3ª SD EF 6º E 7º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 03-2021

TEMA: “Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento

SUBTEMA: A Escola me conduz ao conhecimento sobre esporte de invasão: Futsal (História- contextualização, Reconhecimento da quadra e suas marcações).

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Multiculturalismo, Ciência e Tecnologia, Saúde, Economia (Trabalho), Projeto de Vida.

Ano: e 7º      Período: 11.04 a 22.04.2022             Nº de Aulas: 04                    I UNIDADE

HABILIDADES

·        (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

·        (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.

·        (EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

·        (EF67EF06) Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).

·         (EF06EF08IT) Entender o contexto histórico do esporte de invasão futsal identificando a quadra e suas marcações.

·        (EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Vivenciar práticas coletivas do futsal promovendo a interação, cooperação do grupo.

·        Desenvolver habilidades básicas e ter domínio do corpo.

·        Aprimorar a manipulação de bola e treinar o passe, a recepção e o domínio.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

Nessa aula a abordagem será sobre o objeto de conhecimento: Esporte de Invasão: Futsal (História- contextualização, Reconhecimento da quadra e suas marcações).

 

Levantamento de conhecimentos prévios:

Para dar início à aula sobre o Futsal, o professor deverá fazer a sondagem através das perguntas:

  • O que é futsal?
  • Quem pode jogar o futsal?
  • Há quanto tempo esse esporte existe?
  • Onde e como esse esporte se institucionalizou?
  • O que queremos aprender sobre o futsal na escola?
  • Teremos que mudar alguma coisa para jogar o esporte futsal na escola? O quê?
  • É possível praticar o futsal na escola igual ao futsal presente nas competições? Sim, não, por quê?

 

 

 

A exposição do objeto de conhecimento pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

VÍDEOS:

História do futsal

https://www.youtube.com/watch?v=ICdb-wEw30s

https://www.fgfs.org.br/index.php/2015-08-01-22-12-57/quadra-de-futsal

 

  • Sugestão de link para pesquisa:

Quadra de futsal

https://www.youtube.com/watch?v=l2GgG6TO2TY

https://www.youtube.com/watch?v=_wpD8saLrE4

  • Sugestão de link para pesquisa:

http://www.cbfs.com.br/2015/futsal/origem/index.html

 

Observação: No desenvolvimento desse objeto com as turmas de 6º e 7º ano que estão com dificuldade em leitura e escrita, pode-se trabalhar criando um mapa mental com os alunos.

 

AULA 02

1º Momento: Aula prática

O ensino de futsal requer o desenvolvimento de habilidades básicas, domínio do corpo, manipulação da bola, recepção, passe, drible, controle, chute, condução, cabeceio, finta, antecipação, marcação e proteção da bola. Nesse processo de estudo sobre o futsal, antes de tudo trabalhar a prática com o domínio do corpo e habilidades básicas;

 

PRIMEIRO CICLO: domínio do corpo e habilidades básicas:

Sugestão de atividade a ser realizada:

 

1. Pega-pega congela com condução

No primeiro ciclo de ensino do futsal, as atividades devem proporcionar ao aluno o desenvolvimento das habilidades básicas de todos os esportes coletivos, como correr, saltar, arremessar, receber, conduzir etc. Nesse momento, é indicado que o professor opte por atividades mais recreativas, que aproximem o aluno do futsal, como o pega-pega congela com condução.

Para realizar o exercício, selecione um aluno para ser o pegador. Os demais devem se espalhar pela quadra, cada um com uma bola. Os participantes fogem e um aluno vai atrás deles segurando a bola com as mãos. Quando os fugitivos forem pegos, eles precisam parar com as pernas abertas e só podem ser salvos quando um colega conduzir a bola que está em sua mão, com os pés, entre as pernas do companheiro paralisado.

Se a atividade ficar fácil, é possível variar o deslocamento: em vez de segurar a bola com as mãos, peça aos alunos, em um primeiro momento, que se desloquem quicando e, em uma segunda oportunidade, manuseando a bola com os pés.

Objetivo: Desenvolver habilidades básicas e ter domínio do corpo.

https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/

 

SEGUNDO CICLO: condução de bola e habilidades básicas;

Sugestão de atividade a ser realizada:

 

2. Jogo da velha humano

O jogo da velha humano é uma excelente atividade para que os alunos aprendam a manipular e a conduzir a bola, e ainda se sintam motivadas. A turma deverá ser dividida em duas equipes. O primeiro aluno de cada coluna, ao som do apito, vai conduzir a bola entre cones até o local que estiver disposto o jogo da velha, que pode ser feito com 9 arcos.

Ao chegar no jogo da velha, o aluno precisa deixar o colete que representa a cor da sua equipe em uma casa do jogo da velha. A regra é a mesma da brincadeira original feita no papel. Ao final, a equipe que completar as linhas do jogo vence.

 

Caso a turma seja grande, monte mais de um jogo da velha e separe os alunos em pequenos grupos para que todos possam participar.

 

Objetivo: aprimorar a manipulação de bola.

https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/

 

AULA 03

Nesta aula direcionar o estudo sobre as dimensões da quadra de futsal a partir da atividade 01 (em anexo). Desenhar em uma folha de ofício ou construir uma quadra de futsal com suas marcações e medidas.

 

ATIVIDADE PARA CASA

Para finalizar fazer uma abordagem sobre o futsal em Itamaraju. Sondar se eles praticam ou conhecem alguém que pratica o futsal. Em seguida disponibilizar o vídeo sobre o futsal feminino em Itamaraju apresentado pela professora Kelly Rocha.

https://youtu.be/Ebi27aqspR4 Após assistirem o vídeo escrever no caderno um texto sobre o entendimento do futsal feminino em Itamaraju.

 

AULA 04

1º Momento: Aula prática

Dá continuidade sobre o estudo do futsal, vivenciando o passe, recepção e drible.

 

TERCEIRO CICLO: passe, recepção e drible;

Sugestão de atividade a ser realizada:

 

3. Jogo dos 10 passes

O jogo dos 10 passes é uma ótima maneira de incentivar os alunos a praticarem esportes. Ele evita que os mais habilidosos dominem o jogo, excluindo as demais crianças, ao não passar a bola. Além disso, trabalha o passe, a recepção, o deslocamento em quadra e a interação com o adversário.

A atividade é simples: divida os alunos em duas equipes e coloque uma bola em jogo. O objetivo da atividade é que a equipe troque 10 passes entre si sem que o adversário intercepte a bola. Cada vez que isso ocorrer, o time marca um ponto.

 

Objetivo: treinar o passe, a recepção e o domínio.

https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; (x ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  ( x  ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

( x ) Outros: cones, bambolês, giz.

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (  x   ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário