PREFEITURA MUNICIPAL DE
ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA
Departamento de Educação Básica
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 03-2023 |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte: Futebol
|
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: “VALORES EM PAUTA:
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA” |
Ano:
9º Período: 10/04 a 21/04/2023 Nº de Aulas: 04 I Trimestre |
HABILIDADES |
·
(EF89EF01)
Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os
esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o
trabalho coletivo e o protagonismo. ·
(EF89EF02)
Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate
oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas. ·
(EF09EF05IT)
Experimentar, bem como diferenciar as regras, penalidades e sinais do
árbitro do futebol. ·
(EF09EF06IT)
Conhecer a trajetória do futebol em Itamaraju e o envolvimento do time e
torcida da cidade na competição intermunicipal. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica Levantamento
de conhecimentos prévios: O
Futebol é um dos desportos mais jogados em todo o mundo, podendo ser
praticado em quadras, campos e ruas, por homens e mulheres. Mas, você conhece
todas as regras do Futebol de Campo ou sabe apenas sobre aquelas que passam
na televisão na hora da partida? Você
sabe a diferença entre futebol e futsal? Sugestão
de vídeos : https://www.youtube.com/watch?v=HTZuteKDCa4 SEGUE EM ANEXO O RESUMO DO OBJETO DE CONHECIMENTO. AULA 02 1º momento: Aula prática Dividir os alunos em grupos e promover uma vivência
prática do futebol, com foco nas regras e penalidades do jogo. Durante a
atividade, o professor deverá atuar como mediador e observador, intervindo
sempre que necessário para esclarecer dúvidas ou corrigir erros. 2º momento: Reflexão Encerrar a aula com uma reflexão coletiva sobre a
importância do respeito às regras e penalidades no futebol e do fair play,
promovendo um debate sobre como esses princípios podem ser aplicados em
outras áreas da vida. O fair play é um conceito fundamental no esporte, que
enfatiza a importância de agir de forma ética e respeitosa durante uma
competição. Por isso, é essencial que ele seja mencionado em aulas sobre
regras e penalidades no futebol, já que está diretamente relacionado à
compreensão das penalidades e da integridade do jogo. AULA 03 Atividade em
anexo. AULA 04 1º momento: Aula prática Fazer uma exposição sobre as principais regras do futebol,
tais como impedimento, falta, cartões amarelo e vermelho, pênalti e gol contra.
Discutir as penalidades correspondentes a cada infração e como elas afetam o
resultado da partida. 2º momento: Aula prática Dividir a turma em equipes e promover um jogo de perguntas
e respostas sobre as regras e penalidades do futebol. O professor deverá
elaborar perguntas de diferentes níveis de dificuldade e a equipe que acertar
mais respostas. |
RECURSOS: ( X ) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; (X ) Vídeo; ( x ) Computador; ( x ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos
diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( X ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; ( X )
Pesquisa; ( X )Resolução de
Exercícios; ( ) Seminários; ( ) Cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Resumo;
( ) Avaliação escrita; ( )
Avaliação da participação; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário