SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 03-2021 |
TEMA: “Escola: Espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento” |
SUBTEMA: A Escola me conduz ao
conhecimento sobre esporte de invasão: Futsal (História- contextualização,
Reconhecimento da quadra e suas marcações). |
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Multiculturalismo, Ciência e Tecnologia,
Saúde, Economia (Trabalho), Projeto de Vida. |
Ano:
6º e 7º Período: 11.04 a 22.04.2022
Nº de Aulas: 04 I
UNIDADE |
HABILIDADES |
·
(EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de
marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho
coletivo e o protagonismo. ·
(EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca,
precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando
habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. ·
(EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para
solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca,
precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas
escolhidas para praticar de forma específica. ·
(EF67EF06) Analisar as transformações na
organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações
(profissional e comunitário/lazer). ·
(EF06EF08IT)
Entender o contexto histórico do esporte de invasão futsal identificando a
quadra e suas marcações. ·
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de
esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos
comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua
execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Desenvolver habilidades básicas e ter domínio do
corpo. ·
Aprimorar a manipulação de bola e treinar o
passe, a recepção e o domínio. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica Nessa aula a abordagem será sobre o objeto de conhecimento: Esporte
de Invasão: Futsal (História- contextualização, Reconhecimento da quadra e
suas marcações). Levantamento
de conhecimentos prévios: Para dar início à aula sobre o Futsal, o
professor deverá fazer a sondagem através das perguntas:
A exposição do objeto de conhecimento pode ser
feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. VÍDEOS: História do futsal https://www.youtube.com/watch?v=ICdb-wEw30s https://www.fgfs.org.br/index.php/2015-08-01-22-12-57/quadra-de-futsal
Quadra de futsal https://www.youtube.com/watch?v=l2GgG6TO2TY https://www.youtube.com/watch?v=_wpD8saLrE4
http://www.cbfs.com.br/2015/futsal/origem/index.html Observação: No desenvolvimento desse objeto
com as turmas de 6º e 7º ano que estão com dificuldade em leitura e escrita,
pode-se trabalhar criando um mapa mental com os alunos. AULA 02 1º
Momento: Aula prática O ensino de futsal requer o
desenvolvimento de habilidades básicas, domínio do corpo, manipulação da
bola, recepção, passe, drible, controle, chute, condução, cabeceio, finta,
antecipação, marcação e proteção da bola. Nesse processo de estudo sobre o
futsal, antes de tudo trabalhar a prática com o domínio do corpo e
habilidades básicas; PRIMEIRO CICLO: domínio do corpo e habilidades básicas: Sugestão de atividade a ser
realizada: 1. Pega-pega congela com condução No primeiro ciclo de ensino
do futsal, as atividades devem proporcionar ao aluno o desenvolvimento das
habilidades básicas de todos os esportes coletivos, como correr, saltar,
arremessar, receber, conduzir etc. Nesse momento, é indicado que o professor
opte por atividades mais recreativas, que aproximem o aluno do futsal, como o
pega-pega congela com condução. Para realizar o exercício,
selecione um aluno para ser o pegador. Os demais devem se espalhar pela
quadra, cada um com uma bola. Os participantes fogem e um aluno vai atrás
deles segurando a bola com as mãos. Quando os fugitivos forem pegos, eles
precisam parar com as pernas abertas e só podem ser salvos quando um colega
conduzir a bola que está em sua mão, com os pés, entre as pernas do companheiro
paralisado. Se a atividade ficar fácil, é
possível variar o deslocamento: em vez de segurar a bola com as mãos, peça
aos alunos, em um primeiro momento, que se desloquem quicando e, em uma
segunda oportunidade, manuseando a bola com os pés. Objetivo: Desenvolver habilidades básicas e
ter domínio do corpo. https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/ SEGUNDO CICLO: condução de bola e habilidades básicas; Sugestão de atividade a ser
realizada: 2. Jogo da velha humano O
jogo da velha humano é uma excelente atividade para que os alunos aprendam a
manipular e a conduzir a bola, e ainda se sintam motivadas. A turma deverá
ser dividida em duas equipes. O primeiro aluno de cada coluna, ao som do
apito, vai conduzir a bola entre cones até o local que estiver disposto o
jogo da velha, que pode ser feito com 9 arcos. Ao
chegar no jogo da velha, o aluno precisa deixar o colete que representa a cor
da sua equipe em uma casa do jogo da velha. A regra é a mesma da brincadeira
original feita no papel. Ao final, a equipe que completar as linhas do jogo vence. Caso
a turma seja grande, monte mais de um jogo da velha e separe os alunos em
pequenos grupos para que todos possam participar. Objetivo: aprimorar a manipulação de bola. https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/ AULA 03 Nesta
aula direcionar o estudo sobre as dimensões da quadra de futsal a partir da atividade 01
(em anexo). Desenhar em uma
folha de ofício ou construir uma quadra de futsal com suas marcações e
medidas. ATIVIDADE PARA CASA Para
finalizar fazer uma abordagem sobre o futsal em Itamaraju. Sondar se eles
praticam ou conhecem alguém que pratica o futsal. Em seguida disponibilizar o
vídeo sobre o futsal feminino em Itamaraju apresentado pela professora Kelly
Rocha. https://youtu.be/Ebi27aqspR4 Após
assistirem o vídeo escrever no caderno um texto sobre o entendimento do
futsal feminino em Itamaraju. AULA 04 1º
Momento: Aula prática Dá continuidade sobre o
estudo do futsal, vivenciando o passe, recepção e drible. TERCEIRO CICLO: passe, recepção e drible; Sugestão de atividade a ser
realizada: 3. Jogo dos 10 passes O
jogo dos 10 passes é uma ótima maneira de incentivar os alunos a praticarem
esportes. Ele evita que os mais habilidosos dominem o jogo, excluindo as
demais crianças, ao não passar a bola. Além disso, trabalha o passe, a
recepção, o deslocamento em quadra e a interação com o adversário. A
atividade é simples: divida os alunos em duas equipes e coloque uma bola em
jogo. O objetivo da atividade é que a equipe troque 10 passes entre si sem
que o adversário intercepte a bola. Cada vez que isso ocorrer, o time marca
um ponto. Objetivo: treinar o passe, a recepção e o domínio. https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/ |
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x
) Vídeo; ( x ) Computador; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( )
Informativos; (x ) Jogos diversos; (
) Jogos de tabuleiro ( )
bolas, apito, rede; ( x ) celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. (
x ) Outros: cones, bambolês, giz. |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( x )
Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; (
x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário