3º formação didática

 

                  Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO – 2022

 

               COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

               ARTICULADORA: Rita Costa de Oliveira

               DATA: 16/11/2022

               HORÁRIO: 08:00h às 11:30h (matutino)

                                     13:30h às 17:00h (vespertino)

 

Tema/Formação: AVALIAÇÃO

                                                                               

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração (De: Deus/ Para: Você) (15 min)

Texto: Passageiros

ATENÇÃO SENHORES PASSAGEIROS!

 

Atenção senhores passageiros coloquem os cintos para uma emocionante viagem!  Está na hora de renovar o passaporte, pois a viagem é longa e repleta de obstáculos, cheia de situações inesperadas, mas também de grandes descobertas e resultados positivos.

Estaremos dentro de pouco tempo concluindo mais uma viagem com um tempo previsto em todo o trajeto de 200 dias. Com o passaporte em mãos, destino definido e embarque na plataforma de 2022.

 

Quem tiver mágoas, ressentimentos, pendências e tristezas antigas na bagagem, favor descarregá-las no Balcão da empatia e resiliência, que fica ao lado do banheiro, aproveite para dar descarga e eliminar a falta de paciência, e o nervoso, em relação aquele aluno abençoado. Recomendamos o uso dos sapatos da boa vontade e as camisas do otimismo, evitando, durante a viagem, as saias justas da competitividade insana e os nós da gravata da ambição desenfreada.


Os passageiros que portarem sorriso nos lábios, coração aberto e mãos prontas a construir uma gestão de sala de aula sábia, e reflexiva terão assento preferencial ao lado da janela da felicidade, bons resultados e alunos mais disciplinados. Solicitamos a todos que apertem o cinto da esperança, companheirismo, da respiração profunda contra a ansiedade e não proferir palavras ou pensamentos PIIIII para com o seu querido aluno, ou minha querida diretora. Recomendamos que ninguém, em hipótese alguma, utilize a saída de emergência durante a viagem, seja forte e corajoso,  Deus é contigo!



 

 

 

 

 


Os períodos de turbulência, como alunos brigando em sala de aula, planejamento que não saiu como o esperado, falta de participação da turma, pais ausentes, muitas provas para corrigir, falta de estrutura escolar, mantenham a calma e a confiança no piloto desta aeronave, o Grande Comandante Universal - DEUS. Em qualquer situação de medo ou desespero, contem também com nosso atendimento de bordo realizado permanentemente por nossos anjos do espaço que estarão ao lado de cada passageiro.

 

Recomendamos durante todo o trajeto, atitudes de solidariedade, de atenção e carinho, principalmente, com os alunos que possuem mais energia, dificuldades cognitivas e afetivas, e com o seu coleguinha que está a muito tempo nessa luta e anda cansado, segura a sua mão e já garanta a participação em nosso programa de final de ano.


O ar das cabines, em virtude das ações do homem, está extremamente seco, por isto, sugerimos a ingestão de água durante toda a viagem. Além disto, moderação com os alimentos gordurosos. Recomendamos também exercícios físicos como exercitar as pernas, braços e pés, evitando os inchaços prejudiciais à saúde. Levantem dos acentos e valor alongar um pouco! Pronto, agora sim todos alongados, voltemos a nossa mega e emocionante viagem.


Importante lembrar, que embora tenhamos pessoas viajando em ANOS e turmas diferentes, nada assegura que na próxima viagem os passageiros terão direito aos mesmos assentos.

 

Portanto, respeito e bom relacionamento com cada companheiro de viagem, independente da classe à qual pertença, será motivo de avaliação no momento do check-out, será importante para desfazer os nós do nosso percurso. Para isto lembramos utilizarem o crachá da amizade e palavras de agradecimento e compreensão.


Teremos, como já é de conhecimento de todos, muitas escalas durante o trajeto, o que implica na necessária entrada e saída de pessoas, valendo recordar em todos os momentos da contínua confiança no Grande Comandante Universal.


Respirem fundo e uma boa viagem!

 

2º Momento: Dinâmica

Dinâmica do nó humano


OBJETIVOS: Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um determinado problema. Fazer com que o grupo aprenda a trabalhar em grupo, e aprenda a importância disso. Desenvolver a solidariedade e a força da união de grupos. Várias cabeças pensando sobre um mesmo problema fica mais fácil encontrar uma solução.

 

PROCESSO: Os participantes formam um círculo e se dão as mãos. Cada um tem que memorizar a pessoa que está do seu lado esquerdo e do seu lado direito. Após esta observação, o grupo terá que caminhar dentro do círculo. A um sinal todos tem que parar no lugar que estão e procurar as pessoas que estavam no seu lado direito e no lado esquerdo e darem as mãos (como no início). As pessoas não podem mudar de lugar e nem trocar quem estava do seu lado. Depois disso, o grupo tem que voltar a posição original do círculo feito no começo. Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. Destacar as dificuldades, os sentimentos experimentados no início, no momento do nó e ao final, após desatá-lo.

 

 

 

 

MORAL DA DINÂMICA: Fazer de um grupo uma equipe de trabalho é um grande desafio. Desafio que passa pela necessidade de uma comunicação, interação e, principalmente, cooperação de cada um para alcançar o sucesso da tarefa proposta. Desta forma a equipe poderá chegar aos seus objetivos.

 

Introdução

Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. Em um trabalho em equipe, cada um sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem este trabalho para chegarem ao mesmo objetivo e terem sucesso. Os objetivos são comuns e as metas são desenvolvidas para irem além daquilo que foi proposto.

 

3º Momento: Avaliação

Filme: Avaliação Escolar

https://www.youtube.com/watch?v=bQWBFz7NhE0

 

Reflexão do filme com a forma de avaliar:

 

Avaliar não é aterrorizar!

É apontar a direção.

Valorizar o progresso alcançado.

É intervir no momento certo.

É dar acesso as informações necessárias.

Oportunizar o aluno a corrigir os seus próprios erros.

Garantir novas oportunidades de aprendizado.

E se ainda nada funcionar, repense sua metodologia.

 

 

Estudo de caso: Casos que implicam nos resultados da Avaliação da Aprendizagem

Dividir a turma em 3 grupos para leitura e discussão dos 3 casos

 

Apresentação e discussão dos casos:

 

Como avaliar em Educação Física

 

4º Momento: Lanche

 

5º Momento: Orientação

Preencher ficha com o número de alunos em recuperação.

Alunos de recuperação-Não deixar para a semana de recuperação e já colocar os alunos para fazerem as atividades pendentes.

 

6º Momento: Intercolegial

 

1.      Horários das escolas-para o transporte

 

2.      Ler o roteiro de abertura (Organizar abertura)

 

 

 

 

 

·         Entrada das bandeiras:

Bandeira do Brasil________________________________________

Bandeira da Bahia________________________________________

Bandeira de Itamaraju_____________________________________

 

·         Entrada da tocha

·         Juramento

·         Juramento árbitro

·         Escala dos trabalhos

 

·         Preenchimento da avaliação do encontro

 

                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário