SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas
as formas de vida e para a vida!” Subtema: Meio ambiente e
sustentabilidade por amor a vida. |
Unidade Temática: Conexões
e Escalas Objetos do Conhecimento: Características da população brasileira. |
Objetivo
geral: ·
A intenção é propiciar
situações nas quais os estudantes sejam instigados a apreenderem sobre à
preservação do meio ambiente no Brasil. ·
Entender a importância
da biodiversidade do território nacional os tipos de unidade de unidades de Conservação e o uso sustentável dos
recursos naturais, com foco na geração de energia elétrica. ·
Entender a regionalização dos elementos naturais do
território brasileiro. |
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Ano: 7° Período:10/04 a
28/04/2023 Nº de Aulas: 9 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE03BN)
Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas
originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das
florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos
sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades (EF07GE03IT)
Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários (povos Pataxó, dentre
outras tribos), das comunidades remanescentes de quilombos , de povos das
florestas dentre elas a Mata Atlântica das áreas litorâneas, de ribeirinhos
entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas
comunidades. (EF07GE04):
Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a
diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim
como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir
pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade
,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade , resiliência e vdeterminação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos,sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequência terá uma duração
três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim
teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas
e nas atividades realizadas.
1ªAula 1. ETAPA1
e 2 : Iniciar a etapa com um bom dia ou
boa tarde e chamada, em seguida
explanação do objeto de conhecimento sobre
“
Características do território
brasileiro” apresentar as principais características físicas do território
brasileiro, abordando relevo, hidrografia, clima e vegetação. Com base no
estudo dessas características, buscamos entender também aspectos sociais e
econômicos, decorrentes da influência da natureza no desenvolvimento dos modos
de vida da sociedade. O professor(a) orienta os estudantes a fazer a leitura
compartilhada através das páginas 21 a
35 do capítulo 2 do livro didático Araribá Mais Geografia ou do texto
disponível na apostila. Depois
assista ao vídeo abaixo.
1. Leia o texto e observe as imagens.
Depois assista ao vídeo abaixo. Características físicas do território brasileiro É comum ver o uso
dos termos “tempo” e “clima” para designar um mesmo estado atmosférico. Tempo
e clima são elementos que se complementam na descrição do ambiente
atmosférico. Esses conceitos, porém, referem-se a condições diferentes do
ambiente, e usá-los como sinônimos é um equívoco. Diferença
entre tempo e clima
Tempo é o estado momentâneo das
condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado lugar, em um determinado
momento e está sujeito a variações. Quando alguém
pergunta: “Como está o tempo hoje?”, pretende saber se está frio ou quente,
seco ou úmido, chuvoso ou ensolarado. O tempo é, portanto, a condição atual
da atmosfera, que pode mudar de um instante ao outro. Os climas do Brasil são bastante
diversificados devido à extensão territorial e as diferentes características
de cada região O clima predominante
do Brasil é o tropical. Clima é uma condição duradoura do
ambiente atmosférico e equivale ao conjunto dos tipos de tempos mais comuns
em um determinado lugar ao longo de um período de aproximadamente 30 anos. Assista ao vídeo “Tempo e Clima” com a
Turminha CPTEC https://www.youtube.com/watch?v=anmoep3uLCg Agora responda as perguntinhas abaixo 1-Como
o dia amanheceu nublado ou ensolarado? 2- Está
frio, chuvoso ou faz calor? 3-Será
um dia chuvoso ou ensolarado? Ou o dia vai ficar com sol e algumas nuvens,
com chances de chuva à tarde? 4.
Qual é a diferença entre clima e tempo? 5-Quais
as condições meteorológicas para o lugar onde você mora no dia de hoje? 6-Como
é o clima predominante em nosso Brasil?
2ªAula ETAPA1: Nesta etapa o professor(a) pode ouvir o áudio do trecho
da música “País Tropical”, promovendo um momento de escuta , reflexão e
questionamentos. Em seguida orientar os estudantes a copiar e responder no
caderno a atividade proposta na apostila ou a da página 36 do livro didático
Araribá Mais Geografia. Ouça a música: https://www.letras.mus.br/jorge-ben-jor/46647/. Trecho da música “País Tropical” Jorge
Ben Jor
Composição: Jorge Ben Jor / Wilson Simonal Moro
num país tropical, abençoado por Deus Tenho
um fusca e um violão Sambaby Sou um
menino de mentalidade mediana Moro
num país tropical, abençoado por Deus 1-Por
que o Brasil é considerado um país tropical? 2-Você
concorda que nosso país é bonito por natureza? Por quê? Assista
ao vídeo “Resumo de Geografia: Climas do
Brasil “
https://www.youtube.com/watch?v=e6ufzo7Kpg0 1-Em
relação à linha do Equador, o Brasil localiza-se em qual hemisfério? 2-Em
relação ao meridiano de Greenwich, o Brasil localiza-se em qual hemisfério? 3-O
Brasil faz parte de qual continente? 4-O
nosso país é banhado por qual oceano? 5.
Quais são os climas do Brasil? Crie
um tema para a charge e escreva um pequeno texto. Vídeos
de revisão OLHAR
GEOGRÁFICO Climas e vegetações ( do mundo)
https://www.youtube.com/watch?v=rLiaIGI3OUQ VÍDEO
AULA Aprendendo com Vídeoaulas: Geografia: Vegetação ( BRASIL,
DESENHO)
ED RIDEEL
https://www.youtube.com/watch?v=qeXwjGBzd6w CLIMA E
3ªAula ETAPA1:O professor(a) pode orientar os
estudantes a fazer a leitura e interpretação texto disponível na apostila
ou da
página 26 do livro didático Araribá Mais Geografia.
OS CLIMAS DO BRASIL Os
elementos do clima, como temperatura e precipitações, estão associados aos processos
de transformação e modelagem do relevo. Além disso, também estão
fortemente relacionados aos tipos de
vegetação, à hidrografia, à agricultura e, consequentemente, exercem
influência sobre o cotidiano das pessoas. Há inúmeros elementos que interferem
no clima. Entre os mais importantes, destacam-se a temperatura do ar, a
umidade relativa do ar, a radiação solar, as massas de ar e a altitude. No
Brasil, país localizado na Zona Tropical, predominam climas quentes e úmidos,
devido à maior parte do território brasileiro se situar em áreas de baixas
latitudes. ETAPA
2: Após a leitura e interpretação do
texto orientar os estudantes a fazer a atividade complementar disponível na
apostila.
Atividade 1. Considerando
os tipos de clima que esão sendo estudados, preencha o quadro a parti do que
é solicitado:
4ªAula ETAPA1: Nesta etapa se for possível o professor(a) assistir com os estudantes o vídeo ( Meio ambiente, sustentabilidade e
fontes de energia) que
estão disponível no link: https://youtu.be/VvZCzES_qPg . Em seguida
iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que
considerem mais relenvates a respeito do vídeo. ETAPA 2: Após assistir o vídeo, orientar os estudantes a fazer um
mapa conceitual deixando-o livre para escolher um dos tema (Meio ambiente, sustentabilidade e
fontes de energia).
5ªAula ETAPA1: Iniciar
a etapa com um bom dia ou boa tarde e chamada. Dando continuidade orientar os
estudantes a fazer a leitura. Leitura do texto e em seguida
responder as questões:
Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia Um dos
principais desafios da atualidade é garantir o desenvolvimento sustentável,
ou seja, um modelo de desenvolvimento global capaz de satisfazer as
necessidades da população sem comprometer as necessidades das gerações
futuras. Para assegurar a sustentabilidade, é preciso combater a pobreza e
reduzir drasticamente as desigualdades sociais, garantindo oportunidades
iguais a todos. Boa parte da população mundial atual consome muito mais do
que necessita para sua sobrevivência, causando a redução dos recursos
naturais do planeta. Ao mesmo tempo, a pobreza impede que parte significativa
da população tenha acesso a bens e serviços básicos, como água tratada e
alimentos de boa qualidade. MEGADIVERSIDADE
Os países que abrigam grande
diversidade de espécies em seu território são denominados megadiversos. O
Brasil é o primeiro colocado entre os 17 países mais ricos em biodiversidade
do planeta. Veja quais são esses países no mapa a seguir. A biodiversidade
envolve toda a variedade de espécies de flora, fauna e microrganismos e a
relação entre os organismos vivos. Países localizados em áreas de climas
quentes e úmidos, com vastas florestas e
variedade de espécies, concentram a maior parcela dessa
megadiversidade, embora enfrentem dificuldades para explorá-la de forma
sustentável. A
POLÍTICA E A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL Em 1985 foi criado o Ministério do
Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente, que, na década seguinte, deu
origem ao atual Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em 1989, foi criado o
Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama), que tem a responsabilidade de executar ações das políticas nacionais
de meio ambiente, conceder licenças ambientais e promover a fiscalização
ambiental, entre outras competências. Em 2012, foi aprovado o Novo Código
Florestal brasileiro, com o objetivo de aperfeiçoar os métodos de
fiscalização das áreas de preservação permanente e de recursos legais. No
Brasil, o governo criou as Unidades de Conservação Unidades
Proteção Integral Nas Unidades de Proteção Integral, o
principal objetivo é manter a área praticamente intacta. Apresentam normas
mais restritivas, não permitindo o consumo, a coleta ou qualquer tipo de dano
aos recursos naturais. Dividem-se em: Estação Ecológica – área de preservação,
com realização de pesquisas científicas e visitação com objetivo educacional.
Reserva Biológica – área de preservação e recuperação dos ecossistemas
alterados, permitindo apenas visitas com objetivo educacional. Parque
Nacional – área de preservação e de beleza cênica, com realização de
pesquisas científicas, atividades recreativas e educativas. Monumento Natural
– área de preservação de lugares raros e de grande beleza cênica, com
atividades de visitação (pode ser propriedade particular). Refúgio da Vida Silvestre – área de
preservação para a existência e a reprodução de espécies, com atividades de
visitação (pode ser propriedade particular). Unidades
de Uso Sustentável Nas Unidades de Uso Sustentável, a conservação da natureza é
conciliada com o uso sustentável
dos recursos naturais, sendo permitida a coleta. As categorias são: Área de
Proteção Ambiental – área pública ou particular com proteção da
biodiversidade e organização da ocupação humana. Área de Relevante Interesse
Ecológico – área pública ou particular com preservação de ecossistemas e
baixa ocupação humana. Floresta Nacional – abriga vegetação e
população tradicional nativas. Reserva Extrativista – área com
população extrativista tradicional que permite visitação pública e realização
de pesquisa científica. Reserva de Fauna – área natural que abriga animais
nativos. Reserva de Desenvolvimento Sustentável –
área natural com população tradicional que permite visitação pública e
realização de pesquisa científica. Reserva Particular do Patrimônio
Natural – área particular de conservação da biodiversidade na qual são
permitidas atividades diversas. ETAPA 2: Após a leitura do texto pedi para copiar e responder no
caderno as questões. 1.
Como denominados os
países que abrigam diversidade espécies? 2.
Oque envolve a
biodiversidade? 3.
E que ano foi criado
o Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente? 4.
O que foi criado
em1989, que tem a responsabilidade de executar ações das políticas nacionais
de meio ambiente, conceder licenças ambientais e promover a fiscalização
ambiental, entre outras competências? 5.
No Brasil, o governo
criou as Unidades de Conservação, quais são elas?
6º- Aula ETAPA 1 e 2: Nessa aula inicia com o
levantamento prévio da aula anterior, em seguida apresentar um texto para
leitura em seguida sugeri que responda as questões. LEITURA DO TEXTO:
Na década de 1970, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu
para o aproveitamento do potencial hidráulico do rio Paraná. No ano seguinte,
os dois países iniciaram a construção da usina Itaipu Binacional, que foi
inaugurada em 1982. A energia produzida em Itaipu representa cerca de 17% do
consumo brasileiro e 75% do consumo paraguaio. No entanto, o Paraguai utiliza
menos de 10% da energia de Itaipu, vendendo o restante para o Brasil. Esse
fato é explicado pelas dimensões reduzidas do país, cuja população total é de
aproximadamente 6 milhões de pessoas (cerca de metade da população da cidade
de São Paulo). Impactos socioambientais das hidrelétricas A
produção de energia em usinas hidrelétricas não polui a atmosfera e traz
benefícios à sociedade ao garantir o abastecimento para extensas áreas.
Porém, a construção de hidrelétricas pode exigir a inundação de grandes áreas
para a criação dos reservatórios de água, provocando diversos impactos
socioambientais. Além de afetar a flora e a fauna locais, o alagamento das
áreas represadas pode implicar o deslocamento da população que vive nas
proximidades. Dessa forma, cidades, vilarejos e áreas destinadas à produção
agropecuária podem desaparecer. 1.Os
povos indígenas têm forte ligação com o meio em que vivem. De que maneira a
construção de uma usina hidrelétrica pode afetar a vida desses povos? 2. Em que ano o Brasil e Paraguai
assinaram o Tratado de Itaipu para o aproveitamento do potencial hidráulico
do rio Paraná? Se possível acessar o link: https://youtu.be/US2kDBH64gU e assistir o
vídeo Fontes de energia no Brasil, para obter mais informações sobre o
assunto.
7º Aula ETAPA 1: Levantamento prévio das aulas anteriores e pedir aos
alunos montem um mapa do Brasil. Formação do Território Brasileiro Em fins do
século XV, portugueses e espanhóis, entre outros povos europeus, lançavam-se
em busca de novas terras para colonização. Chegaram às terras atualmente
chamadas de América, onde estabeleceram tratados para dividir o território.
Mais tarde, as terras ocupadas pelos portugueses formariam o Brasil. Como os
portugueses não conheciam muito bem o território que colonizariam, as
fronteiras ainda não estavam muito bem definidas. Para garantir o poder sobre
as terras ocupadas, explorá-las e protegê-las da invasão de outros povos,
como franceses, holandeses e espanhóis, em 1534 a Coroa portuguesa dividiu o
território em capitanias hereditárias, lotes de terras entregues pelo rei de
Portugal à administração de nobres ou funcionários de sua confiança. Expansão
territorial O território
inicialmente dominado pelos portugueses expandiu-se significativamente,
ultrapassando a linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, que tinha
delimitado as terras que cabiam aos espanhóis (a oeste) e aos portugueses (a
leste). Muitos fatores contribuíram para a ocupação e a expansão do
território desde então, entre os quais as bandeiras, incursões dos
bandeirantes ao interior da colônia para aprisionar indígenas (que seriam
escravizados) e buscar metais preciosos (ouro e prata), nos séculos XVI e
XVII. Observe, no mapa a seguir, o processo de formação do território
brasileiro. Exploração econômica do território A exploração
econômica do território teve grande importância para a ocupação realizada
pelos colonizadores. Nas primeiras décadas de colonização das terras
sul-americanas, os colonos portugueses não encontraram metais preciosos;
assim, começaram a explorar o pau-brasil ao longo do litoral para
comercializá-lo na Europa. No século XVI, além da exploração do pau-brasil, a
produção de cana-de-açúcar, principalmente no nordeste do território, começou
a ganhar importância. Nesse período, a ocupação colonial se concentrava no
litoral. ETAPA 1: Após a leitura responder a atividade proposta. Os textos
acima tratam da história do descobrimento do Brasil. Leia-os e responda às questões abaixo de acordo com
eles. Em 22 de abril de comemora-se o descobrimento do Brasil. No
entanto, o descobrimento das
terras brasileiras pelos europeus, pode
ser contestado. 1) Copie do texto a passagem que demonstra que o descobrimento pelos povos
europeus pode ser contestado. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2) Qual país foi responsável pelo “descobrimento” do Brasil? 3) Qual foi o primeiro local de
desembarque dos portugueses no Brasil? 4) Quais foram as denominações recebidas
pelo Brasil na época do “descobrimento”? 5) Há quantos anos os portugueses
desembarcaram oficialmente no Brasil? Revisitando ideias Observe
a charge abaixo. Fonte:
https://imagohistoria.blogspot.com/2017/11/charges-historicas-brasil-colonia_25.html O texto acima afirma que quando os portugueses
desembarcaram no território brasileiro, suas terras já eram habitadas por
milhões de índios que já desenvolviam aqui suas atividades. Baseado na charge
acima e nos seus conhecimentos, aponte
as ações que você acha que os portugueses tiveram com os povos indígenas
para dominarem suas terras e tomarem seus recursos. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________
8º- AULA ETAPA
1: Fazer
a atividade complementar: 1) Marque a alternativa correta com relação ao texto. O Objetivo da divisão da território brasileiro em capitanias hereditárias foi: A) Afirmar o Tratado de Tordesilhas, assinado por
Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre
Portugal e Espanha. B) Afirmar a posse do governo espanhol
sobre as para as terras brasileiras. C) Implantar um modelo de administração
que fosse capaz de assegurar a posse portuguesa sobre o território e, ao
mesmo tempo, tornar o Brasil uma colônia lucrativa. D) Estabelecer o domínio português na porção oeste
do território brasileiro.
Divisão do Brasil – Tratado de Tordesilhas Divisão Política Atual do
Brasil Fonte: https://comodesenharbemfeito.com.br/mapa-do-brasil-para-colorir/ 2) De acordo com
o texto e com a análise dos mapas
acima, faça o que se pede. A) Cite 5 estados brasileiros atuais que pertenciam à Espanha de acordo com a
divisão do Tratado de Tordesilhas. ___________________________________________________________________________________ B) Cite 5 estados brasileiros atuais que pertenciam a Portugal de acordo com a
divisão do Tratado de Tordesilhas. ___________________________________________________________________________________ C) Qual país ficou com a maior parte das terras
brasileiras, de acordo com a divisão do Tratado de Tordesilhas? ___________________________________________________________________________________ D) O estado em que você mora pertencia à Espanha ou a
Portugal, de acordo com a divisão do Tratado de Tordesilhas? ___________________________________________________________________________________
9º AULA ETAPA 1 e 2: Nesta aula o aluno vai, conhecer a transformação e a utilização
do lixo orgânico como elemento beneficiador ao meio
ambiente; Elaborar e construir uma horta adubada com
o lixo orgânico; Conhecer a
importância da reciclagem para o meio ambiente. Meio
ambiente e sustentabilidade por amor à vida. “Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com
ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser
utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa
de prejudicar o meio ambiente”. Solicitar aos alunos a assistir o vídeo
sobre “Lixo Orgânico e Inorgânico que está disponível no acessar o link: https://youtu.be/PgmdzoME4xw para
melhor compreender a importância da coleta seletiva. Em seguida sugerir a
elaboração e construção de uma hortinha em casa, o professor é livre para
melhor instruir os alunos. Após todo trabalho pedi que relata em forma de
vídeo ou escrito todo processo do plantio.
Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós...
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