3ª SD EF 8º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 03-2021

TEMA: “Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento

SUBTEMA: A Escola me conduz ao conhecimento sobre esporte de invasão: Futsal (Fundamentos táticos).

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Multiculturalismo, Ciência e Tecnologia, Saúde, Economia (Trabalho), Projeto de Vida.

Ano: 8º      Período: 11.04 a 22.04.2022             Nº de Aulas: 04                    I UNIDADE

HABILIDADES

·        (EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

·        (EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

·        (EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

·        (EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os      apresentam.

·        (EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Vivenciar o treino de habilidades específicas de cooperação e interação do grupo.

·        Treinar habilidades específicas para a criação de consciência tática.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

Nessa aula a abordagem será sobre o objeto de conhecimento: Esporte de invasão: Futsal (Fundamentos táticos)

 

Levantamento de conhecimentos prévios:

Para dar início à aula sobre o futsal, o professor deverá fazer a sondagem através das perguntas:

  • O que é futsal?
  • Quem pode jogar o futsal?
  • O que queremos aprender sobre o futsal na escola?
  • Teremos que mudar alguma coisa para jogar o esporte futsal na escola? O quê?
  • É possível praticar o futsal na escola igual ao futsal presente nas competições? Sim, não por quê?

 

VÍDEOS:

https://www.youtube.com/watch?v=dR9-N4ysxKM&feature=youtu.be

Posições e funções no futsal

 

https://www.youtube.com/watch?v=NjfmeuLPJTs

Sistemas táticos do futsal completo

 

https://www.youtube.com/watch?v=KTYM67gamAQ

Como se tornar o melhor em cada posição

 

Pivô

https://www.youtube.com/watch?v=neuw8SAoniU&t=6s

 

Fixo

https://www.youtube.com/watch?v=kdwJnvrGO3Y

 

Ala

https://www.youtube.com/watch?v=DVxTloJeJms

 

Goleiro

https://www.youtube.com/watch?v=1Yc1ETEQfQM

 

Sistema tático 2x2

https://www.youtube.com/watch?v=SnrCP4ms7Ug

 

Sistema tático 4x0

https://www.youtube.com/watch?v=emAJRIFrzJw

 

A exposição do objeto de conhecimento pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

  • Sugestão de link para pesquisa:

https://futline.com.br/posicoesnofutsal/

https://www.dicaseducacaofisica.info/taticas-de-futsal/

Após a leitura fazer um resumo no caderno descrevendo os tópicos da pesquisa.

 

Observação: No desenvolvimento desse objeto com as turmas de 8º ano que estão com dificuldade em leitura e escrita, pode-se trabalhar criando um mapa mental com os alunos.

 

AULA 02

1º Momento: Aula prática

Nessa aula de vivência sobre o futsal desenvolver jogos pré-desportivos com objetivo de treinar habilidades específicas para a criação de consciência tática.

 

Sugestão de atividade:

Jogo 1: Balizas

O treinador precisará de 4 cones, coletes coloridos para compor os times opostos e uma bola. Ele vai acrescentar na quadra de futsal mais 2 balizas além das que são utilizadas normalmente. Não terá goleiro e as equipes se enfrentarão com o objetivo de proteger a baliza direita e a convencional e atacar a baliza esquerda e o gol.

 

Jogo 2: Balizas

As equipes vão necessitar de coletes de cores distintas para a sua divisão, 10 cones e uma bola. Na quadra, são distribuídas 5 balizas para que os jogadores tentem fazer gol nelas. Os gols somente serão válidos, se o jogador fizer o passe entre os cones e seu parceiro receber a bola do outro lado das balizas.

https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/

 

 

 

AULA 03

Direcionar nessa aula exercício de fixação.

Sugestões de atividades:

ATIVIDADE 01 (em anexo) com questões abertas e fechadas acerca do objeto de conhecimento em estudo.

 

ATIVIDADE 02 (em anexo) sobre o Futsal descreva o seu entendimento nos tópicos apresentados

EU E O FUTSAL:

Conhecimento do esporte:

(História)        

 

Importância desse esporte;

 

Prática do esporte (se pratica quais os locais)

 

Benefícios da prática do esporte;

 

Gosto/Paixão pelo esporte (sim ou não/justificar)

           

Participação nas torcidas:

(Assiste na TV, internet ou participa nas quadras/ginásio da cidade)

 

AULA 04

1º Momento: Aula prática

Dá continuidade sobre o estudo do futsal, vivenciando o treino de habilidades específicas de cooperação.

 

Sugestão de atividade:

Jogo dos 2 setores

Times contendo 6 jogadores cada utilizarão os coletes coloridos e uma bola para atuar na quadra, que será dividida em dois setores. As equipes vão se enfrentar e realizar um jogo de 3 contra 3 para que a bola passe pelo outro setor e seja marcado o ponto. Antes de fazer o passe, o grupo terá de dar pelo menos 3 passes entre si.

Entender esse esporte é fundamental, pois ele é um dos favoritos dos alunos. Por isso, crie um cronograma de ensino de atividades recreativas para o futsal, com progressões para facilitar o aprendizado. Variar os exercícios também faz com que os alunos se estimulem mais e queiram participar das aulas.

https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/

 

Bobinho

Bobinho é um jogo com uma bola de futsal, onde os jogadores fazem outro jogador, que tenta pegar a bola de bobo, então os jogadores que estão em volta do circulo, não deixam um que está dentro do circulo pegar a bola, jogando um pro outro e o bobinho fica no meio tentando pegar a bola, e então, se o bobinho tomar a bola de um dos jogadores que estão em volta do circulo, aquele jogador que perdeu a bola vira o bobinho, tendo ele que pegar a bola novamente de seus amigos.

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; (x ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  ( x  ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

( x ) Outros: cones, bambolês, giz.

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (  x   ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário