3º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 7º ANO - 2024

 

                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema:   Escola lugar de Sustentabilidade e conhecimento geográfico.

Unidade Temática: Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento: Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil”. 

Objetivo geral:

·         Conhecer as principais atividades econômicas realizadas durante o processo de expansão e integração do território basileiro, para compreender aspectos de sua formação, identificando mudanças ocorridas entre os séculos XVI e XXI na economia e na sociedade abrangendo  a dinâmica do espaço geográfico brasileiro atualmente.

 

Ano: 7°           Período:       01/04 a 19/04 /2024                                             Nº de Aulas: 9

                                 HABILIDADES

    (EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

   (EF07GE01IT) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da Bahia da microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do município de Itamaraju.

 (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02BA) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

EF07GE01BA,(EF07GE03),(EF07GE03BA), EF07GE04.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.

5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

7. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.                                                                        

 

                                                                         1ª Aula

 

1.    ETAPA1 e 2 : Iniciar a etapa com um bom dia ou boa  tarde e chamada, em seguida explanação do objeto de conhecimento sobre  Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil” faça a revisão do capitulo 3 Formação do território, a partir da página 28 do livro didático Geografia Espaço Interação. Em seguida aplique a atividade do livro didático .Não esqueça de fazer a correção junto com a turma.

2.    Contextualize através das atividades.

 O gráfico comparativo “ Principais diferenças entre a agricultura camponesa  e o agronegócio” visa mostrar a concentração de terras como foi desde  as capitanias hereditárias, mas se o professor(a) achar necessário, poderá fazer varias comparaçõe, conforme mostra o gráfico

 

LEMBRE-SE QUE A ATIVIDADE É  SUGESTÃO, DE ACORDO COM A REALIDADE DA SUA TURMA: Aplicar a atividade sobre o Tratado de Tordesilhas e organizar de maneira que o estudante  possa recortar o mapa e colar no caderno. Desta maneira o aluno vai compreendendo a importância da representação cartográfica, entender os fatos.

                                                                         2ª Aula

 

ETAPA1 e 2: Nestas etapas solicitar atividade disponível na apostila dando oportunidade ao estudante a compreender mais sobre o conteúdo abordado. Em continuidade fazer juntos a correção, momento de tira possíveis dúvidas.

ATIVIDADE

1. Complete o mapa mudo com as informações solicitadas:

a) Escreva o nome do Tratado representado na linha tracejada;

b) Escreva o nome de quem ficou com as terras, a leste e a oeste;

c) Dê a cor verde à parte da Espanha e a cor amarela à parte de Portugal.

2.Complete a cruzadinha, de acordo com as lacunas das frases.

a) O Tratado de Tordesilhas tem esse nome, pois foi assinado em 7 de junho de 1.494 no povoado de ______________________, localizado na Espanha.

b) _________________ ficou com as terras a leste do tratado.

c) _________________ ficou com a maior parte das terras recém descobertas.

d) Os _________________ começaram a avançar para terras a oeste, descumprindo o Tratado de Tordesilhas.

e) Antes mesmo da descoberta de novas terras, ou do chamado “Novo Mundo”, Portugal e Espanha acirraram uma disputa em 1.492, com os conhecimentos do navegante genovês ____________________ Colombo.

f) O Tratado de Tordesilhas dividia o “Novo Mundo” em duas partes a partir de um _____________________.

g) O ____________ de Tordesilhas permaneceu válido até 1.750.

Disponível em: www.educacao.palotina.pr.gov.br/uploads/anexos/2020-06/atividades-junho-71656c4e5b.pdf.
Acesso em 16 de abril de 2023.

 

 

3. O mercantilismo, teoria econômica mais influente da Idade Moderna europeia, caracterizava-se, entre outros aspectos, pela

a) Importância dada à acumulação de metais preciosos.

b) Acentuada diminuição dos impostos alfandegários para melhor circulação de bens.

c) Formação de extensa mão de obra especializada capaz de tornar mais eficaz a produção.

d) Papel central do Estado ao atribuir a ele a capacidade de investimento em novas rotas de comércio, distribuição de monopólios e progressiva diminuição de impostos alfandegários para produtos importados.

 e) Fim do Absolutismo europeu e o nascimento de repúblicas.

 

GABARITO: A COMENTÁRIO: O mercantilismo era uma das mais importantes características do mercantilismo e defendia o acúmulo de metais preciosos como forma de garantir a prosperidade do reino e o fortalecimento da posição do monarca.

 

4.O mercantilismo, política econômica praticada pelos monarcas europeus, na época moderna, teve como característica a(o)

 a) Liberdade do comércio colonial.

 b) Estímulo às importações de manufaturados.

c) Manutenção da balança comercial favorável.

d) Estímulo à agricultura.

e) Combate à escravidão.

GABARITO: C COMENTÁRIO: Uma das características do mercantilismo é a manutenção da balança comercial favorável. Como assim? Simples, o país mercantilista exportava (vendia para outros países) mais do que importava (comprava de outros países). Para alcançar esse quadro, os estados elevavam as barreiras alfandegárias ou os impostos sobre importações, tornando-as mais difíceis e desestimulando-as.

 

5. O mercantilismo, teoria econômica mais influente da Idade Moderna europeia, caracterizava-se, entre outros aspectos, pela

a) Importância dada à acumulação de metais preciosos.

b) Acentuada diminuição dos impostos alfandegários para melhor circulação de bens.

c) Formação de extensa mão de obra especializada capaz de tornar mais eficaz a produção.

d) Papel central do Estado ao atribuir a ele a capacidade de investimento em novas rotas de comércio, distribuição de monopólios e progressiva diminuição de impostos alfandegários para produtos importados.

 e) Fim do Absolutismo europeu e o nascimento de repúblicas.

 

GABARITO: A COMENTÁRIO: O mercantilismo era uma das mais importantes características do mercantilismo e defendia o acúmulo de metais preciosos como forma de garantir a prosperidade do reino e o fortalecimento da posição do monarca.

 

6. O mercantilismo, política econômica praticada pelos monarcas europeus, na época moderna, teve como característica a(o)

 a) Liberdade do comércio colonial.

 b) Estímulo às importações de manufaturados.

c) Manutenção da balança comercial favorável.    

d) Estímulo à agricultura.

e) Combate à escravidão.

GABARITO: C COMENTÁRIO: Uma das características do mercantilismo é a manutenção da balança comercial favorável. Como assim? Simples, o país mercantilista exportava (vendia para outros países) mais do que importava (comprava de outros países). Para alcançar esse quadro, os estados elevavam as barreiras alfandegárias ou os impostos sobre importações, tornando-as mais difíceis e desestimulando-as.

 

7. Observe o mapa das Capitanias Hereditárias no seu livro de Geografia, página 32 e responda:

a)    O que o mapa representa? ___________________________________________________________

b)    Pinte a capitania que representa a  de Porto Seguro.

c)    Qual capitania Itamaraju pertencia? Como você sabe disso? ______________________________________________________________________________________

d)    Escreva mais duas informações contidas no mapa.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Observe a charge abaixo.

 

 

Fonte: https://imagohistoria.blogspot.com/2017/11/charges-historicas-brasil-colonia_25.html

 

O texto acima afirma que quando os portugueses desembarcaram no território brasileiro, suas terras já eram habitadas por milhões de índios que já desenvolviam aqui suas atividades. Baseado na charge acima e nos seus conhecimentos, aponte as ações que você acha que os portugueses tiveram com os povos indígenas para dominarem suas terras e tomarem seus recursos.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Qual é o nome oficial do Brasil?

_______________________________________________________________________________

10. O governo federal é composto por três poderes que também estão representados nas Unidades da Federação ( estados)  e nos municípios. Quais  são esses poderes?

_______________________________________________________________________________

 

11. Observe o gráfico e depois marque a alternativa correta

 

TECNOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES NA AGRICULTURA FAMILIAR - ppt carregar

https://slideplayer.com.br/slide/2736424/

A partir do gráfico e das características da estrutura agrária brasileira, reconhece-se que a)

a) agricultura camponesa ocupa 24% das terras porque é formada por grandes propriedades rurais.

b) a agricultura camponesa ocupa 74% da mão de obra porque utiliza um grau de mecanização inferior ao agronegócio.

 c) a agricultura camponesa prioriza a produção de commodities, por isso obtém o total de 14% do crédito agrícola brasileiro.

d) o agronegócio obtém 86% do crédito porque suas terras têm baixa fertilidade e ocupam as encostas. e) o agronegócio participa com 60% da produção global porque produz para o mercado interno brasileiro.

 

 

 

OBS: Professor, se achar necessário, Prepare atividades sobre a dimensão territorial do Brasil e as diferentes formas de  regionalização  como: os quatro brasis de Milton Santos,as regiões geoeconômicas de Pedro Pinchas e as macrorregiões divididas pelo IBGE, etc.

 

 

                                                                         3ªAula

 

ETAPA 1:  Para iniciar o estudo, apresente as principais atividades econômicas desenvolvida na América portuguesa ( Brasil) como: exploração do pau-brasil, a cana-de- açúcar, pecuária e drogas do sertão.

3.    Em uma roda de conversa:  promover a leitura coletiva dos textos e da imagem das páginas 40 e 41 do livro didático  Comentar que a ocupação e a integração do território brasileiro estão associadas, entre outros fatores, a atividades econômicas preponderantes (extração de pau-brasil, cultivo de cana-de-açúcar, café, pecuária, mineração, indústria), no espaço geográfico, em cada período histórico. Encaminhar as atividades de 1 a 3 para sistematizar essa conversa inicial e levantar os conhecimentos prévios dos estudantes.

4.    Analisar o mapa “Brasil indígena – até 1500”, destacar, de um lado, a diversidade de povos indígenas que ocupavam o atual território brasileiro antes da chegada dos europeus e, de outro, como esses povos estavam distribuídos no território. E responder as questões da página 43 do livro didático Geografia Espaço Interação.

 

Sugestão: Assistir ao vídeo: . UM NOVO mundo na TV. 2011. Vídeo (13min14s). Publicado pelo canal Eddie Silva. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=AKOb4TRb9Tk.

 

Visões do Brasil Pedir aos estudantes que, em duplas, representem o Brasil da atualidade (aspectos da economia ou do território), usando a linguagem  visual (desenho ou quadrinhos, por exemplo).  Se julgar adequado, trazer para a sala de aula alguns exemplos de representações visuais do Brasil feitas em diferentes momentos históricos e mostrar em slide ou colar as imagens na lousa.

 

SUGESTÃO: Coloque o tema no papel impresso ou na lousa  

Se o aluno preferir história em quadrinhos, oriente para dividir a folha em pequenas partes para representar cada cena. 

Aproveitar a criatividade do aluno e pedir para eles apresentarem o seu desenho ou texto em quadrinho.

Se desejar, faça uma fotografia dos alunos com suas produções.

 

Atividade

 

 

                                  Aspectos da economia ou do território brasileiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                       

 

 

                                                               4º- AULA

 

 

ETAPA 1: Iniciar a aula retomando o texto e a imagem das páginas 40 e 41 e identificar as principais atividades econômicas desenvolvidas na América portuguesa. Ao analisar o mapa “Brasil indígena – até 1500”, destacar, de um lado, a diversidade de povos indígenas que ocupavam o atual território brasileiro antes da chegada dos europeus e, de outro, como esses povos estavam distribuídos no território. Comentar também que os povos indígenas utilizavam a madeira do pau-brasil para diversas finalidades, como produzir arcos e flechas, e a seiva era usada para a pintura de enfeites.

Contextualizar: Destacar que  apesar do desmatamento na nossa região, Itamaraju tem a árvore de pau-brasil mais antiga do país , com mais de 500 anos e esta protegida no Assentamento Pau- Brasil. E  o espaço é aberto para estudos e visitas com caminhada e contemplação a biodiversidade da nossa Mata Atlântica.

5.    Destacar que as transformações ocorridas no espaço geográfico no período foram pontuais, restritas à faixa litorânea. Solicitar a leitura e interpretação do mapa pagina 43.

Solicitar a analise da sequência de mapas do Brasil, mostrando  a Mata  Atlântica original e o desmatamento crescente ao longo das décadas. Destacar que Itamaraju está se encontra nesta faixa pois a distância do litoral é apenas de 50km. Se julgar necessário, destacar que esta faixa litorânea em todo o Brasil é classificada pelo geográfo Aziz Ab’ Saber como Domínio de Mares e morros...

 SUGESTÃO: Proponha a atividade   a seguir e não se esqueça de corrigir:

 

Atividade

A Mata Atlântica, que originalmente se estendia por todo o litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste título de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, hoje restam apenas 5% da vegetação original, como mostram as figuras.

1. Considerando as características histórico-geográficas do Brasil e a partir da análise das figuras é correto afirmar que

a) as transformações climáticas, especialmente na Região Nordeste, interferiram fortemente na diminuição dessa floresta úmida.

b) nas três últimas décadas, o grau de desenvolvimento regional impediu que a devastação da Mata Atlântica fosse maior do que a registrada.

c) as atividades agrícolas, aliadas ao extrativismo vegetal, têm se constituído, desde o período colonial, na principal causa da devastação da Mata Atlântica.

d) a taxa de devastação dessa floresta tem seguido o sentido oposto ao do crescimento populacional de cada uma das Regiões afetadas.

e) o crescimento industrial, na década de 50, foi o principal fator de redução da cobertura vegetal na faixa litorânea do Brasil, especialmente da região Nordeste.

                                Mares de Morros

Os mares de morros representam um domínio Morfoclimáticos (que reúne relevo, clima, vegetação e hidrografia) presente no Brasil, o qual é formado pela união de diversas elevações.

O nome está associado a um grande conjunto de morros arredondados formados pelo intenso processo de erosão. De tal maneira, o termo “mar” está relacionado com a semelhança dos morros e das ondas do mar.

https://www.todamateria.com.br/mares-de-morros/

 

2. Observe a imagem mostrando Itamaraju, visto do Monte Pascoal.

 

a)    Descreva o que você ver na imagem.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    De acordo com  o que você estudou e a descrição do texto, Itamaraju faz parte de qual domínio morfoclimático?

___________________________________

c)    Qual é o nome do nosso bioma ?

 

 

3. Observe o mapa dos domínios Morfoclimáticos.

 

Disponível em : https://estudeprisma.com/questoes/dca3faa0-e0

a)    Qual número representa o domínio de Mares e morros?

_________________________

b)    Qual principal bioma se encontra nesse domínio ?_________________________

 

 

 

SUGESTÃO:  Assistir ao vídeo “Biodiversidade da Mata Atlântica

https://www.youtube.com/watch?v=3hsf5y9IX6w

 

                                                    5º- AULA

 

ETAPA 1: Dando continuidade o estudo das transformações ocorridas nas terras que viriam a fazer parte do território brasileiro com a chegada dos portugueses. Deve-se discutir com os estudantes a questão dos povos originários que já viviam há milênios nessas terras. Apresentar algumas características culturais e do modo de vida dos povos indígenas, bastante integrados à natureza e dependentes dos recursos naturais. Com a chegada dos colonizadores, a organização espacial tradicional dessas populações começou a ser alterada de acordo com os interesses da metrópole nos recursos naturais que essas terras possuíam. Citar os indígenas Pataxó (e destacar que a Aldeia Trevo do Parque está no município de Itamaraju e que faz parte da população itamarajuense) como exemplo dos  povos originários que mais sofreram alteração no seu modo de vida e que hoje  estão resgatando a sua história e a língua Patxohã. Este fato se deve sobretudo porque foi no Sul Baiano que a história de apropriação das terras brasileiras  pelos portugueses começaram. Citar a praia Barra do CAHY e depois Porto Seguro destacar que a geografia de Itamaraju e terras vizinhas, as serras baixas ( dentre eles  Monte Pescoço, Monte Pascoal no Parque Nacional Monte Pascoal  foram relatadas pelo escrivão Pero Vaz de Caminha em 1500, quando tomaram posse do território brasileiro.

 

SUGESTÃO DE ATIVIDADE Assistir ao documentário:

 Índios Pataxós e a terra do descobrimento – YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Vblr6PrWYs4

 

MÚSICA PATAXÓ.... Somos filhos da natureza - YouTube

https://www.youtube.com ›

 

ETAPA 2:  Como sugestão para dinamizar o aprendizado o professor(a) pode:

1.Organizar um passeio com a turma em uma aldeia Pataxó, 2. Convidar um indígena Pataxó para apresentação, palestra e ou  entrevista,

3. Confeccionar um colar ou cocar pataxó, 4.Conhecer algumas palavras e seu significado das palavras na língua Patxohã.  5.Expor objetos dos povos originários indígenas. 6.Compartilhas um momento de comes e bebes com alimentos tradicionais identitários.

 

ATIVIDADE

Barra do Cahy foi a primeira praia descoberta pelos portugueses

De grande valor histórico, Barra do Cahy, localizada em Prado, no extremo Sul da Bahia, recebeu, em 2017, o título de 1ª Praia do Brasil. Segundo pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, se trata mesmo da Barra do Cahy.

Barra do Cahy foi a primeira praia descoberta pelos portugueses

Foi na foz do Rio Cahy, que a tripulação de Pedro Álvares Cabral fez a primeira parada estratégica por 40 horas antes de ancorarem em Porto Seguro e em Coroa Vermelha, em abril de 1500.

Do mar na Barra do Cahy, é possível avistar o Monte Pascoal, que fica a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação.

A Barra do Cahy esta localizada no município de Prado, no litoral na Costa das Baleias no extremo sul da Bahia. Além da cidade de Prado com 84 km de praias e pura beleza natural, destacam-se o distrito de Cumuruxatiba e a aldeia de Corumbau. Os municípios limítrofes de Prado são Alcobaça, Itamaraju, Porto Seguro e Vereda.

A Praia da Barra do Cahy está a 47 Km ao norte da cidade do Prado, a 15 Km do Balneário de Cumuruxatiba. Para o turismólogo e ex-secretário de Turismo de Prado, Joklébio Coelho, o local é o marco inicial da história brasileira.

“Além do valor histórico, o local possui também um valor geográfico e cultural de grande importância. Em nenhuma outra cidade, nem em Porto Seguro, se avista o Monte Pascoal como aqui. A formação, o berço da nação brasileira começou em Barra do Cahy, assim como o descobrimento do Brasil”, destaca.

Rio Cahy

O mergulho no Rio Cahy é a uma dica. Suas nascentes advém dos Parques Nacionais do Descobrimento e do Monte Pascoal, com águas absolutamente limpas. Desta forma, ele ainda mantém características da época do descobrimento do Brasil. Não é possível visitar esse paraíso agora, mas vale a pena anotar.

Fonte: https://www.revistamarcozero.com.br/barra-do-cahy-foi-a-primeira-praia-descoberta-pelos-portugueses/

                                                                   6ª- AULA

 

ETAPA 1: Nesta etapa o professor(a) vai promover a leitura compartilhada dos textos das páginas 44 e 45 do livro didático Geografia Espaço e Interação e incentivar a análise das imagens. Ressaltar que a intensa exploração do pau-brasil nos primeiros anos da América portuguesa causou um esgotamento relativamente rápido do produto na faixa litorânea, o que fez com que os portugueses buscassem outras atividades para gerar riquezas. A lavoura da cana-de-açúcar foi a atividade escolhida, uma vez que havia muito interesse na Europa pelo açúcar naquele momento.

 

Atividade interdisciplinar com Arte: propor a pesquisa para o aluno fazer em casa e compartilha em sala de aula

1.        Pesquise, na internet e em livros impressos, informações sobre Benedito Calixto.

2.        Escreva um texto sobre a obra do autor, que representa os indígenas e os europeus.

3.       Na data marcada pelo professor, converse com os colegas para trocar informações sobre o que descobriram.

 

ETAPA 2: O desenvolvimento da economia canavieira, no litoral do atual estado de São Paulo e sobretudo do Nordeste, criou condições para o surgimento de atividades complementares, como a pecuária e a agricultura de outros produtos, como o tabaco e o algodão, o milho e a mandioca. Sobre  o texto Outros cultivos, pecuária e drogas do sertãotilizar as atividades de 1 a 3 para apoiar a leitura e a análise do mapa da página 46.

 

A seguir, promover a leitura compartilhada dos textos e a leitura e a análise do mapa da página 47 Geografia Espaço e Interação. Encaminhar a atividade 4, na qual se espera que os estudantes percebam que, além da extração do pau-brasil e do cultivo da cana-de-açúcar no litoral, a pecuária expandiu-se para o interior da atual Região Nordeste e para áreas das regiões Sul e Sudeste.

 

                                                                       7ª AULA

 

 

ETAPA 1:  “Bandeirantes: nem heróis, nem vilões” página 48. O principal objetivo da seção é desmistificar a imagem dos bandeirantes, que ora são tratados como vilões, responsáveis pelo aprisionamento e extermínio de indígenas e africanos escravizados e foragidos, ora como heróis desbravadores, que muito colaboraram para a expansão territorial do Brasil. A ideia é lançar um olhar sobre eventos históricos que torne possível relativizar e compreender as ações das expedições a seção Texto complementar, problematizando a importância das bandeiras no processo de ocupação do território e, ao mesmo tempo, seu impacto sobre as populações indígenas. A seguir, definir a origem e as características dos bandeirantes. Destacar a imagem construída do bandeirante ao longo da história. Destacar o papel de Domingos Jorge Velho, bandeirante a quem é atribuída a destruição do Quilombo dos Palmares. Encaminhar as atividades de 1 a 3 da página 49 Geografia Espaço e Interação para sistematizar o conteúdo proposto na seção.

 

2. Interagindo com história: Professor prepare um momento para assistir com seus alunos “Bandeirantes - Aula de História completa, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h5fIZw3b2-U , com duração de 20,14minutos. Depois promova um momento de reflexão sobre quem eram os bandeirantes.

ETAPA 2: No segundo momento, passe a música "Eu só peço a Deus", do grupo Inquérito.  A poesia Social e a Reflexão Crítica. A música 'Eu Só Peço a Deus' do grupo Inquérito é uma expressão poética carregada de críticas sociais e reflexões profundas sobre a realidade brasileira. A letra inicia com uma confissão pessoal do vocalista, que se identifica como poeta e reconhece suas próprias limitações no amor. A partir daí, a canção se desdobra em uma série de observações sobre as desigualdades e contradições presentes na sociedade. O grupo faz uso de metáforas e referências históricas para questionar a celebração de figuras controversas, como os bandeirantes, em nomes de rodovias, comparando-os a homenagear Hitler em Israel, evidenciando a violência e opressão que esses personagens históricos representam. A música também aborda a questão do racismo estrutural no Brasil, a manipulação da imagem do país pelo governo e a alienação provocada pelo entretenimento e esportes.

 Se necessário, repita o procedimento (música) e depois pergunte aos alunos quais críticas eles identificaram na letra. Em seguida, dê ênfase no trecho: "Bandeirantes, Anhanguera, Raposo, Castelo São heróis ou algoz? Vai ver o que eles fizeram. Botar o nome desses cara nas estrada é cruel. É o mesmo que Rodovia Hitler em Israel"

Discuta com os alunos quais as consequências de monumentos que tenham nomes dessas pessoas.

https://www.olimpiadadehistoria.com.br/especiais/planos-de-aula/plano/6.45920?page=2&editions=6&classes=1,2,3

 

 

ATIVIDADE

 

1.    Quais sentimentos eles despertam?

2.    Escreverem um pequeno texto sobre o seguinte questionamento: imagine um tamoio, tupiniquim (ou outro grupo indígena historicamente ligado aos bandeirantes) chegando em São Paulo e se deparando com a estátua: que tipo de reação ela causaria?

 

                                                                            8ª- AULA

 

ETAPA 1 e 2: O ouro das minas. Levantamento de conhecimentos prévios: Faça perguntas como: “O que foi o mercantilismo? Onde foi encontrado ouro no Brasil?

Explique que uma das bases do mercantilismo era o metalismo, ou seja, o acúmulo de minerais preciosos, como ouro, prata e diamantes, nos cofres das monarquias. Acumular metais preciosos era um dos principais objetivos das Coroas europeias do período. Por esse motivo, desde o início da colonização, muitos portugueses procuravam minerais preciosos nas terras que ocuparam na América.

Ressalte que Minas Gerais teve um papel importante na interligação das diferentes regiões no Brasil e no processo de urbanização do país. Do Nordeste eram levados escravizados e gado para a região das minas, e das minas partiam expedições para Goiás e Mato Grosso, outras regiões onde se descobriu e explorou ouro e diamantes. A exemplo na Chapada Diamentina na Bahia:  cidades como Lençóis, Mucugê, Jacobina e outras. Destaque também as outras regiões mineradoras em Goiás e Mato Grosso.

Ao trabalhar o conteúdo proposto nas páginas 50 e 51, explicar que o declínio da atividade canavieira criou as condições necessárias para que a atenção dos portugueses se voltasse para a busca de metais e pedras preciosas. Esse era, de fato, o objetivo principal dos europeus ao chegarem às terras brasileiras.

Destacar que a atividade mineradora, cujo início ocorreu nos atuais estados de Minas Gerais e Goiás, foi a que teve maior impacto na organização social e espacial do território brasileiro no período colonial.

Destaque que a maior parte da população da região era negra e escrava; portanto, a maior parte dos trabalhadores nas minas era cativa.

Apresente os gráficos sobre a produção do ouro e a população mineira no século XVIII .

Destaque que a maior parte da população da região era negra e escrava; portanto, a maior parte dos trabalhadores nas minas era cativa.

Ressalte que Minas Gerais teve um papel importante na interligação das diferentes regiões no Brasil e no processo de urbanização do país.

Destacar a importância do tropeirismo para as regiões mineradoras e a influência que tiveram para o surgimento de diversas cidades.

Contextualizar com Itamaraju que no tempo do topônimo de “Escondido”  foi também influenciada pelos viajantes tropeiros.  Segundo relatos dos mais antigos, porque não se tem conhecimento de quem escreveu esse tempo.  

 

SUGESTÃO- Dinamizando a aula: Convidar um morador antigo  de Itamaraju para ir à escola  e relatar o tempo em que as mercadorias chegavam através de tropeiros que viajavam em lombos de animais e montavam a feira aqui.

 

                           CURIOSIDADES SOBRE A MINERAÇÃO NA BAHIA

                           VOCÊ SABIA???

“O garimpo e a mineração foram grandes motores econômicos na Chapada Diamantina nos séculos atras. Primeiro o ouro, encontrado no século 18 em Rio de Contas e Jacobina, em seguida o diamante, cujas primeiras jazidas foram descobertas no começo do século 19 em Mucugê.

Muitas das cidades da Chapada guardam, em seu casario, a lembrança daqueles tempos áureos. Por quase todo o século 19, a Bahia foi a maior produtora de diamantes do mundo (...)A Chapada concentrava praticamente toda a produção mundial do carbonado, e foi nos arredores de Lençóis que se encontrou uma pedra de nada menos que 3 167 quilates, batizada de “Sérgio”, que até hoje é o maior diamante já visto no planeta.

 

https://www.diamantinanativeguides.com.br/a-historia-garimpo#:~:text=A%20Hist%C3%B3ria%20do%20Garimpo%20na,do%20s%C3%A9culo%2019%20em%20Mucug%C3%AA.

  

Gráfico para análise.

 

ATIVIDADE

 

1.    Sobre a mineração em Minas Gerais durante o período colonial, é correto afirmar que:

a) a mão de obra livre foi a principal utilizada na extração de ouro na região.

       b) a região da mineração foi uma das maiores responsáveis pela constituição de uma unidade do território colonial.

c) mesmo no auge da extração do ouro, a população das regiões das minas era escassa.

d) o quinto era o principal imposto cobrado sobre o ouro do Brasil, coletando metade do ouro extraído.

Alternativa correta: b.

 

2.    O deslocamento do eixo econômico do Brasil Colônia do Nordeste para o Centro-Sul no século XVIII deveu-se:

a) ao açúcar

 b) ao café;

 c) à pecuária;

d) ao pau-brasil;

 e)  à mineração.

Alternativa correta: e

 

3.    Relacione as colunas levando em consideração informações sobre o Brasil Colônia.

1. Exploração do Pau-brasil

2. Exploração do Açúcar

 3. Extração do Ouro

( ) ação litorânea envolvendo a mão-de-obra indígena.

 ( ) aguçou o interesse holandês no Brasil, propiciando a invasão batava no Nordeste.

 ( ) produção vinculada à existência de latifúndios.

( ) deslocou o eixo de atenção do Nordeste para o Sudeste e estimulou atividades econômicas em outras regiões do país.

 ( ) a organização visava à monocultura para exportação.

Assinale a seqüência correta da 2.a coluna: a) 1 . 3 . 2 . 2 . 3

 b) 2 . 2 . 3 . 3 . 1

c) 1 . 2 . 2 . 3 . 2

d) 2 . 1 . 2 . 3 . 2

e) 3 . 3 . 1 . 2 . 2

Alternativa correta: c

 

SUGESTÃO: Visita virtual ao Museu da Inconfidência, disponível em: https://www.eravirtual.org/inconfidencia_br/

 

 

                                                                          9ª AULA

ETAPA 1:   INTERAGIR COM MAPAS: Mapas de fluxos

A seção Interagir com mapas apresenta dois mapas bastante representativos dos fluxos de escravizados africanos. O mapa da página 52 representa o fluxo de escravizados entre África, América, Ásia e Europa dos séculos VII ao XIX. O mapa da página 53 representa o fluxo de escravizados africanos para a América entre os séculos XVI e XIX. Chamar a atenção dos estudantes para as diferenças entre esses mapas de fluxos. Os estudantes devem analisar, a identificação de padrões de movimentação de elementos naturais, pessoas e produtos. Destacar que padrões de movimento são representados por meio de linhas e setas que podem ter diferentes características de diferenciação.

Encaminhar as atividades de 1 a 6, que ajudam a entender e interpretar os mapas de fluxos da seção.

               Se julgar pertinente, ler para os estudantes o excerto da seção Texto complementar, que descreve alguns detalhes do tráfico de escravizados africanos para a América.

Contextualizando:  a escravidão moderna (atual) professor, se desejar use o texto sobre “ UM PANORAMA DA ESCRAVIDÃO MODERNA NO BRASIL E NO MUNDO, disponivel em: 

https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/Atividade-18-7o-HIS-A-escravidao-moderna-e-suas-distincoes-em-relacao-ao-escravismo-antigo-e-a-servidao-medieval.pdf

 e peça para o alunos fazerem a interpretação. Se preferir, use o textos e a charge para fazer uma roda de conversas sobre o assunto.

 

ATIVIDADE

UM PANORAMA DA ESCRAVIDÃO MODERNA NO BRASIL E NO MUNDO O regime escravocrata desempenhou importante influência sobre a estrutura social do Brasil, onde a escravidão durou cerca de 300 anos e foi abolida através da Lei Áurea em 1888. Isso quer dizer que não existe mais escravidão no país? Não exatamente! Mesmo que o trabalho escravo tenha sido banido no Brasil e em quase todos os países do mundo, ele continua a atingir muitas pessoas. Confira de que forma a chamada escravidão moderna acontece na sociedade brasileira e que medidas têm sido adotadas para combater o problema. Trabalhadores em situação análoga à escravidão na Indonésia iStock/iStock O que significa escravidão moderna? A expressão “escravidão moderna” é usada para designar as relações de trabalho em que pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra a sua vontade mediante formas de intimidação, como ameaça, detenção, violência física ou psicológica. A escravidão moderna é diferente da escravidão antiga, praticada no Brasil durante os períodos colonial e imperial. A principal diferença é que, no período da escravidão antiga, a lei permitia que uma pessoa fosse propriedade da outra, um objeto que poderia ser negociado em troca de dinheiro. Hoje, o Código Penal Brasileiro proíbe que uma pessoa seja tratada como mercadoria. Outra distinção é que os custos para adquirir um escravo eram mais altos antes, quando ele precisava ser comprado. Hoje, as pessoas em situação de escravidão são geralmente aliciadas e muitas vezes o patrão gasta apenas com o transporte até a propriedade. Por último, a mão de obra escrava nos tempos coloniais e imperiais era determinada por características étnicas: os escravos eram negros ou indígenas. Hoje essa característica tem menor importância, são escravizadas as pessoas em situação de pobreza e miséria. O que existe de semelhança entre os dois períodos são as medidas intimidadoras e punitivas aplicadas às pessoas em situação de escravidão. Atualmente, a escravidão atinge mais de 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo. É o que diz o Índice Global de Escravidão, publicado em 2016 pela Fundação Walk Free, da Austrália. A organização define a escravidão como “uma situação de exploração da qual não se consegue sair porque está sob ameaça, violência, coerção ou abuso de poder”. Como principais tipos de trabalho que empregam mão de obra escrava, a Walk Free aponta:

· a indústria da pesca, onde milhares de pessoas são forçadas a trabalhar em barcos de pesca, podendo permanecer anos sem ver a costa. As vítimas desse tipo de trabalho relatam que quem é pego tentando escapar pode ser morto ou lançado ao mar;

 · trabalhos vinculados às drogas, que empregam inclusive trabalho escravo infantil;

· exploração sexual, que faz cerca de 4,5 milhões de vítimas, sendo uma a cada quatro delas menor de idade;

· o relatório aponta ainda que muitas crianças ao redor do mundo são obrigadas por criminosos a pedir esmolas nas ruas;

· grande parte da escravidão moderna acontece em propriedades particulares como casas e fazendas, longe da visão do público. A grande maioria das pessoas nessa situação é atraída por falsas promessas de emprego e melhoria de vida. Contudo, acabam sendo levadas a lugares isolados, onde têm seus documentos retidos e são atrelados a uma dívida, que deve ser quitada com “trabalho gratuito”. Segundo a Fundação Walk Free, a pobreza e a falta de oportunidades desempenham importante papel no aumento da vulnerabilidade das pessoas à escravidão moderna. Outros fatores contribuintes além das desigualdades sociais são a xenofobia, o patriarcado e a discriminação de gênero. Ainda hoje, o trabalho escravo é caracterizado por mortes e castigos físicos, alojamentos sem redes de esgoto ou iluminação, sem armários ou camas, com jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias, sem alimentação, sem água potável e sem equipamentos de proteção.

Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/um-panorama-da-escravidao-moderna-no-brasil-e-no-mundo/Acesso em 08 de out. de 2021.

 

1. Com base no texto e na charge a seguir, com suas palavras, descreva o que significa escravidão moderna? Disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_llzb-kkGgDkAawjVmisjs9pDzNeKfHh9gBqMMfYZjO8QTxyWYjS4Jhhbg5e_68lGcw&usqp=CAU Acesso em 08 de out. de 2021.

 

Disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_llzb-kkGgDkAawjVmisjs9pDzNeKfHh9gBqMMfYZjO8QTxyWYjS4Jhhbg5e_68lGcw&usqp=CAU Acesso em 08 de out. de 2021.

 

3.    A escravidão moderna é diferente da escravidão antiga, praticada no Brasil durante os períodos colonial e imperial. No quadro a seguir destaque quais são as principais diferenças e semelhanças entre a escravidão antiga e a moderna (atual)?

7º ANO HISTÓRIA ATIVIDADE 18

Disponível em https://www.anarquista.net/escravidao-moderna/ Acesso em 08 de out. de 2021.

 

                              Diferenças 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          Semelhanças

 

   RECURSOS: (  24 a 61 ) Livro didático; (x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   30,31,33,35  )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;

( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da participação; Outros:

 

Referências

https://plurall-content.s3.amazonaws.com/oeds/NV_ORG/PNLD/PNLD20/Historiar/7ano/04_BIMESTRE/08_VERSAO_FINAL/03_PDFS/27_HISTORIAR_7ANO_4BIM_Sequencia_didatica_3_TRTAT.pdf

 

 

https://cppaulofreire.com.br/conteudo-escola/2020/2020_3ANO_3001M_1B_EXERCICIO_HISTORIA_SEMANA2_01.pdf

 

OBS: outras fontes estão referenciadas junto à pesquisa.

 

                                                           Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

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