3º Sequência didática 9º ano

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA

Departamento de Educação Básica

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 03-2023

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte: Futebol

  • REGRAS E PENALIDADES DO FUTEBOL

 

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: “VALORES EM PAUTA: APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA”

Ano: 9º           Período: 10/04 a 21/04/2023              Nº de Aulas: 04                     I Trimestre

HABILIDADES

·         (EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

·         (EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

·         (EF09EF05IT) Experimentar, bem como diferenciar as regras, penalidades e sinais do árbitro do futebol.

·         (EF09EF06IT) Conhecer a trajetória do futebol em Itamaraju e o envolvimento do time e torcida da cidade na competição intermunicipal.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar as regras do futebol.
  • Compreender como o uso do VAR está auxiliando os árbitros em campo.
  • Valorizar todo e qualquer material de segurança para os jogadores.
  • Vivenciar práticas dos jogos de futebol com regras.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

 

Levantamento de conhecimentos prévios:

 

O Futebol é um dos desportos mais jogados em todo o mundo, podendo ser praticado em quadras, campos e ruas, por homens e mulheres. Mas, você conhece todas as regras do Futebol de Campo ou sabe apenas sobre aquelas que passam na televisão na hora da partida?

Você sabe a diferença entre futebol e futsal?

 

Sugestão de vídeos :  https://www.youtube.com/watch?v=HTZuteKDCa4

 

 

SEGUE EM ANEXO O RESUMO DO OBJETO DE CONHECIMENTO.

 

 

 

AULA 02

 

1º momento: Aula prática

 

Dividir os alunos em grupos e promover uma vivência prática do futebol, com foco nas regras e penalidades do jogo. Durante a atividade, o professor deverá atuar como mediador e observador, intervindo sempre que necessário para esclarecer dúvidas ou corrigir erros.

 

2º momento: Reflexão

 

Encerrar a aula com uma reflexão coletiva sobre a importância do respeito às regras e penalidades no futebol e do fair play, promovendo um debate sobre como esses princípios podem ser aplicados em outras áreas da vida.

 

O fair play é um conceito fundamental no esporte, que enfatiza a importância de agir de forma ética e respeitosa durante uma competição. Por isso, é essencial que ele seja mencionado em aulas sobre regras e penalidades no futebol, já que está diretamente relacionado à compreensão das penalidades e da integridade do jogo.

 

AULA 03

 

Atividade em anexo.

 

 

AULA 04

 

1º momento: Aula prática

 

Fazer uma exposição sobre as principais regras do futebol, tais como impedimento, falta, cartões amarelo e vermelho, pênalti e gol contra. Discutir as penalidades correspondentes a cada infração e como elas afetam o resultado da partida.

 

2º momento: Aula prática

 

Dividir a turma em equipes e promover um jogo de perguntas e respostas sobre as regras e penalidades do futebol. O professor deverá elaborar perguntas de diferentes níveis de dificuldade e a equipe que acertar mais respostas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( X ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; (X  ) Vídeo; ( x ) Computador; ( x  ) Jornal;

(  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro ( X  ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; (   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (X  ) Trabalho; (  X  ) Pesquisa; ( X  )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (   ) Avaliação da participação;

(  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário