SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
TEMA: Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento. Subtema: Construindo
conhecimento e afetividade na Geografia. |
Unidade
Temática:
O sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento:
A Hegemonia Europeia na Economia, Política e
na Cultura . |
|
Objetivo
geral: ·
Compreender
os conceitos dos sistemas econômicos e políticos e comparar características do
socialismo e capitalismo; ·
Compreender
o processo de globalização e a influência que exerce na integração mundial; ·
Analisar
as crises econômicas atreladas ao sistema capitalista. |
||
Ano: 9º Período: 11/04/2022 a 22/04/2022 Nº
de Aulas: 4 |
||
HABILIDADES |
||
|
||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
||
|
||
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||
OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais
facil a avaliação de desempenho da
participação nas aulas e nas atividades
realizadas. 1ª AULA ETAPA 1 e 2:
Levantamento prévio da aula anterior, em
seguida uma revisão do “Continente Americano”. O professor pode fazer a leitura
do texto resumido sobre o continente americano,
logo após o resumo pode ser escrito no quadro ou quem puder imprimir e fazer
a leitura compartilhada. TEXTO PARA LEITURA: Continente
Americano A América –
que também costuma ser chamada de “Américas” quando tratada em seu todo – é
um continente localizado nos hemisférios norte, sul e ocidental, situando-se
entre os oceanos Pacífico e Antártico. A sua área de 42.459.000 km² torna-a o
segundo maior continente do mundo, ficando atrás apenas da Ásia. É o continente
com maior extensão no sentido norte-sul, sendo o único a ocupar todas as
faixas climáticas do planeta, uma vez que é cortado pela Linha do Equador e
também pelos dois trópicos (Câncer e Capricórnio). Aspectos
populacionais da América Com uma
população de 953,6 milhões de pessoas (2012), o continente americano é o
terceiro mais habitado, depois da Ásia e da África. Em virtude do processo de
colonização de seus territórios, há uma grande variedade étnica, envolvendo
os inúmeros povos nativos que habitavam em tempos pré-colombianos, grupos
identitários europeus e as várias etnias africanas, advindas por meio do
processo de escravidão colonial. Divisões
regionais da América Em termos de
divisão regional, há várias maneiras de classificar e agrupar os países
americanos. As duas formas mais utilizadas obedecem à posição geográfica e às
composições etnolinguísticas. Na primeira
divisão, esse continente é dividido em América do Norte, Central e do Sul.
Isso porque, na verdade, ele é formado por duas grandes massas de terras
unidas por um istmo (porção continental mais estreita).
Essas massas continentais são as Américas do Norte e do Sul, enquanto a
pequena porção de terras e ilhas compõem a América Central.
2°
AULA ETAPA 1 e 2: Nesta
aula se possível, imprimir o mapa e pedi
para que os alunos pintem cada pais do continente Americano de cores
diferentes. Se não tiver como imprimir, utilizar o livro do 8º ano, peça que
os alunos decalquem o mapa em seu caderno, depois pintem e coloquem o nome
dos países, assim eles irão conseguir fixar a localização dos países do
continente americano. NOME:
________________________________________________ TURMA:_________________
3° AULA ETAPA 1 e 2: Inicie a aula fazendo um breve relato sobre aula anterior
que estudou sobre “O continente americano”. Para iniciar o desenvolvimento da
habilidade (EF09GE01),
O professor fará uma aula expositiva abordando o conceito de “Hegemonia
Europeia”.
4°AULA ETAPA 1 e 2: Após a
leitura, discussão e questionamento sobre o objeto de conhecimento abordado,
solicitar os alunos a fazerem a atividade disponível na apostila. ATIVIDADE 1. Complete: a) A Hegemonia ___________________é basicamente o acúmulo de poder __________________, _________________e da Europa em relação ao resto do _________________. b) O marco inicial da construção da hegemonia da Europa no mundo foi a __________________________________. c) Na concepção europeia, o restante do mundo se limita a um “canteiro” de exploração _________________, _________________ e _________________, mão de obra e mercado _________________. d) . A influência da hegemonia_________________ no Brasil pode ser notada principalmente na _________________, na_________________, na _________________e _________________. 2. Responda: a. De que forma a hegemonia europeia se estendeu pelo mundo? ________________________________________________________ ________________________________________________________ b. Cite eventos que são exemplos da hegemonia europeia. ________________________________________________________ ________________________________________________________ c. Por que o planisfério de Mercador é considerado eurocêntrico? ________________________________________________________ ________________________________________________________ d. Com base nos conhecimentos adquiridos, podemos identificar a influência europeia no nosso município? De que forma? ________________________________________________________ ________________________________________________________. 3. Coloque V para verdadeiro e F para falso: ( ) A hegemonia pode ser de vários tipos: Política, militar, econômica e cultural. ( ) A influência da hegemonia europeia no Brasil não pode ser notada. ( ) A expansão marítimo-comercial europeia nos séculos XV, XVI e XVII foi o marco inicial da construção da hegemonia da Europa. ( ) A Europa foi e ainda continua sendo o
palco das grandes realizações humanas.
ETAPA
2:Correção da atividade e
socialização. Sugestão: O professor é livre para fazer
modificações na sequência ou utilizar outra atividade de acordo a realidade
de suas turmas desde que não fuja do objeto de conhecimento. ____________________________________________________________________________________ Referencias: Livro Didático- Encontros Geografia/ 9º ano-
Araribá Mais Geografia Continente Americano- https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-continente-americano.htm Hegemonia Europeia- https://treinamento24.com/library/lecture/read/751167-o-que-e-hegemonia-europeia-na-economia-na-politica-e-na-cultura .
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário