3º PAUTA DO ENCONTRO DA ARTICULAÇÃO E PROFESSORES

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2023

 

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ARTICULADOR: Uelcineia Jeamonod da Cruz

DATA: 02/05/2023

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Leitura e reflexão do texto “Professor, você é um profissional ou amador?”

Professor - Você é Profissional ou Amador?

Fabiano Brum

Imagine um músico profissional, um guitarrista, um violonista ou um pianista, tocando uma bela canção, com maestria, virtuosismo e sensibilidade. Sua técnica apurada e a leveza com que executa a melodia, chega a nos fazer pensar que é simples tocar aquelas notas tão maravilhosas.
Mas, no fundo sabemos que para tocar de forma tão apurada estes profissionais tiveram horas e horas de estudo, treinamento e dedicação em cima de seus instrumentos.
Para que você professor perceba a real necessidade de um aperfeiçoamento contínuo, faremos uma analogia com a rotina de preparação de um músico profissional.
Assim como um educador não nasceu preparado para enfrentar uma sala de aula repleta de alunos exigentes e de personalidades diferentes, nenhum grande músico, apesar de todo talento nato, veio ao mundo dando um show de performance em seu instrumento e se apresentando para grandes plateias.

Os músicos em sua grande maioria começaram a praticar suas atividades muitas vezes por obra do acaso; por influência de um amigo que tocava em uma banda de garagem, por ter uma pessoa na família que tocasse ou gostasse de música, pela admiração por um ídolo, ou até mesmo por imposição dos pais, estes na ânsia de arrumar uma atividade sadia que ocupasse o tempo dos filhos.

Acontece que com o passar do tempo, estas pessoas foram se identificando cada vez mais com seu instrumento, passando a praticá-lo com afinco. Quando menos perceberam já haviam adotado a música como profissão.

Mas ao se classificarem como profissionais, tiveram também que encarar uma rotina diária de preparação profissional; treinamentos específicos, horas e horas diárias de repetições, cuidados especiais com postura, alimentação, tempo de repouso para recuperar energias, etc. Ou seja, a árdua busca pela perfeição, por uma técnica mais apurada, um timbre com personalidade e uma execução impecável.

Agora imagine a sua atividade de professor, seja da escola pública ou privada, e responda mentalmente as seguintes questões:

1)               Você se considera um educador profissional ou amador?
2) Esta atividade é o seu principal ganha-pão e necessária para o equilíbrio do seu orçamento?
3) Você foi contratado para ser professor?

Se respondeu “profissional” para a primeira questão e “sim” para as demais, aí vai o derradeiro questionamento:

- Você está se preparando como um profissional?

Poderíamos afirmar que aquele que se considera um profissional, não pode ter a mesma rotina de um amador, de uma pessoa que se aperfeiçoa de vez em quando, que participa de um treinamento de vez em quando, que pesquisa sobre sua atividade de vez em quando, que lê um livro sobre a sua área de vez em quando.
Se você é um “profissional” mas tem uma rotina de preparação “amadora”, o máximo que conseguirá é algum resultado “mediano” e talvez dar um boa aula de vez em quando!


Pense nisso!

3º Momento: Análise e conclusão da Sequência Didática

Fazer um debate, onde os grupos (2) serão advogados de acusação e advogados de defesa.

Procedimento: Os grupos analisarão as sequências anotando as observações na planilha de rubrica, terão um momento para isso, em seguida deverão expor as observações como se fosse num tribunal e a sequência o réu. Dentro de cada grupo deverá ter 3 subgrupos, um acusa, outro defende e uma pessoa lê as mudanças que aplicaram para aceitação da sequência outro grupo, deverá fazer a defesa.

Entregar os direcionamentos e as rubricas.

Período: 08/05 a 03/06

Tema Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

6º Ano

 Subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta.

Objetos de Conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.

·         A deriva continental e as placas tectônicas.

·         As esferas da Terra, os continentes, as ilhas e os oceanos.

 

Habilidades:

(EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

(EF06GE09IT) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de Itamaraju.

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

 (EF06GE10IT) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, curvas de nível aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares, incluindo e analisando o município de Itamaraju.

 

 

7º Ano

 Período: 08/05 a 03/06

 

Subtema: Meio ambiente e sustentabilidade por amor à vida.

Objetos de Conhecimento: Mapas Temáticos do Brasil e da Mesorregião – Sul Baiano e do município de Itamaraju

·         Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia

·         Formação e regionalização do território brasileiro.

 

 

Habilidades:

   (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

 (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

 

 

 

 

 

8º Ano

Subtema: Atitudes sustentáveis: iniciativas a favor do meio ambiente.

Objetos de Conhecimento: Transformação do Espaço na Sociedade Urbano - Industrial.

Corporações e Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica Mundial.

·         Migrações e diversidade.

·         Diferentes formas de regionalização

 

Habilidades:

(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana.

(EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.

(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) (EF08GE09BA) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia e sua contribuição nesse contexto.

(EF08GE09IT) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia, pela na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju e pela e sua contribuição nesse contexto.

 

 

 

9º Ano

Subtemas: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

Objetos de Conhecimento: Integração Mundial e suas Interpretações: Globalização e Mundialização

·         A globalização e seus efeitos

·         Globalização e meio ambiente

 

Habilidades:

(EF09GE03IT) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

 

 

4º Momento: Lanche

 

5º Momento: Montando um perfil de desempenho dos alunos por rede

Agora chegou o momento do professor apresentar os resultados das fichas diagnósticas trabalhadas até aqui. Entregue aos grupos (separados por ano) outa ficha de coleta de dados, para que se faça uma avaliação do desempenho dos alunos, tirando uma média por município para cada ano, assim fica possível observar a progressão dos estudantes ao longo do ano letivo.

6º Momento: Elaboração do Planejamento Anual – Parte II

Aproveitar esse momento para leitura dos objetos de conhecimento relacionados aos temas Inter curriculares, solicitar que os professores façam as intervenções. Após termos investigado o percurso dos estudantes no desenvolvimento de habilidades e competência, a partir dos instrumentos e métodos utilizados para avaliar o progresso e as dificuldades dos estudantes, chegou a hora de fazer os ajustes ou as mudanças necessárias, na construção inicial do planejamento anual. Lembrando que o nosso foco é a aprendizagem que deve nortear aulas e processo de avaliação, principalmente agora que trabalhamos para desenvolver habilidades e competências. Este deve ser formativo: observar o progresso dos estudantes, analisar suas dificuldades e implementar novas práticas para que se desenvolvam e aprendam.

Ao planejarmos, é interessante começar estabelecendo quais as habilidades – relacionadas ao objeto de conhecimento “X” – a turma precisa desenvolver e quais as competências a serem construídas. Após essa definição, desenhar as estratégias para a aprendizagem, de modo que os alunos sejam ativos nesse processo.

7º Momento: Culminância do Projeto

Discorrer sobre a importância de se trabalhar com projetos

O nosso planejamento se divide por temas Inter curriculares, pois, buscam fazer com que a aprendizagem seja dotada de sentido e significado, estabelecendo ligação entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, considerando a diversidade local, territorial e do espaço global, e, também trabalhando os temas integradores propostos na BNCC. Outras temáticas podem ser acrescidas ao planejamento, desde que acrescentem aos objetos de conhecimento propostos e contemplem o tema inter curricular proposto e ainda, principalmente colabore para ampliar as habilidades a serem desenvolvidas, transversa lizando e integrando o “Currículo Vivo” da escola.

Sugestões de subtemas para o projeto: Apresentar os subtemas para o tema Inter curricular Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”, explicar que apesar de ter ficado o mesmo tema, não significa que abordarão os mesmos subtemas do ano anterior, peça sugestão de novas abordagens.                                                                                                                                                                         

Propor sugestões de culminância: Amostra do material produzido, ação na rua, fica a critério da escola.

                                                                                                                                                           

8º Momento:  Avaliação do Encontro/Nuvem de Palavras

 

Disponibilizar o link para formar a nuvem de palavras com avaliação do encontro. Cada professor terá direito a 3 respostas.

 

http://neurymedeiros.blogspot.com/p/reflexoes.html (Textos reflexivos para reunião com professores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário