3ª SD Produção Textual 6º e 7º ano 2022

 3ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA – PRODUÇÃO TEXTUAL – 2022 

Ano/Série: 6º, 7º   Período: 04/04/2022 a 22/04/2022        Nº de Aulas: 04 

TEMA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO, AFETIVIDADE E CONHECIMENTO 

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública. 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:  

 

LEITURA: Frases; Narrativa;   

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Frases; Tipos de frases; Pontuação;

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO: Frases; Textos com pontuação; 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

HABILIDADES DA BNCC:

 

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO:

Protagonismo: Identificar as próprias potencialidades e capacidades e se reconhecer como principal agente transformador do seu próprio caminho. Tomar para si o rumo de seus projetos pessoais e profissionais. Agir como cidadão global, responsável, disciplinado e atento, um cidadão participante e ativo da sociedade democrática.

Lidar com as emoções: Apresentar estabilidade emocional, exteriorizar emoções. Compreender o ambiente no qual está inserido, as mudanças corporais, as fases da vida, ponderar expectativas. Refletir sobre sentimentos, como insegurança, medo, solidão, raiva, decepção, e entender a raiz dessas sensações, conversar com familiares e amigos e/ou profissionais de saúde mental. Negar ativamente soluções que envolvam atos violentos ou consumo de drogas.

Empatia: Considerar as opiniões e pontos de vista do outro, não apenas as suas. Respeitar o outro, colocando-se no seu lugar e valorizando a sua história e sua importância.

Responsabilidade: Reconhecer suas obrigações enquanto cidadão e enquanto ser participativo da sociedade, identificando o seu papel, suas expectativas, suas inseguranças e constantemente revendo o que é de sua responsabilidade.

Autoconhecimento: Conhecer a si mesmo, suas emoções e expectativas. Administrar desejos, anseios, defeitos e qualidades. Ser disciplinado e eficiente na busca pela realização de seus objetivos.

Comunicação: Expressar opiniões e sentimentos através de emoções e palavras, escritas e/ou faladas. Ouvir o outro, considerar seu ponto de vista. Ser engajado e interessado na troca de ideias e no debate de opiniões, respeitando o outro, mesmo quando discordar.  

Conhecimento Inter e intrapessoal: Conhecer a própria história (planeta, nação, etnia, grupo social, família) e a do outro. Relatar experiências e escutar a história de vida do outro, distinguindo-se e identificando-se. Reconhecer privilégios e as dificuldades tanto de si quanto do outro.

Curiosidade para aprender:  Capacidade de cultivar o forte desejo de aprender e de adquirir conhecimentos, ter paixão pela aprendizagem.

Imaginação criativa: Capacidade de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, aprendendo com seus erros, ou a partir de uma visão de algo que não se sabia.

 ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

*          1ª AULA – CONCEITO DE FRASE

1ª ETAPA  

Professor, para iniciar a aula e verificar o conhecimento prévio dos alunos acerca do conceito de frase, sugere-se que trabalhe a dinâmica: Construindo FRASES – (ANEXO – 1).

Separe a turma em grupos e entregue para cada grupo 5 envelopes. Dentro de cada envelope deve conter palavras embaralhadas que formarão frases diferentes;

- Dentro de um dos envelopes, existem palavras em negrito que formaram uma frase sem sentido, verifique se os alunos perceberão essa frase sozinhos.

- Explique aos alunos que devem ter cuidado para não misturar as palavras dos envelopes, pois as frases devem ter sentido.

- Explique aos alunos que: as frases são formadas por palavras que precisam estar em uma sequência lógica, coerente, ou seja tem que haver sentido, entendimento.

- Professor, dê algumas dicas aos alunos, como por exemplo:  A frase sempre inicia com letra maiúscula; A frase sempre termina com sinal de pontuação;

2ª ETAPA  

- Professor, destine a segunda etapa da aula para que os grupos possam socializar com os colegas da turma as frases que formaram, e verifique na hora da apresentação se os grupos conseguem identificar o sentido das frases de que construíram e se os colegas também compreendem.

*          2ª AULA – AMPLIANDO O CONCEITO DE FRASE

1ª ETAPA  

Professor, para a ampliação do tema promova um diálogo informal com seus alunos, incentivando-os a construírem frases para as seguintes situações abaixo. Com essa atividade, além de ampliar o conceito de frase, será possível introduzir a revisão sobre os sinais de pontuação e tipos de frases. 

- Querido docente, à medida que você vai escrevendo as frases no quadro, pergunte a eles que sinais de pontuação são usados na situação para a qual foi dita. Após isso, peça que copiem as frases do quadro em seus cadernos e que utilizem a criatividade e conhecimento prévio e de mundo para construírem frases interessantes e com sentido completo.

 

1) A mãe dá uma ordem para você ir dormir.

2) O pai elogia o seu desempenho em algo que você faz.

3) A professora fica brava porque você não fez a tarefa de casa.

4) O seu colega pergunta se você vai ao clube no final de semana.

5) Pensem em uma frase que seria dita pela secretária da escola informando que na semana seguinte não haverá aula.

6) Você fica admirado com a atitude de um colega.

7) Você quer ironizar uma atitude de um amigo que te decepcionou.   

 

2ª ETAPA  

- Professor, destine a segunda etapa da aula para que os alunos possam socializar com os colegas da turma as frases que formaram.

Conforme os alunos forem lendo as suas frases, selecione algumas e escreva no quadro, sempre instigando a turma em relação ao sentido que as frases adquirem a partir do contexto, situação comunicativa, e do uso dos sinais de pontuação.

- Escreva algumas frases sem os sinais de pontuação e leia com os alunos. Espera-se que eles percebam como a ausência dos sinais modificam o sentido da frase, entonação e leitura.

- Aproveite para ampliar a aprendizagem e introduzir o objeto de conhecimento: TIPOS DE FRASES e pergunte aos alunos quais das frases escritas no quadro expressa uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo, e qual é o sinal de pontuação utilizado, e explique sobre as frases INTERROGATIVAS, e escreva outros exemplos.

- Em seguida, pergunte aos alunos quais dessas frases expressam uma declaração afirmativa ou negativa  a respeito de algo, e explique que as frases DECLARATIVAS  são marcadas pelo uso do ponto final. .Escreva outros exemplos.

- Pergunte aos alunos quais frases expressam uma ordem, um pedido, um convite, e ao final explique que são frases  - IMPERATIVAS e que utilizam o  ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] .
- Para finalizar, questione aos alunos quais frases expressam surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Explique aos alunos que são frases EXCLAMATIVAS, e utilizam o ponto de exclamação [!]. Disponibilize outros exemplos e amplie a aprendizagem.

Os tipos de frases 

INTERROGATIVA: Nas frases interrogativas utiliza-se o ponto de interrogação [ ? ]. Nestas frases expressa-se uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo. 
Exemplos: 
1. Onde você vai almoçar hoje? 
2. Você já fez sua lição de casa? 
3. Quando você vai me levar ao cinema? 

DECLARATIVA: Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final [ . ]. Nessas frases expressa-se uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo. 
Exemplos: 
1. Hoje eu vou almoçar na casa da minha vó. 
2. Já terminei toda a minha lição de casa. 
3. No final de semana nós iremos ao cinema. 

IMPERATIVA: Nas frases imperativas utiliza-se o ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . Nessas frases expressa-se uma ordem, um pedido, um convite. 
Exemplos: 
1. Vá fazer sua lição de casa agora! (ordem) 
2. Por favor, vá fazer sua lição de casa. (pedido) 

EXCLAMATIVA: Nas frases exclamativas utiliza-se o ponto de exclamação [!]. Nessas frases expressa-se surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Podemos terminar a frase usando mais de um ponto de exclamação. 
Exemplos: 
1. Nossa que legal!! 
2. Oba, vamos ao cinema!! 
3. Não quero mais ver você na minha frente!! 

Frases nominais e verbais 
A 
frase nominal é a frase que não tem verbos, constituída, portanto, apenas por nomes. 
Uma frase curta, incisiva que tanto pode expressar ações quanto apontar os elementos essenciais de um quadro numa descrição. 
Exemplos: 
Blusa da Bia. 
Menina feliz. 

As 
frases verbais são frases que possuem verbos. 
Exemplos: 
Corra até o carro. 
Pule bem alto!
 

- Escreva algumas frases sem os sinais de pontuação e leia com os alunos. Espera-se que eles percebam como a ausência dos sinais modificam o sentido da frase, entonação e leitura.

*          3ª AULA – SINAIS DE PONTUAÇÃO

1ª ETAPA  

- Professor, sugere-se que destine essa aula para a explicação e revisão dos sinais de pontuação de maneira mais detalhada, para isso utilize os materiais disponíveis (ANEXO – no WhatsApp), e outros que achar mais pertinente para sua turma.

2ª ETAPA  

- Caro docente, após aprofundar o estudo dos sinais de pontuação, trabalhe com os alunos com as atividades sobre construção e ampliação de frases, além de frases que possam atribuir diversos sentidos através dos diferentes sinais de pontuação. Materiais disponíveis (ANEXO – no WhatsApp).  Lembre-se de sempre corrigir as atividades no quadro com os alunos para que eles possam compreender melhor as mudanças de sentido e ampliar a aprendizagem.

ATIVIDADE

Organize a turma em duplas e proponha a construção de frases para utilizar os sinais de pontuação. Como dica, introduza a frase e deixe os alunos completarem, assim facilita a utilização e o entendimento da pontuação.

 

PONTO FINAL (.)

Eu vou ________________________________

Se____________________________________

Eu acho________________________________

Não___________________________________

 

PONTO DE INTERROGAÇÃO (?)

Quantos ________________________________

Posso____________________________________

Qual é________________________________

Quem foi que___________________________________

 

PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!)

Como ________________________________

Que____________________________________

Nossa, como________________________________

Quem foi que___________________________________

Puxa, que _____________________________________

 

VÍRGULA (,) E RETICÊNCIAS (...)

Na escola aprendi ________________________________

Na feira comprei____________________________________

Na minha casa________________________________

 

Professor, passe por cada dupla auxiliando possíveis equívocos e sanando dúvidas que surgirão nesse processo. Logo após, peça para as duplas apresentarem à turma as frases que inventaram.

*          4ª AULA – REESCRITA DE TEXTOS COM PONTUAÇÃO ADEQUADA

1ª ETAPA  

- Professor, utilize essa aula para ampliar o estudo dos sinais de pontuação e ampliar as estratégias de leitura e escrita com os alunos. Para isso utilize as atividades disponíveis (ANEXO – WhatsZap), e reforce a escrita e reescrita dos alunos através das correções e uso dos sinais de pontuação. Verifique quais atividades são mais pertinentes para a sua turma.

2ª ETAPA  

- Professor, utilize a segunda etapa da aula para trabalhar com a INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: PONTUAÇÃO de Moacyr Scliar. Aproveite para ampliar o estudo dos sinais de pontuação, e da estrutura narrativa, e tipos de narrador.

- Estipule um tempo para que os alunos possam responder a atividades e em seguida realize a correção. 

PROFESSOR, LEMBRE-SE DE DESTINAR OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS DE CADA AULA PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM O DIÁRIO DA TURMA, UMA ESPÉCIE DE AVALIAÇÃO DA AULA E DO ESTUDO, POIS SERÁ FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATO DE PRÁTICA. ENQUANTO OS ALUNOS RESPONDEM O DIÁRIO DA TURMA, VOCÊ RESPONDE E ANALISA AS QUESTÕES DO: 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

1.     Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

2.     Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.

3.     Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.

4.     Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho. 

Diário do/a professor/a - O que foi planejado e o que fizemos?

DIÁRIO DA TURMA

O que fizemos hoje?

 

O que aprendemos nesta aula foi…

O momento mais importante da aula foi...

Nosso trabalho avançou em…

O que chamou atenção foi …

O que queremos compreender melhor é...

 

REFLEXÃO DO/A PROFESSOR/A – SOBRE O DIÁRIO DA TURMA

O que dizem os/as estudantes?

 

Em alguns momentos do percurso, o/a professor/a faz uma reflexão sobre sua prática a partir do diário da turma. Confira algumas perguntas que podem orientar suas reflexões sobre as aulas.

 

Como a turma está vendo as aulas?

Concordo com a visão dos/as estudantes? Discordo? Por quê?

O que os alunos aprenderam? Como aprenderam? Como contribuí para essas aprendizagens?

Quais atividades foram propostas? De que modos? O que funcionou e o que não funcionou? Por quê?

O que aprendi com a experiência até aqui com essa turma?

O que poderia ser diferente? O que vou propor agora? Por quê?

 

 

DIÁRIO DO/A PROFESSOR/A

O que foi planejado e o que fizemos?

 

O/A professor/a mantém um diário para registrar sua memória sobre as aulas.

Confira alguns exemplos de questões que podem orientar o registro da memória da aula. Pense no que é importante registrar para que você possa se lembrar do percurso da turma.

 

O que ensinei/aprendi nesta aula foi…

O que os alunos e alunas aprenderam/ensinaram nesta aula foi...

Os momentos mais importantes da aula foram...

Nosso trabalho avançou em...

O que chamou atenção foi…

O que não funcionou foi...

Fica a sugestão para...


 ANEXOS 

1- Atividade de Produção Textual - Parágrafo 

 

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

PARÁGRAFO

 

O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases. É comum abordar-se em cada parágrafo uma ideia ou aspecto de um fato. Graficamente, indica-se o parágrafo com um pequeno espaço na margem esquerda da primeira linha dele.

 

Vale lembrar que todos os parágrafos precisam ter o mesmo espaço de abertura.

 

 Veja um exemplo abaixo:

 

Aconteceu às quatro da tarde, em plena luz do dia. O menino estava lá espichado como um gato, na rede em seu quarto. Caderno e lápis na mão, balançando suavemente, estava inventando uma história, quando viu pela janela uma cobra rastejando no quintal.

Estremeceu. Seus pais haviam saído para fazer compras e sua irmã ainda não voltara da escola.

A cobra veio rastejando pelo jardim, em direção à porta. Na hora o menino pensou que a cobra o atacaria. Então, muito assustado correu e pediu ajuda.

==================================

                    ATIVIDADE

 

 Ao escrever o texto seguinte, o autor se esqueceu de organizá-lo em parágrafos. Reescreva o texto, dividindo-o em parágrafos. Dê um título a ele.

 

Seu nome é Lucineide da Silva. Tem 43 anos. Mora num barraco da favela da Rocinha. Sua casa é de tábua e ela gostaria que fosse de tijolo, porque já caíram vários barracos lá perto. Ela tem medo que uma dessas chuvas fortes leve o seu barraco.  Lucineide trabalha como empregada doméstica na Zona Sul. Levanta às 5h30. Toma duas conduções para chegar às 8h no trabalho. Dá um duro danado!   É mineira, mas hoje se sente carioca porque gosta muito de samba. Apesar de sua vida dura, ela a leva cantando, sambando e é uma pessoa feliz com seus dois filhos.

 

 

 

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

PARÁGRAFO

 

O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases. É comum abordar-se em cada parágrafo uma ideia ou aspecto de um fato. Graficamente, indica-se o parágrafo com um pequeno espaço na margem esquerda da primeira linha dele.

 

Vale lembrar que todos os parágrafos precisam ter o mesmo espaço de abertura.

 

  Veja um exemplo abaixo:

 

Aconteceu às quatro da tarde, em plena luz do dia. O menino estava lá espichado como um gato, na rede em seu quarto. Caderno e lápis na mão, balançando suavemente, estava inventando uma história, quando viu pela janela uma cobra rastejando no quintal.

Estremeceu. Seus pais haviam saído para fazer compras e sua irmã ainda não voltara da escola.

A cobra veio rastejando pelo jardim, em direção à porta. Na hora o menino pensou que a cobra o atacaria. Então, muito assustado correu e pediu ajuda

====================================================

                            ATIVIDADE

 

 Ao escrever o texto seguinte, o autor se esqueceu de organizá-lo em parágrafos. Reescreva o texto, dividindo-o em parágrafos. Dê um título a ele.

 

Seu nome é Lucineide da Silva. Tem 43 anos. Mora num barraco da favela da Rocinha. Sua casa é de tábua e ela gostaria que fosse de tijolo, porque já caíram vários barracos lá perto. Ela tem medo que uma dessas chuvas fortes leve o seu barraco.  Lucineide trabalha como empregada doméstica na Zona Sul. Levanta às 5h30. Toma duas conduções para chegar às 8h no trabalho. Dá um duro danado!   É mineira, mas hoje se sente carioca porque gosta muito de samba. Apesar de sua vida dura, ela a leva cantando, sambando e é uma pessoa feliz com seus dois filhos.

 

 2- Atividade: Tipos de Frases 

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:______________________________________________________TURMA:____________

NOME:________________________________________________________________________

 

FRASES

            FRASE É SÃO PALAVRAS QUE JUNTAS TRANSMITEM UM PENSAMENTO. AS FRASES PODEM SER:

·         FRASES DECLARATIVAS AFIRMATIVAS: ELAS FAZEM UMA AFIRMAÇÃO, UMA DECLARAÇÃO SIMPLES.

·         FRASES DECLARATIVAS NEGATIVAS: ELAS NEGAM ALGUMA COISA.

·         FRASES INTERROGATIVAS: FAZEM UMA INTERROGAÇÃO, UMA PERGUNTA.

·         FRASES EXCLAMATIVAS: INDICAM SURPRESA, EXCLAMAÇÃO, ESPANTO, ADMIRAÇÃO, ALEGRIA, SUSTO, DOR, MEDO, ETC.

·         FRASES IMPERATIVAS: PASSAM UMA ORDEM OU PEDIDO.

 

EXERCÍCIOS

1)    CLASSIFIQUE ADEQUADAMENTE AS FRASES ABAIXO:

 

A)   POR FAVOR, FECHE A JANELA.

R.:____________________________________________________________________________

B)   HOJE NÃO VOU TRABALHAR.

R.:____________________________________________________________________________

C)   JOÃO SABE JOGAR.

R.:____________________________________________________________________________

D)   QUE BELO CACHORRO!

R.:____________________________________________________________________________

E)   VENHA CÁ, JOANA.

R.:____________________________________________________________________________

F)   CARMEM GOSTA DE LARANJA.

R.:____________________________________________________________________________

G)  QUE HORAS SÃO?

R.:____________________________________________________________________________

H)   QUE BOLO DELICIOSO!

R.:____________________________________________________________________________

I)     CARLOS NÃO VEIO TRABALHAR.

R.:____________________________________________________________________________

J)    A JANTA ESTÁ PRONTA?

R.:____________________________________________________________________________

K)   O PALHAÇO É ENGRAÇADO.

R.:____________________________________________________________________________

 

2)    ESCREVA UMA FRASE NEGATIVA, UMA INTERROGATIVA E UMA EXCLAMATIVA QUE CONTENHAM A PALAVRA CARRO:

 

A)   NEGATIVA:

R.:____________________________________________________________________________

B)   INTERROGATIVA:

R.:____________________________________________________________________________

C)   EXCLAMATIVA:

R.:____________________________________________________________________________

 

3)    PASSE AS FRASES AFIRMATIVAS PARA NEGATIVAS:

 

A)   O RAPAZ FEZ UM ELOGIO PARA A MOÇA.

R.:____________________________________________________________________________

B)   CAMILA PERDEU SEU CARTÃO.

R.:____________________________________________________________________________

C)   O CÉU ESTÁ LINDO.

R.:____________________________________________________________________________

D)   JULIO É UM BOM DIRETOR.

R.:____________________________________________________________________________

E)   O MENINO SALVOU A VIDA DA MOÇA.

R.:____________________________________________________________________________

 3 - Atividades 



















4 - REESCRITA DE TEXTO 


 

 

 

Reescreva o texto usando as letras maiúsculas e minúsculas nos lugares corretos. 

  

piquenique no parque

 

jaqueline e roque são irmãos. sábado eles foram ao Parque com seus Pais. Quando   chegaram, foram diretamente para os brinquedos. depois, toda a Família foi Fazer um Piquenique debaixo de um Coqueiro. 

 

Jaqueline colocou a toalha e ajeitou o lanche: Pães de Queijo, Quibes, Sucos, Tortinhas e Quindins. Eles comeram e quando estavam Vindo embora, Viram um tucano muito Lindo e com um enorme Bico. voltaram felizes para casa.

 

 

 

Reescreva o texto usando as letras maiúsculas e minúsculas nos lugares corretos.

    

piquenique no parque

 

jaqueline e roque são irmãos. sábado eles foram ao Parque com seus Pais. Quando   chegaram, foram diretamente para os brinquedos. depois, toda a Família foi Fazer um Piquenique debaixo de um Coqueiro.

                                           

 

Jaqueline colocou a toalha e ajeitou o lanche: Pães de Queijo, Quibes, Sucos, Tortinhas e Quindins. Eles comeram e quando estavam Vindo embora, Viram um tucano muito Lindo e com um enorme Bico. voltaram felizes para casa.

......................................................................................................................................................................................................................................

 

 

 

 

Reescreva o texto usando as letras maiúsculas e minúsculas nos lugares corretos. 

  

piquenique no parque

 

jaqueline e roque são irmãos. sábado eles foram ao Parque com seus Pais. Quando   chegaram, foram diretamente para os brinquedos. depois, toda a Família foi Fazer um Piquenique debaixo de um Coqueiro.  

 

Jaqueline colocou a toalha e ajeitou o lanche: Pães de Queijo, Quibes, Sucos, Tortinhas e Quindins. Eles comeram e quando estavam Vindo embora, Viram um tucano muito Lindo e com um enorme Bico. voltaram felizes para casa.

 

 

 

Reescreva o texto usando as letras maiúsculas e minúsculas nos lugares corretos.

    

piquenique no parque

 

jaqueline e roque são irmãos. sábado eles foram ao Parque com seus Pais. Quando   chegaram, foram diretamente para os brinquedos. depois, toda a Família foi Fazer um Piquenique debaixo de um Coqueiro.  

 

Jaqueline colocou a toalha e ajeitou o lanche: Pães de Queijo, Quibes, Sucos, Tortinhas e Quindins. Eles comeram e quando estavam Vindo embora, Viram um tucano muito Lindo e com um enorme Bico. voltaram felizes para casa.

...............................................................................................................................................................................................................

 

 

 

 

Reescreva o texto usando as letras maiúsculas e minúsculas nos lugares corretos. 

  

piquenique no parque

 

jaqueline e roque são irmãos. sábado eles foram ao Parque com seus Pais. Quando   chegaram, foram diretamente para os brinquedos. depois, toda a Família foi Fazer um Piquenique debaixo de um Coqueiro.

 

Jaqueline colocou a toalha e ajeitou o lanche: Pães de Queijo, Quibes, Sucos, Tortinhas e Quindins. Eles comeram e quando estavam Vindo embora, Viram um tucano muito Lindo e com um enorme Bico. voltaram felizes para casa.

 

 

 

Reescreva o texto usando as letras maiúsculas e minúsculas nos lugares corretos.

    

piquenique no parque

 

jaqueline e roque são irmãos. sábado eles foram ao Parque com seus Pais. Quando   chegaram, foram diretamente para os brinquedos. depois, toda a Família foi Fazer um Piquenique debaixo de um Coqueiro.                     

 

Jaqueline colocou a toalha e ajeitou o lanche: Pães de Queijo, Quibes, Sucos, Tortinhas e Quindins. Eles comeram e quando estavam Vindo embora, Viram um tucano muito Lindo e com um enorme Bico. voltaram felizes para casa.

 

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