3º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2024

 

                                                  SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA 

 Tema:  Juntos pelo planeta: Sustentabilidade e o Novo Normal

Subtema: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala

Objetos do conhecimento:   Corporações e Organismos Internacionais /  Integração Mundial e suas Interpretações: Globalização e Mundialização.

Objetivo geral: Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 01/04  a  19/04/24                                             Nº de Aulas: 6

                               HABILIDADES

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escola mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

(EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência.

(EF09GE14): Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais

                       COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupo sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

                         COMPETÊNCIAS GERAIS

 Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

  Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

 

                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.

 

                                                    

                                                                           1º aula

 

Etapa 1:Iniciar essa etapa com levantamento prévio da aula anterior, aproveitar o momento para expor o tema “  Juntos pelo planeta: Sustentabilidade e o Novo Normal” a ser trabalhado durante as próximas sequências didáticas, em seguida explicação do objeto de conhecimento sobre  INOVAÇÕES TÉCNICAS E TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS”, presente nas páginas 21 e 22 do livro didático Geografia Espaço e Interação. Logo após finalizar a explicação exibir a vídeo aula do conteúdo abordado disponível no link:  https://youtube.com/watch?v=9O2TA5bWfC4&feature=shared . Ao relacionar a evolução das técnicas empregadas no processo de transformação das matérias-primas às transformações do espaço geográfico e das relações de trabalho. Nesse sentido, é importante solicitar aos estudantes que retomem conteúdos já estudados em História e Geografia para observar as imagens e identificar as diferenças entre elas, considerando a evolução das técnicas.

  

   Etapa 2: Para conclusão do objeto de conhecimento sobre   INOVAÇÕES TÉCNICAS E TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS” ,orientar aos estudantes a fazer a atividade presente na página 22 ,se houver tempo faça a correção.Para próxima aula,pedi aos estudantes que façam em casa, a leitura das (páginas 23 ao 27),para a próxima aula..

 

                                                                                 2º aula

Etapa 1e 2: Como na aula anterior,foi sugerido aos estudantes que fizessem a leitura das páginas 23 ao 27 do livro Geografia Espaço e Interação , estimulando os estudantes a desenvolver a habilidade EF09GE02 inicie as etapas com leitura comentada orientando-os a fazer anotações sobre o que mais chamou-o atenção, promovendo a oportunidade do estudante a analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

 

 

Obs.

                                                            ATIVIDADE COMPLEMENTAR

  Máquinas em funcionamento Organizar uma visita a uma indústria ou fábrica localizada na região onde os estudantes vivem para que possam observar aspectos de seu funcionamento, como a organização das tarefas e o uso de tecnologia e de fontes de energia. Em sala de aula, analisar as informações que obtiveram na visita e relacioná-las ao conteúdo estudado.

O professor(a) pode se preferir orientar aos estudantes a fazer as atividades das páginas 25 e se possível fazer a correção juntos dos alunos.

                                                                            3º aula

  Etapa 1e 2: Nestas etapas trabalhar as páginas 26 e 27 do livro didático Geografia Espaço e Interação orientando os estudantes a relacionar a Terceira Revolução Industrial ao advento do capitalismo informacional e apresentar aos estudantes suas principais características. Comentar o toyotismo, sistema de produção desenvolvido no Japão que tem como objetivo aumentar a produtividade sem criar estoque, superprodução ou tempo de espera. Momento de explicação, questionamentos dando oportunidade ao estudante a se expressar seu ponto de vista.

                                                                              

Etapa 2: solicitar aos estudantes a INVESTIGAR  LUGARES .

 Cite duas partes ou sistemas do caça mostrados na figura desta página que são produzidos no Brasil. Depois, pesquise informações sobre a Embraer, destacando suas principais áreas de atuação e parceiros comerciais no mundo.

estimulando-os a investigar e a pesquisar. Em seguida se possível a apresentação das pesquisar.

 

 

                                                                                4º aula

  Etapa 1: Nesta etapa  levantamento prévio da aula anterior, dando continuidade explanar o objeto de conhecimento sobre GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇO GEOGRÁFICO presente nas páginas 28 e 29 do livro didático Geografia, Espaço e Interação.

                                                                                                       5º aula

ETAPA 1 e 2:  Levantamento prévio da aula anterior, em seguida o professor(a) pode orientar aos estudantes a fazer a leitura compartilhada  do objeto de conhecimento sobre INDÚSTRIA E AGROPECUÁRIA presente nas páginas 30 a 35 do livro didático Geografia, Espaço e Interação. Se possível solicitar a atividade disponível no livro didático nas páginas 36 e 37.

                                                                                                          6º aula

ETAPA 1 e 2: Nestas etapas levantamento prévio da aula anterior, em seguida o professor(a) pode orientar aos estudantes a fazer a leitura comentada  do objeto de conhecimento sobre QUESTÃO ENERGÉTICA presente nas páginas 30 a 35 do livro didático Geografia, Espaço e Interação, dando- os a oportunidade de questionamentos. Se possível solicitar a atividade disponível no livro didático nas páginas  41.

 

 

 Obs. O professor(a) é livre para fazer as modificações se precisar, desde que não fuja do mobjeto de conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

.

   RECURSOS: (  21 a 41 ) Livro didático; (x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  25,41  )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;

( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da participação; Outros:

 Referencias:

Livro GEOGRAFIA, ESPAÇO E INTERAÇÃO.

GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE: https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4 .

Link:  https://youtube.com/watch?v=9O2TA5bWfC4&feature=shared

 

 

                              Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário