SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema: Globalização e a
indispensável sustentabilidade ambiental. |
UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala Objetos do
conhecimento: Corporações e Organismos Internacionais / Integração Mundial e suas Interpretações:
Globalização e Mundialização. |
Objetivo geral: Objetivo: Estudo do espaço, da
superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos,
frutos darelação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se
vive para compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano: 9º Período:
10/04 a 28/04/23 Nº
de Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e
das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao
consumo, à cultura e à mobilidade. (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de
minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a
multiplicidade cultural na escola mundial, defendendo o princípio do respeito
às diferenças. (EF09GE05) Analisar fatos e situações para
compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando
as diferentes interpretações: globalização e mundialização. (EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para
compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando
as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a
partir da localidade de convivência. (EF09GE14): Elaborar e interpretar gráficos de
barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre
diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas
mundiais |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar os
conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para
a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e senso crítico para
compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação
humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão,
diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. 4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e
dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base
nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o
acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupo sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e
decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global,
com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no
cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
Vou no mcdonald, comer um big mc Chego em casa e ligo a tv Multinacionais que tomaram meus país A sons music não para de gravar Multinacionais que tomaram meus país Músicas de fora, estão no topo das paradas A Sony Music não para de gravar Tecnologias de forma brutal OUTRA
SUGESTÃO DE COMO TRABALHAR A MÚSICA. PODE SER DIVIDO EM GRUPOS E ENTREGA 2 OU
3 TRECHO DA MÚSICA PARA FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O TRECHO.
ATIVIDADE Ao ler a
letra da canção responda as perguntas que seguem: 1-
Qual
estrofe trata a respeito do sistema
econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na
propriedade privada dos meios de produção? 2-
Na
estrofe 2 o compositor aponta a forma brutal da tecnologia em ampliar a
exclusão social. Isso é possível? Dê exemplos. 3-
Leia
com atenção a estrofe 4 e aponte qual a critica que o autor pretendeu
estabelecer citando marcas e alimentos importados. Etapa 2: Nesta
etapa o professor (a) faz a Introdução
do capitulo 3 ( A globalização e seus efeitos), em continuidade solicita aos estudantes a fazer a leitura compartilhada ,seguida da
explicação, das páginas 46 ao 52 . 2º aula Etapa 1:Iniciar
essa etapa com a continuação da explicação do
conteúdo do capitulo 3 , páginas 53 ao
60. Logo após finalizar a explicação exibir a vídeo aula, “ A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS”
disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY . Etapa
2: Para conclusão
do objeto de conhecimento sobre “ A globalização e seus efeito” ,orientar aos
estudantes a fazer a atividade presente na pagina 61,se houver tempo faça a
correção.Para próxima aula,pedi aos aluno s que façam
em casa, a leitura do capitulo 4 (páginas 62 ao 71),para a próxima aula.. 3º
aula Etapa 1: Como na aula anterior,foi
sugerido aos estudantes que fizessem a leitura do capitulo 4, inicie a aula
com o vídeo, “GLOBALIZAÇÃO
E O MEIO AMBIENTE” orientando-os a fazer anotações sobre o que mais
chamou-o atenção, promovendo a oportunidade do estudante a (EF09GE02) Analisar a
atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais
na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. Se possível disponibilizar para
os estudantes assistir o vídeo presente no link: https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4 .
Logo após assistirem o vídeo , abra espaço para que coloquem seu ponto de
vista sobre o tema a ser estudado. Sugestão,pode se fazer a explicação do
conteúdo ,Globalização e meio ambiente, pelo livro capitulo 4 ou utilizando o
texto disponível na apostila e os slides. A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se
na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo
aquelas referentes à Revolução
Técnico-Científica-Informacional,
que propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes do
planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na cidade. Por definição, a globalização é
entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo
ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de
maneira desigual e, por vezes, contraditória, todas as partes do mundo
encontram-se conectadas, com um grande fluxo de informações, capitais, bens e
valores culturais. Tal panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser
humano interage e gera impactos sobre o meio natural. No
âmbito da questão
ambiental na Globalização,
podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da
alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução
Industrial e suas posteriores transformações. Com a industrialização,
ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais renováveis e não
renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos.
Além disso, a transformação desses elementos primários passou a ser
acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto atmosférica
quanto dos solos, hídrica e de outros tipos. No campo, os efeitos dessas mudanças também
foram sentidos
com a evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes
introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia. Tudo isso
foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural,
gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos
recursos naturais.
As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos
250 anos são bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são
muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo
modo, as alterações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos
naturais são, sem dúvidas, os impactos mais duramente sentidos no contexto
socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da
maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro
próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global.
No mesmo contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização,
que vem se intensificando nos países em desenvolvimento após ter se
consolidado nos países centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os
problemas socioambientais
urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da
inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos
sólidos e da ausência de saneamento ambiental. Contudo,
no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos
técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma
incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico
das sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o
conceito de sustentabilidade,
defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o
crescimento social com a conservação ambiental. De todo modo, a
atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma
série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via
consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção
industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso,
além da conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação
entre as nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam às
necessidades básicas para a conservação da natureza. Etapa 2-
Nesta etapa orientar aos estudantes a fazer as atividades
das páginas 72 e 73. Se
houver tempo, faça a correção da atividade. 4º aula Etapa 1 - Nesta etapa
trabalhar o tema:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas
as formas de vida e para a vida!”, tema a ser trabalhado
com as turmas do 9º ano. “Globalização
e a indispensável sustentabilidade ambiental”. Iniciar apresentando o
tema a ser trabalhado “Globalização e sustentabilidade ambiental”. Logo após
indagar os estudantes. -
O que é sustentabilidade? -
Você conhece algum projeto de sustentabilidade ambiental? -
Na sua cidade a projetos voltados para a sustentabilidade ambiental? Logo após o bate – papo, se for possível disponibilizar
para os estudantes assistir o vídeo, “Globalização e
a Sustentabilidade”, para melhor compreensão do tema abordado. Acessar o
link: https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I
.
SUGESTÃO: PROFESSORES, FAZER UM PASSEIO COM OS ALUNOS PARA
A FABRICA DE POLPA NANA (ASSOCIAÇÃO SÃO FRANCISCO DEPOIS DO CORTE GRANDE). A FABRICA
AGORA RECEBEU O SELO DA UNIÃO EUROPEIA, ONDE PERMITE QUE OS PRODUTOS POSSAM
SER VENDIDOS NA EUROPA.
5º aula Etapa 1: Levantamento
prévio da aula anterior, em seguida o professor pode dividir o texto em
partes e orientar os estudantes a
fazer a leitura comentada do texto disponível na apostila estimulando-os a (EF09GE13):
Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade
urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos
recursos alimentares e à matéria-prima. Cultura e Globalização As relações entre cultura e globalização
perpassam pela compreensão dos meios de comunicação e pela democratização em
seus usos e acessos. O espaço geográfico encontra-se repleto de
elementos próprios do processo de globalização, como as antenas de TV e
celular, os meios de transporte cada vez mais modernizados, os cabos de fibra
óptica, as redes (que nem sempre são visíveis, mas se fazem presentes no
espaço), entre outros elementos. Isso
também acontece com a cultura. O espaço geográfico constrói suas bases em
inúmeros campos e configurações (economia, política, sociedade, educação), de
modo que a cultura se encontra plenamente inserida nesse contexto. Assim,
observam-se as transformações das paisagens que variam do natural ao
cultural, carregando ambientes constitutivos de todas as sociedades
capitalistas, mas com elementos culturais locais ou regionais, que denotam a
singularidade dos lugares. Mas
como podemos compreender o comportamento e as transformações da cultura na
era da globalização? Como elas se expressam em um espaço social cada vez mais
interligado com o global? É possível dizer que estamos passando por uma
padronização cultural? Com
a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e,
consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que
as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a
necessidade de uma integração territorial. Entretanto, observa-se também que
esse processo não se dissemina de forma igualitária, de modo que alguns
centros economicamente dominantes transmitem em maior número os seus
elementos culturais. Um
exemplo disso é a chamada Indústria cultural, termo criado por sociólogos no
início do século XX, mas que se mantém atual. Essa indústria é capaz de gerar
e controlar os padrões de comportamento e os costumes das pessoas, como as
roupas, os padrões de etiqueta e comportamento, as atividades de lazer que
exercem etc. Por
esse motivo, muito se fala em uma homogeneização das culturas, isto é, a
padronização dos modos de ser e agir dos indivíduos com base em uma
referência dominante, fazendo sucumbir os valores locais e tradicionais.
Nesse sentido, muitos acusam o processo de globalização de ser um sistema
perverso, uma vez que ele não se democratiza inteiramente e só atinge os
setores economicamente dominantes do mundo e das sociedades. Não
pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Por
outro lado, à medida que os sistemas de comunicação, informação e transporte
vão elevando a sua capacidade de disseminação, observamos também a
possibilidade dos costumes e valores locais se interporem aos elementos
globais. Isso ocorre a partir do momento em que comunidades tradicionais ou
culturas regionais conseguem disseminar e divulgar para além de suas
fronteiras as suas características. Com base nessas concepções, há quem diga
que a Globalização, na verdade, promove uma heterogeneização cultural. Por
fim, é necessário observar que há uma hierarquia nos sistemas de comunicação.
Apesar do advento da internet e da possibilidade de expressão por parte de
inúmeras pessoas, ainda algumas formas de pensamento e ideias socialmente
dominantes sobrepõem-se às demais, através do uso preferencial sobre os
elementos midiáticos, a exemplo do que ocorre com filmes e seriados,
geralmente mantidos sob um padrão e influenciando os estereótipos
comportamentais. Nesse sentido, muitos são os que afirmam que, na verdade, o
que ocorre é uma hegemonização cultural na globalização. Mas
antes de tirarmos uma conclusão definitiva sobre os elementos culturais e
suas transformações na mundialização das sociedades, é necessário estarmos
sempre atentos aos eventos e informações, sempre com a preocupação de
compreender e assimilar os fatores modernos da sociedade, sem negar ou
sobrepor os valores tradicionais dela constitutivos. Publicado
por Rodolfo F. Alves Pena Obs. Professores esse texto nos dá várias possibilidades de
trabalharmos em sala, ele permeia várias possibilidades de explicações, além
de abordar a importância da publicidade como meio propagador de peso e em
maça do giro da globalização. Depois de trabalhar o mesmo em aula. Proponha
ao seu estudante essa cruzadinha abaixo: O
ideal seria que fosse feito em trios, mais caso a sua escola não tenha a
possibilidade da impressão em grande quantidade, seria ideal a impressão numa
quantidade menor, e proponha a atividade em grupos. Um para cada grupo.
6º aula Etapa 1: Nesta
etapa levantamento prévio da aula
anterior, dando continuidade explanar o texto sobre “A importância da
reciclagem do lixo” levando-os a reflexão. Leitura do
texto e interpretação:
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO.
Como e por que separar o lixo? A reciclagem reduz, de forma
importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima
da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada
do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores. A preservação do meio ambiente
começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais
importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo
doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros
sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não
podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa
pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda
para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos
sólidos descartados para sobreviver. Segundo a última pesquisa Nacional
de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de
resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana,
industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses
materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou
insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia. Mais da metade desses resíduos é
jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo
econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades
brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos,
estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a
separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado
ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores
ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da
natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto
ambiental quando da disposição final dos rejeitos. (Adaptado de http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo). Etapa 2: Após
a leitura e interpretação do texto solicitar a atividade disponível na
apostila. Se possível fazer a correção.
Atividade complementar
1. Todas as alternativas trazem, a
partir da leitura do primeiro parágrafo do texto, vantagens de se fazer a
reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados? a) A
reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente. b) A
reciclagem reduz gasto de energia. c) A
reciclagem gera economia de água. d) A
reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo. e) A
reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo. 2. Em relação à preservação do meio
ambiente, o segundo parágrafo nos dá a seguinte mensagem: a) Pequenas
atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação. b) Somente
grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza. c) A
reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza. d) Todo
resíduo sólido pode ser reaproveitado. e) As escolas
devem fazer a reciclagem do lixo. 3. Leia as três afirmações abaixo: I – economiza recursos naturais. II – gera renda para catadores de lixo. III – Mais da metade desses resíduos é
jogado em lixões a céu aberto. Qual
afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação
do meio ambiente? a) I, II,
III. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. 4. O texto traz as palavras
“resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que: a) essas
palavras possuem o mesmo sentido no texto. b) essas
palavras possuem sentidos opostos no texto. c) resíduos
são restos de lixo não aproveitáveis. d) rejeitos
são restos de resíduos não aproveitáveis. e) rejeitos
são restos de resíduos aproveitáveis. RECURSOS: ( 24 a 61 ) Livro didático; (x) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( x) Trabalho; ( )
Resolução de Exercícios/Livro páginas: (
61,72 a 73 ) ( ) Seminários; (x )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( X) Atividade
escrita; ( X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Livro Araribá Mais Geografia , páginas 24 a 73. GLOBALIZAÇÃO (GUILHERME DURANS : https://youtu.be/LQpCXql7yNs GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE: https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4 . https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY . (A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS) http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo).Lixo
Reciclagem. Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós... |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário