3º FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM A ARTICULAÇÃO -2022

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

DE ITAMARAJU

 

                  Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO – 2022

 

                COMPONENTE CURRICULAR: Arte

               ARTICULADOR: Uelcineia Jeamonod da Cruz

               DATA: 04 / 10 / 2022

               HORÁRIO: 08:00h às 11:30h (matutino)

                   13:30h às 17:00h (vespertino)

                                                                                                                                                                                    

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração. (15 min)

Texto: Passageiros

TEXTO INICIAL - FORMAÇÃO – GESTÃO

ATENÇÃO SENHORES PASSAGEIROS!

Atenção senhores passageiros coloquem os cintos para uma emocionante viagem!  Está na hora de renovar o passaporte, pois a viagem é longa e repleta de obstáculos, cheia de situações inesperadas, mas também de grandes descobertas e resultados positivos.

Estaremos dentro de pouco tempo começando mais uma viagem com um tempo previsto em todo o trajeto de 365 dias. Carimbem o passaporte, definam o destino e embarquem na plataforma 2022.

Quem tiver mágoas, ressentimentos, pendências e tristezas antigas na bagagem, favor descarregá-las no Balcão da empatia e resiliência, que fica ao lado do banheiro, aproveite para dar descarga e eliminar a falta de paciência, e o nervoso, em relação aquele aluno abençoado. Recomendamos o uso dos sapatos da boa vontade e as camisas do otimismo, evitando, durante a viagem, as saias justas da competitividade insana e os nós da gravata da ambição desenfreada.

Os passageiros que portarem sorriso nos lábios, coração aberto e mãos prontas a construir uma gestão de sala de aula sábia, e reflexiva terão assento preferencial ao lado da janela da felicidade, bons resultados e alunos mais disciplinados. Solicitamos a todos que apertem o cinto da esperança, companheirismo, da respiração profunda contra a ansiedade e não proferir palavras ou pensamentos PIIIII para com o seu querido aluno, ou minha querida diretora. Recomendamos que ninguém, em hipótese alguma, utilize a saída de emergência durante a viagem, seja forte e corajoso, Deus é contigo!

Caso haja períodos de turbulência, como alunos brigando em sala de aula, planejamento que não saiu como o esperado, falta de participação da turma, pais ausentes, muitas provas para corrigir, falta de estrutura escolar,  mantenham a calma e a confiança no piloto desta aeronave, o Grande Comandante Universal - DEUS. Em qualquer situação de medo ou desespero, contem também com nosso atendimento de bordo realizado permanentemente por nossos anjos do espaço que estarão ao lado de cada passageiro.

Recomendamos durante todo o trajeto, atitudes de solidariedade, de atenção e carinho, principalmente, com os alunos que possuem mais energia, dificuldades cognitivas e afetivas, e com o seu coleguinha que está a muito tempo nessa luta e anda cansado, segura a sua mão e já garanta a participação em nosso programa de milhagem para a festa do dia 15 DE OUTUBRO.

O ar das cabines, em virtude das ações do homem, está extremamente seco, por isto, sugerimos a ingestão de água durante toda a viagem. Além disto, moderação com os alimentos gordurosos. Recomendamos também exercícios físicos como exercitar as pernas, braços e pés, evitando os inchaços prejudiciais à saúde.

Importante lembrar, que embora tenhamos pessoas viajando em ANOS e turmas diferentes, nada assegura que na próxima viagem os passageiros terão direito aos mesmos assentos.

Portanto, respeito e bom relacionamento com cada companheiro de viagem, independente da classe à qual pertença, será motivo de avaliação no momento do check-out, será importante para desfazer os nós do nosso percurso. Para isto lembramos utilizarem o crachá da amizade e palavras de agradecimento e compreensão.

Teremos, como já é de conhecimento de todos, muitas escalas durante o trajeto, o que implica na necessária entrada e saída de pessoas, valendo recordar em todos os momentos da contínua confiança no Grande Comandante Universal.

Respirem fundo e uma boa viagem!

2º Momento: Dinâmica

Dinâmica do nó humano
OBJETIVOS: Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um determinado problema. Fazer com que o grupo aprenda a trabalhar em grupo, e aprenda a importância disso. Desenvolver a solidariedade e a força da união de grupos. Várias cabeças pensando sobre um mesmo problema fica mais fácil encontrar uma solução.

PROCESSO: Os participantes formam um círculo e se dão as mãos. Cada um tem que memorizar a pessoa que está do seu lado esquerdo e do seu lado direito. Após esta observação, o grupo terá que caminhar dentro do círculo. A um sinal todos tem que parar no lugar que estão e procurar as pessoas que estavam no seu lado direito e no lado esquerdo e darem as mãos (como no início). As pessoas não podem mudar de lugar e nem trocar quem estava do seu lado. Depois disso, o grupo tem que voltar a posição original do círculo feito no começo. Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. Destacar as dificuldades, os sentimentos experimentados no início, no momento do nó e ao final, após desatá-lo.

MORAL DA DINÂMICA: Fazer de um grupo uma equipe de trabalho é um grande desafio. Desafio que passa pela necessidade de uma comunicação, interação e, principalmente, cooperação de cada um para alcançar o sucesso da tarefa proposta. Desta forma a equipe poderá chegar aos seus objetivos.
Introdução

Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema.

Em um trabalho em equipe, cada um sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem este trabalho para chegarem ao mesmo objetivo e terem sucesso.

Os objetivos são comuns e as metas são desenvolvidas para irem além daquilo que foi proposto.

  3º Momento: Mensagem: “Quando a escola é de vidro” - Ruth Rocha. (15 min)

 

 

3º Momento: Temática a ser abordada “Gestão em sala de aula”(20 min)

Dividir os tópicos e entregar aos grupos

 

4º Momento: Lanche

5º Momento: Socialização da temática abordada

 

6º Momento: Temas- Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” / As diversas facetas do consumo / Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 

7º Momento: Verificar e socializar o andamento do Projeto: “A Geografia em revista: Escola municipais de Itamaraju”, como os professores já estão trabalhando.

8º Momento: Socialização.

 

8º Momento: Texto- A janela.

A Janela

 

 

 

 

                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário