PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2024
COMPONENTE
CURRICULAR: Geografia
ARTICULADOR:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
DATA:
16/04/2024
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração.
Após a oração,
fazer uma breve reflexão.
2º Momento: Fazer um leitura das habilidades e
competências, com momento de questionamentos e socialização.
2º Momento: Análise das habilidades
das avaliações diagnósticas.
Esse
momento os professores deverão analisar as fichas diagnósticos e o perfil das
turmas. Fazer a leitura dos resultados em grupo, apresentar aos demais
professores e abrir espaço para pontuarem outras situações que não foram
apresentadas. Exemplo: Uma atividade identificando as habilidades que serão
inseridas na mesma. E propor uma outra sugestão de atividade.
3º Momento: Seleção de habilidades
e objetos de conhecimento essenciais - flexibilização curricular - recuperação
da aprendizagem
Em
grupo selecionar as habilidades prioritárias que serão desenvolvidas no
simulado de 03 a 07 de junho Revisão.
10
a 14 de junho (entregar na 1ª semana de maio).
4º Momento: Intervalo
5º Momento:
Elaboração da 4ª Sequência Didática
Os
grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e
habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação
ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para
as intervenções.
3º Sequência Didática
Tema: Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!
6º ANO
Período: 22-04-
2024 a 10-05-2024
Subtema:
Sustentabilidade no espaço geográfico.
Filmar como o lixo é descartado em suas casas
Socializar o vídeo com a turma.
Quem não tem como filmar, relatar através da escrita e com
ilustração como é feita a coleta do lixo.
Trabalhar a música: “cuida da Terra”.
A
habilidade EF06GE11 consiste em: Analisar
distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição
dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade
local e do mundo.
Produção de texto sobre a temática em questão.
Objetos de Conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de
diferentes maneiras.
Representação do espaço
geográfico;
·
Mapas e o espaço geográfico
·
Cartografia moderna
·
Leitura e interpretação de mapas
·
Tipos de representação
Competências
Gerais: 1, 2, 4, 5, 9 e 10 Ciências Humanas: 1 e 7
Habilidades:
(EF05GE11), (EF06GE08), (EF06GE08IT) e (EF06GE11).
7º ANO
Período: 22-04-
2024 a 10-05-2024.
Subtema: Escola lugar de Sustentabilidade e
conhecimento geográfico.
Objetivo: Analisar os riscos socioambientais
pertinentes à realização da atividade industrial, buscando desenvolver uma
consciência ambiental crítica desde extração da matéria-prima até o descarte
final do produto.
A atividade industrial e seus
impactos ambientais (sugiro
elaborar 2 aulas, com 2 etapas cada no conteúdo sobre “O processo de
industrialização” na página 58 do livro didático Geografia espaço e interação). EF07GE08)
Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação
tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
(EF07GE08BA)
Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação
tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro e
baiano.
Objetos de Conhecimento: •
Formação territorial do Brasil (EF07GE02),
(EF07GE03).
Integração do território
brasileiro
• O império do café
• O processo de industrialização
• Comunicação e transportes
Habilidades:
(EF07GE02), (EF07GE02BA), (EF07GE02IT), (EF07GE03) e (EF07GE03BA).
8º ANO
Período: 22-04-
2024 a 10-05-2024.
Subtema: Escola lugar de Sustentabilidade, conhecimento
geográfico e iniciativa.
Objetivos
de aprendizagem: Espera que os alunos estabeleçam um comparativo da
disponibilidade hídrica e o acesso à agua potável, e a relação com a situação
socioeconômica do continente americano e do continente africano.
Água um recurso
essencial
(EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir
as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas
riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta
na espoliação desses povos.
Objetos de Conhecimento: Distribuição
da População Mundial e Deslocamento Populacionais.
• População em números
• Origem e dispersão dos grupos humanos
• Distribuição espacial
Competências:
• Gerais: 1, 2, 4, 5.
Ciências Humanas: 2, 3, 4,
• Geografia: 1, 3
Habilidades:
(EF08GE01),
(EF08GE02),( EF08GE19),( EF08GE19BA),(
EF08GE19) e (EF08GE19IT).
9º ANO
Período: 22-04-
2024 a 10-05-2024.
Subtemas: Globalização e a indispensável sustentabilidade
ambiental.
Mesmo diante de tantas transformação do espaço e das
sociedades, principalmente após as Revoluções Industriais ocorridas no decorrer
de nossa história, ainda existem povos considerados tradicionais que praticam a
conservação ambiental e fazem uso sustentável dos recursos naturais.
Esta habilidade EF09GE10 visa analisar os impactos do processo de industrialização
na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na
Oceania. Em relação a esta aula especificamente o objetivo é abordar o modo de
vida de grupos que fazem uso sustentável de recursos naturais mesmo diante das
Revoluções Industriais ocorridas em nossa história.
Esta habilidade pode ser
associada a outras, como a EF09GE04
que aborda as manifestações culturais na formação populacional, incluindo a
valorização de identidades e interculturalidades regionais. E também a EF09GE11 que trata das principais
características das Revoluções Industriais.
Objetos de Conhecimento: Integração
Mundial e suas interpretações: Globalização e Mundialização/ Cadeias
industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.
Mundo
globalizado.
·
Mudanças no mundo do trabalho.
. Globalização e desafios no século XXI
·
Comunicações, transportes e fluxos
·
Globalização e cultura
Competências:
• Gerais: 1, 3,4, 6 e 7.
• Ciências Humanas: 1, 2 e 7.
Habilidades:
(EF09GE05), (EF09GE14)
e (EF09GE14).
Sugestões:
Habilidades a serem
trabalhadas para alfabetizar
· Identificar informações explícitas em um
texto;
· Ler frases;
· Ler palavras;
· Identificar o propósito comunicativo de um
texto;
· Inferir o tema de um texto;
· Comparar textos que se referem a um mesmo
fato ou a um mesmo assunto;
· Inferir informações em um texto que conjuga
linguagem verbal e não verbal;
· Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão;
· Distinguir fato de opinião em um texto;
· Reconhecer recursos de coesão referencial
em um texto;
· Reconhecer relações lógico-discursivas
presentes em um texto.
Temas
1°. “Gestão da sala de aula: estratégias de ensino para a
promoção da autonomia, criatividade e protagonismo docente e estudantil perante
os desafios educacionais”.
Período: 19/02 a 08/03
2°. Saúde Ambiental (Combate ao Aedes Aegypti) - Dengue –
Período: 11/03 a 27/03
3°. Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo
Normal!
Período: 01/04 a 07/06
4°. Consumidor consciente empreendedor eficiente.
Período: 10/06 a 26/07
5°. Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.
Período: 29/07 a 13/09
6°. Arte e cultura em movimento: Itamaraju em foco.
Período: 16/09 a 25/10
7°. Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo no bicentenário da independência da Bahia.
Período: 28/10 a 29/11/2024.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário