4º PAUTA - 2024

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE             EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                                         Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2024

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ARTICULADOR: Uelcineia Jeamonod da Cruz

DATA: 16/04/2024

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30 às 17:00h (vespertino)

                    

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração.

Após a oração, fazer uma breve reflexão.

2º Momento: Fazer um leitura das habilidades e competências, com momento de questionamentos e socialização.

 

2º Momento: Análise das habilidades das avaliações diagnósticas.

Esse momento os professores deverão analisar as fichas diagnósticos e o perfil das turmas. Fazer a leitura dos resultados em grupo, apresentar aos demais professores e abrir espaço para pontuarem outras situações que não foram apresentadas. Exemplo: Uma atividade identificando as habilidades que serão inseridas na mesma. E propor uma outra sugestão de atividade.

3º Momento: Seleção de habilidades e objetos de conhecimento essenciais - flexibilização curricular - recuperação da aprendizagem

Em grupo selecionar as habilidades prioritárias que serão desenvolvidas no simulado de 03 a 07 de junho Revisão.

10 a 14 de junho (entregar na 1ª semana de maio).

4º Momento: Intervalo

5º Momento: Elaboração da 4ª Sequência Didática

Os grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para as intervenções.

3º Sequência Didática

                               Tema: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

 

6º ANO 

Período: 22-04- 2024 a 10-05-2024

Subtema: Sustentabilidade no espaço geográfico.

Filmar como o lixo é descartado em suas casas

Socializar o vídeo com a turma.

Quem não tem como filmar, relatar através da escrita e com ilustração como é feita a coleta do lixo.

Trabalhar a música: “cuida da Terra”.

A habilidade EF06GE11 consiste em: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Produção de texto sobre a temática em questão.

Objetos de Conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.

Representação do espaço geográfico;

·         Mapas e o espaço geográfico

·         Cartografia moderna

·         Leitura e interpretação de mapas

·         Tipos de representação

 Competências Gerais: 1, 2, 4, 5, 9 e 10 Ciências Humanas: 1 e 7

Habilidades:

(EF05GE11), (EF06GE08), (EF06GE08IT) e (EF06GE11).

7º ANO 

Período: 22-04- 2024 a 10-05-2024.

Subtema: Escola lugar de Sustentabilidade e conhecimento geográfico.

Objetivo: Analisar os riscos socioambientais pertinentes à realização da atividade industrial, buscando desenvolver uma consciência ambiental crítica desde extração da matéria-prima até o descarte final do produto.

A atividade industrial e seus impactos ambientais (sugiro elaborar 2 aulas, com 2 etapas cada no conteúdo sobre “O processo de industrialização” na página 58 do livro didático Geografia espaço e interação). EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

(EF07GE08BA) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro e baiano.

Objetos de Conhecimento: • Formação territorial do Brasil (EF07GE02), (EF07GE03).

Integração do território brasileiro

• O império do café

• O processo de industrialização

• Comunicação e transportes

Habilidades:

(EF07GE02), (EF07GE02BA), (EF07GE02IT), (EF07GE03) e  (EF07GE03BA).

8º ANO 

Período: 22-04- 2024 a 10-05-2024.

 

Subtema: Escola lugar de Sustentabilidade, conhecimento geográfico e iniciativa.

Objetivos de aprendizagem: Espera que os alunos estabeleçam um comparativo da disponibilidade hídrica e o acesso à agua potável, e a relação com a situação socioeconômica do continente americano e do continente africano.

Água um recurso essencial

 

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

 

Objetos de Conhecimento: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais.

• População em números

• Origem e dispersão dos grupos humanos

• Distribuição espacial

Competências:

• Gerais: 1, 2, 4, 5.

Ciências Humanas: 2, 3, 4,

 • Geografia: 1, 3

Habilidades:

(EF08GE01), (EF08GE02),( EF08GE19),( EF08GE19BA),( EF08GE19) e (EF08GE19IT).         

9º ANO 

Período: 22-04- 2024 a 10-05-2024.

Subtemas: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

Mesmo diante de tantas transformação do espaço e das sociedades, principalmente após as Revoluções Industriais ocorridas no decorrer de nossa história, ainda existem povos considerados tradicionais que praticam a conservação ambiental e fazem uso sustentável dos recursos naturais.

 Esta habilidade EF09GE10 visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Em relação a esta aula especificamente o objetivo é abordar o modo de vida de grupos que fazem uso sustentável de recursos naturais mesmo diante das Revoluções Industriais ocorridas em nossa história.

Esta habilidade pode ser associada a outras, como a EF09GE04 que aborda as manifestações culturais na formação populacional, incluindo a valorização de identidades e interculturalidades regionais. E também a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais.

Objetos de Conhecimento: Integração Mundial e suas interpretações: Globalização e Mundialização/ Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.

Mundo globalizado.                                                                                                                       

·         Mudanças no mundo do trabalho.

. Globalização e desafios no século XXI

·         Comunicações, transportes e fluxos

·         Globalização e cultura

Competências:

• Gerais: 1, 3,4, 6 e 7.

• Ciências Humanas: 1, 2 e 7.

Habilidades:

(EF09GE05), (EF09GE14) e (EF09GE14).

Sugestões:

Habilidades a serem trabalhadas para alfabetizar

 

·       Identificar informações explícitas em um texto;

·       Ler frases;

·       Ler palavras;

·       Identificar o propósito comunicativo de um texto;

·       Inferir o tema de um texto;

·       Comparar textos que se referem a um mesmo fato ou a um mesmo assunto;

·       Inferir informações em um texto que conjuga linguagem verbal e não verbal;

·       Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;

·       Distinguir fato de opinião em um texto;

·       Reconhecer recursos de coesão referencial em um texto;

·       Reconhecer relações lógico-discursivas presentes em um texto.

 

Temas

1°. “Gestão da sala de aula: estratégias de ensino para a promoção da autonomia, criatividade e protagonismo docente e estudantil perante os desafios educacionais”.

Período: 19/02 a 08/03

2°. Saúde Ambiental (Combate ao Aedes Aegypti) - Dengue –

Período: 11/03 a 27/03

3°. Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Período: 01/04 a 07/06

4°. Consumidor consciente empreendedor eficiente.

Período: 10/06 a 26/07

5°. Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Período: 29/07 a 13/09

6°. Arte e cultura em movimento: Itamaraju em foco.

Período: 16/09 a 25/10

7°. Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no bicentenário da independência da Bahia.

Período: 28/10 a 29/11/2024.

 

                                                    Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário