4ª-6º ano EF

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 04-2022

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Higiene Alimentar

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano: 6º         Período: 09.05 a 20.05.2022                Nº de Aulas: 04                      II UNIDADE

HABILIDADES

·        (EF67EF33BA) Compreender os diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física, oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis.

·        (EF06EF19IT) Identificar as doenças causadas pela má higienização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar a importância e conhecer algumas formas de higienização dos alimentos;
  • Construir tabelas comparativas sobre as práticas corretas e erradas em comprar, armazenar e higienizar os alimentos;
  • Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos associados ao futsal,  promovendo a interação e a cooperação do grupo.
  • Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

Antes de iniciar o objeto de conhecimento abordar sobre o tema intercurricular que será trabalhado durante a II unidade: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 

Dando continuidade ao estudo sobre a higiene iremos aprofundar um pouco mais sobre a higiene alimentar, é importante levantar alguns questionamentos básicos com os alunos para garantir a maior precisão na explanação desse objeto a ser estudado.

 

Despertar o interesse dos alunos com o assunto proposto para essa aula, utilizando o texto: Higiene dos Alimentos.  Este texto traz uma discussão a respeito da higienização dos alimentos e a importância de se manter uma boa acepsia para a qualidade do preparo dos alimentos.

 

Ao final de uma vida inteira, um homem normal terá consumido cerca de cinqüenta toneladas de alimento, o que garantiu a esse indivíduo sua longevidade. No entanto, essa longevidade só acontece de fato se os cuidados básicos foram tomados para que os alimentos atuem de fato como combustível para o organismo, e não como portadores de doenças. As possibilidades de se contrair uma doença, muitas vezes fatal, são mais concretas do que supomos e, para que isso não ocorra, os alimentos devem ser preparados com higiene.

 

A exposição do objeto de conhecimento pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

  • Cuidados na compra dos alimentos
  • Cuidados na armazenagem
  • Cuidados na manipulação

 

 

 

  • Cuidados na cozinha
  • Prevenindo doenças

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Desenvolver nesta aula Jogos pré-desportivos futsal

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Sugestões:

Atividade 1: Questões abertas e fechadas

 

Atividade 2: Construção de tabela individual, duplas ou grupos. Os alunos poderão produzir no caderno ou em cartazes.

Relacionar as práticas corretas e erradas em relação a:

  • Higiene os alimentos
  • Compra dos alimentos
  • Armazenamento dos alimentos

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; (x ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  ( x  ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

( x ) Outros: cones, bambolês, giz.

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (  x   ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

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