PREFEITURA MUNICIPAL DE
ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA
Departamento de Educação Básica
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA Nº 03-2023 |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte: Futebol
|
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: “VALORES EM PAUTA:
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA” |
Ano:
6º Período: 10/04 a 21/04/2023 Nº de Aulas: 04 I Trimestre |
HABILIDADES |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
psicológico, técnico, tático)
por meio da prática do futebol;
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º Momento:
Aula teórica Levantamento de
conhecimentos prévios Vocês sabem como
surgiu o futebol? Gostam de praticar
o futebol? Sabem as
marcações e medidas de um campo de futebol? Quando o
futebol veio para o Brasil? Como é um campo
de futebol? Sugestão de vídeo: https://youtu.be/GsIAbswXwlY final da
copa de 1950 https://youtube.com/watch?v=CM6fKwst5pI
A história do futebol com a turma da Mônica. https://youtu.be/Foy6Qz2Sxjc -
dimensões da campo de futebol SEGUE EM ANEXO O RESUMO DO OBJETO DE CONHECIMENTO. AULA 02
Divida a turma em duas equipes, determine
o campo onde os jogadores e as bandeiras (que neste caso pode ser substituída
por bolas). O objetivo do jogo é fazer com que um da equipe consiga ir a
bandeira dos seus adversários e atravessar coma bola para a sua equipe sem
ser pego. https://pt.wikihow.com/Brincar-de-Pique-Bandeira
O professor deverá dar um número para
cada aluno, após cada aluno ter seu número o professor irá pedir para que
todos se sentem no chão, a brincadeira começa quando o professor fala dois
números, sempre o primeiro número chamado deverá ir para o gol e o segundo
deverá ir para linha e deixa um tempo curto para que o que foi pra linha
tente fazer apenas um gol, assim os dois voltam a sentar ao chão e o
professor chama outros dois números. Pode variar e dificultar chamando mais de
dois números, mas lembre-se, o primeiro a ser chamado sempre deverá ir ao
gol. https://www.youtube.com/watch?v=x7l5-nQ-CqM
Faça um círculo, ou mais, com os alunos onde
um aluno deverá ficar de fora do círculo e atrás do primeiro aluno a estar
com a bola. O objetivo do jogo é fazer com que a bola chegue ao primeiro
aluno novamente passando a bola para o parceiro ao lado antes que o aluno que
está de fora chegue ao mesmo lugar de onde ele saiu. https://www.youtube.com/watch?v=Z60zSMOO6jA
Os Alunos deverão organizar alguns
materiais para a próxima aula prática a fim de montar um campo de futebol
convertendo as medidas de metros para centímetros. Materiais: Papelão (base do campo),
palitos (traves), cola-quente/silicone, tinta (verde e branca), papel (bola).
Poderá ser dividido em duplas, trios ou quartetos. AULA 03 1º momento: Aula teórica Atividade objetiva e discursiva em
anexo. AULA 04
Os Alunos deverão organizar alguns
materiais para a próxima aula prática a fim de montar um campo de futebol
convertendo as medidas de metros para centímetros. Materiais: Papelão (base do campo),
palitos (traves), cola-quente/silicone, tinta (verde e branca), papel (bola),
canudo, papel. https://br.pinterest.com/pin/70368812917852920/ https://www.youtube.com/watch?v=MBCaXSt4gGM
O Professor deverá colocar no quadro o desenho da forca e lançar uma
pergunta a cerca do objeto de conhecimento. Poderá dividir a turma em grupos, duplas, trios ou como achar melhor https://www.apaejundiai.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Psicopedagogia-Jogo-da-Forca.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=85gYW41-YJM |
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel
atômico, apagador; (x ) Data show; ( x
) Vídeo; ( x ) Computador; ( )
Jornal; (
) Revista; ( )
Informativos; ( ) Jogos diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )
Pesquisa; ( )Resolução de Exercícios; ( ) Seminários; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; ( )
Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( )
Avaliação da participação; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário