3º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 8º ANO - 2022

 

                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema: A escola conduz o conhecimento sobre a geografia.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais.

Objetivo geral:  

·         Definir Estado, nação, território e país, conceitos essenciais para a abordagem da Geografia Política, já que boa parte dos conflitos mundiais só pode ser compreendida com a distinção desses conceitos;

·         Entender o que são organizações políticas mundiais e conhecer algumas delas, das quais a Organização das Nações Unidas (ONU) é a mais relevante.

Ano:                           Período: 11/04/2022  a  22/04/2022                               Nº de Aulas: 4

                                                                      HABILIDADES

 

 (EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

 (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

EF08GE01IT) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

                      COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.  

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários

                       COMPETÊNCIAS GERAIS

1.      Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    6. Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

    7. Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

              COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                        ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

 

 

                                                                         1ª AULA

 

 

 

 ETAPA 1 e 2: Inicie a aula realizando um breve levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o objeto de conhecimento que serão trabalhados com a habilidade EF08GE05, que traz o conceito de Estado, nação, território e país. Fazer a eles perguntas como: o que é uma nação? O que é Estado? O que é um país? Vocês sabem como os Estados Unidos formaram seu território?  O professor pode fazer a leitura do texto resumido sobre “Geopolítica e relações internacionais”, logo após o resumo pode ser escrito no quadro ou quem puder imprimir e fazer a leitura compartilhada.

TEXTO PARA LEITURA:

                                   Geopolítica e relações internacionais

  O termo geopolítica foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, entre o final do século XIX e o início do século XX, inspirado na obra Geografia política, de Friedrich Ratzel, publicada em 1897. Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional.

  Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia.

 A CONFIGURAÇÃO DO MUNDO

  O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados.

Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à criação de países.

O Estado

 O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. O governo é a forma como as instituições políticas e administrativas do país produzem as leis (Poder Legislativo), colocam-nas em prática (Poder Executivo) e garantem sua execução (Poder Judiciário). Além disso, há as forças armadas, organizações responsáveis pela defesa do território. Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca sua soberania, ou seja, busca ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território.   

A nação

 O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais. Há nações com um Estado constituído, como a Alemanha, o Japão ou Portugal, e há nações que almejam constituir-se como Estado, mas ainda não o são, como os tibetanos, na China, e os curdos, espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a Síria e a Armênia.

O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos. De modo geral, os limites políticos dos países são determinados por traçados tanto naturais quanto artificiais.

 O território de um país é formado pelo solo continental e insular, pelo subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território marítimo.

 O país

 Podemos definir país como um território politicamente delimitado, com unidades político-administrativas, moeda própria, reconhecimento internacional e, em geral, habitado por uma comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce soberania perante outros países, e uma Constituição.

                                                                 Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia 12 a  a15.

 

                                                                        2° AULA

ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior. Os conceitos de Nação, Estado e Governo são importantes para a compreensão de temas de Geopolítica. Solicitar aos alunos a copiar e responder no caderno a atividade disponível na apostila.  

                                                            ATIVIDADE

Responda as questões:

1.      Qual a diferença entre Estado e ordenamento jurídico?

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­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________________________________

2.      Qual a diferença entre Estado e governo?

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________________________________________________________________________________________

3.      Quais são as nações comum Estados constituído?

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

4.      Quais as principais formas de organização da sociedade contemporânea?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5.      Caracterize o conceito de território e dê exemplos.

  

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6.      Como está organizado o Estado Brasileiro em suas diversas esferas?

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       7.  Pesquise na internet e defina as seguintes formas de organização de Estado.

a) Monarquia ________________________________________________________________________________________

b) Presidencialismo ________________________________________________________________________________________

c)Parlamentarismo_________________________________________________________________________

 

ETAPA 2: Correção da atividade e socialização.                                                                 

                                                                                 3° AULA

ETAPA 1 e 2: Continuação da correção da atividade, orientando aos alunos a expressar sobre o conhecimento adquirido a partir da pesquisa sobre  formas de organização de Estado.Momento de escuta questionamento e socialização.

                                                                                                                                                                                     

                                                                           4°AULA

ETAPA 1 e 2: Nesta aula dando seguimento ao objeto de conhecimento já abordado, apresentar aos alunos o que são organizações mundiais, focando a integração econômica do mundo, ao abordar instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional(FMI). O entendimento do que são essas organizações é essencial para a compreensão da sua influência no contexto africano e americano. Orientar os alunos a leitura compartilhada do texto proposto na apostila ou se preferir utilizar o livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 15 a 18.

TEXTO PARA LEITURA:

                 AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS

  As relações entre os países são regulamentadas por tratados e acordos, que podem ser bilaterais ou multilaterais.

  As relações bilaterais ocorrem entre dois Estados e se baseiam em variados interesses: comércio, imigração e segurança internacional, entre outros. Essas relações permitem alianças locais e regionais.

   As relações multilaterais, por sua vez, envolvem três ou mais Estados. Geralmente, os acordos multilaterais se caracterizam pela obrigatoriedade de adesão às regras por todos os participantes.

 Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países vencedores do conflito estabeleceram alguns valores considerados fundamentais para garantir a ordem internacional, entre eles a manutenção da paz, a proteção ao meio ambiente e o respeito aos direitos humanos. Para concretizar esses valores, foram criadas organizações multilaterais.

 

           Banco Mundial e FMI

 

 Em 1944, uma conferência internacional ocorrida na cidade de Bretton Woods (Estados Unidos) estabeleceu os pilares dos atuais sistemas monetário e financeiro internacionais. Nela, foram instituídos o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que mais tarde passou a integrar o Banco Mundial, e o Fundo Monetário Internacional (FMI), ambos controlados por países ricos. 

          A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o principal objetivo de manter a paz e a segurança internacionais. Além de seus órgãos principais, a ONU é formada por programas, fundos e agências especializadas, com escritórios próprios que atuam de forma interligada. A Assembleia Geral, da qual participam os países-membros da organização, é um espaço de discussão, análise e decisão sobre os mais diversos assuntos de âmbito internacional.

         O Conselho de Segurança da ONU, que tem 15 membros, cinco deles permanentes (China, Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido). A Unesco é um dos vários organismos que integram a ONU.

     

    ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS E INTEGRAÇÃO CULTURAL

   Além das organizações multilaterais criadas para garantir a ordem internacional, também surgiram organismos intergovernamentais, no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover integração e cooperação cultural entre os países. Alguns deles fazem parte da própria ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que, entre diversos objetivos, atua na preservação do patrimônio histórico e cultural dos países. Na América, por exemplo, algumas organizações se destacam por implementar projetos e programas intergovernamentais capazes de difundir aspectos e elementos culturais entre os países do continente. Entre elas, destacam-se a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).  

 

                                                              Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia15 a18.

                                                                              

ETAPA 2: Após a leitura momento de questionamento e discussão. Para casa, sugira que os alunos acessem o seguinte endereço: https://nacoesunidas.org/organismos/siglas.

                            Atividade complementar

 

1.      Observe a imagem abaixo  pesquise e responda a questão:

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

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Sugestão: O professor é livre para fazer modificações na sequência ou utilizar outra atividade de acordo a realidade de suas turmas desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( 12 a 18  ) Livro didático; (x ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  19   )

( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (x ) Debate;( ) Relatórios;

(x  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

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 Referencias:

 Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia

 IMAGEM DO SITE: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/nacao-estado-governo-sala-aula.htm

 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ https://nacoesunidas.org/organismos/siglas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

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