PREFEITURA MUNICIPAL DE
ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA
Departamento de Educação Básica
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 03-2023 |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte: Futebol
|
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: “VALORES EM PAUTA:
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA” |
Ano:
7º Período: 10/04 a 21/04/2023 Nº de Aulas: 04 I Trimestre |
HABILIDADES |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica Levantamento de conhecimento prévio. Você prática futebol? Você tem o costume de assistir futebol? Se sim, onde
costuma assistir? Você acha que praticar o futebol na escola vai
agregar valores a sua vida? Você sabe quais são os principais fundamentos do
Futebol? Qualquer pessoa pode aprender a jogar futebol? Até qual idade uma pessoa pode aprender o
futebol? SUGESTÕES DE VÍDEO AQUECIMENTO ANTES DE JOGAR FUTEBOL https://youtu.be/aHISCjfiz2A FUNDAMENTOS DO FUTEBOL https://youtu.be/hCEMv3wG5T8 9 EXERCÍCIOS PARA FUNDAMENTOS DE CAMPO https://youtu.be/Xbq0Yn4s52c SEGUE EM ANEXO O RESUMO DO
OBJETO DE CONHECIMENTO. AULA 02 1º momento: Aula prática 1. Pega-pega congela
com condução
No primeiro ciclo de ensino do futsal, as atividades devem
proporcionar ao aluno o desenvolvimento das habilidades básicas de todos os
esportes coletivos, como correr, saltar, arremessar, receber, conduzir etc.
Nesse momento, é indicado que o professor opte por atividades mais
recreativas, que aproximem a criança do futsal, como o pega-pega congela com
condução. Para realizar o exercício, selecione um aluno para ser o pegador.
Os demais devem se espalhar pela quadra, cada um com uma bola. Os participantes
fogem e um aluno vai atrás deles segurando a bola com as mãos. Quando os
fugitivos forem pegos, eles precisam parar com as pernas abertas e só podem
ser salvos quando um colega conduzir a bola que está em sua mão, com os pés,
entre as pernas do companheiro paralisado. Se a atividade ficar fácil, é possível variar o deslocamento: em
vez de segurar a bola com as mãos, peça aos alunos, em um primeiro momento,
que se desloquem quicando e, em uma segunda oportunidade, manuseando a bola
com os pés. 2. Jogo da velha humano
O jogo da velha humano é uma excelente atividade para que as
crianças aprendam a manipular e a conduzir a bola, e ainda se sintam
motivadas. A turma deverá ser dividida em duas equipes. O primeiro aluno de
cada coluna, ao som do apito, vai conduzir a bola entre cones até o local que
estiver disposto o jogo da velha, que pode ser feito com 9 arcos. Ao chegar no jogo da velha, o aluno precisa deixar o colete que
representa a cor da sua equipe em uma casa do jogo da velha. A regra é a
mesma da brincadeira original feita no papel. Ao final, a equipe que
completar as linhas do jogo vence. Caso a turma seja grande, monte mais de um jogo da velha e separe
os alunos em pequenos grupos para que todos possam participar. 3. Jogo dos 10 passes
O jogo dos 10 passes é uma ótima maneira de incentivar os alunos
a praticarem esportes. Ele evita que os mais habilidosos dominem o jogo,
excluindo as demais crianças, ao não passar a bola. Além disso, trabalha o
passe, a recepção, o deslocamento em quadra e a interação com o adversário. A atividade é simples: divida os alunos em duas equipes e coloque
uma bola em jogo. O objetivo da atividade é que a equipe troque 10 passes
entre si sem que o adversário intercepte a bola. Cada vez que isso ocorrer, o
time marca um ponto. FONTE: https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/ SUGESTAO DE VÍDEOS COM ATIVIDADES: AULA 03 1º momento: Aula teórica
AULA 04 1º momento: Aula prática 1. Matemática do futebol
Esse exercício pode ser utilizado para treinar o controle, a
condução e o domínio de bola e incentivar a participação dos alunos.
Monte dois grupos, peça que fiquem sentados e
dê um número a cada aluno. Faça uma pergunta de matemática, não muito complicada, como 3+5.
Os números correspondentes à resposta (no caso, 8) devem levantar, pegar a
bola, conduzi-la por um caminho de cones e passar para o próximo número
correspondente, que se levantará, dominará a bola e realizará a mesma tarefa.
A equipe que receber o passe primeiro marca ponto. A mesma atividade pode ser feita para treinar a finalização. Em
vez de passar a bola ao colega, peça para que o aluno finalize em gol e volte
correndo, depois disso o próximo pode ir. A equipe que terminar primeiro
vence. 2. Pega-pega cabeceio
Para treinar o cabeceio de forma divertida, divida a turma entre
alguns pegadores e fugitivos. Para que um aluno pegue o outro, ele deverá
cabecear a bola no colega. Opte por bolas leves para não machucar os alunos. 3. Jogo dos 5 passes
Nessa atividade o treinador vai precisar de coletes para fazer a
divisão das equipes e uma bola. Em seguida, os times são formados com
jogadores que terão de trocar passes entre si. Depois que os parceiros
realizarem a troca de 5 passes, sem que os jogadores do time oponente toquem
na bola, terão marcado um ponto. FONTE: https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/ SUGESTAO DE VÍDEOS COM ATIVIDADES: |
RECURSOS: ( X ) quadro, pincel
atômico, apagador; ( X ) Data show; ( X
) Vídeo; ( X ) Computador; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos
diversos; ( ) Jogos de tabuleiro
( ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )
Pesquisa; ( )Resolução de Exercícios; ( ) Seminários; ( ) Cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( )
Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( )
Avaliação da participação; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário