3ª SD Produção textual 8º e 9º Ano 2022

 3ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA – PRODUÇÃO TEXTUAL – 2022

Ano/Série: 8º, 9º   Período: 04/04/2022 a 22/04/2022        Nº de Aulas: 04

TEMA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO, AFETIVIDADE E CONHECIMENTO

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

LEITURA: Frases; Conto;    

ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Frases; Tipos de frases; Pontuação; 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva; 

PRODUÇÃO: Frases; Textos com pontuação; 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.


5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo. 

5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual. 

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.


HABILIDADES DA BNCC:


(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente. 


COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO: 

Protagonismo: Identificar as próprias potencialidades e capacidades e se reconhecer como principal agente transformador do seu próprio caminho. Tomar para si o rumo de seus projetos pessoais e profissionais. Agir como cidadão global, responsável, disciplinado e atento, um cidadão participante e ativo da sociedade democrática.

Lidar com as emoções: Apresentar estabilidade emocional, exteriorizar emoções. Compreender o ambiente no qual está inserido, as mudanças corporais, as fases da vida, ponderar expectativas. Refletir sobre sentimentos, como insegurança, medo, solidão, raiva, decepção, e entender a raiz dessas sensações, conversar com familiares e amigos e/ou profissionais de saúde mental. Negar ativamente soluções que envolvam atos violentos ou consumo de drogas.

Empatia: Considerar as opiniões e pontos de vista do outro, não apenas as suas. Respeitar o outro, colocando-se no seu lugar e valorizando a sua história e sua importância.

Responsabilidade: Reconhecer suas obrigações enquanto cidadão e enquanto ser participativo da sociedade, identificando o seu papel, suas expectativas, suas inseguranças e constantemente revendo o que é de sua responsabilidade.

Autoconhecimento: Conhecer a si mesmo, suas emoções e expectativas. Administrar desejos, anseios, defeitos e qualidades. Ser disciplinado e eficiente na busca pela realização de seus objetivos.

Comunicação: Expressar opiniões e sentimentos através de emoções e palavras, escritas e/ou faladas. Ouvir o outro, considerar seu ponto de vista. Ser engajado e interessado na troca de ideias e no debate de opiniões, respeitando o outro, mesmo quando discordar.   

Conhecimento Inter e intrapessoal: Conhecer a própria história (planeta, nação, etnia, grupo social, família) e a do outro. Relatar experiências e escutar a história de vida do outro, distinguindo-se e identificando-se. Reconhecer privilégios e as dificuldades tanto de si quanto do outro.

Curiosidade para aprender:  Capacidade de cultivar o forte desejo de aprender e de adquirir conhecimentos, ter paixão pela aprendizagem.

Imaginação criativa: Capacidade de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, aprendendo com seus erros, ou a partir de uma visão de algo que não se sabia.









ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  1ª AULA – CONCEITO DE FRASE 

1ª ETAPA  

- Professor, para iniciar a aula e verificar o conhecimento prévio dos alunos acerca do conceito de frase, sugere-se que trabalhe a dinâmica: Construindo FRASES – (ANEXO – 1). 

- Separe a turma em grupos e entregue para cada grupo 5 envelopes. Dentro de cada envelope deve conter palavras embaralhadas que formarão frases diferentes; 

- Dentro de um dos envelopes, existem palavras em negrito que formaram uma frase sem sentido, verifique se os alunos perceberão essa frase sozinhos. 

- Explique aos alunos que devem ter cuidado para não misturar as palavras dos envelopes, pois as frases devem ter sentido.

- Explique aos alunos que: as frases são formadas por palavras que precisam estar em uma sequência lógica, coerente, ou seja tem que haver sentido, entendimento. 

- Professor, dê algumas dicas aos alunos, como por exemplo:  A frase sempre inicia com letra maiúscula; A frase sempre termina com sinal de pontuação;

2ª ETAPA  

- Professor, destine a segunda etapa da aula para que os grupos possam socializar com os colegas da turma as frases que formaram, e verifique na hora da apresentação se os grupos conseguem identificar o sentido das frases de que construíram e se os colegas também compreendem.

  2ª AULA – AMPLIANDO O CONCEITO DE FRASE 

1ª ETAPA  

- Professor, para a ampliação do tema promova um diálogo informal com seus alunos, incentivando-os a construírem frases para as seguintes situações abaixo. Com essa atividade, além de ampliar o conceito de frase, será possível introduzir a revisão sobre os sinais de pontuação e tipos de frases.  

- Querido docente, à medida que você vai escrevendo as frases no quadro, pergunte a eles que sinais de pontuação são usados na situação para a qual foi dita. Após isso, peça que copiem as frases do quadro em seus cadernos e que utilizem a criatividade e conhecimento prévio e de mundo para construírem frases interessantes e com sentido completo. 


1) A mãe dá uma ordem para você ir dormir.

2) O pai elogia o seu desempenho em algo que você faz.

3) A professora fica brava porque você não fez a tarefa de casa.

4) O seu colega pergunta se você vai ao clube no final de semana.

5) Pensem em uma frase que seria dita pela secretária da escola informando que na semana seguinte não haverá aula.

6) Você fica admirado com a atitude de um colega.

7) Você quer ironizar uma atitude de um amigo que te decepcionou.   


2ª ETAPA  

- Professor, destine a segunda etapa da aula para que os alunos possam socializar com os colegas da turma as frases que formaram. 

- Conforme os alunos forem lendo as suas frases, selecione algumas e escreva no quadro, sempre instigando a turma em relação ao sentido que as frases adquirem a partir do contexto, situação comunicativa, e do uso dos sinais de pontuação. 

- Escreva algumas frases sem os sinais de pontuação e leia com os alunos. Espera-se que eles percebam como a ausência dos sinais modificam o sentido da frase, entonação e leitura. 

- Aproveite para ampliar a aprendizagem e introduzir o objeto de conhecimento: TIPOS DE FRASES e pergunte aos alunos quais das frases escritas no quadro expressa uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo, e qual é o sinal de pontuação utilizado, e explique sobre as frases INTERROGATIVAS, e escreva outros exemplos. 

- Em seguida, pergunte aos alunos quais dessas frases expressam uma declaração afirmativa ou negativa  a respeito de algo, e explique que as frases DECLARATIVAS  são marcadas pelo uso do ponto final. .Escreva outros exemplos. 

- Pergunte aos alunos quais frases expressam uma ordem, um pedido, um convite, e ao final explique que são frases  - IMPERATIVAS e que utilizam o  ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . 

- Para finalizar, questione aos alunos quais frases expressam surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Explique aos alunos que são frases EXCLAMATIVAS, e utilizam o ponto de exclamação [!]. Disponibilize outros exemplos e amplie a aprendizagem. 

Os tipos de frases 


INTERROGATIVA: Nas frases interrogativas utiliza-se o ponto de interrogação [ ? ]. Nestas frases expressa-se uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo. 

Exemplos: 

1. Onde você vai almoçar hoje? 

2. Você já fez sua lição de casa? 

3. Quando você vai me levar ao cinema? 


DECLARATIVA: Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final [ . ]. Nessas frases expressa-se uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo. 

Exemplos: 

1. Hoje eu vou almoçar na casa da minha vó. 

2. Já terminei toda a minha lição de casa. 

3. No final de semana nós iremos ao cinema. 


IMPERATIVA: Nas frases imperativas utiliza-se o ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . Nessas frases expressa-se uma ordem, um pedido, um convite. 

Exemplos: 

1. Vá fazer sua lição de casa agora! (ordem) 

2. Por favor, vá fazer sua lição de casa. (pedido) 


EXCLAMATIVA: Nas frases exclamativas utiliza-se o ponto de exclamação [!]. Nessas frases expressa-se surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Podemos terminar a frase usando mais de um ponto de exclamação. 

Exemplos: 

1. Nossa que legal!! 

2. Oba, vamos ao cinema!! 

3. Não quero mais ver você na minha frente!! 


Frases nominais e verbais 

A frase nominal é a frase que não tem verbos, constituída, portanto, apenas por nomes. 

Uma frase curta, incisiva que tanto pode expressar ações quanto apontar os elementos essenciais de um quadro numa descrição. 

Exemplos: 

Blusa da Bia. 

Menina feliz. 


As frases verbais são frases que possuem verbos. 

Exemplos: 

Corra até o carro. 

Pule bem alto! 

- Escreva algumas frases sem os sinais de pontuação e leia com os alunos. Espera-se que eles percebam como a ausência dos sinais modificam o sentido da frase, entonação e leitura. 

  3ª AULA – SINAIS DE PONTUAÇÃO 

1ª ETAPA  

- Professor, sugere-se que destine essa aula para a explicação e revisão dos sinais de pontuação de maneira mais detalhada, para isso utilize os materiais disponíveis (ANEXO – no WhatsApp), e outros que achar mais pertinente para sua turma. 

2ª ETAPA  

- Caro docente, após aprofundar o estudo dos sinais de pontuação, trabalhe com os alunos com as atividades sobre construção e ampliação de frases, além de frases que possam atribuir diversos sentidos através dos diferentes sinais de pontuação. Materiais disponíveis (ANEXO – no WhatsApp).  Lembre-se de sempre corrigir as atividades no quadro com os alunos para que eles possam compreender melhor as mudanças de sentido e ampliar a aprendizagem. 

ATIVIDADE 

Organize a turma em duplas e proponha a construção de frases para utilizar os sinais de pontuação. Como dica, introduza a frase e deixe os alunos completarem, assim facilita a utilização e o entendimento da pontuação.

 

PONTO FINAL (.)

Eu vou ________________________________

Se____________________________________

Eu acho________________________________

Não___________________________________

 

PONTO DE INTERROGAÇÃO (?)

Quantos ________________________________

Posso____________________________________

Qual é________________________________

Quem foi que___________________________________

 

PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!)

Como ________________________________

Que____________________________________

Nossa, como________________________________

Quem foi que___________________________________

Puxa, que _____________________________________

 

VÍRGULA (,) E RETICÊNCIAS (...)

Na escola aprendi ________________________________

Na feira comprei____________________________________

Na minha casa________________________________

 

Professor, passe por cada dupla auxiliando possíveis equívocos e sanando dúvidas que surgirão nesse processo. Logo após, peça para as duplas apresentarem à turma as frases que inventaram.

  4ª AULA – REESCRITA DE TEXTOS COM PONTUAÇÃO ADEQUADA 

1ª ETAPA  

- Professor, utilize essa aula para ampliar o estudo dos sinais de pontuação e ampliar as estratégias de leitura e escrita com os alunos. Para isso utilize as atividades disponíveis (ANEXO – WhatsZap), e reforce a escrita e reescrita dos alunos através das correções e uso dos sinais de pontuação. Verifique quais atividades são mais pertinentes para a sua turma. 

2ª ETAPA  

- Professor, utilize a segunda etapa da aula para trabalhar com a INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: PONTUAÇÃO de Moacyr Scliar. Aproveite para ampliar o estudo dos sinais de pontuação, e da estrutura narrativa, e tipos de narrador. 

- Estipule um tempo para que os alunos possam responder a atividades e em seguida realize a correção. 


- PROFESSOR, LEMBRE-SE DE DESTINAR OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS DE CADA AULA PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM O DIÁRIO DA TURMA, UMA ESPÉCIE DE AVALIAÇÃO DA AULA E DO ESTUDO, POIS SERÁ FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATO DE PRÁTICA. ENQUANTO OS ALUNOS RESPONDEM O DIÁRIO DA TURMA, VOCÊ RESPONDE E ANALISA AS QUESTÕES DO: Diário do/a professor/a - O que foi planejado e o que fizemos?

DIÁRIO DA TURMA

O que fizemos hoje?


O que aprendemos nesta aula foi…

O momento mais importante da aula foi...

Nosso trabalho avançou em…

O que chamou atenção foi …

O que queremos compreender melhor é...


REFLEXÃO DO/A PROFESSOR/A – SOBRE O DIÁRIO DA TURMA

O que dizem os/as estudantes?


Em alguns momentos do percurso, o/a professor/a faz uma reflexão sobre sua prática a partir do diário da turma. Confira algumas perguntas que podem orientar suas reflexões sobre as aulas.


Como a turma está vendo as aulas? 

Concordo com a visão dos/as estudantes? Discordo? Por quê?

O que os alunos aprenderam? Como aprenderam? Como contribuí para essas aprendizagens?

Quais atividades foram propostas? De que modos? O que funcionou e o que não funcionou? Por quê?

O que aprendi com a experiência até aqui com essa turma?

O que poderia ser diferente? O que vou propor agora? Por quê?



DIÁRIO DO/A PROFESSOR/A

O que foi planejado e o que fizemos?


O/A professor/a mantém um diário para registrar sua memória sobre as aulas.

Confira alguns exemplos de questões que podem orientar o registro da memória da aula. Pense no que é importante registrar para que você possa se lembrar do percurso da turma.


O que ensinei/aprendi nesta aula foi…

O que os alunos e alunas aprenderam/ensinaram nesta aula foi...

Os momentos mais importantes da aula foram...

Nosso trabalho avançou em...

O que chamou atenção foi…

O que não funcionou foi...

Fica a sugestão para...


RECURSOS: 

(  ) Resumo             

(  ) Data show;            

(  ) Jornal;           

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  

(  ) Informativos. AVALIAÇÃO:

(  ) Prova; 

(  ) Trabalho; 

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;   

(  ) Seminários; 

(  ) Apresentação oral; 

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate; 

(  ) Relatórios; 

(  ) Avaliação escrita; 

(  ) Avaliação da participação;

Professor é importante: 

Incluir as competências gerais da Base na aula.

1. Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

2. Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.

3. Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.

4. Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

ANEXOS

1- PARÁGRAFO 

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

PARÁGRAFO

 

O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases. É comum abordar-se em cada parágrafo uma ideia ou aspecto de um fato. Graficamente, indica-se o parágrafo com um pequeno espaço na margem esquerda da primeira linha dele.

 

Vale lembrar que todos os parágrafos precisam ter o mesmo espaço de abertura.

 

 Veja um exemplo abaixo:

 

Aconteceu às quatro da tarde, em plena luz do dia. O menino estava lá espichado como um gato, na rede em seu quarto. Caderno e lápis na mão, balançando suavemente, estava inventando uma história, quando viu pela janela uma cobra rastejando no quintal.

Estremeceu. Seus pais haviam saído para fazer compras e sua irmã ainda não voltara da escola.

A cobra veio rastejando pelo jardim, em direção à porta. Na hora o menino pensou que a cobra o atacaria. Então, muito assustado correu e pediu ajuda.

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                    ATIVIDADE

 

 Ao escrever o texto seguinte, o autor se esqueceu de organizá-lo em parágrafos. Reescreva o texto, dividindo-o em parágrafos. Dê um título a ele.

 

Seu nome é Lucineide da Silva. Tem 43 anos. Mora num barraco da favela da Rocinha. Sua casa é de tábua e ela gostaria que fosse de tijolo, porque já caíram vários barracos lá perto. Ela tem medo que uma dessas chuvas fortes leve o seu barraco.  Lucineide trabalha como empregada doméstica na Zona Sul. Levanta às 5h30. Toma duas conduções para chegar às 8h no trabalho. Dá um duro danado!   É mineira, mas hoje se sente carioca porque gosta muito de samba. Apesar de sua vida dura, ela a leva cantando, sambando e é uma pessoa feliz com seus dois filhos.

2- Construção de Frases em Grupo 

ANEXO -1

Ø    Professor, para iniciar a aula e verificar o conhecimento prévio dos alunos acerca do conceito de frase, sugere-se que trabalhe a dinâmica: Construindo FRASES

 

FRASES – GRUPO 1

Marina viajará brevemente.

Luís e Fábio chegaram depressa.

O professor e os alunos participaram da competição.

O futebol é um dos esportes que os meninos mais gostam de praticar.

João e Maria estavam namorando escondido.

Essas história são, o trem já partiu.

FRASES - GRUPO 2

O texto que você escreveu ficou excelente.

A carrocinha levou o cachorro do Gustavo.

O pai procurou o menino que estava chorando.

O menino correu para a rua.

O ônibus deu uma freada brusca.

As encomendas não muitos alunos.

 

FRASES – GRUPO 3

Murilo, menino levado, fique quieto !

O menino escondeu a chave de casa da sua mãe.

Todos nós acordamos bem cedo.

Aquele carro azul anda devagar demais.

Você e eu sairemos hoje à noite.

Foram aprovados, já estava preparada.

FRASES – GRUPO 4

4. O cavalo e a égua relincham.

5. Ana e a irmã dela viajaram para a Bahia

Miguel e Luiza partiram hoje.

Uns garotos sujaram a calçada.

Um baiano e um paulista participaram de uma palestra.

Todos os professores, já partiu o trem.

FRASES – GRUPO 5

 “Os dias e as semanas passavam devagar em Minas Gerais.

Pedro saiu de casa cedo e até agora não voltou.

Muitas crianças cantaram em voz alta.

 Eles tinham feito o bolo do aniversário.

Atenção, curva perigosa!

Esse trabalho está participaram da reunião.

 3 - Produção Textual /Conto 

 

Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 


Escola:______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 8º e 9º

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Língua Portuguesa

Aluno (a): _________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: Produção textual – Conto;

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO

 

Roteiro de Atividades: Escrevendo contos

            Agora é a sua vez de produzir um conto. Leia as sugestões abaixo e escolha a que considerar mais interessante. Revise as características do gênero, pois é importante: descrever os personagens principais, descrever o cenário, contar do que se trata a trama principal, explicar os acontecimentos, descrever o clímax da história, e revelar o final. Bom desempenho.

 

Sugestões para as informações sobre cada conto e inícios das histórias:

 

1) Conto de amor:

- Personagens principais: Nanda e Dinho

- Nanda e Dinho estudam na mesma escola, em turmas diferentes. Ambos tem 16 anos. Nanda mora com os pais em um apartamento na Zona Sul e Dinho mora com a avó em uma comunidade carente. Dinho tem bolsa de estudos e é um dos melhores alunos de toda a escola, pratica esportes e faz parte de um grupo de conscientização ecológica. Nanda é voluntária em um projeto social na comunidade em que Dinho mora. Os dois se apaixonam, mas terão que enfrentar grandes dificuldades para ficarem juntos.

 

- Início da história:

Nanda acordou cedo naquela manhã e já estava a caminho da comunidade quando encontrou Dinho. Não era a primeira vez que ela via aquele menino, ambos estudavam na mesma escola, mas nunca

conversaram antes.

 

2) Conto de terror:

- Personagens principais: Betão, Mano, Bia, Paulinha e Vivi.

- Os cinco amigos vão passar o fim de semana em uma casa de praia, mas está muito frio e chuvoso. A casa fica em uma área isolada e distante da cidade. Os cinco amigos resolvem fazer uma brincadeira que termina em uma série de acontecimentos macabros.

 

- Início da história:

Já era tarde da noite quando os cinco amigos conseguiram chegar à casa que o pai de Bia tinha alugado. A casa ficava em um lugar isolado da Praia do Silencio e era uma casa enorme.

 

3) Conto policial:

- Personagens principais: Paulo e o assassino.

- Paulo é um policial aposentado que se vê envolvido em uma trama de sequestro. O filho de seu melhor amigo, um comerciante local, foi sequestrado e os sequestradores deram um prazo de uma semana para a família do rapaz conseguir um milhão de reais para o resgate.

 

Início da história:

Havia muitos anos que meu telefone não tocava durante a madrugada. Já não me lembrava mais como era ter que levantar em um pulo e sair correndo para chegar logo ao local de algum crime. Mas desta vez o crime estava próximo, muito próximo. Do outro lado do telefone ouvi a voz de meu grande amigo.

 

Autoria: Cinara Monteiro Cortez

Suporte teórico:

DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino.

Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

 


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