3º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 6º ANO - 2022

 

                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema:  A afetividade no espaço geografia.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Identidade socioculturais.

 

Objetivo geral:     

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 11/04/2022  a  22/04/2022                               Nº de Aulas: 6

                                                                      HABILIDADES

 

  (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos.

(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju.

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

             COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                         1ªAula

 

 ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio sobre a aula anterior ,estimular os alunos momento para expressar suas dúvidas e opiniões em relação ao que foi abordado. Em seguida explanação sobre “O trabalho e a transformação do espaço geográfico”, o professor pode fazer a leitura do texto resumido das páginas 25 a 30 do livro didático Araribá Mais Geografia disponível na apostila, se preferir o professor pode escrever no quadro, pedir aos alunos para reescreverem no caderno e orienta-los sobre a organização da reescrita. Em seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos.

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    TEXTO:

                             

                               O trabalho e a transformação do espaço geográfico

 

       O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas. É por meio do trabalho que as pessoas modificam a natureza e constroem o espaço geográfico. Podemos afirmar que, com o trabalho humano, o espaço geográfico está em constante mudança, ou seja, em contínua transformação e movimento.

 

                                       O TRABALHO, AS ATIVIDADES ECONÔMICAS E AS PAISAGENS

 

      Os seres humanos trabalham para garantir a satisfação de suas necessidades básicas (alimentação, moradia, vestuário e transporte) e assegurar a existência, produzindo grande quantidade e variedade de produtos, assim como para procurar ampliar seu acesso a bens materiais e culturais.

      O trabalho se caracteriza, entre outros elementos, pela diversidade de tipos de atividades e de profissionais: em uma mesma sociedade, encontramos dentistas, secretárias, padeiros, agricultores, motoristas, pedreiros, advogados, professores etc. Chamamos essa divisão dos trabalhadores em diferentes funções de divisão social do trabalho.

     Há também uma divisão territorial do trabalho. No Brasil, podemos afirmar, por exemplo, que em algumas regiões predomina a agricultura e, em outras, a indústria. Ou seja, ocorre no território brasileiro uma divisão espacial das atividades econômicas.

                                                              As atividades econômicas

  As principais atividades econômicas da sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio e a prestação de serviços. Muitas paisagens se diferenciam de acordo com a presença ou não dessas atividades. Há paisagens onde as atividades extrativistas são predominantes. A paisagem do centro de algumas cidades se caracteriza pela grande quantidade de comércio e de pessoas circulando nas ruas. Isso ocorre porque o comércio é a atividade mais importante nesses locais. Já nas áreas rurais, a paisagem pode ser marcada pela presença de máquinas e pessoas trabalhando na lavoura ou no trato de animais.                                                   

 

                                                                     2ªAula

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada.Em seguida,orientar aos alunos a copiar e responder a atividade proposta na apostila.                                                                  

                                                                   ATIVIDADE

1.      Observe esta foto e responda às questões.

a)      O que o trabalhador  está fazendo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      Em sua opinião, qual é a finalidade desse trabalho?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)      Essas plantas fazem parte da vegetação natural da região ou foram cultivadas pelas pessoas?

_____________________________________________________________________________________

d)      Você já plantou ou cultivou vegetais em um pomar ou em uma horta?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

ETAPA 2: Correção da atividade e socialização.

                                                                     3ªAula

 

ETAPA 1: Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi estudado nas aulas anteriores sobre “O trabalho e a transformação do espaço geográfico”. Em seguimento orientar aos alunos a copiar e responder em seu caderno com organização a atividade proposta na apostila.

                                                           ATIVIDADE

1.      A construção de uma hidrelétrica muitas vezes afeta não somente as condições naturais da região, como também o modo de vida dos povos que ali habitam. A seguir, conheça o exemplo da Usina Hidrelétrica de Belo Monte .Observando as fotografias, a construção da barragem causou que tipo de transformação nas paisagens naturais?

 2. Além das transformações nas paisagens naturais, qual foi a outra transformação observada após a construção da barragem? Explique. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Podemos dizer que algumas transformações na paisagem podem alterar a identidade de um lugar?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Apesar de sua importância em termos energéticos, a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte   foi bastante questionável .Em sua opinião agumente o que essa construção causou ao meio ambiente.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Ao observar a imagem em sua opinião, se lugar não tivesse construído essa usina hirelétrica, quais impactos ambientais teriam evitados?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                                                         4ªAula

 

 Etapa 1 e 2:Nesta aula o professor deverá sondar aos alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito da aula anterior.É importante estimular aos alunos a expressar suas dúvidas e questionamentos sobre o objeto de conhecimento trabalhados. Em seguida fazer a correção da atividade e socialização.

                                                                        5ªAula

 

Etapa 1 e 2: Inicialmente, em uma roda de conversa, realize uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema, perguntando a eles:

·         Quais são as formas possíveis de orientação e localização?

·         Qual a importância da orientação e localização?

·         Qual a diferença entre localização e orientação?

·         Quais são os instrumentos de orientação que você conhece?

.  Após ouvi-los, comente sobre noções de orientação, localização e representação do espaço geográfico.Em seguida ditado de texto ou se preferir o professor pode escrever no quadro e orientar a reescrita no caderno do texto disponível na apostila. Outra sugestão o professor pode utilizar o livro didático nas páginas 34 a 37.

 

TEXTO PARA LEITURA:

                        

Meios de Orientação e Localização

Quando você sai de seu bairro para outra cidade, não deve se preocupar apenas com a distância entre esses lugares ou com o tempo que vai gastar para percorrê-la. É preciso também observar qual a direção a ser tomada, pois é a partir do lugar onde você está que poderá localizar o lugar para onde vai.

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação.  Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

Orientação pelo Sol.

Menino se orientando pelo sol.Há muito tempo as pessoas utilizam os astros para se orientar, sendo o Sol o mais empregado. O Sol é a estrela mais próxima da Terra, nosso planeta. É a energia do Sol que ilumina e aquece a Terra. Sem o Sol, seria impossível a vida em nosso planeta. Para você se orientar pelo Sol, precisa saber onde ele aparece ou desaparece todos os dias. A direção em que o Sol aparece todos os dias chama-se leste ou este, ou nascente ou oriente. A direção em que o Sol desaparece todos os dias chama-se oeste ou poente ou ocidente. Sabendo onde estão o leste e o oeste, você pode olhar as direções que faltam: sul e norte. É importante destacar que o Sol não nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Existe uma pequena variação, de acordo com as estações do ano (como no inverno e no verão).

·         Estenda ou estique o braço direito na direção leste.

·         Estenda ou estique o braço esquerdo na direção oeste.

·         Às suas costas estará o sul.

·         À sua frente estará o norte.

Para nos orientarmos pela Lua, procedemos da mesma maneira, pois a Lua também nasce a leste e se põe a oeste.

Menina se orientando pelo cruzeiro do sulOrientação pelo Cruzeiro do Sul

O Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas principais com o formato de uma cruz. A estrela que se encontra na extremidade inferior da cruz é a Estrela de Magalhães e indica o sul, por meio do qual se podem encontrar os outros pontos cardeais.

 

 

A bússola é um meio de orientaçãoOrientação pela bússola

A bússola é um meio de orientação muito utilizado. Ela é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre para o norte.

Exercício.

1-      Em sua opinião qual é a importância de saber orientação e localização?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-      Você já utilizou alguma das formas de localização citadas no texto? Qual?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-      Existem outras formas de localização que não estão citadas no texto? Quais?

_________________________________________________________________________________________

                                                                           6ªAula

ETAPA 1: Nesta aula vamos testar os conhecimentos adquiridos dos alunos sobre os objeto de conhecimento abordados . Solicitar aos alunos a copiar e responder a atividade disponível na apostila.                   

                                                                                ATIVIDADE

 

  

1. Preencha os espaços em branco:

 

a) Os quatro principais pontos de orientação são os pontos: ..................................................................................  .

b) Os pontos cardeais são:

  NN      ................; S .............;   L ou E ............. ou .............; O ou W .................ou................

c.) Entre os pontos cardeais existem também os pontos ..........................., que, por isso, são chamados de .............................

d) Os pontos colaterais são:

    NE ................................, que fica entre o norte e o leste; SE ..................................... que fica entre o leste e o sul;   NO ..................................., que fica entre o norte e o oeste; SO ..................................., que fica entre o oeste e o sul.

 

e)   Entre cada ponto cardeal e colateral, existem ainda outros pontos que são chamados de   ...................................   .

f) Juntando os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, teremos uma figura semelhante a uma flor - a ... ......................................................... ou rosa-dos-rumos.

g) 0 mais perfeito e seguro meio de orientação usado pelos navios e pelos aviões para atingirem, através de uma rota, as diversas regiões da Terra é a ................................... .

h) Além da bússola, podemos nos orientar pelo ................, pela ...................... e pelas .................... .

i) No hemisfério sul, a constelação que usamos como meio de orientação é o ...............................  .

 

2. Assinale com X a resposta correta:

 

a) 0 ponto em que o Sol nasce é:

(  ) o oeste.           (  ) o leste ou nascente. (  ) o sul

b) O ponto em que o Sol se põe é:

(  )  o leste.            (   ) o oeste ou poente.         (  ) o norte

c. O aparelho que serve como meio seguro de orientação é:

(  ) o pluviômetro. (  ) o barômetro.            (  ) a bússola.

dd.  A agulha imantada colocada no centro desse aparelho, atraída pelo magnetismo dos polos, indica sempre:

(   ) o norte.        (  ) o oeste.                        (  ) o sul.

e.        constelação usada no hemisfério sul como meio de orientação é

     (  ) o Cruzeiro do Sul.   (  ) a das Três Marias.       (  ) Estrela Polar.

 

3ª) 3. Risque os não. Todas as frases abaixo contêm a palavra NÃO. Algumas estão certas, outras estão erradas. Você deve riscar o NÃO de algumas delas, de forma a fazer com que todas fiquem certas.

 

a) O Sol NÃO se põe a leste.

b) O Sol NÃO nasce diariamente a leste.

c) A bússola NÃO é um meio seguro de orientação.

d) Os principais pontos de orientação NÃO foram estabelecidos em função da Lua e das constelações.

e) A constelação do Cruzeiro do Sul NÃO é usada como meio de orientação

ETAPA 2: Correção e socialização.

Sugestão de atividade complementar para testar os conhecimentos adquirido dos alunos sobre os objeto de conhecimento abordados durante as aulas aplicadas.

                                                                                                                

                                                               Atividade complementar

2.      Qual a importância da transformação e da preservação dos elementos das paisagens?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.       O que é o espaço geográfico? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4.       Qual a importância do trabalho para o espaço geográfico?

________________________________________________________________________________________________

5.       O que é o lugar?

________________________________________________________________________________________________

6.       Como se diferenciam as paisagens do espaço rural e do espaço urbano?

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Durante nossas aulas estudamos as paisagens e suas características e o trabalho e a transformação do espaço geográfico . Nesta atividade você deve criar um desenho que apresente a paisagem que você tem de seu quarto, após desenhar quero que escreva um breve texto para descrever esta paisagem e as transformações ocorridas.

 

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Como desenhar uma Janela aberta passo a passo 6 | Janelas desenho

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (25 a 30 e 34 a 37) Livro didático; (x ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (x  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:   31.              .

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 Livro Didático -Araribá Mais Geografia

 O TRABALHO E A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO  https://youtu.be/slRk7CE9OjM

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO MEIOS DE ORIENTAÇÃO.  https://youtu.be/NjTHq8eL7tg

 

                                                            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                 Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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