3ª SD CIE 6º ano

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Forma, estrutura e movimentos da Terra”.

 

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: O planeta Terra, as camadas da Terra, a litosfera.

Ano: 6º                                          Período: 11 a 22/04                 Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as formas de representação da Terra, destacando elementos apresentados no globo terrestre e no planisfério. Compreender sobre os movimentos de rotação e translação, como são produzidos, a duração e consequências dos dois movimentos. Utilizar o gnômon para constatar evidências dos movimentos do planeta, observando as posições das sombras.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: O Planeta Terra

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática “O Planeta Terra”, lendo o título com os alunos e comente que eles observarão algumas imagens relacionadas à Terra e, em seguida, discutirão sobre elas.

Contexto

Etapa 02: Continuação da Sondagem Inicial (10min)

 Organize os alunos em semicírculo. Leia com eles os questionamentos do slide(poderá pedir que façam a leitura, escolhendo um aluno por questão) e deixe que eles coloquem suas observações. Enriqueça a discussão perguntando:

  • O que vocês percebem ao observar o Sol ao longo do dia?
  • O que tem no universo?
  • Como os corpos celestes se organizam no espaço?

Comente que hoje eles observarão imagens sobre o sol e o universo e deverão fazer algumas descobertas.

Solicite que produza apenas uma única frase com base na discussão, em seguida, abra espaço para que leiam as produções. Se possível, oriente-os a ilustrar a frase elaborada.

 

Etapa 03: Questão disparadora (05min):

Etapa 04: Ainda fazendo sondagem do conhecimento (25min)

Nesse momento já é possível utilizar o livro didático página 80 e 81 Inspire Ciências 6 ano, (não se preocupe nos acertos, mas, nas informações trazidas pelos alunos que direcionarão seu trabalho) solicitar que escreva as questões no caderno e responda.

AULA 02

 

Tema: As camadas da Terra

 

Etapa 05: Socializando as informações (30min)

Momento de discussão a cerca dos registros dos alunos na etapa 04, a partir daí você poderá trazer informações reais sobre as questões. Oriente-os a reproduzir o quadro abaixo no caderno e preencher.

COMO É O PLANETA TERRA?

Questões: Nº

O que eu sabia a respeito do tema?

O que aprendi?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 06: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, pergunte para os alunos se eles sabem o significado das palavras estrutura e interna. Permita que apresentem as informações que trazem consigo, pois este é um momento de levantamento. A partir das hipóteses levantadas pelos alunos, você pode abordar questões como:

          Como será que a Terra é por dentro?

          Alguém sabe de onde vem a lava que os vulcões expelem quando entram em erupção?

          É possível cavar um buraco de um lado a outro do nosso planeta? Por quê?

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos alunos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da sua mediação, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.

Contexto

 

 

 

Etapa 07: Hora de Interpretar (10min)

 Orientações: Leia para os alunos o texto apresentado neste slide. Ao finalizar a leitura, permita que os alunos respondam à pergunta final e solicite argumentos. Posteriormente, levante outros questionamentos, como:

 

Alguém já tinha ouvido falar de Júlio Verne?

E do título do livro?

É possível viajar ao centro da Terra?

O que provavelmente as personagens do livro encontraram lá?

O que nós realmente encontraríamos?

Se pudéssemos cortar o planeta ao meio como estaria a região do centro?

Quente ou fria?

Obs: A atividade será oral. Providenciar para a próxima aula massa de modelar.

 

AULA 03

 

Tema: Camadas da Terra

 

Etapa 08: Questão disparadora: O que há no interior da terra? (20min)

Leia a pergunta  para os alunos, retomando o significado da palavra interior. Você pode utilizar uma fruta para exemplificar. A laranja ou um abacate, é uma que pode ser citada. Provavelmente, algum aluno possa citar o solo como componente de toda estrutura interna da Terra. Se assim ocorrer, aproveite o momento para questionar do que é composto o solo e procure ampliar a percepção que, além das rochas, existem outros elementos que o integram. Permita que os alunos digam suas percepções, viabilizando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias que os alunos apresentam sobre o tema.

 

Etapa 09: Mão na massa (20min)

 

 

 

 

 

 

 

Orientações: Solicite aos alunos que formem pequenos grupos (3 ou 4 alunos). Entregue a imagem das camadas internas da Terra , o texto impresso  e as massinhas de modelar. O globo terrestre servirá para observação e pode ser de uso coletivo, contudo, vale salientar que se houver possibilidade de utilizar mais que um, realize a distribuição entre os grupos. Na sequência, explique para os alunos que eles deverão reproduzir o planeta Terra utilizando a massinha de modelar, mas que esta reprodução precisa ser esférica e apresentar as camadas internas. Para isso, eles poderão observar a imagem e o globo terrestre. Saliente que existem quatro cores diferentes de massinha de modelar e que todas precisam ser utilizadas. Determine entre 8 a 10 minutos para essa atividade. Enquanto os alunos realizam essa ação, ande pela sala e verifique como os grupos estão realizando a modelagem, principalmente para verificar se houve a contagem das camadas. Terminada esta etapa, explique aos alunos que eles deverão cortar a modelagem da Terra ao meio. Esse corte pode ser feito com a lateral da tesoura, com um fio dental ou mesmo com um palito. Solicite que os alunos observem como ficou a modelagem cortada e se é possível perceber as camadas. Entregue os palitos de dente, sendo quatro para cada aluno, e papel sulfite. Informe aos alunos que eles deverão descobrir qual o nome de cada camada interna da Terra lendo o texto impresso disponível no material complementar desta aula, e, em seguida, fazer uma bandeirinha com o palito de dente e o sulfite, escrevendo o nome da camada e fixando em uma das partes da Terra que foi modelada. Faça uma demonstração de como montar a bandeirinha. Explique também que eles devem conversar e discutir onde colocar as bandeirinhas após a leitura do texto.

 

 

Etapa 10: Questão Disparadora

Ao término da atividade anterior, proponha uma conversa com os alunos promovendo a mediação sobre o tema abordado em aula através da modelagem e do texto, pois os alunos irão realizar aprendizagens neste momento de interação. Alguns questionamentos que podem ser realizados, são:

• Foi fácil ou difícil descobrir em qual parte colocar os nomes apresentados no texto? Por quê?

• Quais as diferenças entre as camadas da Terra que foram apresentadas?

• Os oceanos e os continentes estão localizados em qual estrutura da Terra?

• Em qual camada os seres vivos estão?

 

AULA 04

 

Tema: As camadas da Terra

 

Etapa 11: Sistematizando o Conhecimento (20min)

Realize outros questionamentos conforme a participação dos alunos. Aproveite o momento para realizar intervenções sobre o assunto, destacando que por muito tempo as pessoas acreditaram que a Terra era maciça, mas que atualmente já foi comprovado que apenas a camada da superfície, que é a mais fina, apresenta essa característica. Além disso, informe que, na verdade, nunca ninguém visitou ou viajou até o centro da Terra e que as informações que temos sobre o interior da Terra são provenientes de estudos realizados pelas propagações sísmicas, captadas pelos aparelhos conhecidos como sismógrafos. Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos identificaram as camadas da Terra e se conseguem perceber que existem diferenças entre elas.

 

Etapa 12: Mão na Massa II (15min)

Na sequência, proponha o desenho das partes da Terra e elabore de forma coletiva um conceito para cada camada interna. Posteriormente. os alunos podem registrar no caderno a sistematização, pintando as camadas, conforme a sua modelagem.

 

Etapa 13: Questão Disparadora (15min):

Agora que vocês já sabem, quantas e quais são camadas da Terra, vamos colocar nossos conhecimentos em prática?  Peça aos alunos que montem o infográfico no caderno, ou em folha de oficio A4.

Orientação: O professor deverá entregar aos alunos, os moldes que serão utilizados na montagem do infográfico e orientá-los na montagem do mesmo. O anexo contendo os moldes, serão disponibilizados via WhatsApp, no grupo da articulação, ou, com auxílio do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 83, deverão preencher o infográfico com as características de cada camada da Terra.

  

 Segue as orientações no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Z6obLAXm83w

 

Veja o exemplo:

Infográfico da aluna Bianca produzido na aula de Ciências – Professora: Rosana

Caso o aluno não consiga concluir a atividade em sala, deixe que termine em casa.

 

AULA 05

 

Tema: Outras camadas

 

Etapa 14: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Além das camadas da Terra que já foram estudadas, o planeta pode ser dividido em outras camadas? Indague-os o que sabem a respeito.

 

Etapa 16: Aprofundando no tema (10min)

Realizar leitura compartilhada do texto “As camadas da Terra”, ou “Outras camadas”, disponível na página 84 do livro Inspire Ciências, 6º ano. Em seguida, perguntar aos alunos, quais informações contidas no texto eles já tinham conhecimento. Caro professor, incentive os estudantes a falarem o que sabem sobre o tema abordado.

 

 

 

Etapa 17: Mão na Massa III (20min)

Desenhe no quadro branco uma tabela de cinco colunas designadas com os seguintes títulos: “Litosfera”, “Hidrosfera”, “Atmosfera”,“Biosfera”, e “Em dúvida”. Peça a cada estudante que vá ao quadro de giz e escreva um elemento natural da crosta terrestre, vivo ou não vivo, na coluna correspondente ao domínio ao qual imagina que o elemento escolhido pertença. Pode ser um animal, um vegetal, uma rocha, entre outros. Esclareça que não podem ser listados elementos construídos pelos seres humanos. Caso isso ocorra, auxilie-os a buscar o recurso natural que dá origem ao elemento mencionado. Se os estudantes não estiverem certos do domínio correspondente ao elemento escolhido, devem registrá-lo na coluna “Em dúvida”.

Depois que cada um tiver escrito na tabela algum elemento existente na crosta da Terra, pergunte se há mais alguma coisa que gostariam de colocar na lista e escreva o que a turma citar na coluna “Em dúvida”. É importante que haja elementos de todos os domínios terrestres (litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera). Caso falte algum dos domínios, ajude-os a complementar a tabela. Junto com os estudantes, retome então os conceitos dos domínios da Terra, ressaltando que eles formam as camadas que constituem nosso planeta. Pergunte a eles o que é cada um dos domínios e quais são as suas principais características. A partir das respostas fornecidas pela turma, certifique-se de que eles saibam que: a litosfera é a parte sólida mais externa do planeta e é formada pelas rochas e pelo solo; a hidrosfera é o conjunto de toda a água presente no planeta; a biosfera é o conjunto de todas as regiões do planeta em que é possível existir vida, ou seja, florestas, campos, entre outros; e a atmosfera contempla toda a camada de gases que envolve o planeta. Caso necessário, complemente a explicação dos conceitos.

 

Etapa 18: Verificação da aprendizagem (10min)

 

Volte para a tabela construída e dê um tempo para que os estudantes revisem os elementos escritos nas colunas. Pergunte se algum dos elementos deveria mudar de coluna ou mesmo sair da tabela. Em relação aos elementos da coluna “Em dúvida”, não diga prontamente a qual domínio pertencem, mas guie a turma com perguntas focadas nas características do elemento citado e deixe que os estudantes concluam em qual coluna os elementos deveriam ser colocados.

 

AULA 06

 

Tema: Litosfera

 

Etapa 19: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Retome a discussão do fim da aula anterior e questione, O que é litosfera? Qual é a importância da litosfera para os seres vivos? Como é composta a superfície terrestre?

 

Etapa 20: Aprofundando no tema (30min)

Aula expositiva utilizando as imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 86. Cabe ao professor propor um breve debate a partir destes questionamentos: O que faz com que os solos desses ambientes sejam diferentes? Qual é a importância econômica dos minerais e das rochas? Na decoração de sua casa existe algum tipo de rocha?  Ouça algumas respostas e procure relacionar os solos das imagens às diferentes rochas que formam a litosfera. Estimule os alunos a iniciarem as associações com o processo de formação dos solos e das rochas, trazendo informações sobre o objeto de conhecimento em questão.

 

Etapa 21: Verificação da aprendizagem (10min)

Copiar e responder no caderno a atividade da página 85 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.

 

Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa, também poderá desenvolver com os alunos, modelos dos movimentos e do Planeta Terra.

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana, Vânia

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (81, 83 e 85) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário