SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: : Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema: Atitudes sustentáveis: iniciativas
a favor do meio ambiente |
Unidade Temática: Conexão
e Escala Objetos do Conhecimento:. Diversidade e dinâmica da população mundial e
local. Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica
mundial. |
Objetivo
geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e
da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano: 8° Período: 10/04/2023 a 28
/04/2023 Nº de Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
EF08GE02: Relacionar fatos e
situações representativas da história das famílias do Município em que se
localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da
população mundial. EF08GE03: Analisar aspectos
representativos da dinâmica demográfica, considerando características da
população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). (EF08GE04):
Compreender
os fluxos migração n América Latina ( movimentos voluntária e forçados, assim
como fatores é áreas de expulsão é atração) é as principais políticas
migratórias da região, traçando
paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da
Bahia especialmente no município de Itamaraju. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir
pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1⁰ Aula Etapa 1 e 2: Iniciar a etapa com um
levantamento prévio da aula anterior, em seguida explanação do objeto de
conhecimento sobre Aspectos Demográficos gerais da população mundial, como seu crescimento, distribuição e
concentração. Apresenta aos estudantes as diferentes formas de regionalização
do espaço geografico mundial e quais são seus critérios, que podem ser culturais, econômico, ambientais, físicos, socioeconômicos, de desenvolvimento etc. O professor (a) solicita os estudantes
a fazer em casa uma pesquisa sobre “Aspectos Demográfico “ para trazer na
próxima aula.
2⁰Aula Etapa 1: Nesta etapa a parti da pesquisa apresentada pelos
estudantes, orientar copiar e responder a atividades complementar elaborada
pelo professor(a). Etapa 2: Debate, questionamentos é análise sobre o objeto de conhecimento
trabalhado.
3⁰ Aula ETAPA 1:Nesta aula sondar e fazer um levantamento do conhecimento
prévio do aluno, estimulando-o da a sua opinião
sobre o assunto abordado na aula passada. Solicite
aos alunos que acessem o link: https://youtu.be/YbfiifsGNys do vídeo
“ Regionalização do Espaço Mundial”. Em seguida iniciar uma discursão
pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a
respeito do vídeo. ETAPA 2:
Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os
alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para
esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Instigando-os a refletirem e
argumentar sobre o vídeo. Em seguida propor uma atividade.
Atividade 1)O que
é regionalizar? 2) Qual
a importância do critério para o processo de regionalização? 3) Qual
a finalidade do processo de regionalização? 4) Cite
um exemplo de como poderemos dividir o mundo dentro da perspectiva social e
econômica? 5) Cite
as características dos países desenvolvidos: 6) Cite
as características dos países subdesenvolvidos:
4⁰ Aula ETAPA 1: Leitura do texto: POPULAÇÃO: CRESCIMENTO E DISTRIBUIÇÃO No começo do século XIX, o número de
habitantes no planeta atingiu a marca de 1 bilhão de pessoas. Com a melhora
do padrão de vida, as inovações na medicina e na saúde pública e a
urbanização, a população mundial aumentou consideravelmente, atingindo 2
bilhões no final de 1920. Atualmente,
ela é superior a 7 bilhões de pessoas e, segundo projeções, deve chegar a 9
bilhões em 2044, quando a taxa de crescimento deve começar a se estabilizar.
Observe, na tabela ao lado, quais eram os países mais populosos em 2017. No
mapa a seguir, que representa a população mundial em 2013, os dois círculos
maiores correspondem às populações da China e da Índia. No continente
americano, Estados Unidos e Brasil são os países mais populosos. Na África, a
Nigéria é o país com maior população.
Concentração da população nas cidades O aumento relativo da população urbana e a concentração populacional em cidades com mais de 1 milhão de habitantes foram particularmente notáveis a partir da década de 1970. No fim da década de 2000, a população urbana mundial ultrapassou a das áreas rurais. A aplicação de tecnologia na agricultura, que liberou a mão de obra do campo, e a expectativa de melhores condições de vida nas cidades foram fatores que favoreceram o êxodo das áreas rurais, contribuindo para o crescimento econômico e industrial das cidades. Sociedades urbano-industriais e produção agropecuária Atualmente, embora haja o predomínio da população urbana no mundo, a população rural ocupa um lugar de destaque. Os recursos produzidos no campo, isto é, alimentos e matérias-primas, são imprescindíveis para as atividades industriais e o abastecimento daqueles que vivem nas cidades. Para prover as necessidades estabelecidas pela sociedade urbano-industrial, foi necessário o desenvolvimento de uma agricultura moderna, cuja produção em larga escala é pautada na mecanização agrícola, na produção monocultora, na concentração de terra e no uso intensivo de fertilizantes, agrotóxicos e outros produtos químicos. Tal modelo contribui para o aumento da desigualdade de acesso a alimentos e matéria-prima em âmbito mundial: a concentração da população em grandes centros urbanos, como observado nos mapas da página 40, e a má distribuição de renda em escala global dificultam esse acesso, sobretudo em regiões mais pobres, que sofrem com o risco de escassez de recursos. É comum, também, a população de grandes cidades estar inserida em um modelo insustentável do ponto de vista ambiental, incapaz de garantir a segurança alimentar daqueles que vivem nesses locais. No entanto, as agriculturas urbana e periurbana vêm ganhando força, por meio de iniciativas que incentivam a agricultura familiar e a gestão urbana, social e ambiental das cidades. Essa agricultura pode ser encontrada em vários países do mundo, desenvolvidos e em desenvolvimento, e é vista como uma solução para minimizar tais problemas. ETAPA 2: Após
a leitura do texto fazer atividade e correção. ATIVIDADE 1. Os últimos 100 anos marcaram o maior crescimento populacional da história da humanidade. Por que isso ocorreu? 2.
Indique a alternativa correta sobre a população mundial. a) É cada vez mais urbana e tende a crescer em ritmo mais lento. b) É cada vez mais rural e tende a crescer em ritmo mais lento. c) Cresce em ritmo mais acelerado e diminui nas áreas urbanas. d) Cresce em ritmo mais acelerado e aumenta nas áreas rurais.
5ªAula ETAPA 1: Nesta
aula vamos trata de um tema atual e presente nas notícias cotidianas do mundo
e do Brasil: as migrações , com destaque para os refugiados que fogem de
conflitos ou difíceis condições de vida em seu país ou lugar de origem.
Pergunte aos alunos se eles se recordam de qual é a origem dos principais
grupos de refugiados na atualidade? Verifique
também se eles já ouviram sobre a entrada de venezuelanos no Brasil? Em
seguida leitura do texto proposto. Migrações, refugiados e diversidade A população mundial é marcada pela diversidade religiosa, étnica e linguística, entre outras. Isso reforça a importância de ações que combatam a discriminação (cultural, étnica ou de qualquer natureza), uma vez que a diversidade é uma característica constitutiva dos aspectos demográficos no mundo. A diversidade mundial tem relação com os movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações. Desde a Pré-história ocorrem migrações, por razões variadas, como a busca por melhores condições de vida e a fuga de guerras e conflitos. No fim do século XIX e no início do XX, muitos europeus emigraram de seu continente e foram, em grande parte, para as Américas do Norte e do Sul em busca de uma vida melhor e com mais oportunidades. O Brasil é um dos países que receberam muitos desses migrantes, principalmente italianos. A partir da segunda metade do século XX e do início do XXI, muitas migrações ocorreram em consequência de conflitos e guerras civis. UM MUNDO DIVERSO A diversidade do modo de vida das populações em todo o mundo pode ser constatada por inúmeros aspectos, como os culturais, religiosos, históricos, artísticos, políticos e econômicos, entre outros. O idioma é outro aspecto muito importante para diferenciar as sociedades humanas, pois está relacionado à identidade de certo grupo, além de poder contribuir para a expansão cultural de determinado país. A diversidade étnica e cultural O atual processo da globalização e os consequentes movimentos migratórios têm possibilitado a ampliação da diversidade étnica e cultural no mundo. Entende-se por etnia determinado grupo de população que se reconhece e está integrado por tradições, modos de vida, costumes, referências e símbolos próprios. Com os avanços tecnológicos, o desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação e o aumento da circulação de informações, bens, serviços e pessoas, cada vez mais vem ocorrendo a socialização entre diversos grupos étnicos e culturais, que possuem idiomas, costumes, valores, tradições e religiões distintos. Como resultado, o que se vê, atualmente, é um grande intercâmbio entre etnias e povos e o multiculturalismo, isto é, a coexistência entre pessoas e grupos com identidades culturais diferentes num mesmo território, região ou país. Na contramão da diversidade Como vimos, existe uma grande diversidade étnica e cultural no mundo. Porém, infelizmente, muitos grupos sociais e até Estados adotam posturas preconceituosas e intolerantes em relação a determinados grupos étnicos, como ocorre, por exemplo, com os curdos, espalhados por vários países no Oriente Médio, os rohingya, em Mianmar, ou os indígenas, que vivem em diversas regiões do mundo. Esses grupos são perseguidos, sofrem discriminação e são privados de direitos que cabem a outros cidadãos. Outro problema relacionado ao preconceito e à intolerância, que vem ganhando força principalmente em países desenvolvidos do continente europeu, é a xenofobia, que pode ser entendida como a aversão ao cidadão estrangeiro. O estranhamento da população local em relação aos imigrantes pode gerar intolerância social em relação àqueles que não têm a mesma identidade, ou seja, que não compartilham a mesma cultura, língua, etnia e religião, por exemplo. Alguns governos adotam medidas radicais de restrição à permanência dos imigrantes, forçando-os a retornar a seus países de origem. Parte da população local apoia as restrições governamentais e expressa seu descontentamento por meio de manifestações públicas. Governos e populações xenófobos tentam justificar sua intolerância alegando que a permanência dos imigrantes agrava os problemas urbanos e a situação econômica do país. Outra justificativa é o temor de parte da população de perder seu emprego. MIGRAÇÕES Um aspecto importante no que diz respeito à distribuição populacional são as migrações. Essas movimentações de entrada (imigração) ou saída (emigração) de população podem ser internacionais (de um país para outro) ou internas (dentro de um mesmo país). Ao analisar a dinâmica populacional de um local, devemos levar em conta as migrações e a taxa de crescimento vegetativo. Fluxos migratórios até o século XIX Os fluxos migratórios fazem parte da história da humanidade desde a Pré-História. Ao longo do tempo, foram motivados pelas mais diversas razões, de acordo com o contexto histórico, social, político e territorial. A teoria mais aceita no meio científico indica que as primeiras migrações, durante a Pré-História, partiram da África, onde surgiu o Homo sapiens, há cerca de 200 mil anos. Os primeiros migrantes teriam deixado o continente há aproximadamente 60 mil anos, em direção ao Oriente Médio e, em seguida, a diversas regiões da Ásia. Fluxos migratórios no fim do século XIX e no início do século XX Um dos fluxos migratórios que mais se destacaram no contexto mundial nos séculos XIX e XX foi o de europeus. Fluxos migratórios contemporâneos Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o fluxo se inverteu: a Europa se tornou um dos principais destinos de imigrantes, provenientes das mais diversas partes do mundo, em busca de melhores condições de vida e de emprego. ETAPA 1: Após a leitura fazer a atividade. ATIVIDADE 1) Explique, com base nos textos acima, o motivo pelo qual
temos uma diversidade populacional no planeta: 2) Quais regiões do mundo receberam mais europeus entre os
séculos XIX e XX? 3) Como podemos avaliar o grau
de influência de uma lingua no mundo? Qual a lingua de maior influência do
planeta? 4) Qual a contribuição da
globalização para este período de grande diversidade cultural no mundo? 5) Essa diversidade cultural, junto
a globalização, tem gerado uma série de consequências de ordem social. Uma
destas consequências é a xenofobia. O que é xenofobia e por que ela ocorre?
6⁰ Aula Água: usos, consumo,
disponibilidade e sustentabilidade. Poluição da água ·
Compreender
as noções de uso da água, uso com intervenção e sem intervenção e uso sustentável
dos recursos hídricos. ·
Analisar os diferentes usos da água e suas
repercussões na distribuição e disponibilidade do recurso. ·
Reconhecer e analisar práticas e situações
que comprometem a disponibilidade de água no Brasil e no mundo e examinar
propostas para seu uso sustentável. 1ª etapa Qual é o destino da
água disponível? Quais são os setores que mais consomem água no mundo? E no
Brasil, como é essa proporção? Existem usos que não comprometem as reservas?
Quais são eles? Essas são algumas indagações importantes quando o assunto é a
água. 2ª etapa Peça que os alunos apresente
os resultados das aulas anteriores em classe e sobre o assunto. Você pode
fazer a leitura de alguns dados do quadro "Onde a água é usada"
(abaixo), destacando o peso acentuado da agropecuária. Em seguida, proponha
que os alunos escolham alguns itens da lista e façam desenhos representando a
utilização de recursos hídricos. Peça que representem, para o caso de
Itamaraju, as prioridades definidas para o uso de água de acordo. Para este
trabalho, leve em conta a legislação vigente, que prioriza o consumo humano e
animal em situações de escassez. Os desenhos, acompanhados de textos e
figuras, podem compor painéis feitos pelos alunos. “Ser sustentável é
essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os
recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações
futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio
ambiente”. Autor Desconhecido. Referência: Livro didático
Araribá Mais Geografia.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário