3º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 8º ANO -2024

 

                                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema:   Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Escola lugar de Sustentabilidade e conhecimento geográfico.

Unidade Temática: Conexão e Escala

Objetos do conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local (Estado, nação e Estado-nação / Região e regionalização/ Regionalizações do espaço mundial)

Objetivo geral: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões, conhecendo as principais características do imperialismo para entender as mudanças ocorridas no espaço geográfico durante esse período e as principais características da Nova Ordem Mundial.

Ano:                          Período: 01/04 a 19/04/24                                              Nº de Aulas: 6

                            HABILIDADES

 (EF08GE03) analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população mundial (distribuição das religiões).

(EF08GE05) aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.

 (EF08GE09) analisar padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência a regionalização em países centrais e países periféricos no imperialismo.

(EF08GE20) analisar características de grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos políticos e econômicos da regionalização em países centrais e países periféricos no imperialismo.

 

              COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

                  COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

       COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.

   

 

Sugestão : O professor  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção  de atividade.                                                                       

 

1º AULA

 

ETAPA 1 e 2: Inicie a aula com um bom dia/boa tarde e chamada , em seguida expor aos estudantes o tema “Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal.” que será trabalhado durante a unidade dando início na próxima sequência. Em seguida, faça a revisão do conteúdo “Estado, Nação e Estado-Nação”. O professor(a) explicará os conceitos, após a explicação solicitar que os alunos façam as atividades das páginas 20 e 21.

 

                                           

 

2º AULA

 

ETAPA 1: Nesta etapa faça a exposição do conteúdo “Região e Regionalização”. O professor(a) explicará os conceitos, após a explicação escrever no quadro um mapa mental e pedir aos estudantes para reescreverem no caderno. Ao longo da exposição deve reforçar em sua explicação que, no estudo do espaço geográfico, agrupar países por região, de acordo com uma ou mais características comuns, apesar de criar generalizações, possibilita estudá-los em vários aspectos e em conjunto. Também deve esclarecer que toda regionalização é uma construção humana e, portanto, requer sempre atenção aos critérios utilizados. Em seguida, o professor(a) pode solicitar que os alunos respondam as atividades das páginas 22 e 23 do material didático.

 

 

 

 

 

 


ETAPA 2: Dando continuação, o professor(a) pode solicitar que os alunos respondam as atividades das páginas 22 e 23 do material didático.

 

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

1.      Explique o conceito de região e suas principais aplicações.

 

2.      Qual é o critério da regionalização por continentes? Por que Europa e Ásia se separam se estão ligados pela superfície?

 

3.      Descreva como o mundo é dividido na regionalização histórico geográfica.

 

4.      Sobre o conceito de região e suas aplicações, julgar as afirmações, marcando-as com V (verdadeira) ou (falsa), justificando sua resposta.

 

I.                   As regionalizações produzidas com base em critérios naturais são construções humanas, já que são os seres humanos quem determinam os limites entre as regiões com base em observações e estudos.

II.                Qualquer região deve ser estudada como uma unidade homogênea, que não possui diversidades internas nem relação com outros espaços.

III.             As regiões são importantes ferramentas de trabalho para a Geografia, mas seu estudo requer alguns cuidados para que não se caia em generalizações exageradas.

 

a)                  V-V-V

b)                  V-F-F

c)                  F-F-F

d)                 V-F-V

 

3º AULA

 

ETAPA 1: Faça a exposição do conteúdo “Regionalizações do Espaço Mundial”. Iniciar a aula destacando os conceitos de potências mundiais e ordem mundial. Comentar que a ordem mundial define as relações políticas, econômicas, diplomáticas e militares entre as potências na disputa pelo poder e pela hegemonia do mundo. Explicar que a ordem mundial vigente no final do século XIX era multipolar, com predomínio de países europeus como potências mundiais, sendo o imperialismo a política vigente.

 

 

ETAPA 2: Em seguida, o professor pode solicitar que os alunos respondam as atividade das página 25 do material didático.

 

4º AULA

 

ETAPA 1: Dar continuidade ao conteúdo da aula anterior. Comentar que as disputas entre as potências mundiais por áreas de influência, mercados consumidores, matérias-primas e fontes de energia, associadas aos pesados investimentos que realizaram em tecnologia bélica e à política de alianças que começou a se estabelecer, constituem os principais motivos para o início da Primeira Guerra Mundial. Solicitar aos estudantes que analisem os mapas 1 e 2 da página 26, que mostram a organização territorial da Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial.

 

ETAPA 2: Após analisarem os mapas 1 e 2 da página 26, que mostram a organização territorial da Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial, pergunte aos estudantes quais foram as principais mudanças que ocorreram entre os mapas e façam as anotações em seus cadernos. Solicitar que os alunos respondam as atividade das página 27 do material didático.

 

 

 

5º AULA

 

ETAPA 1: Ao iniciar a etapa o professor(a) pode apresentar aos estudantes as principais mudanças ocorridas no cenário geopolítico mundial a partir do final da Segunda Guerra, que marcou o início da Guerra Fria, caracterizada pelo equilíbrio tenso de forças entre os Estados Unidos e a União Soviética. Aproveite para retomar conceitos trabalhados na sequência anterior, como nação, Estado, território e país, a fim de destacar aos alunos questões como hegemonia e autonomia, que surgem em conflitos, estão diretamente relacionadas a esses termos.

 

                       

 

                                                                                                                        

 

ETAPA 2: Ao iniciar a etapa o  professor(a) aproveite para retomar conceitos trabalhados na sequência anterior, como nação, Estado, território e país, a fim de destacar aos estudantes questões como hegemonia e autonomia, que surgem em conflitos, estão diretamente relacionadas a esses termos. Trabalhar com eles os conceitos de Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. Após a explicação, solicitar que realizem as atividades da página 29.

 

 

                                                                           6º AULA

 

ETAPA 1: Nesta aula levantamento prévio da aula anterior, o professor(a) pode orientar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade proposta na sequência didática.

 

                                                                           Atividade

 

Responda no caderno as questões a seguir:

 

1.      Como se caracterizou a Guerra Fria?

 

2.      O que pretendiam Estados Unidos e União Soviética com a corrida espacial?

 

3.      Explique a importância da geopolítica para o entendimento dos conflitos mundiais.

 

4.      Entre as causas de conflitos mundiais, podemos destacar o interesse em recursos naturais e energéticos. Diante dessa afirmação, responda:

a)      Que recurso energético natural é uma das principais causas de conflitos no mundo?

b)      Por que esse recurso se tornou alvo de disputas?

 

5.      Indique três causas de conflitos e tensões entre países.

 

 

 

 

Sugestão de atividades :

 

   RECURSOS: ( 20 a 21, 22 a 23, 23. 24 a 29) Livro didático; (x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  23 )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;

( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da participação; Outros:

 

REFERENCIAS:

 

Livro didático Geografia Espaço e Interação.

 

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-regionalizacao-mundo.htm#:~:text=Regionalizar%20significa%20dividir%20o%20espaço,meio%20de%20suas%20características%20comuns. Acesso em 23-03-2024

 

https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-fria.htm Acesso em 26-03-2024

 

 

                                                                                Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

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