3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - EDUCAÇÃO FÍSICA 6 ANO

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA

Departamento de Educação Básica

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 03-2023

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte: Futebol

  • História e marcações do campo de futebol

 

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: “VALORES EM PAUTA: APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA”

Ano: 6º           Período: 10/04 a 21/04/2023              Nº de Aulas: 04                     I Trimestre

HABILIDADES

  • (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
  • (EF06EF09IT) Conhecer a origem do futebol identificando o campo e suas marcações.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •  Promover o desenvolvimento integral dos participantes (esportivo, social, afetivo,

psicológico, técnico, tático) por meio da prática do futebol;

  • Identificar através da ludicidade o tamanho e medidas do campo de futebol;
  • Promover o desenvolvimento da inteligência e a criatividade através de atividades 
  • Apresentar alguns termos, ligados ao futebol e ao esporte em geral, a fim de que eles possam despertar o interesse pelo esporte.
  • Compreender a história do futebol bem como as características e medidas do campo.

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

 

Levantamento de conhecimentos prévios

 

Vocês sabem como surgiu o futebol?

Gostam de praticar o futebol?

Sabem as marcações e medidas de um campo de futebol?

Quando o futebol veio para o Brasil?

Como é um campo de futebol?

 

 

 

Sugestão de vídeo:

https://youtu.be/GsIAbswXwlY final da copa de 1950

https://youtube.com/watch?v=CM6fKwst5pI A história do futebol com a turma da Mônica.

https://youtu.be/Foy6Qz2Sxjc - dimensões da campo de futebol

 

SEGUE EM ANEXO O RESUMO DO OBJETO DE CONHECIMENTO.

 

 

AULA 02

  1. PIQUE-BANDEIRA

Divida a turma em duas equipes, determine o campo onde os jogadores e as bandeiras (que neste caso pode ser substituída por bolas). O objetivo do jogo é fazer com que um da equipe consiga ir a bandeira dos seus adversários e atravessar coma bola para a sua equipe sem ser pego.

https://pt.wikihow.com/Brincar-de-Pique-Bandeira

 

  1.  JOGO DOS NÚMEROS

O professor deverá dar um número para cada aluno, após cada aluno ter seu número o professor irá pedir para que todos se sentem no chão, a brincadeira começa quando o professor fala dois números, sempre o primeiro número chamado deverá ir para o gol e o segundo deverá ir para linha e deixa um tempo curto para que o que foi pra linha tente fazer apenas um gol, assim os dois voltam a sentar ao chão e o professor chama outros dois números.

Pode variar e dificultar chamando mais de dois números, mas lembre-se, o primeiro a ser chamado sempre deverá ir ao gol.

https://www.youtube.com/watch?v=x7l5-nQ-CqM

 

  1. JOGO DO PASSE

Faça um círculo, ou mais, com os alunos onde um aluno deverá ficar de fora do círculo e atrás do primeiro aluno a estar com a bola. O objetivo do jogo é fazer com que a bola chegue ao primeiro aluno novamente passando a bola para o parceiro ao lado antes que o aluno que está de fora chegue ao mesmo lugar de onde ele saiu.

https://www.youtube.com/watch?v=Z60zSMOO6jA

 

  1. CONFECÇÃO DO CAMPO DE FUTEBOL – INFORMAÇÃO PARA AULA PRÁTICA SEQUINTE

Os Alunos deverão organizar alguns materiais para a próxima aula prática a fim de montar um campo de futebol convertendo as medidas de metros para centímetros.

Materiais: Papelão (base do campo), palitos (traves), cola-quente/silicone, tinta (verde e branca), papel (bola). Poderá ser dividido em duplas, trios ou quartetos.

 

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

 

Atividade objetiva e discursiva em anexo.

 

 

 

 

 

AULA 04

 

 

  1. CONFECÇÃO DO CAMPO DE FUTEBOL

Os Alunos deverão organizar alguns materiais para a próxima aula prática a fim de montar um campo de futebol convertendo as medidas de metros para centímetros.

Materiais: Papelão (base do campo), palitos (traves), cola-quente/silicone, tinta (verde e branca), papel (bola), canudo, papel.

https://br.pinterest.com/pin/70368812917852920/

https://www.youtube.com/watch?v=MBCaXSt4gGM

 

  1. JOGO DA FORCA

O Professor deverá colocar no quadro o desenho da forca e lançar uma pergunta a cerca do objeto de conhecimento.

Poderá dividir a turma em grupos, duplas, trios ou como achar melhor

https://www.apaejundiai.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Psicopedagogia-Jogo-da-Forca.pdf

 

  1. BOBINHO E VARIAÇÕES

https://www.youtube.com/watch?v=85gYW41-YJM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; (x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal;

(  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; (   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (    ) Pesquisa; (   )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (   ) Avaliação da participação;

(  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário