3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|||||||||||||||||||
Tema
Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade
e conhecimento. |
|||||||||||||||||||
Subtema: A
Escola me conduz ao conhecimento sobre “Forma,
estrutura e movimentos da Terra”. |
Unidade Temática: Terra e Universo |
||||||||||||||||||
Objetos de Conhecimento:
O planeta Terra, as camadas da Terra, a litosfera. |
|||||||||||||||||||
Ano: 6º Período: 11 a 22/04 Nº de
Aulas: 06 |
|||||||||||||||||||
HABILIDADES |
|||||||||||||||||||
(EF03CI07) Identificar características da
Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na
observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do
planeta (mapas, globos, fotografias etc.). (EF06CI11)
Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da
estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. |
|||||||||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|||||||||||||||||||
Identificar as
formas de representação da Terra, destacando elementos apresentados no globo terrestre
e no planisfério. Compreender sobre os movimentos de rotação e translação,
como são produzidos, a duração e consequências dos dois movimentos. Utilizar
o gnômon para constatar evidências dos movimentos do planeta, observando as
posições das sombras. |
|||||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||||||||
AULA 01 Tema: O Planeta Terra Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Inicie a aula resgatando os conhecimentos
prévios dos estudantes sobre a temática “O Planeta Terra”, lendo o título com os alunos e
comente que eles observarão algumas imagens relacionadas à Terra e, em
seguida, discutirão sobre elas. Contexto Etapa 02: Continuação da
Sondagem Inicial (10min) Organize os alunos em
semicírculo. Leia com eles os questionamentos do slide(poderá pedir que façam
a leitura, escolhendo um aluno por questão) e deixe que eles coloquem suas
observações. Enriqueça a discussão perguntando:
Comente que hoje eles observarão imagens sobre o sol e o
universo e deverão fazer algumas descobertas. Solicite que produza apenas uma única frase com base na discussão,
em seguida, abra espaço para que leiam as produções. Se possível, oriente-os
a ilustrar a frase elaborada. Etapa 03:
Questão disparadora (05min):
Etapa 04: Ainda
fazendo sondagem do conhecimento (25min)
Nesse momento já é possível utilizar o livro
didático página 80 e 81 Inspire Ciências 6 ano, (não se preocupe nos acertos,
mas, nas informações trazidas pelos alunos que direcionarão seu trabalho)
solicitar que escreva as questões no caderno e responda.
AULA 02 Tema: As camadas da Terra Etapa 05:
Socializando as informações (30min)
Momento de
discussão a cerca dos registros dos alunos na etapa 04, a partir daí você
poderá trazer informações reais sobre as questões. Oriente-os a reproduzir o
quadro abaixo no caderno e preencher.
Etapa 06: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Leia para os alunos o título
da aula. Em seguida, pergunte para os alunos se eles sabem o significado das
palavras estrutura e interna. Permita que apresentem as informações que
trazem consigo, pois este é um momento de levantamento. A partir das
hipóteses levantadas pelos alunos, você pode abordar questões como: • Como será que a Terra é por dentro? • Alguém sabe de onde vem a lava que os vulcões expelem
quando entram em erupção? • É possível cavar um buraco de um lado a outro do nosso
planeta? Por quê? As perguntas a serem
realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos alunos. É importante
salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os
alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da sua
mediação, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à
discussão e à reflexão. Contexto Etapa 07: Hora de Interpretar (10min) Orientações: Leia para os alunos o texto apresentado neste
slide. Ao finalizar a leitura, permita que os alunos respondam à pergunta
final e solicite argumentos. Posteriormente, levante outros questionamentos,
como: Alguém já tinha ouvido falar
de Júlio Verne? E do título do livro? É possível viajar ao centro da
Terra? O que provavelmente as
personagens do livro encontraram lá? O que nós realmente
encontraríamos? Se pudéssemos cortar o planeta
ao meio como estaria a região do centro? Quente ou fria? Obs: A atividade será oral. Providenciar para a
próxima aula massa de modelar. AULA
03 Tema: Camadas da
Terra Etapa 08: Questão disparadora: O que há no
interior da terra? (20min) Leia a pergunta para os alunos, retomando o significado da
palavra interior. Você pode utilizar uma fruta para exemplificar. A laranja ou
um abacate, é uma que pode ser citada. Provavelmente, algum aluno possa citar
o solo como componente de toda estrutura interna da Terra. Se assim ocorrer,
aproveite o momento para questionar do que é composto o solo e procure
ampliar a percepção que, além das rochas, existem outros elementos que o
integram. Permita que os alunos digam suas percepções, viabilizando a troca
de informações e verificando quais as concepções prévias que os alunos
apresentam sobre o tema. Etapa 09: Mão na massa (20min) Orientações: Solicite aos alunos que formem pequenos grupos (3
ou 4 alunos). Entregue a imagem das camadas internas da Terra , o texto
impresso e as massinhas de modelar. O
globo terrestre servirá para observação e pode ser de uso coletivo, contudo,
vale salientar que se houver possibilidade de utilizar mais que um, realize a
distribuição entre os grupos. Na sequência, explique para os alunos que eles
deverão reproduzir o planeta Terra utilizando a massinha de modelar, mas que
esta reprodução precisa ser esférica e apresentar as camadas internas. Para
isso, eles poderão observar a imagem e o globo terrestre. Saliente que
existem quatro cores diferentes de massinha de modelar e que todas precisam
ser utilizadas. Determine entre 8 a 10 minutos para essa atividade. Enquanto
os alunos realizam essa ação, ande pela sala e verifique como os grupos estão
realizando a modelagem, principalmente para verificar se houve a contagem das
camadas. Terminada esta etapa, explique aos alunos que eles deverão cortar a
modelagem da Terra ao meio. Esse corte pode ser feito com a lateral da
tesoura, com um fio dental ou mesmo com um palito. Solicite que os alunos
observem como ficou a modelagem cortada e se é possível perceber as camadas.
Entregue os palitos de dente, sendo quatro para cada aluno, e papel sulfite.
Informe aos alunos que eles deverão descobrir qual o nome de cada camada
interna da Terra lendo o texto impresso disponível no material complementar
desta aula, e, em seguida, fazer uma bandeirinha com o palito de dente e o
sulfite, escrevendo o nome da camada e fixando em uma das partes da Terra que
foi modelada. Faça uma demonstração de como montar a bandeirinha. Explique
também que eles devem conversar e discutir onde colocar as bandeirinhas após
a leitura do texto. Etapa 10: Questão
Disparadora Ao término da atividade anterior, proponha uma conversa com os
alunos promovendo a mediação sobre o tema abordado em aula através da
modelagem e do texto, pois os alunos irão realizar aprendizagens neste
momento de interação. Alguns questionamentos que podem ser realizados, são: • Foi fácil ou difícil descobrir em qual parte colocar os nomes
apresentados no texto? Por quê? • Quais as diferenças entre as camadas da Terra que foram
apresentadas? • Os oceanos e os continentes estão localizados em qual estrutura da
Terra? • Em qual camada os seres vivos estão? AULA 04 Tema: As camadas da Terra Etapa 11: Sistematizando o Conhecimento (20min) Realize outros questionamentos conforme a participação dos alunos.
Aproveite o momento para realizar intervenções sobre o assunto, destacando
que por muito tempo as pessoas acreditaram que a Terra era maciça, mas que
atualmente já foi comprovado que apenas a camada da superfície, que é a mais
fina, apresenta essa característica. Além disso, informe que, na verdade,
nunca ninguém visitou ou viajou até o centro da Terra e que as informações
que temos sobre o interior da Terra são provenientes de estudos realizados
pelas propagações sísmicas, captadas pelos aparelhos conhecidos como
sismógrafos. Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos
identificaram as camadas da Terra e se conseguem perceber que existem
diferenças entre elas. Etapa 12: Mão na Massa II (15min) Na sequência, proponha o desenho das partes da Terra e elabore de
forma coletiva um conceito para cada camada interna. Posteriormente. os
alunos podem registrar no caderno a sistematização, pintando as camadas,
conforme a sua modelagem. Etapa 13: Questão Disparadora (15min): Agora
que vocês já sabem, quantas e quais são camadas da Terra, vamos colocar
nossos conhecimentos em prática? Peça
aos alunos que montem o infográfico no caderno, ou em folha de oficio A4. Orientação: O professor deverá
entregar aos alunos, os moldes que serão utilizados na montagem do
infográfico e orientá-los na montagem do mesmo. O anexo contendo os moldes,
serão disponibilizados via WhatsApp, no grupo da articulação, ou, com auxílio
do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 83, deverão preencher o
infográfico com as características de cada camada da Terra. Segue as orientações no vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Z6obLAXm83w Veja
o exemplo: Infográfico da aluna Bianca produzido na aula de
Ciências – Professora: Rosana Caso o aluno não consiga
concluir a atividade em sala, deixe que termine em casa. AULA
05 Tema: Outras camadas Etapa 14: Levantamento
de conhecimentos prévios (10min) Além das camadas da Terra que já foram estudadas, o planeta pode ser
dividido em outras camadas? Indague-os o que sabem a respeito. Etapa 16:
Aprofundando no tema (10min) Realizar leitura compartilhada do texto “As camadas da Terra”, ou
“Outras camadas”, disponível na página 84 do livro Inspire Ciências, 6º ano.
Em seguida, perguntar aos alunos, quais informações contidas no texto eles já
tinham conhecimento. Caro professor, incentive os estudantes a falarem o que
sabem sobre o tema abordado. Etapa 17: Mão na Massa III (20min) Desenhe no
quadro branco uma tabela de cinco colunas designadas com os seguintes
títulos: “Litosfera”, “Hidrosfera”, “Atmosfera”,“Biosfera”, e “Em dúvida”.
Peça a cada estudante que vá ao quadro de giz e escreva um elemento natural
da crosta terrestre, vivo ou não vivo, na coluna correspondente ao domínio ao
qual imagina que o elemento escolhido pertença. Pode ser um animal, um
vegetal, uma rocha, entre outros. Esclareça que não podem ser listados
elementos construídos pelos seres humanos. Caso isso ocorra, auxilie-os a
buscar o recurso natural que dá origem ao elemento mencionado. Se os
estudantes não estiverem certos do domínio correspondente ao elemento
escolhido, devem registrá-lo na coluna “Em dúvida”. Depois que cada
um tiver escrito na tabela algum elemento existente na crosta da Terra,
pergunte se há mais alguma coisa que gostariam de colocar na lista e escreva
o que a turma citar na coluna “Em dúvida”. É importante que haja elementos de
todos os domínios terrestres (litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera).
Caso falte algum dos domínios, ajude-os a complementar a tabela. Junto com os
estudantes, retome então os conceitos dos domínios da Terra, ressaltando que
eles formam as camadas que constituem nosso planeta. Pergunte a eles o que é
cada um dos domínios e quais são as suas principais características. A partir
das respostas fornecidas pela turma, certifique-se de que eles saibam que: a
litosfera é a parte sólida mais externa do planeta e é formada pelas rochas e
pelo solo; a hidrosfera é o conjunto de toda a água presente no planeta; a
biosfera é o conjunto de todas as regiões do planeta em que é possível
existir vida, ou seja, florestas, campos, entre outros; e a atmosfera
contempla toda a camada de gases que envolve o planeta. Caso necessário,
complemente a explicação dos conceitos. Etapa 18: Verificação da aprendizagem (10min) Volte para a
tabela construída e dê um tempo para que os estudantes revisem os elementos
escritos nas colunas. Pergunte se algum dos elementos deveria mudar de coluna
ou mesmo sair da tabela. Em relação aos elementos da coluna “Em dúvida”, não
diga prontamente a qual domínio pertencem, mas guie a turma com perguntas
focadas nas características do elemento citado e deixe que os estudantes
concluam em qual coluna os elementos deveriam ser colocados. AULA 06 Tema: Litosfera Etapa 19: Levantamento de conhecimentos prévios (10min) Retome a
discussão do fim da aula anterior e questione, O que é litosfera? Qual é a
importância da litosfera para os seres vivos? Como é composta a superfície
terrestre? Etapa 20: Aprofundando no tema (30min) Aula expositiva utilizando as imagens do livro didático
Inspire Ciências 6º ano, página 86. Cabe ao professor propor um breve debate a partir destes
questionamentos: O que faz com
que os solos desses ambientes sejam diferentes? Qual é a importância econômica
dos minerais e das rochas? Na decoração de sua casa existe algum tipo de
rocha? Ouça algumas respostas e
procure relacionar os solos das imagens às diferentes rochas que formam a
litosfera. Estimule os alunos a iniciarem as associações com o processo de
formação dos solos e das rochas, trazendo informações sobre o
objeto de conhecimento em questão. Etapa 21: Verificação da aprendizagem (10min) Copiar e responder no caderno a
atividade da página 85 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer uso
de vídeos para tornar sua aula mais atrativa, também poderá desenvolver com
os alunos, modelos dos movimentos e do Planeta Terra. Elaboração: Ellen,
Mariete, Rosana, Vânia Coordenação e colaboração:
Nilsilane. |
|||||||||||||||||||
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (81, 83 e 85) (
) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do
grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros:
|
- Página inicial
- Articulação de Língua Portuguesa
- Articulação de Ciências
- Articulação de Educação Física
- Articulação de Língua Inglesa
- Articulação de Arte
- Articulação de Matemática
- Articulação de História
- Galeria
- Articulação de Geografia
- Articulação de Projeto de Vida
- Articulação de Leitura, Interpretação e Produção Textual
3ª SD CIE 6º ano
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário