Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO – 2022
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ARTICULADORA:
Rita Costa de Oliveira
DATA:
16/11/2022
HORÁRIO:
08:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h (vespertino)
Tema/Formação:
AVALIAÇÃO
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
(De: Deus/ Para: Você) (15 min)
Texto: Passageiros
ATENÇÃO SENHORES PASSAGEIROS!
Atenção senhores passageiros
coloquem os cintos para uma emocionante viagem!
Está na hora de renovar o passaporte, pois a viagem é longa e repleta de
obstáculos, cheia de situações inesperadas, mas também de grandes descobertas e
resultados positivos.
Estaremos dentro de pouco tempo concluindo mais
uma viagem com um tempo previsto em todo o trajeto de 200 dias. Com o
passaporte em mãos, destino definido e embarque na plataforma de 2022.
Quem tiver mágoas,
ressentimentos, pendências e tristezas antigas na bagagem, favor descarregá-las
no Balcão da empatia e resiliência, que fica ao lado do banheiro, aproveite
para dar descarga e eliminar a falta de paciência, e o nervoso, em relação
aquele aluno abençoado. Recomendamos o uso dos sapatos da boa vontade e as
camisas do otimismo, evitando, durante a viagem, as saias justas da
competitividade insana e os nós da gravata da ambição desenfreada.
Os passageiros que portarem sorriso nos lábios,
coração aberto e mãos prontas a construir uma gestão de sala de aula sábia, e
reflexiva terão assento preferencial ao lado da janela da felicidade, bons
resultados e alunos mais disciplinados. Solicitamos a todos que apertem o cinto
da esperança, companheirismo, da respiração profunda contra a ansiedade e não
proferir palavras ou pensamentos PIIIII para com o seu querido aluno, ou minha
querida diretora. Recomendamos que ninguém, em hipótese alguma, utilize a saída
de emergência durante a viagem, seja forte e corajoso, Deus é contigo!
Os períodos de turbulência, como alunos brigando
em sala de aula, planejamento que não saiu como o esperado, falta de
participação da turma, pais ausentes, muitas provas para corrigir, falta de
estrutura escolar, mantenham a calma e a confiança no piloto desta aeronave, o
Grande Comandante Universal - DEUS. Em qualquer situação de medo ou desespero,
contem também com nosso atendimento de bordo realizado permanentemente por
nossos anjos do espaço que estarão ao lado de cada passageiro.
Recomendamos durante todo o
trajeto, atitudes de solidariedade, de atenção e carinho, principalmente, com
os alunos que possuem mais energia, dificuldades cognitivas e afetivas, e com o
seu coleguinha que está a muito tempo nessa luta e anda cansado, segura a sua
mão e já garanta a participação em nosso programa de final de ano.
O ar das cabines, em virtude das ações do homem,
está extremamente seco, por isto, sugerimos a ingestão de água durante toda a
viagem. Além disto, moderação com os alimentos gordurosos. Recomendamos também
exercícios físicos como exercitar as pernas, braços e pés, evitando os inchaços
prejudiciais à saúde. Levantem dos acentos e valor alongar um pouco! Pronto,
agora sim todos alongados, voltemos a nossa mega e emocionante viagem.
Importante lembrar, que embora tenhamos pessoas
viajando em ANOS e turmas diferentes, nada assegura que na próxima viagem os
passageiros terão direito aos mesmos assentos.
Portanto, respeito e bom
relacionamento com cada companheiro de viagem, independente da classe à qual
pertença, será motivo de avaliação no momento do check-out, será importante
para desfazer os nós do nosso percurso. Para isto lembramos utilizarem o crachá
da amizade e palavras de agradecimento e compreensão.
Teremos, como já é de conhecimento de todos,
muitas escalas durante o trajeto, o que implica na necessária entrada e saída
de pessoas, valendo recordar em todos os momentos da contínua confiança no
Grande Comandante Universal.
Respirem fundo e uma boa viagem!
2º
Momento: Dinâmica
Dinâmica do nó humano
OBJETIVOS: Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um
determinado problema. Fazer com que o grupo aprenda a trabalhar em grupo, e
aprenda a importância disso. Desenvolver a solidariedade e a força da união de
grupos. Várias cabeças pensando sobre um mesmo problema fica mais fácil
encontrar uma solução.
PROCESSO: Os
participantes formam um círculo e se dão as mãos. Cada um tem que memorizar a
pessoa que está do seu lado esquerdo e do seu lado direito. Após esta
observação, o grupo terá que caminhar dentro do círculo. A um sinal todos tem
que parar no lugar que estão e procurar as pessoas que estavam no seu lado
direito e no lado esquerdo e darem as mãos (como no início). As pessoas não
podem mudar de lugar e nem trocar quem estava do seu lado. Depois disso, o
grupo tem que voltar a posição original do círculo feito no começo. Enfim,
partilha-se a experiência vivenciada. Destacar as dificuldades, os sentimentos
experimentados no início, no momento do nó e ao final, após desatá-lo.
MORAL DA DINÂMICA: Fazer
de um grupo uma equipe de trabalho é um grande desafio. Desafio que passa pela
necessidade de uma comunicação, interação e, principalmente, cooperação de cada
um para alcançar o sucesso da tarefa proposta. Desta forma a equipe poderá
chegar aos seus objetivos.
Introdução
Trabalho em equipe é
quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para
resolver um problema. Em um trabalho em equipe, cada um sabe o que os outros
estão fazendo e reconhecem este trabalho para chegarem ao mesmo objetivo e
terem sucesso. Os objetivos são comuns e as metas são desenvolvidas para irem
além daquilo que foi proposto.
3º Momento: Avaliação
Filme: Avaliação Escolar
https://www.youtube.com/watch?v=bQWBFz7NhE0
Reflexão do filme com a forma de
avaliar:
Avaliar não é aterrorizar!
É apontar a direção.
Valorizar o progresso alcançado.
É intervir no momento certo.
É dar acesso as informações
necessárias.
Oportunizar o aluno a corrigir os
seus próprios erros.
Garantir novas oportunidades de
aprendizado.
E se ainda nada funcionar, repense
sua metodologia.
Estudo
de caso: Casos
que implicam nos resultados da Avaliação da Aprendizagem
Dividir
a turma em 3 grupos para leitura e discussão dos 3 casos
Apresentação
e discussão dos casos:
Como
avaliar em Educação Física
4º Momento: Lanche
5º Momento: Orientação
Preencher ficha com o número de alunos em
recuperação.
Alunos de recuperação-Não deixar para a semana de
recuperação e já colocar os alunos para fazerem as atividades pendentes.
6º Momento: Intercolegial
1.
Horários das escolas-para
o transporte
2.
Ler o roteiro de abertura
(Organizar abertura)
·
Entrada das bandeiras:
Bandeira do Brasil________________________________________
Bandeira da Bahia________________________________________
Bandeira de Itamaraju_____________________________________
·
Entrada da tocha
·
Juramento
·
Juramento árbitro
·
Escala dos trabalhos
·
Preenchimento da
avaliação do encontro
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário