3ª Sequência didática 7º ano

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA

Departamento de Educação Básica

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 03-2023

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte: Futebol

  • Fundamentos técnicos do futebol

 

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: “VALORES EM PAUTA: APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA”

Ano: 7º           Período: 10/04 a 21/04/2023              Nº de Aulas: 04                     I Trimestre

HABILIDADES

  • (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
  • (EF07EF08IT) Conhecer os fundamentos técnicos do esporte de invasão futebol.
  • (EF07EF109IT) Conhecer os fatos históricos em relação aos desportistas praticantes dos esportes de invasão (futsal e futebol) em Itamaraju-BA.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Vivenciar práticas coletivas do futebol, promovendo a interação e cooperação da turma.
  • Desenvolver habilidades básicas e ter domínio do corpo.
  • Aprimorar a manipulação de bola e treinar o passe, recepção e o domínio.
  • Vivenciar o fair play no futebol de forma prática.
  • Treinar habilidades específicas de controle, condução, recepção, domínio de bola e finalização.

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

 

Levantamento de conhecimento prévio.

 

Você prática futebol?

 

Você tem o costume de assistir futebol? Se sim, onde costuma assistir?

 

Você acha que praticar o futebol na escola vai agregar valores a sua vida?

 

Você sabe quais são os principais fundamentos do Futebol?

 

Qualquer pessoa pode aprender a jogar futebol?

 

Até qual idade uma pessoa pode aprender o futebol?

 

 

SUGESTÕES DE VÍDEO

 

AQUECIMENTO ANTES DE JOGAR FUTEBOL

 

https://youtu.be/aHISCjfiz2A

 

FUNDAMENTOS DO FUTEBOL

 

https://youtu.be/hCEMv3wG5T8

 

9 EXERCÍCIOS PARA FUNDAMENTOS DE CAMPO

 

https://youtu.be/Xbq0Yn4s52c

 

 SEGUE EM ANEXO O RESUMO DO OBJETO DE CONHECIMENTO.

 

 

 

 

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

 

1. Pega-pega congela com condução

No primeiro ciclo de ensino do futsal, as atividades devem proporcionar ao aluno o desenvolvimento das habilidades básicas de todos os esportes coletivos, como correr, saltar, arremessar, receber, conduzir etc. Nesse momento, é indicado que o professor opte por atividades mais recreativas, que aproximem a criança do futsal, como o pega-pega congela com condução.

Para realizar o exercício, selecione um aluno para ser o pegador. Os demais devem se espalhar pela quadra, cada um com uma bola. Os participantes fogem e um aluno vai atrás deles segurando a bola com as mãos. Quando os fugitivos forem pegos, eles precisam parar com as pernas abertas e só podem ser salvos quando um colega conduzir a bola que está em sua mão, com os pés, entre as pernas do companheiro paralisado.

Se a atividade ficar fácil, é possível variar o deslocamento: em vez de segurar a bola com as mãos, peça aos alunos, em um primeiro momento, que se desloquem quicando e, em uma segunda oportunidade, manuseando a bola com os pés.

2. Jogo da velha humano

O jogo da velha humano é uma excelente atividade para que as crianças aprendam a manipular e a conduzir a bola, e ainda se sintam motivadas. A turma deverá ser dividida em duas equipes. O primeiro aluno de cada coluna, ao som do apito, vai conduzir a bola entre cones até o local que estiver disposto o jogo da velha, que pode ser feito com 9 arcos.

Ao chegar no jogo da velha, o aluno precisa deixar o colete que representa a cor da sua equipe em uma casa do jogo da velha. A regra é a mesma da brincadeira original feita no papel. Ao final, a equipe que completar as linhas do jogo vence.

Caso a turma seja grande, monte mais de um jogo da velha e separe os alunos em pequenos grupos para que todos possam participar.

3. Jogo dos 10 passes

O jogo dos 10 passes é uma ótima maneira de incentivar os alunos a praticarem esportes. Ele evita que os mais habilidosos dominem o jogo, excluindo as demais crianças, ao não passar a bola. Além disso, trabalha o passe, a recepção, o deslocamento em quadra e a interação com o adversário.

A atividade é simples: divida os alunos em duas equipes e coloque uma bola em jogo. O objetivo da atividade é que a equipe troque 10 passes entre si sem que o adversário intercepte a bola. Cada vez que isso ocorrer, o time marca um ponto.

FONTE: https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/

 

SUGESTAO DE VÍDEOS COM ATIVIDADES:

 

https://youtu.be/Z60zSMOO6jA

https://youtu.be/Yb4tg1diu6k

https://youtu.be/x7l5-nQ-CqM

https://youtu.be/tBpK-MWrBt0

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica


Atividade em anexo.

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

 

 

1. Matemática do futebol

Esse exercício pode ser utilizado para treinar o controle, a condução e o domínio de bola e incentivar a participação dos alunos. Monte dois grupos, peça que fiquem sentados e dê um número a cada aluno.

Faça uma pergunta de matemática, não muito complicada, como 3+5. Os números correspondentes à resposta (no caso, 8) devem levantar, pegar a bola, conduzi-la por um caminho de cones e passar para o próximo número correspondente, que se levantará, dominará a bola e realizará a mesma tarefa. A equipe que receber o passe primeiro marca ponto.

A mesma atividade pode ser feita para treinar a finalização. Em vez de passar a bola ao colega, peça para que o aluno finalize em gol e volte correndo, depois disso o próximo pode ir. A equipe que terminar primeiro vence.

2. Pega-pega cabeceio

Para treinar o cabeceio de forma divertida, divida a turma entre alguns pegadores e fugitivos. Para que um aluno pegue o outro, ele deverá cabecear a bola no colega. Opte por bolas leves para não machucar os alunos.

3. Jogo dos 5 passes

Nessa atividade o treinador vai precisar de coletes para fazer a divisão das equipes e uma bola. Em seguida, os times são formados com jogadores que terão de trocar passes entre si. Depois que os parceiros realizarem a troca de 5 passes, sem que os jogadores do time oponente toquem na bola, terão marcado um ponto.

 

FONTE: https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/

 

SUGESTAO DE VÍDEOS COM ATIVIDADES:

 

https://youtu.be/Z60zSMOO6jA

https://youtu.be/Yb4tg1diu6k

https://youtu.be/x7l5-nQ-CqM

https://youtu.be/tBpK-MWrBt0

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( X ) quadro, pincel atômico, apagador; ( X ) Data show; ( X ) Vídeo; ( X ) Computador; (   ) Jornal;

(  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; (   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (    ) Pesquisa; (   )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (   ) Avaliação da participação;

(  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário