3ª Sequência didática 8º ano

 

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA

Departamento de Educação Básica

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 03-2023

OBJETO DE CONHECIMENTO: Futebol

  • Sistema tático do futebol

 

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: “VALORES EM PAUTA: APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA”

Ano: 8º           Período: 10/04 a 21/04/2023              Nº de Aulas: 04                     I Trimestre

HABILIDADES

·         (EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

·         (EF89EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

·         (EF09EF01IT) Conhecer e valorizar a história dos atletas do município, que já atuaram e atuam dentro dos esportes.

·         (EF08EF05IT) Diferenciar os fundamentos técnicos táticos e entender a função dos jogadores do esporte de invasão futebol.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ensinar os fundamentos básicos do futebol, o domínio e o passe.
  • Adquirir maior controle do próprio corpo;
  • Desenvolver maior percepção de lateralidade e espacialidade;
  • Desenvolver a capacidade de jogo fazendo com que o indivíduo seja capaz de compreender e aprender determinada modalidade esportiva;
  • Obter uma ideia geral de quais devem ser os posicionamentos dos atletas e o que farão em campo;
  • Identificar os sistemas táticos do futebol.

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Levantamento do Conhecimento Prévio:

 

1  Você já ouviu falar sobre Sistema Tático no futebol?

2  O que é Sistema Tática no futebol?

3  Qual é a principal função do Sistema Tático no futebol?

4  Qual é a importância do Sistema Tático em um jogo de futebol?           

 

Segundo momento:

 

Vídeo 1: Conceitos Táticos do futebol moderno

Link: https://youtu.be/oyOUCwdjQIw

 

Vídeo 2: O que é Sistema Tático no futebol?

Link: https://youtu.be/SAcY_FqIlBA

 

Vídeo 3: Sistema 3 5 2

Link: https://youtu.be/mIdIg_JjGVY

 

 

SEGUE EM ANEXO O RESUMO DO OBJETO DE CONHECIMENTO.

 

AULA 02

 

Atividade dois toques:

 

Realizar a atividade com 3 alunos, um no gol e dois na linha.

O aluno deve dar apenas um toque na bola e em seguida chutar para o gol.

 

Atividade (passe e chute)

 

Chute a gol:

O professor fará um fila de alunos, onde cada aluno tem direito a um chute ao gol;

Observação: Fica a critério do professor a formação das filas indianas.

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 03

 

Atividade em anexo.

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

 

 

Aula prática de Futebol: Fundamentos passe e domínio.

Fundamentos trabalhados em aula: PASSE e DOMINIO.
1 etapa - Alongamento de membros inferiores e superiores.
Duração: 5 minutos - 30 segundos de intervalo para cada alongamento.
2 etapa - aquecimento.
Pega corrente, quando a corrente possuir 4 pessoas será dividida em duplas. Realizado em metade da quadra. Dentro do pega corrente, introduzir bolas como "piques", ou seja, quem possuir o domínio da bola não poderá ser pego. É permitido que os atletas troquem passes a fim de evitar serem pegos.
Variação: diminuir número de bolas de acordo com o aumento da corrente.
Duração: 7 minutos.
3 etapa - atividades de passe e domínio
Atividade 1-Dispor os alunos em círculo, trocando passes e dizendo o nome do
companheiro para quem está tocando a bola.
Variação: metade do tempo da atividade com passes de primeira e metade da atividade com domínio e passe.
Duração: 7 minutos
Atividade 2-dispor os alunos em círculo trocando passes de primeira. O primeiro aluno que der o passe diz o nome de algum integrante do círculo para quem o aluno que está recebendo a bola deverá tocar.
Variação: metade da atividade com passes de primeira e metade da atividade com domínio e passe. obs: Quem errar deve "pagar" cinco abdominais como castigo. Depois se reinicia a atividade.
Duração: 7 minutos (podendo variar).
4 etapa- jogo coletivo adaptado.
Reduzir a quadra para aproximadamente 30 metros, dinamizando o jogo.
Separar equipes e desenvolver jogos de 3 a 5 minutos até todas as equipes terem jogado (podendo variar).
Regras das partidas: é permitido a cada atleta apenas dois toques na bola, forçando o treinamento do passe e do domínio(instruir atletas a dominar a bola com a sola do pé).
Todos os atletas da equipe deverão tocar a bola antes de realizar um gol. As equipes serão trocadas para que todas participem de maneira igual.

 

Referência

https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aula-Pr%C3%A1tica-De-Futsal-Fundamentos-Passe/59357253.html

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal;

(  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; (   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (    ) Pesquisa; (   )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (   ) Avaliação da participação;

(  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário