3º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 9º ANO - 2022

 

                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema:  Construindo conhecimento e afetividade na Geografia.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento:  A Hegemonia Europeia na Economia, Política e na Cultura .

Objetivo geral:  

·         Compreender os conceitos dos sistemas econômicos e políticos e comparar características do socialismo e capitalismo;

·         Compreender o processo de globalização e a influência que exerce na integração mundial;

·         Analisar as crises econômicas atreladas ao sistema capitalista.

 

Ano:                           Período: 11/04/2022  a  22/04/2022                               Nº de Aulas: 4

                                                                      HABILIDADES

 

(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE01BA) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares, destacando a repercussão no território brasileiro e no baiano.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

             COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

 

 

                                                                         1ª AULA

 

 

 

 ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida uma revisão do “Continente Americano”. O professor pode fazer a leitura do texto resumido sobre o continente americano, logo após o resumo pode ser escrito no quadro ou quem puder imprimir e fazer a leitura compartilhada.

TEXTO PARA LEITURA:

Continente Americano

América – que também costuma ser chamada de “Américas” quando tratada em seu todo – é um continente localizado nos hemisférios norte, sul e ocidental, situando-se entre os oceanos Pacífico e Antártico. A sua área de 42.459.000 km² torna-a o segundo maior continente do mundo, ficando atrás apenas da Ásia.

É o continente com maior extensão no sentido norte-sul, sendo o único a ocupar todas as faixas climáticas do planeta, uma vez que é cortado pela Linha do Equador e também pelos dois trópicos (Câncer e Capricórnio).

Aspectos populacionais da América

Com uma população de 953,6 milhões de pessoas (2012), o continente americano é o terceiro mais habitado, depois da Ásia e da África. Em virtude do processo de colonização de seus territórios, há uma grande variedade étnica, envolvendo os inúmeros povos nativos que habitavam em tempos pré-colombianos, grupos identitários europeus e as várias etnias africanas, advindas por meio do processo de escravidão colonial.

Divisões regionais da América

Em termos de divisão regional, há várias maneiras de classificar e agrupar os países americanos. As duas formas mais utilizadas obedecem à posição geográfica e às composições etnolinguísticas.

Na primeira divisão, esse continente é dividido em América do Norte, Central e do Sul. Isso porque, na verdade, ele é formado por duas grandes massas de terras unidas por um istmo (porção continental mais estreita). Essas massas continentais são as Américas do Norte e do Sul, enquanto a pequena porção de terras e ilhas compõem a América Central.                                                 

                                                                         2° AULA

ETAPA 1 e 2: Nesta aula se possível, imprimir o mapa e pedi para que os alunos pintem cada pais do continente Americano de cores diferentes. Se não tiver como imprimir, utilizar o livro do 8º ano, peça que os alunos decalquem o mapa em seu caderno, depois pintem e coloquem o nome dos países, assim eles irão conseguir fixar a localização dos países do continente americano.

 

 

 

NOME:  ________________________________________________  TURMA:_________________

                                                                              3° AULA

ETAPA 1 e 2: Inicie a aula fazendo um breve relato sobre aula anterior que estudou sobre “O continente americano”. Para iniciar o desenvolvimento da habilidade (EF09GE01), O professor fará uma aula expositiva abordando o conceito de “Hegemonia Europeia”.

                                                                               

                                                                               4°AULA

ETAPA 1 e 2: Após a leitura, discussão e questionamento sobre o objeto de conhecimento abordado, solicitar os alunos a fazerem a atividade disponível na apostila.

                                                                          ATIVIDADE

1. Complete:

 a) A Hegemonia ___________________é basicamente o acúmulo de poder __________________, _________________e da Europa em relação ao resto do _________________.

b) O marco inicial da construção da hegemonia da Europa no mundo foi a __________________________________.

c) Na concepção europeia, o restante do mundo se limita a um “canteiro” de exploração _________________, _________________ e _________________, mão de obra e mercado _________________.

d) . A influência da hegemonia_________________ no Brasil pode ser notada principalmente na _________________, na_________________, na _________________e _________________.

2. Responda: a. De que forma a hegemonia europeia se estendeu pelo mundo? ________________________________________________________ ________________________________________________________ b. Cite eventos que são exemplos da hegemonia europeia. ________________________________________________________ ________________________________________________________ c. Por que o planisfério de Mercador é considerado eurocêntrico? ________________________________________________________ ________________________________________________________ d. Com base nos conhecimentos adquiridos, podemos identificar a influência europeia no nosso município? De que forma? ________________________________________________________ ________________________________________________________.

3. Coloque V para verdadeiro e F para falso:

( ) A hegemonia pode ser de vários tipos: Política, militar, econômica e cultural.

( ) A influência da hegemonia europeia no Brasil não pode ser notada.

( ) A expansão marítimo-comercial europeia nos séculos XV, XVI e XVII foi o marco inicial da construção da hegemonia da Europa.

( ) A Europa foi e ainda continua sendo o palco das grandes realizações humanas.

                                                            

                                                                           

ETAPA 2:Correção da atividade e socialização.

 

Sugestão: O professor é livre para fazer modificações na sequência ou utilizar outra atividade de acordo a realidade de suas turmas desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

 

____________________________________________________________________________________

 Referencias:

 Livro Didático- Encontros Geografia/ 9º ano- Araribá Mais Geografia

 Continente Americano-    https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-continente-americano.htm

  Hegemonia Europeia-  https://treinamento24.com/library/lecture/read/751167-o-que-e-hegemonia-europeia-na-economia-na-politica-e-na-cultura .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário