|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
|
Tema: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! Subtema: Sustentabilidade no
espaço geográfico. |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento:Transformação
das paisagens naturais e antrópicas. |
|
Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
|
|
Ano: 6° Período:
01/04/2024 a19/04/2024 Nº
de Aulas: 9 |
|
|
HABILIDADES |
|
|
(EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de
vivência e os usos desses lugares em diferentes temos. (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por
diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários. (EF06GE02IT)
Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque
para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios
Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju. (EF06GE06) (EF06GE06IT)
Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo
cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação
humana na conservação ou degradação dessas áreas. |
|
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história 7. Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
|
2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. |
|
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
|
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
|
OBS: Professores, essa sequência terá uma duração
de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes, assim
teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas.
O termo sustentabilidade
se tornou bastante popular nos últimos anos e toda vez que falamos sobre o
tema, logo pensamos em ações relacionadas ao meio ambiente, não é? Até aí, tudo certo, pois o meio ambiente é um aspecto muito
importante da sustentabilidade, mas achar que teremos um mundo sustentável
apenas cuidando do meio ambiente é um pensamento equivocado. Existem outros
fatores importantes, como o econômico, político, social e cultural, que não
só complementam a questão ambiental, mas influenciam igualmente a sociedade e
seu meio quando se trata de sustentabilidade. Diante deste contexto podemos
abordar o tema: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade
é o Novo Normal! Que será trabalhado durante as próximas sequências
didáticas.
1ºAULA Etapa 1e 2: Iniciar com
levantamento prévio da aula anterior em continuação explanar o objeto de
Conhecimento sobre “Orientar-se no espaço geográfico” presente nas páginas 24
e 25 do livro didático de Geografia Espaço e Interação ou se preferir
solicitar os estudantes a leitura comentada
do texto Orientação
e Localização no Espaço Geográfico, estimulando- os a
fazer uma breve discussão sobre o texto, em seguida levantar seguintes
questões: O que você entende sobre o conteúdo abordado? Orientação e localização no espaço Geográfico Quando
você sai de seu bairro para outra cidade, não deve se preocupar apenas com a
distância entre esses lugares ou com o tempo que vai gastar para percorrê-la.
É preciso também observar qual a direção a ser tomada, pois é a partir do
lugar onde você está que poderá localizar o lugar para onde vai. Os
meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do
Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar
qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base
desses meios de orientação. Os
pontos cardeais são
quatro: norte, sul, leste e oeste.
O Sol é a estrela mais próxima
da Terra, nosso planeta. É a energia do Sol que ilumina e aquece
a Terra. Sem o Sol, seria impossível a vida em nosso planeta. Para você se orientar pelo Sol,
precisa saber onde ele aparece ou desaparece todos os dias. A direção em que o Sol aparece
todos os dias chama-se leste ou este,
ou nascente ou oriente. A direção em que
o Sol desaparece todos os dias
chama-se oeste ou poente ou ocidente. Sabendo onde estão o leste e o oeste,
você pode olhar as direções que faltam: sul e norte. É importante destacar que o Sol não
nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Existe uma pequena
variação, de acordo com as estações do ano (como no inverno e no verão). 1. Estenda
ou estique o braço direito na direção leste. 2. Estenda
ou estique o braço esquerdo na direção oeste. 3. Às
suas costas estará o sul. 4. À
sua frente estará o norte. Para nos orientarmos pela Lua,
procedemos da mesma maneira, pois a Lua também nasce a leste e se põe a
oeste. 2º aula Etapa 1e 2: Dando continuidade ao objeto de
conhecimento sobre Orientação e
localização no espaço Geográfico com
leitura e interpretação do texto disponível na apostila. Em seguida
questionamento e socialização.
O
Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas principais com o
formato de uma cruz. A estrela que se encontra na extremidade inferior da
cruz é a Estrela de Magalhães e indica o sul, por meio do qual se
podem encontrar os outros pontos cardeais. Orientação pela bússola A bússola é um meio de orientação muito
utilizado.
Rosa dos ventos Quando
você estiver localizando os elementos de sua escola, ou de outro ambiente
qualquer, talvez sinta alguma dificuldade em apontar a direção exata de
alguns deles. Como resolver essa dificuldade? Por meio dos pontos colaterais. Eles
também são quatro e estão situados entre os pontos cardeais.
São pontos colaterais: O nordeste (NE), entre
o norte e o leste; O sudeste (SE), entre
o sul e o leste; O sudoeste (SO), entre
o sul e o oeste. O noroeste (NO), entre
o norte e o oeste. Os pontos cardeais e
os pontos colaterais são as mais importantes direções da rosa dos ventos. Ao procurar uma
direção, você deve sempre se imaginar no centro da rosa dos ventos.htt
ps://yo utu.be/9W-_5k8q1Ms Os pontos cardeais Pontos cardeais são pontos principais ou
pontos fundamentais. Eles são os mais importantes pontos de orientação. Os pontos cardeais nos permitem dar uma
ordem ao espaço terrestre. Este espaço pode ser bem pequeno, como o seu
quarto, sua casa ou sua escola. Mas também pode ser grande como a sua cidade. Pode ser um espaço maior, como a região
em que se encontram sua cidade e todas as cidades vizinhas, bem como todo o
seu Estado ou nosso país. E maior ainda, como um continente ou todos os
continentes juntos e mais os oceanos, isto é, como o planeta Terra. Por: Wilson
Teixeira Moutinho
3º aula Etapa 1 e 2: Após a leitura e interpretação do texto o
professor(a) pode orientar aos estudantes a fazer à Atividade
prática ensinando a dobradura da rosa dos ventos, orientação disponível no
link:
https://youtu.be/TZbQ2qNWY2o?si=ux0J7feVphrfQBEF
ou trabalhar uma atividade lúdica Geografia
Lúdica: Competição Divertida da Rosa dos Ventos disponível no presente vídeo neste link: https://youtu.be/9W-_5k8q1Ms?si=cX8ZmMenDcmmqoL9 .
|
|
|
|
|















Nenhum comentário:
Postar um comentário