PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2022
COMPONENTE
CURRICULAR: Geografia
ARTICULADOR:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
DATA:
03/04/2022
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração/
Texto sobre Entusiasmo
Após a mensagem,
fazer uma breve reflexão e entregar a caixinha de remédio personalizada
simbolizando o ante choro.
2º Momento: Avaliação diagnóstica
Esse
momento os professores deverão preencher as fichas diagnósticos, calculando uma
média geral para os critérios avaliados no decorrer da aplicação das sequências
didáticas trabalhadas, dessa maneira construirá um perfil para as turmas
colaborando para a construção do Planejamento anual. Fazer a leitura dos
resultados em grupo, apresentar aos demais professores e abrir espaço para
pontuarem outras situações que não foram apresentadas.
3º Momento: Seleção de habilidades
e objetos de conhecimento essenciais - flexibilização curricular - recuperação
da aprendizagem
Em
grupo selecionar as habilidades prioritárias que serão desenvolvidas ao longo
do ano.
4º Momento: Intervalo
5º Momento:
Elaboração da 4ª Sequência Didática
Os
grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e
habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação
ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para
as intervenções.
Tema: Escola
como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento
6º Ano:
Subtema: A
afetividade no espaço geográfico.
Objetos de Conhecimento: Identidade socioculturais.
Habilidades:
(EF05GE03) Identificar as
formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e
ambientais provocadas pelo seu crescimento.
(EF06GE03) Descrever os movimentos do
planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico,
os padrões climáticos.
(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do
planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico,
os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e
econômica no campo e na cidade da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e
Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju.
7º Ano:
Subtema: Escola lugar de conhecimento geográfico.
Objetos de Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a
formação Territorial do Brasil.
Habilidades:
(EF06GE02IT)
Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com
destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia:
Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.
(EF07GE01)
Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e
estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE01BA)
Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e
estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil e da
Bahia.
(EF07GE01IT)
Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e
estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da Bahia
da microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do município de
Itamaraju.
8º Ano:
Subtema: A escola conduz o conhecimento sobre a
geografia.
Objetos de Conhecimento: Distribuição
da População Mundial e Deslocamento Populacionais.
Habilidades:
(EF07GE04IT)
Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a
diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim
como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios
de identidade do estado, como Itamaraju.
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população
humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos
da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais
associados à distribuição da população humana pelos continentes.
EF08GE01IT) Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no
município de Itamaraju.
9º Ano:
Subtemas: Construindo conhecimento e
afetividade na Geografia
Objetos de Conhecimento: A Hegemonia Europeia na Economia, Política e na
Cultura.
Habilidades:
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão
da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em
diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes.
(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia
foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de
conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos
e lugares.
(EF09GE01BA) Analisar criticamente de que
forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta,
notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência
cultural em diferentes tempos e lugares, destacando a repercussão no território
brasileiro e no baiano.
Sugestões:
Habilidades a serem
trabalhadas para alfabetizar
· Identificar informações explícitas em um
texto;
· Ler frases;
· Ler palavras;
· Identificar o propósito comunicativo de um
texto;
· Inferir o tema de um texto;
· Comparar textos que se referem a um mesmo
fato ou a um mesmo assunto;
· Inferir informações em um texto que conjuga
linguagem verbal e não verbal;
· Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão;
· Distinguir fato de opinião em um texto;
· Reconhecer recursos de coesão referencial
em um texto;
· Reconhecer relações lógico-discursivas
presentes em um texto.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário