SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! Subtema: Escola lugar
de Sustentabilidade e conhecimento geográfico. |
Unidade Temática:
Conexões e
Escalas Objetos
do Conhecimento:“ Ideias e concepções sobre a
formação territorial do Brasil”. |
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Objetivo geral: ·
Conhecer as principais atividades econômicas realizadas durante
o processo de expansão e integração do território basileiro, para compreender
aspectos de sua formação, identificando mudanças ocorridas entre os séculos
XVI e XXI na economia e na sociedade abrangendo a dinâmica do espaço geográfico brasileiro
atualmente. |
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Ano: 7° Período: 01/04 a 19/04 /2024 Nº de Aulas: 9 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE01) Avaliar por meio de
exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das
paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE01IT) Avaliar, por
meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos
acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da Bahia da
microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do município de
Itamaraju. (EF07GE02)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as
tensões históricas e contemporâneas.
(EF07GE02BA) Analisar a
influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e
territorial da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões
históricas e contemporâneas.
(EF07GE02IT) Analisar a
influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e
territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com
destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os
indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo
Sul da Bahia e no município de Itamaraju. EF07GE01BA,(EF07GE03),(EF07GE03BA), EF07GE04. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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3. Identificar, comparar e
explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando
a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação
espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas
da vida social. 5. Comparar eventos
ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos
ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados. 7. Utilizar as linguagens
cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e
tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do
raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção,
duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1:
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração três semanas para melhor agilizar a vida de vocês
e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1ª Aula 1.
ETAPA1
e 2 : Iniciar a etapa com um bom dia ou
boa tarde e chamada, em seguida
explanação do objeto de conhecimento sobre
“ Ideias
e concepções sobre a formação territorial do Brasil” faça a revisão do
capitulo 3 Formação do território,
a partir da página 28 do livro didático Geografia Espaço Interação. Em seguida
aplique a atividade do livro didático .Não esqueça de fazer a correção junto
com a turma. 2.
Contextualize
através das atividades. O gráfico comparativo “ Principais diferenças entre a agricultura
camponesa e o agronegócio” visa mostrar a concentração de terras como foi
desde as capitanias hereditárias, mas se o professor(a) achar necessário, poderá
fazer varias comparaçõe, conforme mostra o gráfico LEMBRE-SE QUE A ATIVIDADE
É SUGESTÃO, DE ACORDO COM A REALIDADE
DA SUA TURMA:
Aplicar a atividade sobre o Tratado de Tordesilhas e organizar de maneira que
o estudante possa recortar o mapa e
colar no caderno. Desta maneira o aluno vai compreendendo a importância da
representação cartográfica, entender os fatos.
2ª Aula ETAPA1 e 2: Nestas etapas
solicitar atividade disponível na apostila dando oportunidade ao estudante a compreender
mais sobre o conteúdo abordado. Em continuidade fazer juntos a correção,
momento de tira possíveis dúvidas. ATIVIDADE 1. Complete o mapa mudo com as informações
solicitadas: a) Escreva o nome do Tratado
representado na linha tracejada; b) Escreva o nome de quem ficou com as
terras, a leste e a oeste; c) Dê a cor verde à parte da Espanha e a
cor amarela à parte de Portugal. 2.Complete a cruzadinha,
de acordo com as lacunas das frases. a) O Tratado de
Tordesilhas tem esse nome, pois foi assinado em 7 de junho de 1.494 no
povoado de ______________________, localizado na Espanha. b) _________________ ficou
com as terras a leste do tratado. c) _________________
ficou com a maior parte das terras recém descobertas. d) Os _________________
começaram a avançar para terras a oeste, descumprindo o Tratado de Tordesilhas. e) Antes mesmo da
descoberta de novas terras, ou do chamado “Novo Mundo”, Portugal e Espanha
acirraram uma disputa em 1.492, com os conhecimentos do navegante genovês
____________________ Colombo. f) O Tratado de
Tordesilhas dividia o “Novo Mundo” em duas partes a partir de um
_____________________. g) O ____________ de
Tordesilhas permaneceu válido até 1.750. Disponível
em:
www.educacao.palotina.pr.gov.br/uploads/anexos/2020-06/atividades-junho-71656c4e5b.pdf. 3.
O mercantilismo, teoria econômica mais influente da Idade Moderna europeia,
caracterizava-se, entre outros aspectos, pela a)
Importância dada à acumulação de metais preciosos. b)
Acentuada diminuição dos impostos alfandegários para melhor circulação de bens.
c)
Formação de extensa mão de obra especializada capaz de tornar mais eficaz a
produção. d)
Papel central do Estado ao atribuir a ele a capacidade de investimento em
novas rotas de comércio, distribuição de monopólios e progressiva diminuição
de impostos alfandegários para produtos importados. e) Fim do Absolutismo europeu e o nascimento
de repúblicas. GABARITO: A COMENTÁRIO: O mercantilismo era uma das mais importantes
características do mercantilismo e defendia o acúmulo de metais preciosos
como forma de garantir a prosperidade do reino e o fortalecimento da posição
do monarca. 4.O
mercantilismo, política econômica praticada pelos monarcas europeus, na época
moderna, teve como característica a(o) a) Liberdade do comércio colonial. b) Estímulo às importações de manufaturados.
c)
Manutenção da balança comercial favorável. d)
Estímulo à agricultura. e)
Combate à escravidão. GABARITO: C COMENTÁRIO: Uma das características do mercantilismo é
a manutenção da balança comercial favorável. Como assim? Simples, o país
mercantilista exportava (vendia para outros países) mais do que importava
(comprava de outros países). Para alcançar esse quadro, os estados elevavam
as barreiras alfandegárias ou os impostos sobre importações, tornando-as mais
difíceis e desestimulando-as. 5.
O mercantilismo, teoria econômica mais influente da Idade Moderna europeia,
caracterizava-se, entre outros aspectos, pela a)
Importância dada à acumulação de metais preciosos. b)
Acentuada diminuição dos impostos alfandegários para melhor circulação de
bens. c)
Formação de extensa mão de obra especializada capaz de tornar mais eficaz a
produção. d)
Papel central do Estado ao atribuir a ele a capacidade de investimento em
novas rotas de comércio, distribuição de monopólios e progressiva diminuição
de impostos alfandegários para produtos importados. e) Fim do Absolutismo europeu e o nascimento
de repúblicas. GABARITO: A COMENTÁRIO: O mercantilismo era uma das mais importantes
características do mercantilismo e defendia o acúmulo de metais preciosos
como forma de garantir a prosperidade do reino e o fortalecimento da posição
do monarca. 6.
O mercantilismo, política econômica praticada pelos monarcas europeus, na
época moderna, teve como característica a(o) a) Liberdade do comércio colonial. b) Estímulo às importações de manufaturados.
c) Manutenção da balança comercial
favorável. d)
Estímulo à agricultura. e)
Combate à escravidão. GABARITO: C COMENTÁRIO: Uma das características do mercantilismo é
a manutenção da balança comercial favorável. Como assim? Simples, o país
mercantilista exportava (vendia para outros países) mais do que importava
(comprava de outros países). Para alcançar esse quadro, os estados elevavam
as barreiras alfandegárias ou os impostos sobre importações, tornando-as mais
difíceis e desestimulando-as. 7. Observe o mapa das Capitanias Hereditárias
no seu livro de Geografia, página 32 e responda: a)
O que o mapa representa?
___________________________________________________________ b)
Pinte a capitania que representa
a de Porto Seguro. c)
Qual capitania Itamaraju pertencia?
Como você sabe disso?
______________________________________________________________________________________ d)
Escreva mais duas informações
contidas no mapa. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 8.
Observe a charge abaixo. Fonte:
https://imagohistoria.blogspot.com/2017/11/charges-historicas-brasil-colonia_25.html O texto acima afirma que quando os
portugueses desembarcaram no território brasileiro, suas terras já eram
habitadas por milhões de índios que já desenvolviam aqui suas atividades.
Baseado na charge acima e nos seus conhecimentos, aponte as ações que você acha que os portugueses tiveram com os povos
indígenas para dominarem suas terras e tomarem seus recursos. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 9. Qual é o nome oficial do
Brasil? _______________________________________________________________________________ 10. O governo federal é composto
por três poderes que também estão representados nas Unidades da Federação (
estados) e nos municípios. Quais são esses poderes? _______________________________________________________________________________ 11. Observe o gráfico e
depois marque a alternativa correta https://slideplayer.com.br/slide/2736424/ A
partir do gráfico e das características da estrutura agrária brasileira,
reconhece-se que a) a)
agricultura camponesa ocupa 24% das terras porque é formada por grandes
propriedades rurais. b)
a agricultura camponesa ocupa 74% da mão de obra porque utiliza um grau de
mecanização inferior ao agronegócio. c) a agricultura camponesa prioriza a
produção de commodities, por isso obtém o total de 14% do crédito agrícola
brasileiro. d)
o agronegócio obtém 86% do crédito porque suas terras têm baixa fertilidade e
ocupam as encostas. e) o agronegócio participa com 60% da produção global
porque produz para o mercado interno brasileiro. OBS: Professor, se achar
necessário, Prepare atividades sobre a dimensão territorial do Brasil e as
diferentes formas de regionalização como: os quatro brasis de Milton Santos,as
regiões geoeconômicas de Pedro Pinchas e as macrorregiões divididas pelo
IBGE, etc.
3ªAula ETAPA 1: Para iniciar o estudo, apresente as principais atividades
econômicas desenvolvida na América portuguesa ( Brasil) como: exploração
do pau-brasil, a cana-de- açúcar, pecuária e drogas do sertão. 3.
Em
uma roda de conversa: promover a leitura coletiva dos textos e da
imagem das páginas 40 e 41 do livro didático Comentar que a ocupação e a integração do
território brasileiro estão associadas, entre outros fatores, a atividades
econômicas preponderantes (extração de pau-brasil, cultivo de cana-de-açúcar,
café, pecuária, mineração, indústria), no espaço geográfico, em cada período
histórico. Encaminhar as atividades de 1 a 3 para sistematizar essa
conversa inicial e levantar os conhecimentos prévios dos estudantes. 4.
Analisar
o mapa “Brasil indígena
– até 1500”, destacar, de um lado, a diversidade de povos indígenas que
ocupavam o atual território brasileiro antes da chegada dos europeus e, de
outro, como esses povos estavam distribuídos no território. E responder as
questões da página 43 do livro didático Geografia Espaço Interação. Sugestão: Assistir ao vídeo:
. UM NOVO mundo na TV.
2011. Vídeo (13min14s). Publicado pelo canal Eddie Silva. Disponível em:
https://www.youtube.com/ watch?v=AKOb4TRb9Tk. Visões do Brasil Pedir aos estudantes que, em
duplas, representem o Brasil da atualidade (aspectos da economia ou do
território), usando a linguagem visual
(desenho ou quadrinhos, por exemplo). Se julgar adequado, trazer para a sala
de aula alguns exemplos de representações visuais do Brasil feitas em
diferentes momentos históricos e mostrar em slide ou colar as imagens na
lousa. SUGESTÃO: Coloque o tema no papel impresso ou
na lousa Se o aluno preferir história em
quadrinhos, oriente para dividir a folha em pequenas partes para representar
cada cena. Aproveitar a criatividade do aluno e
pedir para eles apresentarem o seu desenho ou texto em quadrinho. Se desejar, faça uma fotografia dos
alunos com suas produções. Atividade
4º- AULA ETAPA
1: Iniciar a aula retomando o texto e
a imagem das páginas 40 e 41 e identificar as principais atividades econômicas
desenvolvidas na América portuguesa. Ao analisar o mapa “Brasil indígena –
até 1500”, destacar, de um lado, a diversidade de povos indígenas que
ocupavam o atual território brasileiro antes da chegada dos europeus e, de
outro, como esses povos estavam distribuídos no território. Comentar também
que os povos indígenas utilizavam a madeira do pau-brasil para diversas
finalidades, como produzir arcos e flechas, e a seiva era usada para a
pintura de enfeites. Contextualizar: Destacar que apesar do desmatamento na nossa região, Itamaraju
tem a árvore de pau-brasil mais antiga do país , com mais de 500 anos e esta
protegida no Assentamento Pau- Brasil. E
o espaço é aberto para estudos e visitas com caminhada e contemplação a
biodiversidade da nossa Mata Atlântica. 5.
Destacar
que as transformações ocorridas no espaço geográfico no período foram pontuais,
restritas à faixa litorânea. Solicitar a leitura e interpretação do mapa
pagina 43. Solicitar a analise da sequência
de mapas do Brasil, mostrando a
Mata Atlântica original e o
desmatamento crescente ao longo das décadas. Destacar que Itamaraju está se
encontra nesta faixa pois a distância do litoral é apenas de 50km. Se julgar
necessário, destacar que esta faixa litorânea em todo o Brasil é classificada
pelo geográfo Aziz Ab’ Saber como Domínio de Mares e morros... SUGESTÃO:
Proponha a atividade a seguir e não
se esqueça de corrigir: Atividade A Mata Atlântica, que originalmente se estendia por todo o
litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste
título de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milhão de
quilômetros quadrados, hoje restam apenas 5% da vegetação original, como
mostram as figuras. 1. Considerando as características histórico-geográficas do
Brasil e a partir da análise das figuras é correto afirmar que a) as transformações climáticas, especialmente na Região
Nordeste, interferiram fortemente na diminuição dessa floresta úmida. b) nas três últimas décadas, o grau de desenvolvimento
regional impediu que a devastação da Mata Atlântica fosse maior do que a
registrada. d) a taxa de devastação dessa floresta tem seguido o sentido
oposto ao do crescimento populacional de cada uma das Regiões afetadas. e) o crescimento industrial, na década de 50, foi o principal
fator de redução da cobertura vegetal na faixa litorânea do Brasil,
especialmente da região Nordeste.
2. Observe a imagem mostrando Itamaraju, visto do
Monte Pascoal. a) Descreva
o que você ver na imagem. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) De
acordo com o que você estudou e a
descrição do texto, Itamaraju faz parte de qual domínio morfoclimático? ___________________________________ c) Qual
é o nome do nosso bioma ? 3. Observe o mapa dos domínios Morfoclimáticos. Disponível em : https://estudeprisma.com/questoes/dca3faa0-e0 a)
Qual número
representa o domínio de Mares e morros? _________________________ b)
Qual principal bioma
se encontra nesse domínio ?_________________________ SUGESTÃO: Assistir ao vídeo “Biodiversidade da Mata Atlântica” https://www.youtube.com/watch?v=3hsf5y9IX6w
5º- AULA ETAPA 1: Dando continuidade o estudo das transformações ocorridas nas terras
que viriam a fazer parte do território brasileiro com a chegada dos
portugueses. Deve-se discutir com os estudantes a questão dos povos
originários que já viviam há milênios nessas terras. Apresentar algumas
características culturais e do modo de vida dos povos indígenas, bastante
integrados à natureza e dependentes dos recursos naturais. Com a chegada dos
colonizadores, a organização espacial tradicional dessas populações começou a
ser alterada de acordo com os interesses da metrópole nos recursos naturais
que essas terras possuíam. Citar os indígenas Pataxó (e destacar que a
Aldeia Trevo do Parque está no município de Itamaraju e que faz parte da
população itamarajuense) como exemplo dos
povos originários que mais sofreram alteração no seu modo de vida e
que hoje estão resgatando a sua
história e a língua Patxohã. Este fato se deve sobretudo porque foi no Sul
Baiano que a história de apropriação das terras brasileiras pelos portugueses começaram. Citar a praia
Barra do CAHY e depois Porto Seguro destacar que a geografia de Itamaraju e
terras vizinhas, as serras baixas ( dentre eles Monte Pescoço, Monte Pascoal no Parque
Nacional Monte Pascoal foram relatadas
pelo escrivão Pero Vaz de Caminha em 1500, quando tomaram posse do território
brasileiro. SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Assistir ao documentário: Índios Pataxós e a terra do
descobrimento – YouTube https://www.youtube.com/watch?v=Vblr6PrWYs4 MÚSICA
PATAXÓ.... Somos filhos da natureza - YouTube ETAPA 2: Como sugestão para dinamizar o aprendizado
o professor(a) pode: 1.Organizar um passeio com a turma em
uma aldeia Pataxó, 2. Convidar um indígena Pataxó para apresentação,
palestra e ou entrevista, 3. Confeccionar um colar ou
cocar pataxó, 4.Conhecer algumas palavras e seu significado das
palavras na língua Patxohã. 5.Expor
objetos dos povos originários indígenas. 6.Compartilhas um momento de
comes e bebes com alimentos tradicionais identitários. ATIVIDADE Barra do Cahy foi a primeira praia descoberta pelos
portugueses
De grande valor histórico, Barra
do Cahy, localizada em Prado, no extremo Sul da Bahia, recebeu, em
2017, o título de 1ª Praia do Brasil. Segundo pesquisadores e historiadores,
o local descrito na carta de Pero
Vaz de Caminha, em 1500, se trata mesmo da Barra do Cahy. Foi na foz do Rio Cahy, que a
tripulação de Pedro
Álvares Cabral fez a primeira parada estratégica por 40
horas antes de ancorarem em Porto
Seguro e em Coroa
Vermelha, em abril de 1500. Do mar na Barra do Cahy, é
possível avistar o Monte
Pascoal, que fica a cerca de 62 quilômetros da cidade de
Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira
porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação. A Barra do Cahy esta
localizada no município de Prado,
no litoral na Costa das Baleias no extremo sul da Bahia. Além
da cidade de Prado com 84 km de praias e pura beleza natural,
destacam-se o distrito de Cumuruxatiba e
a aldeia de Corumbau. Os municípios limítrofes de Prado são Alcobaça,
Itamaraju, Porto
Seguro e Vereda. A Praia da Barra do Cahy está
a 47 Km ao norte da cidade do Prado, a 15 Km do Balneário de Cumuruxatiba.
Para o turismólogo e ex-secretário de Turismo de Prado, Joklébio Coelho, o
local é o marco inicial da história brasileira. “Além do valor histórico, o
local possui também um valor geográfico e cultural de grande importância. Em
nenhuma outra cidade, nem em Porto Seguro, se avista o Monte Pascoal como
aqui. A formação, o berço da nação brasileira começou em Barra do Cahy, assim
como o descobrimento
do Brasil”, destaca. Rio
Cahy O mergulho no Rio Cahy é a
uma dica. Suas nascentes advém dos Parques Nacionais do Descobrimento e
do Monte Pascoal, com águas absolutamente limpas. Desta forma, ele ainda
mantém características da época do descobrimento do Brasil. Não é possível visitar
esse paraíso agora, mas vale a pena anotar. Fonte:
https://www.revistamarcozero.com.br/barra-do-cahy-foi-a-primeira-praia-descoberta-pelos-portugueses/
6ª- AULA ETAPA 1:
Nesta etapa o professor(a) vai promover
a leitura compartilhada dos textos das páginas 44 e 45 do livro
didático Geografia Espaço e Interação e incentivar a análise das imagens.
Ressaltar que a intensa exploração do pau-brasil nos primeiros anos da
América portuguesa causou um esgotamento relativamente rápido do produto na
faixa litorânea, o que fez com que os portugueses buscassem outras atividades
para gerar riquezas. A lavoura da cana-de-açúcar foi a atividade escolhida,
uma vez que havia muito interesse na Europa pelo açúcar naquele momento. Atividade interdisciplinar
com Arte: propor a pesquisa para o aluno fazer em casa e compartilha em sala
de aula 1.
Pesquise, na internet e em livros impressos,
informações sobre Benedito Calixto. 2.
Escreva um texto sobre a obra do autor, que
representa os indígenas e os europeus. 3.
Na
data marcada pelo professor, converse com os colegas para trocar informações
sobre o que descobriram. ETAPA 2: O desenvolvimento da economia
canavieira, no litoral do atual estado de São Paulo e sobretudo do Nordeste,
criou condições para o surgimento de atividades complementares, como a
pecuária e a agricultura de outros produtos, como o tabaco e o algodão, o milho
e a mandioca. Sobre o texto
Outros cultivos, pecuária e drogas do sertãotilizar as atividades de 1 a 3
para apoiar a leitura e a análise do mapa da página 46. A seguir, promover a leitura
compartilhada dos textos e a leitura e a análise do mapa da página 47
Geografia Espaço e Interação. Encaminhar a atividade 4, na qual se
espera que os estudantes percebam que, além da extração do pau-brasil e do
cultivo da cana-de-açúcar no litoral, a pecuária expandiu-se para o interior
da atual Região Nordeste e para áreas das regiões Sul e Sudeste.
7ª AULA ETAPA 1: “Bandeirantes: nem heróis, nem vilões”
página 48. O
principal objetivo da seção é desmistificar a imagem dos bandeirantes, que
ora são tratados como vilões, responsáveis pelo aprisionamento e extermínio
de indígenas e africanos escravizados e foragidos, ora como heróis
desbravadores, que muito colaboraram para a expansão territorial do Brasil. A
ideia é lançar um olhar sobre eventos históricos que torne possível
relativizar e compreender as ações das expedições a seção Texto
complementar, problematizando a importância das bandeiras no processo de
ocupação do território e, ao mesmo tempo, seu impacto sobre as populações
indígenas. A seguir, definir a origem e as características dos bandeirantes.
Destacar a imagem construída do bandeirante ao longo da história. Destacar o
papel de Domingos Jorge Velho, bandeirante a quem é atribuída a destruição
do Quilombo dos Palmares. Encaminhar as atividades de 1 a 3 da página
49 Geografia Espaço e Interação para sistematizar o conteúdo
proposto na seção. 2. Interagindo com
história: Professor prepare um momento para assistir com seus alunos
“Bandeirantes - Aula de História completa,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h5fIZw3b2-U , com duração de 20,14minutos. Depois promova um momento
de reflexão sobre quem eram os bandeirantes.
ETAPA 2:
No segundo momento,
passe a música "Eu só peço a Deus", do grupo Inquérito. A poesia Social e a Reflexão Crítica. A música 'Eu Só Peço a Deus'
do grupo Inquérito é uma expressão poética carregada de críticas sociais e
reflexões profundas sobre a realidade brasileira. A letra inicia com uma
confissão pessoal do vocalista, que se identifica como poeta e reconhece suas
próprias limitações no amor. A partir daí, a canção se desdobra em uma série
de observações sobre as desigualdades e contradições presentes na sociedade.
O grupo faz uso de metáforas e referências históricas para questionar a
celebração de figuras controversas, como os bandeirantes, em nomes de
rodovias, comparando-os a homenagear Hitler em Israel, evidenciando a
violência e opressão que esses personagens históricos representam. A música
também aborda a questão do racismo estrutural no Brasil, a manipulação da
imagem do país pelo governo e a alienação provocada pelo entretenimento e
esportes. Se
necessário, repita o procedimento
(música) e depois pergunte aos alunos quais críticas eles identificaram na
letra. Em seguida, dê ênfase no trecho: "Bandeirantes, Anhanguera,
Raposo, Castelo São heróis ou algoz? Vai ver o que eles fizeram. Botar o nome
desses cara nas estrada é cruel. É o mesmo que Rodovia Hitler em Israel"
Discuta com os alunos quais as consequências de
monumentos que tenham nomes dessas pessoas.
https://www.olimpiadadehistoria.com.br/especiais/planos-de-aula/plano/6.45920?page=2&editions=6&classes=1,2,3
ATIVIDADE
1.
Quais sentimentos
eles despertam?
2.
Escreverem um
pequeno texto sobre o seguinte questionamento: imagine um tamoio,
tupiniquim (ou outro grupo indígena historicamente ligado aos bandeirantes)
chegando em São Paulo e se deparando com a estátua: que tipo de reação ela causaria?
8ª- AULA ETAPA 1 e 2: O ouro das minas. Levantamento de conhecimentos prévios: Faça perguntas como: “O
que foi o mercantilismo? Onde foi encontrado ouro no Brasil? Explique que uma das bases do
mercantilismo era o metalismo, ou seja, o acúmulo de minerais preciosos, como
ouro, prata e diamantes, nos cofres das monarquias. Acumular metais preciosos
era um dos principais objetivos das Coroas europeias do período. Por esse
motivo, desde o início da colonização, muitos portugueses procuravam minerais
preciosos nas terras que ocuparam na América. Ressalte que Minas Gerais teve um
papel importante na interligação das diferentes regiões no Brasil e no
processo de urbanização do país. Do Nordeste eram levados escravizados e gado
para a região das minas, e das minas partiam expedições para Goiás e Mato
Grosso, outras regiões onde se descobriu e explorou ouro e diamantes. A
exemplo na Chapada Diamentina na Bahia:
cidades como Lençóis, Mucugê, Jacobina e outras. Destaque também
as outras regiões mineradoras em Goiás e Mato Grosso. Ao trabalhar o conteúdo proposto nas
páginas 50 e 51, explicar que o declínio da atividade canavieira criou as
condições necessárias para que a atenção dos portugueses se voltasse para a
busca de metais e pedras preciosas. Esse era, de fato, o objetivo principal
dos europeus ao chegarem às terras brasileiras. Destacar que a atividade mineradora, cujo
início ocorreu nos atuais estados de Minas Gerais e Goiás, foi a que teve
maior impacto na organização social e espacial do território brasileiro no
período colonial. Destaque que a maior parte da população da
região era negra e escrava; portanto, a maior parte dos trabalhadores nas
minas era cativa. Apresente os gráficos sobre a produção do ouro e a população mineira
no século XVIII
. Destaque que a maior parte da
população da região era negra e escrava; portanto, a maior parte dos
trabalhadores nas minas era cativa. Ressalte que Minas Gerais teve um papel
importante na interligação das diferentes regiões no Brasil e no processo de
urbanização do país. Destacar a importância do
tropeirismo para as regiões mineradoras e a influência que tiveram para o
surgimento de diversas cidades. Contextualizar com Itamaraju que no tempo do topônimo de
“Escondido” foi também influenciada
pelos viajantes tropeiros. Segundo
relatos dos mais antigos, porque não se tem conhecimento de quem escreveu
esse tempo. SUGESTÃO- Dinamizando a
aula: Convidar
um morador antigo de Itamaraju para ir
à escola e relatar o tempo em que as
mercadorias chegavam através de tropeiros que viajavam em lombos de animais e
montavam a feira aqui.
Gráfico para análise. ATIVIDADE 1.
Sobre
a mineração em Minas Gerais durante o período colonial, é correto afirmar
que: a) a mão de obra livre foi a
principal utilizada na extração de ouro na região. b) a região da mineração foi uma das
maiores responsáveis pela constituição de uma unidade do território colonial.
c) mesmo no auge da extração do
ouro, a população das regiões das minas era escassa. d) o quinto era o principal imposto
cobrado sobre o ouro do Brasil, coletando metade do ouro extraído. Alternativa correta: b. 2.
O
deslocamento do eixo econômico do Brasil Colônia do Nordeste para o
Centro-Sul no século XVIII deveu-se: a) ao açúcar b) ao café; c) à pecuária; d) ao pau-brasil; e) à
mineração. Alternativa
correta: e 3.
Relacione
as colunas levando em consideração informações sobre o Brasil Colônia. 1. Exploração do Pau-brasil 2. Exploração do Açúcar 3. Extração do Ouro ( ) ação litorânea envolvendo a
mão-de-obra indígena. ( ) aguçou o interesse holandês no Brasil,
propiciando a invasão batava no Nordeste. ( ) produção vinculada à existência de
latifúndios. ( ) deslocou o eixo de atenção do
Nordeste para o Sudeste e estimulou atividades econômicas em outras regiões
do país. ( ) a organização visava à monocultura para
exportação. Assinale a seqüência correta da 2.a
coluna: a) 1 . 3 . 2 . 2 . 3 b) 2 . 2 . 3 . 3 . 1 c) 1 . 2 . 2 . 3 . 2 d) 2 . 1 . 2 . 3 . 2 e) 3 . 3 . 1 . 2 . 2 Alternativa correta: c SUGESTÃO: Visita virtual ao Museu da
Inconfidência,
disponível em: https://www.eravirtual.org/inconfidencia_br/
9ª AULA ETAPA 1: INTERAGIR COM MAPAS: Mapas de fluxos A seção Interagir com mapas
apresenta dois mapas bastante representativos dos fluxos de escravizados
africanos. O mapa da página 52 representa o fluxo de escravizados entre
África, América, Ásia e Europa dos séculos VII ao XIX. O mapa da página 53
representa o fluxo de escravizados africanos para a América entre os séculos
XVI e XIX. Chamar a atenção dos estudantes para as diferenças entre esses
mapas de fluxos. Os estudantes devem analisar, a identificação de padrões
de movimentação de elementos naturais, pessoas e produtos. Destacar que
padrões de movimento são representados por meio de linhas e setas que podem
ter diferentes características de diferenciação. Encaminhar as atividades de
1 a 6, que
ajudam a entender e interpretar os mapas de fluxos da seção.
Se julgar pertinente,
ler para os estudantes o excerto da seção Texto complementar, que descreve
alguns detalhes do tráfico de escravizados africanos para a América. Contextualizando: a escravidão moderna (atual) professor, se desejar use o texto
sobre “ UM PANORAMA DA ESCRAVIDÃO MODERNA NO BRASIL E NO MUNDO”, disponivel em:
e peça para o alunos fazerem a
interpretação. Se preferir, use o textos e a charge para fazer uma roda de
conversas sobre o assunto. ATIVIDADE UM PANORAMA
DA ESCRAVIDÃO MODERNA NO BRASIL E NO MUNDO O regime escravocrata desempenhou
importante influência sobre a estrutura social do Brasil, onde a escravidão
durou cerca de 300 anos e foi abolida através da Lei Áurea em 1888. Isso quer
dizer que não existe mais escravidão no país? Não exatamente! Mesmo que o
trabalho escravo tenha sido banido no Brasil e em quase todos os países do
mundo, ele continua a atingir muitas pessoas. Confira de que forma a chamada
escravidão moderna acontece na sociedade brasileira e que medidas têm sido
adotadas para combater o problema. Trabalhadores em situação análoga à
escravidão na Indonésia iStock/iStock O que significa escravidão moderna? A
expressão “escravidão moderna” é usada para designar as relações de trabalho
em que pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra a sua vontade
mediante formas de intimidação, como ameaça, detenção, violência física ou
psicológica. A escravidão moderna é diferente da escravidão antiga, praticada
no Brasil durante os períodos colonial e imperial. A principal diferença é
que, no período da escravidão antiga, a lei permitia que uma pessoa fosse
propriedade da outra, um objeto que poderia ser negociado em troca de
dinheiro. Hoje, o Código Penal Brasileiro proíbe que uma pessoa seja tratada
como mercadoria. Outra distinção é que os custos para adquirir um escravo
eram mais altos antes, quando ele precisava ser comprado. Hoje, as pessoas em
situação de escravidão são geralmente aliciadas e muitas vezes o patrão gasta
apenas com o transporte até a propriedade. Por último, a mão de obra escrava
nos tempos coloniais e imperiais era determinada por características étnicas:
os escravos eram negros ou indígenas. Hoje essa característica tem menor
importância, são escravizadas as pessoas em situação de pobreza e miséria. O
que existe de semelhança entre os dois períodos são as medidas intimidadoras
e punitivas aplicadas às pessoas em situação de escravidão. Atualmente, a
escravidão atinge mais de 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo. É o que
diz o Índice Global de Escravidão, publicado em 2016 pela Fundação Walk Free,
da Austrália. A organização define a escravidão como “uma situação de
exploração da qual não se consegue sair porque está sob ameaça, violência,
coerção ou abuso de poder”. Como principais tipos de trabalho que empregam
mão de obra escrava, a Walk Free aponta: · a indústria da pesca, onde milhares
de pessoas são forçadas a trabalhar em barcos de pesca, podendo permanecer
anos sem ver a costa. As vítimas desse tipo de trabalho relatam que quem é
pego tentando escapar pode ser morto ou lançado ao mar; · trabalhos
vinculados às drogas, que empregam inclusive trabalho escravo infantil; · exploração sexual, que faz cerca de
4,5 milhões de vítimas, sendo uma a cada quatro delas menor de idade; · o relatório aponta ainda que muitas
crianças ao redor do mundo são obrigadas por criminosos a pedir esmolas nas
ruas; · grande parte da escravidão moderna
acontece em propriedades particulares como casas e fazendas, longe da visão
do público. A grande maioria das pessoas nessa situação é atraída por falsas
promessas de emprego e melhoria de vida. Contudo, acabam sendo levadas a
lugares isolados, onde têm seus documentos retidos e são atrelados a uma
dívida, que deve ser quitada com “trabalho gratuito”. Segundo a Fundação Walk
Free, a pobreza e a falta de oportunidades desempenham importante papel no
aumento da vulnerabilidade das pessoas à escravidão moderna. Outros fatores
contribuintes além das desigualdades sociais são a xenofobia, o patriarcado e
a discriminação de gênero. Ainda hoje, o trabalho escravo é caracterizado por
mortes e castigos físicos, alojamentos sem redes de esgoto ou iluminação, sem
armários ou camas, com jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias,
sem alimentação, sem água potável e sem equipamentos de proteção. Disponível
em:
https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/um-panorama-da-escravidao-moderna-no-brasil-e-no-mundo/Acesso
em 08 de out. de 2021. 1. Com base
no texto e na charge a seguir, com suas palavras, descreva o que significa
escravidão moderna? Disponível em:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_llzb-kkGgDkAawjVmisjs9pDzNeKfHh9gBqMMfYZjO8QTxyWYjS4Jhhbg5e_68lGcw&usqp=CAU Acesso em 08
de out. de 2021. Disponível em:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_llzb-kkGgDkAawjVmisjs9pDzNeKfHh9gBqMMfYZjO8QTxyWYjS4Jhhbg5e_68lGcw&usqp=CAU
Acesso em 08 de out. de 2021. 3. A escravidão moderna é diferente da
escravidão antiga, praticada no Brasil durante os períodos colonial e
imperial. No quadro a seguir destaque quais são as principais diferenças e
semelhanças entre a escravidão antiga e a moderna (atual)? Disponível em
https://www.anarquista.net/escravidao-moderna/ Acesso em 08 de out. de 2021.
RECURSOS: ( 24 a 61 ) Livro didático; (x) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( x) Trabalho; ( )
Resolução de Exercícios/Livro páginas: (
30,31,33,35 ) ( ) Seminários; (x )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da
participação; Outros: Referências OBS:
outras fontes estão referenciadas junto à pesquisa.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
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