PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: Geografia
ARTICULADOR:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
DATA:
02/05/2023
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura e reflexão do texto “Professor, você é um profissional ou amador?”
Professor
- Você é Profissional ou Amador?
Fabiano
Brum
Imagine
um músico profissional, um guitarrista, um violonista ou um pianista, tocando
uma bela canção, com maestria, virtuosismo e sensibilidade. Sua técnica apurada
e a leveza com que executa a melodia, chega a nos fazer pensar que é simples
tocar aquelas notas tão maravilhosas.
Mas, no fundo sabemos que para tocar de forma tão apurada estes profissionais
tiveram horas e horas de estudo, treinamento e dedicação em cima de seus
instrumentos.
Para que você professor perceba a real necessidade de um aperfeiçoamento
contínuo, faremos uma analogia com a rotina de preparação de um músico
profissional.
Assim como um educador não nasceu preparado para enfrentar uma sala de aula
repleta de alunos exigentes e de personalidades diferentes, nenhum grande
músico, apesar de todo talento nato, veio ao mundo dando um show de performance
em seu instrumento e se apresentando para grandes plateias.
Os
músicos em sua grande maioria começaram a praticar suas atividades muitas vezes
por obra do acaso; por influência de um amigo que tocava em uma banda de
garagem, por ter uma pessoa na família que tocasse ou gostasse de música, pela
admiração por um ídolo, ou até mesmo por imposição dos pais, estes na ânsia de
arrumar uma atividade sadia que ocupasse o tempo dos filhos.
Acontece
que com o passar do tempo, estas pessoas foram se identificando cada vez mais
com seu instrumento, passando a praticá-lo com afinco. Quando menos perceberam
já haviam adotado a música como profissão.
Mas
ao se classificarem como profissionais, tiveram também que encarar uma rotina
diária de preparação profissional; treinamentos específicos, horas e horas
diárias de repetições, cuidados especiais com postura, alimentação, tempo de
repouso para recuperar energias, etc. Ou seja, a árdua busca pela perfeição,
por uma técnica mais apurada, um timbre com personalidade e uma execução
impecável.
Agora
imagine a sua atividade de professor, seja da escola pública ou privada, e
responda mentalmente as seguintes questões:
1)
Você se considera um educador
profissional ou amador?
2) Esta atividade é o seu principal ganha-pão e necessária para o equilíbrio do
seu orçamento?
3) Você foi contratado para ser professor?
Se respondeu “profissional” para a
primeira questão e “sim” para as demais, aí vai o derradeiro questionamento:
- Você está se preparando como um
profissional?
Poderíamos afirmar que aquele que
se considera um profissional, não pode ter a mesma rotina de um amador, de uma
pessoa que se aperfeiçoa de vez em quando, que participa de um treinamento de
vez em quando, que pesquisa sobre sua atividade de vez em quando, que lê um
livro sobre a sua área de vez em quando.
Se você é um “profissional” mas tem uma rotina de preparação “amadora”, o
máximo que conseguirá é algum resultado “mediano” e talvez dar um boa aula de
vez em quando!
Pense nisso!
3º
Momento: Análise e conclusão da Sequência Didática
Fazer um debate, onde
os grupos (2) serão advogados de acusação e advogados de defesa.
Procedimento:
Os
grupos analisarão as sequências anotando as observações na planilha de rubrica,
terão um momento para isso, em seguida deverão expor as observações como se
fosse num tribunal e a sequência o réu. Dentro de cada grupo deverá ter 3
subgrupos, um acusa, outro defende e uma pessoa lê as mudanças que aplicaram
para aceitação da sequência outro grupo, deverá fazer a defesa.
Entregar
os direcionamentos e as rubricas.
Período:
08/05 a 03/06
Tema Inter Curricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”
6º Ano
Subtema: A importância
da sustentabilidade para o planeta.
Objetos de Conhecimento: Fenômenos
naturais e sociais representados de diferentes maneiras.
·
A deriva continental e as placas tectônicas.
·
As esferas da Terra, os continentes, as ilhas e
os oceanos.
Habilidades:
(EF06GE09) Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando
à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
(EF06GE09IT) Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando
à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. Natureza,
ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico usando
recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de Itamaraju.
(EF06GE10) Explicar as diferentes formas
de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de
apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de
distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e
lugares.
(EF06GE10IT)
Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento,
curvas de nível aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema
de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e
desvantagens em diferentes épocas e lugares, incluindo e analisando o município
de Itamaraju.
7º Ano
Período: 08/05 a 03/06
Subtema: Meio ambiente e sustentabilidade por amor à vida.
Objetos de Conhecimento: Mapas
Temáticos do Brasil e da Mesorregião – Sul Baiano e do município de Itamaraju
·
Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de
energia
·
Formação e regionalização do território
brasileiro.
Habilidades:
(EF07GE09)
Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando
tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da
Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e
analogia espaciais.
(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos
de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos
das regiões brasileiras.
(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos
de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos
das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.
(EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos
de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões
brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de
Itamaraju.
Subtema: Atitudes sustentáveis: iniciativas a favor do meio ambiente.
Objetos de
Conhecimento: Transformação
do Espaço na Sociedade Urbano - Industrial.
Corporações e Organismos Internacionais e do
Brasil na Ordem Econômica Mundial.
·
Migrações e diversidade.
·
Diferentes formas de regionalização
Habilidades:
(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina
(movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e
atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos
com a dinâmica nacional e baiana.
(EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina
(movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e
atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos
com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia
especialmente no Município de Itamaraju.
(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção,
distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo
como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics
(Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) (EF08GE09BA) Analisar os padrões
econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos
agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América
e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do
Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia e sua contribuição nesse
contexto.
(EF08GE09IT) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção,
distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo
como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics
(Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel
desempenhado pela Bahia, pela na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em
especial em Itamaraju e pela e sua contribuição nesse contexto.
9º Ano
Subtemas: Globalização e a indispensável sustentabilidade
ambiental.
Objetos de
Conhecimento: Integração Mundial e suas Interpretações:
Globalização e Mundialização
·
A globalização e seus efeitos
·
Globalização e meio ambiente
Habilidades:
(EF09GE03IT) Identificar diferentes manifestações culturais de
minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a
multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito
às diferenças.
(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores,
mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para
analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade,
diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
4º Momento:
Lanche
5º
Momento: Montando um perfil de desempenho dos alunos por rede
Agora
chegou o momento do professor apresentar os resultados das fichas diagnósticas
trabalhadas até aqui. Entregue aos grupos (separados por ano) outa ficha de
coleta de dados, para que se faça uma avaliação do desempenho dos alunos,
tirando uma média por município para cada ano, assim fica possível observar a
progressão dos estudantes ao longo do ano letivo.
6º Momento: Elaboração do Planejamento Anual –
Parte II
Aproveitar
esse momento para leitura dos objetos de conhecimento relacionados aos temas
Inter curriculares, solicitar que os professores façam as intervenções. Após
termos investigado o percurso dos estudantes no desenvolvimento
de habilidades e competência, a
partir dos instrumentos e métodos utilizados para avaliar
o progresso e as dificuldades dos estudantes, chegou a hora de fazer
os ajustes ou as mudanças necessárias, na construção inicial do planejamento
anual. Lembrando que o nosso
foco é a aprendizagem que deve nortear aulas e processo de avaliação,
principalmente agora que trabalhamos para desenvolver habilidades e
competências. Este deve ser formativo: observar o progresso
dos estudantes, analisar suas dificuldades e implementar novas práticas para
que se desenvolvam e aprendam.
Ao
planejarmos, é interessante começar estabelecendo quais as habilidades –
relacionadas ao objeto de conhecimento “X” – a turma precisa desenvolver e
quais as competências a serem construídas. Após essa definição,
desenhar as estratégias para a aprendizagem, de modo que os
alunos sejam ativos nesse processo.
7º Momento: Culminância
do Projeto
Discorrer sobre a
importância de se trabalhar com projetos
O
nosso planejamento se divide por temas Inter curriculares, pois, buscam fazer
com que a aprendizagem seja dotada de sentido e significado, estabelecendo
ligação entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, considerando
a diversidade local, territorial e do espaço global, e, também trabalhando os
temas integradores propostos na BNCC. Outras temáticas podem ser acrescidas ao planejamento,
desde que acrescentem aos objetos de conhecimento propostos e contemplem o tema
inter curricular proposto e ainda, principalmente colabore para ampliar as
habilidades a serem desenvolvidas, transversa lizando e integrando o “Currículo
Vivo” da escola.
Sugestões de subtemas para o
projeto: Apresentar os subtemas para o tema Inter curricular
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as
formas de vida e para a vida!”, explicar que apesar de ter ficado o mesmo tema,
não significa que abordarão os mesmos subtemas do ano anterior, peça sugestão
de novas abordagens.
Propor sugestões
de culminância: Amostra do material produzido, ação na rua, fica a critério da
escola.
8º Momento: Avaliação do Encontro/Nuvem de Palavras
Disponibilizar o
link para formar a nuvem de palavras com avaliação do encontro. Cada professor
terá direito a 3 respostas.
http://neurymedeiros.blogspot.com/p/reflexoes.html
(Textos reflexivos para reunião com professores)
Nenhum comentário:
Postar um comentário