SEQUÊNCIA DIDÁTICA
– GEOGRAFIA |
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TEMA: Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento. Subtema: Escola lugar de conhecimento geográfico. |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento:
:
Ideias
e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.
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Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 7º Período: 11/04/2022 a 22/04/2022 Nº
de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes
tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do
Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de
Itamaraju. (EF07GE01) Avaliar por meio de
exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das
paisagens e da formação territorial do Brasil. (EF07GE01BA) Avaliar por
meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos
acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil e da Bahia. (EF07GE01IT) Avaliar, por meio de
exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das
paisagens e da formação territorial do Brasil, da Bahia da microrregião
geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do município de Itamaraju. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais
facil a avaliação de desempenho da
participação nas aulas e nas atividades
realizadas.
1ªAula ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio sobre o objeto de
conhecimento abordado na aula anterior ,estimular os alunos a expressar suas
dúvidas e opiniões em relação ao que foi trabalhado. Em seguida explanação sobre
“A localização geográfica brasileira e
as paisagens”, o professor pode fazer a leitura do texto resumido das
páginas 10 a 17 do livro didático Araribá Mais Geografia, em seguida escrever no quadro, pedir aos alunos para
reescreverem no caderno e orienta-los sobre a organização da reescrita. Em
seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos. . TEXTO: A localização geográfica brasileira e as paisagens
Ao observar um mapa do Brasil, logo
percebemos como o país é grandioso, ocupando parte significativa do
continente. Quando os portugueses chegaram a estas terras, em 1500,
encontraram diversos povos que já viviam nelas há muitos anos e, com o tempo,
se impressionaram com a vastidão do território e a quantidade de recursos
minerais. O
Brasil é o quinto maior país do mundo, com uma área de 8 515 767 km2
.Sendo que os únicos países com área superior à do Brasil são Rússia, Canadá,
Estados Unidos e China. Além
de ter uma extensa costa, com 7 367 km, banhada pelo oceano
Atlântico, o Brasil tem 15 719 km de fronteira terrestre,
limitando-se com quase todos os países da América do Sul. O Brasil está
localizado na América, ocupando grande parte da porção sul do continente,
chamada América do Sul. Podemos considerar, por exemplo, a localização do
território brasileiro de acordo com os hemisférios ou com as zonas
térmicas. As imagens a seguir mostram a divisão do
mundo em hemisférios: Norte, Sul, Leste e Oeste. A
leitura das imagens permite notar que a maior parte do território brasileiro
está no hemisfério sul ou meridional — isto é, ao sul da linha do Equador — e
totalmente localizado no hemisfério oeste ou ocidental, a oeste do meridiano
de Greenwich. A
representação no mapa demonstra que o Brasil tem a maior parte de seu
território situada na Zona Tropical, compreendida entre os trópicos de Câncer
e de Capricórnio. Essa localização é um dos motivos do predomínio de climas
tropicais (com temperaturas mais elevadas) no Brasil. Uma porção do
território, no entanto, está na Zona Temperada (também chamada de
Subtropical), onde encontramos climas com temperaturas mais baixas que as
apresentadas na Zona Tropical.
EXTENSÃO LATITUDINAL E
LONGITUDINAL Com sua vasta área, o território brasileiro
apresenta grande extensão latitudinal (de norte a sul) e longitudinal (de
leste a oeste). AS LATITUDES E AS PAISAGENS A
grande extensão do Brasil no sentido norte-sul (latitudinal) influencia
significativamente a diversidade de paisagens no país, com ocorrência de
diversos tipos de clima e vegetação. AS LONGITUDES E OS HORÁRIOS Além da grande extensão latitudinal, o
Brasil também se apresenta extenso no sentido leste- -oeste (longitudinal).
Essa característica faz com que o país seja abrangido por quatro fusos
horários, o que leva a uma diferença que pode chegar a 3 horas — como ocorre
entre Fernando de Noronha e Acre, por exemplo. Alguns estados brasileiros adotam, durante
parte do ano, o chamado horário de verão. Isso ocorre geralmente entre
outubro e fevereiro, período em que os dias costumam durar mais tempo que as
noites. Com a adoção do horário de verão, os relógios são adiantados em uma
hora, de modo que se possa aproveitar melhor a luz do Sol.
2ªAula ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada.Em
seguida,orientar aos alunos a copiar e responder a atividade proposta na
apostila.
Atividade 1.
De
acordo ao texto responda: a)
A
maior parte do território brasileiro está localizado em qual hemisfério? ____________________________________________________________________________________ b)
Quais
são as principais linhas imaginárias que passam pelo Brasil? _______________________________________________________________________________________ c)
Identifique
as zonas térmicas em que o Brasil possui terras e os paralelos que as
delimitam. ____________________________________________________________________________________ 2 Indique: a)
Em
qual zona térmica da Terra está localizada a maior parte do território
brasileiro? _______________________________________________________________________________________ b)
Em
qual outra zona térmica se situam alguns trechos do território? _______________________________________________________________________________________ c)
Em
qual zona térmica você esta localizado? ________________________________________________________________________________ 3.
Sobre as características territoriais do Brasil é correto afirmar que: a) Com extensão
territorial de 8.515.767 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país
sul-americano. _______________ b) O território brasileiro é banhado pelos
oceanos Atlântico e Pacífico. . _______________ c) O Brasil está
regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste,
Norte, Sudeste e Sul. . _______________ d) A grande extensão
territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do
Sul. _______________ 4.
Sobre a localização do Вrаѕіl no mundo.O
Brasil арrеѕеntа umа grаndе ехtеnѕãо tеrrіtоrіаl lаtіtudіnаl е lоngіtudіnаl.
Quаіѕ ѕãо оѕ quаtrо роntоѕ ехtrеmоѕ dо Вrаѕіl? a)
( ) Nаѕсеntе
dо rіо Аіlã , Роntа dо Ѕеіхаѕ , Аrrоіо Сhuí е nаѕсеntе dо rіо Моа. b)
( ) Nаѕсеntе dо rіо Аmаzоnаѕ, Рrаіа dо
Саrеса, Раmраѕ Gаúсhоѕ, Раntаnаl. c)
( ) Nаѕсеntе dо rіо Аіlã, Роntа dа Ваhіа,
Аrrоіо Сhuí, nаѕсеntе dо rіо Раrаná. d) ( ) Nаѕсеntе dо rіо Аmаzоnаѕ, Роntа dо
ѕеіхаѕ, Аrrоіо Сhuí е nаѕсеntе dо rіо Моа. 5. Complete a legenda do mapa. ETAPA 2: Correção da atividade
e socialização;
3ªAula ETAPA 1: Esta aula está
estruturada em duas atividades, para cada aula uma atividade, sabemos que
cada turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes
fatores são determinantes para a realização das atividades.Mas, lembre-se! Seu papel é
fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os
conhecimentos científicos. Nesta aula vamos
trabalhar: Localização
geográfica de Itamaraju com destaque para os
povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os
primeiros habitantes do município de Itamaraju. 1ª
Atividade ( 3º Aula) Localização
geográfica de Itamaraju Este é o mapa da
unidade federativa da Bahia e o município marcado de vermelho representa
Itamaraju. Tem as seguintes Coordenadas geográficas:17° 02'
20" S 39° 31' 51" e faz limites
com os municípios de Jucuruçu, Vereda, Prado, Itabela, Porto Seguro e
Guaratinga. O estado da Bahia foi divido geograficamente pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sete mesorregiões, que por
sua vez abrangiam 32 microrregiões, segundo o quadro vigente entre 1989 e
2017 que agrupava os municípios no estado. Itamaraju está localizado na mesorregião do Sul Baiano. Observe no mapa da Bahia representando o Sul
Baiano. Está
área tem 70 municípios. Você consegue localizar Itamaraju no mapa? Marque um
X. As mesorregiões estão
divididas em microrregiões e o Sul Baiano tem três microrregiões: de Valença, de Ilhéus-Itabuna e de Porto
Seguro. Itamaraju está localizado na microrregião de Porto Seguro. Está
porção da Bahia tem 32 municípios.
Alcobaça, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela,
Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado,
Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. Observe o mapa da Bahia
abaixo representando a microrregião de
Porto Seguro. 1. Marque um X em Itamaraju. Itamaraju está a 751km de distância de
Salvador, a capital da Bahia. O município de Itamaraju foi fundado em 10 de
maio de 1961 (59 anos). E seu aniversário em 5 de outubro. Apresenta as
seguintes características geográficas: Área total 2 360,289 km², com altitude 112 m População total (IBGE/2019): 64 486
hab. Com densidade demográfica de 27,3
hab./km² 2.
Quais
as características geográficas do município de Itamaraju? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2ª Atividade ( 4º AULA ) 1. Observe os mapas e
escreva abaixo o que cada um representa O nosso Nordeste está
dividido em quatro sub regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e
Meio-Norte. Observe o mapa abaixo. A faixa verde representa a Zona da
Mata. A faixa litorânea dos estados da
Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte é
denominada Zona da Mata, porque, originalmente, era recoberta pela Mata
Atlântica. A
Zona da Mata
está localizada do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte. No sul da Bahia está a Zona da Mata Cacaueira caracteriza-se
pela produção acentuada de cacau, apesar de seu declínio nos últimos anos. È
nesta sub região que se encontra
Itamaraju. 2.Marque corretamente:´
a) ( ) Agreste (
) Sertão ( ) Zona da Mata (
)Meio Norte b) ( ) Zona da Mata cacaueira (
) Zona da Mata Açucareira
c) ( ) Centro-Sul Baiano (
) Sul Baiano ( ) Nordeste Baiano
( ) Vitória da Conquista ( ) Itapetinga (
) Ilhéus-Itabuna ( ) Porto Seguro Sugestões de vídeos para se trabalhar: ·
A
LENDA DO MONTE PESCOÇO: https://youtu.be/YWtwkVTMzLU - Filme. ·
Drone
sobrevoa o Monte Pascoal ou Monte Pescoço, Itamaraju Bahia , margens da
Rodovia BR 101- https://youtu.be/bOW6hB-Fk-Q - Flavio Chavier.
5ªAula Etapa 1 e 2:Nesta aula o professor
deverá sondar aos alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos
a respeito da Localização geográfica de
Itamaraju. É
importante trazer para o aluno nesse primeiro momento o conhecimento sobre a Localização geográfica do Município de
Itamaraju e informações gerais. Em seguida fazer a correção da atividade e socialização.
6ªAula Etapa 1 e 2: Inicie a aula com um
bom dia ou boa tarde e chamada.Em seguida explanação do objeto de
conhecimento a se trabalhar. Durante essa etapa o professor pode utilizar o livro didático como
recurso para explanar sobre “ Caracteristicas
do Terrítorio brasileiro”,solicita aos alunos a pesquisar: ·
As principais unidades de relevo; ·
Os rios brasileiros; ·
Os climas do Brasil; ·
Tipos de vegetação do Brasil. Aproveitando o momento
para proporcionar o dominio da escrita e leitura. páginas 21 a 25.copiar no
caderno e depois fazer a leitura do texto e responder as questões.
RECURSOS: (12
a 17 e 21 a 32) Livro didático; (x ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (x )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; (
) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: . (
) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( )
Atividade escrita; ( )
Avaliação da participação; Outros: Referencias: Livro Didático -Araribá Mais
Geografia A
LENDA DO MONTE PESCOÇO: https://youtu.be/YWtwkVTMzLU -
Filme. Drone sobrevoa o Monte Pascoal ou
Monte Pescoço, Itamaraju Bahia , margens da Rodovia BR 101. https://youtu.be/bOW6hB-Fk-Q
- Flavio Chavier. Sugestãode atividade: ATIVIDADE
COMPLEMENTAR 1. Reescreva todo o texto abaixo,
substituindo os desenhos pelas palavras.Cada palavra traduzida ( do desenho
para seu significado) você deverá circular com lápis de cor. Cuide da pontuação, os parágrafos , a ortografia e caligrafia.
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
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