SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o
Novo Normal! Subtema: Escola
lugar de Sustentabilidade e conhecimento geográfico. |
Unidade
Temática:
Conexão e Escala Objetos
do conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e
local (Estado, nação e Estado-nação / Região e regionalização/ Regionalizações
do espaço mundial) |
Objetivo
geral: Aplicar os
conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de
conflitos e tensões, conhecendo as principais características do imperialismo
para entender as mudanças ocorridas no espaço geográfico durante esse período
e as principais características da Nova Ordem Mundial. |
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Ano: 8º Período:
01/04 a 19/04/24 Nº
de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE03) analisar
aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando
características da população mundial (distribuição das religiões). (EF08GE05)
aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento
de conflitos e tensões na contemporaneidade. (EF08GE09) analisar
padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos
produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência a regionalização
em países centrais e países periféricos no imperialismo. (EF08GE20)
analisar características de grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos políticos e econômicos da regionalização em países
centrais e países periféricos no imperialismo. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Utilizar
os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro
,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de
três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim
teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação
de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. |
Sugestão
:
O professor usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção de atividade.
1º AULA
ETAPA 1 e 2: Inicie a aula
com um bom dia/boa tarde e chamada , em seguida expor aos estudantes o tema “Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal.” que será trabalhado durante a
unidade dando início na próxima sequência. Em seguida, faça a revisão do
conteúdo “Estado, Nação e Estado-Nação”. O professor(a) explicará os conceitos,
após a explicação solicitar que os alunos façam as atividades das páginas 20 e
21.
2º AULA
ETAPA 1: Nesta etapa faça
a exposição do conteúdo “Região e
Regionalização”. O professor(a) explicará os conceitos, após a explicação
escrever no quadro um mapa mental e pedir aos estudantes para reescreverem no
caderno. Ao longo da exposição deve reforçar em sua explicação que, no estudo
do espaço geográfico, agrupar países por região, de acordo com uma ou mais
características comuns, apesar de criar generalizações, possibilita estudá-los
em vários aspectos e em conjunto. Também deve esclarecer que toda
regionalização é uma construção humana e, portanto, requer sempre atenção aos
critérios utilizados. Em seguida, o professor(a) pode solicitar que os alunos
respondam as atividades das páginas 22 e 23 do material didático.
ETAPA 2: Dando
continuação, o professor(a) pode solicitar que os alunos respondam as
atividades das páginas 22 e 23 do material didático.
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR
1.
Explique o conceito de região e suas
principais aplicações.
2.
Qual é o critério da regionalização por
continentes? Por que Europa e Ásia se separam se estão ligados pela superfície?
3.
Descreva como o mundo é dividido na
regionalização histórico geográfica.
4.
Sobre o conceito de região e suas
aplicações, julgar as afirmações, marcando-as com V (verdadeira) ou (falsa),
justificando sua resposta.
I.
As regionalizações produzidas com base
em critérios naturais são construções humanas, já que são os seres humanos quem
determinam os limites entre as regiões com base em observações e estudos.
II.
Qualquer região deve ser estudada como
uma unidade homogênea, que não possui diversidades internas nem relação com
outros espaços.
III.
As regiões são importantes ferramentas
de trabalho para a Geografia, mas seu estudo requer alguns cuidados para que
não se caia em generalizações exageradas.
a)
V-V-V
b)
V-F-F
c)
F-F-F
d)
V-F-V
3º AULA
ETAPA 1: Faça a exposição
do conteúdo “Regionalizações do Espaço
Mundial”. Iniciar a aula destacando os conceitos de potências mundiais e
ordem mundial. Comentar que a ordem mundial define as relações políticas,
econômicas, diplomáticas e militares entre as potências na disputa pelo poder e
pela hegemonia do mundo. Explicar que a ordem mundial vigente no final do
século XIX era multipolar, com predomínio de países europeus como potências
mundiais, sendo o imperialismo a política vigente.
ETAPA 2: Em seguida, o
professor pode solicitar que os alunos respondam as atividade das página 25 do
material didático.
4º AULA
ETAPA 1: Dar continuidade
ao conteúdo da aula anterior. Comentar
que as disputas entre as potências mundiais por áreas de influência, mercados consumidores,
matérias-primas e fontes de energia, associadas aos pesados investimentos que
realizaram em tecnologia bélica e à política de alianças que começou a se
estabelecer, constituem os principais motivos para o início da Primeira Guerra
Mundial. Solicitar aos estudantes que analisem os mapas 1 e 2 da página 26, que
mostram a organização territorial da Europa antes e depois da Primeira Guerra
Mundial.
ETAPA 2: Após analisarem
os mapas 1 e 2 da página 26, que mostram a organização territorial da Europa
antes e depois da Primeira Guerra Mundial, pergunte aos estudantes quais foram
as principais mudanças que ocorreram entre os mapas e façam as anotações em
seus cadernos. Solicitar que os alunos respondam as atividade das página 27 do
material didático.
5º AULA
ETAPA 1: Ao iniciar a
etapa o professor(a) pode apresentar aos estudantes as principais mudanças ocorridas
no cenário geopolítico mundial a partir do final da Segunda Guerra, que marcou o
início da Guerra Fria, caracterizada pelo equilíbrio tenso de forças entre os
Estados Unidos e a União Soviética. Aproveite para retomar conceitos
trabalhados na sequência anterior, como nação, Estado, território e país, a fim
de destacar aos alunos questões como hegemonia e autonomia, que surgem em
conflitos, estão diretamente relacionadas a esses termos.
ETAPA 2: Ao iniciar a
etapa o professor(a) aproveite para retomar conceitos
trabalhados na sequência anterior, como nação, Estado, território e país, a fim
de destacar aos estudantes questões como hegemonia e autonomia, que surgem em
conflitos, estão diretamente relacionadas a esses termos. Trabalhar com eles os
conceitos de Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. Após a explicação, solicitar
que realizem as atividades da página 29.
6º AULA
ETAPA
1: Nesta
aula levantamento prévio da aula anterior, o professor(a) pode orientar aos
estudantes a copiar e responder no caderno a atividade proposta na sequência
didática.
Atividade
Responda
no caderno as questões a seguir:
1. Como se
caracterizou a Guerra Fria?
2. O que
pretendiam Estados Unidos e União Soviética com a corrida espacial?
3. Explique
a importância da geopolítica para o entendimento dos conflitos mundiais.
4. Entre as
causas de conflitos mundiais, podemos destacar o interesse em recursos naturais
e energéticos. Diante dessa afirmação, responda:
a) Que
recurso energético natural é uma das principais causas de conflitos no mundo?
b) Por que
esse recurso se tornou alvo de disputas?
5. Indique
três causas de conflitos e tensões entre países.
Sugestão de atividades :
RECURSOS: ( 20 a 21, 22 a 23, 23. 24 a 29) Livro didático; (x) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( ) Computador; ( )
Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( x) Trabalho; ( )
Resolução de Exercícios/Livro páginas: (
23 )
( ) Seminários; (x )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;
( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da
participação; Outros:
REFERENCIAS:
Livro didático
Geografia Espaço e Interação.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-regionalizacao-mundo.htm#:~:text=Regionalizar%20significa%20dividir%20o%20espaço,meio%20de%20suas%20características%20comuns. Acesso
em 23-03-2024
https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-fria.htm Acesso
em 26-03-2024
Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós...
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