3º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO - 2024

 

                                                SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

   Tema: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Sustentabilidade no espaço geográfico.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento:Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

Objetivo geral:  Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 6°                         Período: 01/04/2024  a19/04/2024                           Nº de Aulas: 9

                                 HABILIDADES

 

(EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes temos.

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.

(EF06GE06)

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

                     COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

                        COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

              COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes, assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

O termo sustentabilidade se tornou bastante popular nos últimos anos e toda vez que falamos sobre o tema, logo pensamos em ações relacionadas ao meio ambiente, não é?

Até aí, tudo certo, pois o meio ambiente é um aspecto muito importante da sustentabilidade, mas achar que teremos um mundo sustentável apenas cuidando do meio ambiente é um pensamento equivocado. Existem outros fatores importantes, como o econômico, político, social e cultural, que não só complementam a questão ambiental, mas influenciam igualmente a sociedade e seu meio quando se trata de sustentabilidade. Diante deste contexto podemos abordar o tema: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! Que será trabalhado durante as próximas sequências didáticas.

 

 

                                                                     1ºAULA

 

Etapa 1e 2: Iniciar com levantamento prévio da aula anterior em continuação explanar o objeto de Conhecimento sobre “Orientar-se no espaço geográfico” presente nas páginas 24 e 25 do livro didático de Geografia Espaço e Interação ou se preferir solicitar os estudantes  a leitura comentada do texto Orientação e Localização no Espaço Geográfico, estimulando- os a fazer uma breve discussão sobre o texto, em seguida levantar seguintes questões: O que você entende sobre o conteúdo abordado?

 

Orientação e localização no espaço Geográfico

Quando você sai de seu bairro para outra cidade, não deve se preocupar apenas com a distância entre esses lugares ou com o tempo que vai gastar para percorrê-la. É preciso também observar qual a direção a ser tomada, pois é a partir do lugar onde você está que poderá localizar o lugar para onde vai.

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação.

Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

Orientação pelo Sol e pela Lua

O Sol é a estrela mais próxima da Terra, nosso planeta. É a energia do Sol que ilumina e aquece a Terra. Sem o Sol, seria impossível a vida em nosso planeta.

Para você se orientar pelo Sol, precisa saber onde ele aparece ou desaparece todos os dias.

A direção em que o Sol aparece todos os dias chama-se leste ou este, ou nascente ou oriente.

A direção em que o Sol desaparece todos os dias chama-se oeste ou poente ou ocidente.

Sabendo onde estão o leste e o oeste, você pode olhar as direções que faltam: sul e norte.

É importante destacar que o Sol não nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Existe uma pequena variação, de acordo com as estações do ano (como no inverno e no verão).

 

1.    Estenda ou estique o braço direito na direção leste.

2.    Estenda ou estique o braço esquerdo na direção oeste.

3.    Às suas costas estará o sul.

4.    À sua frente estará o norte.

Para nos orientarmos pela Lua, procedemos da mesma maneira, pois a Lua também nasce a leste e se põe a oeste.

2º aula

Etapa 1e 2: Dando continuidade ao objeto de conhecimento sobre  Orientação e localização no espaço Geográfico com leitura e interpretação do texto disponível na apostila. Em seguida questionamento e socialização.

 

Orientação pelo Cruzeiro do Sul

O Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas principais com o formato de uma cruz. A estrela que se encontra na extremidade inferior da cruz é a Estrela de Magalhães e indica o sul, por meio do qual se podem encontrar os outros pontos cardeais.

 

Orientação pela bússola

A bússola é um meio de orientação muito utilizado.

Ela é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre para o norte.

Rosa dos ventos

Quando você estiver localizando os elementos de sua escola, ou de outro ambiente qualquer, talvez sinta alguma dificuldade em apontar a direção exata de alguns deles. Como resolver essa dificuldade?

Por meio dos pontos colaterais. Eles também são quatro e estão situados entre os pontos cardeais.

Veja:

São pontos colaterais:

O nordeste (NE), entre o norte e o leste;

O sudeste (SE), entre o sul e o leste;

O sudoeste (SO), entre o sul e o oeste.

O noroeste (NO), entre o norte e o oeste.

Os pontos cardeais e os pontos colaterais são as mais importantes direções da rosa dos ventos.

Ao procurar uma direção, você deve sempre se imaginar no centro da rosa dos ventos.htt ps://yo    utu.be/9W-_5k8q1Ms

 

Os pontos cardeais

Pontos cardeais são pontos principais ou pontos fundamentais. Eles são os mais importantes pontos de orientação.

Os pontos cardeais nos permitem dar uma ordem ao espaço terrestre. Este espaço pode ser bem pequeno, como o seu quarto, sua casa ou sua escola. Mas também pode ser grande como a sua cidade.

Pode ser um espaço maior, como a região em que se encontram sua cidade e todas as cidades vizinhas, bem como todo o seu Estado ou nosso país. E maior ainda, como um continente ou todos os continentes juntos e mais os oceanos, isto é, como o planeta Terra.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

                                                                      3º aula

 

Etapa 1 e 2: Após a leitura e interpretação do texto o professor(a) pode orientar aos estudantes a fazer à Atividade prática ensinando a dobradura da rosa dos ventos, orientação disponível no link: https://youtu.be/TZbQ2qNWY2o?si=ux0J7feVphrfQBEF ou trabalhar uma atividade lúdica Geografia Lúdica: Competição Divertida da Rosa dos Ventos disponível no presente vídeo neste link:  https://youtu.be/9W-_5k8q1Ms?si=cX8ZmMenDcmmqoL9 .

 

 Nessa etapa o professor(a) convida os estudantes a participar d uma competição divertida da rosa dos ventos, onde eles irão testar seus conhecimento prévio. Dando início a competição o professor(a) desenha a Rosas dos Ventos no espaço direcionado  para iniciar a competição. Dois a dois, um ganha e outro perde. Em seguida, os vencedores da primeira etapa se enfrentam e por fim só restando quatro. Os dois que vencessem disputam o primeiro e segundo e lugares. Os dois que perderam disputaram terceiro e quarto. No final, todos se divertem, torcem e aprendem orientação no espaço geográfico de maneira bem descontraída!!!

Geografia Lúdica - Jogos no ensino de Geografia - Dinâmicas Geográficas - Atividades Práticas de Geografia. tps://youtu.be/9Wk8q1Ms

 

                                                                          4º Aula

 

Etapa 1e 2: Faça um levantamento prévio do conteúdo abordado na aula anterior. Em seguida pedir que façam a atividade proposta na apostila. Em continuação fazer junto com os estudantes a correção da atividade proposta.

 

                                                                           Atividade

 

                                                                    5º aula

 

Etapa 1 E 2: Iniciar com um bom dia ou boa tarde  e chamada, em seguimento  caso seja possível, providenciar um globo terrestre e/ou um planisfério de parede e levar para a sala de aula. Durante a exposição desses instrumentos, pergunte aos estudantes o que eles sabem sobre paralelos e meridianos, latitude e longitude e coordenadas geográficas, para ativar os conhecimentos prévios da turma. Dando continuidade ao objeto de conhecimento sobre  Localizar-se no espaço geografica  presente no livro didático Geografia Espaço e Interação nas paginas 26 e 27 explanar sobre (Latitude e Longitude), se possível solicitar a atividade do livro e aproveitar o momento para questionamento e socialização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                      6º aula

 

Etapa 1 e 2: Para hoje o professor(a) pode estimular uma roda de conversa, promover a leitura coletiva do texto.

Seguindo as orientações das páginas 28 e 29 do livro didático Geografia Espaço e Interação orientando a fazer a atividade de proposta na página 29. Em seguida correção da atividade.

 

      

      Caça ao tesouro

  A caça ao tesouro é um jogo no qual uma pessoa ou um grupo esconde um objeto para que outros participantes o encontrem seguindo as pistas fornecidas. Existe uma versão digital da caça ao tesouro. Em vez de pistas escritas no papel, o jogador que sai à caça deverá se deslocar até um determinado local indicado por coordenadas geográficas. Essas coordenadas são disponibilizadas nos aplicativos dedicados a essa versão moderna da brincadeira pelos jogadores que escondem o tesouro. Para chegar até o ponto indicado é preciso ter um aparelho GPS de mão ou um aplicativo de localização em celular. Agora que você já sabe como funciona a caça ao tesouro do século XXI, que tal fazermos uma simulação do jogo? Imagine que você esteja em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, e decida, junto com um adulto, caçar um tesouro escondido nas coordenadas geográficas 30°03’18”S (lê-se 30 graus, 3 minutos e 18 segundos sul) e 51°10’ 30”O (lê-se 51 graus, 10 minutos e 30 segundos oeste). Essas são as coordenadas aproximadas de um ponto turístico bastante conhecido na cidade. Leia o mapa.

 

                                                                       7º aula

                             

 

Etapa 1 e 2: Nestas etapas o professor(a) pode solicitar uma atividade complementar para melhor compreensão do estudantes. Se possível dê tempo fazer juntos a correção.

 

 

 

                                                                Atividade Complementar

 

1. Conjunto formado por uma latitude e uma longitude cuja função é estabelecer a localização de qualquer fenômeno da superfície terrestre:

A) fuso horário

B) paralelo

C) meridiano

D) GPS

E) coordenada geográfica

Alternativa E

Uma coordenada geográfica é a forma mais eficiente para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. É formada sempre por uma latitude e uma longitude. Atualmente, os equipamentos de GPS são popularmente utilizados para a determinação das coordenadas geográficas.

 

1.    Observe a imagem:

 

 

 

Considerando a imagem, indique a alternativa que representa corretamente as latitudes dos pontos A, E e J respectivamente:

A) 15º N; 30ºN; 15º S.

B) 15º N; 30º S; 15º S.

C) 15º S; 30º N; 15º N.

D) 15º S; 30º S; 15º S.                         

E Alternativa B.

Todas as latitudes localizadas no Hemisfério Norte, acima da Linha do Equador, devem ser referenciadas pela indicação N (norte). As latitudes do Hemisfério Sul são referenciadas pela indicação S (sul). O ponto A está localizado na latitude 15º N. O ponto E possui latitude 30º S. O ponto J, 15º S.

) 0º; 15º N; 30º S.

                                                                        8º aula

                                                                      

Etapa 1: Nestas etapas trabalha-se com a habilidade EF06GE03 objetivando descrever a importância do movimento de rotação para a determinação do dia e da noite e dos diferentes horários existentes no planeta. O professor(a) segue as orientações do livro didático Geografia Espaço e Interação  nas páginas 30 a 33 explanando o objeto de conhecimento sobre Fusos Horários, promovendo um momento de questionamento e discussão sobre o conteúdo.

Etapa 2: Após a explanação e momento de questionamento do estuante, orienta-los a copiar e responder no caderno a atividade disponível nas páginas 34 e 35 do livro didático  Geografia Espaço e Interação.

 

                                                                        9º aula

 

Etapa 1: Dando continuidade ao objeto de conhecimento abordado na aula anterior, fazer a correção da atividade com momento de tira possíveis dúvidas . E se dê tempo, solicitar aos estudantes a fazer a  atividade das páginas 36 e 37do livro didático Geografia Espaço e Interação ou a atividade complementar disponível na apostila.

 

 

Sugestão de atividades :

https://i.pinimg.com/564x/d5/a0/52/d5a052dfab4b635083100dfb5f7d2a8f.jpg

https://i.pinimg.com/564x/e1/55/1f/e1551f8d4e22bdd5c9a290f58dcfac6e.jpg

Contém uma imagem de:

RECURSOS: (  24 a 25, 30 a 33 e 34 a 37 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (x ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  34 a 37 )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

Referencias:

 

https://image.slidesharecdn.com/paisagemlugarelocalizao-130417180446-phpapp02/85/paisagem-lugar-e-localizao-13-320.jpg?cb=1666782470  Imagem de trabalho e as atividades economicas.

https://blog.cresol.com.br/wp-content/uploads/2021/05/produtor-rural.jpg Imagem de trabalho no campo.

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fnovaescola.org.br%2Fplanos-de-aula%2Ffundamental%2F3ano%2Fgeografia%2Fo-ser-humano-transforma-a-paisagem%2F5539&psig=AOvVaw3JdTRWQ4lUUC8KW8vQRNX9&ust=1679322210952000&source=images&cd=vfe&ved=0CA8QjRxqFwoTCLjyz_GY6P0CFQAAAAAdAAAAABAJ Imagens de transformação da paisagens.

file:///D:/Usuario/Downloads/ATIVIDADE%2021-03%20(2).pdf

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-latitude-longitude.htm

Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

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