3ª SD 6º ano 2021

                                                       SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Como percebemos o ambiente e interagimos com ele?

Unidade Temática: Vida e Evolução  

Objetos de Conhecimento: Audição e Equilíbrio, Tato, Interpretação dos Estímulos.


Ano: 6º                          Período: 10/05 a  21/05                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

Habilidades: (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a importância dos sentidos para nossa sobrevivência;

Compreender o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais;

Conhecer o funcionamento do sistema auditivo na recepção e reconhecimento de sons;

Compreender a comunicação celular entre órgãos dos sentidos e o sistema nervoso central;

Participar ativamente de atividades práticas que comprovem que o sentido do tato acontece em todos os pontos do corpo humano;

 Reconhecer a pele como o órgão do tato.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Audição e Equilíbrio.

Etapa 01: Para Início de Conversa:

Inicie a aula realizando a atividade a seguir:

O professor deverá ler um pequeno texto e contá-lo para a turma sem falar nenhuma palavra nem som, apenas gestos (como essas brincadeiras de mímicas). 

Dica! – Embora divertida essa será uma tarefa muito difícil. Você poderá utilizar, além das mímicas e gestos, o quadro para desenhar imagens que ajudem na compreensão da história, ou cartazes prontos. Mas lembre-se: não podem ser usadas palavras, números ou símbolos, apenas desenhos.

A seguir são sugeridos dois TEXTOS para essa atividade (utilize um deles):

O ENCONTRO

Um rapaz marcou encontro com a namorada. Começou a ficar nervoso, pois ela se atrasara. Assim que ela chegou, saíram de mãos dadas. Um cara estranho mexeu com a moça. O namorado se zangou e partiu para a agressão, com chutes e murros. Nesse instante chegou um a polícia, apontou a arma contra eles e os aprisionou. A moça chorava muito. O policial a convidou para passear e saíram juntos de mãos dadas.

(Autora: Carmem Andréa Soek)

O TRÂNSITO

Um homem estava dirigindo, acendeu um cigarro, distraído quase bateu o carro. Pegou o celular, começou a falar com alguém e bateu o carro. Acordou tonto. De repente se assustou, deu de cara com um anjo. Espantado perguntou: – Quem é você? – Eu sou um anjo. Passou as mãos nos olhos, e novamente perguntou: – Quem é você? Eu sou um anjo. – Eu morri? – Sim. Viu seu corpo ao lado, inerte no carro. Começou a gritar de forma estranha: – Béé! Béé! Béé! Era o relógio despertando-o de um sonho.

(Autora: Carmem Andréa Soek)

Após a atividade promova uma reflexão sobre as seguintes questões:

• Quais as dificuldades enfrentadas para a turma compreender a história?

• Em que situações “REAIS” a falta da audição prejudica a qualidade de vida?



Etapa 02: Sistematização do conteúdo

Aula dialogada a partir da apresentação de informações pelo professor a respeito do objeto em estudo, utilizar imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 52 e 53 para ilustrar a apresentação e interagir com os alunos, permitindo indagações e esclarecendo possíveis dúvidas que venham surgir nesse momento. Em seguida, sugerir que os alunos assistam o vídeo, disponível no link: https://youtu.be/6JrtYTzoGc8 sobre audição e equilíbrio. 

Etapa 03: Verificando a aprendizagem:

Responder no caderno, as questões 1, 2 e 3 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, pagina 53.


Etapa 04: Mão na Massa:

Sugerir aos alunos que assistam o vídeo sobre danos causados por fones de ouvido disponível no link: https://youtu.be/EfbXn_uycJc.

 E em seguida produzirem um cartaz virtual com frases e imagens alertando para o perigo do fone de ouvido de forma indevida, para serem postados nos grupos de WhatsApp da escola, como uma espécie de campanha.


Obs: Professor, aproveite o tempo em sala virtual com o aluno para esclarecer dúvidas sobre o objeto de conhecimento e direcionar as atividades. As etapas 03 e 04 poderão ser realizadas em casa.


AULA 02

Tema: O Tato.

Correção da atividade da aula anterior.

Etapa 05. Para Início de Conversa:

Descrição dos objetos utilizando o tato. Antes de iniciar esta atividade, procure selecionar objetos que possam ser utilizados pelos estudantes sem expô-los a riscos físicos. Escolha itens que estimulem o sentido do tato, com diferentes texturas, por exemplo: gengibre, fragmentos de rocha sem pontas e não muito pesados, lixa de unha, massinha de modelar, pedaço de madeira polido e sem pontas, folha de alguma planta que não apresente perigo (alecrim, hortelã, manjericão, salsinha), entre outros, peça que 3 ou 4 alunos (pode sortear os nomes) encontre em casa algum desses objetos, dê 2 minutos para isso. Passado o tempo determinado para encontrar os objetos peça que descreva o que sentiram somente tocando a superfície dos objetos, quais sensações despertaram neles. Durante a condução da atividade, procure preservar o espaço de fala dos estudantes, respeitando a vez de cada um. Além disso, estimule a autonomia dos estudantes em suas descrições e na formação do pensamento crítico. Após essa etapa perguntar a turma como foi possível sentir os objetos que escolheram? Esclarecer nesse momento que temos sensações táteis não somente com as mãos, mas com diferentes regiões da pele, por isso foi possível sentir os objetos.


Etapa 06: Aprofundando no tema 

Após iniciar a aula na etapa 05 esclarecer que o tato, é um sentido que está presente em praticamente toda a extensão da nossa pele com ele somos capazes de sentir o toque e que a pele é o maior órgão do corpo humano, revestindo o organismo externa e internamente, utilizar as nomenclaturas derme e epiderme (poderá utilizar como fonte o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 54 e 55). Há diversos tipos de receptores sensoriais na pele, agrupados e encapsulados compondo os diversos corpúsculos táteis. Comentar também que a quantidade de receptores varia de acordo com a região do corpo.


Etapa 07: Para ir além

Sugerir os alunos que assistam ao vídeo sobre o Tato disponível no link: https://youtu.be/Cl0odzoNGUM


Etapa 08: Verificação da Aprendizagem

Pedir aos alunos que desenhe no caderno, o esquema da pele em corte, mostrando seus principais componentes disponível no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 54 e resolver os itens 1 e 2 da atividade da página 55.


AULA 03

Tema: Interpretação dos estímulos: sistema nervoso.

Etapa 09: Estabelecendo Conexões

Leia o tema da aula para os alunos e questione-os se tudo que foi falado até o momento tem relação com o sistema nervoso. Se sabem algo do sistema nervoso. Em seguida esclareça que os estímulos são enviados ao sistema nervoso por meio de nervos específicos. Explorar a figura de um neurônio, comentar que a célula pode ter diferentes formas dependendo da sua função. Oriente os alunos a analisarem as imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 56. 

Etapa 10: Aprofundando no tema:

Sugerir aos alunos que assistam ao vídeo sobre o sistema nervoso disponível no link: https://youtu.be/pNdDzrIKKos. Em seguida, pedir que façam anotações no caderno sobre o que mais gostaram de aprender  com o vídeo. Avisá-los que farão a socialização das anotações na próxima aula.

Etapa 11: Sistematização

Pedir aos alunos que desenhe no caderno, o esquema de parte do sistema nervoso humano, mostrando as áreas do cérebro responsáveis pela interpretação de cada sentido disponível no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 56.


AULA 04


Tema: Organização do sistema nervoso.

Etapa 12. Para Início de Conversa: Iniciar a aula com as socializações das anotações da aula anterior.

Etapa 13: Aprofundando no tema:

Aula expositiva a partir da leitura e análise de imagens discussão do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 57 e ou elaboração de slides com imagens adquiridas pela internet. Se oportuno, propor uma conversa sobre depressão e ansiedade, doenças mentais que, embora afetem muitas pessoas, continuam sendo negligenciadas ou menosprezadas. 

Etapa 14: Sistematização:

É importante que os alunos compreendam que as diversas divisões do sistema nervoso são apenas artifícios didáticos para facilitar o seu estudo. Tudo no organismo age de modo integrado, garantindo o funcionamento do conjunto. Sugerir aos alunos que assistam ao vídeo sobre A organização do sistema nervoso disponível no link: https://youtu.be/b_oOIsRkA48.  Em seguida, pedir que façam uma mine maquete com massa de modelar do esquema do cérebro humano destacando as principais regiões. Orientar para apresentação na próxima aula.


AULA 05

Tema: Sistema nervoso periférico.

Etapa 14: Para Início de Conversa:

Projete ou leia o tema da aula para a turma e informe que eles irão discutir como acontece a propagação do impulso nervoso no ser humano e em outros animais e as possíveis transformações que ocorrem nos sistemas desses seres vivos. Em seguida, Peça que os alunos indiquem outras situações em que o corpo vai responder muito rapidamente a um determinado estímulo. Espera-se que eles citem exemplos como: encostar-se a algo pontiagudo, fugir de um animal, gritar ou pular por causa de um susto, reagir ao chutar uma pedra ou tropeçar, entre outros.


Etapa 15: Aprofundando no tema:

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 58 e 59. Em seguida, assistir ao vídeo sobre IMPULSO NERVOSO disponível no link, em seguida propor uma discussão sobre o vídeo deixando os alunos expressarem livremente sobre o que mais acharam interessante aprender.  https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/impulso-nervoso.htm


Etapa 16: Mão na massa

Fazer pesquisa na internet sobre atos reflexos e arco reflexo anotar no caderno e enviar ao professor.


AULA 06


Tema: Funcionamento do sistema nervoso. 

Socializar a pesquisa da aula anterior.

Etapa 17: Questão Disparadora:

Qual ou quais estruturas possibilitam a coordenação das funções do nosso corpo e sua interação com o ambiente? Explorar o esquema do ato reflexo com os alunos. Ressaltar qual é o estímulo (tocar no objeto quente) e qual é o caminho do impulso nervoso. É importante que os alunos diferenciem os neurônios sensitivos dos motores. 


Etapa 18: Para Início de Conversa: Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 59, 60 e 61. Explorar o esquema do ato reflexo com os alunos. Ressaltar qual é o estímulo (tocar no objeto quente) e qual é o caminho do impulso nervoso. É importante que os alunos diferenciem os neurônios sensitivos dos motores.

Em seguida anotar no caderno os significados das palavras abaixo:

IMPULSO NERVOSO

NEUROTRANSMISSORES

SINAPSE

Obs.: Fazer a correção da atividade via google meet durante a  aula.


RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:


AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (53, 55) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        











Nenhum comentário:

Postar um comentário