SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! Subtema: Sustentabilidade no
espaço geográfico. |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento:Transformação
das paisagens naturais e antrópicas. |
Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 6° Período:
01/04/2024 a19/04/2024 Nº
de Aulas: 9 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de
vivência e os usos desses lugares em diferentes temos. (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por
diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários. (EF06GE02IT)
Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque
para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios
Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju. (EF06GE06) (EF06GE06IT)
Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo
cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação
humana na conservação ou degradação dessas áreas. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história 7. Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequência terá uma duração
de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes, assim
teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas. O termo sustentabilidade
se tornou bastante popular nos últimos anos e toda vez que falamos sobre o
tema, logo pensamos em ações relacionadas ao meio ambiente, não é? Até aí, tudo certo, pois o meio ambiente é um aspecto muito
importante da sustentabilidade, mas achar que teremos um mundo sustentável
apenas cuidando do meio ambiente é um pensamento equivocado. Existem outros
fatores importantes, como o econômico, político, social e cultural, que não
só complementam a questão ambiental, mas influenciam igualmente a sociedade e
seu meio quando se trata de sustentabilidade. Diante deste contexto podemos
abordar o tema: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade
é o Novo Normal! Que será trabalhado durante as próximas sequências
didáticas.
1ºAULA Etapa 1e 2: Iniciar com
levantamento prévio da aula anterior em continuação explanar o objeto de
Conhecimento sobre “Orientar-se no espaço geográfico” presente nas páginas 24
e 25 do livro didático de Geografia Espaço e Interação ou se preferir
solicitar os estudantes a leitura comentada
do texto Orientação
e Localização no Espaço Geográfico, estimulando- os a
fazer uma breve discussão sobre o texto, em seguida levantar seguintes
questões: O que você entende sobre o conteúdo abordado? Orientação e localização no espaço Geográfico Quando
você sai de seu bairro para outra cidade, não deve se preocupar apenas com a
distância entre esses lugares ou com o tempo que vai gastar para percorrê-la.
É preciso também observar qual a direção a ser tomada, pois é a partir do
lugar onde você está que poderá localizar o lugar para onde vai. Os
meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do
Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar
qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base
desses meios de orientação. Os
pontos cardeais são
quatro: norte, sul, leste e oeste. Orientação pelo Sol e pela Lua O Sol é a estrela mais próxima
da Terra, nosso planeta. É a energia do Sol que ilumina e aquece
a Terra. Sem o Sol, seria impossível a vida em nosso planeta. Para você se orientar pelo Sol,
precisa saber onde ele aparece ou desaparece todos os dias. A direção em que o Sol aparece
todos os dias chama-se leste ou este,
ou nascente ou oriente. A direção em que
o Sol desaparece todos os dias
chama-se oeste ou poente ou ocidente. Sabendo onde estão o leste e o oeste,
você pode olhar as direções que faltam: sul e norte. É importante destacar que o Sol não
nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Existe uma pequena
variação, de acordo com as estações do ano (como no inverno e no verão). 1. Estenda
ou estique o braço direito na direção leste. 2. Estenda
ou estique o braço esquerdo na direção oeste. 3. Às
suas costas estará o sul. 4. À
sua frente estará o norte. Para nos orientarmos pela Lua,
procedemos da mesma maneira, pois a Lua também nasce a leste e se põe a
oeste. 2º aula Etapa 1e 2: Dando continuidade ao objeto de
conhecimento sobre Orientação e
localização no espaço Geográfico com
leitura e interpretação do texto disponível na apostila. Em seguida
questionamento e socialização. Orientação pelo Cruzeiro do Sul O
Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas principais com o
formato de uma cruz. A estrela que se encontra na extremidade inferior da
cruz é a Estrela de Magalhães e indica o sul, por meio do qual se
podem encontrar os outros pontos cardeais. Orientação pela bússola A bússola é um meio de orientação muito
utilizado. Ela
é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no
interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre
para o norte. Rosa dos ventos Quando
você estiver localizando os elementos de sua escola, ou de outro ambiente
qualquer, talvez sinta alguma dificuldade em apontar a direção exata de
alguns deles. Como resolver essa dificuldade? Por meio dos pontos colaterais. Eles
também são quatro e estão situados entre os pontos cardeais. Veja: São pontos colaterais: O nordeste (NE), entre
o norte e o leste; O sudeste (SE), entre
o sul e o leste; O sudoeste (SO), entre
o sul e o oeste. O noroeste (NO), entre
o norte e o oeste. Os pontos cardeais e
os pontos colaterais são as mais importantes direções da rosa dos ventos. Ao procurar uma
direção, você deve sempre se imaginar no centro da rosa dos ventos.htt
ps://yo utu.be/9W-_5k8q1Ms Os pontos cardeais Pontos cardeais são pontos principais ou
pontos fundamentais. Eles são os mais importantes pontos de orientação. Os pontos cardeais nos permitem dar uma
ordem ao espaço terrestre. Este espaço pode ser bem pequeno, como o seu
quarto, sua casa ou sua escola. Mas também pode ser grande como a sua cidade. Pode ser um espaço maior, como a região
em que se encontram sua cidade e todas as cidades vizinhas, bem como todo o
seu Estado ou nosso país. E maior ainda, como um continente ou todos os
continentes juntos e mais os oceanos, isto é, como o planeta Terra. Por: Wilson
Teixeira Moutinho
3º aula Etapa 1 e 2: Após a leitura e interpretação do texto o
professor(a) pode orientar aos estudantes a fazer à Atividade
prática ensinando a dobradura da rosa dos ventos, orientação disponível no
link:
https://youtu.be/TZbQ2qNWY2o?si=ux0J7feVphrfQBEF
ou trabalhar uma atividade lúdica Geografia
Lúdica: Competição Divertida da Rosa dos Ventos disponível no presente vídeo neste link: https://youtu.be/9W-_5k8q1Ms?si=cX8ZmMenDcmmqoL9 .
Nessa etapa o professor(a)
convida os estudantes a participar d uma competição divertida da rosa dos
ventos, onde eles irão testar seus conhecimento prévio. Dando início a
competição o professor(a) desenha a Rosas dos Ventos no espaço direcionado para iniciar a competição. Dois a dois, um
ganha e outro perde. Em seguida, os vencedores da primeira etapa se enfrentam
e por fim só restando quatro. Os dois que vencessem disputam o primeiro e
segundo e lugares. Os dois que perderam disputaram terceiro e quarto. No
final, todos se divertem, torcem e aprendem orientação no espaço geográfico
de maneira bem descontraída!!!
Geografia Lúdica - Jogos no ensino
de Geografia - Dinâmicas Geográficas - Atividades Práticas de Geografia. tps://youtu.be/9Wk8q1Ms
4º Aula Etapa 1e 2: Faça um levantamento prévio do conteúdo abordado na aula
anterior. Em seguida pedir que façam a atividade proposta na apostila. Em
continuação fazer junto com os estudantes a correção da atividade proposta.
Atividade
5º aula Etapa 1 E 2: Iniciar com um bom dia ou boa tarde e chamada, em seguimento caso seja possível, providenciar um globo
terrestre e/ou um planisfério de parede e levar para a sala de aula. Durante
a exposição desses instrumentos, pergunte aos estudantes o que eles sabem
sobre paralelos e meridianos, latitude e longitude e coordenadas geográficas,
para ativar os conhecimentos prévios da turma. Dando continuidade ao objeto de
conhecimento sobre Localizar-se no espaço
geografica presente no livro didático
Geografia Espaço e Interação nas paginas 26 e 27 explanar sobre (Latitude
e Longitude), se possível solicitar a atividade do livro e
aproveitar o momento para questionamento e socialização. 6º
aula Etapa 1 e 2: Para hoje o professor(a) pode
estimular uma roda de conversa, promover a leitura coletiva do texto. Seguindo as orientações das páginas 28
e 29 do livro didático Geografia Espaço e Interação orientando a fazer a
atividade de proposta na página 29. Em seguida correção da atividade. Caça ao tesouro A caça ao tesouro é um jogo no qual uma
pessoa ou um grupo esconde um objeto para que outros participantes o
encontrem seguindo as pistas fornecidas. Existe uma versão digital da caça ao
tesouro. Em vez de pistas escritas no papel, o jogador que sai à caça deverá
se deslocar até um determinado local indicado por coordenadas geográficas.
Essas coordenadas são disponibilizadas nos aplicativos dedicados a essa
versão moderna da brincadeira pelos jogadores que escondem o tesouro. Para
chegar até o ponto indicado é preciso ter um aparelho GPS de mão ou um
aplicativo de localização em celular. Agora que você já sabe como funciona a
caça ao tesouro do século XXI, que tal fazermos uma simulação do jogo?
Imagine que você esteja em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, e
decida, junto com um adulto, caçar um tesouro escondido nas coordenadas
geográficas 30°03’18”S (lê-se 30 graus, 3 minutos e 18 segundos sul) e 51°10’
30”O (lê-se 51 graus, 10 minutos e 30 segundos oeste). Essas são as
coordenadas aproximadas de um ponto turístico bastante conhecido na cidade.
Leia o mapa.
7º
aula
Etapa 1 e 2: Nestas etapas o professor(a) pode
solicitar uma atividade complementar para melhor compreensão do estudantes.
Se possível dê tempo fazer juntos a correção.
Atividade Complementar 1. Conjunto formado por uma
latitude e uma longitude cuja função é estabelecer a localização de qualquer fenômeno
da superfície terrestre: A) fuso horário B) paralelo C) meridiano D) GPS E) coordenada geográfica Alternativa E Uma coordenada geográfica é a forma mais eficiente
para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. É formada
sempre por uma latitude e uma longitude. Atualmente, os equipamentos de GPS são popularmente
utilizados para a determinação das coordenadas geográficas. 1.
Observe a imagem: Considerando a imagem, indique a alternativa que
representa corretamente as latitudes dos pontos A, E e J respectivamente: A) 15º N; 30ºN; 15º S. B) 15º N; 30º S; 15º S. C) 15º S; 30º N; 15º N. D) 15º S; 30º S; 15º S. E Alternativa B. Todas as latitudes localizadas no Hemisfério Norte,
acima da Linha do Equador, devem ser referenciadas pela indicação N (norte).
As latitudes do Hemisfério Sul são referenciadas pela indicação S (sul). O
ponto A está localizado na latitude 15º N. O ponto E possui latitude 30º S. O
ponto J, 15º S. ) 0º; 15º N; 30º S.
8º aula
Etapa 1: Nestas etapas trabalha-se com a habilidade EF06GE03 objetivando descrever a
importância do movimento de rotação para a determinação do dia e da noite e
dos diferentes horários existentes no planeta. O professor(a) segue as
orientações do livro didático Geografia Espaço e Interação nas páginas 30 a 33 explanando o objeto de
conhecimento sobre Fusos Horários, promovendo um momento de
questionamento e discussão sobre o conteúdo. Etapa 2: Após a explanação e momento de
questionamento do estuante, orienta-los a copiar e responder no caderno a
atividade disponível nas páginas 34 e 35 do livro didático Geografia Espaço e Interação.
9º aula Etapa 1: Dando continuidade ao objeto de
conhecimento abordado na aula anterior, fazer a correção da atividade com
momento de tira possíveis dúvidas . E se dê tempo, solicitar aos estudantes a
fazer a atividade das páginas 36 e
37do livro didático Geografia Espaço e Interação ou a atividade complementar
disponível na apostila. Sugestão
de atividades : RECURSOS: ( 24 a 25, 30 a 33 e 34 a 37 ) Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo;
(x )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (
x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 34 a 37 ) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: https://image.slidesharecdn.com/paisagemlugarelocalizao-130417180446-phpapp02/85/paisagem-lugar-e-localizao-13-320.jpg?cb=1666782470 Imagem de trabalho e as atividades
economicas. https://blog.cresol.com.br/wp-content/uploads/2021/05/produtor-rural.jpg
Imagem de trabalho no campo. https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fnovaescola.org.br%2Fplanos-de-aula%2Ffundamental%2F3ano%2Fgeografia%2Fo-ser-humano-transforma-a-paisagem%2F5539&psig=AOvVaw3JdTRWQ4lUUC8KW8vQRNX9&ust=1679322210952000&source=images&cd=vfe&ved=0CA8QjRxqFwoTCLjyz_GY6P0CFQAAAAAdAAAAABAJ
Imagens de transformação da paisagens. file:///D:/Usuario/Downloads/ATIVIDADE%2021-03%20(2).pdf
Que Deus continue protegendo e abençoando
a todos nós... |
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