SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema: Juntos pelo planeta: Sustentabilidade e o
Novo Normal Subtema: Globalização e a
indispensável sustentabilidade ambiental. |
UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala Objetos do
conhecimento: Corporações e Organismos Internacionais / Integração Mundial e suas Interpretações:
Globalização e Mundialização. |
Objetivo
geral: Objetivo: Estudo do espaço, da
superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos,
frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se
vive para compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano: 9º Período:
01/04 a 19/04/24 Nº de Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e
das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao
consumo, à cultura e à mobilidade. (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de
minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a
multiplicidade cultural na escola mundial, defendendo o princípio do respeito
às diferenças. (EF09GE05) Analisar fatos e situações
para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural),
comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização. (EF09GE05IT) Analisar fatos e situações
para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural),
comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização
analisadas a partir da localidade de convivência. (EF09GE14): Elaborar e interpretar gráficos de
barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre
diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas
mundiais |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para
a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão
e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção
do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação,
distribuição, extensão, localização e ordem. 4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas
com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos
instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e
a valorização da diversidade de indivíduos e de grupo sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e
decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global,
com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo |
|
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
Professores, essa sequência terá uma
duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes
, assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a
avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades
realizadas.
1º aula Etapa 1:Iniciar
essa etapa com levantamento prévio da aula anterior, aproveitar o momento
para expor o tema “ Juntos pelo planeta: Sustentabilidade e o
Novo Normal” a ser trabalhado durante
as próximas sequências didáticas, em seguida explicação do objeto de
conhecimento sobre “ INOVAÇÕES TÉCNICAS E TRANSFORMAÇÕES
ESPACIAIS”, presente nas páginas 21 e 22 do livro didático Geografia
Espaço e Interação. Logo após finalizar a explicação exibir a vídeo
aula do conteúdo abordado disponível no link:
https://youtube.com/watch?v=9O2TA5bWfC4&feature=shared . Ao relacionar a evolução
das técnicas empregadas no processo de transformação das matérias-primas às
transformações do espaço geográfico e das relações de trabalho. Nesse
sentido, é importante solicitar aos estudantes que retomem conteúdos já
estudados em História e Geografia para observar as imagens e identificar as
diferenças entre elas, considerando a evolução das técnicas. Etapa
2: Para conclusão
do objeto de conhecimento sobre “ INOVAÇÕES TÉCNICAS E TRANSFORMAÇÕES
ESPACIAIS” ,orientar aos estudantes a fazer a atividade presente na página
22 ,se houver tempo faça a correção.Para próxima aula,pedi aos estudantes que
façam em casa, a leitura das (páginas 23 ao 27),para a próxima aula.. 2º
aula Etapa 1e 2:
Como na
aula anterior,foi sugerido aos estudantes que fizessem a leitura das páginas
23 ao 27 do livro Geografia Espaço e Interação , estimulando os estudantes a
desenvolver a habilidade EF09GE02
inicie as etapas com leitura comentada orientando-os a
fazer anotações sobre o que mais chamou-o atenção, promovendo a oportunidade
do estudante a analisar a atuação das corporações internacionais e
das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao
consumo, à cultura e à mobilidade. Obs.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR Máquinas em funcionamento Organizar uma
visita a uma indústria ou fábrica localizada na região onde os estudantes
vivem para que possam observar aspectos de seu funcionamento, como a
organização das tarefas e o uso de tecnologia e de fontes de energia. Em sala
de aula, analisar as informações que obtiveram na visita e relacioná-las ao
conteúdo estudado. O professor(a) pode se preferir
orientar aos estudantes a fazer as atividades das
páginas 25 e se possível fazer a correção juntos dos alunos. 3º aula Etapa 1e 2: Nestas etapas trabalhar as páginas 26 e 27 do livro didático
Geografia Espaço e Interação orientando os estudantes a relacionar a Terceira Revolução Industrial ao
advento do capitalismo informacional e apresentar aos estudantes suas principais
características. Comentar o toyotismo, sistema de produção desenvolvido no
Japão que tem como objetivo aumentar a produtividade sem criar estoque,
superprodução ou tempo de espera. Momento de explicação, questionamentos
dando oportunidade ao estudante a se expressar seu ponto de vista. Etapa 2: solicitar aos estudantes a INVESTIGAR LUGARES . Cite duas partes ou sistemas do caça
mostrados na figura desta página que são produzidos no Brasil. Depois,
pesquise informações sobre a Embraer, destacando suas principais áreas de
atuação e parceiros comerciais no mundo. estimulando-os
a investigar e a pesquisar.
Em seguida se possível a apresentação das pesquisar.
4º aula
Etapa 1: Nesta etapa
levantamento prévio da aula anterior, dando continuidade explanar o
objeto de conhecimento sobre GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇO
GEOGRÁFICO presente
nas páginas 28 e 29 do livro didático Geografia, Espaço e Interação. 5º
aula ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em
seguida o professor(a) pode orientar aos estudantes a fazer a leitura
compartilhada do objeto de
conhecimento sobre INDÚSTRIA E AGROPECUÁRIA presente nas páginas 30 a
35 do livro didático Geografia, Espaço e Interação. Se possível solicitar a
atividade disponível no livro didático nas páginas 36 e 37.
6º aula ETAPA 1 e 2: Nestas
etapas levantamento prévio da aula anterior, em seguida o professor(a) pode
orientar aos estudantes a fazer a leitura comentada do objeto de conhecimento sobre QUESTÃO
ENERGÉTICA presente
nas páginas 30 a 35 do livro didático Geografia, Espaço e Interação, dando-
os a oportunidade de questionamentos. Se possível solicitar a atividade
disponível no livro didático nas páginas
41. Obs. O professor(a) é
livre para fazer as modificações se precisar, desde que não fuja do mobjeto
de conhecimento. .
RECURSOS: ( 21 a 41 ) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x)
Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 25,41 ) (
) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( X)
Atividade escrita; ( X ) Avaliação da
participação; Outros: Referencias: Livro GEOGRAFIA, ESPAÇO E
INTERAÇÃO. GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE: https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4 . Link: https://youtube.com/watch?v=9O2TA5bWfC4&feature=shared Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário