SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
TEMA: Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento. Subtema: A escola conduz o conhecimento sobre a
geografia. |
Unidade
Temática:
O sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais. |
|
Objetivo
geral: ·
Definir Estado, nação, território e
país, conceitos essenciais para a abordagem da Geografia Política, já que boa
parte dos conflitos mundiais
só pode ser compreendida com a distinção desses conceitos; ·
Entender o que são organizações
políticas mundiais e conhecer algumas delas, das quais a Organização das
Nações Unidas (ONU) é a mais relevante. |
||
Ano: 8º Período: 11/04/2022 a 22/04/2022 Nº
de Aulas: 4 |
||
HABILIDADES |
||
|
||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||
2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e senso
crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da
ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia,
conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. 7. Agir pessoal
e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais,
com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários |
||
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
||
1. Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6. Construir argumentos com base em informações geográficas
,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.
7. Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento
e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as
características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
||
|
||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||
OBS: Professores, essa
sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando
mais facil a avaliação de desempenho
da participação nas aulas e nas atividades
realizadas.
1ª AULA ETAPA 1 e 2: Inicie a aula
realizando um breve levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o
objeto de conhecimento que serão trabalhados com a habilidade EF08GE05, que
traz o conceito de Estado, nação, território e país. Fazer a eles perguntas
como: o que é uma nação? O que é Estado? O que é um país? Vocês sabem como os
Estados Unidos formaram seu território? O professor pode fazer a leitura do
texto resumido sobre “Geopolítica e relações internacionais”, logo após o
resumo pode ser escrito no quadro ou quem puder imprimir e fazer a leitura
compartilhada. TEXTO PARA LEITURA:
Geopolítica e relações internacionais O termo geopolítica foi criado pelo cientista político sueco Rudolf
Kjellén, entre o final do século XIX e o início do século XX, inspirado na
obra Geografia política, de Friedrich Ratzel, publicada em 1897. Pode-se
definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para
administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor
inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e
país são conceitos-chave da Geografia. A
CONFIGURAÇÃO DO MUNDO O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi,
representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas
relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é
imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. Diversos
povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um
território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território
por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à criação de países. O Estado O Estado é a forma como a sociedade se
organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos
habitantes de um país. O governo é
a forma como as instituições políticas e administrativas do país produzem as
leis (Poder Legislativo),
colocam-nas em prática (Poder
Executivo) e garantem sua execução (Poder
Judiciário). Além disso, há as forças armadas, organizações responsáveis
pela defesa do território. Para ser reconhecido e respeitado entre os demais,
um Estado busca sua soberania, ou seja, busca ter plenos poderes para
instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu
território. A nação O termo nação pode ser definido como um
coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os
membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e
culturais. Há nações com um Estado constituído, como a Alemanha, o Japão ou
Portugal, e há nações que almejam constituir-se como Estado, mas ainda não o
são, como os tibetanos, na China, e os curdos, espalhados entre a Turquia, o
Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a Síria e a Armênia. O
território de um país é a base
física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado
por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira
etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos. De modo
geral, os limites políticos dos países são determinados por traçados tanto
naturais quanto artificiais. O território de um país é formado pelo solo
continental e insular, pelo subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território
marítimo. O
país Podemos definir país como um território
politicamente delimitado, com unidades político-administrativas, moeda
própria, reconhecimento internacional e, em geral, habitado por uma
comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce
soberania perante outros países, e uma Constituição.
Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano-
Araribá Mais Geografia 12 a a15. 2° AULA ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da
aula anterior. Os conceitos de Nação, Estado e
Governo são importantes para a compreensão de temas de Geopolítica. Solicitar
aos alunos a copiar e responder no caderno a atividade disponível na
apostila.
ATIVIDADE Responda
as questões: 1. Qual a
diferença entre Estado e ordenamento jurídico? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 2. Qual a
diferença entre Estado e governo? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 3. Quais
são as nações comum Estados constituído? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 4. Quais
as principais formas de organização da sociedade contemporânea?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5. Caracterize
o conceito de território e dê exemplos. ________________________________________________________________________________________ 6. Como
está organizado o Estado Brasileiro em suas diversas esferas? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7.
Pesquise na internet e defina as seguintes formas de organização de
Estado. a)
Monarquia
________________________________________________________________________________________ b)
Presidencialismo
________________________________________________________________________________________ c)Parlamentarismo_________________________________________________________________________ ETAPA 2: Correção da atividade e
socialização.
3° AULA ETAPA 1 e 2: Continuação da
correção da atividade, orientando aos alunos a expressar sobre o conhecimento
adquirido a partir da pesquisa sobre formas de organização de Estado.Momento de
escuta questionamento e socialização. 4°AULA ETAPA 1 e 2: Nesta aula dando seguimento
ao objeto de conhecimento já abordado, apresentar aos alunos o que são
organizações mundiais, focando a integração econômica do mundo, ao abordar
instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional(FMI). O
entendimento do que são essas organizações é essencial para a compreensão da
sua influência no contexto africano e americano. Orientar os alunos a leitura
compartilhada do texto proposto na apostila ou se preferir utilizar o livro
didático Araribá Mais Geografia nas páginas 15 a 18. TEXTO PARA LEITURA: AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS
PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS As relações entre os países são
regulamentadas por tratados e acordos, que podem ser bilaterais ou
multilaterais. As relações bilaterais ocorrem entre dois
Estados e se baseiam em variados interesses: comércio, imigração e segurança
internacional, entre outros. Essas relações permitem alianças locais e
regionais. As relações multilaterais, por sua vez,
envolvem três ou mais Estados. Geralmente, os acordos multilaterais se
caracterizam pela obrigatoriedade de adesão às regras por todos os
participantes. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os
países vencedores do conflito estabeleceram alguns valores considerados
fundamentais para garantir a ordem internacional, entre eles a manutenção da
paz, a proteção ao meio ambiente e o respeito aos direitos humanos. Para
concretizar esses valores, foram criadas organizações multilaterais. Banco
Mundial e FMI Em 1944, uma conferência internacional
ocorrida na cidade de Bretton Woods (Estados Unidos) estabeleceu os pilares
dos atuais sistemas monetário e financeiro internacionais. Nela, foram
instituídos o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird),
que mais tarde passou a integrar o Banco Mundial, e o Fundo Monetário
Internacional (FMI), ambos
controlados por países ricos. A Organização
das Nações Unidas (ONU) foi criada
em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o principal objetivo de manter a
paz e a segurança internacionais. Além de seus órgãos principais, a ONU é formada por programas, fundos e
agências especializadas, com escritórios próprios que atuam de forma
interligada. A Assembleia Geral, da qual participam os países-membros da organização,
é um espaço de discussão, análise e decisão sobre os mais diversos assuntos
de âmbito internacional. O Conselho de
Segurança da ONU, que tem 15
membros, cinco deles permanentes (China, Estados Unidos, Rússia, França e
Reino Unido). A Unesco é um dos vários organismos que integram a ONU. ORGANIZAÇÕES
MUNDIAIS E INTEGRAÇÃO CULTURAL Além das organizações multilaterais
criadas para garantir a ordem internacional, também surgiram organismos
intergovernamentais, no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover
integração e cooperação cultural entre os países. Alguns deles fazem parte da
própria ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
e a Cultura (Unesco), que, entre diversos objetivos, atua na preservação do
patrimônio histórico e cultural dos países. Na América, por exemplo, algumas
organizações se destacam por implementar projetos e programas
intergovernamentais capazes de difundir aspectos e elementos culturais entre
os países do continente. Entre elas, destacam-se a Organização dos Estados
Americanos (OEA), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a
Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).
Livro
Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia15 a18. ETAPA
2: Após a leitura momento de
questionamento e discussão. Para casa, sugira que os alunos acessem o seguinte
endereço: https://nacoesunidas.org/organismos/siglas. Atividade
complementar 1.
Observe a
imagem abaixo pesquise e responda a
questão: Quais são os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Sugestão: O professor é livre para fazer
modificações na sequência ou utilizar outra atividade de acordo a realidade
de suas turmas desde que não fuja do objeto de conhecimento. RECURSOS: ( 12 a 18 ) Livro
didático; (x ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( ) Computador; ( )
Jogos; (
) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 19 ) ( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (x ) Debate;( ) Relatórios; (x ) Atividade escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros: ____________________________________________________________________________________ Referencias: Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano-
Araribá Mais Geografia IMAGEM DO SITE: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/nacao-estado-governo-sala-aula.htm Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ https://nacoesunidas.org/organismos/siglas.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário