SEQUÊNCIA DIDÁTICA
– GEOGRAFIA |
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TEMA: Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento. Subtema: A
afetividade no espaço geografia. |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do
Conhecimento:
Identidade socioculturais. |
Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 6º Período: 11/04/2022
a 22/04/2022 Nº
de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF05GE03)
Identificar
as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e
ambientais provocadas pelo seu crescimento. (EF06GE03)
Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da
atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos. (EF06GE03IT)
Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da
atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos
sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade da Mesorregião do
Extremo Sul da Bahia e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de
Itamaraju. (EF06GE06) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais
facil a avaliação de desempenho da
participação nas aulas e nas atividades
realizadas.
1ªAula ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio sobre a aula anterior ,estimular os alunos
momento para expressar suas dúvidas e opiniões em relação ao que foi abordado.
Em seguida explanação sobre “O trabalho e a
transformação do espaço geográfico”, o professor pode fazer a leitura do texto resumido das
páginas 25 a 30 do livro didático Araribá Mais Geografia disponível na
apostila, se preferir o professor pode escrever no quadro, pedir aos alunos
para reescreverem no caderno e orienta-los sobre a organização da reescrita.
Em seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos. . TEXTO: O
trabalho e a transformação do espaço geográfico O trabalho
humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as
diferenças na qualidade de vida das pessoas. É por meio do trabalho que as
pessoas modificam a natureza e constroem o espaço geográfico. Podemos afirmar
que, com o trabalho humano, o espaço geográfico está em constante mudança, ou
seja, em contínua transformação e movimento. O
TRABALHO, AS ATIVIDADES ECONÔMICAS E AS PAISAGENS Os seres humanos trabalham para
garantir a satisfação de suas necessidades básicas (alimentação, moradia,
vestuário e transporte) e assegurar a existência, produzindo grande
quantidade e variedade de produtos, assim como para procurar ampliar seu
acesso a bens materiais e culturais. O trabalho
se caracteriza, entre outros elementos, pela diversidade de tipos de
atividades e de profissionais: em uma mesma sociedade, encontramos dentistas,
secretárias, padeiros, agricultores, motoristas, pedreiros, advogados,
professores etc. Chamamos essa divisão dos trabalhadores em diferentes
funções de divisão social do trabalho. Há também uma divisão territorial do
trabalho. No Brasil, podemos afirmar, por exemplo, que em algumas regiões
predomina a agricultura e, em outras, a indústria. Ou seja, ocorre no
território brasileiro uma divisão espacial das atividades econômicas.
As atividades econômicas As principais atividades econômicas da
sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio
e a prestação de serviços. Muitas
paisagens se diferenciam de acordo com a presença ou não dessas atividades.
Há paisagens onde as atividades extrativistas são predominantes. A paisagem
do centro de algumas cidades se caracteriza pela grande quantidade de
comércio e de pessoas circulando nas ruas. Isso ocorre porque o comércio é a
atividade mais importante nesses locais. Já nas áreas rurais, a paisagem pode
ser marcada pela presença de máquinas e pessoas trabalhando na lavoura ou no
trato de animais. 2ªAula ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada.Em
seguida,orientar aos alunos a copiar e responder a atividade proposta na
apostila.
ATIVIDADE 1. Observe esta foto e responda às questões. a) O que o trabalhador
está fazendo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Em sua opinião, qual é a finalidade desse trabalho? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ c) Essas plantas fazem parte da vegetação natural da região ou
foram cultivadas pelas pessoas? _____________________________________________________________________________________ d) Você já plantou ou cultivou vegetais em um pomar ou em uma
horta? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ETAPA 2: Correção da atividade e socialização.
3ªAula ETAPA 1: Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi
estudado nas aulas anteriores sobre “O trabalho e a transformação do espaço
geográfico”. Em seguimento orientar aos alunos a copiar e responder em seu
caderno com organização a atividade proposta na apostila.
ATIVIDADE 1. A construção de uma
hidrelétrica muitas vezes afeta não somente as condições naturais da região,
como também o modo de vida dos povos que ali habitam. A seguir, conheça o exemplo
da Usina Hidrelétrica de Belo Monte .Observando as fotografias, a construção
da barragem causou que tipo de transformação nas paisagens naturais? 2. Além das transformações nas paisagens
naturais, qual foi a outra transformação observada após a construção da
barragem? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. Podemos dizer que
algumas transformações na paisagem podem alterar a identidade de um lugar? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4.
Apesar de sua importância em termos energéticos, a construção da Usina
Hidrelétrica de Belo Monte foi
bastante questionável .Em sua opinião agumente o que essa construção causou
ao meio ambiente. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5.
Ao observar a imagem em sua opinião, se lugar não tivesse construído essa
usina hirelétrica, quais impactos ambientais teriam
evitados?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4ªAula Etapa 1 e 2:Nesta aula o professor deverá sondar aos alunos a fim de
perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito da aula anterior.É importante estimular
aos alunos a expressar suas dúvidas e questionamentos sobre o objeto de
conhecimento trabalhados. Em seguida fazer a
correção da atividade e socialização.
5ªAula Etapa 1 e 2: Inicialmente, em uma roda de
conversa, realize uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos a
respeito do tema, perguntando a eles: ·
Quais são as formas
possíveis de orientação e localização? ·
Qual
a importância da orientação e localização? ·
Qual
a diferença entre localização e orientação? ·
Quais
são os instrumentos de orientação que você conhece? . Após ouvi-los, comente sobre noções de
orientação, localização e representação do espaço geográfico.Em seguida
ditado de texto ou se preferir o professor pode escrever no quadro e orientar
a reescrita no caderno do texto disponível na apostila. Outra sugestão o
professor pode utilizar o livro didático nas páginas 34 a 37. TEXTO PARA LEITURA:
Meios de Orientação e Localização Quando você sai de seu bairro para outra cidade, não deve
se preocupar apenas com a distância entre esses lugares ou com o tempo que
vai gastar para percorrê-la. É preciso também observar qual a direção a ser
tomada, pois é a partir do lugar onde você está que poderá localizar o lugar
para onde vai. Os meios de orientação são vários: o Sol, a
constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola.
Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos
cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são
quatro: norte, sul, leste e oeste. Orientação pelo Sol. Há muito tempo as pessoas utilizam os astros para se
orientar, sendo o Sol o mais empregado. O Sol é a estrela
mais próxima da Terra, nosso planeta. É a energia do Sol que
ilumina e aquece a Terra. Sem o Sol, seria impossível a vida em
nosso planeta. Para você se orientar pelo Sol, precisa saber onde ele
aparece ou desaparece todos os dias. A direção em que o Sol aparece
todos os dias chama-se leste ou este,
ou nascente ou oriente. A direção em que
o Sol desaparece todos os dias
chama-se oeste ou poente ou ocidente. Sabendo onde
estão o leste e o oeste, você pode olhar as direções que
faltam: sul e norte. É importante destacar que o Sol não nasce
exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Existe uma pequena variação,
de acordo com as estações do ano (como no inverno e no verão). ·
Estenda ou estique o braço direito
na direção leste. ·
Estenda ou estique o braço
esquerdo na direção oeste. ·
Às suas costas estará o sul. ·
À sua frente estará o norte. Para nos orientarmos pela Lua, procedemos da mesma
maneira, pois a Lua também nasce a leste e se põe a oeste. Orientação pelo Cruzeiro do Sul O Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco
estrelas principais com o formato de uma cruz. A estrela que se encontra na
extremidade inferior da cruz é a Estrela de Magalhães e indica o
sul, por meio do qual se podem encontrar os outros pontos cardeais. Orientação pela bússola A bússola é um meio de orientação muito utilizado. Ela é
um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no
interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre
para o norte. Exercício. 1-
Em sua opinião qual é a importância
de saber orientação e localização? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2-
Você já utilizou alguma das formas
de localização citadas no texto? Qual? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3-
Existem outras formas de localização
que não estão citadas no texto? Quais? _________________________________________________________________________________________
6ªAula ETAPA 1: Nesta aula vamos testar os conhecimentos
adquiridos dos alunos sobre os objeto de conhecimento abordados . Solicitar
aos alunos a copiar e responder a atividade disponível na apostila.
ATIVIDADE 1. Preencha os espaços em branco: a) Os quatro principais pontos de
orientação são os pontos:
..................................................................................
. b) Os pontos cardeais são: NN ................; S
.............; L ou E ............. ou .............; O ou W
.................ou................ c.) Entre os pontos cardeais existem
também os pontos ..........................., que, por isso, são chamados de
............................. d) Os pontos colaterais são: NE ................................,
que fica entre o norte e o leste; SE ..................................... que
fica entre o leste e o sul; NO
..................................., que fica entre o norte e o oeste;
SO ..................................., que fica entre o oeste e
o sul. e)
Entre cada ponto cardeal e colateral, existem ainda outros pontos que
são chamados de ................................... . f) Juntando os pontos cardeais, colaterais
e subcolaterais, teremos uma figura semelhante a uma flor - a ... ......................................................... ou rosa-dos-rumos. g) 0 mais perfeito e seguro meio de
orientação usado pelos navios e pelos aviões para atingirem, através de uma
rota, as diversas regiões da Terra é a ...................................
. h) Além da bússola, podemos nos
orientar pelo ................, pela ...................... e
pelas .................... . i) No hemisfério sul, a constelação
que usamos como meio de orientação é o ...............................
. 2. Assinale com X a resposta correta: a) 0 ponto em que o Sol nasce é: ( ) o oeste.
( ) o leste ou nascente. ( ) o sul b) O ponto em que o Sol se põe é: ( ) o
leste. ( )
o oeste ou poente. ( ) o
norte c. O aparelho que serve como meio seguro de orientação é: ( ) o pluviômetro. (
) o barômetro.
( ) a bússola. dd.
A agulha imantada colocada no centro desse aparelho, atraída pelo
magnetismo dos polos, indica sempre: ( ) o
norte. ( ) o oeste.
( ) o sul. e. constelação usada no hemisfério sul como
meio de orientação é ( )
o Cruzeiro do Sul. ( ) a das Três Marias.
( ) Estrela Polar. 3ª) 3. Risque os não. Todas as frases abaixo contêm a palavra NÃO. Algumas estão certas, outras
estão erradas. Você deve riscar o NÃO de algumas delas, de forma a fazer com
que todas fiquem certas. a) O Sol NÃO se põe a leste. b) O Sol NÃO nasce diariamente a leste. c) A bússola NÃO é um meio seguro de orientação. d) Os principais pontos de orientação NÃO foram estabelecidos em
função da Lua e das constelações. e) A constelação do Cruzeiro do Sul NÃO é usada como meio de
orientação ETAPA 2: Correção e socialização. Sugestão de atividade complementar
para testar os conhecimentos adquirido dos alunos sobre os objeto de
conhecimento abordados durante as aulas aplicadas.
Atividade complementar 2. Qual a importância da
transformação e da preservação dos elementos das paisagens? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. O que é o espaço geográfico? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4. Qual a importância do trabalho para o espaço
geográfico? ________________________________________________________________________________________________ 5. O que é o lugar? ________________________________________________________________________________________________ 6. Como se diferenciam as paisagens do espaço
rural e do espaço urbano? ________________________________________________________________________________________________ Durante nossas aulas
estudamos as paisagens e suas características e o trabalho e a transformação do espaço geográfico”
. Nesta atividade você deve criar um desenho que apresente a paisagem que
você tem de seu quarto, após desenhar quero que escreva um breve texto para
descrever esta paisagem e as transformações ocorridas. . RECURSOS: (25
a 30 e 34 a 37) Livro didático; (x
) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (x )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos
Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x) Trabalho; ( x )
Resolução de Exercícios/Livro páginas: 31. . ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Atividade escrita; ( )
Avaliação da participação; Outros: Referencias: Livro
Didático -Araribá Mais Geografia O TRABALHO E A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO
GEOGRÁFICO https://youtu.be/slRk7CE9OjM ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO MEIOS DE
ORIENTAÇÃO. https://youtu.be/NjTHq8eL7tg
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
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