3º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 7º ANO - 2022

 

                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema: Escola lugar de conhecimento geográfico.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: : Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 11/04/2022  a  22/04/2022                               Nº de Aulas: 6

                                                                      HABILIDADES

 

  (EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.

 (EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

   (EF07GE01BA) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil e da Bahia.

   (EF07GE01IT) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da Bahia da microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do município de Itamaraju.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

             COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                         1ªAula

 

 ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio sobre o objeto de conhecimento abordado na aula anterior ,estimular os alunos a expressar suas dúvidas e opiniões em relação ao que foi trabalhado. Em seguida explanação sobre “A localização geográfica brasileira e as paisagens”, o professor pode fazer a leitura do texto resumido das páginas 10 a 17 do livro didático Araribá Mais Geografia, em seguida  escrever no quadro, pedir aos alunos para reescreverem no caderno e orienta-los sobre a organização da reescrita. Em seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos.

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TEXTO:

                                        A localização geográfica brasileira e as paisagens

                                                                 

    Ao observar um mapa do Brasil, logo percebemos como o país é grandioso, ocupando parte significativa do continente. Quando os portugueses chegaram a estas terras, em 1500, encontraram diversos povos que já viviam nelas há muitos anos e, com o tempo, se impressionaram com a vastidão do território e a quantidade de recursos minerais.

    O Brasil é o quinto maior país do mundo, com uma área de 8 515 767 km2 .Sendo que os únicos países com área superior à do Brasil são Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.

     Além de ter uma extensa costa, com 7 367 km, banhada pelo oceano Atlântico, o Brasil tem 15 719 km de fronteira terrestre, limitando-se com quase todos os países da América do Sul. O Brasil está localizado na América, ocupando grande parte da porção sul do continente, chamada América do Sul. Podemos considerar, por exemplo, a localização do território brasileiro de acordo com os hemisférios ou com as zonas térmicas.   As imagens a seguir mostram a divisão do mundo em hemisférios: Norte, Sul, Leste e Oeste.

 

 

A leitura das imagens permite notar que a maior parte do território brasileiro está no hemisfério sul ou meridional — isto é, ao sul da linha do Equador — e totalmente localizado no hemisfério oeste ou ocidental, a oeste do meridiano de Greenwich.

A representação no mapa demonstra que o Brasil tem a maior parte de seu território situada na Zona Tropical, compreendida entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Essa localização é um dos motivos do predomínio de climas tropicais (com temperaturas mais elevadas) no Brasil. Uma porção do território, no entanto, está na Zona Temperada (também chamada de Subtropical), onde encontramos climas com temperaturas mais baixas que as apresentadas na Zona Tropical.

 

EXTENSÃO LATITUDINAL E LONGITUDINAL

 Com sua vasta área, o território brasileiro apresenta grande extensão latitudinal (de norte a sul) e longitudinal (de leste a oeste).

                AS LATITUDES E AS PAISAGENS

A grande extensão do Brasil no sentido norte-sul (latitudinal) influencia significativamente a diversidade de paisagens no país, com ocorrência de diversos tipos de clima e vegetação.

 

               AS LONGITUDES E OS HORÁRIOS

 

  Além da grande extensão latitudinal, o Brasil também se apresenta extenso no sentido leste- -oeste (longitudinal). Essa característica faz com que o país seja abrangido por quatro fusos horários, o que leva a uma diferença que pode chegar a 3 horas — como ocorre entre Fernando de Noronha e Acre, por exemplo.

 Alguns estados brasileiros adotam, durante parte do ano, o chamado horário de verão. Isso ocorre geralmente entre outubro e fevereiro, período em que os dias costumam durar mais tempo que as noites. Com a adoção do horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora, de modo que se possa aproveitar melhor a luz do Sol.

 

                                                                     2ªAula

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada.Em seguida,orientar aos alunos a copiar e responder a atividade proposta na apostila.

 

                                                                    Atividade

 

1.      De acordo ao texto responda:

a)      A maior parte do território brasileiro está localizado em qual hemisfério?

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b)      Quais são as principais linhas imaginárias que passam pelo Brasil?

_______________________________________________________________________________________

c)      Identifique as zonas térmicas em que o Brasil possui terras e os paralelos que as delimitam.

____________________________________________________________________________________

 

2 Indique:

a)      Em qual zona térmica da Terra está localizada a maior parte do território brasileiro?

_______________________________________________________________________________________

b)      Em qual outra zona térmica se situam alguns trechos do território?

_______________________________________________________________________________________

c)      Em qual zona térmica você esta localizado?

________________________________________________________________________________

 

3. Sobre as características territoriais do Brasil é correto afirmar que:

a) Com extensão territorial de 8.515.767 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país sul-americano. _______________

 b) O território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico. . _______________

c) O Brasil está regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. . _______________

d) A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do Sul.

 _______________

4.  Sobre a localização do Вrаѕіl no mundo.O Brasil арrеѕеntа umа grаndе ехtеnѕãо tеrrіtоrіаl lаtіtudіnаl е lоngіtudіnаl. Quаіѕ ѕãо оѕ quаtrо роntоѕ ехtrеmоѕ dо Вrаѕіl?

 

 

a)      (  ) Nаѕсеntе dо rіо Аіlã , Роntа dо Ѕеіхаѕ , Аrrоіо Сhuí е nаѕсеntе dо rіо Моа.

 

 

b)      (  ) Nаѕсеntе dо rіо Аmаzоnаѕ, Рrаіа dо Саrеса, Раmраѕ Gаúсhоѕ, Раntаnаl.

 

 

c)      (  ) Nаѕсеntе dо rіо Аіlã, Роntа dа Ваhіа, Аrrоіо Сhuí, nаѕсеntе dо rіо Раrаná.

 

 

d)     (  ) Nаѕсеntе dо rіо Аmаzоnаѕ, Роntа dо ѕеіхаѕ, Аrrоіо Сhuí е nаѕсеntе dо rіо Моа.

 

5. Complete a legenda do mapa.

 

   ETAPA 2: Correção da atividade e socialização;

 

                                                                     3ªAula

 

 

ETAPA 1: Esta aula está estruturada em duas atividades, para cada aula uma atividade, sabemos que cada turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades.Mas, lembre-se!

Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

 Nesta aula vamos trabalhar:

 Localização geográfica de Itamaraju  com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.

 

  Atividade ( 3º Aula)

 

Localização geográfica de Itamaraju

Este é o mapa da unidade federativa da Bahia e o município marcado de vermelho representa Itamaraju.

   Tem as seguintes Coordenadas geográficas:17° 02' 20" S 39° 31' 51" e faz limites com os municípios de Jucuruçu, Vereda, Prado, Itabela, Porto Seguro e Guaratinga. O estado da Bahia foi divido geograficamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sete mesorregiões, que por sua vez abrangiam 32 microrregiões, segundo o quadro vigente entre 1989 e 2017 que agrupava os municípios no estado. Itamaraju está localizado na mesorregião do Sul Baiano.

 Observe no mapa da Bahia representando o Sul Baiano. Está área tem 70 municípios. Você consegue localizar Itamaraju no mapa? Marque um X.

 

As mesorregiões estão divididas em microrregiões e o Sul Baiano tem três microrregiões: de Valença, de Ilhéus-Itabuna e de Porto Seguro. Itamaraju está localizado na microrregião de Porto Seguro. Está porção da Bahia tem 32 municípios.  Alcobaça, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto,  Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. Observe o mapa da Bahia abaixo representando a microrregião de Porto Seguro.

1.   Marque um X em Itamaraju.

 Itamaraju está a 751km de distância de Salvador, a capital da Bahia. O município de Itamaraju foi fundado em 10 de maio de 1961 (59 anos). E seu aniversário em 5 de outubro. Apresenta as seguintes características geográficas: Área total 2 360,289 km², com altitude    112 m População total (IBGE/2019): 64 486 hab.  Com densidade demográfica de 27,3 hab./km²

2.      Quais as características geográficas do município de Itamaraju?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2ª Atividade  ( 4º AULA )

1. Observe os mapas e escreva abaixo o que cada um representa

  

 

 

O nosso Nordeste está dividido em quatro sub regiões:  Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. Observe o mapa abaixo. A faixa verde representa a Zona da Mata.  A faixa litorânea dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte é denominada Zona da Mata, porque, originalmente, era recoberta pela Mata Atlântica.

A Zona da Mata está localizada do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte. No sul da Bahia está a Zona da Mata Cacaueira caracteriza-se pela produção acentuada de cacau, apesar de seu declínio nos últimos anos. È nesta sub região que se  encontra Itamaraju.

2.Marque corretamente:´

Itamaraju está localizado

a) (   ) Agreste    (    ) Sertão    (    ) Zona da Mata   (    )Meio Norte

b) (   ) Zona da Mata cacaueira     (   ) Zona da Mata Açucareira

Itamaraju se encontra na mesorregião da Bahia.

 

c) (    ) Centro-Sul Baiano   (    ) Sul Baiano    (    ) Nordeste Baiano

Itamaraju se encontra na microrregião da Bahia.

 

(     ) Vitória da Conquista (    ) Itapetinga   (    ) Ilhéus-Itabuna  (    ) Porto Seguro

  Sugestões de vídeos para se trabalhar:

·         A LENDA DO MONTE PESCOÇO:  https://youtu.be/YWtwkVTMzLU - Filme.

·         Drone sobrevoa o Monte Pascoal ou Monte Pescoço, Itamaraju Bahia , margens da Rodovia BR 101- https://youtu.be/bOW6hB-Fk-Q  - Flavio Chavier.                                                                                                                   

                                                                   5ªAula

 

 Etapa 1 e 2:Nesta aula o professor deverá sondar aos alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito da Localização geográfica de Itamaraju. É importante trazer para o aluno nesse primeiro momento o conhecimento sobre a Localização geográfica do Município de Itamaraju e informações gerais. Em seguida fazer a correção da atividade e socialização.                                                               

                                                                   6ªAula

 

Etapa 1 e 2: Inicie a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada.Em seguida explanação do objeto de conhecimento a se trabalhar. Durante essa etapa o professor pode utilizar o livro didático como recurso para explanar sobre “ Caracteristicas do Terrítorio brasileiro”,solicita aos alunos a pesquisar:

·         As principais unidades de relevo;

·         Os rios brasileiros;

·         Os climas do Brasil;

·         Tipos de vegetação do Brasil.

 Aproveitando o momento para proporcionar o dominio da escrita e leitura. páginas 21 a 25.copiar no caderno e depois fazer a leitura do texto e responder as questões.                                                         

RECURSOS: (12 a 17 e 21 a 32) Livro didático; (x ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (x  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:                 .

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 Livro Didático -Araribá Mais Geografia

A LENDA DO MONTE PESCOÇO:  https://youtu.be/YWtwkVTMzLU - Filme.

Drone sobrevoa o Monte Pascoal ou Monte Pescoço, Itamaraju Bahia , margens da Rodovia BR 101.                                        https://youtu.be/bOW6hB-Fk-Q  - Flavio Chavier.    

Sugestãode atividade:

                                                              ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1.      Reescreva todo o texto abaixo, substituindo os desenhos pelas palavras.Cada palavra traduzida ( do desenho para seu significado) você deverá circular com lápis de cor.

Cuide da pontuação, os  parágrafos , a ortografia e  caligrafia.                                                          

 

 

                                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

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