3º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2023

 

                                                  SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 Tema:  Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala

 

Objetos do conhecimento:   Corporações e Organismos Internacionais /  Integração Mundial e suas Interpretações: Globalização e Mundialização.

Objetivo geral:  Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos darelação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 10/04  a  28/04/23                                             Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escola mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

(EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência.

(EF09GE14): Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupo sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

                     COMPETÊNCIAS GERAIS

 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

  Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                           ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Vou no mcdonald, comer um big mc
Tomar uma coca cola
Essas marcas são de fora
Volto pra casa no meu carro da mercedes
Usando meu relógio que comprei dos franceses

 

Chego em casa e ligo a tv
Ela foi muito cara, ela é da lg
Deito no sofá, estou muito feliz
Pego o controle, coloco na Netflix

 

Multinacionais que tomaram meus país
Deixando um mais triste, outra mais feliz
Despertando nas pessoas o espírito consumista
Aumentando o poder do sistema capitalista
Músicas de fora, estão no topo das paradas
Ouço justin bieber e depois metálica
""Bob, Michael, Elvis e Kurt Cobain""
Ouço a Rihanna e também o Eminem

 

A sons music não para de gravar
Porque ela sabe que todos vão baixar
E em pouco tempo as musicas vão estourar
E no spotify elas vão tocar
Tecnologias de forma brutal
Aumentando a exclusão em escala global
Como eu já falei tá tudo mal
A galera não importa
O que importa é o capital

 

Multinacionais que tomaram meus país
Deixando um mais triste, outra mais feliz
Despertando nas pessoas o espírito consumista
Aumentando o poder do sistema capitalista

 

Músicas de fora, estão no topo das paradas
Ouço justin bieber e depois metálica
""Bob, Michael, Elvis e Kurt Cobain""
Ouço a Rihanna e também o Eminem

 

A Sony Music não para de gravar
Porque ela sabe que todos vão baixar
E em pouco tempo as musicas vão estourar
E no Spotify elas vão tocar

 

Tecnologias de forma brutal
Aumentando a exclusão em escala global
Como eu já falei tá tudo mal
A galera não importa
O que importa é o capital.

 

 OUTRA SUGESTÃO DE COMO TRABALHAR A MÚSICA. PODE SER DIVIDO EM GRUPOS E ENTREGA 2 OU 3 TRECHO DA MÚSICA PARA FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O TRECHO.

 

 

                                                               ATIVIDADE

Ao ler a letra da canção responda as perguntas que seguem:

 

1-    Qual estrofe  trata a respeito do sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção?

2-    Na estrofe 2 o compositor aponta a forma brutal da tecnologia em ampliar a exclusão social. Isso é possível? Dê exemplos.

3-    Leia com atenção a estrofe 4 e aponte qual a critica que o autor pretendeu estabelecer citando marcas e alimentos importados.

Etapa 2: Nesta etapa o professor (a) faz a Introdução do capitulo 3 ( A globalização e seus efeitos), em continuidade

solicita aos estudantes a fazer a  leitura compartilhada ,seguida da explicação, das páginas 46 ao 52 .

 

                                                                                 2º aula

 

Etapa 1:Iniciar essa etapa com a  continuação da explicação do conteúdo do capitulo 3 , páginas  53 ao 60. Logo após finalizar a explicação exibir a vídeo aula, “ A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS” disponível no link:  https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY .

 

   Etapa 2: Para conclusão do objeto de conhecimento sobre “ A globalização e seus efeito” ,orientar aos estudantes a fazer a atividade presente na pagina 61,se houver tempo faça a correção.Para próxima aula,pedi aos aluno

 

s que façam em casa, a leitura do capitulo 4 (páginas 62 ao 71),para a próxima aula..

 

                                                                                 3º aula

Etapa 1: Como na aula anterior,foi sugerido aos estudantes que fizessem a leitura do capitulo 4, inicie a aula com o vídeo, GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE” orientando-os a fazer anotações sobre o que mais chamou-o atenção, promovendo a oportunidade do estudante a (EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

Se possível disponibilizar para os estudantes assistir o vídeo presente no link:  https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4 . Logo após assistirem o vídeo , abra espaço para que coloquem seu ponto de vista sobre o tema a ser estudado.

 Sugestão,pode se fazer a explicação do conteúdo ,Globalização e meio ambiente, pelo livro capitulo 4 ou utilizando o texto disponível na apostila e os slides.

 

 Leitura do texto:

                                                              Globalização e meio ambiente

  A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na cidade.

  Por definição, a globalização é entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual e, por vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se conectadas, com um grande fluxo de informações, capitais, bens e valores culturais. Tal panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano interage e gera impactos sobre o meio natural.

No âmbito da questão ambiental na Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas posteriores transformações. Com a industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a transformação desses elementos primários passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.

  No campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia. Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural, gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos recursos naturais.

  As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 250 anos são bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo modo, as alterações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais são, sem dúvidas, os impactos mais duramente sentidos no contexto socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global.

  No mesmo contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental.

Contudo, no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com a conservação ambiental.

  De todo modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, além da conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação entre as nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam às necessidades básicas para a conservação da natureza.

Etapa 2- Nesta etapa orientar aos estudantes a fazer as atividades das páginas 72 e 73.

Se houver tempo, faça a correção da atividade.

                                                                               4º aula

  Etapa 1 - Nesta etapa trabalhar o tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”, tema a ser trabalhado com as turmas do 9º ano.

 Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental”. Iniciar apresentando o tema a ser trabalhado “Globalização e sustentabilidade ambiental”. Logo após indagar os estudantes.

- O que é sustentabilidade?

- Você conhece algum projeto de sustentabilidade ambiental?

- Na sua cidade a projetos voltados para a sustentabilidade ambiental?

Logo após o bate – papo, se for possível disponibilizar para os estudantes assistir o vídeo, “Globalização e a Sustentabilidade”, para melhor compreensão do tema abordado. Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I .

 

   SUGESTÃO: PROFESSORES, FAZER UM PASSEIO COM OS ALUNOS PARA A FABRICA DE POLPA NANA (ASSOCIAÇÃO SÃO FRANCISCO DEPOIS DO CORTE GRANDE). A FABRICA AGORA RECEBEU O SELO DA UNIÃO EUROPEIA, ONDE PERMITE QUE OS PRODUTOS POSSAM SER VENDIDOS NA EUROPA.

                                                                            5º aula

Etapa 1: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida o professor pode dividir o texto em partes e orientar os estudantes  a fazer a leitura comentada do texto disponível na apostila estimulando-os a  (EF09GE13): Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

 Cultura e Globalização

 As relações entre cultura e globalização perpassam pela compreensão dos meios de comunicação e pela democratização em seus usos e acessos.

 

  O espaço geográfico encontra-se repleto de elementos próprios do processo de globalização, como as antenas de TV e celular, os meios de transporte cada vez mais modernizados, os cabos de fibra óptica, as redes (que nem sempre são visíveis, mas se fazem presentes no espaço), entre outros elementos.

Isso também acontece com a cultura. O espaço geográfico constrói suas bases em inúmeros campos e configurações (economia, política, sociedade, educação), de modo que a cultura se encontra plenamente inserida nesse contexto. Assim, observam-se as transformações das paisagens que variam do natural ao cultural, carregando ambientes constitutivos de todas as sociedades capitalistas, mas com elementos culturais locais ou regionais, que denotam a singularidade dos lugares.

Mas como podemos compreender o comportamento e as transformações da cultura na era da globalização? Como elas se expressam em um espaço social cada vez mais interligado com o global? É possível dizer que estamos passando por uma padronização cultural?

Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial. Entretanto, observa-se também que esse processo não se dissemina de forma igualitária, de modo que alguns centros economicamente dominantes transmitem em maior número os seus elementos culturais.

Um exemplo disso é a chamada Indústria cultural, termo criado por sociólogos no início do século XX, mas que se mantém atual. Essa indústria é capaz de gerar e controlar os padrões de comportamento e os costumes das pessoas, como as roupas, os padrões de etiqueta e comportamento, as atividades de lazer que exercem etc.

Por esse motivo, muito se fala em uma homogeneização das culturas, isto é, a padronização dos modos de ser e agir dos indivíduos com base em uma referência dominante, fazendo sucumbir os valores locais e tradicionais. Nesse sentido, muitos acusam o processo de globalização de ser um sistema perverso, uma vez que ele não se democratiza inteiramente e só atinge os setores economicamente dominantes do mundo e das sociedades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por outro lado, à medida que os sistemas de comunicação, informação e transporte vão elevando a sua capacidade de disseminação, observamos também a possibilidade dos costumes e valores locais se interporem aos elementos globais. Isso ocorre a partir do momento em que comunidades tradicionais ou culturas regionais conseguem disseminar e divulgar para além de suas fronteiras as suas características. Com base nessas concepções, há quem diga que a Globalização, na verdade, promove uma heterogeneização cultural.

Por fim, é necessário observar que há uma hierarquia nos sistemas de comunicação. Apesar do advento da internet e da possibilidade de expressão por parte de inúmeras pessoas, ainda algumas formas de pensamento e ideias socialmente dominantes sobrepõem-se às demais, através do uso preferencial sobre os elementos midiáticos, a exemplo do que ocorre com filmes e seriados, geralmente mantidos sob um padrão e influenciando os estereótipos comportamentais. Nesse sentido, muitos são os que afirmam que, na verdade, o que ocorre é uma hegemonização cultural na globalização.

Mas antes de tirarmos uma conclusão definitiva sobre os elementos culturais e suas transformações na mundialização das sociedades, é necessário estarmos sempre atentos aos eventos e informações, sempre com a preocupação de compreender e assimilar os fatores modernos da sociedade, sem negar ou sobrepor os valores tradicionais dela constitutivos.

 

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

 

  Obs. Professores esse texto nos dá várias possibilidades de trabalharmos em sala, ele permeia várias possibilidades de explicações, além de abordar a importância da publicidade como meio propagador de peso e em maça do giro da globalização. Depois de trabalhar o mesmo em aula. Proponha ao seu estudante essa cruzadinha abaixo:

 

 O ideal seria que fosse feito em trios, mais caso a sua escola não tenha a possibilidade da impressão em grande quantidade, seria ideal a impressão numa quantidade menor, e proponha a atividade em grupos. Um para cada grupo.

 

 

                                                                                6º aula

  Etapa 1: Nesta etapa  levantamento prévio da aula anterior, dando continuidade explanar o texto sobre “A importância da reciclagem do lixo” levando-os a reflexão.

Leitura do texto e interpretação:

                                                A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO. 

  Como e por que separar o lixo?

A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

(Adaptado de http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo).

Etapa 2: Após a leitura e interpretação do texto solicitar a atividade disponível na apostila. Se possível fazer a correção.

                                                                 Atividade complementar

 

1. Todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro parágrafo do texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados?

a) A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.

b) A reciclagem reduz gasto de energia.

c) A reciclagem gera economia de água.

d) A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo.

e) A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.

2. Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá a seguinte mensagem:

a) Pequenas atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação.

b) Somente grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza.

c) A reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza.

d) Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.

e) As escolas devem fazer a reciclagem do lixo.

3. Leia as três afirmações abaixo:

I – economiza recursos naturais.

II – gera renda para catadores de lixo.

III – Mais da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto.

Qual afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio ambiente?

a) I, II, III.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

e) III.

4. O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que:

a) essas palavras possuem o mesmo sentido no texto.

b) essas palavras possuem sentidos opostos no texto.

c) resíduos são restos de lixo não aproveitáveis.

d) rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis.

e) rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.

 

   RECURSOS: (  24 a 61 ) Livro didático; (x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   61,72 a 73  )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;

( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da participação; Outros:

 Referencias:

Livro Araribá Mais  Geografia , páginas  24 a 73.

 GLOBALIZAÇÃO (GUILHERME DURANS : https://youtu.be/LQpCXql7yNs

GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE: https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4 .

https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY . (A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS)

http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo).Lixo Reciclagem.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm#:~:text=A%20globaliza%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20fen%C3%B4meno,o%20fen%C3%B4meno%20de%20integra%C3%A7%C3%A3o%20mundial.

 

       

                                                    Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário