3º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O ANO DE - 2023

 

                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 Subtema:  Meio ambiente e sustentabilidade por amor a vida.

Unidade Temática: Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento:   Características da população brasileira.

 

Objetivo geral:

·         A intenção é propiciar situações nas quais os estudantes sejam instigados a apreenderem sobre à preservação do meio ambiente no Brasil.

·         Entender a importância da biodiversidade do território nacional os tipos de unidade de unidades  de Conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, com foco na geração de energia elétrica.

·         Entender a  regionalização dos elementos naturais do território brasileiro.
Compreender a regionalização do espaço brasileiro por critérios geoeconômicos

 

Ano: 7°           Período:10/04 a 28/04/2023                                         Nº de Aulas: 9

                                 HABILIDADES

(EF07GE03BN) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades

(EF07GE03IT)  Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários (povos Pataxó, dentre outras tribos), das comunidades remanescentes de quilombos , de povos das florestas dentre elas a Mata Atlântica das áreas litorâneas, de ribeirinhos entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

(EF07GE04): Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade , resiliência e vdeterminação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                                                 1ªAula

 

1.      ETAPA1 e 2 : Iniciar a etapa com um bom dia ou boa  tarde e chamada, em seguida explanação do objeto de conhecimento sobre  Características do  território brasileiro” apresentar as principais características físicas do território brasileiro, abordando relevo, hidrografia, clima e vegetação. Com base no estudo dessas características, buscamos entender também aspectos sociais e econômicos, decorrentes da influência da natureza no desenvolvimento dos modos de vida da sociedade. O professor(a) orienta os estudantes a fazer a leitura compartilhada  através das páginas 21 a 35 do capítulo 2 do livro didático Araribá Mais Geografia ou do texto disponível na apostila. Depois assista ao vídeo abaixo.

                                                                                         

1.      Leia o texto e observe as imagens. Depois assista ao vídeo abaixo.

 

         Características  físicas do território brasileiro     

 

É comum ver o uso dos termos “tempo” e “clima” para designar um mesmo estado atmosférico. Tempo e clima são elementos que se complementam na descrição do ambiente atmosférico. Esses conceitos, porém, referem-se a condições diferentes do ambiente, e usá-los como sinônimos é um equívoco.

Diferença entre tempo e clima

 

Tempo é o estado momentâneo das condições atmosféricas.

Tempo é o estado momentâneo das condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado lugar, em um determinado momento e está sujeito a variações. Quando alguém pergunta: “Como está o tempo hoje?”, pretende saber se está frio ou quente, seco ou úmido, chuvoso ou ensolarado. O tempo é, portanto, a condição atual da atmosfera, que pode mudar de um instante ao outro.

 Os climas do Brasil são bastante diversificados devido à extensão territorial e as diferentes características de cada região clima predominante do Brasil é o tropical. Clima é uma condição duradoura do ambiente atmosférico e equivale ao conjunto dos tipos de tempos mais comuns em um determinado lugar ao longo de um período de aproximadamente 30 anos.

 Assista ao vídeo “Tempo e Clima” com a Turminha CPTEC

https://www.youtube.com/watch?v=anmoep3uLCg

Agora  responda as perguntinhas abaixo

1-Como o dia amanheceu nublado ou ensolarado?

2- Está frio, chuvoso ou faz calor? 

3-Será um dia chuvoso ou ensolarado? Ou o dia vai ficar com sol e algumas nuvens, com chances de chuva à tarde?

4. Qual é a diferença entre clima e tempo?

5-Quais as  condições meteorológicas para o lugar onde você mora no dia de hoje?

6-Como é o clima predominante em nosso Brasil?

                                                                          

 2ªAula

 

Vegetação e clima: tudo sobre as paisagens climatobotânicas do ...ETAPA1: Nesta etapa o professor(a) pode ouvir o áudio do trecho da música “País Tropical”, promovendo um momento de escuta , reflexão e questionamentos. Em seguida orientar os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade proposta na apostila ou a da página 36 do livro didático Araribá Mais Geografia.

 Ouça a música: https://www.letras.mus.br/jorge-ben-jor/46647/.

 

 

 

 

 

 

 

Trecho da música “País Tropical”

Jorge Ben Jor                                                              Composição: Jorge Ben Jor / Wilson Simonal   

 Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza

Sambaby
Sambaby

Sou um menino de mentalidade mediana
Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém
Pois é, pois eu sou feliz
Muito feliz comigo mesmo

Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

1-Por que o Brasil é considerado um país tropical?

2-Você concorda que nosso país é bonito por natureza? Por quê?

 

 Assista ao vídeoResumo de Geografia: Climas do Brasil “

https://www.youtube.com/watch?v=e6ufzo7Kpg0

 

1-Em relação à linha do Equador, o Brasil localiza-se em qual hemisfério?

2-Em relação ao meridiano de Greenwich, o Brasil localiza-se em qual hemisfério?

3-O Brasil faz parte de qual continente?

4-O nosso país é banhado por qual oceano?

5. Quais são os climas do Brasil?

Crie um tema para a charge e escreva um pequeno texto.

 

Vídeos de revisão

OLHAR GEOGRÁFICO

Climas e vegetações ( do mundo)

https://www.youtube.com/watch?v=rLiaIGI3OUQ

VÍDEO AULA

Aprendendo com Vídeoaulas: Geografia: Vegetação ( BRASIL, DESENHO)

ED RIDEEL

https://www.youtube.com/watch?v=qeXwjGBzd6w

CLIMA  E

https://youtu.be/7Uz785bA9cA   

                                                                      3ªAula

 

ETAPA1:O professor(a) pode orientar os estudantes a fazer a leitura e interpretação texto disponível na apostila ou  da  página 26 do livro didático Araribá Mais Geografia.

 

                                                                        OS  CLIMAS DO BRASIL

 

Os elementos do clima, como temperatura e precipitações, estão associados aos processos de transformação e modelagem do relevo. Além disso, também estão fortemente  relacionados aos tipos de vegetação, à hidrografia, à agricultura e, consequentemente, exercem influência sobre o cotidiano das pessoas. Há inúmeros elementos que interferem no clima. Entre os mais importantes, destacam-se a temperatura do ar, a umidade relativa do ar, a radiação solar, as massas de ar e a altitude. No Brasil, país localizado na Zona Tropical, predominam climas quentes e úmidos, devido à maior parte do território brasileiro se situar em áreas de baixas latitudes.

 

 

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto orientar os estudantes a fazer a atividade complementar disponível na apostila.

                                                                           

 

              

                                                                        Atividade

 

 

1.      Considerando os tipos de clima que esão sendo estudados, preencha o quadro a parti do que é solicitado:

 

 

 

 

 

 

                                                                           4ªAula

 

ETAPA1: Nesta etapa se for possível o professor(a)  assistir com os estudantes o vídeo ( Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia) que estão disponível no link: https://youtu.be/VvZCzES_qPg . Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do vídeo.

ETAPA 2: Após assistir o vídeo, orientar os estudantes a fazer um mapa conceitual deixando-o livre para escolher um dos tema (Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia).

                                                                          5ªAula

ETAPA1: Iniciar a etapa com um bom dia ou boa tarde e chamada. Dando continuidade orientar os estudantes a fazer a leitura.           

Leitura do texto e em seguida responder as questões:

                                                           Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia

 

Um dos principais desafios da atualidade é garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, um modelo de desenvolvimento global capaz de satisfazer as necessidades da população sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Para assegurar a sustentabilidade, é preciso combater a pobreza e reduzir drasticamente as desigualdades sociais, garantindo oportunidades iguais a todos. Boa parte da população mundial atual consome muito mais do que necessita para sua sobrevivência, causando a redução dos recursos naturais do planeta. Ao mesmo tempo, a pobreza impede que parte significativa da população tenha acesso a bens e serviços básicos, como água tratada e alimentos de boa qualidade.

 MEGADIVERSIDADE

Os países que abrigam grande diversidade de espécies em seu território são denominados megadiversos. O Brasil é o primeiro colocado entre os 17 países mais ricos em biodiversidade do planeta. Veja quais são esses países no mapa a seguir.

A biodiversidade envolve toda a variedade de espécies de flora, fauna e microrganismos e a relação entre os organismos vivos. Países localizados em áreas de climas quentes e úmidos, com vastas florestas e  variedade de espécies, concentram a maior parcela dessa megadiversidade, embora enfrentem dificuldades para explorá-la de forma sustentável.

A POLÍTICA E A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

Em 1985 foi criado o Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente, que, na década seguinte, deu origem ao atual Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em 1989, foi criado o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que tem a responsabilidade de executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, conceder licenças ambientais e promover a fiscalização ambiental, entre outras competências. Em 2012, foi aprovado o Novo Código Florestal brasileiro, com o objetivo de aperfeiçoar os métodos de fiscalização das áreas de preservação permanente e de recursos legais.

No Brasil, o governo criou as Unidades de Conservação

 

Unidades Proteção Integral

Nas Unidades de Proteção Integral, o principal objetivo é manter a área praticamente intacta. Apresentam normas mais restritivas, não permitindo o consumo, a coleta ou qualquer tipo de dano aos recursos naturais. Dividem-se em: Estação Ecológica – área de preservação, com realização de pesquisas científicas e visitação com objetivo educacional. Reserva Biológica – área de preservação e recuperação dos ecossistemas alterados, permitindo apenas visitas com objetivo educacional. Parque Nacional – área de preservação e de beleza cênica, com realização de pesquisas científicas, atividades recreativas e educativas. Monumento Natural – área de preservação de lugares raros e de grande beleza cênica, com atividades de visitação (pode ser propriedade particular).

 Refúgio da Vida Silvestre – área de preservação para a existência e a reprodução de espécies, com atividades de visitação (pode ser propriedade particular).

Unidades de Uso Sustentável

 

Nas Unidades de Uso Sustentável, a conservação da natureza é conciliada com o uso sustentável dos recursos naturais, sendo permitida a coleta. As categorias são: Área de Proteção Ambiental – área pública ou particular com proteção da biodiversidade e organização da ocupação humana. Área de Relevante Interesse Ecológico – área pública ou particular com preservação de ecossistemas e baixa ocupação humana.

Floresta Nacional – abriga vegetação e população tradicional nativas.

Reserva Extrativista – área com população extrativista tradicional que permite visitação pública e realização de pesquisa científica. Reserva de Fauna – área natural que abriga animais nativos.

 Reserva de Desenvolvimento Sustentável – área natural com população tradicional que permite visitação pública e realização de pesquisa científica.

Reserva Particular do Patrimônio Natural – área particular de conservação da biodiversidade na qual são permitidas atividades diversas.

ETAPA 2: Após a leitura do texto pedi para copiar e responder no caderno as questões.

1.      Como denominados os países que abrigam diversidade espécies?

2.      Oque envolve a biodiversidade?

3.      E que ano foi criado o Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente?

4.      O que foi criado em1989, que tem a responsabilidade de executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, conceder licenças ambientais e promover a fiscalização ambiental, entre outras competências?

5.      No Brasil, o governo criou as Unidades de Conservação, quais são elas?

 

                                                                    6º- Aula

ETAPA 1 e 2: Nessa aula inicia com o levantamento prévio da aula anterior, em seguida apresentar um texto para leitura em seguida sugeri que responda as questões.

LEITURA DO TEXTO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Na década de 1970, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu para o aproveitamento do potencial hidráulico do rio Paraná. No ano seguinte, os dois países iniciaram a construção da usina Itaipu Binacional, que foi inaugurada em 1982. A energia produzida em Itaipu representa cerca de 17% do consumo brasileiro e 75% do consumo paraguaio. No entanto, o Paraguai utiliza menos de 10% da energia de Itaipu, vendendo o restante para o Brasil. Esse fato é explicado pelas dimensões reduzidas do país, cuja população total é de aproximadamente 6 milhões de pessoas (cerca de metade da população da cidade de São Paulo).

 Impactos socioambientais das hidrelétricas A produção de energia em usinas hidrelétricas não polui a atmosfera e traz benefícios à sociedade ao garantir o abastecimento para extensas áreas. Porém, a construção de hidrelétricas pode exigir a inundação de grandes áreas para a criação dos reservatórios de água, provocando diversos impactos socioambientais. Além de afetar a flora e a fauna locais, o alagamento das áreas represadas pode implicar o deslocamento da população que vive nas proximidades. Dessa forma, cidades, vilarejos e áreas destinadas à produção agropecuária podem desaparecer.

1.Os povos indígenas têm forte ligação com o meio em que vivem. De que maneira a construção de uma usina hidrelétrica pode afetar a vida desses povos?

2. Em que ano o Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu para o aproveitamento do potencial hidráulico do rio Paraná?

 

 

Se possível acessar o link: https://youtu.be/US2kDBH64gU e assistir o vídeo Fontes de energia no Brasil, para obter mais informações sobre o assunto.

                                         

                                                              7º Aula

ETAPA 1: Levantamento  prévio das aulas anteriores e pedir aos alunos montem um mapa do Brasil. 

                      

Formação do Território Brasileiro

Em fins do século XV, portugueses e espanhóis, entre outros povos europeus, lançavam-se em busca de novas terras para colonização. Chegaram às terras atualmente chamadas de América, onde estabeleceram tratados para dividir o território. Mais tarde, as terras ocupadas pelos portugueses formariam o Brasil. Como os portugueses não conheciam muito bem o território que colonizariam, as fronteiras ainda não estavam muito bem definidas. Para garantir o poder sobre as terras ocupadas, explorá-las e protegê-las da invasão de outros povos, como franceses, holandeses e espanhóis, em 1534 a Coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias, lotes de terras entregues pelo rei de Portugal à administração de nobres ou funcionários de sua confiança.

 Expansão territorial

O território inicialmente dominado pelos portugueses expandiu-se significativamente, ultrapassando a linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, que tinha delimitado as terras que cabiam aos espanhóis (a oeste) e aos portugueses (a leste). Muitos fatores contribuíram para a ocupação e a expansão do território desde então, entre os quais as bandeiras, incursões dos bandeirantes ao interior da colônia para aprisionar indígenas (que seriam escravizados) e buscar metais preciosos (ouro e prata), nos séculos XVI e XVII. Observe, no mapa a seguir, o processo de formação do território brasileiro.

 

Exploração econômica do território

A exploração econômica do território teve grande importância para a ocupação realizada pelos colonizadores. Nas primeiras décadas de colonização das terras sul-americanas, os colonos portugueses não encontraram metais preciosos; assim, começaram a explorar o pau-brasil ao longo do litoral para comercializá-lo na Europa. No século XVI, além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no nordeste do território, começou a ganhar importância. Nesse período, a ocupação colonial se concentrava no litoral.

ETAPA 1: Após a leitura responder a atividade proposta.

  Os textos acima tratam da história do descobrimento do Brasil. Leia-os e responda às questões abaixo de acordo com eles.

 

Em 22 de abril de comemora-se o descobrimento do Brasil. No entanto, o descobrimento das terras brasileiras pelos europeus, pode ser contestado.

1) Copie do texto a passagem que demonstra que o descobrimento pelos povos europeus pode ser contestado.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Qual país foi responsável pelo “descobrimento” do Brasil?

3) Qual foi o primeiro local de desembarque dos portugueses no Brasil?

4) Quais foram as denominações recebidas pelo Brasil na época do “descobrimento”?

5) Há quantos anos os portugueses desembarcaram oficialmente no Brasil?

 

Revisitando ideias

 

Observe a charge abaixo.

 

Fonte: https://imagohistoria.blogspot.com/2017/11/charges-historicas-brasil-colonia_25.html

 

O texto acima afirma que quando os portugueses desembarcaram no território brasileiro, suas terras já eram habitadas por milhões de índios que já desenvolviam aqui suas atividades. Baseado na charge acima e nos seus conhecimentos, aponte as ações que você acha que os portugueses tiveram com os povos indígenas para dominarem suas terras e tomarem seus recursos.

_______________________________________________________________________________________  _______________________________________________________________________________________

                                                         8º- AULA

ETAPA 1: Fazer a atividade complementar:

1) Marque a alternativa correta com relação ao texto.

 

O Objetivo da divisão da território brasileiro em capitanias hereditárias foi:

 

A) Afirmar o Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

B) Afirmar a posse do governo espanhol sobre as para as terras brasileiras.

C) Implantar um modelo de administração que fosse capaz de assegurar a posse portuguesa sobre o território e, ao mesmo tempo, tornar o Brasil uma colônia lucrativa.

D) Estabelecer o domínio português na porção oeste do território brasileiro.

 

  Divisão do Brasil – Tratado de Tordesilhas              Divisão Política Atual do Brasil

Questão 57 | Fuvest 2014 | Educação

 

Fonte: https://comodesenharbemfeito.com.br/mapa-do-brasil-para-colorir/

2) De acordo com o texto e com a análise dos mapas acima, faça o que se pede.

 

A) Cite 5 estados brasileiros atuais que pertenciam à Espanha de acordo com a divisão do Tratado de Tordesilhas.

___________________________________________________________________________________

 

B) Cite 5 estados brasileiros atuais que pertenciam a Portugal de acordo com a divisão do Tratado de Tordesilhas.

___________________________________________________________________________________

 

C) Qual país ficou com a maior parte das terras brasileiras, de acordo com a divisão do Tratado de Tordesilhas?

___________________________________________________________________________________

 

D) O estado em que você mora pertencia à Espanha ou a Portugal, de acordo com a divisão do Tratado de Tordesilhas?

___________________________________________________________________________________

                                                                          9º AULA

ETAPA 1 e 2: Nesta aula o aluno vai, conhecer a transformação e a utilização do lixo orgânico como elemento beneficiador ao meio ambiente;

 Elaborar e construir uma horta adubada com o lixo orgânico;

Conhecer a importância da reciclagem para o meio ambiente.

 

        Meio ambiente e sustentabilidade por amor à vida.

“Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente”.

 Solicitar aos alunos a assistir o vídeo sobre “Lixo Orgânico e Inorgânico que está disponível no acessar o link: https://youtu.be/PgmdzoME4xw para melhor compreender a importância da coleta seletiva. Em seguida sugerir a elaboração e construção de uma hortinha em casa, o professor é livre para melhor instruir os alunos. Após todo trabalho pedi que relata em forma de vídeo ou escrito todo processo do plantio.

                                                                      

 

                                                                                    

                                                                Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                     

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário