades na interpretação de textos, o que impacta negativamente o rendimento escolar dessas crianças. Assim, tanto professores como a escola não podem se furtar ao processo de ensino-aprendizagem da leitura como função primordial da educação básica. Considerando tais colocações, verificamos que o ensino da leitura não pode limitar se às práticas de decodificação. Ao contrário, é preciso formar leitores capazes de ler criticamente, aptos para atuar na realidade em que estão inseridos. Para tanto, faz-se necessário estabelecer estratégias de ensino da leitura, considerando as questões cognitivas, discursivas e sociais dos estudantes.

           Nesse sentido, os PCN (BRASIL, 2006) argumentam que a leitura deve ser vista como um instrumento de inclusão, de participação efetiva, fomentando o desenvolvimento de leitores autônomos, críticos, proficientes frente à linguagem e às práticas sociais de produção de sentido. Sendo uma atividade de construção de sentido, a leitura pressupõe a interação autor-texto-leitor, na qual estão em jogo, não só as pistas e sinalizações que o texto oferece, como também, os conhecimentos do leitor (KOCH & ELLIAS, 2006).

             A leitura é, portanto, uma atividade de interação, em que leitor e texto conversam entre si, numa franca produção de sentidos, em que o leitor se insere no contexto, de acordo com seus conhecimentos prévios. Por essa razão, as atividades devem possibilitar-lhe participação ativa, quando poderá fazer uso do conhecimento prévio de aspectos linguísticos e textuais, e, principalmente, de mundo (KLEIMAN, 2004).

             Para Yunes e Pondé (1998), a escola pode criar por si própria, ambientes favoráveis à leitura o que permitiria o nascimento de uma sociedade consciente das vantagens de ler, já que são submetidos diariamente à avalanche dos meios eletrônicos de comunicação que tendem a oferecer uma leitura acabada do mundo. “Um ambiente propício ao desenvolvimento da leitura é o que se tem quando um livro desejado é colocado à disposição de quem o deseja no momento e local desejados”, segundo Yunes e Pondé (1998, p. 55). De acordo com Lajolo (1993), a escola como instituição, têm melhores condições para promover e transformar a leitura em prática circular e infinita e que no contexto de um projeto de educação democrática vem à frente a habilidade de leitura, essencial para quem quer ou precisa ler para tornar-se seu usuário competente.

             Nesse sentido, o papel do professor para incentivo da leitura é aquele que intervém numa determinada etapa do processo, criando situações favoráveis ao desenvolvimento da leitura, e para um bom resultado é necessário esforço constante de observação da turma e busca de alternativas significativas para a aprendizagem que envolva estratégias de ensino-aprendizagem, oportunizando aos alunos, liberdade de escolher, e pouco a pouco, aprofundar a leitura despertando neles o desejo de ler novos textos, desafiadores de sua imaginação, estimulada por uma prática rica de novos sentidos, e para isso, se faz necessário circular livremente na sala de aula os mais diversos gêneros textuais, por meio das mais diversificadas estratégias, pois não se faz leitores críticos e ativos a partir da leitura de um único gênero textual. Nessa perspectiva Schneuwly e Dolz (2004) propõe o trabalho com diversidade de gêneros independente do nível escolar, mas variando a complexidade de acordo com a faixa etária dos alunos.

 

        O professor de Língua Portuguesa deve ensinar as estratégias de leitura para que seu aluno aprenda compreender o sentido do texto ao ler. Porém para que isso aconteça é necessário que o conteúdo do texto seja claro e coerente e que o aluno tenha familiaridade e conhecimento da sua estrutura. Em outras palavras dependerá do grau de conhecimento prévio que o leitor possui e que seja relevante para o conteúdo do texto.

      As estratégias de leitura servem para estabelecer certas regularidades na hora da leitura, as quais permitem ao aluno adquirir instrumentos necessários para o controle da compreensão do texto. Para que o leitor possa compreender o texto ele dever se deixar compreender.

       Para Solé (1998), o leitor dever possuir conhecimento prévio adequado sobre o texto para que seja relevante no processo de atribuição de significado o qual leva a compreensão 20 do texto. Todo leitor utiliza estratégias ou procedimentos na hora da leitura de forma inconsciente, os quais o levam a compreender o sentido do texto. No ensino de estratégias de compreensão leitora faz-se necessário para o professor de língua portuguesa, pois todo professor deseja despertar o gosto da leitura em seu aluno. É através das estratégias de leitura que pode-se formar leitores autônomos, os quais sejam capazes de ler de forma inteligente textos de diversos gêneros e áreas.

       O leitor autônomo também é capaz de aprender a partir do texto, porém para que isso aconteça deve-se ensinar o aluno indagar-se sobre sua própria e compreensão, o qual estabelecerá relações entre o que leu e o que faz parte do seu conhecimento prévio.

       Sendo assim, o ensino de estratégias de compreensão leitora faz com que os alunos aprendam a aprender a partir de seu conhecimento. Solé (1998) diz que as estratégias devem permitir que o aluno planeje sua leitura, motivação e disponibilidade diante dela, o que facilitará a comprovação e o controle do que se lê em função dos objetivos propostos. Por isso é fundamental que o professor trabalhe as estratégias por etapas que ocorrem antes, durante e depois da leitura do texto que de acordo com Solé (1998) são:

 

a) Antes da leitura: O professor fornece explicações gerais sobre o que será lido, chamando a atenção dos alunos para os aspectos do texto que podem ativar o conhecimento prévio: título, subtítulo, enumerações, sublinhados, mudanças de letras, introduções e resumos e incentivando-os a falarem o que já sabem sobre o tema.

 

b) Durante a leitura: Nesta etapa o leitor busca obter maior compreensão sobre o texto, sendo necessário maior esforço de leitura para obter êxito na tarefa. Assim o número de estratégias utilizadas tende a ampliar-se, podendo ser divididas em seis: formulação de previsões; formulação de perguntas; esclarecimento de dúvidas; resumo de ideias; avaliação do caminho percorrido e realização de novas previsões; relacionamento da nova informação adquirida do texto ao conhecimento prévio armazenado. Sendo que todas elas ocorrem concomitante e recursivamente.

 

c) Depois da leitura: Nesta fase uma estratégia necessária é a identificação da ideia principal do texto lido, que irá demonstrar a capacidade do leitor em compreender o texto. O leitor poderá também, produzir um resumo escrito, através da estratégia de formular e responder perguntas. Todo este trabalho utilizando as estratégias de leitura deverá ser conduzido pelo professor, que necessariamente deverá servir de modelo de leitor competente.

 

*           1ª e 2ª – AULAS -

1ª ETAPA

- Professor, nessa II Unidade, ampliaremos as estratégias de leitura e escrita, através da leitura e análise dos livros PARADIDÁTICOS. Dessa forma, sugere-se que inicie a aula com uma sondagem para investigar quais as preferências de leitura dos alunos, assim como o nível de interesse em relação à leitura. Seguem abaixo, sugestões de perguntas, e o QUESTIONÁRIO DISCENTE DE LEITURA – (EM ANEXO).

 

a) Você tem livros em casa?

b) Você gosta de ler? Por quê?

c) Quem gosta de ler na sua família?

d) Quanto tempo você atribui à leitura diariamente?

( ) nenhum ( ) menos de uma hora ( ) mais de uma hora por dia

e) Ao ler um livro, uma revista ou um texto, você costuma:

parar no início do livro?

parar na metade?

ir até o final?

só folhear o livro?

f) Que livro mais gostou de ter lido até hoje? Por quê?

g) Assinale a(s) alternativa(s) referente aos gêneros que você mais gosta de ler

( ) contos ( ) crônicas ( ) fábulas ( ) lendas ( ) romance ( ) poesia

h) Na questão anterior, foram citados alguns gêneros literários, você sabe a

diferença entre esses gêneros?

i) Você vai com frequência à biblioteca da escola?

j) Você já foi a alguma biblioteca fora da escola?

k) Que vantagens há em emprestar livros ao invés de comprar?

 

 

2ª ETAPA -  A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

- Professor, nesse momento converse com os alunos sobre a importância da leitura. Ler é fundamental para saber interpretar mais que textos, situações do cotidiano. São muitas as leituras realizadas, lemos para obter informações, para pesquisar algo do nosso interesse, para aprender os conteúdos das disciplinas e isso nos ajuda a descobrir, por exemplo, a mensagem transmitida em um texto, descobrir o objetivo do texto, enfim, a ampliar o conhecimento cada vez mais. Independente da profissão, os benefícios atrelados à leitura são inúmeros

 

- Após a conversa apresente os seguintes vídeos: Sugestões:

 “Ler” do escritor Luis Fernando Veríssimo, o vídeo incentiva a leitura. https://www.youtube.com/watch?v=A0_STXPaNz0  Acesso em 31/10/2014

A Menina que Odiava Livros, editado por Olavo Augusto Acesso em 31/10/2014 https://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q  

 

3ª ETAPA - 

- Professor, após a apresentação dos vídeos oportunize que os alunos falem sobre as leituras já realizadas por eles. Será o momento para os alunos exporem suas ideias, e um estímulo à troca com os colegas de classe.

 

*           3ª e 4ª – AULAS -

1ª ETAPA

- Professor, após a análise dos vídeos e socialização com os alunos sobre a importância da leitura, entregue a cópia do texto abaixo para ampliar a aprendizagem e discussão em sala.

 

A importância de se cultivar o hábito da leitura

 

          Há quem diga que não gosta de ler e há quem é aficionado em livros. Mas em uma coisa todos devem concordar: os benefícios em cultivar o hábito da leitura são inúmeros.

          O hábito da leitura vem sendo deixado de lado devido ao aumento da tecnologia, antes as pesquisas que eram feitas em livros e enciclopédias passaram a ser pela internet, que contém vídeos, imagens e áudios à disposição, dificultando o interesse em ler.

        Porém, quem lê tem a possibilidade de viajar para inúmeros lugares e viver em mundos diferentes e participa de experiências que vão além do mundo real, mas que dialogam com a realidade, o que permite aprendizados e reflexões profundas.

        Além disso, a leitura nos proporciona liberdade de pensamento, de informação e de criatividade, também nos permite ter empatia com personagens diferentes, pois conhecemos realidades diferentes da nossa e aprendemos a nos colocar no lugar do outro.

        A leitura diária também nos permite estabelecer uma conexão entre as palavras que lemos e as que usamos oralmente e também, quanto mais vemos uma palavra escrita, mais facilidade temos para nos lembrarmos de como devemos escrevê-la, logo, quem lê com mais frequência se comunica melhor e também escreve melhor!

        Ler diminui o estresse diário e nos proporciona diversão e entretenimento, imaginar os lugares ou personagens nos faz focar na história e esquecer das tarefas, além de ser uma exercício de imaginação divertido.

        Essa liberdade que a leitura nos proporciona nos faz pensar fora da caixa, exercitando nosso pensamento crítico e capacidade de refletir sobre conflitos.

https://www.redeicm.org.br/purissimo/wp-content/uploads/sites/16/2019/06/Karina-Franzo-bibliotec%C3%A1ria-300x293.jpg        Desse modo, a bibliotecária do Colégio, Karina Franzo, incentiva a leitura desde cedo aos alunos e também comenta sobre a importância de ler e amar os livros.

 

Fala, Karina!

 

“Na maioria das vezes não nos damos conta de como a hábito da leitura é importante em nossa vida.

 

          A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

         Quando se inicia o processo de alfabetização toda letrinha é motivo de inspiração, e a criança mergulha nessa descoberta, lendo tudo que vê pela frente. Com o passar dos anos essa curiosidade muitas vezes diminui e se não incentivarmos a leitura, ela não permanecerá de maneira constante na vida do indivíduo. Já na fase adulta, voltamos a nos interessar por determinados assuntos e retornamos à leitura por prazer, seja para adquirirmos conhecimento, para reduzir o stress ou estimular reflexões.

        Como já dizia Monteiro Lobato “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. “

  https://www.redeicm.org.br/purissimo/a-importancia-de-se-cultivar-o-habito-da leitura/#:~:text=A%20leitura%20estimula%20o%20raciocínio,amplia%20a%20habilidade%20na%20escrita.

 

A Importância da Leitura

Daniela Diana

 

       Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana. Ambas proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos.

       Dessa maneira, quando lemos ocorrem diversas ligações no cérebro que nos permitem desenvolver o raciocínio. Além disso, com essa atividade aguçamos nosso senso crítico por meio da capacidade de interpretação.

        Nesse sentido, vale lembrar que a “interpretação” dos textos é uma das chaves essenciais da leitura. Afinal, não basta ler ou decodificar os códigos linguísticos, faz-se necessário compreender e interpretar essa leitura.

Os benefícios da leitura

     Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico.

     Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita.

     Ao ler o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões.

     Por esse motivo, a leitura deve ser incentivada desde a educação primária. Incentivar os filhos pequenos em casa e criar hábitos são chaves importantes para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura. Uma dica é levá-los nas bibliotecas, livrarias ou mesmo contar histórias para eles.

Para o escritor brasileiro Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros".

 

Você sabia?

Do latim, a palavra “leitura” (lectura), significa eleição, escolha.

 

A evolução da leitura

imagem da evolução da leitura      Com a invenção da Imprensa (Tipografia), em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutenberg (1398-1468), o ato de ler (anteriormente divulgado por manuscritos), expandiu-se rapidamente. Junto à isso, proporcionou maior a difusão e produção de conhecimentos no mundo.

 

     Com a globalização e a aceleração das transformações comunicacionais e digitais da modernidade (televisores, computadores, celulares, etc) o ato da leitura foi cada vez mais adquirindo um lugar secundário.

      Todavia, tal seja a importância da leitura no mundo, a expansão tecnológica proporcionou outras formas de leitura, por exemplo, os famosos e-books.

 

A leitura no Brasil

      Estudos apontam que no Brasil a média de leitura dos brasileiros é de 1 livro por ano. Esse dado nos deixa numa das posições baixas em relação a outros países da América Latina. Na Argentina, por exemplo, a média anual é de 12 livros por habitante.

      Essa realidade torna-se mais clarificada quando pensamos no problema do “analfabetismo funcional”. Ou seja, o conhecimento do código linguístico unida à limitada capacidade de interpretar os textos. Esse é um dos principais problemas da educação no país, e portanto, as estatísticas assustam.

       Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (censo 2010), cerca de 20% da população brasileira é considerada analfabeta funcional. Nesse panorama, destaca-se a região nordeste, com aproximadamente 30% da população. Esse problema estrutural deve-se a precariedade do ensino público do país e a falta de incentivos que apoiem o hábito e a importância da leitura nas escolas. No entanto, diversos programas educacionais têm focado na leitura e na escrita. Segundo a ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda: “Um país rico é um país de leitores”.

 

2ª ETAPA

- Professor, após a leitura dos textos, entregue uma frase sobre a IMPORTÂNCIA DA LEITURA (disponível em ANEXO), para cada aluno e solicite que cada um leia a sua frase para toda a turma, e em seguida exponha a sua opinião, ampliando a discussão.

- Após todos socializarem as frases, solicite que escrevam um parágrafo sobre o tema: “A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO BRASILEIRO”.

- Professor, antes da escrita dos alunos, revise as principais regras de pontuação, letra maiúscula, paragrafação, etc.

3ª ETAPA – CORREÇÃO

*          5ª e 6ª – AULAS – INTRODUÇÃO AOS PARADIDÁTICOS

1ª ETAPA

- Professor, muito se tem falado da necessidade crescente de os docentes aliarem ao incentivo à leitura uma proposta prazerosa, algo que atraia o aluno para uma dimensão que o faça ficar encantado e cada vez mais absorvido pelo conteúdo do qual o livro trata.

- A participação do professor como orientador nesse processo de descoberta da literatura é fundamental. E o aluno, por sua vez, cada dia mais exigente, faz o papel de inquiridor, quer abordar múltiplos temas, quer perguntar, quer que seus questionamentos sejam esclarecidos, e isso pode ser alcançado conforme a intensidade das vivências em sala de aula, onde o educando se depara com seus iguais, com semelhantes dúvidas e inquietações.

2ª ETAPA

- Professores, baseados nas estratégias de leitura de SOLÉ – (ANTES, DURANTE E DEPOIS DA LEITURA), e como motivação para leitura/escuta dos alunos, é interessante que se proponham aos alunos algumas hipóteses acerca da obra em questão.

- 3 coleções foram selecionadas pelos professores: “CORRENDO CONTRA O DESTINO” -  “OS FANZINEIROS” – “JOGOS INOCENTES JOGOS” - (Acesse os manuais das obras literárias que estão disponíveis para o professor – WhatsApp).

- Professor, caso já tenha iniciado o trabalho com outro o livro PARADIDÁTICO, não tem problema, as orientações abaixo são para todas as obras literárias.

- Você pode começar apresentando o livro e sondando as expectativas dos alunos com relação à história que será lida. Antes mesmo que os alunos abram o livro, procure preparar o imaginário deles para a leitura prazerosa que está por vir.

- Primeiro, faça um comentário sobre a importância dos livros na vida dos indivíduos como uma rica fonte de aprendizado. Quando todos os alunos estiverem com os livros, dê início ao trabalho de motivação para a leitura.

A seguir, algumas sugestões:

1. Pergunte aos alunos o que o título da obra ________________ pode sugerir a respeito do enredo. De acordo com o que eles responderem, combine que, após a leitura, poderão fazer juntos uma comparação entre as hipóteses que foram levantadas e aquilo de que realmente o enredo trata.

2. Deixe que os alunos, livremente, tomem contato direto com o livro, folheando-o, manuseando-o, ganhando, assim, mais familiaridade com ele. Peça--lhes que observem a capa, as fotos do autor. Não se esqueça de orientar os alunos quanto aos cuidados para a conservação do livro, pois ele poderá ser reaproveitado por outros colegas.

3. Leia para os alunos o texto de motivação de leitura e o texto da quarta capa, presentes na obra, para instigar a curiosidade deles.

4. Leia também para eles o texto biográfico do autor. Procure pesquisar, antes do encontro com os alunos, um pouco mais sobre a vida e a obra do autor.

5. Peça aos alunos que pesquisem um pouco mais sobre o autor na internet. É importante que não se esqueçam do nome dele e o grafem corretamente,

3ª ETAPA

- Professor, após a análise inicial e levantamento do conhecimento prévio dos alunos, entregue as obras literárias. É importante que a leitura ocorra em um local agradável e silencioso.

- Após a leitura de cada capítulo, e a partir de questões direcionadas solicite aos alunos que elaborem uma análise, resumo de cada capítulo lido.

 

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- PROFESSOR, LEMBRE-SE DE DESTINAR OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS DE CADA AULA PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM O DIÁRIO DA TURMA, UMA ESPÉCIE DE AVALIAÇÃO DA AULA E DO ESTUDO, POIS SERÁ FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATO DE PRÁTICA. ENQUANTO OS ALUNOS RESPONDEM O DIÁRIO DA TURMA, VOCÊ RESPONDE E ANALISA AS QUESTÕES DO - Diário do/a professor/a - O que foi planejado e o que fizemos?

DIÁRIO DA TURMA

O que fizemos hoje?

 

O que aprendemos nesta aula foi…

O momento mais importante da aula foi...

Nosso trabalho avançou em…

O que chamou atenção foi …

O que queremos compreender melhor é...

 

REFLEXÃO DO/A PROFESSOR/A – SOBRE O DIÁRIO DA TURMA

O que dizem os/as estudantes?

 

Em alguns momentos do percurso, o/a professor/a faz uma reflexão sobre sua prática a partir do diário da turma. Confira algumas perguntas que podem orientar suas reflexões sobre as aulas.

 

Como a turma está vendo as aulas?

Concordo com a visão dos/as estudantes? Discordo? Por quê?

O que os alunos aprenderam? Como aprenderam? Como contribuí para essas aprendizagens?

Quais atividades foram propostas? De que modos? O que funcionou e o que não funcionou? Por quê?

O que aprendi com a experiência até aqui com essa turma?

O que poderia ser diferente? O que vou propor agora? Por quê?

 

 

DIÁRIO DO/A PROFESSOR/A

O que foi planejado e o que fizemos?

 

O/A professor/a mantém um diário para registrar sua memória sobre as aulas.

Confira alguns exemplos de questões que podem orientar o registro da memória da aula. Pense no que é importante registrar para que você possa se lembrar do percurso da turma.

 

 

O que ensinei/aprendi nesta aula foi…

O que os alunos e alunas aprenderam/ensinaram nesta aula foi...

Os momentos mais importantes da aula foram...

Nosso trabalho avançou em...

O que chamou atenção foi…

O que não funcionou foi...

Fica a sugestão para...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

 Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

*                     Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

*                     Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.

*                     Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.

*                     Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

                                                                                                                                                     

 ANEXOS 

01- ESTRATÉGIAS DE LEITURA

 

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

                No ensino de estratégias de compreensão leitora faz-se necessário para o professor de língua portuguesa, pois todo professor deseja despertar o gosto da leitura em seu aluno. É através das estratégias de leitura que pode-se formar leitores autônomos, os quais sejam capazes de ler de forma inteligente textos de diversos gêneros e áreas. O leitor autônomo também é capaz de aprender a partir do texto, porém para que isso aconteça deve-se ensinar o aluno indagar-se sobre sua própria e compreensão, o qual estabelecerá relações entre o que leu e o que faz parte do seu conhecimento prévio. Sendo assim, o ensino de estratégias de compreensão leitora faz com que os alunos aprendam a aprender a partir de seu conhecimento.  Solé (1998) diz que as estratégias devem permitir que o aluno planeje sua leitura, motivação e disponibilidade diante dela, o que facilitará a comprovação e o controle do que se lê em função dos objetivos propostos. Por isso é fundamental que o professor trabalhe as estratégias por etapas que ocorrem antes, durante e depois da leitura do texto que de acordo com Solé (1998) são:

 

A) ANTES DA LEITURA: O professor fornece explicações gerais sobre o que será lido, chamando a atenção dos alunos para os aspectos do texto que podem ativar o conhecimento prévio: título, subtítulo, enumerações, sublinhados, mudanças de letras, introduções e resumos e incentivando-os a falarem o que já sabem sobre o tema.

- Antecipação do tema ou idéia principal a partir de elementos paratextuais, como título, subtítulo, do exame de imagens, de saliências gráficas, outros.

- Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto;

- Expectativas em função do suporte;

- Expectativas em função da formatação do gênero;

- Expectativas em função do autor ou instituição responsável pela publicação.

 

B) DURANTE A LEITURA: Nesta etapa o leitor busca obter maior compreensão sobre o texto, sendo necessário maior esforço de leitura para obter êxito na tarefa. Assim o número de estratégias utilizadas tende a ampliar-se, podendo ser divididas em seis: formulação de previsões; formulação de perguntas; esclarecimento de dúvidas; resumo de ideias; avaliação do caminho percorrido e realização de novas previsões; relacionamento da nova informação adquirida do texto ao conhecimento prévio armazenado. Sendo que todas elas ocorrem concomitante e recursivamente.

 

- Confirmação, rejeição ou retificação das antecipações ou expectativas criadas antes da leitura;

- Localização ou construção do tema ou da idéia principal;

- Esclarecimentos de palavras desconhecidas a partir da inferência ou consulta do dicionário;

- 6 Formulação de conclusões implícitas no texto, com base em outras leituras, experiências de vida, crenças, valores; Formulação de hipóteses a respeito da seqüência do enredo;

- Identificação de palavras-chave;

- Busca de informações complementares;

- Construção do sentido global do texto;

- Identificação das pistas que mostram a posição do autor;

- Relação de novas informações ao conhecimento prévio;

- Identificação de referências a outros textos

 

C) DEPOIS DA LEITURA: Nesta fase uma estratégia necessária é a identificação da ideia principal do texto lido, que irá demonstrar a capacidade do leitor em compreender o texto. O leitor poderá também, produzir um resumo escrito, através da estratégia de formular e responder perguntas. Todo este trabalho utilizando as estratégias de leitura deverá ser conduzido pelo professor, que necessariamente deverá servir de modelo de leitor competente.

 

Atividades para depois da leitura:

- Construção da síntese semântica do texto;

- Utilização do registro escrito para melhor compreensão;

- Troca de impressões a respeito do texto lido;

- Relação de informações para tirar conclusões;

- Avaliação das informações ou opiniões emitidas no texto;

- Avaliação crítica do texto.

 

COMPREENSÃO LEITORA: UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO

            A compreensão leitora, segundo Smith (1989, p.72), [...] é a possibilidade de se relacionar o que quer que estejamos observando no mundo a nossa volta, ao conhecimento, intenções e expectativas que já possuímos em nossas cabeças [..]. Nessa mesma dimensão, Kleiman (1989, p. 13) certifica que “a compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização do conhecimento prévio, ou seja, o leitor utiliza na leitura o seu conhecimento adquirido ao longo de sua vida.” Desta forma, ao fazer a leitura o leitor utiliza o seu conhecimento prévio, ou seja, o seu conhecimento de mundo que foi adquirindo ao longo da vida, para poder construir o sentido do texto. O conhecimento prévio interfere de modo decisivo no processo de compreensão leitora. Pois é a partir dele que o leitor vai fazendo as inferências e construindo o sentido do texto. Segundo Trevisan (1992, p. 23-24), quando um leitor se depara com um texto, o primeiro requisito para que se inicie o processo de compreensão é que ele possua conhecimento prévio a respeito dos elementos linguísticos, como itens lexicais e as estruturas sintáticas (conhecimento linguístico), presentes nos enunciados que lhe são propostos. Esses componentes da superfície do texto funcionam como pistas para que o leitor ative os seus conhecimentos armazenados na memória de longo prazo e faça as inferências, as quais possam captar o sentido dos enunciados que compõem o texto e assim aconteça a compreensão.

 

 

 

 

 

COMO INCENTIVAR A LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

01 de agosto, 2019 - Por Luísa França

            Gostar ou não de ler não é algo inato, mas sim aprendido. Algumas crianças demonstram interesse de forma mais orgânica, já outras precisam de um estímulo adicional para incorporar esse hábito para o resto da vida. Em sala de aula, talvez essa não seja a tarefa mais simples. Afinal, como incentivar a leitura de forma eficaz entre as crianças, e não as afastar mais ainda? Nos primeiros anos de alfabetização uma aproximação maior é necessária e ao longo do Ensino Fundamental esse trabalho deve ser cada vez mais reforçado.

            Segundo a última edição da pesquisa Retratos da Leitura, realizada em 2015 pelo Ibope e o Instituto Pró-Livro, 44% da população brasileira é considerada não leitora, e 30% nunca comprou um livro. A média de leitura no Brasil é 2,43 livros por ano. Além disso, entre os não leitores, 28% alegou que não o faz porque não gosta de ler. Os dados mostram grande discrepância na comparação com outros países: na França, por exemplo, a média de livros lidos por ano é 5 vezes maior. Há, portanto, uma urgência em descobrir formas de como incentivar a leitura no nosso país.

Para reverter essa situação, é fundamental ter um planejamento pedagógico eficiente. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê um eixo específico para o trabalho com a leitura de forma transversal em toda a formação. Incorporar essas práticas é vital para o sucesso desse trabalho com as crianças e há maneiras simples de colocá-las na rotina, que não demandam grandes esforços por parte dos docentes ou da coordenação das escolas.

 

COMO INCENTIVAR A LEITURA: DICAS E IDEIAS CRIATIVAS

Abaixo, listamos algumas dicas, atividades e práticas criativas para incentivar a leitura de forma lúdica e atraente para os estudantes. Todas as ideias são viáveis de serem colocadas na rotina escolar de forma a não atrapalhar o andamento das aulas, nem gastar mais com infraestrutura.

1) Leituras na biblioteca

            É comum que muitos leitores assíduos sejam aficionados por livrarias, bibliotecas e quaisquer outros ambientes que proporcionem a imersão desejada em um momento pleno de leitura. Sendo assim, uma das melhores dicas para incentivar a leitura é criar a cultura de apreciação do ambiente próprio para ela: no caso, a biblioteca da escola.

A biblioteca da escola deve ser pensada tanto para ser um ambiente tranquilo e confortável, distante das correrias e brincadeiras do pátio e do recreio, mas ao mesmo tempo deve ser atraente, bem iluminada e bem pintada. É hora de eliminar o pensamento de que a biblioteca é um ambiente austero, cheio de livros empoeirados e onde o ato de pegar um livro é burocrático, repleto de regras.

            Um bom investimento é colocar, além das mesas e cadeiras, pufes, poltronas confortáveis e almofadas coloridas. Tapetes coloridos podem estimular especialmente as crianças menores a apropriarem-se do espaço da maneira que acharem melhor. Ainda, a disposição das prateleiras e dos livros deve estar bem organizada para que crianças mais baixas consigam alcançar os livros e manuseá-los de forma livre, sem necessidade de supervisão de um adulto a todo momento. Para tornar o ambiente mais acolhedor ainda, é importante que os funcionários que trabalharem neste espaço sejam acolhedores, pacientes e abertos, para que os alunos sintam-se à vontade para ir até lá e experimentar os livros ali mesmo, sem necessariamente levá-los para casa. O objetivo é fazer da biblioteca um lugar ao qual as crianças terão vontade de voltar espontaneamente, mesmo que apenas para passar um tempo livre entre aulas.

2) Liberdade de escolha

            Imagine uma criança de 10 anos que é estimulada a ler porque isso foi cobrado em uma atividade obrigatória da escola. O fato de a leitura estar atrelada a uma exigência, muitas vezes para nota, faz com que o prazer seja dissolvido em meio à obrigação e perca seu potencial de levar aquele aluno ao gosto individual pelo hábito. Em meio a tantas distrações, como aplicativos de smartphone, videogames e outros, não é tão difícil entender por que estes últimos são preferidos aos livros em diversas situações.

            Assim, uma alternativa para incentivar a leitura é diminuir o peso dessa obrigação. Os professores podem estimular que as crianças escolham o livro que querem ler sem que, com isso, percam o objetivo pedagógico. Entendendo que cada criança tem seus próprios gostos e preferências, essa atividade pode levar cada um a partir de seu interesse inicial para escolher a leitura que fará. O professor deve apenas orientar a escolha para que a leitura seja o mais proveitosa possível para aquele aluno. Uma vez que o objetivo é fazer com que cada aluno adquira seu próprio hábito de leitura, o professor pode criar temáticas: alguns grupos lerão contos de fada, outros vão ler histórias de aventura, séries infantis consagradas… Há muitas possibilidades de incentivo. O importante é respeitar as diferenças entre cada aluno e desassociar a leitura de algo meramente obrigatório para nota.

3) Incentivo à leitura dentro da sala de aula

            A próxima dica de incentivo à leitura refere-se à adoção de um tipo de prática pedagógica: dar às aulas um toque de contação de histórias. A construção do raciocínio e do conteúdo pode ocorrer de forma mais lúdica, envolvendo personagens e contos. Por exemplo: uma aula de História que envolva as crianças na história daquela figura ou daquele acontecimento, interpretando aquele assunto como um conto de aventura.  Especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a mente imaginativa e criativa dos alunos fará com que essa abordagem se mostre mais apelativa na  construção do aprendizado, e ainda provocará um gosto a mais pela arte de contar histórias, o que se traduz em mais incentivo à leitura.

            Além disso, outra prática é a leitura dentro de sala de aula. Os professores podem pedir que os alunos tragam os livros para uma leitura conjunta em sala de aula, principalmente as crianças menores. Leituras dramáticas em tom de humor, personificação dos personagens e a montagem de mini peças de teatro na sala de aula podem ser também opções mais lúdicas a que o professor pode aderir na leitura conjunta dos livros.

4) Excursão literária

            Como o item 1 desta lista indicou, fazer com que os alunos sintam a magia que existe nas bibliotecas é primordial para fixar o gosto pela leitura. Além de criar maneiras de fazê-los se sentirem à vontade na biblioteca da escola e enquanto

estão cercados por obras literáriasexcursões a bibliotecas da cidade podem ser uma excelente atividade para incentivar a leitura.

           

 

 

O objetivo é estimular o fascínio das turmas nesse tipo de lugar. Ambientar a biblioteca como um espaço de aquisição e construção de conhecimento, como locais que armazenam a história da humanidade e da natureza, e até mesmo contar histórias de bibliotecas famosas pelo mundo (como a de Alexandria) pode ajudar na introdução a esse mundo. Essas excursões também devem estimular que os alunos explorem e se apropriem dos ambientes. Se houver livros antigos, folheá-los junto com as turmas para que vejam as diferenças na linguagem ou o modo como o pensamento da época era diferente do de hoje são boas dicas para tornar a visita mais interessante. Além disso, jornais e revistas antigos também podem ser bons chamarizes de atenção para as turmas. Em caso de alunos mais engajados e que já tenham o hábito de leitura, a escola pode formar turmas para sessões de autógrafos com autores conhecidos ou idas a bienais do livro, que já trazem um sem fim de atividades e painéis relacionados à literatura.

5) Projetos de leitura

            A escola deve se tornar um ambiente receptivo às ideias criativas de incentivo à leitura, sempre com o fim de torná-la o mais legal e divertida possível. Para isso, é preciso fazer com que ela ultrapasse as paredes da sala de aula. Nesse sentido, professores e coordenadores podem adicionar ao calendário de eventos da escola atividades lúdicas inteiramente direcionadas à leitura, como gincanas e concursos.

            As gincanas podem promover competições entre diferentes turmas, estimulando a expressão linguística em todos os âmbitos, não apenas na leitura. A partir da leitura de livros determinados pela organização da gincana (que, claro, devem levar em conta as preferências dos alunos), o evento deve contar com uma série de atividades temáticas relacionadas aos livros, como interpretação de cenas, recriação de textos, coreografias, entre outros. Indo além, a organização de concursos de histórias e de semanas temáticas de leitura são exemplos de como fazer a leitura extrapolar o cotidiano escolar. Os alunos podem ser estimulados, por meio de premiação, a participar de concursos de criação de histórias (contos, crônicas, fábulas), ou mesmo a se engajar nas semanas temáticas dedicadas à leitura de diferentes gêneros literários.

6) Clube de leitura na escola

            De forma a exigir menos organização e estrutura, os próprios docentes também podem criar clubes de leitura com os alunos. Para isso, é importante estabelecer grupos de acordo com as faixas etárias, para garantir leituras adequadas a todos. Também é importante que os clubes não sejam tão grandes, o que tornará o processo de compartilhamento das impressões mais simples. Uma característica interessante do clube do livro é que ele propõe metas, o que é uma forma mais criativa para incentivar a leitura. A cada mês ou a cada número fixo de semanas cada participante deverá ler o livro proposto e elencar tópicos a serem comentados.

            Os livros podem ser escolhidos de forma conjunta com os participantes, para que o clube se torne um espaço livre, menos vinculado às atividades de sala de aula. As reuniões podem ocorrer na própria biblioteca, no pátio da escola, ou até mesmo em um parque, por exemplo. É importante engajar ao máximo os alunos criando roteiros de discussão da obra que tratem de temas mais interessantes a eles. É possível também estabelecer uma votação para a escolha dos tópicos a serem discutidos.

7) Prêmio de incentivo à leitura

            Algumas das atividades de incentivo à leitura descritas acima podem resultar em premiações e murais especiais dedicados aos alunos mais empenhados. Também é possível criar essas premiações de forma independente para os que mais se engajarem ou mais cumprirem as metas de leitura, por exemplo. Esse é um modo de estimular a dedicação dos estudantes, mas também pode ser atraente para aqueles que ainda não se sentiram motivados com os estímulos anteriores.

8) Criação de mural de notícias

            O hábito de leitura não se restringe apenas aos livros. É importante criar em todos uma cultura leitora, que faz com que a compreensão do mundo por meio das palavras seja uma constante em suas vidas. É nesse sentido que cabe também à escola desenvolver o gosto por notícias, reportagens, matérias, promovendo a leitura de jornais e revistas em meios impressos e on-line.

            Uma atividade para incentivar a leitura nesses meios é a criação de um mural de notícias. Os professores podem pedir que cada aluno procure notícias sobre determinado tema ou sobre algum acontecimento específico do momento atual sob diferentes perspectivas e abordagens, que serão coladas ou evidenciadas nesse mural.

Além de incentivar a leitura, esse tipo de prática também é importante para iniciar o letramento midiático com as turmas. A comparação dos diversos pontos de vista de cada veículo de notícias, bem como dos ganchos escolhidos por

cada linha editorial, contribuirá muito para a adoção de uma posição mais crítica dos estudantes na hora de consumir produtos midiáticos.

9) Apoio da família

            O desenvolvimento da criança deve ser acompanhado de perto por pais e familiares. Ainda que a escola dê as devidas ferramentas para o desenvolvimento de hábitos importantes para o crescimento e a formação integral do estudantesem a parceria da família é muito mais difícil fazer com que esses hábitos se consolidem.

            Nesse sentido, engajar a família toda nas estratégias de como incentivar a leitura é fundamental e a escola deve mostrar a importância desse apoio, tanto convidando os familiares próximos para participar dos eventos propostos, como pedindo que eles próprios encontrem maneiras de continuar o trabalho em casa, aproximando as crianças da leitura dentro do ambiente doméstico e, também, dando o bom exemplo. Para os pequenos, ler deve ser algo observável em todos os adultos de referência e de confiança, o que faz com que seja importante que os professores e os responsáveis mostrem que também são leitores.

10) Utilize a tecnologia

            Para incrementar mais as atividades práticas colocadas, os professores podem também usar dispositivos digitais atrativos para os alunos. Os leitores de livro digital, como o Kindle e o Kobo, ou mesmo os aplicativos de leitura que podem ser instalados no celular, são opções interessantes por serem leves, pequenos e não representarem peso adicional nas mochilas. Além disso, a possibilidade de ler em um dispositivo eletrônico, como um tablet ou até um celular, pode atrair os alunos mais resistentes ao hábito, ao aproximar a leitura da tecnologia. Nesse sentido, qualquer ideia criativa para incentivar a leitura está mais do que válida, podendo ser uma solução para conquistar diferentes públicos.

 

 

O QUE É LEITURA COLABORATIVA?

            A leitura colaborativa é uma atividade em que os alunos estudam um determinado texto juntos, com a mediação do professor. O objetivo não é gerar um produto específico, como responder questões que aferem o conhecimento dos alunos sobre um tema. Portanto, nesse caso, o foco é conscientizar os estudantes em relação ao processo necessário para compreender as ideias e intenções do autor.

            Dessa forma, a leitura colaborativa tem um caráter mais reflexivo e as estratégias utilizadas devem observar essa característica. Elas podem incluir a avaliação de conhecimentos prévios da turma sobre um tema, levantamento de antecipações e inferências, identificação dos valores apresentados pelo autor e identificação de relações de intertextualidade e interdiscursividade, entre outras.

Qual é a importância da leitura colaborativa?

            Como já foi dito, essa estratégia não está focada no produto, mas no processo. Portanto, o conteúdo explorado é a própria leitura e sua prática contribui para melhorar a proficiência dos alunos nesse requisito.

            A leitura colaborativa tem, efetivamente, o papel de “ensinar o aluno a ler”. Por meio dessa atividade, o professor mostra quais são as estratégias para que o contato entre o leitor e o texto vá além da decifração do código. Ele precisa orientar os estudantes e prepará-los para utilizarem procedimentos e comportamentos leitores que os capacitem a atribuir sentido ao que foi escrito pelo autor.

Qual é o papel do professor na leitura colaborativa?

            O professor tem um papel fundamental para o sucesso da leitura colaborativa. A mediação deve acontecer de forma consciente e sem improviso, orientada para que se atinjam os objetivos propostos para aquela atividade. É preciso que o professor elabore uma estratégia que não visa mediar apenas a leitura da obra em foco. É seu papel atuar como uma espécie de embaixador do mundo mágico criado pelo autor.

            Nesse momento, o professor precisa ampliar a visão dos alunos em relação ao contexto necessário para compreender a obra. Ele deve familiarizá-los com as características do período histórico retratado, com o estilo do autor e com outras referências que favorecem a interpretação do texto. Porém, o grande desafio do professor é fazer com que os alunos realmente discutam o que foi lido, que comentem o que entenderam do texto e o sentido atribuído. Esse é o verdadeiro enfoque da proposta. É dessa forma que se constrói, coletivamente, um sentido mais amplo para a obra.

            Quando o aluno lê um texto sozinho, atribui um sentido a ele. Para isso, mobilizou seus próprios conhecimentos prévios, saberes sobre o gênero utilizado ou sobre o autor, realizou inferências e antecipou fatos. O resultado dessa interação vai muito além das palavras escritas pelo autor, que são ressignificadas e avaliadas de acordo com a experiência do leitor. No entanto, a leitura compartilhada amplia esse significado. O aluno ouve as interpretações de outros alunos, analisa os argumentos apresentados e forjados diante de experiências diferentes. Isso faz com que ele perceba outros pontos de vista, o que faz com que reveja seus próprios conceitos e obtenha um dos três resultados possíveis: modificação, ampliação ou reforço. Portanto, o professor é o agente que, com sua intervenção planejada, promove todo esse intercâmbio de informações e provoca transformações. Cabe a ele instigar os alunos e estimulá-los à reflexão, tornando essa experiência realmente enriquecedora do ponto de vista pessoal e educacional.

Como fazer uma boa mediação durante a leitura compartilhada?

            Algumas ações são muito importantes para garantir que a mediação durante a leitura compartilhada seja adequada e produtiva. Por isso, selecionamos as principais, a seguir.

Planeje cuidadosamente a atividade

            O professor deve escolher com antecedência o texto e as perguntas de acordo com o objetivo proposto para aquela atividade. Se o educador planeja mostrar aos alunos a importância da inferência, por exemplo, uma das alternativas que ele tem é utilizar anedotas para essa leitura compartilhada.

            Da mesma forma, é possível utilizar vários gêneros para atingir outros objetivos. Textos jornalísticos podem ser utilizados para destacar a articulação da linguagem verbal com outras, já que podem ser relacionadas com gráficos, fotografias, linhas do tempo, tabelas, entre outros.

Crie um clima que favoreça a liberdade

            Como já comentamos, a atribuição de significado ao texto depende muito da experiência pessoal do leitor. O compartilhamento desses pontos de vista é essencial para que o grupo entenda as diferenças. Porém, esse tipo de diálogo só acontece em um ambiente em que os alunos se sentem seguros para expressar suas ideias, sem o receio de julgamentos ou recriminações.

            Por isso, o professor deve criar um clima de liberdade, em que cada um sente que pode expressar livremente suas ideias e percepções. Dessa forma, eles não terão receio de demonstrar qual é a resposta afetiva provocada pelo texto, tornando o debate muito mais profundo e significativo.

Realize pausas protocoladas

            Na pausa protocolada, o professor planeja interrupções estrategicamente para que o aluno faça inferências e previsões de acordo com as informações já vistas no texto. Com isso, ele apresenta um trecho de cada vez, interrompe a leitura e faz perguntas para avaliar se os estudantes compreenderam a parte em questão e o que eles acreditam que acontecerá a seguir.

            Assim, ele retoma e interrompe a leitura em momentos cruciais. Cada parada tem uma série de perguntas, algumas trabalhando a questão da antecipação e outras que avaliam por que suposições anteriores se confirmaram ou não. Esse processo faz com que os alunos façam deduções sobre o texto, permite que prestem atenção em detalhes que passariam despercebidos no ato individual e favorece a análise textual.

Organize as falas

            Nem sempre os alunos sabem expressar suas ideias da melhor maneira, mesmo que elas sejam muito interessantes. Crie estratégias para reformular, sintetizar ou recapitular o que eles dizem, ajudando-os a organizarem as falas.Vale a pena destacar que a leitura colaborativa é uma estratégia fundamental para promover o entendimento do texto. Incorporá-la à prática pedagógica em sala de aula garante os mesmos benefícios quando se trata de estudar e compreender textos de todos os gêneros, principalmente porque desenvolve a compreensão leitora como um todo. 


02- FICHA DE LEITURA 

Ficha de Leitura 1

 

Apresentação da obra

Título:_________________________________________________________

Autor:_________________________________________________________

Nome do ilustrador:_______________________________________________

Editora:_____________________Local:______________________________

Edição:__________Data:____________Número de páginas:________________

 

Gênero Literário

( ) narrativo ( ) narrativo descritivo ( ) narrativo informativo

( ) instrucional ( ) conto clássico ( ) conto contemporâneo

( ) aventura ( ) suspense ( ) romance ( ) outro Qual?____________

 

Personagens

Personagem (s) Principal (s):___________________________________________

Personagens Secundários:_____________________________________________

Tempo:  ( ) atual ( ) de outra época

Como você sabe disso? Justifique sua resposta com base no texto.

Ambiente da História

( ) casa ( )fazenda ( ) castelo ( ) escola ( ) cidade ( ) outro

Qual?__________________________________________________________

Escreva em poucas palavras como é esse lugar:

Breve resumo da obra:


Apreciação geral do leitor

Do que você mais gostou nesse livro? Por quê?

Do que você menos gostou? Por quê?

Quais palavras no texto você ainda não conhecia?

Você aprendeu alguma coisa com a leitura desse livro? O quê?

Você indicaria esse livro para alguém ler? Por quê?

FICHA DE LEITURA 2

 

1) Título do livro: __________________________________________________

2) Nome do autor: _________________________________________________

3) Nome do ilustrador: ______________________________________________

4) Editora: ______________________________________________________

 

Personagens:

5) Quais são?

6) O que fazem na história? 

7) Quem aparece mais vezes na história?

8) Como é o personagem principal? 

Local:

9) Onde se passa a maior parte da história? 

10) Como é esse lugar? 

Enredo:

11) Qual é a ideia principal da história? 

12) De qual parte da história você se lembra? 

13) De qual parte da história você mais gostou? 

 

Comentários:

14) Você achou o título da história adequado? Porquê? 

15) Você inventaria outro título? Qual ? 

16) Copie o trecho de que você mais gostou: 

17) Indique 5 palavras que você aprendeu com essa leitura:  

18) Você gostou dessa história? Porquê ?

 

 03- FRASES SOBRE A LEITURA  

FRASES SOBRE -  LEITURA

 

Em meio a tantas tecnologias e informações, ter o hábito de ler se tornou algo raro e pouco valorizado por parte da nova geração. O que precisamos entender é que geralmente são os livros que alimentam a imaginação dos criadores dessas inovações. Selecionamos as mais inspiradoras frases de incentivo à leitura que, com certeza, vão despertar a sua criatividade. Confira! Frases de incentivo à leitura que vão provar que para voar só é preciso ter imaginação

 

O estudo foi para mim o remédio soberano contra os desgostos da vida, não havendo nenhum desgosto de que uma hora de leitura me não tenha consolado.” (Montesquieu)

 

A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.” (Albert Einstein)

 

Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve.” (Jorge Luis Borges)

 

Quem não lê, não quer saber; quem não quer saber, quer errar.” (Padre Antônio Vieira)

 

A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhuma tela e nenhuma tecnologia

conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional.” (Umberto Eco)

 

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” (Bill Gates)

 

 

Cada livro é como um abrigo onde nos refugiamos sempre que é preciso,
A realidade pode nos desagradar,
mas sempre há um livro do nosso agrado,
Histórias reais, irreais ou surreais
que nos faz pensar, viajar e muito mais,
Em um mundo desordeiro, um bom livro torna-se um exímio companheiro.

Jefferson Freitas.

 

Ler é sonhar acordado, é viajar sem sair do mesmo lugar... é ver, é crescer, é amar, e ser amado.

 

Quem lê está sempre acompanhado. (Lourdes Custódio)

 

Se existem tantos livros para ler, é porque ainda existe muita coisa para se aprender.

Karyne Santiago

 

A leitura nutre a inteligência.

Ler um livro é nunca estar só.

Karyne Santiago

 

Ler é conhecer o mundo com a imaginação.

Karyne Santiago

 

Não ler é aceitar ficar parado, estagnado sempre no mesmo lugar com as mesmas coisas e pessoas... A leitura nos movimenta e abre horizontes.

Karyne Santiago

 

O livro traz a vantagem da gente poder estar só e, ao mesmo tempo, acompanhado.

Mario Quintana

 

A leitura não se encerra nas páginas dos livros, ela continua nos gestos e afetos, se comunicando por olhares e sorrisos.

Karyne Santiago

 

 

Incentivar aos nossos jovens o gosto pela leitura é plantar uma semente com a certeza de que dará bons frutos.

Ler é nunca estar só.

É o que você lê quando não tem que fazê-lo que determinará o que você será quando não puder evitar.

Oscar Wilde

 

A leitura exercita o cérebro e acalma a alma.

Karyne Santiago

 

40 frases marcantes de livros para você se enriquecer de conhecimento

A falta de leitura cria uma geração que acredita em fake news.

Karyne Santiago

 

Muitos problemas no mundo poderiam ser solucionados se as pessoas buscassem conhecimento nos livros e não nos achismos.

Karyne Santiago

 

Doses diárias de leitura rejuvenescem a alma.

Karyne Santiago

 

Um país se faz com homens e livros.

Monteiro Lobato

 

Ler prejudica gravemente a sua ignorância.

 

Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.

Monteiro Lobato

 

Você pode ser herói ou vilão, ser daqui ou de lá, novo ou velho, falar alemão ou francês... Você pode ser o que quiser, basta ler um livro.

Karyne Santiago

 

Para crianças, um livro é todo um mundo.

Monteiro Lobato

 

 

A leitura nutre a inteligência.

 

Ler é comer e beber. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come.

Victor Hugo

 

·          

Leitura é antônimo de ignorância.

Karyne Santiago

 

 

Só acha leitura perda de tempo quem ainda não aprendeu a viver com qualidade.

Karyne Santiago

Quem não lê, não pensa e quem não pensa será para sempre um servo.

Paulo Francis

 

Livros são verdadeiras máquinas do tempo.

Karyne Santiago

 

Ler pode salvar a sua vida.

Anne with an E

 

 

Creio que uma forma de felicidade é a leitura.

Jorge Luis Borges

 

Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.

Monteiro Lobato

 

A leitura te faz criar um universo só seu, onde você pode adicionar o que quiser e deletar o que não for necessário. Nada mais no mundo é capaz de oferecer isso.

Karyne Santiago

 

 

Enquanto os olhos percorrem as palavras de um livro, a alma percorre o mundo.

Karyne Santiago

 

Ler é formular imagens invisíveis.

Giselle Beiguelman

 

Os livros são as asas dos seres humanos.

Karyne Santiago

 

Ler liberta!

Karyne Santiago

 

A leitura engrandece a alma.

Voltaire

Somente a leitura é capaz de transformar o mundo.

Karyne Santiago

 

A sabedoria se encontra dentro dos livros.

Karyne Santiago

 

Os livros me ensinaram a pensar, e o pensamento me fez livre.

Ricardo Leon

 

Ler é sonhar pela mão de outrem.

Fernando Pessoa

                                            

Livros são fábricas de sonhos.

Karyne Santiago

 

A leitura faz florescer novos conceitos, novas ideias e novas atitudes.

Antonio Costta

 

Uma criança que não lê se torna um adulto amargo.

Karyne Santiago

 

A leitura é a melhor forma de esquecer os problemas da vida.

Karyne Santiago

 

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.

Carlos Drummond de Andrade

·          

Ler é dar uma volta ao mundo em algumas páginas.

Karyne Santiago

 

Ler nos faz enxergar novas possibilidades.

Karyne Santiago

 

Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos.

Airton Ortiz

 

Ler nos ensina a ser corajosos por mergulhar em algo desconhecido e pacientes para desvendar o fim do desconhecido.

Karyne Santiago

 

 

Se conhecimento é poder, a leitura nos deixa invencíveis.

 

Leitura é a chave da nossa luta.

Edson Luz

 

A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.

André Maurois

A leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono à sabedoria.

 

A cada livro que eu leio, me torno alguém um pouco melhor. Esse é o meu maior incentivo.

Karyne Santiago

 

Ler é mágico e incrível e com certeza precisamos exercer cada vez mais esse hábito. Para continuar nessa vibe inspiradora, que tal conferir também essas frases sobre leitura cheias de conhecimento e criatividade?

 

 

A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.

Joseph Addison

 

Pegue sua xícara e leia à vontade: um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente… e não a gente a ele.

Mário Quintana

 

O livro é o melhor companheiro em um dia chuvoso. Te leva para qualquer lugar sem sair de casa.

Heloisa Paiva

 

Livros são sonhos que seguramos com as mãos.

Neil Gaiman

 

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.

Henry Thoreau

 

Uma vez que você aprende a ler, você será sempre livre para sempre.

Frederick Douglas

 

Viver sem ler é perigoso demais, obriga a se conformar com a vida.

 

 

Sempre imaginei o paraíso como uma espécie de biblioteca.

Jorge Luis Borges

 

Ler muito é um dos caminhos para a originalidade; uma pessoa é tão mais original e peculiar quanto mais conhecer o que disseram os outros.

Miguel Unamuno

 

Abra um livro, deixe-se levar. Um novo mundo você vai encontrar!

 

A leitura é uma viagem fantástica ao mundo do conhecimento, onde só você, que lê, tem a oportunidade de transcender!

 

O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler.

Ziraldo

 

Ler é se libertar do mundo comum.

 

Há muitas pequenas maneiras de ampliar o mundo do seu filho. O amor pelos livros é a melhor de todas.

Jacqueline Kennedy Onassis

 

A chave que tranca a porta da ignorância está escondida dentro das páginas de um bom livro.

 

O livro é um presente que você sempre pode abrir de novo.

 

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.

 

Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade.

As palavras de um livro preenchem a mente, nutrem a alma e aquecem o coração.

Heloisa Paiva

 

A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem.

Francis de Croisset

 

Incentivar aos nossos jovens o gosto pela leitura é plantar uma semente com a certeza de que dará bons frutos.

 

Quem lê, aprende e vive mais feliz, escreve bem e pensa no que diz!

 

Cada página lida de um livro é um universo cheio de possibilidades sendo descoberto aos poucos.

Heloisa Paiva

 

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.

Bill Gates

 

Quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê.

 

Um livro e como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem.

Khalil Gibran

 

Viver sem ler é perigoso, te obriga a crer no que te dizem.

Mafalda

 

O livro traz a vantagem da gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

Mário Quintana

 

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede.

Carlos Drummond de Andrade

 

Ler aguça os sentidos, amplia os horizontes, mostra diferentes ideias e dimensões. Nos torna melhores seres humanos.

 

A leitura me faz ir onde os meus pés não podem me levar.

 

Que coisa incrível é um livro! É um objeto achatado feito de árvore com partes flexíveis nas quais nós imprimimos uma porção de rabiscos escuros e esquisitos. Mas basta olhar para ele e você está dentro da mente da pessoa.

Carl Sagan

 

A leitura é o caminho para o conhecimento e aprendizado.

Heloisa Paiva

 

De todos os que preenchem nossa solidão, são os livros os mais anárquicos, os mais instigantes. Leia, e seu silêncio ganhará voz.

Martha Medeiros

 

A leitura engrandece a alma.

Voltaire

 

Um livro tem asas longas e leves que, de repente, levam a gente para longe, longe… Vamos voar?

 

Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem.

Mário Quintana

 

Livros são um mundo com muitos mundos por dentro.

 

Um livro, além de modesto, é prático. Livro não precisa de baterias ou de energia elétrica. Livro não enguiça. Não tem luzinha, não faz barulho e pode ser levado para qualquer lugar.

 

A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.

André Maurois

 

A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros… É um espaço, um lugar predileto, uma luz escolhida, um ritual em que importa até a época do ano.

Luis García Montero

 

O livro é um antídoto contra a ignorância, a insensibilidade, a superficialidade e a preguiça. Faça desse seu amigo um companheiro inseparável.

 

Gosto de ler porque os livros são com um passaporte para fora da minha realidade.

 

O cérebro da maioria dos jovens de hoje é como uma caverna profunda. Mas cada livro que você ler, é como um fio de luz invadindo as trevas.

 

A leitura é um mar de sentimentos e emoções presentes em nosso mundo real e imaginário, no qual precisamos mergulhar de cabeça para descobrir um infinito de coisas.

 

O livro é um amigo fiel que você pode levar para qualquer lugar e que leva você para qualquer universo.

Heloisa Paiva

 

Os livros podem ser divididos em dois grupos: aqueles do momento e aqueles de sempre.

John Ruskin

 

A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão.

Francis Bacon

 

A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.

René Descartes

 

A leitura faz florescer novos conceitos, novas ideias e novas atitudes.

 

 

 

 

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