SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 03-2021 |
TEMA: “Escola: Espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento” |
SUBTEMA: A
Escola me conduz ao conhecimento sobre esporte de invasão: Futsal (Regras e
penalidades/Sinais do árbitro) |
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Multiculturalismo, Ciência e Tecnologia,
Saúde, Economia (Trabalho), Projeto de Vida. |
Ano:
9º Período: 11.04 a 22.04.2022
Nº de Aulas: 04 I
UNIDADE |
HABILIDADES |
·
(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis
(jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e
taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. ·
(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de
rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando
habilidades técnico-táticas básicas. ·
(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou
técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras
das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades
esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de
esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate. ·
(EF89EF05) Identificar as transformações
históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping,
corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam. ·
(EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar
sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte. ·
(EF09EF04IT) Identificar e diferenciar as regras,
penalidades e sinais do árbitro de futsal do esporte de invasão futsal. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Treinar habilidades específicas para a criação de
consciência tática. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica Nessa aula a abordagem será sobre o
objeto de conhecimento: Esporte de invasão: Futsal (Fundamentos táticos) Ø
Regras e penalidades no futsal Ø
Faltas Ø
Punições Ø
Cobranças Ø
Sinais do árbitro de futsal Levantamento
de conhecimentos prévios: Para dar início à aula sobre o tema
Futsal, o professor deverá fazer a sondagem através das perguntas:
Sugestão
do vídeo sobre o futsal Futsal parte 1 (duração: 12min e 30seg) https://www.youtube.com/watch?v=IldlagYipXc Futsal parte 2: (duração: 12min e 30 seg) https://www.youtube.com/watch?v=S7idN9Pti4c A exposição do objeto de conhecimento pode ser feita através de
slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. Observação: No desenvolvimento desse objeto
com as turmas de 9º ano que estão com dificuldade em leitura, escrita e
interpretação, pode-se trabalhar criando um mapa mental com os alunos. AULA 02 1º
Momento: Aula prática Nessa aula de vivência sobre
o futsal desenvolver jogos pré-desportivos com objetivo de treinar
habilidades específicas para a criação de consciência tática. Sugestão de atividade: Jogo 1: Balizas O treinador precisará de 4
cones, coletes coloridos para compor os times opostos e uma bola. Ele vai
acrescentar na quadra de futsal mais 2 balizas além das que são utilizadas
normalmente. Não terá goleiro e as equipes se enfrentarão com o objetivo de
proteger a baliza direita e a convencional e atacar a baliza esquerda e o
gol. 2º Momento: Jogo 2: Balizas As equipes vão necessitar de
coletes de cores distintas para a sua divisão, 10 cones e uma bola. Na
quadra, são distribuídas 5 balizas para que os jogadores tentem fazer gol
nelas. Os gols somente serão válidos, se o jogador fizer o passe entre os cones
e seu parceiro receber a bola do outro lado das balizas. https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/ AULA 03 Direcionar
nessa aula exercício de fixação. Sugestões
de atividades: ATIVIDADE 01 (em anexo) com questões abertas e fechadas
acerca do objeto de conhecimento em estudo. ATIVIDADE 02 (em anexo) Identificar alguns sinais dos
árbitros de futsal através de ilustração •Cartão
amarelo •Final
do 1º/2º tempos •Tiro
livre indireto •04
segundos/4 faltas •Pedido
de tempo técnico •Indicar
o lado •Reversão •Cartão
vermelho AULA 04 1º
Momento: Aula prática Dá continuidade sobre o
estudo do futsal, vivenciando o treino de habilidades específicas de
cooperação. Sugestão de atividade: Jogo dos 2 setores Times
contendo 6 jogadores cada utilizarão os coletes coloridos e uma bola para
atuar na quadra, que será dividida em dois setores. As equipes vão se
enfrentar e realizar um jogo de 3 contra 3 para que a bola passe pelo outro
setor e seja marcado o ponto. Antes de fazer o passe, o grupo terá de dar
pelo menos 3 passes entre si. Entender
esse esporte é fundamental, pois ele é um dos favoritos dos alunos. Por isso,
crie um cronograma de ensino de atividades recreativas para o futsal, com
progressões para facilitar o aprendizado. Variar os exercícios também faz com
que os alunos se estimulem mais e queiram participar das aulas. https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/ Bobinho Bobinho
é um jogo com uma bola de futsal, onde os jogadores fazem outro jogador, que
tenta pegar a bola de bobo, então os jogadores que estão em volta do circulo,
não deixam um que está dentro do circulo pegar a bola, jogando um pro outro e
o bobinho fica no meio tentando pegar a bola, e então, se o bobinho tomar a
bola de um dos jogadores que estão em volta do circulo, aquele jogador que
perdeu a bola vira o bobinho, tendo ele que pegar a bola novamente de seus
amigos. |
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x
) Vídeo; ( x ) Computador; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( )
Informativos; (x ) Jogos diversos; (
) Jogos de tabuleiro ( )
bolas, apito, rede; ( x ) celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. (
x ) Outros: cones, bambolês, giz. |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( x )
Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; (
x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário